quinta-feira, 28 de junho de 2012

CORINTHIANS



Com uma jogada de oito toques na bola, Corinthians cala a Bombonera


Em oito toques o Corinthians calou a Bombonera. Numa jogada que começou com o desarme de Paulinho sobre o craque Riquelme, o volante do Timão tocou cinco vezes na bola e a passou para Emerson, que, após dois outros toques, deixou Romarinho na cara do gol. E o atacante de 21 anos, em sua primeira jogada na história da Libertadores da América, mostrou frieza ao esperar o goleiro Orión cair e chutar por cima dele, aos 40 minutos do segundo tempo.
O GLOBOESPORTE.COM detalha para você essa jogada que pode ser histórica para o Timão. Com o empate na Bombonera, o Corinthians precisa de uma vitória simples no jogo da volta, quarta-feira, no Pacaembu, para conquistar o inédito título da Libertadores.
Romarinho entrou na partida aos 38 minutos do segundo tempo, no lugar de Danilo. Na sexta-feira passada, antevéspera do clássico contra o Palmeiras, o atacante deu entrevistas dizendo que se brilhasse contra o rival paulista, poderia vir a sonhar com uma vaga no banco de reservas. Foi o que aconteceu. Em sua estreia como titular, Romarinho fez os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras. Assim, acabou desbancando Willian, com um lugar no banco na partida contra o Boca. Parecia já a realização de um sonho, mas o jovem atacante ainda teria mais: não só entrou em campo como fez o gol do empate do Timão.
– Graças a Deus brilhou a minha estrela e eu consegui fazer o gol – comemorou Romarinho.
– Foi meu primeiro toque e consegui finalizar. Vi que o goleiro estava caindo e consegui dar o toque por cima – emendou o atacante.
Romarinho marca gol do Corinthians contra o Boca Juniors (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Romarinho demonstra frieza na finalização: gol do Timão! (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

CORINTHIANS

Restam apenas entradas para a arquibancada amarela, que será destinada a associados do plano "Minha Torcida" na final da Libertadores


Torcida Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Venda de bilhetes para a final recomeça no sábado
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Os sócios do Corinthians esgotaram mais três setores do Pacaembu para a final da Taça Libertadores, contra o Boca Juniors, agendada para a próxima quarta-feira, às 21h50m. Agora, são seis os setores sem vaga: a arquibancada verde, as cadeiras laranjas, as numeradas, o setor do tobogã, o setor VIP e o setor do portão 21, que será ocupado por convidados da Conmebol. Restam bilhetes apenas para a arquibancada amarela, destinada às torcidas organizadas.
O Timão abriu as vendas de ingressos na última terça-feira apenas para associados das categorias Minha História e Meu Amor. Nesta quinta, os sócios do plano Minha Vida que já haviam adquirido pelo menos 45 bilhetes pelo programa “Fiel Torcedor” também puderam comprar ingressos.
A venda das entradas para a arquibancada amarela está agendada para sábado a partir das 10h, exclusivamente pela internet (o posto de atendimento do Memorial do Corinthians não funcionará). Apenas sócios do plano Minha Torcida, que são os membros cadastrados das organizadas, podem adquirir os bilhetes, desde que já tenham comprado 45 ingressos pelo programa “Fiel Torcedor”. Caso eles não esgotem o setor, a venda será aberta para todos os associados do Minha Torcida a partir das 18h do sábado.
Os 2.450 ingressos destinados aos visitantes foram vendidos para a diretoria do Boca Juniors, que administrará a distribuição dos bilhetes.

CORINTHIANS

Atacante Romarinho esteve perto de defender clube de Ribeirão Preto em junho de 2011, mas dirigente vetou por considerar salário 'muito alto'

Romarinho-Corinthians (Foto: DANIEL AUGUSTO JR / FOTOARENA / AE)Gol na Bombonera elevou Romarinho a ídolo do
Timão  (Foto: Daniel Augusto Jr. / Fotoarena / AE)
Herói do Corinthians na primeira partida da final da Taça Libertadores, o atacante Romarinho recentemente teve a oportunidade de defender o Comercial de Ribeirão Preto. Em junho de 2011, o atacante tinha acabado de ser rebaixado com o São Bernardo no Paulistão e tentou se transferir para o clube ribeirão-pretano, que recusou por considerar ‘muito alto’ o salário de R$ 2 mil por mês pretendido pelo jogador.
- Na época nós iríamos fazer uma excursão para a Áustria e eu fiz o contato com o Romarinho. Ele viria para participar da viagem e também para disputar a Copa Paulista. A nossa intenção era que ele ficasse também para o Paulistão, mas não deu certo – lamentou o diretor de futebol do Comercial, Rogério Vieira.
Segundo Vieira, o gerente da Lacerda Sports – gestora do clube de Ribeirão – Paulo Hansen, foi quem rejeitou ficar com o atacante no clube.
- Ele falou que o elenco já tinha muitos jogadores e que o Romarinho seria só mais um. É um caso que não gosto nem de lembrar. Perdemos uma grande oportunidade – declarou Rogério Vieira.
Outra ‘bola fora’
Além de perder Romarinho, o Comercial também teve a oportunidade de contratar no início do ano o atacante Hernane, hoje no Flamengo. Na ocasião, novamente Paulo Hansen vetou o acordo, e preferiu trazer Elionar Bombinha, autor de três gols no Estadual. Já Hernane foi vice-artilheiro do Paulistão pelo Mogi Mirim com 15 gols.
Rebaixado no Campeonato Paulista após campanha pífia, o presidente do Comercial, Nelson Lacerda, demitiu Hansen.

CORINTHIANS

Autor do gol de empate contra o Boca, atacante vira celebridade por onde passa no retorno a São Paulo após a primeira final da Libertadores


O time de operários do Corinthians ganhou uma estrela em potencial. Romarinho, autor do gol salvador no empate por 1 a 1 contra o Boca Juniors, na Bombonera, na primeira partida da decisão da Taça Libertadores, viveu uma quinta-feira de astro ainda na Argentina. Como esperado, o garoto de 21 anos foi o jogador mais assediado durante o dia e no voo que trouxe a delegação de volta a São Paulo.
A busca por uma recordação do herói da partida que deixou o Timão a uma vitória do inédito título começou ainda no hotel em que o grupo ficou concentrado, no centro de Buenos Aires. Corintianos que permaneceram na cidade foram até o local para celebrar o triunfo e encontrar o novo xodó.
No aeroporto, mais fotos e autógrafos com os alvinegros que também embarcavam. Assim que os atletas desceram do ônibus, um grupo foi até o encontro do atacante e o abraçou para festejar mais um pouco. Tímido, ele mostrou que ainda está se adaptando com a vida de famoso.
Eu não
esperava por todo esse carinho, não"
Romarinho, atacante do Timão
– Eu não esperava por todo esse carinho, não! – disse Romarinho, sendo puxado por seguranças do clube.
O assédio continuou já perto do embarque. Enquanto os jogadores mais experientes foram às compras no free shop, o atacante apenas passeou em meio aos produtos eletrônicos e logo parou com outro grupo de jogadores que aguardava a liberação da entrada do avião. Por ordem da diretoria, ele não concedeu entrevistas.
O esperado sossego dentro da aeronave não aconteceu. Membros da tripulação e outros passageiros saíram à caça dele para mais fotografias. Com os companheiros por perto, ele não escapou das brincadeiras.
– Faz cara de mau aí, Romarinho – gritaram alguns atletas enquanto o atacante atendida o pedido de uma fã para uma foto.
Quando o avião partiu, os corintianos aproveitaram para relaxar. O elenco e quase toda a diretoria viajaram na classe econômica, a menos confortável. Mesmo assim, todos dormiram. Nos momentos acordados, o técnico Tite e, claro, Romarinho voltaram a ser requisitados para as recordações.
– É, Romarinho! Vai aprendendo a lidar com essa vida de estrela! – brincou o meia Alex.
A tendência, porém, é que o estrelato diminua um pouco nos próximos dias. O jogador não está autorizado a falar com a imprensa fora do CT Joaquim Grava, incluindo a participação em programas de televisão. A direção teme que possa haver um deslumbramento por parte dele, o que poderia fazê-lo perder o foco no momento de adaptação a um grande clube.
O Corinthians volta a treinar nesta sexta-feira à tarde, no CT Joaquim Grava. Com o adiamento da partida contra o Botafogo para o dia 11 de julho, o Timão volta se preparar para a segunda final diante do Boca, na próxima quarta-feira, às 21h50m, no Pacaembu. Jorge Henrique, com uma lesão na coxa direita, pode desfalcar a equipe. Liedson e Romarinho são as principais opções para a vaga. E a estrela do garoto pode brilhar novamente.
Romarinho, Corinthians, Voo (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com)Romarinho foi o mais assediado no voo do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

CORINTHIANS

Iraniano assiste jogo em camarote no estádio e não vê muita chance de o atacante voltar para o Mundial caso o clube vença a Libertadores 2012

O empresário iraniano Kia Joorabchian, que liderou a polêmica parceria entre Corinthians e MSI, entre o fim de 2004 e 2006, foi mais um no bando de loucos que viram o Timão empatar com o Boca Juniors, por 1 a 1, em Buenos Aires, na última quarta-feira, e dar um passo importante rumo ao tão sonhado título da Taça Libertadores. Em um camarote no estádio La Bombonera, Kia preferiu discrição para poder acompanhar o Timão em campo.
No intervalo da partida, enquanto tomava um copo de refrigerante, o iraniano aceitou conversar com o GLOBOESPORTE.COM (assista ao vídeo acima) e mostrou confiança na conquista do inédito título sul-americano. Claro, sem deixar de falar de outro estrangeiro que cativou os alvinegros: Carlitos Tevez, a quem ajudou a trazer para o Timão em 2005.
- Finalmente o Corinthians chegou à final esse ano e vai ganhar (a Libertadores). Tem um time muito unido e está jogando muito bem - afirmou.
Em maio, Kia deixou a torcida do Timão ansiosa. Antes do amistoso da Seleção Brasileira contra a Dinamarca, em Hamburgo, na Alemanha, o iraniano disse que o clube poderia ganhar uma surpresa após a Libertadores. Questionado agora se seria o retorno de Tevez para o Mundial de Clubes, ele revelou que a chance é remota.
kia joorabchian e tevez  (Foto: agência AFP)Kia foi responsável por levar Tevez ao Corinthians, em 2005 (Foto: agência AFP)
- Acho que é difícil para o Mundial, mas vamos ver. Vamos ganhar a Libertadores primeiro (risos) – disse.
Kia, porém, reconhece que a tendência é que Carlitos siga no Manchester City. Depois de um longo período de crise com o técnico Roberto Mancini, o atacante voltou a ser aproveitado nas últimas partidas e terminou a temporada com o título do Campeonato Inglês. No ano passado, o Timão chegou a fazer uma proposta pelos diretos, mas o clube europeu não aceitou.
- Acredito que ele vá continuar. Ele conquistou esse título agora e ainda tem mais dois anos de contrato.
Tevez, aliás, não acompanhou no estádio a primeira partida da decisão da Libertadores entre seus ex-clubes. O atacante passa férias com a família em Miami, Estados Unidos.
- Eu não falei com ele. Só mostrei a foto do meu filho beijando a camisa do Corinthians. Ele riu e falou que o melhor lugar para ele estar hoje é Miami (risos) – contou o iraniano.
Kia garante que mantém contato com os dirigentes do Corinthians, algo que já foi negado pelo ex-presidente Andrés Sanches. O atual chefe de Seleções da CBF chegou a ser diretor de futebol do Timão durante a gestão da MSI, mas, desde que chegou ao poder no clube, jurava que não era mais próximo do agente.
- Sempre tive um bom relacionamento com todo mundo no Brasil. Estou feliz pelo time que torço chegar à final. Então, vamos esperar ganhar.
CADA UM PRA UM LADO
O técnico Tite mostrou cara de poucos amigos quando foi questionado sobre o que conversaria com Kia Joorabchian, caso o encontrasse no Pacaembu na próxima quarta-feira, na decisão da Libertadores. O iraniano foi o responsável pela demissão do comandante em sua primeira passagem pelo Alvinegro, entre 2004 e 2005.
- Não falaria nada com ele - resumiu Tite, de maneira seca, na última pergunta da sua coletiva de imprensa, concedida no hotel que o Corinthians ficou hospedado em Buenos Aires.

SELEÇAO BRASILEIRA

Decisivo na final contra Alemanha, Fenômeno cita até gol de bico


header 10 anos do Penta (Foto: Infoesporte)
Ronaldo chegou à Copa do Mundo de 2002, disputada no Japão e na Coreia do Sul, desacreditado. Pouco tinha jogado pelo Inter de Milão. Mas foi na competição que o Fenômeno marcou os gols mais importantes de sua carreira. E, na comemoração pelos 10 anos do pentacampeonato, o ex-jogador enumerou para o GLOBOESPORTE.COM os cinco tentos preferidos dos oito que fez na campanha que levou a Seleção à conquista (veja no vídeo abaixo).
Segundo o Fenômeno, os dois gols na final, no triunfo por 2 a 0 sobre a Alemanha, em Yokohama, não podem faltar na lista. No bate-papo, ele comentou a importância das duas bolas na rede do goleiro Oliver Kahn, eleito o melhor jogador da competição.
- Era o melhor goleiro do mundo, era seguro e ainda tinha aquela cara fechada. Depois dos gols não teve provocação, apenas o meu desabafo mesmo. Foram os gols mais importantes da minha carreira.
Além de artilheiro da Copa de 2002 (oito), o Fenômeno também foi o jogador que mais chutou a gol no torneio: 21 (Rivaldo, em segundo, tentou 12 vezes). Em 2006, o camisa 9 marcou mais três e chegou a 15 (somando ainda 1998, com quatro gols, já que em 1994 passou em branco), tornando-se o maior artilheiro da história do Mundial.
Abaixo, Ronaldo comenta os cinco gols que escolheu do penta:
30/6/2002 - Brasil 2 x 0 Alemanha: final (primeiro gol)
Ronaldo acompanhou a finalização de Rivaldo de fora da área e aproveitou a falha de Oliver Kahn, que soltou a bola em seus pés para marcar o primeiro do Brasil.
- O interessante é que o Felipão proibia que nós treinássemos rebote do goleiro. Ele tinha medo que nós pudéssemos nos machucar. Mas eu sempre estava lá, sempre treinava isso. No fim, eu fui até ele e disse: viu o que decide uma Copa do Mundo?
30/6/2002 - Brasil 2 x 0 Alemanha: final (segundo gol)
Rivaldo e Ronaldo com a taça da Copa do Mundo em 2002 (Foto: Getty Images)Ronaldo beija a taça da Copa ao lado de Rivaldo
no estádio de Yokohama (Foto: Getty Images)
No segundo gol, Kleberson puxou contra-ataque, tocou para Rivaldo que, na entrada da área, deixou a bola para o Fenômeno.
- Gritei para o Rivaldo para ele abrir as pernas. Foi uma fração de segundos para ele pensar e tomar a decisão de nem tocar na bola.
26/6/2002 - Brasil 1 x 0 Turquia:  semifinal
Cercado por quatro jogadores da Turquia, Ronaldo encontrou espaço para invadir a área pelo lado esquerdo e chutar de bico para dar a vitória ao Brasil.
- Foi à la Romário. Mas não foi apenas esse gol que eu fiz de bico. Fiz muitos gols assim na minha carreira.
17/6/2002 - Brasil 2 x 0 Bélgica: oitavas de final
Kleberson puxou contra-ataque pela direita e cruzou para área. Ronaldo escorou de primeira e a bola passou por baixo das pernas do goleiro antes de tocar a rede.
- Foi um gol importante porque a partida estava bem difícil. Os belgas estavam pressionando o tempo todo.
13/6/2002 - Brasil 5 x 2 Costa Rica – primeira fase (segundo gol)
Após escanteio da esquerda, Ronaldo domina na área, corta um defensor e chuta de perna direita para fazer o segundo do Brasil na vitória sobre a Costa Rica.
- Foi um lance difícil. Mas um gol importante.
ronaldo brasil alemanha copa do mundo 2002 (Foto: Agência Getty Images)Ronaldo comemora contra a Alemanha: dois gols na final da Copa de 2002 (Foto: Agência Getty Images)

EUROCOPA 2012

Decisivo na vitória sobre a Alemanha, atacante mostra-se especialmente feliz com a presença materna no estádio e garante que artilharia não é importante

O GLOBOESPORTE.COM, a TV Globo e o SporTV transmitem Itália x Espanha a partir das 15h45m (de Brasília) de domingo
O atacante Mario Balotelli foi decisivo para a classificação italiana à final da Eurocopa, que será no próximo domingo contra a Espanha. Ele marcou os dois gols da vitória sobre a Alemanha nesta quinta-feira e, segundo as palavras do próprio, teve a melhor atuação de sua carreira. E não foi só isso. O jogo teve um sabor ainda mais especial para o atacante pelo fato de sua mãe adotiva, Silvia, ter acompanhado tudo de perto.
- Essa foi a maior noite da minha carreira, mas espero que domingo seja ainda melhor. Eu dedico meus gols à minha mãe. Ela é idosa e estava no estádio nesta noite. Estou feliz porque gostaria de ter feito um gol para ela. No domingo, meu pai estará aqui também e eu gostaria de marcar novamente - disse o atacante, em entrevista ao canal italiano RAI.
Balotelli e sua mãe, Itália (Foto: Agência EFE)Balotelli com a mãe Silvia (Foto: Agência EFE)
Mesmo com a atuação de gala, Balotelli não recebeu o prêmio de melhor do jogo, que ficou nas mãos de Pirlo. Outro consolo poderia ser a artilharia da Eurocopa. Afinal, ele divide atualmente o posto de goleador com Cristiano Ronaldo (Portugal), Alan Dzagoev (Rússia), Mario Mandzukic (Croácia) e Mario Gómez (Alemanha) - todos com três gols marcados. Mas nada disso impressiona Balo, que está obcecado no título europeu.
Mario Balotelli marca gol da Itália contra a Alemanha (Foto: AP)Mario Balotelli acerta um chute indefensável para fazer Itália 2 x 1 Alemanha (Foto: AP)
- Artilharia? Vamos ver. Gostaria mesmo era de marcar na final. Mas não ligo como vai ser minha atuação no domingo. O que eu quero é vencer - disse o atacante.
Para levantar a taça da Euro, Balotelli e companhia terão que passar pela Espanha na final deste domingo. As duas seleções já se enfrentaram na primeira fase – no empate por 1 a 1 – e os italianos esperam tirar proveito disso.
- Não temos medo da Espanha. Sabemos como eles jogam e sabemos como batê-los. Nós temos que ter paciência e esperá-los. Eles trocam muitos passes nas sabemos como vencer - acrescentou Balotelli.
Sonho italiano
Já o lateral-esquerdo Giorgio Chiellini, que era dúvida para o duelo desta quinta, disse que a classificação para a final representa um sonho.
- Há dez dias, jogar esta partida era apenas um sonho. Tenho que agradecer ao departamento médico e ao técnico por me ajudarem a me recuperar. Estamos vivendo um sonho junto com milhões de italianos - disse Chiellini.

CORINTHIANS


Atacante terá acompanhamento fora de campo para manter evolução e não se deslumbrar com o mundo encantado de uma estrela em potencial


Romarinho foi do quase anonimato para a fama em menos de um mês de Corinthians. Nos dois últimos jogos, o atacante fez dois gols sobre o arquirrival Palmeiras, pelo Brasileiro, e outro na primeira partida das finais da Taça Libertadores, no empate com o Boca Juniors por 1 a 1, quarta-feira, na Bombonera (assista aos tentos do duelo em Buenos Aires no vídeo ao lado). Em extrema evidência pelos feitos, o garoto de apenas 21 anos entrará agora em um processo que visa a protegê-lo dos perigos do sucesso repentino.

Quem comanda o trabalho é o gerente de futebol Edu Gaspar, ex-volante de Arsenal, Valencia e Seleção Brasileira. Cabe a ele a função de, gradativamente, conhecer como vive Romarinho longe do CT Joaquim Grava. O monitoramento passa desde como o jogador se alimenta fora do clube, passando pelo local em que mora e chegando até ao convívio com familiares e amigos.

- Isso já vem sendo feito e não aconteceu por causa dos gols que ele marcou. É importante saber como um jovem jogador vive fora do clube. Estamos aqui para ajudá-lo da melhor maneira possível durante o seu desenvolvimento. Ele é apenas um garoto – afirmou Edu.
Romarinho marca gol do Corinthians contra o Boca Juniors (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Romarinho marca gol do Corinthians contra o Boca na Bombonera (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O cuidado acontece também com a exposição na mídia. O clube não quer muita badalação sobre a nova promessa. Por isso, por enquanto, serão evitadas participações em programas de televisão ou a produção de matérias fora do centro de treinamentos. Tudo terá de passar pelo crivo da direção.

Edu viveu situação semelhante quando trocou o Corinthians pelo Arsenal na temporada 2001. O clube inglês, famoso por contratar jogadores jovens, oferecia o mesmo tipo de auxílio aos recém-chegados. No Timão, a filosofia já vem sendo implantada desde o início do ano com os atletas recém-adquiridos, como o goleiro Cássio, por exemplo.

O Timão quer impedir que Romarinho se deslumbre com os salários mais altos em comparação com o antigo clube, o Bragantino, ou se aproxime de pessoas erradas em São Paulo. Um desvio de conduta neste momento poderia custar caro ao Corinthians, ao jogador e aos investidores que ajudaram a adquirir os direitos dele.
Romarinho comemora gol do Corinthians contra o Boca Juniors (Foto: AP)Como um meteoro, o jovem atacante vem sendo decisivo para o Timão (Foto: AP)
O jogador, aliás, é visto no clube como alguém de muita serenidade, sem se importar muito com os obstáculos que tem pela frente. Isso já rende histórias engraçadas. No último fim de semana, depois de marcar dois golaços diante do Palmeiras, ele recebeu do técnico Tite a pergunta sobre o que havia achado da partida. A resposta surpreendeu: “Mais ou menos, né, professor?”.

Ainda tímido nas entrevistas, Romarinho foi o jogador mais requisitado pela imprensa na saída da Bombonera na madrugada desta quinta e mostrou que ainda precisa se adaptar à nova vida.

- A ficha não caiu ainda, tenho essa consciência. Esse momento significa muito para mim. Vim de baixo e agora vivo algo muito importante. Em uma semana minha vida mudou completamente – admitiu.

Romarinho estava na mira corintiana desde o ano passado, mas só depois de ser eleito a revelação do último Campeonato Paulista é que desembarcou no Alvinegro. Antes mesmo do acordo, quando também era disputado pelo Santos, o jogador era constantemente elogiado pela diretoria e visto como uma boa aposta de sucesso para o futuro, como aconteceu com outros desconhecidos, exemplos de Ralf e Paulinho.

Apenas uma sequência maior de jogos mostrará qual será o futuro de Romarinho no futebol. Seja qual for, a sorte parece estar ao lado dele, ainda mais marcando um gol que pode ajudar o Corinthians a realizar o sonho de conquistar a Libertadores pela primeira vez.

- Acho que sou predestinado. Cheguei com o Corinthians em uma fase muito boa. Fico feliz de fazer parte de tudo isso - festejou.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...