quinta-feira, 25 de abril de 2013

COPA DO BRASIL 2014



Flamengo, Botafogo, Inter, Cruzeiro, Ceará, além dos goianos Goiás e Atlético-GO, jogam fora de casa na semana que vem


Diego Souza Cruzeiro x CSA (Foto: Ailton Cruz / VIPCOMM)Após eliminar o CSA em Maceió, Cruzeiro vai
enfrentar o Resende (Foto: Ailton Cruz / VIPCOMM)
A CBF divulgou no início da tarde desta quinta-feira os jogos dos dias 1º e 2 de maio, partidas de ida da segunda fase da Copa do Brasil 2013. Flamengo, Inter, Cruzeiro, Ceará, além dos goianos Goiás e Atlético-GO jogam fora de casa na próxima quarta, que também tem a partida entre Crac e Betim, em Catalão. No dia seguinte, é a vez de o Botafogo enfrenta o vencedor do duelo entre CRB e Fast, a ser definido nesta quinta.
Os demais jogos da segunda fase terão as datas a horários a serem divulgados posteriormente, segundo informa o site oficial da CBF. Ainda pela primeira fase, os duelos entre Sousa e Coritiba serão realizados nos dias 1º (19h30m, no Marizão, em Sousa, PB) e 8 de maio (21h, no Couto Pereira, em Curitiba, PB).

Confira as datas e horários (de Brasília):
Pelo regulamento da competição, nesta etapa, assim como na primeira fase, se o time visitante vencer por dois ou mais gols de vantagem, se classifica sem precisar jogar a partida de volta.
Quarta, 01/05
15h - Santo André x Goiás - Bruno José Daniel (Santo André, SP)
19h30m - Cianorte x Atlético-GO - Albino Turbay (Cianorte, PR)
19h30m - Crac x Betim - Genervino Fonseca (Catalão, GO)
21h50m - ASA ou Santa Cruz-RN x Ceará - local a definir
21h50m - Campinense x Flamengo - Amigão (Campina Grande, PB)
21h50m - Resende x Cruzeiro - Raulino Oliveira (Volta Redonda, RJ)
21h50m - Santa Cruz x Internacional - Arruda (Recife, PE)
Quinta, 02/05
19h30m - CRB ou Fast x Botafogo - Rei Pelé (Maceió, AL) ou Roberto Simonsen (Manaus, AM
)

GUARATUBA


Meninos do Joaquim Mafra partem para campeonato como heróis de Guaratuba

joaquim-mafra-bomdebola-0612-2012

NATAÇAO



Reinaldo Rosa, que treinou o campeão olímpico dos 12 aos 16 anos, afirma que o nadador nunca gostou de perder e sempre foi um menino doce


Cesar Cielo e Reinaldo Rosa (Foto: Reprodução SporTV)Cesar Cielo e Reinaldo Rosa quando ainda
treinavam juntos (Foto: Reprodução SporTV)
“Na raia quatro, Cesar Cielo, do Clube de Campo de Piracicaba”. O técnico Reinaldo Rosa fez uma visita ao passado ao escutar o locutor anunciar a prova dos 50m livre do Troféu Maria Lenk, na quarta-feira, no Rio de Janeiro. Mas não se tratava apenas de uma simples viagem no túnel do tempo. O treinador presenciava ali o retorno de seu maior atleta ao clube que lhe revelou. Feliz e orgulhoso com a contratação, o agora amigo do antigo pupilo conta que o campeão olímpico chorava quando perdia e que era um menino meio desengonçado.
- É muito emocionante isso. Antes dos 50m livre, quando disseram: "Cesar Cielo, do Clube de Campo de Piracicaba", me deu uma sensação tão gostosa. Nos quatro anos que ele treinou com a gente, foram só momentos de alegria. Ouvir essa frase de novo é muito bom, é muito satisfatório. Além dele ter sido um grande nadador nosso, é um baita amigo – disse, orgulhoso, o treinador.
Tudo o que ele conquistou até agora é consequência do trabalho dele, do esforço dele, mas também acho que tem uma grande porcentagem por causa da beleza de sua alma"
Reinaldo Rosa, técnico
O reencontro do atleta de 26 anos com seu antigo clube foi consequência de uma despretensiosa brincadeira de Reinaldo. Quando participava de uma reunião com a diretoria do clube sobre a nova temporada, sugeriu contratar o nadador mais famoso que já passou por lá. O Clube de Campo de Piracicaba resolveu fazer o convite, e Cielo, que havia sido dispensado pelo Flamengo, aceitou. Dez anos depois do fim da parceria, o ex-treinador volta a “comandar” o menino promissor de “Santa Bárbara D’Oeste”.
- Ele era um menino frágil, comprido, branquelo e com uma certa pitada de mimo. Era muito magrinho e tinha dificuldades para se locomover por ser um menino grande, com membros muito grandes. Era meio desengonçado. Mas vi nele muito interesse em buscar. Não admitia perder. Se perdia, chorava. Era muito difícil para ele administrar a derrota – disse Reinaldo, que treinou Cielo dos 12 aos 16 anos.
Natação Trofeu Maria Lenk técnico Reinaldo Rosa (Foto: Lydia Gismondi)Reinaldo comemora o reencontro com antigo pupilo dez anos depois (Foto: Lydia Gismondi)
O menino meio sem jeito, fraquinho e magrinho já se destacava nas competições, principalmente nas provas de velocidade. Ainda assim, era difícil prever naquele tempo que ele se tornaria um campeão olímpico e mundial.
- Não passava na nossa cabeça naquele momento que ele chegaria tão longe. A gente queria que ele fosse campeão estadual, campeão brasileiro. Mas o Cesar sempre foi um cara muito determinado, desde pequeno. Era um cara que você tinha que criar sempre novos limites. Você colocava um limite, e ele superava em pouco tempo. A gente não esperava tudo isso, mas, quando foi convocado para sua primeira Copa do Mundo, falei que o mundo ficaria pequeno para esse garoto.
Com três medalhas olímpicas no peito, sendo uma delas de ouro, o Cielo de hoje é bem diferente do adolescente de dez anos atrás. Reinaldo garante, porém, que a personalidade do atleta continua a mesma.
Natação Trofeu Maria Lenk Cesar Cielo (Foto: Satiro Sodre/SS Press)Cielo considera o ex-técnico como um amigo
(Foto: Satiro Sodre/SS Press)
- A doçura, a meiguice e a educação estão até hoje. É um menino muito bem criado pelos pais. Isso tudo ele não perdeu. Tudo o que ele conquistou até agora é consequência do trabalho dele, do esforço dele, mas também acho que tem uma grande porcentagem por causa da beleza de sua alma.
Apesar da distância nos últimos anos, Cielo também guardou boas lembranças do clube e de seu ex-técnico. Os dois sabem da importância que um teve na vida do outro e, hoje, são amigos.
- A relação que a gente tinha antes era de técnico e atleta, agora, é mais de amigo. A gente conversa antes e depois das provas. É uma relação muito legal. Sei da influência dele para chegar aonde eu cheguei. E ele sabe da importância que tenho para o clube para continuar tendo a natação ainda. Então, é uma troca muito bacana
.

LIBERTADORES



Boca Juniors venceu apenas uma das três partidas como mandante nesta Libertadores. Na final de 2012, Timão arrancou empate no local


Guerrero treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Pressão na Bombonera não preocupa Guerrero
(Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians)
Corinthians e Boca Juniors reeditarão a final da Taça Libertadores da América do ano passado nas oitavas de final da atual edição. Na próxima quarta-feira, o Timão reencontrará o místico estádio do time argentino: La Bombonera. No ano passado, a equipe comandada pelo técnico Tite suportou bem a pressão e deixou a casa adversária com um empate por 1 a 1, conquistado com gol de Romarinho, nos últimos minutos do segundo tempo. A bagagem adquirida no ano passado tranquiliza os alvinegros para o duelo da próxima semana.
A partida na Bombonera, realizada no dia 27 de junho de 2012, foi a primeira da história do Corinthians em uma final de Libertadores. Campeão invicto no ano passado e primeiro colocado do seu grupo neste ano, o Timão novamente decidirá o confronto com o Boca Juniors em casa. A rodagem do elenco e a experiência adquirida na competição continental são os trunfos para o reencontro com o time argentino.
Artilheiro do Timão na temporada, com 11 gols marcados, Paolo Guerrero fará a primeira partida de sua carreira na Bombonera. Tranquilo quanto à pressão que o Corinthians sofrerá como visitante em Buenos Aires, o atacante assegurou que joga ainda melhor quando a torcida rival incomoda mais.
- Estou tranquilo. Escutei muito que jogar na Bombonera é diferente porque você sente a torcida deles de perto. Eu vou me concentrar bem, mas gosto mais de jogar em um estádio cheio de torcedores do outro time - resumiu o atacante.
Capitão corintiano na conquista da Libertadores no ano passado, o lateral Alessandro alertou para a necessidade de inteligência do Timão ao enfrentar o Boca Juniors, já que as provocações argentinas serão inevitáveis. O jogador espera que a equipe repita o desempenho psicológico do ano passado, quando, além de não cair na “catimba” adversária, o Corinthians ainda reverteu o nervosismo a seu favor, especialmente no jogo de volta.
- Temos de entrar com a cabeça voltada a não ouvir provocações. É preciso estar concentrado e focado para não perder jogadores - analisou Alessandro.
Assim como o Corinthians, o Boca Juniors se classificou com uma rodada de antecedência às oitavas de final da Libertadores. A campanha do time argentino, porém, foi bem mais irregular. Das três partidas que fez em casa, o Boca perdeu duas (Toluca, do México, e Nacional, do Uruguai) e ganhou apenas uma (Barcelona de Guayaquil).
Boca Juniors Corinthians Bombonera (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)La Bombonera, o calderão do Boca Juniors (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com
)

COPA 2014



Estádio terá oito subestações projetadas. Sistema ainda evitará desperdício de energia no Beira-Rio


Projeto de iluminação do Beira-Rio (Foto: HypeStudio / DVG)Serão espalhadas 335 lâmpadas com 2.000 watts
(Foto: HypeStudio / DVG)
Da noite para o dia. Esse será o resultado da mudança com o futuro sistema de iluminação do novo Beira-Rio, capaz de, inclusive, eliminar por completo as sombras do gramado e garantir o fim de surtos de apagão durante as partidas. Ao menos é a aposta da engenheira Fernanda Borsatto, da FB Projetos e Assessorias, responsável pela execução do sistema de iluminação do estádio.
- O objetivo desse sistema é proporcionar níveis de iluminações suficientes e adequados, para permitir televisionamento com qualidade HD, sem sombras, ofuscamento e problemas de identificação dos oficiais e atletas do espetáculo - explica.
Luz sem fim: 336 lâmpadas e a inovação UPS
Na estrutura da cobertura, parte mais charmosa da reforma, serão espalhadas 336 lâmpadas de vapor metálico com 2.000 watts. Elas ficarão em uma passarela. Na altura do meio do campo, ficam esses projetores, hoje, com 1/3 deles instalados. Para evitar o desperdício em datas onde não ocorrerão partidas ou mesmo shows que aconteçam no Beira-Rio, um sistema automatizado regulará a ligação de 2% a 100% de sua carga.
Outro fator que brindará o torcedor será o “desconhecimento” da falta de luz nos arredores no estádio. Da sala de entrada e distribuição de média tensão, partirão os alimentadores para atender as oito subestações projetadas. Quatro delas serão no nível 1 (térreo) e outras quatro no nível 5 (sob as arquibancadas superiores), o que dará um total de 7.800 kVA (kilo wolt-ampère) instalados.
  •  
Projeto de iluminação do Beira-Rio (Foto: HypeStudio / DVG)Projeto de iluminação do Beira-Rio (Foto: HypeStudio / DVG)
Se mesmo assim a falta de energia comercial persistir, o estádio ainda contará com duas salas de geradores, uma para os quadrantes 1 e 4 e outra para quadrantes 2 e 3, com um total de 2.650 kVA instalados. Para cumprir as exigências da Fifa, cada sala terá um gerador convencional a diesel, que atenderá bombas d’água, irrigação, drenagem, incêndio, iluminação geral e placar eletrônico, e uma UPS (Unidade de Alimentação Ininterrupta) Dinâmica, que tem como função principal evitar paradas de energia.

O projeto está inserido na busca pela obtenção do certificado do LEED (sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental, concedida pelo Green Building Council para construções verdes).
- A UPS é um equipamento de ponta. Ela elimina pequenos cortes e piscadas de energia, filtra energia que alimenta o sistema, corrige o fator de potência e absorve cargas elevadas de partida. Quer dizer, se faltar energia em Porto Alegre, quem estiver assistindo algum evento no estádio ou pela televisão, não perceberá o ocorrido - completa Fernanda.
O Beira-Rio terá 44 lojas na fachada externa, com um restaurante no terceiro nível. A casa colorada contará com 70 camarotes (dos quais quatro pertencerão ao clube neste período), 5 mil assentos VIPs, na parte mais central do campo, onde ficava a social, e os 55 skyboxes, que serão uma área nobre, na parte mais alta do estádio, na antiga marquise, próximo às folhas metálicas que cobrirão o estádio. A casa colorada comportará 51.800 pessoas e receberá cinco jogos da Copa do Mundo de 2014
.

NOTICIAS



Blues almejam título para salvar a temporada em primeiro passo contra o Basel, na Suíça. Na caça ao bi, Benfica visita 'caldeirão' do Fenerbahçe


Lampard treino Chelsea (Foto: Getty Images)Lampard (centro) observa em treino do Chelsea
na véspera da partida (Foto: Getty Images)
Com algum favoritismo pelo peso da camisa e a qualidade dos seus elencos, Chelsea e Benfica começam seus duelos das semifinais da Liga Europa fora de casa. Nesta quinta-feira, os Blues encaram a surpresa Basel, no St. Jakob Park, enquanto o Benfica vai até o caldeirão Sükrü Saracoglu encontrar o Istambul. Ambos os jogos começarão às 16h05m (de Brasília) e terão transmissão em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM.
Juntos, Blues e encarnados somam seis títulos europeus. Atual campeão da Liga dos Campeões, o time londrino também conquistou duas vezes a hoje extinta Recopa Europeia, em 1971 e 1998. Já os portugueses faturaram duas vezes seguidas Copa dos Campeões (antiga Liga dos Campeões), em 1961 e 1962, e uma vez a Copa da Uefa (atualmente Liga Europa) em 1983.
No entanto, terão que encarar com cautela os duelos contra adversários que nunca disputaram uma semifinal europeia, mas que eliminaram times de peso nas fases anteriores da competição. O Basel despachou ninguém menos do que o Zenit St. Petersburgo e o Tottenham, enquanto o Fener levou a melhor sobre o Lazio.
Chelsea treino Basel (Foto: Reuters)Chelsea em treino no St. Jakob-Park na véspera do confronto contra o Basel (Foto: Reuters)
Ramires: 'Quero mais'
Se conquistar o título, o Chelsea pode ser o primeiro time da história a erguer o troféu da Liga Europa um ano depois de ter levado a Champions.
Não vejo o título da Liga Europa como um prêmio de consolação"
Ramires
- Já estamos na história do Chelsea por termos vencido a Liga dos Campeões, mas eu quero mais. Não vejo o título da Liga Europa como um prêmio de consolação. Será outro feito inédito na história do clube. Por isso, pode ter certeza de que terá um valor muito grande para todos nós e os torcedores. Se vier, vou comemorar como nunca - disse o brasileiro Ramires, autor de um dos gols contra o Barcelona na semifinal da Champions de 2011/2012.
Com um calendário muito puxado nas últimas semanas (oito jogos disputados desde o dia 30 de março), o técnico espanhol Rafa Benítez iniciou um rodízio dentro do seu elenco, dando prioridade para a competição continental. No último domingo, os veteranos Lampard e Terry começaram no banco a partida contra o Liverpool, que terminou empatada por 2 a 2 em Anfield Road.
- A equipe está feliz e esta competição está ajudando muito, está nos dando muitas alegrias - declarou o atacante espanhol Fernando Torres, reconhecendo que a Liga Europa pode salvar a temporada que já foi comprometida no fim do ano passado.
Fernando Torres Chelsea (Foto: Getty Images)Fernando Torres tem sido importante para o Chelsea na Liga Europa (Foto: Getty Images)
Em dezembro, o time foi eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões e perdeu para o Corinthians na final do Mundial de Clubes. O próprio Torres se sente mais à vontade na Liga Europa, já que marcou quatro gols nas últimas três partidas que disputou na competição. Como comparação, ele anotou apenas sete em 32 jogos na Premier League.
Benítez poderá contar ainda com o meia Oscar, que chegou a sentir dores na virilha no domingo mas já está apto para jogar. Já o Basel perdeu seu capitão, o veterano Alexander Frei, que pendurou as chuteiras pouco depois da classificação para as semifinais.
Luisão desfalca o Benfica
O Benfica também jogará sem seu habitual capitão, o zagueiro brasileiro Luisão, que deve ser substituído pelo compatriota Jardel. Invicto no Campeonato Português, que lidera com quatro pontos de vantagem sobre o Porto, o time de Lisboa vem embalado após a vitória por 2 a 0 sobre o Sporting no clássico da capital.
Benfica treino Fenerbahçe (Foto: Reuters)Jogadores do Benfica em momento descontraído na Turquia (Foto: Reuters)
A equipe comandada pelo técnico Jorge Jesus perdeu apenas duas das 48 partidas que disputou na temporada, ambas na Liga dos Campeões, para o Barcelona e o Spartak de Moscou. Classificado para a final da Taça de Portugal, na qual enfrentará o Vitória Guimarães, o Benfica sonha em conquistar a "tríplice coroa".
Para isso, pode se inspirar no Bayern de Munique, que já tem a vaga para a final da Champions bem encaminhada após a goleada de 4 a 0 que aplicou no Barcelona e garantiu o título da Bundesliga com seis rodadas de antecipação.
Já o Fenerbahçe contará com o apoio da sua fanática torcida que deve lotar o estádio Sükrü Saracoglu nesta quinta-feira. O time comandado pelo técnico Aykut Kocaman tentará seguir o arquirrival Galatasaray, que em 2000 tornou-se a primeira equipe turca a conquistar um título Europeu ao levar a Copa da Uefa, derrotando o Arsenal nos pênaltis com grande atuação de Taffarel
.

SELEÇAO



Atacante reclama de vaias e afirma que Seleção terá que dar um ‘jeitinho’ para ter torcedores ao lado na Copa das Confederações e na Copa Mundo


 Vaias; xingamentos; pressão. E gritos de “olé”. Foi com esse panorama que a seleção brasileira deixou o gramado do Mineirão, em Belo Horizonte, logo após o apito final no empate por 2 a 2 com o Chile (veja os gols no vídeo), na noite de quarta-feira. E como conquistar esse “temperamental” torcedor para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo? Na opinião do atacante Neymar, um dos perseguidos pelos mineiros, a tarefa não será das mais fáceis.
- É uma missão impossível. Mas todo filme de missão impossível tem um jeitinho que você consegue. Esperamos estar conquistando o torcedor de alguma forma – disse o atacante, que chegou ao seu 20º gol pela Seleção e ficou na bronca com as vaias da torcida.
Fazer bem não, ninguém gosta disso. As vaias eu não estou nem aí. É chato, é triste.
- Ninguém gosta disso. Na verdade, estou não estou nem aí. Em todo lugar que vamos com a Seleção acabamos vaiados. É chato, é triste - reclamou (assista no vídeo acima).
 Mesmo sabendo que o Brasil precisa dar o tal “jeitinho”, Neymar ainda não sabe de fato o caminho para conquistar os torcedores.
- Não sei o que fazer. Ficamos chateados de ser vaiados. Outra seleção veio aqui, e vimos o pessoal gritando olé. Chateia os jogadores. Mas é assim mesmo. O torcedor é assim, e temos que nos acostumar com isso.
 O craque santista aproveitou ainda para explicar como foi o lance em que finalizou mal ao receber uma bola de frente para o goleiro Johnny Herrera, do Chile.
 - Nem coloquei tanta força assim. Comentei com os meus amigos. A bola é leve. Se pegar em cheio nela, ela pode ir longe. E foi o que aconteceu. Se eu cavo, o pessoal ia falar que eu fiz graça. Se eu chuto de uma forma normal, os caras cornetam. Não sei mais o que eu faço (risos) – brincou o jogador.
A convocação final para a Copa das Confederações será divulgada no dia 14 de maio. A delegação da seleção brasileira vai se apresentar no dia 27 do mesmo mês, no Hotel Sheraton, em São Conrado
.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...