Com título sobre Federer, Djokovic confirma melhor temporada da carreira
Sérvio vence rival e alcança 11 títulos em um mesmo ano, a melhor marca de sua vida com 82 vitórias e apenas 6 derrotas, superando seus números de 2011

É difícil compreender e até mesmo acreditar no queNovak Djokovic segue fazendo no circuito mundial de tênis. Desde o dia 7 de julho de 2014, o sérvio recuperou o posto de número 1 do mundo e de lá para cá parece cada vez mais imbatível. Mesmo com Roger Federer se reinventando a cada temporada, além de outros adversários de peso como Andy Murray, Stan Wawrinka, e Rafael Nadal - que cresceu muito no fim de 2015 - o sérvio se mantém intocável. Ao vencer Federer no domingo, ele levantou seu quinto troféu do Torneio dos Campeões da ATP e coroou a melhor temporada de sua carreira, com o 11º título da temporada, superando os 10 conquistados em 2011, além de chegar a 82 vitórias em 88 jogos disputados (93% de aproveitamento).
Foram muitos os números da atual temporada que fazem com que 2015 tenha sido a melhor de sua carreira. Dos 16 torneios disputados, Djokovic chegou a 15 decisões. Apenas no primeiro torneio que disputou, ainda em janeiro, em Doha, ele parou nas quartas de final, quando foi derrotado por Ivo Karlovic. Depois disso, apenas finais de campeonatos consecutivas. Foram quatro vices, em Dubai e no Masters 1000 de Cincinnati, quando perdeu para Federer, no Masters 1000 de Montreal, ao ser derrotado por Murray, e em Roland Garros, seu revés mais doloroso, para Stan Wawrinka, que impediu o sérvio de vencer os quatro principais torneios do ano.
Além das conquistas em formas de títulos, a temporada ainda serviu para Djokovic equilibrar o retrospecto contra os outros dois principais tenistas ainda em atividade. Com cinco vitórias e três derrotas para Federer em 2015, o sérvio chegou a 21 triunfos em 42 confrontos contra seu maior rival. Diante de Nadal, foram três encontros e três vitórias na temporada, para empatar em 23 partidas ganhas para cada lado no circuito profissional.

Aos 28 anos, Novak Djokovic encerra a temporada com 59 títulos em toda a sua carreira, entrando na lista dos 10 mais vitoriosos da era aberta, à frente de Ilie Nastase, que detém 56 canecos. O próximo a ser alcançado é Andre Agassi, com 60 conquistas. Dos jogadores em atividade, Rafael Nadal (66) e Roger Federer (87) ainda estão à sua frente. Até onde o sérvio será capaz de chegar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário