quarta-feira, 31 de julho de 2013

BRASILEIRAO 2013


Construídos para casos de emergências, degraus estão servindo para levar jogadores à torcida nas comemorações de gol


"Não pise na escada". Não há placas com a mensagem no caminho que separa os jogadores da torcida na comemoração de um gol nas novas arenas do Brasil. Mas a proibição ao elo entre arquibancada e campo está num papel longe dos seis estádios reformados para a Copa do Mundo e das Confederações no país. A regra consta no ofício circular de número 17 da Comissão de Arbitragem da CBF, enviado em maio a todos os clubes dos campeonatos organizados pela entidade. A orientação passou a valer no início do mês, e a sua violação criou uma outra modalidade de punição para as competições nacionais: cartão amarelo para quem subir os degraus.
Desde que a norma passou a vigorar, ela já foi infringida por três jogadores: o rubro-negro Elias, no Flamengo 1 x 1 Botafogo, o alvirrubro Derley, em Náutico 3 x 0 Internacional, e o cruzeirense Éverton Ribeiro por Cruzeiro 3 x 0 Náutico (veja no vídeo acima). O jogador celeste foi o único que escapou da punição do árbitro na ocasião, pela 7ª rodada do Brasileirão. Na última segunda-feira, o volante flamenguista reclamou publicamente do cartão que recebeu ao cair nos braços do povo após marcar no último minuto o gol de empate do clássico no Maracanã. Ele criticou o futebol nacional ao dizer que "está ficando chato" e usou como exemplo os campeonatos europeus, onde comemoração de atletas com os torcedores é habitual nos estádios, especialmente na Inglaterra. Mas na visão da comissão de arbitragem brasileira, o uso das escadas é visto como uma ameaça à segurança.
- É uma questão de risco para o jogador e o torcedor. Pode desencadear algum dano físico, algum acidente, é como se subisse num alambrado. Claro que tem a parte emotiva, de conseguir um êxito maior, mas é questão de precaução e prevenção e está na regra do jogo - explicou Antônio Pereira da Silva, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF.
Elias comemoração gol Flamengo x Botafogo (Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo)Elias some no meio de jogadores e torcida durante a comemoração (Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo)
As escadas foram uma orientação da Fifa para servirem como rota de fuga do público em caso de emergência. O seu uso para comemorações ganhou um parágrafo dentro do item de número 12 do ofício de 17 páginas da CBF. O documento classifica o acesso ao público como "conduta antidesportiva" e compara a situação aos alambrados, que acumulam um histórico de acidentes nos estádios do país (relembre no vídeo ao lado a queda do alambrado durante Palmeiras 1 x 1 Corinthians, em Presidente Prudente, pelo Campeonato Paulista de 2009). Além disso, a confederação brasileira responsabiliza os clubes por orientar os jogadores a evitar ato de subir os degraus. Leonardo Gaciba, ex-árbitro da Fifa e comentarista de arbitragem da TV Globo, acredita que os consórcios que administram as novas arenas poderiam ajudar no isolamento do local e diz que, pela regra, não só o autor do gol deve ser punido.
- Não é só para ele (autor do gol). Pela lei, era para punir todo mundo que subisse. O raciocínio é o mesmo, subir dez toma dez cartões. Mas dar dez cartões ninguém dá (risos). Na hora da emoção é difícil ficar pensando, mas a lei é bem clara nisso. É uma providência que poderia ser tomada pelos estádios, usar cordinhas, um segurança contendo...
Oficio CBF (Foto: Reprodução)Veto às escadas consta no item 12 do ofício da CA-CBF, na página quatro do documento (Foto: Reprodução)
Pelas Séries A e B do Brasileiro, os seis estádios já foram utilizados em 16 jogos ao todo, e nesta rodada mais seis times voltam a campo nos reformados palcos: Fluminense x Cruzeiro e Botafogo x Vitória no Maracanã, além de Bahia x Flamengo na Fonte Nova. Apesar dos recentes casos de infração à norma, o presidente da comissão de arbitragem não teme que a comemoração junto à torcida vira um hábito nas novas arenas. Mas pediu um esforço para conscientização dos jogadores ao invés de tentar proteger as escadas com seguranças.
- Essas novas arenas têm esse aspecto, mas foram poucas (comemoração com a torcida). Três, né? É preciso controlar e educar, ter uma consciência coletiva. Não tem como mensurar que um agente vai ter o alcance para evitar essa questão - observou.
Maracanã, a exceção à regra
Todos os seis estádios já prontos para a Copa do Mundo têm as escadas que dão acesso ao campo. Mas o Maracanã tem um diferencial dos demais que o fez virar uma exceção à regra da CBF. Enquanto nas outras arenas as laterais dos gramados têm fossos ou arquibancadas mais altas, nas laterais do palco carioca a torcida fica no mesmo nível dos jogadores. Ali, degraus não são necessários e há apenas pequenos portões. Ou seja, não é preciso subir para chegar ao público, e foi o que Fred e muitos outros da Seleção fizeram na comemoração do primeiro gol da vitória por 3 a 0 sobre a Espanha, na final da Copa das Confederações (reveja no vídeo ao lado).
Se na prática não tem diferença, na teoria há. Questionado sobre o assunto, o presidente da comissão de arbitragem reconheceu que Fred não poderia ser punido com cartão amarelo pela comemoração. O ofício enviado aos clubes não previu essa possibilidade. Se não está escrito, os juízes ficarão reféns quando os jogadores forem para junto do público nas laterais do campo do Maracanã.
- Ele ali só se aproximou da mureta, não utilizou as escadas, não houve questão de subir. São questões a calhar - admitiu Antônio Pereira da Silva.
Montagem Estádios Maracanã Mané Garrincha Arena Pernambuco rampa campo (Foto: Editoria de Arte)Maracanã (topo) é o único estádio que tem a torcida no mesmo nível do gramado nas laterais. Arena Pernambuco (esq.) e Mané Garrincha (dir.) contam com escadas nos lados do campo. Mineirão, Castelão
e Fonte Nova, além dos degraus, possuem um fosso separando o palco da torcida (Foto: Editoria de Arte
)

NOTICIAS


Proprietário de rede de padarias é o dono da residência do brasileiro no bairro de Pedralbes. Criminosos eram donos de mansão vizinha ao craque


O bairro de Pedralbes está situado numa zona nobre de Barcelona. Seu mais recente morador é o atacante Neymar, contratado a peso de ouro pelo principal clube da cidade - e um dos maiores do mundo. Mas o craque brasileiro mal sabe que a poucos metros de sua residência, alugada de ao proprietário de uma famosa rede de padarias, encontra-se uma mansão "assombrada" pela máfia russa.
Cerca de 30 metros separam Neymar da mansão em forma de castelo. Até um ano e meio atrás, a casa era habitada por integrantes da máfia russa-georgiana. Curiosamente, o consulado da Rússia também se encontra na região. Mas as coincidências não param por aí.
Tariel Oniani é o nome do antigo proprietário da mansão. O chefe da máfia da Geórgia, atualmente preso na Espanha, comandava uma organização criminosa no país. De acordo com a imprensa espanhola, um dos elementos chave da organização era casado com Manana Giorgadze, secretária pessoal do antigo presidente do Barcelona, Joan Laporta.
Oniani residia na mansão, mas abandonou a casa de Pedralbes em 2005. Porém, em 2011, a residência voltou a ser ocupada por criminosos da máfia russa. Atualmente, ela está trancada pela polícia, mas até recebe visita de curiosos que passam na porta e tiram fotos.
Mosaico casa Neymar (Foto: Editoria de Arte)

Pouco a pouco os vizinhos vão se dando conta da presença do novo morador ilustre. Muitos não querem falar sobre Neymar, outros não ligam para o assunto e alguns dizem estar até proibidos. Foi o caso do instalador de antenas parabólicas que deixou a casa do craque na tarde da última terça-feira. O senhor, que provavelmente acabara de facilitar o acesso do craque à televisão internacional (e brasileira), disse não estar permitido para falar.

- Me pediram para manter sigilo - alegou. 

Casa tem três andares, jardim, piscina, cinco quartos...
Neymar se instalou recentemente com a família numa residência de luxo de três andares com jardim, piscina, cinco quartos e até estátuas em mármore. A casa está localizada numa rua muito íngreme e, por isso, de difícil acesso. A mansão é vigiada por várias câmeras e pertence ao padeiro mais famoso de Barcelona, o proprietário da rede de padarias "Macxipan".
Lionel Messi também possui uma residência em Pedralbes, mas prefere morar em Castelldelfeis, perto da praia
Neymar é novo no bairro e ainda não teve tempo para se apresentar à vizinhança, mas o novo camisa 11 já sabe que mora do lado do dirigente do Barcelona, Sílvio Elías, e que as duas mansões em construção atrás de seu quarto pertencem aos filhos de Elías.

O zagueiro e capitão do Barcelona, Carles Puyol, também mora no bairro, mas ainda relativamente longe da casa de Neymar. Segundo Pedro Martos, responsável pelas obras nas futuras casas dos filhos de Elías, Lionel Messi também possui uma residência em Pedralbes, apesar de o craque morar em Castelldelfeis, perto da praia.

A presença de Neymar não deverá afetar a rotina do bairro - não em longo prazo. Ao menos essa é a opinião de uma de suas vizinhas, que passeava tranquilamente com o seu cachorro na rua que cruza a casa do atacante do Barça.
- Acho que não vou ter nenhum problema, apesar de morar aqui do lado, não acredito em concentração de fãs aí na porta, especialmente porque a casa fica nessa subida de difícil acesso - comentou.
Neymar estreia Barcelona (Foto: Reuters)Craque estreou pelo Barcelona na última terça-feira (Foto: Reuters)
Vizinhos são empresários em maioria
Preferindo não se identificar, ela ainda revelou que o bairro não é o preferido dos "boleiros".
- Eu sei que Neymar mora nessa casa, pois conheço o proprietário, mas é estranho ele ter escolhido esse bairro. Tem ótimas casas, é verdade, é um bairro de luxo, mas ocupado sobretudo por empresários, não tem tantos futebolistas. Os jogadores do Barcelona normalmente preferem morar fora da cidade, perto da praia, em Gavà ou Castelldefels. Mas Pedralbes também é uma boa escolha, pois fica perto da cidade e bem perto do estádio e do centro de treinos.

A nova mansão de Neymar, com vista para o Camp Nou, fica a cerca de dois quilômetros do estádio do Barcelona e a dez quilómetros de Sant Joan Despí, onde está situado o centro de treinamento do Barcelona. Em matéria de acessos, Neymar terá a vida facilitada.

NOTICIAS


Há 12 partidas sem vencer, Tricolor usa torneio 'caça-níquel' em Munique para encontrar rumo e quebrar pior série da história


Bayern de Munique: o campeão alemão, da Copa da Alemanha e europeu, agora dirigido pelo badalado Pep Guardiola, com astros como Robben e Thomas Müller. É “só” isso que o São Paulo terá pela frente para tentar mostrar que, enfim, vai começar a reagir na temporada. O Tricolor pega o time sensação do planeta, nesta quarta-feira, às 15h30m (de Brasília), no Allianz Arena, em Munique, pela Copa Audi. A competição conta ainda com Milan eManchester City, que fazem a preliminar, às 13h15m (Brasília). Na quinta-feira, os vencedores disputam a decisão, e os perdedores jogam pelo terceiro lugar. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real. O SporTV transmite a partida ao vivo.
Time do São Paulo grupo jogadores treino Autuori (Foto: Site Oficial / saopaulofc.net)Time do São Paulo treina na Alemanha (Foto: Site Oficial / saopaulofc.net)
O discurso está muito bem ensaiado pelos tricolores. Se vencer, o time se enche de moral para, na volta (o time ainda disputará amistosos em Portugal e no Japão), vislumbrar a saída da zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro - são 12 jogos sem vencer, pior sequência da história são-paulina. Se perder, nada de lamentações. Afinal, terá sido para um time que venceu quase tudo o que disputou na temporada passada e agora luta para manter a hegemonia europeia.
- Um bom jogo e a conquista do resultado, o que não é fácil, podem ser extremamente importantes para essa nossa retomada no Brasileiro. Podemos continuar dando passos com um ambiente saudável. Isso se traduziu numa equipe aguerrida contra o Corinthians - afirmou o técnico Paulo Autuori.
Guardiola coletiva Bayern de Munique (Foto: EFE)Pep Guardiola, técnico do Bayern de Munique, em
entrevista coletiva (Foto: EFE)
Quando fala em “ambiente saudável”, o treinador se refere principalmente ao afastamento do zagueiro Lúcio. O pentacampeão entrou em atrito com o treinador na semana passada, foi colocado à margem e deverá rescindir o contrato nos próximos dias. A ausência do jogador do torneio, aliás, foi sentida pelos patrocinadores alemães. Ídolo no Bayer Leverkusen e no Bayern de Munique, ele seria usado para promover ainda mais a competição.
O campeonato também ganhou importância para o Bayern. É bem verdade que o time bávaro passou fácil nos testes contra Hansa Rostock (4 a 0), Hamburgo (4 a 0), Borussia Monchengladbach (5 a 1) e Barcelona (2 a 0), mas a derrota por 4 a 2 para o Borussia Dortmund, pela final da Supercopa da Alemanha, deixou Guardiola alerta:
- Espero que o Bayern consiga fazer uma grande apresentação diante do São Paulo e possa brindar o público com um bom futebol - disse.

Serão permitidas sete substituições no intervalo e outras três no segundo tempo. Ambos os times possuem problemas físicos. O São Paulo viajou sem Luis Fabiano, Denilson e Clemente Rodríguez, lesionados. O Bayern não contará com Schweinsteiger e Ribéry, também sob os cuidados médicos. Por outro lado,  Luiz Gustavo, Dante e Javi Martinez ficam à disposição depois de descansarem da Copa das Confederações.
BAYERN DE MUNIQUE X SÃO PAULO
Neuer, Lahm, Boateng, Dante e Alaba; Thiago; Robben, Müller, Kroos e Shaqiri; MandzukicRogério Ceni, Douglas, Paulo Miranda, Rafael Toloi e Reinaldo; Rodrigo Caio, Wellington, Fabrício e Jadson; Osvaldo e Aloísio.
Técnico: Pep GuardiolaTécnico: Paulo Autuori
Local: Allianz Arena, em Munique. Horário: 15h30m (de Brasília)



SERIE B

A CRÔNICA
por Marcelo Hazan
O Icasa chegou a assustar, perdeu pênalti quando estava 0 a 0, mas o Palmeiras mostrou que, no Pacaembu, não perdoa erros do adversário. Com ótima atuação no segundo tempo, principalmente depois da entrada de Valdivia, que começou no banco, poupado, o Verdão goleou o time cearense por 4 a 0 e voltou à liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, ultrapassando a Chapecoense, que perdeu para o Ceará.
Fernando Prass defendeu pênalti de Radamés e teve muito trabalho com o ataque cearense, mas Vinicius, também de pênalti, Alan Kardec (duas vezes) e Wesley consolidaram o resultado.
Palmeiras x Icasa (Foto: Marcos Ribolli)Jogadores do Palmeiras comemoram um dos quatro gols sobre o Icasa (Foto: Marcos Ribolli)
Por precaução, o técnico Gilson Kleina deixou Valdivia no banco e iniciou com Mendieta, que teve boa atuação. O chileno entrou aos 18 minutos do segundo tempo, começou a jogada do terceiro gol e fez magia no quarto, grudando a bola no pé, passando por três marcadores e soltando com açúcar para Kardec fechar a goleada.

Na próxima rodada, o Palmeiras recebe o Bragantino, sexta-feira, às 19h30m, no mesmo Pacaembu. O Icasa, por sua vez, enfrentará o São Caetano, sábado, às 16h20m, no Romeirão, em Juazeiro do Norte (CE).
Com o resultado, o Palmeiras chega aos 25 pontos, dois a mais do que a Chapecoense, agora vice-líder, que tem um jogo a menos. Já o Icasa estaciona nos 13 pontos, mas cai para a 11ª posição.
Palmeiras x Icasa (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Mendieta fez sua estreia como titular, substituindo Valdivia, poupado (Foto: Marcos Ribolli)
Quem não faz de pênalti, leva
Iguais no apelido e nas cores do uniforme, mas opostos nas propostas de jogo. Palmeiras e Icasa confrontaram estilos. O mandante, confuso, martelava com a bola. O time cearense marcava com dez atrás do meio de campo e explorava os contra-ataques.
Nos 15 minutos iniciais, o time do Palestra Itália dominou, mas sem organização. A ponto de irritar Gilson Kleina, pedindo para Vinicius abrir pela ponta, em vez de afunilar no meio. Chegando de trás, Charles era opção interessante nas finalizações de longe. Mas sem sucesso.
Fernando Prass, Palmeiras x Icasa (Foto: Marcos Ribolli)Fernando Prass defende pênalti cobrado por Radamés (Foto: Marcos Ribolli)
Percebendo a deficiência de Juninho, o Icasa explorou as costas do lateral e levou perigo. Juninho Potiguar caiu pelo setor e cruzou para Roberto, que foi derrubado por Henrique. O árbitro Eduardo Tomaz assinalou pênalti. Radamés bateu rasteiro à direita de Fernando Prass, que defendeu a cobrança. Festa palmeirense no Pacaembu, aos 23 de jogo.
O Icasa ainda teve outra ótima chance criada nas costas de Juninho, mas Carlinhos, livre, errou o alvo. Animado pela defesa de Prass, o Palmeiras pressionou até abrir o placar. Leandro, um dos destaques do time ao lado de Mendieta, invadiu a área pela esquerda e foi derrubado por Gilmak. Na cobrança, Vinicius não perdoou: 1 a 0 no primeiro tempo.
Vinicius, Palmeiras x Icasa (Foto: Marcos Ribolli)Vinicius marcou de pênalti para o Palmeiras contra o Icasa (Foto: Marcos Ribolli)
Alan Kardec e Valdivia brilham
Palmeiras e Icasa voltaram acesos do intervalo e protagonizaram jogo eletrizante nos 15 minutos inicias do segundo tempo. Luis Felipe e Vinicius, pelo time do Palestra Itália, além de Carlinhos e Juninho Potiguar, pela equipe cearense, assustaram.
O jogo começava a cair de rendimento quando Kleina fez duas alterações: Valdivia no lugar de Mendieta, e Alan Kardec na vaga de Vinicius. Todos, aliás, muito aplaudidos pelos palmeirenses no Pacaembu. E o centroavante, em sua primeira atuação com a camisa alviverde no Pacaembu, deixou sua marca.
Em escanteio pela esquerda, Juninho se redimiu dos erros e colocou na cabeça de Alan Kardec, que desviou para a rede de João Ricardo: 2 a 0, aos 32 minutos. O centroavante quase fez o terceiro e teve boa atuação.
Valdivia Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)Valdivia entrou no fim e se destacou (Foto: Marcos Ribolli)
O técnico Sidney Moraes ainda tentou reação, substituindo Juninho Potiguar por Leandrinho, e Chapinha por Adalgísio Pitbull, mas não teve sucesso. Quem matou a partida foi mesmo o Palmeiras. Após troca de passes dentro da área do Icasa  iniciada por Valdivia, Wesley acertou o ângulo esquerdo de João Ricardo: 3 a 0.
E ainda teve tempo para o quarto gol. Faltava a participação de Valdivia. Aos 46, o Mago colou a bola no pé, passou por três marcadores e soltou para Kardec bater seco, sem chance para o goleiro do Icasa. Liderança da Série B retomada, em grande estilo.
Palmeiras x Icasa (Foto: Marcos Ribolli)Kardec, de joelhos, comemora um de seus dois gols (Foto: Marcos Ribolli)

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...