domingo, 21 de abril de 2013

ESTADUAIS 2013



São Paulo x Penapolense, Mogi Mirim x Botafogo e Ponte Preta x Corinthians completam a próxima fase. Mirassol é rebaixado para a A2


Neymar jogo Santos Penapolense (Foto: Lucas Baptista / Futura Press)O Santos, de Neymar, bateu o Penapolense na Vila
(Lucas Baptista / Futura Press)
A rodada deste domingo no Campeonato Paulista definiu o último classificado para as quartas de final, o último rebaixado para a Série A2 e o chaveamento da próxima fase da competição. Com os resultados dos dez jogos disputados, a sequência do Paulistão terá o clássico Santos x Palmeiras como destaque, além de São Paulo x Penapolense, Mogi Mirim x Botafogo e Ponte Preta x Corinthians.
A Federação Paulista de Futebol convocou uma reunião para as 15h desta segunda-feira, em sua sede, com representantes dos oito clubes que passaram de fase. No conselho técnico, a entidade irá definir as datas e horários das quatro partidas. É provável que Santos e Palmeiras joguem no sábado, já que o Verdão terá pela frente uma longa viagem até o México, onde na terça-feira enfrentará o Tijuana pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América.
Na próxima fase, a única vantagem dos quatro times melhores colocados é a de jogar em casa. O confronto é em partida única. Em caso de empate no tempo normal, o classificado será conhecido nos pênaltis, sem prorrogação.
Nas semifinais, o vencedor de São Paulo x Penapolense enfrentará quem passar do jogo Ponte Preta x Corinthians. No outro lado, o confronto será entre os ganhadores de Mogi Mirim x Botafogo e Santos x Palmeiras.

Thiago Real jogo Palmeiras Ituano (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado)Ao término das quartas de final, os quatro melhores times do interior (excluindo os que eventualmente passarem para as semifinais) disputarão o Troféu Campeão do Interior. Se algum clube de fora da capital e de Santos avançar para a fase seguinte, Linense, XV de Piracicaba, Bragantino e São Bernardo – nesta ordem – ficarão numa espécie de lista de espera para o torneio paralelo. Como um dos confrontos será entre dois "caipiras" (Mogi x Botafogo), o Linense já está garantido.
O Palmeiras, de Tiago Real, perdeu do Ituano por 2 a 1 em Itu (Marcos Bezerra / Ag. Estado)
Na parte de baixo da tabela, o Mirassol, mesmo goleando o Linense por 3 a 0 em casa, foi rebaixado para a Série A2. O resultando vinha livrando o time da queda, mas um gol do Ituano, aos 47 minutos de segundo tempo, salvou a equipe de Itu, que venceu o Palmeiras por 2 a 1 e se mantém na elite paulista. A combinação ainda classificou o Penapolense entre os oito melhores para as quartas de final. A equipe de Mirassol vai se juntar a Guarani, São Caetano e União Barbarense, que já tinham caído na rodada anterior, na segunda divisão do próximo ano.
Na briga pelo acesso, o Rio Claro é o único que já se garantiu na primeira divisão de 2014. Guaratinguetá, Comercial, Portuguesa, Catanduvense, Capivariano, RB Brasil e Audax disputam outras três vagas.

ESTADUAIS 2013



Resende vai medir forças com o Glorioso, ao passo que Tricolor terá o Volta Redonda como adversário. Quissamã e Olaria são os dois rebaixados


Terminada a última rodada da Taça Rio neste domingo, os confrontos para a semifinal do segundo turno, bem como os clubes rebaixados para a Série B do Campeonato Carioca em 2014, estão decididos. Pelo Grupo A, se classificaram Botafogo, com 100% de aproveitamento, e Volta Redonda. No Grupo B, passaram Fluminense e Resende. No próximo fim de semana, as semifinais serão Botafogo x Resende e Fluminense x Volta Redonda.
Neste domingo, o Botafogo venceu o Volta Redonda por 1 a 0, com gol de Bruno Mendes. Com a melhor campanha na Taça Rio e também na soma dos dois turnos, os alvinegros terão vantagem em todos os jogos decisivos a partir de agora. Na semifinal da Taça Rio, o Botafogo joga por empate, o mesmo acontecendo se passar à final. Vencendo o segundo turno, os alvinegros conquistarão o título antecipado, já que foram campeões da Taça Guanabara. No caso de outra equipe vencer a Taça Rio, haverá uma decisão estadual em duas partidas e o Botafogo jogará por dois empates. Se acontecer uma vitória para cada lado pelo mesmo placar, haverá disputa por pênaltis para apontar o campeão carioca de 2013.

O Tricolor, por sinal, conseguiu avançar em primeiro lugar porque contou com um tropeço do Resende. O time sul-fluminense, que entrou na última rodada como líder do Grupo B, foi derrotado pelo Boavista, em Bacaxá, pelo placar de 3 a 2. Desta forma, encerrou sua participação com 15 pontos, um a menos que o Flu.
Também ficou definido que o Flamengo não tem mais chances de classificação, mesmo se o resultado da partida contra o Duque de Caxias for alterado ou anulado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio (TJD-RJ). Isso porque, neste domingo, o Fluminense venceu o Bangu por 2 a 0 - apenas a derrota manteria acesa a esperança rubro-negra. O clube da Gávea entrou com recurso no tribunal levantando a possibilidade de interferência externa na anulação de um gol legal de Hernane. A partida terminou empatada por 1 a 1. Foi marcada uma audiência de instrução de provas na próxima quinta-feira. A defesa do árbitro Pathrice Maia apresentará seus argumentos, e a Procuradoria do TJD decidirá se procederá ou não com a denúncia.
O Vasco, por sua vez, concluiu sua campanha melancólica no segundo turno em crise. Além da venda do maior ídolo do clube atualmente, Dedé, para o Cruzeiro, o Vasco teve Carlos Alberto suspenso preventivamente por doping e perdeu por 1 a 0 para o Madureira, por 1 a 0. Na Taça Rio, o Vasco ficou no sexto lugar do Grupo A, com sete pontos em sete jogos. Na classificação geral, o time de São Januário terminou na quarta colocação.
Na outra ponta da tabela, Olaria e Quissamã não conseguiram escapar do descenso e disputarão a Série B em 2014. O Olaria terminou os dois turnos com apenas nove pontos na classificação geral, e o Quissamã fez ainda menos: oito. Ambos os times tiveram apenas uma vitória no campeonato, sendo que o Olaria teve um empate a mais e uma derrota a menos do que o Quissamã. A sorte de ambos já estava decidida desde a penúltima rodada
.

ESTADUAIS 2013



Semifinais do Campeonato Mineiro serão disputadas em partidas 
de ida e volta. Confrontos começam no próximo fim de semana


Dagoberto Diego Souza gol Cruzeiro Tupi (Foto: Douglas Magno / Agência Estado)Dagoberto e Diego Souza comemoram gol sobre
o Tupi (Foto: Douglas Magno / Agência Estado)
A primeira fase do Campeonato Mineiro acabou neste domingo. Foram 11 rodadas, que definiram os quatro semifinalistas e os dois rebaixados ao Módulo II do Estadual. Agora, seguem na competição apenas Cruzeiro e Atlético-MG, que já estavam garantidos, além de Tombense e Villa Nova, que conquistaram a vaga na última partida. Os confrontos serão em dois jogos, em sistema de ida e volta: Cruzeiro x Villa Nova e Atlético-MG x Tombense.
Por terem melhor campanha na primeira fase, o Cruzeiro conta com vantagem sobre o Villa Nova, e o Atlético-MG, sobre o Tombense. Para chegar à decisão, os times da capital jogam por dois empates ou por uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols.
A primeira fase do Cruzeiro foi muito boa. O time celeste só não venceu o Guarani-MG, na segunda rodada, no empate por 0 a 0, na Arena do Calçado, em Nova Serrana. Única equipe invicta no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro garantiu o primeiro lugar geral, com dez vitórias. A equipe comandada por Marcelo Oliveira começou o ano com o pé direito e venceu o grande rival Atlético-MG, por 2 a 1, na reabertura do Mineirão. Desde aquela partida, o time foi arrasador e somou 31 pontos. A equipe celeste conta com o atacante Borges, artilheiro do campeonato, ao lado de Junior Negão, do Tombense, com sete gols.
Adversário celeste nas semifinais, o Villa Nova fez também uma boa campanha. A equipe foi derrotada apenas em três oportunidades, duas delas para a dupla Cruzeiro e Atlético-MG. O Leão do Bonfim conta o habilidoso meia Tchô, ex-Atlético-MG, que, com boas atuações, assistências e cinco gols marcados, é o destaque do elenco. O início de campeonato foi marcado por um empate,  contra o Tupi, por 1 a 1, mas o time conseguiu, logo em seguida, uma boa sequência de resultados, que aproximaram o time de Nova Lima do G-4. Ao término das 11 rodadas, o Villa ficou em quarto lugar.
A outra semifinal será disputada entre Atlético-MG e Tombense. O Galo iniciou a temporada com derrota, mas, depois, conseguiu vitórias seguidas, interrompida apenas diante da Caldense, na décima rodada. Na ocasião, o time era composto por jogadores reservas, já que os titulares foram poupados para o jogo contra o São Paulo, pela Taça Libertadores. A equipe, segunda melhor da primeira fase, conquistou 27 pontos e tem dois artilheiros, um deles inusitado. O zagueiro Réver e o atacante Jô já balançaram as redes em cinco oportunidades cada um. Na campanha, o Galo também contou com a habilidade de Ronaldinho Gaúcho, os gols de Diego Tardelli e a grande movimentação e volume de jogo de Bernard.
O atual campeão mineiro terá como adversário o Tombense, um estreante na elite do futebol mineiro. Em 98 anos de existência, é a primeira vez que o time de Tombos disputa o Módulo I. E justamente no ano de estreia, o time se classificou para as semifinais, após vencer o América-MG, por 2 a 0, no estádio Independência, e terminar em terceiro lugar (veja o vídeo acima). O técnico Marcelo Cabo conseguiu montar um bom time, que superou as desconfianças e contou com o inspirado artilheiro Junior Negão.
Rebaixados
A temporada 2013 deverá ser esquecida por América TO e Araxá. Se não, pelo menos que seja lembrada para que os erros cometidos não voltem a acontecer. As duas equipes foram rebaixadas para o Módulo II do Campeonato Mineiro, após péssima campanha. O América TO só conseguiu somar nove pontos no torneio e apresentou o fraco aproveitamento de 27,3%. O Araxá, que terminou na lanterna da competição, terminou com seis pontos, com aproveitamento de 18,2%
.

ESTADUAIS 2012


A CRÔNICA
Que semana para os zagueiros colorados. Após o jovem Rodrigo Moledo ser convocado para a Seleção, o outro defensor, de duas Copas do Mundo, virou na tarde deste domingo o herói da passagem do Inter à semifinal da Taça Farroupilha, o segundo turno do Gauchão. Saíram da cabeça e do pé direito de Juan, 34 anos, os dois gols da virada sobre o perigoso e qualificado Lajeadense, no Centenário, em Caxias do Sul, reduto vermelho até o fim da reforma do Beira-Rio. O também zagueiro Gabriel havia aberto o placar para o time dono da melhor campanha entre os clubes do Interior.
Na semifinal, o Inter enfrentará o Veranópolis, que venceu o Passo Fundo na noite deste domingo. A partida será disputada no dia 28 de abril. A outra semi será entre Juventude e Grêmio ou São Luiz, que se confrontam na segunda-feira, na Arena.
juan gol inter lajeadense centenário farroupilha gauchão (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)Juan marca gol da virada e sai para comemorar (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)
Força Interior: Lajeadense sai na frente
O Lajeadense deu provas, logo a dois minutos, de que seria uma tarde de apuros para o Inter. Obrigou Leandro Damião, mesmo com a 9 às costas, disputar na corrida e se atirar num carrinho para evitar o ataque rival. D'Ale, aos oito, respondeu ao atrevimento da equipe do Interior e finalizou para Eduardo Martini agarrar. Um minuto depois, no entanto, Rudiero emendou bom chute sobre as traves de Muriel.

- Não tivemos atenção - definiu um lacônico Damião, no intervalo.
Era, em suma, um jogo de iguais. Também pudera. Embora a distância oceânica de tradição entre os clubes, Inter e Lajeadense entraram em campo com as melhores campanhas do Estadual. Mas, aos 12 minutos, a igualdade evaporou. Em cobrança de falta, o o zagueiro Gabriel subiu alto e encobriu Muriel com um golpe de cabeça: 1 a 0. A torcida colorada, que aproveitou ingressos mais baratos e encheu o Centenário, não esmoreceu e começou a cantar, convicta da virada.

Parece que apenas D'Alessandro entendeu a mensagem de apoio. Era o único com lucidez suficiente para armar jogadas. De seu pé canhoto, saíram todas os lances perigosos. Na trama mais contundente, Damião recebeu o cruzamento do argentino e cabeceou. Micael salvou atabalhoado, quase fazendo contra. Enquanto isso, organizado, o meio-campo de Flávio Campos puxou ao menos três contragolpes preciosos. Faltou, todavia, perícia no último passe.
- O gol foi fruto de uma jogada ensaiada - exaltou o artilheiro da etapa inicial, Gabriel.

D'Ale agita, Forlán assiste e Juan marca
O Inter voltou sem alterações e disposto a decidir o jogo rapidamente. Aos dois minutos, D'Ale sofreu falta. Forlán cobrou e Juan cabeceou. O zagueiro marcou seu primeiro gol no ano, após ser preservado contra o Juventude. Num lance semelhante ao de abertura do placar. O Centenário explodiu em vermelho, branco e gritos. Mais do que um gol, virou senha para a reação. Com cara de massacre.
Aos 5, D'Ale cobrou falta e obrigou Martini a realizar grande defesa. Logo depois, Dunga esbravejou contra o árbitro Leandro Vuaden, pedindo mão na bola de Márcio Gabriel, dentro da área. Não foi atendido. Aos 9, D'Ale esboçou o drible La Boba e cruzou para Gabriel errar o alvo, à feição. De novo o camisa, aos 12, arrancou e seu chute, queimando a grama, só parou nas mãos do goleiro. O gringo estava impossível. Fingiu que cruzaria, aos 15, mas impôs uma curva malandra na bola, que encontrou a trave como estraga-prazeres. Seria um golaço.
O Lajeadense só conseguiu cruzar a linha divisória do campo aos 20, e ainda sem consequência. Um minuto depois, em novo cruzamento de Forlán... novo gol de Juan. O zagueiro pegou o rebote de Martini e estufou as redes: 2 a 1, virada suada e vaga garantida. Em boa tarde do Lajeadense, prevaleceu a estrela do zagueiro. Inter na semifinal.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...