sábado, 9 de junho de 2012

CORINTHIANS

Na Vila Belmiro, desconfia-se de que o rival esteja atrasando a liberação de propósito para que o jogador não possa ser inscrito na Libertadores

Por Marcelo Hazan e Carlos A. FerrariSantos, SP e São Paulo
75 comentários
Bill no treino do Corinthians (Foto: Ag. Estado)Bill ainda não conseguiu se desligar do Timão
(Foto: Ag. Estado)
A transferência do atacante Bill do Corinthians para o Santos, que parecia simples e bem encaminhada, começa a ganhar ares de novela. Mesmo com a negociação acertada entre os dois clubes, a burocracia impede o atleta de fechar com o Peixe. Estava marcada para esta sexta-feira a assinatura de rescisão de contrato com o Timão, mas o desligamento foi adiado.
No clube do Parque São Jorge, a explicação oficial é de que não houve tempo de a documentação ficar pronta. No Alvinegro Praiano existem teses divergentes. Dirigentes santistas não descartam a tese de um atraso proposital do rival para dificultar a inscrição do centroavante na Libertadores (os dois times disputam, a partir da próxima quarta-feira, uma vaga na final da Taça Libertadores). Há, por outro lado, quem acredite que Bill não seria o escolhido por Muricy para a última vaga do time.
Como o primeiro jogo da semifinal será quarta-feira, a data-limite para a inclusão de um novo atleta na lista é até segunda-feira, 48 horas antes da primeira partida do confronto. Até lá, o vice-presidente do Santos não acredita que haverá tempo para regularizar a contratação.
- Acho improvável que esteja tudo certo até segunda, mas quem definirá o dono da última vaga é o Muricy Ramalho. A decisão é do técnico, não sei quem ele vai escolher. Acho bem difícil dar tempo (de inscrever Bill), pois precisaria assinar a rescisão com o Corinthians e fazer o contrato aqui. Se conseguirmos para segunda, fica como opção - explica o dirigente.
Empresário do atacante, Flávio Pires diz que aguarda um contato do Timão para tornar oficial o desligamento do jogador com o time do Parque São Jorge.
- Estou esperando o advogado do Corinthians me ligar para mandar o Bill até o clube assinar a rescisão. Isso pode ser feito no fim de semana ou no mais tardar até segunda-feira. Acho que não estão atrasando de propósito. Falei com o Duílio (Monteiro Alves, diretor de futebol) e ele disse que faríamos tudo rapidamente, sem problema algum. Acredito que o Corinthians não faria isso - afirma o agente.
Apesar de o presidente Luis Alvaro Ribeiro já ter dito que Bill esteve no CT e já fez exames recentemente, o vice-presidente Odílio diz desconhecer tal informação. Mesmo assim, o dirigente garante que o desejo da contratação permanece e que está "tudo certo", esperando apenas a rescisão.
Até o momento, o Peixe já fez duas trocas na Libertadores: Gerson Magrão substituiu Ibson, negociado com o Flamengo, e Maranhão ganhou a vaga de Pará, emprestado ao Grêmio. Na atual lista, Muricy já conta com cinco atacantes: Neymar, Borges, Alan Kardec, Rentería e Dimba. O zagueiro Vinicius Simon, emprestado ao América-MG, terá sua vaga preenchida por alguém antes das semifinais. Ewerton Páscoa é um dos favoritos a entrar na lista.

CORINTHIANS

Depois de testar Gilsinho na função, treinador opta pelo lateral-esquerdo neste sábado e deixa dúvida. No gol, Danilo Fernandes será o titular contra o Grêmio

Por Carlos Augusto FerrariSão Paulo
6 comentários
O Corinthians poderá ter uma novidade no meio-campo na partida contra o Grêmio, domingo, às 17h, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. No treino deste sábado, no CT Joaquim Grava, o último antes da viagem para o Rio Grande do Sul, o técnico Tite improvisou o lateral-esquerdo Ramon no setor.
O jogador foi titular no empate por 1 a 1 contra o Figueirense, no Pacaembu, já que Fábio Santos cumpria suspensão pela expulsão contra o Atlético-MG. Com o retorno dele, Ramon foi deslocado para o setor de criação, formando a linha de três com Douglas e Willian, tendo apenas Elton mais avançado no ataque.
ramon tite corinthians treino (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)Tite orienta equipe e testa Ramon no meio-campo (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)
No trabalho de quinta-feira à tarde, no mesmo local, o treinador havia escalado Gilsinho na função. Desta vez, porém, o atacante trabalhou com os demais atletas em outro gramado, enquanto o técnico comandava a atividade de posicionamento, tradicional às vésperas de rodada. A decisão ficará para momentos antes do início da partida.
Na defesa, Tite manteve a formação da atividade anterior, mas optou pelo goleiro Danilo Fernandes para ficar com a vaga de Cássio, preservado como os outros titulares. Julio Cesar chegou a treinar na equipe principal na quinta, mas não será relacionado para poder ser padrinho de casamento do atacante Dentinho, do Shakhtar Donetsk-UCR.
Os jogadores do Corinthians almoçam no CT Joaquim Grava e embarcam para Porto Alegre por volta das 15h. O retorno está marcado para a noite de domingo. O grupo ficará concentrado a partir de segunda-feira visando a partida contra o Santos, quarta-feira, na Vila Belmiro, pelas semifinais da Taça Libertdores.
O Corinthians enfrenta o Grêmio com a seguinte formação: Danilo Fernandes, Weldinho, Antônio Carlos, Wallace e Fábio Santos; Marquinhos, Willian Arão, Ramon (Gilsinho), Douglas e Willian; Elton.

CORINTHIANS

Mário Gobbi diz que 'está difícil' achar opções disponíveis no mercado e deixa decisão sobre o futuro do Levezinho para depois da Libertadores

Por Carlos Augusto FerrariSão Paulo
8 comentários
Liedson treino Corinthians (Foto: Agência Estado)Renovação contratual de Liedson está difícil
e Timão procura atacante (Foto: Agência Estado)
Dor de cabeça do técnico Tite desde o início da temporada, o ataque virou problema também para a diretoria do Corinthians. ComLiedson e Elton em baixa, o clube passou a procurar alternativas para o restante da temporada, mas vem esbarrando em muitas dificuldades para encontrar a opção que caiba no orçamento.
Sem muito dinheiro para investir pesado, a cúpula do futebol corintiano vem mirando jogadores que estejam em fim de contrato com outras equipes para não ter de desembolsar grandes quantias. O clube não quer realizar investimentos suntuosos com atletas que já tenham mais idade. Pavone, do Lanús-ARG, foi praticamente descartado.
– Estamos atrás, mas está difícil achar. Não posso gastar milhões com um jogador que tenha idade avançada. Estamos atrás dessa pérola, desse ícone, dessa alavanca, dessa âncora. Estamos garimpando. Quase tivemos por algumas vezes para fechar, mas acabou não dando certo – lamentou o presidente Mário Gobbi.
O Timão tentou também jogadores renomados no exterior. Dois deles do Inter de Milão-ITA. O clube chegou a procurar os italianos para tentar a contratação do uruguaio Diego Forlán e do argentino Diego Milito, ambos com mais de 30 anos. Como a equipe europeia não aceitou liberá-los gratuitamente, os paulistas desistiram das negociações.
Ninguém no Corinthians esconde a insatisfação com o ataque em 2012. Liedson, artilheiro da equipe no ano passado, com 23 gols, não manteve o rendimento e dificilmente ficará no clube no segundo semestre. Aos 34 anos, o jogador tem contrato até o fim de julho e gostaria de renovar por, no mínimo, dois anos, período descartado pelo Timão. A intenção da direção é prorrogá-lo até o encerramento da temporada.
Com o impasse, o Levezinho solicitou à diretoria que as negociações fossem interrompidas para que ele e os empresários pudessem estudar outras propostas. Atlético-MG e Botafogo surgiram como possíveis destinos. Apenas após a Taça Libertadores o futuro do jogador será decidido.
– O Liedson pediu um tempo para que conversássemos mais na frente porque ele queria ver outras situações. Isso foi respeitado. Ele goza de extremo respeito, admiração e prestígio. O momento não é de falar de reforma de contrato e de nada. O momento é de focar, trabalhar e passar para a final da Libertadores e ganhar pontos no Brasileirão. Nas próximas semanas deveremos ter uma definição sobre isso – explicou o mandatário.

NOTICIAS

Inter de Milão quer se desfazer de lateral-direito antes do fim do contrato
do jogador, que acaba no fim da próxima temporada

Por GLOBOESPORTE.COMMadri
1 comentário
Maicon Inter de Milão (Foto: AFP)Maicon pode voltar a trabalhar com Mou (Foto: AFP)
Um dos jogadores preferidos de José Mourinho na época em que treinou o Inter de Milão, Maicon pode ser jogador do Real Madrid na próxima temporada. Segundo o diário “Marca”, o brasileiro é sonho de consumo do técnico para a lateral direita.
Maicon, de 30 anos, ganha cerca de € 4 milhões (R$ 10, 1 milhões) por temporada. Fora da próxima Liga dos Campeões, o Inter estaria adotando uma política de corte de gastos excessivos, e o atleta ex-Cruzeiro estaria entre eles, ainda mais com o seu contrato terminando no próximo ano.
Esta não é a primeira vez que Maicon pode ir jogar no Real. Quando Mou foi para o time da capital espanhola, tentou levar o brasileiro junto.
Se não acertar com Maicon, o clube merengue também visa o Van der Wiel, do Ajax, e Lukasz Piszczek, do Borussia Dortmund.
 

BRASILEIRAO 2012

Time de Felipão, atônito pelo sequestro-relâmpago de Valdivia, não venceu 
no Brasileirão. Atlético-MG entra em campo badalado pelo novo reforço

Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo
10 comentários
Tudo bem que nenhum jogador é capaz, sozinho, de carregar um time inteiro nas costas. Isso, pelo menos, dentro de campo. Fora dele, desde a última segunda-feira, um único meia é foco de todas as atenções: Ronaldinho Gaúcho. Na partida deste sábado, às 21h, entre Palmeiras e Atlético-MG, no Pacaembu, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, o cenário tende a ser mantido. Esta, aliás, será a primeira atuação do camisa 49 do Galo desde que ele rescindiu, de forma polêmica e conflituosa, com o Flamengo.
Ronaldinho Gaucho treino Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Flickr Atlético-MG)Ronaldinho: ele foi foco de todas as atenções (Foto: Bruno Cantini / Flickr Atlético-MG)
Ronaldinho treinou durante toda a semana na Cidade do Galo sob os olhares de todo o país, surpreso com a negociação rápida com a equipe de Minas Gerais. Todos no Galo estavam com a expectativa de vê-lo atuar pela primeira vez pelo time mineiro no duelo contra o Bahia, na última quarta-feira, mas, por conta da burocracia da documentação, R49 não foi regularizado junto à CBF em tempo hábil. A diretoria alvinegra chegou a acusar a Ferj de culpada pelo acontecimento, o que foi negado pela federação carioca.
Na competição, o Galo vem de um empate em 1 a 1 com o Bahia, jogo que Ronaldinho assistiu de uma área reservada do estádio Independência. Antes, venceu os dois compromissos que teve, contra Ponte Preta e Corinthians.
Enquanto o Atlético-MG vive um momento de esperança com a chegada de Ronaldinho, o Palmeiras, de Felipão, passa por um período de turbulência, dentro e fora de campo. O time alviverde ainda não venceu no Brasileiro, teve pouco tempo para se preparar para o duelo com o Galo, já que enfrentou o Sport no meio da semana, e não treinou no campo na sexta-feira, por conta da chuva que caía sobre São Paulo.
Além disso, o meia Valdivia sofreu sequestro-relâmpago, e, abalado, foi liberado para viajar ao Chile. Ele é aguardado na próxima segunda, quando o Porco se prepara para o duelo decisivo contra o Grêmio, pela semifinal da Copa do Brasil.
No Brasileirão, o Palmeiras empatou o primeiro jogo, contra a Portuguesa, e perdeu os dois seguintes, contra Grêmio e Sport.
  
O GLOBOESPORTE.COM traz a cobertura completa da partida, com vídeos, fotos e matérias exclusivas, a partir das 20h30m. O Canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, transmite o jogo, para todo o país. 
header as escalações 2
Palmeiras: sem o chileno Valdivia, único problema para o técnico Luiz Felipe Scolari, o time titular alviverde não deve sofrer grandes alterações em relação às primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. O lateral-direito Artur, titular na última rodada, não foi relacionado desta vez, e Cicinho assume a vaga. Se mantiver o esquema com três atacantes, Felipão vai a campo com: Bruno; Cicinho, Henrique, Leandro Amaro e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção e Felipe (Daniel Carvalho); Luan, Maikon Leite e Barcos. 
Atlético-MG: o técnico Cuca levará apenas uma dúvida para os vestiários: Bernard ou Leandro Donizete. O treinador alvinegro confirmou a estreia de Ronaldinho Gaúcho, que entrará na vaga do argentino Escudero. O restante da equipe é a mesma que iniciou contra o Bahia. O Galo deverá entrar em campo com Giovanni; Marcos Rocha, Réver, Rafael Marques e Junior Cesar; Pierre, Richarlyson, Bernard (Leandro Donizete), Ronaldinho Gaúcho e Danilinho; Jô. 

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Palmeiras: Valdivia, que sofreu sequestro-relâmpago na noite de quinta-feira, viajou ao Chile a pedido da esposa, para se recuperar do trauma. É o único desfalque alviverde para a partida, já que nenhum jogador está suspenso ou machucado. 
Atlético-MG: o atacante Guilherme, que se recupera de estiramento na panturrilha, o volante Dudu Cearense, que trata de uma lesão no tornozelo, o atacante André, com dores no tornozelo, e o atacante Neto Berola, com fratura por estresse na bacia, não têm condições de jogo. 
 
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Palmeiras: ninguém
Atlético-MG: Marcos Rocha, Réver e Richarlyson.
 
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Márcio Chagas da Silva (RS) apita a partida, auxiliado por José Javel Silveira (RS) e Carlos Henrique Selbach (RS). Chagas participou de uma partida (Santos 0 x 0 Sport - 2ª rodada) neste Brasileiro: aplicou quatro amarelos e nenhum vermelho, marcou 29 faltas e nenhum pênalti em um campeonato que registra a média de 4,9 amarelos, 0,23 vermelhos e 36,9 faltas. 

header fique de olho 2
Palmeiras:
 o zagueiro Henrique tornou-se uma importante arma para a equipe não só no setor defensivo, mas também como elemento surpresa no campo de ataque. Contra o Grêmio, sofreu um pênalti não marcado pela arbitragem. Diante do Sport, na última rodada, o defensor deu o passe do gol de Hernán Barcos. É um perigo a mais para a zaga do Atlético-MG. 
Atlético-MG: como não poderia ser diferente, Ronaldinho Gaúcho é a grande esperança do Galo para o Brasileiro. A expectativa do time mineiro é que ele já comece a comandar a equipe dentro de campo na estreia com a camisa alvinegra. 


header o que eles disseram

Márcio Araújo, volante do Palmeiras: “A gente sabe o quanto é importante isso acontecer (vitória contra o Atlético-MG), time como o Palmeiras não pode ter um início assim. Temos de entrar em campo obsessivos pela vitória, mas sabendo que vamos enfrentar um adversário extremamente difícil”. 
Pierre, volante do Atlético-MG: "Enfrentar o Palmeiras em São Paulo é sempre difícil. Apesar de eles não estarem tão bem no Brasileiro, estão motivados pela boa campanha que vêm fazendo na Copa do Brasil. Estamos cientes das dificuldades, mas vamos em busca de um grande resultado”. 

header números e curiosidades
* Palmeiras e Atlético-MG já se enfrentaram em 65 oportunidades, com 36 vitórias do Palmeiras, 10 empates e 19 triunfos do Galo. Nesses jogos, foram 87 gols pelo Verdão e 70 pelo Atlético-MG. 
* As maiores goleadas na história deste confronto: Palmeiras 5 a 0 pela Copa do Brasil, em 1996, e Atlético-MG 4 a 0 no Brasileiro 2002, ambas no Palestra Itália. 
* Uma partida entre Palmeiras e Atlético-MG não termina empatada sem gols há oito anos (ou 15 jogos). O último 0 a 0 aconteceu em 2004, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, disputada no antigo Palestra Itália. 
No duelo mais recente entre as duas equipes, o Galo levou a melhor. No dia 30 de outubro do ano passado, o Atlético-MG recebeu o Palmeiras na
header último confronto v2
Arena do Jacaré, pelo Brasileiro, e venceu por 2 a 1. Neto Berola e Fillipe Soutto fizeram os gols do Galo, com Luan descontando para o Palmeiras.

CLASSICOS

Cristiano Ronaldo diz que seleção lusa não está entre as favoritas. Alemães continuam apostando na renovação e buscam primeiro título em 16 anos

Por GLOBOESPORTE.COMLviv, Ucrânia
A Euro 2012 começa para Portugal justamente contra quem foi eliminado em 2008, num jogo contra a Alemanha. Há quatro anos, o Cristiano Ronaldo do Manchester United chegava ao torneio com o status de astro principal de uma equipe que estava entre as favoritas. Agora, o Ronaldo do Real Madrid tem ainda mais fama, mas a seleção portuguesa que vai a campo diantes dos alemães, neste sábado, às 15h45 (horário de Brasília), em Lviv, chega desacreditada. O adversário, por outro lado, é ainda mais forte do que na última Eurocopa, em que terminou como vice-campeão. O GLOBOESPORTE.COM e o SporTV transmitem ao vivo, neste sábado, a partida entre Alemanha e Portugal.
- A Alemanha é uma equipe com poucos pontos fracos, é das mais fortes da Europa. Mas, num torneio curto, vence quem está melhor taticamente, fisicamente e erra menos. Não estamos entre os favoritos, mas isso talvez seja até melhor. Espero que Portugal seja a grande surpresa do torneio. Eu acredito sempre - afirmou Cristiano Ronaldo.
Cristiano Ronaldo, Portugal (Foto: Agência Getty Images)O português Cristiano Ronaldo é uma das grandes atrações da Euro e estará em campo (Foto: Getty Images)
O time de 2012 sente a falta de um meia de criação como o Deco de 2008, continua com problemas para encontrar um centroavante, e a defesa foi pouco confiável nas Eliminatórias. Mas nomes como Raul Meireles e João Moutinho cresceram muito desde a última Eurocopa e são peças importantes da equipe. Outra delas é Nani, que mostrou-se recuperado das dores no pé e deve ir a campo neste sábado. Mas a principal mudança está no banco de reservas. Paulo Bento ainda está longe dos feitos de Luiz Felipe Scolari, mas conseguiu consertar uma equipe que ia ladeira abaixo sob o comando de Carlos Queiróz.
- Esse grupo superou situações muito difíceis nas Eliminatórias e provou ter força e qualidade. Esperamos estar no nosso melhor nível, mas estamos convictos de que podemos bater uma seleção de grande qualidade como a Alemanha. Não existem muitas áreas além do futebol em que Portugal pode fazer frente à Alemanha - diz Paulo Bento.
Do lado germânico, o treinador Joachim Löw segue na sua bem sucedida reestruturação do futebol local. Nos últimos seis anos, a Alemanha revelou mais talentos do que nos dez anos anteriores. Mas ainda falta um título internacional, o que não vem desde o Euro 1996. Um dos símbolos da mudança da seleção alemã, o meia Bastian admite que esse é um sonho ainda não realizado.
- Não quero vencer 20 títulos pelo Bayern de Munique e me aposentar sem ter conquistado um troféu de topo com a Alemanha. Simplemente, não quero isso - afirmou.
Bastian Schweinsteiger no treino da Alemanha na Euro (Foto: Reuters)Bastian Schweinsteiger quer o título da Euro, um sonho ainda não realizado Foto: Reuters)
Os alemães estreiam na Eurocopa com algumas dúvidas. O meia Lars Bender pode ser improvisado na lateral direita com a missão de parar Cristiano Ronaldo já que o titular Jerome Boateng deixou Joachim Löw irritado por ter ido a uma festa até de madrugada, poucas horas antes do embarque para o Euro. O zagueiro Per Metersacker e o atacante Miroslav Klose também tiveram lesões e correram contra o tempo para entrar em forma.
Mas a dúvida principal é se o grupo mais jovem da Eurocopa irá ou não sentir a pressão de um grande torneio.
- Eu não vejo como um problema ter tantos jogadores jovens na equipe, mas aqui não é como no Campeonato Alemão, em que há a chance de se recuperar no jogo seguinte. Aqui, cada jogo é uma decisão. Não podemos bobear - afirma o meia Thomas Müller, de apenas 22 anos, mas já falando como um veterano com a experiência de quem foi artilheiro da última Copa do Mundo.
Histórico de confrontos

Portugal e Alemanha já se enfrentaram 16 vezes, com oito vitórias germânicas e apenas três dos lusos. A última vez em que a seleção portuguesa superou a alemã foi na primeira fase da Euro 2000, uma vitória por 3 a 0, com três gols de Sérgio Conceição. É o quarto encontro entre as duas equipes em campo neutro, com uma vitória para cada lado e um empate, todos em Eurocopas.
ALEMANHA X PORTUGAL
Neuer, Bender, Mertesacker, Badstuber e Lahm; Khedira, Schweinsteiger, Müller e Özil; Podolski e KloseRui Patricio, Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Raul Meireles, Miguel Veloso e João Moutinho; Nani, Postiga e Cristiano Ronaldo
Técnico: Joachim LöwTécnico: Paulo Bento
Árbitro: Stéphane Lannoy (França)
Estádio: Arena Lviv (Ucrânia). Horário: 15h45 (de Brasília)
Transmissão: GLOBOESPORTE.COM, SporTV.com e SporTV acompanham ao vivo

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...