Com a cabeça na Libertadores, Timão busca reação no Brasileirão nesta quinta, mas encara adversário catarinense em alta nas primeiras rodada.
O Corinthians será obrigado a esquecer momentaneamente as semifinais da Taça Libertadores, sua grande prioridade na temporada. Ninguém no clube esconde que o foco está nos dois jogos contra o Santos, mas descuidar do Campeonato Brasileiro neste momento poderá custar caro ao atual campeão. Depois de duas derrotas, o Timão tenta reagir, nesta quinta-feira, às 21h, no Pacaembu, diante do Figueirense, motivado com o bom início na competição.
Em meio ao mata-mata do principal torneio sul-americano, o Corinthians não conseguiu pontuar e sequer fazer gols até agora no Brasileiro. Com os reservas, perdeu na estreia por 1 a 0 para o Fluminense, em São Paulo. Já na segunda rodada, com boa parte de seus principais jogadores em campo, foi batido pelo mesmo placar pelo Atlético-MG, em Belo Horizonte. O desempenho só não é pior que o do Coritiba, que sofreu cinco gols.
A menos de uma semana do primeiro confronto, a ordem é esquecer o Peixe. Por isso, Tite decidiu usar todos os atletas que estão em boas condições físicas para reagir imediatamente. Além disso, quer o apoio da torcida para empurrar a equipe. Para ajudar e tentar levar um bom público ao Pacaembu, a diretoria decidiu diminuir em 50% o valor dos ingressos.
saiba mais
Já o Figueirense joga para aproveitar o embalo inicial e somar pontos para se firmar na parte de cima da classificação. Após perder o estadual para o arquirrival Avaí, o time mostrou que reagiu rápido. No primeiro jogo, venceu o Náutico por 2 a 1, em Santa Catarina, e arrancou um empate por 2 a 2 diante do Fluminense, no Rio de Janeiro. Melhor que ele só Botafogo, Vasco e Atlético-MG, todos com 100% de aproveitamento. Aproveitando a pausa de dez dias do Campeonato Brasileiro, o time catarinense viajou para Atibaia, no interior paulista, para realizar uma intertemporada, que serviu também para recuperar alguns jogadores lesionados
André Luiz de Freitas Castro (GO) apita a partida. Os auxiliares são Guilherme Dias Camilo (MG) e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO). O Premiere Esportes transmite a partida, e você acompanha também, em Tempo Real com vídeos, no GLOBOESPORTE.COM.


Corinthians: Tite fez três alterações em relação à equipe que perdeu para o Atlético-MG. O lateral-esquerdo Fábio Santos, expulso, dá lugar a Ramon. As outras duas são no ataque. Jorge Henrique e Emerson, preservados em virtude de desconfortos físicos, retornam como a dupla principal. Assim, Willian e Elton regressam ao banco. A escalação é a seguinte: Cássio, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Ramon; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Emerson.
Figueirense: mesmo com a recuperação de Aloísio, artilheiro do Campeonato Catarinense com 14 gols, o ataque do Figueira será o mesmo que empatou com o Fluminense fora de casa, na última partida. Emprestado pelo Botafogo ao fim do estadual, Caio segue como titular ao lado de JúlIo César, que está há dois meses sem balançar as redes. As novidades do time são a estreia do zagueiro Anderson Conceição e a entrada do volante Jackson no lugar de Toró, machucado. O técnico Argel Fucks vai mandar a campo a seguinte formação: Ricardo; Pablo, Canuto, Anderson Conceição, Guilherme Santos; Ygor, Túlio, Jackson, Ronny; Julio Cesar e Caio.


Corinthians: Edenílson (fratura no pé esquerdo), Gomes (problema na região lombar), Guilherme (operação de hérnia inguinal) e Zizao (cirurgia no ombro esquerdo).
Figueirense: o volante Toró voltou a sentir dores no tornozelo esquerdo e se juntou aos goleiros Wilson e Tiago Volpi no departamento médico. Já os meias Botti e Almir, contratado após o estadual, estão recuperados de problemas musculares, mas não foram relacionados para enfrentar o Corinthians. No último treino da equipe, Fernandes sentiu um desconforto na coxa direita e também está fora da partida.
Corinthians: ninguém.
Figueirense: o zagueiro Canuto e o volante Sandro.

André Luiz de Freitas Castro (GO) apita a partida, auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO). André Luiz participou de uma partida (Flamengo 3 x 3 Internacional - 2ª rodada) no Brasileiro de 2012, aplicou seis amarelos e nenhum vermelho, marcou 36 faltas e um pênalti em um campeonato que registra a média de 4,6 amarelos, 0,25 vermelhos e 36,8 faltas.

Corinthians: o esquema sem centroavante está na mira da torcida e da comissão técnica novamente. Depois de dois jogos com rendimento apenas razoável contra o Vasco, pelas quartas da Libertadores, Tite quer dar mais uma chance para a formação mostrar que pode ser utilizada diante do Santos, nas semifinais. Enquanto isso, os homens de área Elton e Liedson seguem no banco.

Corinthians: o esquema sem centroavante está na mira da torcida e da comissão técnica novamente. Depois de dois jogos com rendimento apenas razoável contra o Vasco, pelas quartas da Libertadores, Tite quer dar mais uma chance para a formação mostrar que pode ser utilizada diante do Santos, nas semifinais. Enquanto isso, os homens de área Elton e Liedson seguem no banco.
Figueirense: autor de dois gols em dois jogos com a camisa do Figueirense, o atacante Caio mostrou ter estrela. Emprestado pelo Botafogo até o fim do ano, o jogador vê no Brasileiro a oportunidade de voltar a se destacar após um ano sendo pouco aproveitado na equipe carioca.

Tite, técnico do Corinthians: "Não pontuamos e sabemos que vamos entrar na última colocação. Mas sabemos também que um bom futebol e uma vitória podem nos jogar para a oitava colocação porque a diferença de pontos é pequena"

Tite, técnico do Corinthians: "Não pontuamos e sabemos que vamos entrar na última colocação. Mas sabemos também que um bom futebol e uma vitória podem nos jogar para a oitava colocação porque a diferença de pontos é pequena"
Argel Fucks, técnico do Figueirense: "A gente muda duas peças e mantém praticamente 90% da equipe. Queremos dar esse entrosamento, e acredito que nesse jogo podemos fazer melhor do que nos dois primeiros. Temos um espaço para crescer em termos coletivos e individuais. Mas o mais importante é o trio de frente se movimentar bastante. Essa dinâmica e velocidade dos três pode ser importante nesta partida."

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* Esta é a segunda vez na história do Campeonato Brasileiro que o atual campeão é derrotado nas duas primeiras partidas do ano seguinte. Em 1972, o Atlético-MG foi derrotado por Vasco e Grêmio por 1 a 0 e somente conseguiu sua primeira vitória na quinta partida, quando venceu o ABC-RN.
* Os visitantes levaram os três pontos nos dois confrontos entre Corinthians e Figueirense no Brasileiro do ano passado. Jogando em São Paulo, o Figueira derrotou o Timão por 2 a 0, pela 18ª rodada, gols de Wellington Nem e Pittoni. Na penúltima rodada, o Corinthians venceu por 1 a 0, em Florianópolis, gol de Liedson, resultado fundamental para a conquista do título uma semana depois.
* A história do Campeonato Brasileiro registra apenas três vitórias do Figueirense sobre o Corinthians, curiosamente todas no Pacaembu. O Figueira venceu por 1 a 0 em 2003, por 3 a 1 em 2006 e 2 a 0 ano passado. O Figueirense, portanto, jamais derrotou o Corinthians em Florianópolis na história do Campeonato Brasileiro.
* Corinthians e Figueirense se enfrentaram sete vezes em São Paulo na história do Campeonato Brasileiro, com três vitórias para cada equipe, um empate e 12 gols marcados por cada time.
* Computando todas as competições e amistosos, Corinthians e Figueirense se enfrentaram 18 vezes, com oito vitórias do Corinthians, seis empates e quatro vitórias do Figueirense. O Corinthians marcou 31 gols e o Figueira, 25. Além de 15 jogos pelo Campeonato Brasileiro, houve dois confrontos pela Copa do Brasil 2005 e um amistoso em 1943.


Figueirense e Corinthians se enfrentaram pela última vez no dia 27 de novembro do ano passado, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O Timão venceu por 1 a 0, gol marcado por Liedson no segundo tempo, e ficou muito próximo do título brasileiro. O resultado fez com que a equipe de Tite precisasse de um simples empate diante do Palmeiras, na última rodada, para ser campeão. Já o Figueira se afastou da briga por uma vaga na Taça Libertadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário