sexta-feira, 29 de junho de 2012

CORINTHIANS

Meia do Boca Juniors reclamou da postura do Corinthians após empate na Bombonera. Agora, zagueiro do Timão responde ao argentino


Leandro Castán, do Corinthians (Foto: Gustavo Serbonchini / globoesporte.com)Leandro Castán não gostou das críticas de Riquelme
(Foto: Gustavo Serbonchini / globoesporte.com)
Após o empate por 1 a 1 entre Corinthians e Boca Juniors, na última quarta-feira, no estádio La Bombonera, em Buenos Aires, pela final da Taça Libertadores, o meiaRiquelme, da equipe xeneize, reclamou da postura dos jogadores do Timão. Para o argentino, os alvinegros ficaram recuados e praticamente não jogaram. O zagueiro corintiano Leandro Castán não gostou das críticas do adversário e fez um desafio ao camisa 10 do time de Buenos Aires.
- Não consigo lembrar de uma chance clara de gol. O jogo foi muito equilibrado. Ninguém teve muitas oportunidades. Se reclamou que ficamos atrás, vamos ver se eles vêm para cima aqui no Pacaembu - afirmou o jogador.
De acordo Castán, o estilo de jogo do Boca Juniors é semelhante ao do Corinthians. O Timão, que tem uma defesa muito sólida, sofre poucos gols e também marca poucos.
- Eu vi o Boca jogando fora de casa duas vezes. Eles são parecidos com a gente: se defendem bem e têm o contra-ataque rápido. Mas dentro do Pacaembu nós somos fortes.
De fato, o Corinthians pouco criou ao longo da primeira partida. Mas o Boca também não foi tão efetivo. Por mais que tenha ficado com a bola por mais tempo, os argentinos tiveram apenas duas chances claras: a que resultou no gol de Roncaglia e uma bola que explodiu na trave quando o jogo já estava empatado. Essa é a opinão do lateral-esquerdo Fábio Santos.
- É natural. Cada um enxerga o jogo de uma maneira. Ele acha que a gente se defendeu o tempo todo e fizemos o gol na primeira bola que chegamos. Eu acho que fomos eficientes na marcação e fizemos o gol quando a oportunidade apareceu. Não dá para querer só atacar na Bombonera senão volta com três, quatro gols na bagagem - explicou o ala.
A finalíssima entre Boca Juniors e Corinthians será nesta quarta-feira, às 21h50m, no Pacaembu. Novo empate leva a decisão a prorrogação. Persistindo a igualdade, pênaltis.

CORINTHIANS

Castán diz que, se fosse o atacante, teria dado um bico na bola. Fábio Santos ressalta que o jovem precisa manter o foco e 'não se iludir'


Treino Corinthians  (Foto: Gustavo Serbonchini / Globoesporte.com)Gol de Romarinho foi assunto entre os jogadores
(Foto: Gustavo Serbonchini / Globoesporte.com)
A frieza com que Romarinho salvou o Corinthians da derrota contra o Boca Juniors deixou todo mundo surpreso, inclusive os companheiros de time. O jogo estava 1 a 0 para os argentinos quando o atacante, em seu primeiro toque na bola, recebeu de Emerson dentro da área e, com uma cavadinha, encobriu o goleiro Orión. E isso num jogo da decisão da Taça Libertadores da América.
– Ele ainda não sabe que está no Corinthians. Falei para ele: "Você deu uma cavadinha!". Eu disse que daria um bico na bola. Isso mostra a qualidade que ele tem. Viu o goleiro caindo e a opção dele foi perfeita. Foi muita frieza. Realmente é muito bom. Humilde, do bem. Não foi um moleque que chegou cheio de perna (metido na gíria dos jogadores de futebol) – disse Leandro Castán.
Romarinho tem quatro jogos pelo Corinthians e três gols. Além daquele marcado na Bombonera, o atacante já havia feito dois na vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, domingo, no Pacaembu, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.
– O grupo o acolheu muito bem. Não tem como não acolher, também. Fez dois contra o Palmeiras e um no Boca – brincou o zagueiro, seguido de perto pelo lateral-esquerdo Fábio Santos.
– Em dois jogos o Romarinho deu mais bicho que eu e o Leandro Castán juntos – zombou Fábio Santos, em relação ao prêmio recebido pelos jogadores quando o clube consegue vitórias.
Romarinho no treino do Corinthians (Foto: Mauro Horita / Ag. Estado)Romarinho participa de treino do Corinthians (Foto: Mauro Horita / Ag. Estado)
Por mais que Romarinho tenha feito gols importantes e esteja em alta, Castán e Fábio Santos, assim como Tite, conversaram com ele para não subir à cabeça. A preocupação é para que o atacante não se iluda com a importância dos gols e que isso não atrapalhe o restante da carreira dele.
– Conversamos com ele. Para não empolgar demais. Falamos que isso é tudo mentira. Se perder, vão quebrar tudo e esquecer do gol. Ele me disse que ainda não sabia o que estava acontecendo. Ele não tem noção que foi o primeiro jogador do Corinthians a marcar um gol em uma final de Libertadores. Mas precisa se manter focado, não se empolgar. Vamos procurar ajuda-lo nesse sentido – completou Fábio Santos.
O elenco volta a trabalhar neste sábado e domingo. Ambos os treinos serão realizados pela manhã. Visando a preparação para a segunda partida da final da Libertadores, na quarta-feira, às 21h50m, no Pacaembu, o grupo não terá folga.

ATLETICO MG

Goleiro firmará até segunda-feira contrato de cinco anos com o Galo.


Victor atuou em todos os 36 jogos da temporada do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Victor atuou em todos os 36 jogos da temporada
do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
O presidente do Grêmio, Paulo Odone, anunciou na noite desta sexta-feira a venda de Victor ao Atlético-MG, adversário do Tricolor no próximo domingo, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Em troca do goleiro de 29 anos, o Grêmio receberá 50% dos direitos do zagueiro Werley e 3 milhões de euros (cerca de R$ 7,6 milhões), parcelados durante dois anos. O contrato do camisa 1 será de cinco anos.

- É um ótimo valor em se tratando de goleiro - afirmou Odone.
Pelo Twitter, o mandatário do Atlético-MG, Alexandre Kalil, também confirmou o desfecho da rápida negociação.
- Torcida mais chata do Brasil, se o problema era goleiro, não é mais. Victor é do ‪Galo‬ - escreveu.
A reunião que definiu a saída de Victor ocorreu nesta sexta-feira, em Porto Alegre. O goleiro se encontrou com a direção gremista e apresentou os valores da proposta, que seria vantajosa para todos. Para o desfecho da negociação, pesou também o fato de o camisa 1 poder voltar a trabalhar com Francisco Cersósimo, preparador de goleiros da Seleção, e que recém trocara o Olímpico pelo Galo.
alexandre kalil twitter atlético-mg (Foto: Reprodução/Twitter)Kalil informou a torcida via Twitter
(Foto: Reprodução/Twitter)
O Atlético-MG já havia tentado contratar Victor em 2011 e intensificou as investidas há duas semanas. Agora, aproveitou a ida a Porto Alegre para o confronto com o Grêmio e a urgência para não perder o prazo mínimo de jogos. Se Victor atuasse no domingo, não poderia trocar de clube, pois passaria a cota de seis partidas pelo Brasileirão.
Victor chegou ao Grêmio em 2008 e tinha contrato até 2015, num plano de carreira a longo prazo. Sua história no clube chega ao fim com 263 partidas disputadas.
Com a saída de Victor, que havia atuado em todos os jogos do Grêmio neste ano, Marcelo Grohe assume a condição de titular, o que já ocorrerá na partida de domingo, diante do Galo, no Olímpico.

EUROCOPA 2012

Cesc Fàbregas e Sergio Ramos destacam força do meio-campista, eleito o melhor em campo nas quartas e semifinal pela Azzurra: ‘Futebolista único’


Com dois gols e grande atuação, MarioBalotelli foi quem decidiu a favor da Itália na semifinal da Eurocopa 2012. Mas não é de se estranhar o fato de Andrea Pirlo ter sido novamente eleito o melhor em campo na vitória por 2 a 1 (reveja os gols) sobre a Alemanha, na última quinta-feira, em Varsóvia. A exemplo do confronto diante da Inglaterra, nas quartas, o meio-campista do Juventus desfilou com a bola nos pés e tornou-se um dos grandes temores por parte dos espanhóis para a grande decisão de domingo, em Kiev.
– Os atacantes e o meio-campista Pirlo são os maiores problemas que nós poderíamos encontrar. Não temos que centralizar na preparação e no treinamento. Balotelli será obviamente uma ameaça, como é Cassano. Temos de tentar desativar o ataque e Pirlo, que são os que controlam o jogo italiano – avaliou o meia Cesc Fàbregas, que não deixou de elogiar o polêmico atacante do Manchester City ao comentar os dois gols na véspera.
sergio ramos fabregas espanha coletiva (Foto: Agência EFE)Dupla Fàbregas e Sergio Ramos: os dois estão preocupados com todo o time da Itália (Foto: Agência EFE)
– É um grande futebolista, novamente demonstrou na quinta, teve momentos fantásticos e marcou dois golaços. Um de um verdadeiro centroavante e o segundo de craque. Esse lance na semifinal diz tudo – resumiu.
O zagueiro Sergio Ramos também tem uma opinião embasada sobre todos os nomes da Azzurra. Na memória está o empate por 1 a 1 em Gdansk, ainda na estreia pelo Grupo C. Ele teve trabalho na ocasião e vê alguma vantagem em poder atuar contra um rival conhecido.
– Sempre é bom conhecer mais coisas e, no fundo, é bom ter jogado contra eles porque essa experiência pode te servir para saber o que vai encontrar. É certo que tudo isso é muito relativo, pois podem mudar muitas coisas em relação ao primeiro jogo. A Itália é uma grandíssima seleção, com jogadores fantásticos e que contam com um futebolista único como é Andrea Pirlo.
Cassano também em alta
Antonio Cassano, com quem Sergio Ramos jogou no Real Madrid entre 2006 e 2008, é outro alvo da Fúria.
– Tive a oportunidade de desfrutar de um jogador como ele, que é um espetáculo inclusive nos treinamentos. Apesar do problema que teve nesse inverno se recuperou e, como amigo, fico muito feliz de vê-lo no nível em que está. Me sinto muito orgulhoso que tenha voltado a ser esse grandíssimo jogador que sempre foi – afirmou Ramos.
fabregas espanha coletiva (Foto: Agência EFE)Fàbregas afirma que a Espanha já fez história ao chegar à final da Eurocopa 2012 (Foto: Agência EFE)
Por fim, Fàbregas definiu o sentimento dos espanhóis diante da decisão.
– A história já fizemos, faremos mais que a história se ganharmos. E daremos tudo até o fim para poder passar grandes férias e poder descansar para vir no ano que vem com muita força e, sobretudo, celebrar a vitória com os familiares e toda a torcida que nos espera na Espanha.

Espanha e Itália duelam pelo título da Eurocopa 2012 a partir das 15h45m (de Brasília), no Estádio Olímpico de Kiev. Caso leve o título, a Fúria irá se igualar à Alemanha na quantidade de títulos (3). A Itália busca a sua segunda conquista. A TV Globo, o GLOBOESPORTE.COM e o SporTV transmitem ao vivo.

NOTICIAS

Clube italiano chega a acordo com o zagueiro para dar fim ao compromisso que iria até 30 de junho de 2014


Lúcio Inter de Milão (Foto: Getty Images)Lúcio: três anos no Inter (Foto: Getty Images)
O Inter de Milão entrou em acordo com Lúciopara que o zagueiro de 34 anos deixe a equipe. O brasileiro teria ainda dois anos de contrato com os italianos, mas as duas partes acharam melhor interromper o ciclo agora. O comunicado foi feito através do site oficial do Inter nesta sexta-feira.
- Todos no Internazionale desejam a Lúcio e toda a sua família uma carinhosa despedida - anunciou o clube, através de seu site oficial.
Desde 2009 no clube, Lúcio se despede do Inter com 136 jogos disputados e cinco gols marcados. Neste período, conquistou um Campeonato Italiano, duas Copas da Itália, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes da Fifa. O contrato do jogador iria até 30 de junho de 2014.
No Brasil, Internacional e São Paulo estariam interessados nos serviços do jogador. Recentemente, o Fenerbahçe negou que esteja interessado na contratação do zagueiro.

UFC COMBATE


Cortado da organização, lutador foi eliminado por Rony Jason na fase de quartas de final do reality show e finalizado por Rodrigo Damm no UFC 147


Não durou muito a permanência de Gasparzinho no maior evento de MMA do planeta. Conforme apurou o SPORTV.COM, o lutador potiguar, que ficou conhecido pelo comportamento agitado e brincalhão no The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões, foi dispensado pelo Ultimate após perder para Rodrigo Damm no UFC 147, em Belo Horizonte, no último fim de semana, quando foi finalizado por um mata-leão com apenas 2m12s do primeiro round. Na casa, ele havia sido eliminado nas quartas de final da divisão peso-pena pelo amigo Rony Jason, que também o finalizou no primeiro assalto, mas com uma chave de braço.
Gasparzinho TUF Brasil (Foto: Divulgação - TUF Brasil)Gasparzinho caminha para o octógono do TUF antes de enfrentar Rony Jason (Foto: Divulgação - TUF Brasil)
Após o término do TUF Brasil, todos os participantes assinaram um contrato com o Ultimate, mas nem todos eles serão aproveitados. Os únicos que têm a sequência garantida de pelo menos mais uma luta no evento são os campeões, no caso o peso-pena Rony Jason e o peso-médio Cezar Mutante. É assim em todas as edições do reality show.

NOTICIAS

Corinthians, Flamengo e São Paulo reúnem 76 milhões de torcedores, mas continuam em busca de parceiro principal para estampar marca na camisa


Uma exposição de marca que atinge diretamente 39% da população brasileira está disponível no mercado. E ninguém quer. Nos últimos cinco meses, empresas vêm recusando propostas de patrocínio master para Corinthians, Flamengo e São Paulo, que juntos somam quase 76 milhões de torcedores no país, segundo pesquisa de 2010 do Ibope. Além do trio, somente o Náutico está na mesma situação entre os 20 participantes da Série A.
No início, os altos valores pedidos travavam as negociações. Agora, com o primeiro semestre passado em branco, os clubes têm dificuldade para negociar com empresas, que já planejaram o orçamento para o resto do ano. O tempo passou. Copa do Brasil e estaduais também. E a camisa continua limpa, com exceção de patrocínios pontuais, de menor valor.
- Houve uma valorização (do espaço nas camisas), que tende a permanecer até a Copa de 2014. É natural, mas não se pode pedir loucura - explicou o vice-presidente da BMG, Márcio Alaor, que tem no orçamento atual o patrocínio a 28 clubes (contra 39 de 2011), a um custo de cerca de R$ 40 milhões, uma queda de 43% em relação ao ano passado.
Info Valores - 22-06-12 (Foto: infoesporte)
Uma explicação complementar dada por executivos de empresas é a crise econômica mundial. Instituições com capital estrangeiro estão estrangulando seus orçamentos de marketing para controlar as perdas em vendas. Com isso, as grandes marcas estão esperando pelo próximo ano, véspera da Copa do Mundo, pelo menos, para voltar a investir no futebol brasileiro.
Clubes enfrentam mercado em baixa
O Corinthians não fala em números oficialmente. No entanto, o GLOBOESPORTE.COM apurou que a diretoria está pedindo R$ 30 milhões para estampar frente e verso da camisa. O objetivo maior seria um pacote incluindo ombros e a área próxima às axilas ao custo de R$ 52 milhões. É mais do que o dobro do que a Hypermarcas - patrocinador que detinha esses espaços até o fim do Paulistão (maio) - quer pagar para fazer outro contrato. A empresa, que antes dava R$ 38 milhões ao Timão, agora quer diminuir para R$ 25 milhões, influenciada pela saída da 9ine, agência de marketing esportivo que tem como sócio Ronaldo Fenômeno e era a ponte na negociação.
- Não acho que os custos atuais sejam altos. O valor que se pagava antigamente pelas propriedades é que era muito baixo. Há um patamar mínimo que está sendo apresentado no mercado e que condiz com a nossa entrega. Estamos negociando - afirmou o diretor de marketing do Corinthians, Caio Campos.
O Flamengo tenta não repetir a história da última temporada. Em 2011, foram sete meses com a camisa limpa até assinar com a Procter & Gamble por um período de cinco meses, por R$ 5,6 milhões. A parceria com a Traffic, que pagava parte do salário de Ronaldinho Gaúcho e exigia prioridade em negociações de patrocínio master, terminou em fevereiro e atrasou o cronograma também para 2012, segundo o diretor de marketing do Rubro-Negro, Marcus Duarte.
Valores de patrocínios no eixo Rio-São Paulo
FluminenseR$ 90 milhões/ano (Unimed)*
PalmeirasR$ 75 milhões/três anos (Kia)
SantosR$ 20 milhões/ano (BMG)
BotafogoR$ 16 milhões/ano (Guaraviton)
VascoR$ 16 milhões/ano (Eletrobras)
* é o valor (aproximado) destinado pelo orçamento da empresa para pagar direitos de imagem e aquisição de direitos de jogadores. O dinheiro não vai diretamente para os cofres do Fluminense. Por contrato, a Unimed deve gastar no mínimo R$ 15 milhões por ano
- Agora estamos trabalhando com dois cenários em relação a patrocínios. Um deles é com uma empresa lá de fora, que seria um contrato mais longo, de um ano e meio, até o fim de 2013. O outro é com duas empresas nacionais, que assinariam até o fim do Brasileiro. Estamos trabalhando com agências e tentando vender para essas empresas agora em junho ou julho. As conversas estão evoluindo - garantiu o dirigente.
Duarte confirmou que o clube quer R$ 20 milhões pelo patrocínio master, deixando abertura para propostas que chegarem perto deste número. A melhor até o momento foi de R$ 15 milhões - e recusada. A verba do novo patrocinador seria somada aos R$ 8 milhões do banco BMG (mangas), R$ 5 milhões da Cosan (barra traseira da camisa e parte traseira do calção), R$ 3 milhões da Triunfo Logística (ombros) e R$ 2 milhões da Tim (interior do número da camisa), já presentes no uniforme do Flamengo.
O São Paulo também pede R$ 20 milhões, apesar de não confirmar oficialmente. A marca da BMG foi estampada até o fim do Brasileiro de 2011, mas a empresa alegou questões de reposicionamento e não renovou o contrato. Até o momento, a melhor proposta foi de R$ 12 milhões.
- Temos sondagens de empresas que nos consultam, mas não houve um acordo que chegasse ao nível pedido. Temos um dilema atualmente. Se vendermos por um valor que entendemos que é menor do que vale, jogamos o preço lá para baixo. Para readquirir o patamar depois ficará muito difícil. Se não conseguirmos para este ano, temos um fôlego com a receita que gera o nosso estádio. Ela dá condição de negociarmos com um certo equilíbrio - lembrou Julio Casares, vice de marketing do São Paulo.
Info Patrocinios - 22-06-12 (Foto: infoesporte)
'Estamos indo ao mercado no tempo errado', diz diretor
Embora os números das propostas assustem as empresas, os clubes acreditam que o maior empecilho para fechar patrocínios neste momento é o "timing" errado. Os executivos confirmam que o orçamento de 2012 já está comprometido. Com isso, os dirigentes precisam pensar mais para frente.
- Estamos indo ao mercado no tempo errado. Era para ter aberto em julho ou agosto (de 2011), para ter uma decisão em novembro e apresentar a parceria em janeiro, no início do estadual. Devido à exclusividade que tínhamos com a Traffic, só conseguiremos fechar de forma rápida com uma empresa nacional se tivermos muita sorte. O ano já começou, os orçamentos estão definidos - afirmou Duarte.
Mesmo com problemas de "timing", o diretor do Flamengo apresenta números favoráveis a quem investe em patrocínio. Segundo Duarte, a Batavo teve em 2010 um retorno de visibilidade entre R$ 76 e 77 milhões, o que, de acordo com informações do dirigente, é 3,5 vezes maior do que o valor investido. Para ele, nem mesmo as notícias de imbróglios judiciais, principalmente após a saída de Ronaldinho Gaúcho, podem sujar a imagem do clube no mercado.
- A força da marca não diminuiu. É como se o Flamengo fosse um planeta, e as estrelas ficassem passando na sua órbita. Não atingem. Claro que houve uma perda grande nos negócios com a saída do Ronaldo. Licenciamentos tiveram que parar porque ele não é mais nosso atleta, e houve uma queda na venda de camisas com todos os questionamentos e escândalos que foram para a rua. Mas o mercado já entende que o Flamengo não é apenas um atleta.
Retorno do patrocinador do Tricolor chega a dez vezes
Márcio Alaor, da BMG, concorda com a visão de Duarte e também cita números positivos da relação com o São Paulo. O contrato foi encerrado apenas porque a empresa mudou de estratégia. Com a meta de ser mais conhecida pelo público já alcançada, ela agora diminuiu o número de clubes patrocinados.
- O retorno é espetacular. A cada R$ 1 que investi no São Paulo, tive um retorno de oito, dez vezes. Eu recomendo, sem dúvida. Saímos apenas por uma questão de reposicionamento - afirmou, acrescentando que uma pesquisa feita pela empresa Sport+Market mostrou que a empresa subiu mais de 100 posições e chegou ao top 3 no ranking de conhecimento de marcas ligadas ao futebol.
O reconhecimento passa pela exposição na mídia. Até a última semana, o Corinthians teve 30 jogos transmitidos pela TV Globo. O Flamengo somou 14, e o São Paulo, nove.
'Tem que mostrar o cálculo no papel', diz diretor
Fora do eixo Rio-São Paulo, a parceria do Banrisul com Grêmio e Internacional já dura 11 anos, tornando-se o segundo patrocínio mais longo, atrás apenas de Fluminense e Unimed (14 anos). São cerca de R$ 15 milhões anuais para cada clube. Para o diretor de marketing da empresa, Guilherme Cassel, independentemente de não ser o melhor momento para a negociação, os clubes precisam mostrar que valem quanto pedem.
- Em uma mesa sempre é preciso adequar o pedido à necessidade do interlocutor. O clube pode até valer o que pedem, mas tem que mostrar o cálculo no papel. Hoje as empresas têm instrumentos, já sentam para negociar com consciência sobre a relação custo-benefício. Se a proposta não for assim, nem começam a negociar - afirmou.
O resultado fantástico que tivemos com o patrocínio trouxe oportunidades. Hoje, temos um fundo de participação nos direitos de jogadores como Montillo (10%), Paulinho (20%) e Ralf (20%)"
Márcio Alaor, vice-presidente da BMG
O pensamento do Banrisul não é uma exceção no cenário brasileiro atual. Segundo Ivan Martinho, diretor comercial da empresa de marketing esportivo Traffic, houve uma mudança de perspectiva nas relações entre marcas e clubes com o avanço do uso de ferramentas de medição de retorno.
- Antes a decisão era quase 90% emocional. O patrocinador tinha uma relação pessoal com o clube, era torcedor. À medida que os valores aumentaram muito nos últimos anos, os executivos precisavam de uma justificativa técnica para reportar o investimento aos acionistas, mais focada em aumento de vendas, relacionamento com os clientes, não apenas visibilidade. Houve uma conscientização maior - afirmou.
As empresas também estão indo além do patrocínio, como é o caso da BMG. O vice-presidente da empresa conta que atualmente faz práticas mais ligadas ao relacionamento com o clube e também com o mercado.
- O resultado fantástico que tivemos com o patrocínio trouxe oportunidades. Hoje, temos um fundo de participação nos direitos de jogadores como Montillo (10%), Paulinho (20%) e Ralf (20%). No ano passado, vendi nove atletas e tive um lucro de 72% sobre o valor investido. Além disso, melhoramos a relação com as diretorias ao possibilitar o adiantamento do pagamento de cotas da TV, quando necessário - lembrou Márcio Alaor.

Gauchão 2021

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