sábado, 16 de março de 2013

FORMULA 1



Brasileiro da Ferrari partirá em quarto, logo à frente do companheiro espanhol. Tricampeão da RBR começa ano largando na frente  A chuva que provocou a interrupção do treino classificatório na madrugada deste sábado em Melbourne, continuou a cair, mas dessa vez mais leve, permitindo a conclusão da atividade que definiu o grid do GP da Austrália. Ainda com o asfalto molhado, os pilotos foram para a pista para a disputa do Q2 e do Q3. Quem levou a melhor foi alguém acostumado com a primeira colocação. O tricampeão Sebastian Vettel ficou com a pole position. Seu companheiro Mark Webber completou a dobradinha da RBR na primeira fila. Lewis Hamilton, em seu primeiro fim de semana oficial pela Mercedes, anotou o terceiro tempo. E Felipe Massa ganhou a primeira batalha interna na Ferrari no ano: classificou-se em quarto, à frente do espanhol Fernando Alonso.

Header_Q2 Fórmula 1 (Foto: Infografia / Globoesporte.com)
Com a pista ainda úmida em decorrência da chuva intermitente que caía em Albert Park, a maioria dos pilotos optou pelos pneus intermediários no Q2. A dupla da McLaren, porém, preferiu arriscar os compostos supermacios. O experiente Jenson Button logo se arrependeu e voltou aos intermediários, enquanto Pérez teimou com os supermacios e acabou eliminado. Quem caiu fora junto com o mexicano foram Hulkenberg, Sutil, Vergne, Ricciardo, Perez e Bottas. O melhor tempo dessa parte do treino ficou com Nico Rosberg, da Mercedes. Massa se garantiu no Q3 com o quinto tempo.
Header_Q3 (Foto: Infoesporte)
No Q3, os pilotos seguiram com os intermediários inicialmente, mas acabaram voltando para os boxes para colocar os supermacios em razão das condições da pista, que melhoravam progressivamente com o fim da chuva. Button foi o primeiro a marcar tempo com esse tipo de compostos e logo retirou Vettel da ponta. Mas na sequência foi superado por todos os pilotos. Vettel anotou a melhor marca 1m27s407. Nos segundos finais, todos baixarem seus tempos, mas não conseguiram superar o alemão da RBR, o pole position
.

ESTADUAIS 2013


DESTAQUES DO JOGO
  • lance capital
    3' do 2º tempo
    Neymar faz ótima jogada pela direita, dribla dois adversários e cruza para André, sem goleiro, apenas completar para as redes. O segundo gol foi o da vitória por 2 a 1.
  • bugre
    pressão total
    Apesar da derrota  na Vila Belmiro, o Guarani vendeu o resultado caro. No segundo tempo, depois do primeiro gol, o time de Campinas cresceu e por pouco não empatou.
  • que isso, Neymar?
    em branco
    Contra sua maior vítima da carreira, o craque do Santos passou em branco pela primeira vez. Em dois lances, saiu na cara de Renan, mas perdeu de forma incomum para ele.
A CRÔNICA

Era Neymar, do Santos, contra o Guarani, sua maior vítima da carreira, na Vila Belmiro. Parecia fácil, mas foi bem longe disso. Não teve gol do camisa 11, porém sua atuação merece destaque. Depois de três partidas abaixo da média, o atacante voltou a apresentar bom futebol, mas perdeu dois gols incomuns para ele. Ainda assim, deu de presente um gol para André, que fez o segundo da sofrida vitória alvinegra por 2 a 1, neste sábado. Montillo, com um golaço, e Tiago Pagnussat, do Bugre, também deixaram suas marcas.

Apesar do triunfo, o Guarani por muito pouco não empatou. Com uma pressão forte e ótimo volume de jogo na etapa final, o time de Campinas até chegou a empatar, mas o gol foi corretamente anulado. Thiago Gentil e Ronaldo Mendes, destaques do time, deram trabalho aos defensores santistas, em uma das melhores apresentações do Guarani no estadual. No apito final, um misto de vaias e aplausos foi ouvido dos torcedores santistas.
A vitória deixa o Santos na liderança do Campeonato Paulista, com 24 pontos, mas o time aguarda as partidas de São Paulo e Ponte Preta, perseguidores na classificação, para confirmar ou não o primeiro lugar. Já o Bugre segue na parte de baixo da tabela, em 18º lugar, com nove pontos.
Agora, o Santos recebe o Mirassol, quinta-feira, às 21h, na Vila Belmiro, sem Neymar e Montillo, convocados por suas respectivas seleções. Enquanto isso, o Guarani encara o Paulista de Jundiaí, às 19h30m, também na quinta-feira, no Brinco de Ouro, em Campinas.
Bugre pressiona, mas Peixe marca
A expectativa normal para um Santos x Guarani na Vila Belmiro, com Neymar, é por pressão do mandante desde o início. Isso na teoria, pois na prática o Bugre começou melhor e assustando. Compactado em duas linhas de quatro bem postadas, a equipe de Campinas tinha em Thiago Gentil, capitão e camisa 10, e Ronaldo Mendes suas principais forças. Tanto o meia como o atacante assustaram Rafael antes dos dez minutos.
Só assim, então, o Peixe acordou. A resposta surgiu de forma perigosa da cabeça de André, que acertou a trave do goleiro Renan, aproveitando bola escorada por Edu Dracena. Apesar do lance, o centroavante foi criticado em vários momentos pelos torcedores por não aproveitar outras jogadas.
Com um Neymar sem muita inspiração, foi a vez de Montillo aparecer e abrir o placar. E de forma bonita. Em contra-ataque rápido, o argentino aproveitou bom passe de Arouca, pedalou para cima de Ademir Sopa e, de esquerda, bateu cruzado para vencer Renan, aos 34 minutos.
Já mais contido, o Bugre diminuiu o ritmo após o gol e ainda viu Ademir Sopa novamente levar bonito drible. Desta vez, Neymar aplicou um belo chapéu no volante e deu outra finta no adversário, para depois bater cruzado pela direita do ataque. E foi só.
Times crescem de produção, e Santos vence
Se a etapa inicial teve momentos de marasmo na Vila Belmiro, o segundo tempo foi elétrico. Santos e Guarani cresceram de produção e tornaram a partida emocionante. E bastaram cinco minutos de futebol inspirado de Neymar para o Peixe ampliar. Na volta do intervalo, o craque apareceu bem e certamente fará o volante Ademir Sopa ter pesadelos.
Em bobeada do volante na intermediária da defesa do Bugre, Neymar o desarmou e arrancou. Pela direita, driblou Cássio e Tiago Pagnussat, foi ao fundo e cruzou para André, sem goleiro, apenas completar para a rede, aos três minutos. Na sequência, Branco substituiu Ademir Sopa por Coutinho.
Neymar teve duas ótimas chances para espantar de vez o princípio de má fase e se consagrar na partida, mas perdeu dois gols incomuns para ele. No primeiro, ele arrancou completamente sozinho do meio até o gol, mas demorou para finalizar. Depois, tirou dois zagueiros, mas novamente concluiu em cima do goleiro Renan, que salvou o Bugre nas duas.
E como no famoso clichê da bola do “quem não faz toma”, o Guarani diminuiu a diferença. Em escanteio pela esquerda do ataque, Ronaldo Mendes cruzou para Tiago Pagnussat, que subiu mais do que toda a zaga e cabeceou firme. A bola bateu no travessão e entrou, sem chances para Rafael, aos 13 minutos.
Melhor principalmente depois do gol, o time de Campinas passou a dominar o jogo e até empatou, mas a bola na rede foi anulada. Thiago Gentil, um dos melhores do Guarani, cruzou na cabeça de Cadu, em posição irregular. Ele só deslocou Rafael.
O que se viu na Vila aos 24 minutos foi uma prova de que André não vive lua de mel com a torcida. Mesmo marcando cinco gols nos últimos cinco jogos, a substituição do centroavante pelo garoto Giva foi comemorada nas arquibancadas. O jovem de 20 anos, aliás, entrou bem e colocou mais fogo no jogo.
O Bugre seguiu pressionando até o fim, mesmo fora de casa, mas não conseguiu igualar o placar. Melhor para o Santos, que assumiu temporariamente a liderança do Campeonato Paulista.

CORINTHIANS


DESTAQUES DO JOGO
  • minuto-chave
    7' do 2º tempo
    Jorge Henrique e Sheik fazem boa trama pela direita, e o centro saiu perfeito para Douglas abrir o placar. O gol abriu a defesa do Barbarense e facilitou a vitória.
  • nome do jogo
    Sheik
    Após partidas abaixo da média, ele fez as principais jogadas do ataque e participou dos dois primeiros gols. No fim, disse que voltou a jogar com alegria.
  • Torcida
    Quase 20 mil
    Mesmo com chuva e diante de um adversário de menor porte, o Pacaembu recebeu 19.359 pagantes e viu uma bela festa na noite deste sábado.
A CRÔNICA
Nas tribunas do Pacaembu, um tranquilo Alexandre Pato. Ao mesmo tempo, no banco de reservas, um ainda mais sossegado Guerrero. Em campo, os atacantes reservas do Corinthians precisavam provar valor e conseguiram com louvor: Pato e Guerrero assistiram a uma atuação segura do Timão na vitória por 3 a 0 sobre o União Barbarense, em noite chuvosa neste sábado, no Pacaembu. Em baixa no elenco, Emerson Sheik e Douglas conseguiram mostrar na bola que não são cartas fora do baralho no elenco alvinegro. Jorge Henrique também brilhou.

Após um primeiro tempo apagado, os atacantes encontraram mais espaços na parte final. Sheik arrancou pela direita e cruzou rasteiro para Douglas finalizar e comemorar seu primeiro tento em 2013. No fim, Jorge Henrique deixou o seu gol. E Renato Augusto, nos acréscimos e em posição legal, marcou seu primeiro com a camisa do Corinthians.
 
A atuação e a vitória levaram o Timão aos 21 pontos, mais tranquilo na busca pela classificação à segunda fase do Paulista. Enquanto isso, o União Barbarense permanece na zona de rebaixamento, com míseros sete pontos.

Sem pensar em Taça Libertadores, o Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), contra o XV de Piracicaba. O União Barbarense recebe a Ponte Preta quinta-feira, às 19h30m, na Toca do Leão.
Mistão morno
A formação alternativa do Corinthians está longe de ser desentrosada. No ataque, Douglas, Jorge Henrique, Emerson Sheik e Romarinho já jogaram juntos em várias oportunidades, e um sabe como o outro se movimenta. O início do duelo mostrou isso, com um União Barbarense fechado, só esperando o time da casa atacar. O Timão chegou a ter mais de 70% do tempo de posse de bola.

A troca de passes ficou bonita, mas não chegou a ser efetiva. Para o Corinthians, faltou caprichar quando os atacantes chegaram perto da área. Não estava difícil penetrar no meio da zaga do Barbarense, tanto que Romarinho recebeu a bola sozinho três vezes no setor. Na melhor delas, saiu driblando todo mundo e, em vez de chutar a gol, preferiu cavar o pênalti. Levou um justo cartão amarelo.

Com alguns passes errados, Douglas também foi alvo de reclamações. O melhor do Timão foi Fábio Santos, incisivo pelo lado esquerdo, mais do que o normal. Com muitos avanços, teve até chances de chutar a gol. A falta de costume o fez hesitar.

Sem recursos técnicos, o rival do Timão congestionou o meio-campo com seis jogadores e deixou apenas Caihame isolado no ataque. Desnecessário dizer que ele mal tocou na bola, e que o goleiro Julio Cesar foi um mero espectador do primeiro tempo. Em má fase, Sheik foi quem mais tentou. Jogando como um centroavante, pressionou os zagueiros e, em uma roubada de bola, quase abriu o placar. Caçado pela zaga do Barbarense, ele conseguiu boas faltas laterais e cavou dois cartões amarelos para os defensores rivais, que exageraram nas pancadas.
A profecia de Sheik

- Estamos com três jogadores na frente, vamos tentar abrir mais o campo. Uma bola enfiada pelo meio, entre os laterais, certamente vai nos fazer chegar na cara do gol.

Com essa frase, Emerson Sheik deixou o primeiro tempo pedindo mais jogadas pelos lados. Em campo, logo na saída de bola da segunda etapa, uma mudança de posicionamento: o atacante deixou o centro da área e foi para a direita trocar passes com Jorge Henrique. Lá no meio, o “vazio” foi preparado para a entrada de um elemento surpresa.

Aos 7 minutos, o discurso virou realidade. Bem aberto, Sheik recebeu linda bola de Jorge Henrique entre um zagueiro e um lateral e cruzou rasteiro para o tal “vazio”. Lá, Douglas apareceu como um raio e só empurrou para a rede: 1 a 0 Corinthians, e primeiro gol do contestado meia nesta temporada. Mudança crucial no rumo da partida.

Com a vantagem, o Timão conseguiu impor seu ritmo diante de um rival sem reação. Moisés Egert, técnico do Barbarense, trocou Caihame por Dairo, sem obter sucesso. Paulinho e Renato Augusto entraram no Corinthians e mantiveram a intensidade dos demais – principalmente Sheik.

Obstinado, o atacante driblou, pedalou, fez graça, deixou companheiro na cara do gol, mas não conseguiu fazer o seu. A melhor chance foi de cabeça, em arremate bem defendido por Walter.

Mesmo assim, a sensação é de que dois dos medalhões do mistão corintiano conseguiram retomar parte da confiança perdida com a torcida. Douglas e Sheik tiveram a atuação segura de que tanto precisavam e foram aplaudidos. Bom começo para quem está em baixa e quer, aos poucos, retomar uma melhor condição dentro do Corinthians.
No fim, só deu Timão. Gil sofreu pênalti, e Chicão perdeu – o novo cobrador oficial de penalidades não conseguiu acabar com a maldição da marca da cal. Antigo cobrador, Sheik havia perdido seus dois últimos. Logo depois, porém, o atacante deu a resposta. Aos 42, ele carregou a bola na área e, após dividida, Jorge Henrique finalizou livre e contou com um desvio para fechar o placar no Pacaembu.
Ainda saiu o terceiro, aos 46: Giovanni bateu para o gol, a bola explodiu na defesa e sobrou para Renato Augusto, livre, colocar de cavadinha no gol: 3 a 0!

ESTADUAIS 2013


DESTAQUES DO JOGO
  • Inacreditável F.C.
    Seedorf
    O holandês teve boa atuação, mas não era o seu dia. Perdeu um gol sem goleiro e, logo que deixou o campo, o atacante Rafael Marques desencantou.
  • fim do jejum
    R. Marques
    Após 21 jogos pelo Botafogo sem conseguir um gol sequer, Rafael Marques teve grande noite. Deu duas assistências e balançou a rede do Engenhão.
  • ataque inoperante
    Quissamã
    Com dois gols no Carioca, o Quissamã novamente não rendeu no ataque. Teve só uma chance clara contra o Botafogo. E não aproveitou.
A CRÔNICA
O Botafogo, campeão da Taça Guanabara, venceu sem dificuldades o Quissamã, no Engenhão, neste sábado, em sua estreia na Taça Rio. O time goleou por 4 a 0 em noite de Rafael Marques. Ele deu assistências para dois gols do clube de General Severiano e, depois de 21 jogos sem conseguir balançar a rede, desencantou, dando números finais à goleada. Seedorf participou bem da distribuição de jogo, mas o seu lance mais marcante foi aos 2 minutos do segundo tempo, quando desperdiçou uma chance sem goleiro. Julio Cesar, Fellype Gabriel e Lodeiro marcaram os outros gols alvinegros.

Bomba de Julio Cesar abre placar
- Agora é manter os pés no chão. Sabe como é aqui. Temos que matar um leão por dia. O que eles (companheiros) vinham fazendo por mim, me apoiando... Diziam que, apesar de não estar fazendo o gol, estava ajudando - destacou Rafael Marques após a partida.

Com a vitória, o Botafogo assume lliderança do Grupo A. O Quissamã, por sua vez, está na lanterna da chave. No próximo domingo, o Botafogo enfrenta o Madureira, em Moça Bonita. Já o Quissamã pega o Olaria, no Moacyrzão.

Os alvinegros entraram em campo desfalcados do zagueiro Bolívar, que disputou todas as partidas do clube em 2013 e foi poupado por conta do desgaste. Ele foi substituído por André Bahia, que formou a zaga com Dória, já que Antônio Carlos se recupera de um estiramento na coxa esquerda. O meia Andrezinho, que sofreu uma lesão no púbis, e o volante Renato, que não atua desde o dia 20 de janeiro e se recupera de uma disfunção no quadril, também ficaram fora. O rival teve força máxima.
Rafael Marques gol Botafogo x Quissamã (Foto: Fabio Castro / AGIF)Rafael Marques comemora gol pelo Botafogo tirando a 'urucubaca' após 21 jogos (Foto: Fabio Castro / AGIF)
O jogo começou morno e sem grandes lances. O Botafogo procurava tomar a iniciativa, mas esbarrava nos erros de passe e numa saída de bola pouco organizada, na qual até o zagueiro Dória chegou a tentar avançar para fazer a ligação com o ataque. A primeira chance aconteceu aos 9 minutos, quando após bobeira da zaga do Quissamã em cobrança de lateral, Rafael Marques recebeu na área e ajeitou para Lodeiro bater em cima da zaga. Na sobra, Julio Cesar encheu o pé do meio da rua e a bola carimbou a trave antes de ir pela linha de fundo. Outra oportunidade, ou quase isso, só aos 17 minutos, em falta de longa distância cobrada por Seedorf com algum perigo.
O Quissamã, por sua vez, fora uma tentativa de ataque que acabou em corte seguro da defesa alvinegra nos primeiros minutos de jogo, dava sinais de que segurar o 0 a 0 já seria excelente e pouco passava do meio de campo. Isso mudou aos 25 minutos. Em bobeira da zaga alvinegra, Bruno Reis cruzou, Bruno Neves furou, e Arimax disparou um petardo para bela defesa do camisa 1 do Botafogo. Aos 31 minutos, no entanto, o Botafogo esfriou o Quissamã. Em lance aparentemente despretensioso, a zaga do time de azul não se preocupou em bloquear nova tentativa de Julio Cesar da intermediária e, desta vez, a bola entrou: 1 a 0.
Seedorf Botafogo x Quissamã (Foto: Fabio Castro / AGIF)Seedorf perdeu chance incrível na etapa final
(Foto: Fabio Castro / AGIF)
No segundo tempo, o Botafogo começou em ritmo mais veloz. Logo aos 2 minutos, em contra-ataque, Fellype Gabriel achou Lodeiro livre na intermediária. Ele avançou, esperou a saída do goleiro Ricardo e tocou para o lado. Seedorf, sozinho, com o gol vazio, isolou e perdeu o gol feito. Cinco minutos depois, o holandês perdeu nova chance, desta vez com um pouco mais de dificuldade para a finalização. Ele recebeu passe rasteiro na área, tentou tirar do goleiro e a bola passou rente à trave. Aos 10 minutos, quem teve boa chance foi Rafael Marques. Ele recebeu de Seedorf na área, dominou e bateu com perigo, mas para fora.

Aos 23 minutos, o Botafogo, que a essa altura tinha amplo domínio da partida, marcou o segundo. Rafael Marques tocou para Lodeiro bater sem defesa para Ricardo: 2 a 0. Se o atacante ainda não tinha conseguido marcar seu primeiro gol pelo Botafogo, tratou de dar outra assistência. Aos 28, recebeu na esquerda e achou Fellype Gabriel na área. Ele conseguiu dominar e fez o terceiro.
O técnico Oswaldo de Oliveira colocou Bruno Mendes no lugar de Seedorf, que saiu aplaudido e sorrindo aos 35 minutos, e em seguida Rafael Marques, enfim, desencantou: após 21 jogos sem marcar, ele recebeu de Gabriel na área e tocou no canto. Todos os jogadores foram comemorar o primeiro gol do atacante, que também foi cumprimentar o treinador. A partir daí, foi só administrar a goleada.

ESTADUAIS 2013


A CRÔNICA

Se o Grêmio não empolgou, o que dizer de Zé Roberto? O meia foi o brilho individual da vitória com discreto futebol coletivo sobre o Lajeadense, na noite desta sábado, na Arena, na abertura do segundo turno do Gauchão. Fez os dois gols do 2 a 0. E um deles foi uma obra-prima: com um gancho, encobriu o goleiro Eduardo Martini.

As duas equipes voltam a jogar na quarta-feira. Às 20h30m, na Arena Alviazul, o Lajeadense recebe o Cruzeiro. O Grêmio, uma hora e meia depois, desafia o Pelotas na Boca do Lobo.
O resultado determinou um início com pé direito ao Tricolor. Somou os primeiros três pontos no Grupo A. O time do Interior conheceu a sua primeira derrota no campeonato. Os quatro primeiros passam à fase eliminatória. O campeão terá o direito de enfrentar o Internacional na decisão do título.
Zé Roberto gol Grêmio (Foto: Edu Andrade / Agência Estado)Zé Roberto comemora um dos dois gols marcados contra Lajeadense (Foto: Edu Andrade / Agência Estado)
Futebol discreto
Apesar da escalação com força máxima e a repetição do time pela quarta vez, o Grêmio começou em ritmo lento. Teve dificuldade para sair da marcação de um rival cuja defesa era a melhor da competição - havia sofrido quatro gols em oito partidas. Precisou suar para criar oportunidades de marcar.
Começou com uma jogada de bola parada. Aos 15 minutos, Zé Roberto cobrou escanteio, Barcos desviou de cabeça, e Eduardo Martini fez boa defesa. Até então, os meias Elano e Zé Roberto não conseguiam abastecer Vargas e Barcos. Tanto que Fernando e Souza começaram a se aventurar ao ataque.
Os volantes até ameaçaram, mas só a partir da movimentação dos meias o Tricolor passou a ser superior. Zé, em passe de Elano, perdeu gol dentro da área. A grande chance ocorreria aos 25: após cruzamento de Souza, Barcos dominou na área, limpou a defesa e chutou da altura da marca do pênalti. Martini, em puro reflexo, espalmou, e a bola ainda bateu na trave.
A insistência seria recompensada. Pará foi à linha de fundo, cruzou para trás, e Zé Roberto, de primeira, concluiu no contrapé de Martini: 1 a 0, aos 30 minutos. O Lajeadense não mudou a postura. Viveu apenas de um chute cruzado de Rafael Aidar.
Gol enche os olhos
O panorama não se alterou no segundo tempo. O Grêmio continuou melhor, controlando as ações e sem correr riscos. A atuação, porém, não enchia os olhos como nas goleadas diante de Fluminense e Caracas pela Libertadores. Até que... Zé Roberto fez valer o preço do ingresso.
Revivendo a parceria com Barcos que resultara em gol contra os venezuelanos, o meia surgiu livre na frente de Martini. Então, deu um gancho e marcou por cobertura. Genial. Surpreendente. Lindo. Golaço, um dos mais bonitos na curta história do novo estádio tricolor: 2 a 0, aos 23 minutos.
Depois do gol, nada poderia merecer tamanho destaque. Houve, porém, a entrada de Kleber na vaga de Elano, após quatro meses de recuperação de cirurgia no tornozelo. Eram 27 minutos. O Gladiador mostrou vontade, participou, chutou e foi bem. Mas mostrou estar no começo agora da retomada do ritmo de jogo. Caso se inspire em Zé Roberto...

CORINTHIANS



Diante do vice-lanterna, Julio Cesar, Chicão, Douglas e Sheik formam base que joga neste sábado. Time de Santa Bárbara tenta reagir


Sheik Emerson Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Sheik volta ao time neste sábado, no Pacaembu
(Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
Faltam 20 dias para o próximo jogo do Corinthians na Taça Libertadores, dia 3 de abril, contra o Millonarios, na Colômbia. Até lá, o técnico Tite tem cinco jogos do Campeonato Paulista para cumprir alguns objetivos, a começar pelo jogo deste sábado, contra o União Barbarense, às 18h30m (horário de Brasília), no Pacaembu. Nessa sequência até o retorno da competição internacional, o Timão espera recuperar bem seus titulares, somar pontos suficientes para garantir a classificação no estadual e voltar a contar com “velhas caras novas” que estarão no time.
Neste sábado, por exemplo, o Corinthians terá os retornos de Julio Cesar, Edenílson, Chicão, Douglas, Jorge Henrique, Emerson Sheik e Romarinho, que já foram titulares em diferentes momentos da equipe no ano passado. Coincidência ou não, os sete formaram o banco de reservas na vitória por 3 a 0 sobre o Tijuana, quarta-feira passada. Da equipe principal, apenas Gil, Fábio Santos e Ralf estarão à disposição de Tite.
A entrada dos velhos conhecidos serve para dar tratamento a alguns titulares “baleados”, casos do goleiro Cássio e do zagueiro Paulo André, que conviviam com lesões, e do atacante Alexandre Pato, que não vai jogar para se preparar melhor e evitar problemas no futuro. 
O Timão tem 18 pontos na tabela e espera utilizar a sequência no Paulistão para arrancar e buscar a classificação sem sustos. Por outro lado, o União Barbarense está na zona de rebaixamento. A equipe não vence há oito jogos (seis derrotas e dois empates), sendo que a única vitória foi há quase dois meses, quando bateu o Mirassol, por 2 a 1, fora de casa, ainda pela segunda rodada. O Leão da Treze vem de empate, por 0 a 0, contra o Bragantino e, com apenas seis pontos, ocupa a  penúltima colocação.
A arbitragem será de Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Miguel Ribeiro da Costa. O PFC transmite o confronto para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real a partir das 18h30.
header as escalações 2
Corinthians: o técnico Tite utilizará apenas três titulares na partida deste sábado: o zagueiro Gil, o lateral-esquerdo Fábio Santos e o volante Ralf. Alessandro e Danilo sequer foram relacionados para o banco de reservas. De olho em subir na tabela do Campeonato Paulista, o Timão começa a partida com a seguinte formação: Cássio; Edenílson, Chicão, Gil e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Jorge Henrique e Douglas; Romarinho e Emerson.
União Barbarense: a dúvida de Claudemir Peixoto está no esquema tático: 4-5-1 ou 3-6-1. Em ambos, o treinador pretende "tumultuar" o meio de campo e complicar as chegadas do Corinthians. Assim, o zagueiro Júnior Goiano e o volante Guilherme Batata disputam a última vaga entre os titulares. O Leão da Treze deve começar com: Walter; Alex, Juliano, Camacho e Cesar; Cláudio Britto, Guilherme Batata (Junior Goiano), Edilson Azul, André Cunha e Cleverson; Caihame.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Corinthians: o goleiro Cássio (edema na coxa direita), o zagueiro Paulo André (problema no punho e nos dedos da mão esquerda) e o atacante Alexandre Pato (poupado após mialgia na coxa direita) foram vetados pelo departamento médico. O lateral-direito Alessandro e o meia Danilo acabaram poupados devido à sequência de partidas.
União Barbarense: o time tem sete desfalques confirmados. Os zagueiros Bruno Pires, Hélio e Rafael Silva, e também o atacante Cesinha cumprem suspensões. Outros dois jogadores desfalcam o Leão da Treze por conta de lesões: o volante Diogo Melo e o atacante Bachin. Já o goleiro Vanderlei pediu rescisão de contrato e não defende mais o clube na temporada.

header fique de olho 2

Corinthians: o atacante Emerson está “mordido”. Após errar duas cobranças de pênaltis consecutivas, perder a vaga para Alexandre Pato e sequer ser utilizado como opção do banco de reservas na vitória sobre o Tijuana, na última quarta, o Sheik tem tudo para desencantar neste fim de semana. Via redes sociais, o atacantes já avisou que “a chapa vai esquentar”. Até agora, ele marcou apenas um gol na temporada.
União Barbarense: o volante Cláudio Britto, capitão do time na campanha do acesso ano passado, fará sua primeira partida nesta temporada. Contratado antes o início do Paulistão, ele ficou impedido de estrear por conta de problema muscular. Recuperado, ele é um dos trunfos do Leão da Treze diante do Timão.

header o que eles disseram

Tite, técnico do Corinthians: “O São Caetano tem apenas cinco pontos, é o último colocado, e nós sofremos para empatar com eles. Espero que isso tenha servido de lição para o time, para que o nível de concentração seja bem mais alto. Quero me livrar para, lá na frente, estar em uma situação confortável”
Claudemir Peixoto, técnico do União Barbarense: Temos que congestionar o meio de campo e dar boa proteção à zaga. O Corinthians é uma equipe qualificada e que toca muito bem a bola, principalmente quando estão perto da área. Já alertei o grupo que isso não pode acontecer. O objetivo é fechar os espaços e conquistar um bom resultado”.

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpedia
* O último encontro entre Corinthians e União Barbarense no estádio do Pacaembu foi em 2003, pelas quartas de final do Campeonato Paulista daquele ano. O Timão levou a melhor, vencendo por 2 a 1, e posteriormente ficou com o título, superando o Palmeiras na semifinal e o São Paulo na decisão.
* O primeiro e único triunfo até aqui do time do interior sobre o Corinthians foi em 1999. Recém-promovido à primeira divisão naquela oportunidade, o União Barbarense venceu o Timão por 3 a 1 no estádio do Canindé.
* Após ficar longe da elite estadual desde 2005, o União Barbarense não faz boa campanha no Campeonato Paulista deste ano. Atualmente ocupa a 19ª e penúltima posição, com apenas seis pontos ganhos em 11 rodadas. O Corinthians é o sexto, com 18.
* O jogo com maior número de gols entre as duas equipes foi União Barbarense 3 x 4 Corinthians, no estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães em 31 de março de 2001.
header último confronto v2
No dia 26 de março de 2005, pela primeira fase do Campeonato Paulista, o Corinthians venceu o União Barbarense por 3 a 1 no estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães, a Toca do Leão. Naquela oportunidade, o Timão ampliou a série de invencibilidade sobre o time do interior para cinco partidas. Seria a última temporada do Leão da Treze na primeira divisão até este ano
.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...