quinta-feira, 5 de julho de 2012

MUNDIAL


Na primeira competição oficial com uso de tecnologia, equipe brasileira poderá enfrentar o Chelsea 'duas vezes'


Símbolo do Mundial da Fifa de 2012 (Foto: Fifa.com)Símbolo do Mundial de 2012 (Foto: Fifa.com)
Com o título inédito da Taça Libertadores, o Corinthians agora lutará para conquistar o planeta pela segunda vez. O Timão é o quarto clube garantido no Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado entre os dias 6 e 16 de dezembro no Japão. Além da equipe brasileira, que fará sua estreia no dia 12 em Toyota, estão classificados Monterrey, do México, Auckland City, da Nova Zelândia, e Chelsea, da Inglaterra. Em 2013 e 2014, o torneio será disputado no Marrocos.
O Mundial terá uma novidade: será a primeira competição oficial em que será utilizada a tecnologia no futebol. Em reunião realizada nesta quinta-feira, na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça, os membros da International Board aprovaram por unanimidade o uso do chip nas bolas para confirmação dos gols. O dispositivo emitirá um alerta instantâneo aos árbitros assim que a bola ultrapassar a linha do gol. Se aprovado, será usado na Copa das Confederações 2013, no Brasil.
O principal adversário do Timão na busca pelo título será o Chelsea, que disputará a competição pela primeira vez. Entretanto, antes da oportunidade de enfrentar os ingleses na decisão, o Alvinegro poderá jogar contra um outro Chelsea, o de Gana, que luta para vencer a Liga dos Campeões da África e carimbar o passaporte para a Terra do sol nascente.
CONFIRA A TABELA DO MUNDIAL 2012
DATACIDADEJOGO
6/12YokohamaCampeão japonês x Auckland City
9/12ToyotaQuartas de final (Jogo 1): Campeão japonês/Auckland City x representante da África, Ásia ou Concacaf (será definido em sorteio)
9/12ToyotaQuartas de final (Jogo 2): Haverá um sorteio entre representantes da África, Ásia e Concacaf para definir as duas equipes que se enfrentarão
12/12ToyotaDisputa pelo 5º lugar
12/12ToyotaSemifinais: Corinthians x vencedor do Jogo 1
13/12YokohamaSemifinais: Chelsea x vencedor do Jogo 2
16/12YokohamaDisputa pelo terceiro lugar
16/12YokohamaFinal
O Japão recebeu as edições da Copa Intercontinental entre 1980 e 2004. Com a criação do Mundial de Clubes da Fifa, o país sediou a competição entre 2005 e 2008, ano em que a Fifa decidiu transferir a disputa para os Emirados Árabes no biênio 2009-2010. Em 2011, os japoneses voltaram a ser a sede por mais dois anos. O primeiro Mundial com a tutela da Fifa foi em 2000, no Brasil, e traz boas lembranças para o Corinthians: título em cima do Vasco, no Maracanã. Para o Timão, a edição 2012 é uma oportunidade de calar os rivais, que sempre tratam o Mundial de 2000 com desdém, já que foi um teste da Fifa, que a competição a segundo plano até 2005, quando começou a ser disputada com regularidade.
No ano passado, o Barcelona conquistou a taça na final contra o Santos, em Yokohama. A edição do ano passado também teve jogos na cidade de Toyota. Para 2012, a Fifa estudou a possibilidade de levar partidas para Sendai, um dos locais mais atingidos pelo terremoto que abalou o país no ano passado, mas ficou decidido que as sedes do ano passado serão mantidas (sem Tóquio).
Os campeões da América do Sul e da Europa sempre entram nas semifinais, mas seus rivais são definidos por sorteio (o campeão do Japão, país-sede, abrirá o torneio contra o Auckland City). O sorteio das partidas do Mundial de 2011 aconteceu em novembro e colocou no caminho do Santos o vencedor do confronto entre Concacaf (Monterrey) e o vencedor do jogo de abertura (Kashiwa Reysol).
Américas Central e do Norte
Escudo do Monterrey (Foto: Divulgação)
Campeão da Liga dos Campeões da Concacaf, o Monterrey foi o primeiro clube a garantir vaga no Mundial de Clubes. Os mexicanos participarão da competição pela segunda vez consecutiva. No ano passado, a equipe foi eliminada nas quartas de final para o Kashiwa Reysol, que se classificou por ter sido o campeão japonês.
Na fase de mata-mata da Liga dos Campeões local, o Monterrey não teve tranquilidade, enfrentando apenas equipes mexicanas das oitavas até a decisão. A caminhada teve quatro vitórias, um empate e uma derrota, no jogo de volta da final contra o Santos Laguna - venceu a ida por 2 a 0 e perdeu a volta por 2 a 1.
O time tem dois destaques: o meia argentino Neri Cardozo e o atacante chileno Humberto Suazo. Cria do Boca Juniors, Cardozo já possui um invejável currículo de títulos aos 25 anos. Com o clube xeneize ganhou uma Taça Libertadores, duas Copas Sul-Americanas, três Recopas Sul-Americanas e três Campeonatos Argentinos. No Monterrey é bicampeão continental e campeão mexicano.
Suazo é a referência no ataque do Monterrey e na seleção chilena, onde conseguiu ser artilheiro das eliminatórias para a Copa de 2010. A última competição com "La Roja" foi a Copa América do ano passado, em que marcou apenas um gol.
Neri Cardozo em ação com o Montgerrey (Foto: Divulgação)Argentino Neri Cardozo festeja gol do Monterrey (Foto: Divulgação)
Oceania
Escudo do Auckland City (Foto: Divulgação)
O representante do continente será o clube mais experiente em Mundiais. O Auckland City, da Nova Zelândia, disputará a competição pela quarta vez (esteve presente em 2006, 2009 e 2011). Apesar de serem amadores, os neozelandeses contam com uma base espanhola. Há, além do treinador Ramon Tribulietx, quatro jogadores do país europeu e três das Américas do Sul e Central no elenco.
A presença constante do Auckland em mundiais se deve muito à ausência de equipes australianas na Liga dos Campeões da Oceania. A Federação Australiana decidiu "trocar de continente" em 2006, transferindo-se para a Federação Asiática para ter mais chances de classificar a seleção para as Copas do Mundo - o representante da Oceania precisa jogar a repescagem contra o quinto colocado das eliminatórias sul-americanas. Nas três participações do time neozelandês em Mundiais de Clubes, houve duas eliminações na fase preliminar (jogos contra o representante do país-sede), e um quinto lugar, em 2009.
Como era de se esperar, não houve imprevistos na classificação para o Mundial de 2012. Na fase de grupos da Liga dos Campeões, que teve apenas oito equipes e duas fases (a de grupos e a final), foram quatro vitórias, um empate e uma derrota. A primeira posição do Grupo B levou os neozelandeses para a decisão contra o Tefana, da Polinésia Francesa. No agregado, 3 a 1 para o Auckland.
Emiliano Tade, argentino do Auckland City (Foto: Shane Wenzlick / Divulgação )Emiliano Tade, argentino do Auckland City (Foto: Shane Wenzlick / Divulgação )
Europa
Escudo do Chelsea (Foto: Divulgação)
O Chelsea jogará o Mundial de Clubes pela primeira vez em sua história. A equipe inglesa esteve perto de conseguir a vaga em 2008, mas perdeu a final da Liga dos Campeões para o Manchester United em uma dramática decisão por pênaltis (o zagueiro John Terry teve a cobrança do título, mas falhou e permitiu a reação do rival).
Na temporada 2011/2012, o time londrino teve uma campanha irregular, mas conseguir manter-se firme na Liga dos Campeões, até conseguir feitos como superar o Barcelona nas semifinais, e o Bayern de Munique na decisão jogando na casa da equipe alemã. No Campeonato Inglês, o time foi o sexto colocado, ficando fora da zona de classificação para a Champions pela primeira vez nos últimos dez anos.
Os Blues costumam realizar grandes contratações, mas por enquanto, mesmo com o Mundial, poucos reforços foram confirmados. Os meias Hazard, ex-Lille, e Marin, ex-Werder Bremen, são as novidades até o momento. O Chelsea perdeu a referência no ataque, o atacante Drogba, que transferiu-se para o Shanghai Shenhua, da China, mas aposta no renascimento do espanhol Fernando Torres (artilheiro da Eurocopa). A defesa também estará mais forte. Além do capitão John Terry, há o brasileiro David Luiz e Gary Cahill, que jogou a Euro com o English Team.
O meia brasileiro Ramires é o destaque do time. Com a ótima participação na conquista do título europeu, o brasuca deverá ganhar maior protagonismo a partir da próxima temporada.
ramires chelsea x barcelona (Foto: Reuters)Ramires virou um dos líderes do Chelsea na inédita conquista da Champions (Foto: Reuters)
Japão
O representante do país-sede será o vencedor da atual edição do Campeonato Japonês. Faltando 18 rodadas para o fim, o Vegalta Sendai lidera com 32 pontos, dois a mais que o Sanfrecce Hiroshima e cinco a mais que Júbilo Iwata, o atual campeão Kashiwa Reysol e o Urawa Red Diamonds.
Entre os 18 clubes da Primeira Divisão, apenas dois não contam com pelo menos um jogador brasileiro em suas fileiras. Entre os cinco que estão no topo, o Vegalta, que já foi treinado por Joel Santana, conta com o meia-atacante Deyvid Sacconi, ex-Palmeiras. O Júbilo tem o meia Rodrigo Souto (ex-Vasco, Santos e São Paulo) , o Kashiwa os meias Jorge Wagner (ex-São Paulo e Inter) e Leandro Domingues, e o Urawa tem no elenco Popó e Marcio Richardes.
Deyvid Sacconi  (Foto: Divulgação)Deyvid Sacconi tenta levar o Vegalta ao Mundial de clubes no Japão (Foto: Divulgação)
Ásia
No continente asiático, o campeão da Liga dos Campeões da Ásia se classifica para o Mundial. A competição encontra-se nas quartas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta entre os meses de setembro e outubro. As semifinais ocorrerão no fim de outubro e a decisão será realizada no dia 9 ou no dia 10 de novembro em jogo único. O local da partida será determinado em sorteio.
Os confrontos já estão definidos: atual campeão chinês, o Guangzhou Evergrande, do meia argentino Conca e dos brasileiros Muriqui, Cléo e Paulão, enfrentará o Al Ittihad, que terminou a última temporada do Campeonato Saudita na quinta posição. Quem levar a melhor, enfrentará o vencedor do duelo entre o vice-campeão saudita Al Ahli, do atacante Victor Simões (ex-Botafogo e Flamengo), e o atual campeão iraniano Sepahan, que conta com os brasucas Fábio Januário e Bruno Correa.
Na outra chave, ocorrerá um enfrentamento "ocidental". Os australianos do Adelaide United, do experiente lateral Cássio (ex-Flamengo), jogará contra o Bunyodkor, do Uzbequistão, que fazia parte da União Soviética. O clube uzbeque chegou a viver uma fase boa financeiramente, tendo Felipão como treinador e Rivaldo como jogador. Atual vice-campeão asiático e sul-coreano, o Ulsan Hyundai enfrentará o Al Hilal, que ficou na terceira posição do Campeonato Saudita.
O artilheiro da Liga dos Campeões da Ásia é o atacante Ricardo Oliveira, do Al Jazira, dos Emirados Árabes. O clube já foi eliminado, mas com 12 gols marcados, o brasileiro dificilmente será alcançado. Com cinco gols cada, Conca, Victor Simões, Leandro Domingues e Bruno Correa dividem a vice-artilharia com outros dois jogadores. 
victor simões (Foto: Divulgação)Pantera Victor Simões é o destaque do Al Ahli (Foto: Divulgação)
África
A Liga dos Campeões da África está na fase de grupos, que será iniciada neste sábado. Há apenas dois grupos com quatro equipes e os dois melhores de cada chave avançam às semifinais. No Grupo A estão Espérance, que disputou o último Mundial, e Étoile du Sahel, ambos da Tunísia, além de Sunshine Stars, da Nigéria, e Chlef, da Algéria.
No Grupo B há um candidato que poderá proporcionar uma disputa curiosa no Mundial: Chelsea contra... Chelsea! O Berekum Chelsea, de Gana, foi inspirado no tradicional clube inglês, mas não terá vida fácil. Os favoritos do grupo são o Mazembe, que eliminou o Internacional nas semifinais do Mundial de 2010, e os egípcios do Al Ahly, que foi terceiro lugar do Mundial de 2006, perdendo justamente para o Inter de Porto Alegre nas semis. Há uma outra equipe do Egito na disputa, o Zamalek.
As semifinais da Champions africana acontecerão entre os dias 5 e 21 de outubro, e as finais (ida e volta) ocorrerão entre os dias 2 e 11 de novembro.
Afful comemora gol do Esperance  (Foto: AFP)Afful foi o autor do gol da classificação do Espérance para o Mundial do ano passado (Foto: AFP
)

CORINTHIANS



Emerson incorpora o espírito guerreiro do Timão, mas lembra que grupo precisará de tempo para entender o que significa o título da Libertadores

A conquista da Libertadores fez o Corinthians, enfim, colocar fim a décadas de gozação dos rivais. Por muitos anos, os alvinegros sofreram com as brincadeiras dos maiores adversários por sempre sucumbir no maior torneio das Américas. Em meio à festa e à euforia pela conquista, Emerson, o herói do jogo contra o Boca Juniors, no Pacaembu, reconhece que o grupo ainda não consegue compreender o tamanho do feito.
– Sempre acreditamos na conquista. Tivemos momentos difíceis, mas contamos com a tranquilidade do grupo e a confiança no Tite. É uma conquista inédita para o clube. Vai demorar para cair a ficha. É a hora de comemorar, ficar com a família e as pessoas que nos apoiaram.
Sheik, aliás, teve de superar a desconfiança para brilhar em São Paulo. Visto como marrento nas passagens que teve por Flamengo e Fluminense, o jogador conseguiu encarnar o espírito da equipe montada por Tite desde o ano passado e foi decisivo durante toda a campanha.
Pressão é você deitar na cama e ficar com medo de uma bala perdida atingir seu rosto"
Emerson
– Ouvi alguns meses atrás o Duílio (Monteiro Alves, diretor adjunto de futebol) e o Roberto (de Andrade, diretor de futebol) dizendo que no Corinthians ninguém joga com o nome. É uma expressão feia, mas tem de ralar o bumbum no chão para jogar. Isso se encaixa muito ao Emerson. Nos clubes por onde passei nunca joguei pelo nome e, sim, pelo merecimento. Ao longo dos 13 ou 14 meses de Corinthians fiz por merecer ser titular e ser respeitado – ressaltou.
Emerson não foi decisivo apenas pelos três gols marcados nas últimas quatro partidas do Timão na Libertadores. Nas partidas mais complicadas, o jogador chamou a responsabilidade de liderar um ataque sem um centroavante, além de encarar principalmente os argentinos na decisão.
– Perguntaram se tinha pressão jogar na Bombonera. Pressão é você deitar na cama e ficar com medo de uma bala perdida atingir seu rosto. Jogar em estádio lotado, com bola nova e grama maravilhosa, é privilégio. É um momento de desfrutar e não sentir medo.
Emerson com a taça da Libertadores (Foto: EFE)Emerson marcou os dois gols na vitória contra o Boca Juniors (Foto: EFE
)

SELEÇAO BRASILEIRA



Equipe inicia treinos na próxima segunda-feira, no Rio, e segue para Londres no dia 16. Preparação na capital inglesa será no CT do Arsenal

O técnico Mano Menezes convocou nesta quinta-feira os 18 jogadores que defenderão a seleção brasileira na busca pela inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Os três atletas com mais de 23 anos são o zagueiro Thiago Silva, do Milan, o lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, e o atacante Hulk, do Porto. Assim, o zagueiro David Luiz, do Chelsea, e o lateral-direito Daniel Alves, do Barcelona, estão fora.
- Primeiro que não convoquei o Hulk para o lugar do David Luiz. Nunca me posicionei a respeito de outro zagueiro que não fosse o Thiago Silva. A lista contempla 18 jogadores e precisávamos fazer uma escolha de três jogadores acima de 23 anos. Entendi que o ganho seria grande com um atleta mais experiente do meio para fente, como foi possível ver nos últimos quatro amistosos - explicou Mano.
Mano relacionou ainda quatro atletas como "reservas", ou seja, que podem ser chamados em caso de lesão depois a estreia da Seleção nas Olimpíadas de Londres: o goleiro Gabriel (Milan, ex-Cruzeiro), o meia-atacante Giuliano (Dnipro, ex-Internacional), o zagueiro Marquinhos (Corinthians) e o volante Casemiro (São Paulo). Até o primeiro jogo, o treinador poderá chamar qualquer um dos jogadores que estavam na pré-lista de 35 (veja a relação aqui).
A relação dos 18 de Mano se baseou no grupo de 23 atletas chamados pelo comandante para os compromissos na Alemanha e nos Estados Unidos (vitórias de 3 a 1 sobre Dinamarca e 4 a 1 sobre os EUA e derrotas de 2 a 0 para o México e 4 a 3 para a Argentina). A principal dúvida do treinador era em relação aos atletas acima de 23 anos, já que David Luiz, Daniel Alves e o goleiro Jefferson, do Botafogo, eram cotados para uma das vagas.
Ainda nos Estados Unidos, Mano revelou que Thiago Silva será o capitão da equipe em Londres. Na opinião do treinador, o defensor reúne todas as qualidades para ser o líder da Seleção na disputa da competição e até mesmo na Copa do Mundo de 2014.
O presidente da CBF, José Maria Marin, convidou os tetracampeões Bebeto e Romário para sentarem ao lado de Mano na convocação, já que os dois foram medalha de prata nos Jogos de 1988. O diretor de seleções, Andrés Sanches, e o chefe da delegação em Londres, Delfim Pádua (presidente da federação catarinense), também participaram da mesa em um hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro.
lista convocados Seleção Brasileira olimpíadas reservas correto 2 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

PALMEIRAS



Atacante sente fortes dores abdominais e será operado ainda nesta quinta


Barcos antes do embarque (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Barcos será operado ainda nesta quinta
(Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)
O atacante Hernán Barcos está fora do jogo desta quinta-feira, às 21h50m, contra o Coritiba, na Arena Barueri. Ele sofeu uma crise de apendicite e passará por cirurgia na tarde desta quinta, no Hospital São Luiz, no bairro paulistano do Morumbi. O jogador também não enfrentará a equipe paranaense no segundo jogo da final da Copa do Brasil, dia 11 de julho.
O argentino se sentiu mal pela manhã, logo que acordou, reclamando de dores na região do abdômen. Ele foi analisado pelo médico Otávio Vilhena, medicado, mas continuou reclamando das dores. Levado a um hospital da região de Alphaville, os exames constataram uma apendicite.
- O Otávio o examinou, e é com tristeza que damos essa notícia. Já suspeitávamos de um problema do tipo logo na primeira análise, e foi confirmado com os exames. Não tem a menor possibilidade de estar em campo nas duas partidas - afirmou o médico Vinícius Martins.
A crise do atacante foi repentina e surpreendeu o departamento médico, que não havia recebido qualquer queixa de Barcos desde que ele chegou ao clube no início do ano.
- Uma pena isso acontecer justo no dia da final. Agora é torcer por uma boa recuperação. Ele precisa ser tratado com todo o cuidado agora – ressaltou Vinícius Martins.
Barcos tem 14 gols na temporada, e já vislumbrava a possibilidade de seu primeiro título com a camisa do Palmeiras. Ele estipulou uma meta de 27 gols e até teve a promessa de Felipão de que ganharia um churrasco se atingisse a marca. Sua presença na Arena Barueri é tida como improvável pelo departamento médico, pois precisa ficar em repouso, mas ele poderá acompanhar a delegação no jogo de Curitiba.
Sem Barcos, o técnico Luiz Felipe Scolari tem apenas duas opções no banco de reservas: Maikon Leite e Betinho. Felipão já tinha um problema em outra posição vital da equipe. O zagueiro Henrique está suspenso e vai assistir ao jogo das tribunas. Desde que o técnico deslocou o defensor para o meio-campo, o Palmeiras passou a ter mais segurança na defesa e parou de sofrer gols considerados “bobos”. Sem Henrique, Márcio Araújo será titular nesta quinta-feira
.

BOTAFOGO



Atacante diz que não tem qualquer problema com Oswaldo de Oliveira e
revela que sonha ser o técnico do Uruguai na Copa do Mundo de 2030


Loco Abreu no treino do Botafogo (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Loco Abreu diz que tem proposta de nove clubes
brasileiros (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)
A saída de Loco Abreu do Botafogo é mesmo iminente. Agora há a confirmação do próprio jogador, em entrevista à Rádio "Sport 890", do Uruguai, informa o site "Subrayado". De acordo com ele, não há qualquer problema com o técnico Oswaldo de Oliveira, apenas o esquema tático que não o favorece. Loco ainda afirmou que tem proposta de nove clubes brasileiros e que sonha ser o treinador da seleção do Uruguai na Copa do Mundo de 2030.
- A verdade é que vou sair do clube. Sou amigo do treinador, a tal ponto que vou a sua casa, ou seja, não há qualquer problema com ele. Somente que a equipe comigo em campo fica sem jogadas profundas, diagonais e se repete muito com cruzamentos me buscando. A comissão técnica quer jogar de outra maneira, e eu entendo - disse o atacante.
O uruguaio, que divulgou na quarta-feira um abaixo-assinado de torcedores do Botafogo para a diretoria do clube apoiando a sua permanência, acrescenta que a maturidade que atingiu permite que tenha a clara noção quando não se encaixa num esquema de jogo. E revela que a decisão de sua saída foi tomada em conjunto com Oswaldo.
- Fiz muitos gols no Botafogo, e é compreensível que os torcedores manifestem seu sentimento. Eu reconheço que estou em forma ainda. Não é em vão que, desde que se começou a se negociar a minha saída, fui procurado por nove clubes brasileiros. Eu sinto muitíssimo pelo Botafogo, talvez muito mais que por outros clubes onde joguei, por isso prefiro deixar a porta aberta da melhor maneira para voltar em outra oportunidade - afirmou.
Loco Abreu também disse que o Inter terá um grande reforço se confirmar a contratação de seu compatriota Diego Forlán, que poderá fazer uma grande dupla com Leandro Damião. Ele disse que deve voltar um dia ao Nacional de Montevidéu, mas não neste momento, e revelou que será treinador no futuro. Ao ser perguntado se gostaria de ser treinador da seleção de seu país, respondeu de primeira:
- Claro. Mas tem de ser devagar. No entanto é certo que quero dirigir a seleção. Tentarei reunir todos os méritos esportivos necessário para poder comandá-la no Mundial de 2030, se me escolherem, claro
.

SAO PAULO



Acerto é confirmado após conversa entre o então técnico da seleção sub-20 e o presidente da CBF, José Maria Marin, que não colocou barreiras


ney franco treino mundial sub 20 (Foto: Reuters)Ney Franco trocará a seleção sub-20 pelo São
Paulo (Foto: Reuters)
O São Paulo tem um novo técnico para a temporada 2012. Aos 45 anos, o mineiro Ney Franco, que comandava a seleção brasileira sub-20, é o substituto de Emerson Leão, demitido na semana passada após a eliminação na Copa do Brasil e a derrota por 1 a 0 para a Portuguesa, pelo Campeonato Brasileiro. Ele deixará sua função na CBF e será apresentado oficialmente na manhã do próximo sábado.
O negócio foi fechado após uma conversa entre o treinador e o presidente da CBF, José Maria Marin. O treinador já tinha fechado verbalmente o acordo com os cartolas do Morumbi, mas faltava a liberação do comandante do futebol brasileiro, o que aconteceu nesta quinta-feira. Ney Franco virá a São Paulo para assinar contrato que terá validade até 31 de dezembro de 2013.
O que favoreceu e muito o acerto do treinador com o clube do Morumbi foi a facilidade de trabalhar com categorias de base. O presidente Juvenal Juvêncio exige que seus treinadores deem espaço a atletas revelados no CT de Cotia. E grande parte dos atletas que hoje integra a equipe profissional já trabalhou com o treinador na seleção brasileira.
- O São Paulo é o clube ideal para colocar minha filosofia de trabalho em prática. Gosto de aproveitar os profissionais ao máximo e de fazer um intercâmbio com as categorias de base. Com minha experiência e tempo de futebol, tenho convicção de que poderei fazer um grande trabalho - afirmou o treinador, em entrevista ao site oficial do clube do Morumbi.
O São Paulo já tentou contratar Ney Franco em outras ocasiões, conforme revelado pelo diretor de futebol, Adalberto Baptista.
- Há muito tempo temos vontade de contar com o trabalho do Ney Franco. Por conta de outros compromissos dele não foi possível anteriormente, mas agora felizmente deu tudo certo - resumiu o dirigente.
O curioso é que o acerto com Ney Franco foi confirmado no mesmo dia em que o vice-presidente de futebol, João Paulo de Jesus Lopes, afirmou pela manhã que não havia nenhuma negociação e que o novo nome só seria anunciado em duas ou três semanas.
- Estamos aprofundando nossas análises e ainda não temos nenhum nome. Não trabalhamos com prazo, mas entre duas e três semanas deveremos ter uma definição - ressaltou o dirigente
.

CORINTHIANS



Facebook do Timão faz homenagem 


Página publicou montagens com imagens dos jogadores e apelidos

A página oficial do Corinthians no Facebook publicou após a conquista da Taça Libertadores da América montagens de alguns jogadores do Timão. Autor de dois gols na decisão contra o Boca Juniors, na vitória por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Pacaembu, Emerson Sheik foi denominado “o louco do bando”.
Corinthians facebook (Foto: Reprodução / Facebook)Homenagem a Emerson, autor dos dois gols (Foto: Reprodução / Facebook)
Paulinho, que marcou um dos gols mais importantes na campanha da Libertadores, foi apelidado de “o volante-artilheiro”. Ele mandou a bola para as redes do Vasco da Gama nas quartas de final da Libertadores.
Corinthians facebook (Foto: Reprodução / Facebook)Paulinho também ganhou uma montagem (Foto: Reprodução / Facebook)

Cássio também foi lembrado. O goleiro se tornou titular com a Libertadores rolando e sofreu apenas dois gols em oito partidas: "A muralha".
Cássio, homenagem facebook (Foto: Reprodução )Cássio sofreu apenas dois gols na Libertadores (Foto: Reprodução/Facebook )
Jorge Henrique, que saiu da primeira partida, na Bombonera, foi apelidado de "o incansável". Ele tratou o edema na coxa direita durante todo a semana passada e, já na segunda-feira, trabalhou com o restante do grupo.
  •  
Corinthians facebook (Foto: Reprodução / Facebook)Jorge se recuperou de lesão para jogar a decisão (Foto: Reprodução / Facebook
)

CORINTHIANS



Decisivo, Emerson revela que teve sonho premonitório antes da decisão e prega discurso humilde depois de brilhar na decisão contra o Boca Juniors


Emerson não quer receber sozinho as glórias pelo primeiro título do Corinthians da Taça Libertadores. Autor dos dois gols da vitória sobre o Boca Juniors, quarta-feira, no Pacaembu, Sheik prefere dividir com o grupo o mérito por dar ao Timão a inédita conquista sul-americana.
– Não me tenham como herói. O time todo está de parabéns por tudo que fez desde o início da competição, pela entrega. A comissão técnica fez um trabalho brilhante. A diretoria deu todo o suporte necessário para trabalharmos tranquilos. Todos nós estamos conscientes dessa conquista – afirmou.
Sheik brilhou nos momentos mais importantes da competição. O jogador anotou nada menos que três gols nas últimas quatro partidas da equipe no torneio. Não bastasse balançar a rede, assumiu a responsabilidade de ser um dos líderes de uma equipe sem grandes estrelas.
Sozinho eu jamais faria os gols"
Emerson
– Sozinho, eu jamais faria os gols. Eu tive o passe do Paulinho para fazer o gol contra o Santos. Contra o Boca, teve o desvio do Danilo no primeiro gol, teve a pressão do Alex no zagueiro. Nós não conquistamos nada sozinhos. O grupo conquistou. Quando falo grupo não são jogadores ou comissão técnica. O clube tem funcionários que também fazem parte. Todo o departamento profissional pode se considerar campeão – ressaltou.
Emerson revelou que teve um sonho premonitório na noite anterior à decisão. O jogador, aliás, vem se tornando especialista em momentos assim. Em 2010, ele anotou o gol do título brasileiro pelo Fluminense, na rodada final diante do Guarani, no Engenhão.
– Eu gosto desses jogos decisivos, me sinto à vontade. Fui dormir com a sensação de que faria o gol. São coisas que não podemos falar antes, mas fui dormir achando que faria o gol – contou.
Emerson, Corinthians x Boca Juniors (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com)Emerson comemora gol do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

CORINTHIANS



Técnico do Corinthians foi ovacionado pela Fiel depois da conquista inédita da Libertadores: ‘Quando o conjunto é forte, o técnico aflora’

Olê, olê, olê, olê, Tite, Tite!!! Olê, olê, olê, olê, Tite, Tite!!! Os gritos dos quase 40 mil corintianos que presenciaram, in locoa inédita conquista da Libertadores não fizeram Tite se esquecer de sua essência, como gosta de dizer. Portanto, seu discurso de campeão não poderia deixar de ter intensidade e companheirismo.
Tite não se empolgou, muito embora estivesse extremamente feliz. Em nenhum momento, o comandante alvinegro puxou para si os louros da conquista. Pelo contrário, o treinador se considera um fruto da força do elenco. Sem o talento dos goleiros, zagueiros, laterais, volantes, meias e atacantes, ele não teria sucesso.
Não tenho a dimensão. Mas me sinto gratificado por poder dividir essa alegria com o grupo"
Tite
– Era uma grande oportunidade de ficar me valorizando, mas não faço isso porque tenho noção exata do trabalho. O conjunto é muito forte. E quando é assim, uma hora vai aflorar o talento do técnico. Temos o atleta que decide, o aspecto físico, a diretoria que sustenta momentos difíceis, a torcida que apoia – declarou Tite.
O comandante do Timão é assim. Não é média, tipo ou coisa parecida. Tite gosta mesmo de valorizar o grupo, o estafe, a diretoria. Sua preocupação é tanta em fazer todos se sentirem importantes que lhe falta tempo e cabeça para ter noção do que essa conquista realmente representa para sua carreira.
– Não tenho a dimensão. Mas me sinto gratificado por poder dividir essa alegria com o grupo – acrescentou o técnico do Corinthians.
Agora campeão brasileiro e da Libertadores pelo Timão, Tite começa a pensar novamente no Campeonato Brasileiro e na preparação para o Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Japão. O grupo deve sofrer algumas baixas, mas a diretoria deve trabalhar atrás de alguns reforços para o torneio.
tite corinthians comemoração libertadores (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com)Tite comemora o título com a torcida (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com
)

CORINTHIANS



Em meio às polêmicas de Adriano e problemas no ataque, Corinthians é campeão amparado pela força do grupo e no poder de decisão de Emerson


Levantar a taça da Libertadores era pouco para o Corinthians calar os rivais, acabar com anos de sofrimento da Fiel e pôr fim às provocações. Para sair da fila, o Timão abusou, realizou uma campanha quase irreparável desde a primeira fase e coroou os ótimos números com uma conquista invicta, feito que não acontecia no maior torneio das Américas desde 1978, com o Boca.
O Alvinegro terminou a edição 2012 com oito vitórias e seis empates, o que resultou num aproveitamento de 71,4% dos pontos. O desempenho ofensivo, grande problema do técnico Tite durante o primeiro semestre, não foi dos melhores, com apenas 21 gols marcados (média de 1,5 por jogo). A defesa compensou qualquer dificuldade. Foram somente quatro sofridos (0,28 por confronto).
O ataque pode não ter sido o mais positivo, mas o time de operários soube se dividir também na hora de fazer os gols. Nada menos que dez jogadores balançaram as redes ao longo da campanha: Emerson (cinco), Danilo (quatro), Paulinho (três), Jorge Henrique (três), Elton (um), Liedson (um), Douglas (um), Fábio Santos (um), Alex (um) e Romarinho (um).
– Eu ainda não tenho dimensão do que é essa conquista – disse Tite.
Corinthians comemorando, Libertadores (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com)Jogadores do Corinthians dão a volta olímpica com a taça (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Primeira fase: sustos só com Adriano
Colocado no Grupo 6, o Corinthians não teve problemas para superar seus três primeiros adversários e avançar. A estreia, porém, foi angustiante. O Timão complicou um jogo teoricamente tranquilo contra o Deportivo Táchira, na Venezuela, mas voltou ao Brasil com um empate por 1 a 1 graças ao gol de Ralf, de cabeça, no último lance da partida.
A equipe embalou dentro de campo, mesmo com a turbulência vivida fora dele. Depois de bater o Nacional-PAR por 2 a 0, no Pacaembu, o grupo viajou ao México para encarar o Cruz Azul, considerado o rival mais forte do grupo. Enquanto isso, em São Paulo, a diretoria perdeu a paciência com Adriano - que havia sido inscrito na Libertadores com a camisa 10 - e decidiu dispensá-lo. A bomba não atingiu o time, que arrancou um empate sem gols na Cidade do México.
Adriano corinthians treino (Foto: Piervi Fonseca / Globoesporte.com)Adriano foi inscrito na Libertadores com a 10, mas
não jogou e foi dispensado (Foto: Agência Estado)
Sem a maior estrela do elenco à espera de uma oportunidade para jogar, o Corinthians fez um segundo turno perfeito, com vitórias sobre o Cruz Azul (1 a 0) e Nacional (3 a 1), além da goleada por 6 a 0 sobre o Táchira, encerrando a fase de grupos em grande estilo.
Em seis partidas, foram quatro vitórias e dois empates, sendo 13 gols marcados e somente dois sofridos – aproveitamento de 77,8% dos pontos, que rendeu ao Timão a segunda melhor campanha da primeira fase, atrás apenas do Fluminense.
Oitavas: Emelec atropelado no Pacaembu
A expectativa cresceu em torno do Corinthians no mata-mata, principalmente porque, dias antes, o time foi eliminado do Paulistão em jogo único contra a Ponte Preta, no Pacaembu. O que Tite queria aconteceu: evitar um confronto contra outro brasileiro. O Emelec-EQU foi o adversário e não mostrou resistência: empate por 0 a 0, em Guayaquil, e vitória tranquila por 3 a 0, no Pacaembu.
Criava-se, porém, uma nova forma de jogar. Com Liedson e Elton em baixa, o treinador optou por mudar o esquema tático, abandonando a formação com um centroavante fixo na área. Jorge Henrique e Emerson seguiram abertos pelos lados, mas agora contando com Alex e Danilo no revezamento de quem seria o “camisa 9”.
Outra mudança importante foi no gol. Julio Cesar acabou barrado depois das falhas diante da Macaca e deu lugar ao gigante Cássio, até então pouco testado. A desconfiança, porém, durou pouco. O goleiro fez boas defesas nos dois jogos contra os equatorianos e ganhou rapidamente a torcida.
Corinthians x Vasco, Paulinho (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Paulinho marca contra o Vasco e abraça torcedor na festa  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Quartas: Paulinho garante a vaga
Não demorou muito para o Timão ter pela frente um brasileiro. Justamente o Vasco, seu grande adversário durante toda a campanha do título nacional em 2011. Mais uma vez, os paulistas levaram vantagem. A grande fase da defesa foi decisiva para isso. O empate sem gols, em São Januário, deixou a decisão para o Pacaembu lotado.
Foi o gol mais importante da minha vida"
Paulinho
Mas o sofrimento com que a Fiel tanto se acostumou a conviver estava presente no segundo duelo. Em um jogo tenso, o Corinthians não fez uma grande exibição, mas lutou. E como lutou para vencer. Primeiro, Tite acabou expulso e precisou dar orientações em meio aos torcedores nas arquibancadas. Depois, Cássio foi quem se transformou em herói ao defender um chute à queima-roupa de Diego Souza, evitando o gol vascaíno que poderia acabar com o sonho.
Por fim, quem brilhou foi um dos ícones do Timão sem estrelas. Aos 43 minutos do segundo tempo, Paulinho subiu entre os zagueiros e, de cabeça, aproveitou um escanteio certeiro batido por Alex para colocar a equipe nas semifinais pela segunda vez na história.
- Foi o gol mais importante da minha vida, da minha carreira, não tenha dúvida – vibrou Paulinho.
Emerson e Neymar, Santos x Corinthians (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com)Neymar, do Santos, foi superado por Emerson, do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Semifinais: Timão elimina o Santos de Neymar e GansoO caminho até o título tinha também um dos grandes adversários do Corinthians nos últimos anos. O Santos, liderado por Muricy Ramalho, vinha embalado da conquista da Libertadores de 2011 e do tricampeonato paulista em 2012. Mas, dentro de campo, o Timão provou que estava pronto para ser campeão.
O duelo na Vila Belmiro deu demonstrações disso. Mesmo fora de casa, o Corinthians foi melhor durante praticamente toda a partida e venceu por 1 a 0, golaço marcado por Emerson no primeiro tempo. Neymar e Paulo Henrique Ganso foram anulados pela ótima marcação e nem de longe foram os craques que os santistas esperavam.
A partida em São Paulo, contudo, não foi nada tranquila. Isso porque Neymar, ainda no primeiro tempo, colocou o Peixe em vantagem. Mas ela durou pouco. No início do segundo tempo, Danilo empatou e recolocou os corintianos no controle do jogo, iniciando a contagem regressiva para a inédita classificação.
– A classificação é pouco para a história, para as nossas ambições, mas registra muito a qualidade que esse grupo tem – afirmou Tite.
Corinthians x Boca Juniors, Danilo (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com)Danilo teve grande atuação contra o Boca Juniors (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Finais: com Sheik herói, Fiel enche a boca para gritar é campeão
Para chegar à taça, o Corinthians ainda teve de superar um dos mais tradicionais clubes da América do Sul. O Boca Juniors, dono de seis títulos em nove finais, apostou em sua mítica história na competição para atrapalhar, mas não foi páreo para o grande momento alvinegro. No primeiro duelo, na Bombonera, um desconhecido se transformou em herói. Romarinho saiu do banco para, aos 40 minutos do segundo tempo, tocar pela primeira vez na bola e garantir o empate por 1 a 1.
O finalíssima também foi marcada por muita tensão. O Boca igualou o jogo voluntarioso do Corinthians no primeiro tempo e sustentou a igualdade. Riquelme não aparece tanto, mas a sólida defesa soube controlar as principais investidas de um Timão um pouco ansioso para decidir o duelo.
Na etapa final, porém, brilhou a estrela de quem tem o diferencial técnico em um elenco de guerreiros: Emerson. Primeiro, teve o oportunismo de um centroavante para aproveitar um desvio de Danilo e bater no canto direito do goleiro. Mais tarde, arrancou pelo campo adversário, deixou a marcação para trás e tocou com estilo para fazer 2 a 0 e dar início à festa.
– Em nenhum momento deixamos de acreditar na conquista. É uma conquista inédita para o clube. É hora de comemorar – disse o herói do jogo.
Liedson e Emerson com a taça da Libertadores (Foto: Agência AP)Liedson e Emerson com a taça da Libertadores (Foto: Agência AP
)

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...