segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CORINTHIANS



Alessandro, Paulo André e Danilo serão preservados pela comissão técnica e não estarão na lista de relacionados para o duelo de quarta-feira


danilo corinthians treino (Foto: Luis Moura / Agência Estado)Danilo está fora do jogo do Timão contra o Figueira
(Foto: Luis Moura / Agência Estado)
A reapresentação do Corinthians, nesta segunda-feira, no CT Joaquim Grava, já foi suficiente para tirar de ação três jogadores. Desgastados fisicamente, o lateral-direito Alessandro, o zagueiro Paulo André e o meia Danilo estão vetados e não enfrentam o Figueirense, quarta-feira, às 22h, em Florianópolis, pelo Campeonato Brasileiro.
Os atletas atuaram os 90 minutos da vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, domingo, no Pacaembu, e serão preservados na próxima rodada para evitar possíveis lesões. O número poderá aumentar até o dia do confronto. No sábado, o Timão volta a campo para encarar o Grêmio, em São Paulo.
O técnico Tite decidirá os titulares apenas no trabalho de terça-feira pela manhã, mas os substitutos estão praticamente determinados. Guilherme Andrade ou Weldinho serão escalados na lateral, enquanto Wallace ficará com a vaga na zaga. No meio as alternativas são os volantes Guilherme ou Edenílson, além do recém-contratado meia Chiquinho.
O treinador ainda será obrigado a mexer em outras três posições. O goleiro Cássio e o volante Paulinho se apresentaram à seleção brasileira. No ataque, Emerson foi expulso diante do Galo e cumpre suspensão. Julio Cesar, Edenílson ou Guilherme e Martinez devem ficar com os lugares.
O meia Ramírez e o centroavante Guerrero foram convocados para a seleção peruana e viajaram no último domingo. Os jogadores só voltarão a ficar à disposição da comissão técnica na próxima semana.
 

BOTAFOGO



Fernanda Maia vem participando de ações de marketing do clube e faz sessão de fotos com o novo modelo, à venda a partir desta segunda-feira


Gandula Fernanda Maia com a camisa rosa do Botafogo (Foto: Divulgação / Puma)Gandula Fernanda Maia com a camisa rosa do
Botafogo (Foto: Divulgação / Puma)
O Botafogo anunciou oficialmente nesta segunda-feira o lançamento da camisa rosa. O modelo apenas feminino já está à venda e custa R$ 179,90. A gandula Fernanda Maia foi a modelo escolhida para apresentar a novidade e posou para uma sessão de fotos no Engenhão.
Fernanda ficou famosa na final da Taça Rio deste ano, quando em uma reposição rápida de bola ajudou o Botafogo a abrir o marcador contra o Vasco, na vitória por 3 a 1, no Engenhão. Desde então, ela tem participado de ações de marketing do clube.
A imagem da camisa rosa vazou na internet quinta-feira passada e teve seu lançamento confirmado pela Puma, fornecedora de material esportivo do Botafogo. Ela começou a ser comercializada nesta segunda-feira nas lojas oficiais da empresa e do clube
.

CORINTHIANS


DESTAQUES DO JOGO
  • lance capital
    17 do 2º tempo
    Douglas cobra escanteio do lado direito, e o zagueiro Paulo André entra livre, no primeiro pau. A cabeçada, no outro canto, mata o goleiro Victor.
  • arbitragem
    polêmica
    Péricles Bassols ouviu críticas de corintianos ao não dar pênalti em Sheik e depois expulsá-lo, e dos atleticanos por anular gol de Guilherme, já no fim do jogo.
  • estatística
    marcação
    O Timão levou ampla vantagem nos desarmes: foram 33 contra 13 do Atlético. No segundo tempo, a marcação foi fator decisivo para os donos da casa.
A CRÔNICA
"Aqui tem um bando de loucos!". "Aqui" no Pacaembu, no Engenhão, no Olímpico, em São Januário, no Beira-Rio... Até no Morumbi! O Corinthians entrou em campo com todas as cores na camisa para enfrentar o líder Atlético-MG e acabou dando cor ao Campeonato Brasileiro. Nada mais justo que um pintor para desenhar a aquarela brasileira corintiana. A cabeça de Paulo André fez todas as torcidas vibrarem, menos a do Galo, que, apesar de chegar a três jogos sem vitória, continua na ponta, agora empatado com o Fluminense em 44 pontos, mas com um triunfo a mais e ainda um jogo a menos.
O clima era fantástico para uma grande partida: sol, estádio cheio, o líder do Brasileirão, o campeão da Libertadores... Até o público era seleto. Ronaldo estava nas tribunas para ver seu Timão e Ronaldinho, ex-companheiro de seleção brasileira. Mas a beleza foi a entrega, disciplina, vontade e seriedade dos 22 jogadores. Talento, mesmo, só em lampejos de uns dois ou três. Por isso, natural que a bola parada resolvesse. A zaga do Atlético-MG, que havia sofrido seis gols nas últimas três rodadas, só assistiu ao cabeceio certeiro de Paulo André, no primeiro pau, após cruzamento de Douglas.
Como Fluminense e Grêmio (41 pontos), perseguidores mais próximos, apenas empataram, a rodada não foi desastrosa para os mineiros - que não perdiam desde a quinta rodada. Mas a chance de abrir vantagem se transformou em pressão ainda maior de quem vem atrás. Já o Corinthians segue em sua missão de não correr nenhum risco, cumprir um papel decente na competição e se preparar adequadamente para o Mundial de Clubes, em dezembro. Tite quer bom futebol até o fim do ano para não pegar Chelsea e companhia sem ritmo.
Na quarta-feira, o Galo - sem Ronaldinho Gaúcho, Réver e Junior Cesar, punidos com cartões - tentará manter a liderança em Salvador, contra o Bahia, às 19h30m. O Corinthians também jogará fora de casa, diante do Figueirense, às 22h. O técnico Tite já avisou que vai começar a preservar alguns jogadores do grupo quando houver duas partidas por semana, já que não há mais perspectiva de título brasileiro.
Paulinho Corinthians Ronaldinho Gaucho Atlético-MG (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ronaldinho Gaúcho é marcado por Paulinho (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Ronaldinho de um lado, Sheik do outro...
Cuca já pediu a volta de Ronaldinho à seleção brasileira, a torcida do Atlético-MG o adora, mas ainda há os que duvidam de sua redenção. O fato é que os únicos lances do primeiro tempo no Pacaembu que merecem destaque por alguma beleza plástica surgiram graças ao talento de R49. Com saúde de menino, passou duas vezes por Douglas no campo de defesa, arrancou e colocou a bola nos pés de Bernard, que rolou para Jô. Marcado, o atacante não conseguiu o chute.

jogo truncado

41FALTAS
 
11CARTÕES
 CORCAMTOTALMÉDIA*
FALTAS20214136.2
CARTÕES AMARELOS5494.9
CARTÕES VERMELHOS1120.3
*média parcial do campeonato até 02/09/2012
Foi assim, no talento de Ronaldinho e Bernard, que o Galo sobressaiu. A velocidade de Emerson, que teve de voltar ao campo de defesa para buscar jogo, fez com que Leandro Donizete e Leonardo Silva levassem cartões amarelos em faltas sobre o atacante.
O Sheik também jogou bola, e bem. Em contra-ataque puxado por ele, com participação de Danilo, Douglas e Paulinho, o Corinthians teve sua melhor chance na etapa inicial. O desvio de Marcos Rocha contra seu próprio gol foi fraco e facilitou a defesa de Victor.
Mas os destaques foram mesmo os marcadores. Principalmente Ralf e Pierre travaram as tentativas de ataque. Volantes, destruidores de ofício, suaram demais para fazer com que a vontade anulasse o talento. E tiveram ainda a ajuda dos companheiros. Danilinho, por exemplo, joga do meio para frente, mas estava deitado no gramado, se esticando para conseguir desarmar Fábio Santos.
Com tanta raça e inspiração em poucos pés, o placar só poderia estar zerado no intervalo.
Paulo andré corinthians gol atlético-mg (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Paulo André comemora seu gol com os colegas de time (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Marcação adiantada e bola parada
Inverteu o lado e também a postura dos times em campo. Quem pressionava a saída de bola, agora, era o Corinthians. Emerson e Romarinho infernizaram os zagueiros e volantes do Atlético, que simplesmente parou de criar. Os lançamentos de Ronaldinho não surtiram efeito. Ele foi recordista de passes errados: sete. Justiça seja feita, foi quem mais tentou (42).

Ranking de cartões

01PAL 0 x 0 GRE21ª RODADA13
02PAL 1 x 0 FLA17ª RODADA13
03COR 1 x 0 CAM21ª RODADA11
04PON 2 x 2 FLA3ª RODADA10
05CRU 1 x 3 GRE9ª RODADA10
média do campeonato: 5.19média e ranking até 02/09/2012
Já o lançamento de Cássio surtiu efeito. Cássio? Isso mesmo: a reposição de bola do goleiro, forte e rápida, encontrou Sheik. Ele ganhou de Réver e rolou para Romarinho finalizar para fora.
Insatisfeito com o rendimento ofensivo, Cuca trocou Jô por Guilherme, mas a marcação corintiana não deixou nem mesmo o substituto pegar ritmo de jogo. Muito mais parecido com o time aplicado que conquistou o último Brasileiro e a Libertadores, o Corinthians sufocou, não conseguiu criar muitas chances, mas resolveu o problema com a precisão de Douglas na cobrança do escanteio. Paulo André, zagueiro, escritor, pintor nas horas vagas, decolou para o delírio dos 36 mil corintianos presentes, e dos gremistas, vascaínos, tricolores cariocas e paulistas, e por aí vai...
Preocupante para a apaixonada torcida atleticana foi a falta de poder de reação da equipe. Só após as entradas de Neto Berola e Escudero nos lugares de Marcos Rocha e Leandro Donizete, o primeiro colocado pressionou. Ajudou também o fato de ter um homem a mais. Emerson, que havia recebido cartão amarelo por reclamação, levou a bola com o braço em contra-ataque e foi expulso. No mesmo lance, o inconformado Tite também foi tirado do banco de reservas pelo árbitro.
Emerson deixa o gramado revoltado, ao lado do técnico Tite (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Expulsos, Emerson e Tite deixam o gramado
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Nos últimos minutos, o Galo conseguiu chegar à área corintiana. Guilherme até fez um gol, em posição legal, mas o árbitro Péricles Bassols marcou falta de Leonardo Silva, que havia escorado de cabeça. Depois, o atacante recebeu livre, mas bateu nos pés de Cássio, que saiu bem.
Mais preocupante ainda foi o desequilíbrio de alguns jogadores. Junior Cesar reclamou tanto, que foi expulso e saiu de campo empurrado pelo companheiro Pierre. Réver também exagerou na força e recebeu o terceiro cartão amarelo. O Corinthians, alheio à luta pela liderança, aderiu ao nervosismo e também viu Chicão e Alessandro serem advertidos. Foram nove cartões amarelos e dois vermelhos na partida. E um sinal amarelo para o líder da competição.

FORMULA 1



Na Bélgica, Grosjean provoca grave acidente, tira Alonso, Hamilton e Pérez, e é suspenso por uma corrida. Massa é 5º. Pneu furado frustra Bruno Senna


Ansiosos para sentirem novamente a adrenalina das corridas de Fórmula 1 após as férias de agosto, Fernando Alonso (Ferrari), Lewis Hamilton (McLaren) e Sergio Pérez (Sauber) precisarão esperar mais uma semana para matar a saudade das disputas nas pistas. A corrida de Spa-Francorchamps terminou logo na primeira curva para eles. Os três foram vítimas do acidente provocado por Romain Grosjean, da Lotus, na largada do GP da Bégica. O francês, por sinal, terá de esperar um pouco mais. Foi suspenso por uma corrida, está fora do GP da Itália do próximo fim de semana e só retorna no GP de Cingapura, dia 23 de setembro.
Mas a prova belga deste domingo não se resumiu aos carros despedaçados na largada. Recheada de duelos, ultrapassagens e confusões, foi uma das mais movimentadas da já agitada temporada 2012. Ah... a vitória ficou com Jenson Button, da McLaren. A corrida foi tão tranquila pare ele, que poucos repararam no britânico. Felipe Massa também foi bem, chegou em quinto. Bruno Senna também vinha crescendo, era o oitavo após largar em 17º, mas um furo no pneu nas últimas voltas acabou com suas chances de marcar pontos. Seu companheiro de Williams, Pastor Maldonado, também aprontou: queimou a largada, bateu em Timo Glock e leva duas punições para o grid de Monza.
Confira os destaques - positivos e negativos - do GP da Bélgica
header trofeu nakajima (Foto: Arte esporte)
Impossível não dar a “honraria” de maior barbeiragem da corrida para Grosjean. O francês da Lotus se precipitou na largada, enroscou-se com a McLaren de Hamilton e, como um trem desgovernado, saiu carregando tudo que vinha pela frente.Confira o impressionante "strike" no vídeo. Por um lado, o britânico da McLaren, Alonso, Pérez e Kamui Kobayashi, tiveram azar de serem acertados pelo francês. Por outro, muita sorte de saírem sem nenhuma lesão séria do assombroso acidente.
header momento chave (Foto: Arte esporte)
formula 1 batida belgica acidente (Foto: Reuters)Button passa tranquilamente, enquanto caos
acontece em seus retrovisores (Foto: Reuters)
Button disputou uma corrida à parte em Spa. E a confusão na largada foi chave para isso. Passou ileso pelo boliche da primeira curva, enquanto pilotos que vinham logo atrás, como Kobayashi, Pérez e Alonso foram acertados na impressionante batida. Se desde o treino de sábado o britânico já mostrava uma soberania que dificilmente lhe tiraria a vitória, com os principais concorrentes fora da briga ficou ainda mais fácil. Sem ser ameaçado em nenhum momento, passeou tranquilamente para vencer de ponta a ponta.
header trofeu ligeirinho (Foto: Arte esporte)
Olha ele aí de novo: em Spa, Maldonado voltou a aprontar. A trapalhada de Grosjean na largada foi tão grande, que as peripécias no venezuelano até ficaram em segundo plano. Sexto no grid, o piloto da Williams foi tão “ligeirinho” que queimou a largada. Queimou tanto, que foi alvo de piada de Alonso. O espanhol brincou que, antes das luzes vermelhas se apagarem, Maldonado já era o segundo colocado. O sinal de reprovação do diretor de prova, Charlie Whiting (veja no vídeo), em sua cabine também é impagável. Mas não parou por aí. Após danificar o bico na confusão da primeira curva, o venezuelano precisou ir para os boxes. Na relargada, atingiu a Marussia de Timo Glock e abandonou. Resultado: recebeu duas punições de cinco posições no grid de largada do GP da Itália do próximo fim de semana e largará, na melhor das hipóteses, em 11º.
header sai da frente (Foto: Arte esporte)
Sebastian Vettel, da RBR, estava com tudo. Partiu em décimo e fez uma bela prova de recuperação. Fez diversas ultrapassagens e, aliado a uma estratégia de apenas um pit stop, cruzou em segundo lugar. O jovem alemão teve mais trabalho justamente com seu ídolo, o compatriota Michael Schumacher. O heptacampeão, que completava 300 GPs na Fórmula 1, fez jogo duro e ainda protagonizou uma manobra contestável ao cruzar, arriscadamente, a frente de Vettel e entrar nos boxes (vídeo). O resultado colocou Vettel na vice-liderança da temporada com 140 pontos, 24 a menos que Alonso.Confira a classificação completa.
header roda presa (Foto: Arte esporte)
Bruno Senna recebe o troféu não por culpa dele, mas pela maldita “roda presa” que acabou com a corrida do brasileiro a poucas voltas do fim. Depois de saltar da 17ª para a oitava colocação na largada, o piloto fazia mais uma prova consistente para chegar à zona de pontuação pela sétima vez no ano. Mas, repentinamente, a Williams começou a perder rendimento e Bruno foi ultrapassado pela dupla da STR, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne(vídeo). Tudo culpa de um pequeno furo no pneu traseiro direito. Com a necessidade de um pit stop inesperado a quatro voltas do fim, Bruno terminou apenas em 12º.
header holofotes (Foto: Arte esporte)
montagem namoradas Fórmula 1 Jessica Nicole  (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Reações das namoradas dos pilotos da McLaren em Spa: enquanto modelo Jessica Michibata celebra vitória de Button, cantora Nicole Scherzinger lamenta batida de Hamilton (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
No próximo fim de semana os pilotos entram em ação novamente para o GP da Itália, 13ª etapa do campeonato. Os treinos livres no tradicional circuito de Monza terão transmissão do SporTV. A corrida e o treino classificatório serão transmitidos pela TV Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real
.

BRASILEIRAO 2012


Uruguaio tem sua primeira atuação convincente com a camisa colorada e detona o Flamengo com dois gols na fácil vitória por 4 a 1 do clube gaúcho


Eleito o melhor jogador da última Copa do Mundo, em 2010, Forlán chegou ao Beira-Rio no meio desta temporada cercado de expectativa dos torcedores colorados. O início foi longe de animador: sete partidas, nenhum gol marcado, muito menos uma grande atuação. Neste domingo, no entanto, o Flamengo pagou a conta. Com dois gols e participação decisiva no triunfo do Internacional por 4 a 1, o uruguaio finalmente honrou a fama e desequilibrou a favor do clube gaúcho. O bom desempenho rendeu a nota 8,5 e o título de craque da 21ª rodada do Troféu Armando Nogueira.

Compatriota de Forlán, Lodeiro fez a diferença na vitória do Botafogo diante do Coritiba por 2 a 0, no Engenhão, e é mais um representante da Celeste Olímpica na seleção da rodada. Decisivos nos êxitos de suas equipes, o lateral-esquerdo Everton (Cruzeiro) e o zagueiroPaulo André (Corinthians) viveram jornada de protagonismo raro. Seus times bateram Náutico e Atlético-MG, respectivamente.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com o Cartola FC.
Seleção da 21ª rodada brasileiro 2012 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

GOLEIRO
Com intervenções fundamentais no triunfo do Bahia diante do São PauloMarcelo Lomba teve a melhor avaliação da rodada entre os jogadores de sua posição. O goleiro praticou uma defesa de muita plástica ao se ver cara a cara com Cícero, logo aos 14 minutos de jogo. A bela atuação rendeu a nota 8. Cássio, do Corinthians, e Diego Cavalieri, do Fluminense, também tiveram boa performance no fim de semana.

LATERAL-DIREITO


Acostumado a jogar pelos dois lados, Pará vem se firmando definitivamente na lateral direita do Grêmio. Com muita marcação e uma vontade de vencer invejável, ele foi uma das peças-chave do Tricolor gaúcho no empate sem gols contra o Palmeiras, mesmo estando com um homem a menos desde a etapa inicial. Encarregado de brecar as jogadas de Luan, Pará praticamente anulou o meia-atacante alviverde e faturou a nota 7 por isso. Alessandro (Corinthians) e Cicinho (Ponte Preta) cumpriram bem as suas obrigações dentro de campo e merecem a citação.

ZAGUEIROS

 
Titular na campanha corintiana no título brasileiro do ano passado, Paulo André recuperou o seu espaço na zaga após a venda de Leandro Castán para o futebol italiano e conquistou a nota 8. Apesar de ter a defesa como função principal, o zagueiro vem sendo decisivo também no ataque. Assim como fizera diante do Inter, ele subiu à área adversária e cabeceou para selar uma vitória por 1 a 0 do Corinthians. A vítima da vez foi o Atlético-MG. Ainda pouco badalado no cenário nacional, Ferron tem sido o xerife da boa campanha da Ponte Preta no Brasileiro. Além da valentia que usa para defender, ele é corajoso para aparecer no ataque e deixar seus gols. Foi dele o segundo da Macaca no triunfo por 3 a 1 sobre o Atlético-GO. Uma das razões para a nota 7 que recebeu. Naldo e Werley, ambos do Grêmio, ganham elogios por terem segurado o 0 a 0 contra o Palmeiras, no Pacaembu.

LATERAL-ESQUERDO
 
Efetivado como titular na lateral esquerda do Cruzeiro, Everton vive seu melhor momento na temporada. Com uma capacidade ofensiva notável, ele tem sido uma das válvulas de escape da equipe montada por Celso Roth, que muita vezes exagera no uso de volantes sem tanta criatividade. Na vitória por 3 a 0 sobre o Náutico, depois de quase deixar a sua marca no primeiro tempo, Everton cobrou a falta que deu origem ao primeiro gol, marcado por Borges, já na etapa complementar. Logo em seguida, recebeu bom passe e deixou Elber em excelentes condições para anotar o segundo gol da Raposa. O cruzeirense foi avaliado com a nota 8. Fabrício foi muito bem na goleada colorada sobre o Flamengo e ganha menção honrosa.

VOLANTES

 
juninho pernambucano vasco portuguesa (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Juninho foi decisivo na vitória do Vasco
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Com a serenidade habitual, Juninho Pernambucano novamente ditou o ritmo de uma vitória do Vasco em São Januário. Nos 2 a 0 sobre a Portuguesa, o Reizinho foi responsável por um linda assistência para o gol anotado pelo equatoriano Tenorio. Nota 7 para o craque. Foi também o quanto Tinga recebeu pelo bom desempenho que teve na vitória do Cruzeiro. Além de marcar com eficiência, o rastafari surgiu como uma flecha pela direita e cruzou para Wellington Paulista decretar o placar final de 3 a 0.

MEIAS
 
Os criadores de jogada da seleção da rodada falam espanhol. O argentino D'Alessandro voltou ao Inter após longo tempo no estaleiro e orquestrou os principais lances de perigo do Colorado. No terceiro gol da equipe gaúcha, o camisa 10 fez bela jogada e carimbou a trave antes de Forlán marcar no rebote. Pelo conjunto da obra, faturou a nota 7,5. A mesma de Lodeiro, do Botafogo. Além de cobrar o escanteio que originou o gol de cabeça de Elkeson, o uruguaio iniciou e finalizou a jogada do segundo, num carrinho de puro oportunismo. Hugo (Sport) saiu-se bem nesta 21ª rodada e ajudou a sua equipe a triunfar diante do Santos por 2 a 1.

ATACANTES
Enfim, a "estreia". Em dívida com a torcida colorada desde que chegou ao Beira-Rio, Forlán finalmente demonstrou o seu potencial com o uniforme colorado. Com dois gols de centroavante típico, aproveitando falha e rebote da zaga adversária, o gringo reviveu seus melhores dias e, de quebra, levou o "Armandinho" por ter recebido a nota mais alta da rodada: 8,5. Seu companheiro de ataque na seleção do fim de semana é Gabriel. A revelação do Bahia garantiu os três pontos ao seu time com um belo gol diante do São Paulo. Além da astúcia de roubar a bola, ele teve calma para ajeitar o corpo e bater com categoria no canto do experiente Rogério Ceni. Elber (Cruzeiro) e Aloísio (Figueirense) também fizeram bons papéis na rodada
.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...