segunda-feira, 25 de junho de 2012

LIBERTADORES

Com o clube ameaçada de perda de pontos ou interdição pela Conmebol, diretoria avisa que polícia fará controle na entrada dos torcedores


 torcida do Boca Juniors na Bombonera (Foto: Cahê Mota / GLOBOESPORTE.COM)Torcida do Boca na Bombonera: sempre uma festa
(Foto: Cahê Mota / GLOBOESPORTE.COM)
Após os incidentes na semifinal contra a Universidad (CHI), em que torcedores do Boca Juniors entraram na Bombonera com sinalizadores para recepcionar o time na entrada em campo, a diretoria do clube respondeu às ameaças de punição por parte da Conmebol.
Nesta segunda-feira, a entidade divulgou um comunicado pedindo que os torcedores não tentem entrar no estádio nesta quarta-feira, na primeira partida da final contra o Corinthians, com instrumentos parecidos com os de duas semanas atrás: “Necessitamos que cada um dos torcedores do Boca, tanto os que estarão nas arquibancadas, quanto nas numeradas, tome consciência dos grandes prejuízos e sanções que o clube pode receber por qualquer uso de pirotecnia.”, diz o comunicado.
De acordo com a diretoria, a Conmebol pode tirar pontos ou até mesmo interditar o estádio caso o fato se repita. Há duas semanas, a festa da torcida na Bombonera foi incrível e se tornou sucesso em vídeos amadores na internet. Para não quebrar o clima favorável, no fim do comunicado, o Boca pede: “Que a Bombonera seja uma festa como em cada partida, e apoiemos a equipe para conseguir um novo título internacional.”

LIBERTADORES

Torcida "La 12 SP" ganha fanáticos em São José dos Campos (SP) e sonha em estragar a festa do Corinthians na Taça Libertadores da América


Você já ouviu falar que o Brasil inteiro (menos a torcida do Corinthians) vai torcer para o Boca Juniors na final da Taça Libertadores da América? Pois a verdade é que, além dos rivais secando, o Corinthians terá de encarar outra torcida "brasileira" pela frente: a principal organizada do time argentino tem sede em São Paulo e ganhou filial em São José dos Campos (SP). A "La 12 SP" aposta em festa no dia 4 de julho em pleno Pacaembu.
- Já fizemos festa no Engenhão, quando o Boca eliminou o Fluminense nas quartas de final. Lembro que os tricolores não entenderam nada. O dia já estava amanhecendo e ainda estávamos cantando e fazendo festa no estádio. Agora é acabar com o sonho do Corinthians. Sei que a Libertadores é o auge para eles, mas não serão campões dessa vez - garante o brasileiro Gustavo Antônio, coordenador da torcida no Vale do Paraíba.
A "La 12 SP" foi oficializada e reconhecida como organizada do Boca Juniors em 9 de julho de 2009, no jogo de despedida do Palestra Itália, em São Paulo, dia em que o Palmeiras perdeu para os argentinos por 2 a 0.
Torcedores do Boca em São José dos Campos (Foto: Arquivo Pessoal)Torcedores do Boca Juniors em São José dos Campos (Foto: Arquivo Pessoal)
O projeto de torcedores brasileiros que amam um time de fora do país é antigo. Mas, em 2007, uma confusão entre gremistas e argentinos fez o projeto ser adiado. Após o problema, a "La 12 SP" passou a exigir dos interessados em fazer parte da torcida um cadastro e assinatura de acordo com o estatuto, além do aval da matriz da organizada, na Argentina.
Mas, por que um jovem de 22 anos, nascido em São José, se apaixonou tanto por um clube da Argentina?
- Não tem família de corintiano com filhos palmeirenses? Às vezes acontece. Comigo o sentimento pelo Boca veio muito da paixão pelo futebol internacional. Na escola a gente não comentava os jogos Brasileirão, do Paulistão, mas sim da Liga dos Campeões e também da Libertadores. Aí ganhei uma camisa do Boca de um tio e na final da Libertadores de 2000 eu tive a certeza: era torcedor do Boca Juniors e de nenhum outro time. Aquela vitória em cima do Palmeiras foi inesquecível e marcou a minha vida - explicou Gustavo.
Se o Corinthians é conhecido por ter um "Bando de Loucos", a torcida do Boca não fica atrás. Eles organizam viagens para a Argentina, decoram as letras dos cantos em espanhol e acompanham o noticiário da equipe através da internet. O fanático Márcio Silva, técnico em mecatrônica, já avisou o chefe: dia 4 de julho tem viagem agendada para o Pacaembu. Apaixonado pelo clube argentino, o joseense é capaz de fazer loucuras pelo time do coração.
Torcedores do Boca em São José dos Campos (Foto: Arquivo Pessoal)Brasileiros de São José dos Campos são fanáticos pelo Boca Juniors (Foto: Arquivo Pessoal)
- Fui assistir Fluminense e Boca Juniors no Engenhão tendo a cara-de-pau de pedir dinheiro pra minha namorada. Quando não consigo fazer a viagem, a melhor saída é assistir ao jogo em um bar de São José dos Campos que reúne os torcedores da La 12. Mas não tem emoção maior do que estar lá, cantar e ser esse décimo segundo jogador em campo - declarou o fanático Márcio, que se reúne no bar "La Boca", em São José dos Campos.
Sobre as comparações Corinthians e Boca Juniors, a torcida "La 12 SP" concorda que o estilo de jogo das equipes é parecido: defesa forte, marcação apertada e aposta no contra-ataque. Porém, para eles, não há comparação entre os dois clubes.
Não tem família de corintiano com filhos palmeirenses? Às vezes acontece. Aquela vitória em cima do Palmeiras (em 2000) foi inesquecível e marcou a minha vida"
Gustavo Antônio, torcedor do Boca
- O Boca na Argentina é 'La Mitad Más Uno' (a metade mais um), ou seja, mais da metade do país torce para o mesmo time. O impacto do Boca no país é muito maior que o impacto que o Corinthians consegue causar, até mesmo pelo número de times que temos no Brasil e pelo tamanho dos países. Se dizem que o Brasil para com o Corinthians na final da Libertadores, imaginem então a Argentina com o Boca? Na despedida do Palermo, meu maior ídolo, ele declarou: 'Boca é grande graças a vocês'. A nossa torcida faz mais diferença que qualquer outra - comentou Gustavo Antônio.
A comparação o Pacaembu e a Bombonera também existe. O Pacaembu tem capacidade para receber cerca de 37 mil torcedores, contra 49 mil do estádio do Boca. O detalhe que diferencia os estádios está na estrutura das arquibancadas. A Bombonera deixa os torcedores mais próximos do gramado. A inclinação da arquibancada é maior e até desconfortável.
- O estádio é muito inclinado. Se eu sentar na arquibancada, meu pé bate nas costas do torcedor da fileira debaixo. A cada fileira, tem um corrimão na horizontal para você segurar e não cair pra frente. Isso dá a sensação de que estamos dentro de campo, de que podemos incentivar ainda mais nossos jogadores. E a torcida do Boca só sabe torcer e tem a consciência de que o nosso papel é apoiar. Proporcionar a festa e apoiar. Protesto, vaia, reclamação, isso aí você faz depois do jogo em outro momento - explica Gustavo.

CORINTHIANS

Clube vai beneficiar torcedores que já compraram 45 ou mais bilhetes através do sócio-torcedor. Vendas vão do dia 26 de junho até 1º de julho


A diretoria do Corinthians anunciou nesta segunda-feira o cronograma das vendas dos ingressos para a segunda partida da final da Taça Libertadores da América, que será disputada contra o Boca Juniors no próximo dia 4 de julho, às 21h50m (horário de Brasília), no estádio do Pacaembu.
Para atender aos associados, o Timão vai beneficiar os sócios-torcedores que já adquiriram 45 ou mais ingressos pelo programa e que estiverem com os vencimentos em dia. No dia 26 de junho, às 12h, as vendas ficarão disponíveis para os corintianos que fazem parte das categorias Minha Vida, Minha História e Meu Amor.
No dia 28, também às 12h, o Alvinegro vai iniciar as vendas para os associados da categoria Minha Vida. Já no dia 30, às 10h, a comercialização será liberada para os associados do plano Minha torcida.
Os corintianos que quiserem acompanhar a partida que definirá o campeão da Libertadores deste ano terão até o dia 1º de julho, às 23h59m, para adquirir sua entrada. Todas as vendas serão feitas exclusivamente pela internet (www.fieltorcedor.com.br).

CORINTHIANS

Treinador passa viagem mexendo em programa de tática no computador, enquanto jogadores tentam relaxar em meio ao assédio de torcedores


Os jogadores do Corinthians bem que tentaram, mas não tiveram muito sossego durante o voo que levou a delegação de Guarulhos a Buenos Aires, nesta segunda-feira à tarde. Com a presença do Timão numa viagem de carreira comum, quem fez a festa foram os torcedores alvinegros que começam a se deslocar para a Argentina a primeira partida da decisão da Taça Libertadores, contra o Boca Juniors, quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), na Bombonera.
Assim que notaram a presença do grupo na aeronave, boa parte dos outros passageiros foi ao delírio. Emerson, autor do gol da vitória sobre o Santos, nas semifinais, na Vila Belmiro, e Romarinho, herói da virada no clássico sobre o Palmeiras, pelo Brasileirão, foram os mais ovacionados na entrada.
– Jogou muito, Romarinho! Acabou com os porcos! – gritou um torcedor.
O agito visto no Aeroporto de Cumbica (veja vídeo abaixo) continuou no avião. Até os membros da tripulação não resistiram à presença do Timão. Durante as instruções de voo, o chefe de cabine fez questão de anunciar pelo serviço de som que era corintiano. Mais tarde, bem perto do pouso na capital argentina, o comandante desejou “bom jogo”.
Logo que o avião partiu, os jogadores aproveitaram para dormir, muitos ouvindo música ou assistindo a filmes nos computadores portáteis. Já o técnico Tite mostrou preocupação com a partida. Durante as mais de duas horas do trajeto, o treinador ensaiou jogadas de ataque e defesa em um programa que tem instalado em seu laptop. Ele exibirá as imagens ao grupo na preleção.
O período de relaxamento durou pouco. Logo após o almoço, os torcedores não se contiveram e passaram a frequentar as primeiras poltronas em busca de autógrafos e fotos com os ídolos. Em meio a alguns gritos de “Vai, Corinthians”, passageiros torcedores de outros clubes provocaram com respostas de “Vai, Boca”.
Com o anúncio de que o pouso estava próximo, os atletas iniciaram uma pequena guerra de travesseiros. O alvo era Julio Cesar, que tentou responder, mas acabou acertando um passageiro que não era da delegação. Impulsionado pelos demais jogadores, ele respondeu atirando o objeto no goleiro, levando o grupo ao delírio.
O Corinthians não terá nenhuma atividade nesta segunda-feira à noite em Buenos Aires. Mesmo assim, os jogadores não poderão deixar o hotel. O elenco treinará na terça-feira, às 19h, para fazer o reconhecimento do gramado da Bombonera.
jogadores do Corinthians no avião para Argentina (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Willian e Marquinhos dormem no avião para Argentina (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

CORINTHIANS

Antes de viajar para Buenos Aires, para a final com o Boca Juniors, Tite comanda treinamento no CT Joaquim Grava, no Parque Ecológico


Treino do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Emerson Sheik é a novidade entre os titulares
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Tite realizou na manhã desta segunda-feira o último treino do Corinthians em solo brasileiro. À tarde, o grupo viaja para Buenos Aires, na Argentina, onde o time enfrenta o Boca Juniors pela final da Taça Libertadores da América. O técnico comandou um trabalho em campo reduzido com o time que tem tudo para ser o titular. A equipe foi a mesma que vinha jogando. A única alteração em relação ao time que empatou com o Santos na última quarta-feira foi a entrada de Emerson Sheik, que estava suspenso, no lugar de Willian.

A equipe foi: Cássio, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Alex, Sheik e Jorge Henrique. Tite ainda não definiu os relacionados para a partida.

Os titulares venceram os reservas na atividade por 2 a 0, um de Paulinho e um de Emerson. A equipe dos suplentes não contou com os jogadores que entraram em campo na primeira vitória no Campeonato Brasileiro, neste domingo, contra o Palmeiras, por 2 a 1. Eles ficaram na parte interna do CT Joaquim Grava fazendo trabalho regenerativo.

Paulinho deu um susto na comissão técnica. Durante a atividade, ele se chocou com um adversário e precisou receber atendimento médico. Depois de um tempo ele voltou para o jogo.

Depois do coletivo, Tite trabalhou as bolas aéreas para o setor defensivo. Enquanto o preparador de goleiros Mauri Lima cruzou, os zagueiros, volantes, laterais e meio-campistas trabalharam juntamente com Cássio para tirar a bola dali.

Ralf, que abriu o supercílio na partida contra o Santos, no Pacaembu, após choque com Alan Kardec, teve problemas com o machucado. Por conta das cabeçadas que deu na bola, o corte abriu e ele também teve de receber atendimento médico.

O voo do Corinthians está previsto para as 14h20m, com chegada por volta das 18h em Buenos Aires. O grupo fica concentrado e nesta terça, às 19h, fará o reconhecimento de gramado na Bombonera. O jogo será na quarta, às 21h50m.
Treino do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Paulinho recebe atendimento depois de choque durante treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

CORINTHIANS

Treinador diz que time precisará de concentração para ignorar a força dos quase 50 mil torcedores do Boca na final da Libertadores


Tite, treino do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com)Tite pede maturidade para jogo na Bombonera
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Passado o clássico contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians volta a respirar a decisão da Taça Libertadores. A partir desta segunda-feira, o técnico Tite inicia a preparação da equipe para o jogo de quarta-feira, contra o Boca Juniors, às 21h50m, em Buenos Aires. Além de buscar informações sobre o adversário, o treinador quer o Timão preparado para outro obstáculo: a Bombonera.
– A Bombonera existe e é real. É preciso ter maturidade para jogar lá, no Pacaembu, no Morumbi...precisamos ter essa capacidade de concentração e força mental – afirmou.
O Boca, aliás, construiu sua classificação para as finais com bons resultados em casa. Em seis partidas em Buenos Aires desde o início da primeira fase, o clube argentino acumula cinco vitórias e apenas uma derrota – 1 a 0 para o Fluminense, mesmo adversário que, mais tarde, eliminou nas quartas de final.
Para falar sobre concentração e foco no que ocorre dentro de campo, Tite cita um exemplo da época em que era jogador do Guarani, nos anos 80.
– Fomos jogar as quartas de final do Brasileiro contra o Bahia (1986) com 93 mil pessoas na Fonte Nova. Você não ouvia o que o outro falava a três metros de distância. Um companheiro de time (Guarani) sempre falava para deixar os 93 mil gritando porque ninguém iria tirar a bola. Isso é concentração – ressaltou.
Tite garante que ainda não se aprofundou nas informações que tem do Boca. O treinador tirou a noite de domingo para analisar vídeos do adversário e fará uma reunião com a comissão técnica nesta segunda-feira pela manhã para traçar alguns planos visando o primeiro duelo.
A delegação corintiana viaja para a Argentina no início da tarde de segunda. A equipe fará o reconhecimento do gramado na terça, às 19h, quando o treinador confirmará a escalação. A única mudança em relação ao jogo contra o Santos é o retorno do atacante Emerson, que cumpriu suspensão, na vaga de Willian.
Torcida do Boca Juniors na Bombonera (Foto: Cahê Mota / GLOBOESPORTE.COM)Torcida do Boca Juniors na Bombonera: pressão (Foto: Cahê Mota / GLOBOESPORTE.COM)

NOTICIAS

Segundo Marcelo Segurado, time esmeraldino busca parceria para viabilizar a contratação, mas enfrenta concorrência de um clube do Oriente Médio

loco abreu botafogo   (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)Além do Goiás, time do Oriente Médio também
estaria interessado em Loco Abreu (Foto: Thales
Soares/GLOBOESPORTE.COM)
Loco Abreu voltou a entrar em campo pelo Botafogo no último domingo após cinco jogos, mas a possibilidade de deixar o Alvinegro não diminuiu. Depois da apagada atuação do uruguaio na derrota por 2 a 1 para a Ponte Preta, um clube tornou público o interesse pelo atacante. Nesta segunda-feira, enquanto apresentava Walter, ex-Cruzeiro e Inter, o diretor de futebol do Goiás, Marcelo Segurado, revelou que negocia para ter o camisa 13 do Glorioso. Mas tem concorrência.
- É muito difícil ter jogadores de área no Brasil, mas estamos buscando. Estamos conversando com o Loco Abreu, sim. Ele tem uma proposta do Oriente Médio também. Espero que esta situação se resolva até o fim da semana – declarou o dirigente esmeraldino.
O fato de haver o interesse de um clube do Oriente Médio desanimou o time esmeraldino. Segurado se diz otimista para a concretização do negócio, mas admite que a concorrência deixou o acerto mais difícil. De acordo com o diretor, o Goiás procura parceiros para viabilizar a contratação. Loco Abreu tem contrato até o fim de 2013 com o Botafogo e multa rescisória de R$ 9 milhões.
Segundo o dirigente do time goiano, a ida para uma equipe que está na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro não seria empecilho. O uruguaio teria se interessado com a sondagem da equipe esmeraldina.
- A diretoria conversou com o procurador dele e também com o Loco. Ele mostrou muito interesse. A representatividade que o Goiás tem no cenário nacional às vezes é maior do que aqui no estado. O Goiás tem uma representatividade grande – finalizou Segurado.

UFC COMBATE

Anderson encerra silêncio e finalmente dá troco à altura das provocações do americano: 'Vou enfiar a porrada. Acabou a brincadeira, acabou a falação'


Mini header anderson silva e Chael sonnen luta do século 2 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Anderson Silva se segurou por muito tempo, mas a maré de calmaria teve um fim na tarde desta segunda-feira. Depois de quase dois anos escutando provocações de Chael Sonnen, desde antes da primeira luta entre eles, em agosto de 2010, Spider "chutou o balde" na coletiva por telefone do UFC 148 e xingou o americano, prometendo "quebrá-lo inteiro". E os papéis se inverteram totalmente, uma vez que Sonnen também surpreendeu e não reagiu aos insultos.
- Por baixo, por cima, de lado, em pé... Ele vai apanhar, vai apanhar muito. Não tem conversinha dessa vez. Quando entrar lá dentro vai engolir todos os dentes da boca dele. Vou arrancar dente por dente. Depois que eu bater nele muita gente vai ficar assustada com o que vai acontecer com o esporte. Estou dedicado, preparado para fazer uma coisa que ninguém nunca fez no UFC, quebrar Chael Sonnen inteiro. Perna quebrada, cara quebrada, vou quebrá-lo inteiro. Ele está escutando, vai apanhar muito, vai sair de maca lá de dentro - disse Spider.
anderson silva chael sonnen mma ufc (Foto: Tasso Marcelo/ Agência Estado)Anderson Silva e Chael Sonnen na coletiva em abril, no Rio (Foto: Tasso Marcelo/ Agência Estado)
Muito diferente do que o de costume, Anderson causou espanto até no presidente do UFC, Dana White, que se disse impressionado com a atitude do brasileiro. Sobraram até xingamentos:
- Esse cara é um marginal, uma escória do esporte. Não merece estar no UFC. Teve problema com a Justiça americana, problema com doping, não respeita nada. Esse cara é um imbecil. No dia 7 vou acabar com a cara dele e com cada um dos dentes da boca.
Spider ainda o ironizou e prometeu expulsá-lo da organização:
- Quem vive de passado é museu. Eu vou bater nele de novo, é isso que vou fazer. Não tem muito o que fazer. Vou enfiar a porrada. Acabou a brincadeira, acabou a falação. Está chegando perto da verdade. Estou 100% e vou quebrar a cara dele. Vou expulsá-lo do UFC. Vai apanhar como nunca apanhou. Vou bater nele para aprender a ser educado, tudo que não aprendeu da mamãe e do papai, para aprender a respeitar as pessoas e os pais das pessoas.
Sonnen volta a fazer referência à esposa do Spider
Anderson e Chael Sonnen pareciam ter trocado de personagem durante a coletiva. O americano, ao contrário do que sempre acontece, era o mais calmo desta vez. Entretanto, não passou em branco. No fim, ainda fez uma referência a uma provocação que fez ao Spider no ano passado. Na ocasião, em entrevista à rádio "The Score", pediu para avisar ao brasileiro que ele estava "chegando, arrombando a porta de trás e dando um tapinha na bunda da sua mulherzinha". E que iria "mandá-la fazer um bife, mal passado", do jeito que ele gosta.
- Tudo o que aconteceu (no primeiro duelo entre eles) foi que Anderson se se encontrou em uma luta de verdade pela primeira vez. Suas habilidades são amadoras. Se você andar em um combate com seus punhos para baixo, isso é amador. Eu o tratei como um amador e vou tratá-lo como um amador desta vez. Os riscos são muito altos nisso. Não é como tentar marcar pontos no cara, ele está tentando fazer algum dano a mim... Eu tenho duas palavras para Anderson Silva: ao ponto.
O confronto mais esperado do ano vai ocorrer no UFC 148, dia 7 de julho, em Las Vegas, valendo o cinturão dos médios do Ultimate. Na primeira vez em que se enfrentaram, Sonnen castigou o campeão por quatro rounds e meio, mas foi finalizado por um triângulo no fim.
CARD PRINCIPAL
Anderson Silva x Chael Sonnen
Tito Ortiz x Forrest Griffin
Cung Le x Patrick Côté
Demian Maia x Dong Hyun Kim
Ivan Menjivar x Mike Easton
Chad Mendes x Cody McKenzie

CARD PRELIMINAR
Gleison Tibau x Khabib Nurmagomedov
Melvin Guillard x Fabrício "Morango" Camões
Riki Fukuda x Costa Philippou
John Alessio x Shane Roller
Yoislandy Izquierdo x Rafaello Oliveira

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...