quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CORINTHIANS



Após brilhar no treino de segunda-feira, chinês entra na equipe reserva nesta quarta, marca mais uma vez e ainda tenta lance de efeito

Zizao Corintians (Foto: Daniel Augusto Jr / Ag. Corinthians)Zizao está bem à vontade nos treinos do Timão
(Foto: Daniel Augusto Jr / Ag. Corinthians)
A estreia pelo Corinthians, contra o Cruzeiro, parece ter feito bem a Zizao. Depois de marcar três gols no treino de segunda-feira, o chinês voltou a se destacar. Ele marcou mais um para os reservas no coletivo realizado nesta quarta, no CT Joaquim Grava.
O oriental iniciou a atividade como opção para a equipe suplente, mas entrou cerca de 20 minutos depois na vaga de Adilson. O gol não demorou. Após um cruzamento da esquerda, o baixinho apareceu na área como um centroavante e desviou para as redes.
Os titulares venceram o trabalho em camporeduzido por 4 a 3. Guerrero, duas vezes, Paulinho e Martinez marcaram. Além de Zizao, anotaram Chiquinho e Guilherme para os reservas.
Após o treino coletivo, os atletas participaram de uma atividade de finalização. Zizao foi escalado pelo técnico Tite para efetuar os cruzamentos. Em um deles, arriscou uma “letra” para levantar a bola na área.
Apesar do destaque, o chinês dificilmente aparecerá em alguma das últimas seis partidas do Campeonato Brasileiro. O treinador corintiano quer utilizá-las para escolher os titulares no Mundial de Clubes. A única baixa do setor neste momento é Emerson, com um problema no joelho direito
.

CORINTHIANS



Treinador vai comandar o Timão até dezembro de 2013


Tite no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Tite segue no comando do Timão até o fim de 2013
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)
Cada vez mais em alta no clube, Titecontinuará como técnico do Corinthians até o fim de 2013. Após uma reunião entre a diretoria do Timão e o empresário Gilmar Veloz, nesta quarta-feira, em São Paulo, o contrato do treinador foi estendido por mais uma temporada - o vínculo atual venceria no dia 31 de dezembro.
O acordo era dado como certo pelas partes. Direção e técnico iniciaram as conversas após a conquista da Taça Libertadores, cuja final foi disputada em 4 de julho, mas deixaram para assinar o novo compromisso assim que a equipe não corresse mais riscos de rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

O Corinthians nunca escondeu que desejaria manter o treinador por, pelo menos, mais um ano e gostaria que a renovação fosse feita antes do Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão. Ele recebeu um aumento salarial para permanecer.
- Foi uma negociação muito tranquila. O Tite queria continuar, e nós queríamos que ele continuasse. Ele vai receber uma valorização normal pelo trabalho feito - afirmou o diretor adjunto de futebol do Timão, Duílio Monteiro Alves.

Em entrevista coletiva na última terça-feira, no CT Joaquim Grava, o treinador já dava indícios de que o acerto estava muito próximo. Entretanto, sem querer entrar detalhes sobre as próximas reuniões, disse que “não haveria problema algum” para a renovação.
Tite é o quinto técnico que mais vezes dirigiu o Corinthians na história. Somando suas duas passagens pelo clube (a primeira foi entre 2004 e 2005), são 189 partidas, sendo 96 vitórias, 54 empates e 39 derrotas. Ele está atrás apenas de Osvaldo Brandão (439), Rato (257), Amilcar Barbuy (240) e Nelsinho Baptista (192)
.

COPA SUL-AMERICANA


Chances não faltaram. Foram vários gols perdidos, e o Atlético-GO não conseguiu o gol que lhe daria a oportunidade de tentar 'salvar' a temporada. Em jogo de ataque contra a defesa, o Dragão venceu o Universidad Católica por 3 a 1 no Serra Dourada e foi eliminado da Copa Sul-Americana. O primeiro jogo, em Santiago, terminou 2 a 0 para os chilenos, e o gol marcado fora de casa pelos Cruzados deu a classificação pra o time andino.
Joilson e Reniê abriram 2 a 0 para os goianos. Ríos diminuiu para o Católica, e Márcio fez o terceiro do Atlético-GO, ainda no começo do segundo tempo, que teve pelo menos 45 minutos de intensa pressão dos rubro-negros em busca do quarto gol, que lhes dariam a histórica classificação. Os chilenos agora esperam o vencedor do confronto entre Independiente-ARG e Liverpool-URU para saberem o adversário das quartas de final.
Ao Dragão, resta planejar 2013. A atual temporada se encerrou para os goianos. Praticamente rebaixado no Brasileirão, a Sul-Americana era a última esperança da equipe para o ano. O Atlético-GO volta a campo no próximo sábado, pelo torneio nacional, quando enfrenta o Botafogo, no Engenhão, às 18h30m.
Blitz e gol 'fora do script'
O Atlético-GO não demorou muito para colocar em campo o discurso que manteve antes da partida. Desde o início o Dragão tomou a iniciativa do jogo, que todos no clube consideravam ser a tentativa de ‘salvar’ o ano para a equipe. O Católica mostrou que estava bastante satisfeito com a vantagem criada em Santiago, e também não tinha tanta qualidade para tentar ser mais incisivo. Os chilenos se mantiveram acuados durante todo o primeiro tempo.
Joilson gol Atlético-GO (Foto: EFE)Joilson coloca a bola no canto esquerdo de Toselli e abre o placar para o Atlético-GO. Meia foi o destaque da partida (Foto: EFE)
A pressão rubro-negra se fez principalmente pela direita, com Adriano e Joilson. Este último, que retornou ao time após sete partidas, foi o destaque da equipe brasileira. A primeira vez que o meia chegou ao ataque foi após um cruzamento de Eron, aos 11 minutos, quando chutou de primeira dentro da área, mas a bola foi para fora. No entanto, dois minutos depois estes dois jogadores voltariam a ser protagonistas e afastariam de vez o nervosismo inicial enquanto o gol não saía.
Eron avançou pela esquerda, cruzou rasteiro para Ricardo Bueno, que dominou e apenas rolou a bola pra a chegada de Joilson. O camisa 8 dominou e, com calma, colocou no canto direito de Toselli: 1 a 0 Atlético-GO. Foi o combustível ideal para que a blitz dos primeiros minutos se tornassem em uma pressão incessante sobre os chilenos. Los Cruzados se mantinham todos no campo de defesa e só se arriscavam na bola parada. Enquanto isso, o Dragão avançava com intenso fôlego. O Dragão quase chegou ao segundo com Ricardo Bueno, Pituca e Felipe.
Michael Rios comemora gol do Universidad Católica contra o Atlético-GO (Foto: AFP)Ríos comemora o gol que 'deu' a classificação para
o Universidad Católica (Foto: AFP)
Mas a agonia pelos gols perdidos se tornou em esperança aos 35 minutos. Joilson cruzou na área, Toselli saiu mal, e Reniê aproveitou a sobra para fazer o segundo: 2 a 0 Dragão, que levava a decisão para os pênaltis. Mesmo em vantagem, os goianos não diminuíram o ritmo. No entanto, os chilenos avançaram a marcação e o improvável, pelo menos até então, aconteceu. Em um contragolpe, aos 42 minutos, Pizarro deu ótimo lançamento para Sepúlveda, nas costas de Eron. O lateral cruzou rasteiro para o volante Ríos, livre, apenas empurrar para as redes, e complicar a vida do Atlético-GO: 2 a 1, resultado que anulava a possibilidade de pênaltis.
Pressão, catimba e frustração
A apreensão dos atleticanos pelo gol dos chilenos no final do primeiro tempo logo deu lugar, novamente, ao otimismo no início da etapa derradeira. Bastaram apenas dois minutos para essa mudança de sentimentos. Foi o tempo necessário para que Ricardo Bueno lançasse Joilson dentro da área, e Martínez levantasse o pé na cara do meia rubro-negro, que, na malícia, caiu no gramado.
O paraguaio Carlos Amarilla se deixou levar pelo teatro do brasileiro e marcou o pênalti, para reclamação geral dos visitantes. Alheio à situação, o goleiro Márcio foi para a cobrança e, confiante, colocou no canto direito de Toselli, fazendo o terceiro do Dragão. O gol não alterou o panorama do jogo, que seguiu com pressão intensa dos goianos. No entanto, o Universidad Católica se organizou e era perigoso nos contra-ataques. Além do gol, Márcio foi decisivo também em duas excelentes defesas, após chutes de Pizarro e Silva.
Márcio comemora gol do Atlético-GO contra o Universidad Católica (Foto: Reuters)Márcio fez de pênalti, mas Dragão não conseguiu
marcar o quarto (Foto: Reuters)
Mas o jogo, definitivamente, tinha o Atlético-GO como dono. O Dragão seguia com o domínio da posse de bola, mas insistindo pelos ataques nas pontas. A esperança goiana quase se tornou em realidade aos 17 minutos. Após uma ótima trama pela direita, Diogo Campos recebeu na área, chutou de perna esquerda, e Toselli deu o rebote nos pés de Ricardo Bueno, que balançou as redes. Entretanto, o um metro de impedimento do jogador invalidou o lance.
O gol anulado aumentou ainda mais a ansiedade dos goianos. A partir dali, o jogo ganhou um ingrediente a mais além da pressão atleticana: a ‘catimba’ chilena. O Dragão se mantinha no campo de ataque, insistindo nas bolas aéreas, mas sem sucesso. Los Cruzados quase não tinham a bola nos pés, mas quando a tinham, tentavam ganhar tempo, principalmente nas cobranças de falta. Tal circunstância dramática seguiu até os minutos finais. Ricardo Bueno ainda desperdiçou duas chances após bons cruzamentos, mas o gol que daria a classificação histórica e ‘salvaria’ o ano para o Atlético-GO, não veio.

CORINTHIANS



Alex Teixeira, Willian e Fernandinho exaltam velocidade, posse de bola e bloqueio a Oscar, Hazard e Mata: ‘Corinthians pode dar trabalho’, apostam


Uma vitória com autoridade. O Shakhtar Donetsk não deu chances para o Chelsea na noite de terça-feira, na Donbass Arena, e assumiu a liderança do Grupo E da Liga dos Campeões da Europa. A vitória por 2 a 1 impressionou pela maneira como foi construída, principalmente no primeiro tempo, e acabou sendo magra para um time que concluiu 23 vezes ao gol de Petr Cech. Após a partida, os brasileiros aproveitaram para mandar dicas ao Corinthians de como bater os Blues em uma provável final do Mundial de Clubes, dia 16 de dezembro, no Japão.

Autor do primeiro gol do time laranja e preto, logo aos três minutos, Alex Teixeira sugeriu coragem ao Timão e revelou que os ex-corintianos da equipe estão preparados caso Tite peça informações.
comemoração do Shakhtar Donetsk contra o Chelsea (Foto: Agência Reuters)Com moral, os brasileiros que atuam no Shakhtar mostram o caminho para os corintianos
(Foto: Agência Reuters)
- (A vitória) Poderia ser de mais, mas o importante foi vencer e assumir a liderança do grupo. Acho que o Corinthians tem que ir para cima sem medo. Jogamos em casa e fizemos assim. O Dentinho e o Willian vão dar a dica para eles (risos).

E Willian não teve dúvidas em apontar a atuação do Shakhtar como exemplo a ser seguido caso realmente aconteça o encontro em Yokohama. O camisa 10 acredita que posse de bola e, principalmente, velocidade nas saídas da defesa para o ataque serão fundamentais para levar o Corinthians ao triunfo.

- Nosso time tem muitos jogadores rápidos e habilidosos. Jogamos curtinho, gostamos de ter a bola, e quando temos espaço vamos mesmo para cima, tentamos o drible, o chute... O Corinthians também sabe sair rápido para o jogo. Devem marcar forte e usar bem a velocidade do Sheik, do Paulinho, do Romarinho, que é útil para um jogo como esse. Se o Corinthians jogar como nós jogamos, vai dar muito trabalho ao Chelsea.

Autor do segundo gol e brasileiro mais experiente do time ucraniano, Fernandinho foi ainda mais esclarecedor em seu conselho aos corintianos. Responsável pela ligação entre defesa e ataque no Shakhtar, o meio-campo deixou clara a preocupação em evitar que o trio formado por Hazard, Mata e Oscar fique muito tempo com a bola.

- É preciso estudar muito bem a equipe adversária. Observamos muito o Chelsea, sabíamos das qualidades dos jogadores, os pontos fracos, e colocamos em prática nosso melhor, mantendo a bola no chão para os jogadores de qualidade que temos na frente. Deixamos a bola chegar o mínimo possível na nossa defesa, porque sabíamos que eles nos criariam problemas. Com a ginga brasileira, o Corinthians pode vencer.

Segundo Fernandinho, ao minimizar as ações dos três armadores, o adversário automaticamente ganha campo para jogar. Repleto de jogadores com características ofensivas, o Chelsea muitas vezes acaba se expondo ao ser desarmado. Com apenas Obi Mikel como responsável pelo combate direto no meio-campo, uma vez que Ramires também tem funções ofensivas, os ingleses muitas vezes veem o quarteto defensivo Ivanovic, Terry, David Luiz e Ashely Cole no mano a mano com os adversários.

- Tem um pouco de diferença do time que venceu a Champions para o atual. Muitas vezes, os jogadores ofensivos atacavam e não voltavam. Eles ficavam com os quatro defensores e só o volante fixo à frente da zaga. É um estilo diferente. O time que venceu a competição era mais compacto, jogava mais preocupado em se defender. Se o Corinthians se preparar bem, tem muitas chances.

O Timão ainda tem mais 53 dias para se preparar para o hipotético encontro. E a próxima “aula” de Chelsea está marcada para sábado, às 11h (de Brasília), contra o Manchester United, no Stamford Bridge, pela nona rodada do Campeonato Inglês. Na competição, os Blues deixam evidente sua força e lideram invictos (sete vitórias e um empate), com 22 pontos, quatro a mais que os Red Devils
.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...