segunda-feira, 5 de agosto de 2013

FUTSAL

05/08/2013 21h02 - Atualizado em 05/08/2013 21h18

Com golaço de Schumacher, Timão passa pelo Atlântico em Erechim

Com três gols do camisa oito, um deles de placa, Corinthians vence o rival
gaúcho e assume a liderança do Grupo B em jogo com 'canetaça' e falta de luz


Arrasador, o Corinthians não tomou conhecimento nem do temporal que caiu na cidade de Erechim, no Sul do país, com direito a raios e trovões e que fizeram a luz cair no ginásio do time da casa, atrasando o segundo tempo. Pela terceira rodada do Grupo B da Liga Futsal, a equipe paulista venceu bem o Atlântico por 7 a 4, com direito a um golaço do fixo Schumacher (veja no vídeo ao lado), e assumiu a liderança do grupo. Os gols do triunfo vieram dos pés de Leandro (duas vezes), Schumacher (três vezes), Lukaian e Rafa, com Rafael, Zico e Grillo (duas vezes) descontando para o Atlântico.

- Fizemos um grande jogo e conseguimos uma boa vitória para ajudar na classificação para a próxima fase da competição. Foi um jogo complicado no segundo tempo, mas conseguimos segurar o resultado e voltar para São Paulo com a vitória - disse o ala Rafa, do Corinthians.
Com o resultado, o Corinthians foi aos seis pontos em três jogos. O Atlântico é o último do grupo, com apenas um ponto em três partidas. No dia 19, o Atlântico encara o Carlos Barbosa, dentro de casa, às 19h15. Já o Corinthians joga antes, no dia 16, dentro de casa, diante de Maringá, às 20h, no Ginásio do Parque São Jorge.
Massacre no primeiro tempo
O Timão começou o jogo com tudo. Logo aos quatro minutos, Leandro aproveitou passe de Paulinho Japonês, viu o espaço livre à sua frente e bateu de direita para fazer 1 a 0. Segundos depois, agora no contra-ataque, Schumacher fez seu primeiro, de bico. O segundo do fixo foi um golaço. Na cobrança de escanteio, a bola foi alçada para trás e o camisa oito pegou de primeira, sem deixar ela cair no chão, quase do meio da quadra: 3 a 0, aos cinco minutos. Aos oito, Lukaian dominou e bateu no cantinho de Gaúcho, fazendo 4 a 0.
O Atlântico acordou com Rafael, ainda no minuto oito. Em cobrança de escanteio, Zico recebeu, bateu de fora da área e Rafael desviou, matando o goleiro Franklin: 4 a 1. Segundos depois, o Atlântico marcou mais um, mas a arbitragem anulou o gol de Tininho, alegando toque de mão de Keke no caminho da bola até o gol. Antes do fim da primeira etapa o Timão ainda marcou mais um com Rafa, em novo contra-ataque, aos 17.
Queda de energia, caneta e mais gols
O início da segunda etapa teve atraso. Uma forte chuva caiu em Erechim, com raios e trovões, e uma pane elétrica atingiu o ginásio. A luz voltou minutos depois, e com três minutos Leandro fez 6 a 1 Timão, em chute da intermediária. Aos cinco, em jogada de Simi, Schumacher fez o seu terceiro no jogo, abrindo 7 a 1 para o Corinthians.
 Aos oito, o Timão não marcou, mas conseguiu a jogada mais bonita da partida (veja ao lado). Com a bola dominada, de costas para o gol, Rafa, do Corinthians, deu uma linda caneta em Rafael, do Atlântico, e arrancou gritos das arquibancadas. Precisando do gol para diminuir a vantagem corintiana, o Atlântico apostou no goleiro-linha, com Grillo fazendo a função a partir da metada da segunda etapa.
A tentativa ainda rendeu um gol para os gaúchos, faltando quatro minutos para o fim do jogo. Zico recebeu perto da área e bateu para fazer 7 a 2. O Atlântico passou a ter mais posse de bola, mas parou nas mãos do goleiro Franklin. Faltando três minutos, e com o Timão estourado nas faltas, Grillo foi para o tiro livre e acertou o ângulo, trazendo para 7 a 3 a diferença no placar. Antes do fim, Grillo fez mais um, e deu números finais o jogo: 7 a 4.

Escalações
Atlântico: Gaúcho; Keke, Galo, Bagatini e Zico. Entraram: Grillo, Ceccatto, Tininho, Igor e Rafa, Pernambuco e Ernani. Técnico: Adão Guimarães.
Corinthians: Franklin; Leandro, Schumacher, Paulinho Japonês e Simi. Entraram: Jackson, Fernando, Índio, Rafael, Bruno Souza, Alex e Lukaian. Técnico: Milton Luiz Ziller Júnior
.

COPA DO BRASIL 2013


Evento será realizado no Rio, com início às 12h e transmissão em Tempo Real, com vídeo, do GLOBOESPORTE.COM


Ronaldinho Atlético-MG festa título Libertadores (Foto: AP)Campeão da Libertadores, Atlético-MG entra nas
oitavas de final da Copa do Brasil  (Foto: AP)
Um novo regulamento, uma fase com novos clubes. Assim serão as oitavas de final da Copa do Brasil. Os confrontos serão conhecidos através de sorteio, a partir de 12h desta terça-feira, em um hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A ordem dos jogos - quem decide em casa - será conhecida em outro sorteio, também nesta terça, mas às 16h. O GLOBOESPORTE.COM fará a transmissão em Tempo Real, com vídeo, dos dois eventos.
A primeira novidade em relação a edições anteriores é a entrada, nessa fase, dos times que disputaram a Libertadores - Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras. O São Paulo ficou fora porque já jogará a Sul-Americana - por ser o atual campeão - e foi substituído pelo Vasco, quinto colocado no último Brasileiro.
Info_SORTEIO_Copa-Brasil_01 (Foto: Infoesporte)
O primeio passo do sorteio é a divisão, em dois blocos, dos 16 times classificados para as oitavas. No bloco A, estão os cinco brasileiros da Libertadores, mais o Vasco, e Flamengo e Inter, os dois clubes mais bem colocados no Ranking Nacional de Clubes da CBF entre os dez que chegaram da terceira fase da Copa do Brasil. No bloco B, estão os demais classificados: Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Goiás, Luverdense, Nacional-AM, Salgueiro e Santos.
Cada confronto das oitavas será necessariamente formado por um time do bloco A e um do bloco B. Primeiro, serão sorteados todos os times do bloco A, e só depois serão conhecidos seus adversários.
O sorteio do bloco A é dividido em quatro duplas, com base mais uma vez no posicionamento no Ranking Nacional de Clubes. A primeira dupla é formada por Fluminense (1º do ranking) e Corinthians (2º); a segunda, por Vasco (3º) e Grêmio (5º); a terceira, por Inter (6º) e Flamengo (7º); a quarta, por por Palmeiras (8º) e Atlético-MG (12º). Para cada time da dupla, será sorteado em que lado do diagrama ele ficará (esquerdo ou direito) e qual jogo daquele lado ele fará (jogo 1, 2, 3 ou 4).
Info_SORTEIO_Copa-Brasil_02 (Foto: Infoesporte)
Como o Fluminense irá para um lado do diagrama, e o Corinthians, para outro, é certo que eles só se encontrarão numa possível final. Isso vale para os times que formam cada dupla.
Depois de distribuídos no diagrama os times do bloco A, serão sorteados os do bloco B, seguindo a mesma mecânica. Neste caso, as duplas são formadas por Santos (9º) e Cruzeiro (10º); Atlético-PR (13º) e Botafogo (14º); Goiás (16º) e Luverdense (52º); e Salgueiro (55º) e Nacional-AM (82º).
Nas edições anteriores, era possível ver no diagrama da Copa do Brasil como seria o mata-mata do início ao fim. Neste ano, a competição ficou maior, ocupando o ano inteiro. Ela começou com 80 clubes, que participaram de três fases eliminatórias, até sobrarem dez. Eles se juntam aos cinco da Libertadores e ao Vasco, formando os 16 integrantes das oitavas de final.

Info_SORTEIO_Copa-Brasil_03 (Foto: Infoesporte)

NOTICIAS


Globoesporte.com seleciona os mais fortes rivais do argentino ao prêmio máximo da Fifa e mostra números dos 15 bem cotados até o meio do ano


Há quem acredite na seguinte tese: enquanto apresentar um futebol de alto nível com a camisa do Barcelona, Lionel Messi não perderá mais o trono de melhor jogador do mundo. Em 2010, quando não conquistou nem a Liga dos Campeões nem a Copa do Mundo, por exemplo, o craque superou os rivais para levar o prêmio máximo da Fifa pela segunda vez consecutiva. Mas, com quatro Bolas de Ouro em sua estante, o argentino inicia a temporada 2013/2014 com a concorrência em seu encalço. Seus números continuam ótimos, mas há adversários de peso com fortes argumentos para arrancá-lo do pedestal.
O GLOBOESPORTE.COM selecionou, incluindo Messi, 15 nomes bem cotados ao título na cerimônia que será realizada provavelmente em janeiro de 2014, na Suíça. E levantou os principais números de cada um até aqui. Como a parte mais importante do ano para os europeus já está escrita, com a definição dos campeões da temporada 2012/13, dificilmente um novo jogador aparecerá no grupo até a votação, feita por capitães e técnicos de todas as seleções filiadas à Fifa - jornalistas de diversos países também têm direito ao voto. Veja abaixo:
Info_CANDIDATOS_BOLA-OURO-3 (Foto: Infoesporte)
Um dos mais bem cotados é o principal rival do argentino nos últimos anos: Cristiano Ronaldo. No âmbito coletivo, o atacante do Real Madrid passou a temporada em branco. Foi eliminado pelo Borussia Dortmund nas semifinais da Liga dos Campeões e ficou com a segunda colocação no Espanhol e Copa do Rei. Honrarias, conseguiu apenas as individuais, com a artilharia isolada da Champions e o fato de ter sido o atleta com mais gols desde o início de 2013 em jogos oficiais: 35 em 33 partidas, além de oito assistências.
É agora ou nunca para ganhar esse prêmio. Não posso jogar melhor do que isso"
Franck Ribéry
Nem mesmo Messi possui tais números. Lesionado nas semifinais contra o Bayern de Munique e na reta final da liga espanhola - competição na qual foi artilheiro e campeão -, o camisa 10 do Barça somou 26 gols em 28 jogos, com as mesmas oito assistências.
Aliás, o "Super Bayern", máquina que conquistou a Tríplice Coroa ao longo da temporada, teve suas estatísticas repartidas por muitas de suas estrelas. Entre o francês Franck Ribéry, o holandês ArjenRobben e os alemães Bastian Schweinsteiger e Thomas Müller, por exemplo, foram 38 gols e 33 assistências.

- Eu acho que fiz tudo o que podia para ser o melhor jogador do mundo. Tive uma temporada muito, muito boa. É agora ou nunca para ganhar esse prêmio. Eu não posso jogar melhor do que isso - disse o meia Ribéry, peça-chave na equipe de Jupp Heynckes, antecessor de Guardiola no comando do Bayern, com sete gols e nove assistências em 2013.
O holandês Arjen Robben, criticado algumas vezes pelo individualismo em campo, pensa diferente do companheiro. Apesar de ter marcado o gol que deu o título da Liga dos Campeões ao Bayern diante do Borussia Dortmund de Robert Lewandowski, ele não se considera um dos candidatos. E tampouco parece se importar.
Franck Ribéry Bayern de Munique (Foto: Getty Images)Franck Ribéry acha que fez tudo o que poderia para
se tornar o melhor do mundo (Foto: Getty Images)
- Eu não me vejo ganhando a Bola de Ouro. Premiações individuais significam muito menos do que os troféus que você ganha com o time. O Bayern ganhou porque foi uma equipe. Nós não temos um jogador como Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo, mas somos fortes no coletivo. É difícil eleger apenas uma estrela nossa. Ninguém no Bayern realmente liga para a Bola de Ouro, até onde sei - afirmou o atacante, que aproveitou a lesão de Toni Kroos para se tornar decisivo nas conquistas bávaras.
Thiago Silva, do PSG, e Neymar, do Barça, são os mais cotados do Brasil
Há vida além de Messi, Cristiano Ronaldo e Bayern. Só não há favoritismo. Em tese - é bom deixar claro -, outros nove nomes aparecem como fortes candidatos. Dois brasileiros figuram nesta lista: Thiago Silva eNeymar. O zagueiro do Paris Saint-Germain, único defensor elogiado quase de forma unânime por colegas e crítica internacional, ocupa o posto pelas ótimas atuações no Campeonato Francês, Liga dos Campeões e na Copa das Confederações.
No caso do atacante do Barcelona, é o torneio no Brasil que o põe entre os fortes candidatos. Neymar superou Iniesta, Paulinho, Fred, Xavi, Balotelli, entre tantos outros, ao brilhar na Copa das Confederações e levar a Bola de Ouro de craque do torneio depois de marcar na decisão sobre a Espanha, no Maracanã. Um sinal de que, se iniciar a temporada em ritmo acelerado e encantar o planeta em parceria com Lionel Messi, tem chances de aparecer no topo na eleição da Fifa.
Neymar Thiago Silva Brasil (Foto: EFE)Neymar e Thiago Silva juntos em treino da seleção brasileira (Foto: EFE)

Também presentes na Copa das Confederações, os uruguaios Luis Suárez e EdinsonCavani aparecem como postulantes mais pelo que fizeram em seus clubes. O novo atacante do PSG carregou o Napoli como pôde até o vice-campeonato italiano. Marcou 20 gols, deu quatro assistências e ainda foi o artilheiro da Série A. Agora, muito provavelmente dividirá as tarefas com o sueco Zlatan Ibrahimovic, goleador máximo do Campeonato Francês, em sua primeira temporada.

Já Suárez fez um pouquinho mais do que deveria, é bem verdade - mordeu o sérvio Ivanovic, do Chelsea, e acabou punido com dez jogos de suspensão. Mas também marcou gols. Foram 20 no ano em 29 jogos - média superior aos 17 gols em 31 partidas do holandês Van Persie, do Manchester United, que terminou o Campeonato Inglês no topo da artilharia.
Melhor desempenho teve o galês Gareth Bale. Capa dos principais jornais europeus nas últimas semanas, o alvo principal do Real Madrid colecionou 18 gols e oito assistências em apenas 24 partidas no ano. O mais perto de título que o meia-atacante chegou foi a até as quartas de final da Liga Europa com o Tottenham, mas suas atuações individuais podem ser suficientes para encantar os jurados na eleição da Fifa.
Gareth Bale Tottenham (Foto: Reuters)Gareth Bale carregou o Tottenham praticamente sozinho na última temporada (Foto: Reuters
)

NOTICIAS


Comitê de Gestão realiza reunião com os jogadores mais experientes 
do elenco e com o treinador Claudinei Oliveira, mantido no cargo


Odílio Rodrigues, vice-presidente do Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)
Odílio Rodrigues promete mudanças no futebol do
Peixe (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)
A derrota para o Barcelona ainda repercute no Santos. Nesta segunda-feira, o vice-presidente do Peixe, Odílio Rodrigues, assumiu a crise, revelou que cobrou comissão técnica e jogadores por conta da goleada por 8 a 0 e anunciou que o futebol do clube passará por mudanças nos próximos dias.
- Eu disse para eles (jogadores e comissão técnica) que nós estamos em uma crise, mas lembrei que a crise leva a dois caminhos: o primeiro aponta para o perigo; o segundo, para oportunidade. Eles têm a grande oportunidade de dar a resposta em campo.
Após a derrota para o Barça, o Comitê de Gestão realizou uma reunião com o treinador Claudinei Oliveira e com os jogadores mais experientes do elenco. No encontro, muita cobrança por conta do futebol insatisfatório apresentado diante do gigante espanhol.

Segundo Odílio Rodrigues, os jogadores aceitaram bem as cobranças feitas pelo Comitê de Gestão.
- Fizemos uma reunião com o Claudinei e com Edu Dracena, Arouca, Montillo, Cícero, Aranha e Léo. Foi uma reunião franca, onde deixamos claro que o Comitê de Gestão não aceitava a forma como foi a derrota, porque o Santos oferece as melhores condições, paga em dia e não contrata ninguém sem consultar a equipe técnica - argumentou o vice-presidente do Alvinegro.
- Eles aceitaram a cobrança, que foi feita com o rigor necessário. Além disso, cobramos atitude. Eles entenderam. Agora depende só deles reverter essa crise e conquistar novamente o torcedor. Está nas mãos e nos pés deles - comentou o dirigente.
Claudinei segue no comando
 Na entrevista coletiva concedida no CT Rei Pelé, que também contou com a presença do técnico Claudinei Oliveira e do capitão Edu Dracena, Odílio Rodrigues bancou a permancência do treinador no comando do Peixe e afirmou que o revés na Espanha não fará a diretoria correr atrás de reforços.
- O Claudinei continua sendo o nosso técnico. Ele não é interino ou efetivo. É técnico do Santos e carrega o ônus e o bônus do cargo. Temos uma confiança muito grande nas virtudes dele. Se o Santos buscar um técnico, ele será o primeiro a saber. E o Santos não conversa com nenhum outro técnico - garantiu.
- O que pensávamos sobre contratações não mudou. Acertamos com dois laterais (Cicinho e Eugenio Mena) e um atacante (Thiago Ribeiro) e acreditamos que temos um bom elenco. Mas continuaremos de olho no mercado. Diante de uma boa oportunidade, o clube vai contratar. Temos nos reunido e discutido nomes.
Mudanças no futebol
Se Claudinei Oliveira deve permanecer como treinador do time profissional, o mesmo não se pode dizer de outros setores do futebol alvinegro. Nei Pandolfo, bastante contestado e um dos principais alvos da revolta de sócios, conselheiros e torcedores, pode estar de saída do clube.
- O Nei Pandolfo é um profissional sério. Mas o Comitê de Gestão vai tomar algumas atitudes. À medida que elas forem tomadas, todos serão comunicados - informou Odílio Rodrigues.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...