sexta-feira, 3 de agosto de 2012

LONDRES 2012



Classificado com o sexto tempo para a final, francês Florent Manaudou conquista o ouro, enquanto o americano Cullen Jones termina em segundo


O olhar era de desolação. Depois de quatro anos de domínio absoluto nos 50m livre, foi difícil olhar para o placar e ver que a coroa lhe tinha sido tirada. Enquanto Florent Manaudou se assustava ao perceber o que tinha acabado de fazer, Cesar Cielo tentava aceitar que seu esforço não tinha sido suficiente para vencer a prova. Queria o bicampeonato, se igualar a Alexander Popov e Gary Hall Jr., mas teve de se contentar com a medalha de bronze. O francês não era cotado como um dos favoritos. Fez o melhor tempo da vida (21s34) e derrubou o rei. O americano Cullen Jones ficou com a prata (21s54), seguido por Cielo (21s59). Dois centésimos depois chegou Bruno Fratus
Cielo, Natação 50m Final (Foto: Satiro Sodré / AGIF)Em Londres, Cielo não consegue o bi olímpico nos 50m  (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
O rosto entregava o que as palavras tentavam esconder. Cielo estava chateado, sem entender muito bem o que tinha acontecido. Apostou na véspera: a briga pelo ouro ficaria entre americanos e brasileiros. Nunca com Manaudou, que tinha passado à final com o sexto tempo. A surpresa foi grande. Cielo não achou que tenha nadado tão mal, mas ao mesmo tempo dizia não estar totalmente satisfeito. Repetia que não estava totalmente triste, embora não tenha contido as lágrimas quando viu os pais na arquibancada.
- Não foi uma tristeza completa porque peguei medalha. Acho que poderia ter feito melhor sim, pelo menos o melhor tempo da minha vida (21s38 sem os trajes). Mas o francês fez uma grande prova e mereceu ganhar. Fiz o melhor que tinha desde a baliza até a parede. Fiquei a dois décimos do meu melhor, mas infelizmente não deu. Acho que o cansaço acabou comprometendo. Fui o único dali dos oito que nadou os 100m livre desde as eliminatórias e fui direto para os 50m. E nos 50m você precisa estar descansado de outras provas. Quando chegou a hora de nadar essa prova, eu já estava um pouco queimado de velocidade e faltou um pouquinho para conquistar o ouro - disse Cielo.
Recordista mundial da distância, o brasileiro admitiu que as pernas não responderam ao seu comando como de costume. A prova no bloco não foi tão boa. Chegou até a pensar que tinha batido na borda na frente de Cullen Jones, que contou com a torcida de Kobe Bryant & Cia. Não deu. Em Pequim-2008, Cielo passou pela mesma rotina. Nadou primeiro os 100m e depois os 50m. Subiu ao pódio nas duas. Desta vez, o aproveitamento não foi o mesmo e o fez repensar a escolha.
- Acho que eu não nadaria os 100m livre. Acho que não seria necessário gastar minha energia na prova dos 100m, mas a gente arriscou e esta aí o que aconteceu, não dá para voltar atrás. Agora é tentar melhorar e pensar nas próximas competições, nessa agenda, ver se vai valer a pena nadar. Quero pensar um pouquinho em férias e depois pensar no que fazer para melhorar, já que o francês está nadando bem. O que importa é que ganhei mais uma medalha importante e bola pra frente.

No pódio, Cielo cumprimentou Manaudou. O nadador de 21 anos, até então conhecido como o irmão caçula da medalhista olímpica Laure, não sabia se ria ou se respirava fundo durante a cerimônia de premiação. Parecia não esperar estar ali. Mas mostrou que aprendeu direitinho as lições dadas por Fred Bousquet, ex-recordista mundial. Foi com o cunhado, um dos principais rivais do brasileiro, que ele aprendeu a nadar melhor a prova.
- É uma boa surpresa conquistar essa medalha. Fiz o melhor tempo da minha vida e fui campeão olímpico com a mesma idade que Cielo em 2008. Estou muito surpreso e feliz. Sobre o segredo de ser tão rápido, sinceramente não sei. Eu cheguei aqui para entrar na final, em que raia fosse. E talvez, por não estar nas três raias principais, tenha ficado mais relaxado. Aprendi a nadar os 50m com o Fred e depois desenvolvi meu estilo - afirmou.
Bruno Fratus foi rápido. Mais veloz do que todas as outras vezes que disputou essa prova na vida. Por isso mesmo, foi difícil aceitar ter batido na trave, ter ficado fora do pódio por apenas dois centésimos.
- Você passa bastante tempo se preparando, se dedicando a um ideal, e quando chega a final fica em quarto por essa diferença. Não sei se chegou a ser uma frustração. Acho que foi uma decepção e estou triste. Eu nadei mais rápido que ontem, me superei mais uma vez... Se soubesse que ficaria por pouquinho, faria algo diferente. Não foi ótimo, mas estou com a minha consciência tranquila. Fiz tudo o que pude, saio satisfeito. Está por vir um ciclo de quatro anos bem produtivo para mim - disse.
Sobre a vitória de Florent Manaudou, ele lembrou o que tinha dito na véspera.
- As Olimpíadas são assim, né? Isso está acontecendo desde o primeiro dia. Eu disse que da raia 1 a 8 qualquer um podia vencer.
Confira a classificação final dos 50m livre:
1º Florent Manaudou (França): 21s34
2º Cullen Jones (EUA): 21s54
3º Cesar Cielo (Brasil): 21s59
4º Bruno Fratus (Brasil): 21s61
5º Anthony Ervin (EUA): 21s78
6º Roland Schoeman (África do Sul): 21s80
7º George Richard Bovell (Trinidad e Tobago): 21s82
8º Eamon Sullivan (Austrália): 21s9
8

LONDRES 2012



Após derrota nos 200m, americano ganha disputa na prova mais rápida e deixa sul-africano com a prata, ao lado de russo


natação michael phelps, Londres 2012  (Foto: Agência Reuters)Mais um ouro para Phelps, o 17º de sua carreira em
Olimpíadas (Foto: Agência Reuters)
Um dia foi da caça, mas o outro foi do caçador. Depois de perder os 200m borboleta na última braçada para Chad le Clos, Michael Phelps teve sua revanche contra o sul-africano nesta sexta-feira. Ele venceu a prova dos 100m borboleta, com o adversário em segundo. Foi a 21ª medalha do americano em Jogos Olímpicos – a 17ª de ouro.
Phelps fechou a prova em 51s21, acima dos recordes mundial e olímpico, que pertencem justamente a ele - 49s82 e 50s58, respectivamente. Le Clos completou os 100m em 51s44, empatado com o russo Evgeny Korotyshkin. Ambos ganharam medalha de prata.
O curioso é que Phelps virou em sétimo nos primeiros 50m. Precisou apenas da metade final da prova para garantir o ouro. Le Clos fez caminho parecido: virou em oitavo, terminou em segundo. O russo esteve mais constante: pulou de quarto para segundo.

Foi a terceira medalha de ouro de Phelps em Londres. Ele também venceu nos 200m medley e nos 4x200m livre. Foi prata também nos 4x100m livre. Só ficou sem medalha nos 400m medley, em que ficou em quarto.
- É muito especial, mas agora tenho que me preparar para as próximas provas - disse o nadador ao SporTV.

Já Chad le Clos ficou sem medalhas em quatro provas: os 200m e os 400m medley e os 4x100m e 4x200m livre
.

LONDRES 2012



Dupla verde-amarela vence Herrera e Gavira por 2 a 0. Próximo adversário
será o vencedor do confronto entre Brink/Reckermann e Samoilovs/Sorokins

O estreante Pedro Cunha e Ricardo, bronze em Pequim-2008 e ouro em Atenas-2004, precisaram suar a camisa para vencer os espanhóis Herrera e Gavira, por 2 sets a 0 (21/18 e 21/19), pelas oitavas de final dos Jogos de Londres. Muralha de 2m de altura, o campeão olímpico brilhou na rede e foi decisivo na vitória verde-amarela. Invictos, os brasileiros são os únicos que ainda não perderam nenhum set no torneio de vôlei de praia. Os adversários da dupla nas quartas serão conhecidos após o jogo entre os alemães Brink e Reckermann e Samoilovs e Sorokins, da Letônia.
Ricardo e Pedro Cunha, Vôlei de Praia (Foto: Agência AP)Imbatível no bloqueio, Ricardo foi decisivo na vitória sobre os espanhóis (Foto: Agência AP)
O caminho da dupla canarinho em busca do lugar mais alto do pódio ficou mais fácil após aeliminação dos americanos Rogers e Dalhausser, ouro em Pequim, em outro confronto pelas oitavas. Em Londres, o Brasil não sofreu derrotas na modalidade.
- A gente está curtindo este momento, vivendo intensamente cada partida. Isso nos enche de energia a cada ponto. Conseguimos manter nossa concentração na virada de bola e controlar os nossos erros durante o jogo. Foi um difícil, mas deu certo. O vento está um pouco diferente, de todos os lados, não mantém uma direção só, isso atrapalha muito, tive dificuldades em alguns momentos até para levantar a bola para o Pedro - afirmou Ricardo ao SporTV.
Ricardo e Pedro Cunha, Vôlei de Praia (Foto: Agência Reuters)Pedro Cunha passa a bola de manchete para o
companheiro Ricardo (Foto: Agência Reuters)
O campeão olímpico e o estreante começaram atrás no placar, mas conseguiram inverter a situação e abriram cinco pontos de vantagem (13 a 8), graças às boas defesas de Ricardo e dos pontos de contra-ataque do companheiro. O veterano era soberano na rede, e os espanhóis bem que tentaram encostar no placar, mas os brasileiros fecharam a parcial em 21 a 18.
O segundo set foi o mais complicado para os brasileiros. Herrera entrou bem e deu trabalho para a dupla verde-amarela, mas Ricardo estava num dia inspirado e foi uma verdadeira muralha. O equilíbrio prevaleceu, e os europeus conseguiram tomar a frente do placar depois de um ace de Gavira. Quando o set ainda estava indefinido (19 a 19), o campeão olímpico foi decisivo e fez um bloqueio sensacional, virando o jogo: 20 a 19. No lance seguinte, os brasileiros confirmaram o serviço e levaram a vitória.

 

LONDRES 2012



Quarto atleta olímpico mais seguido na internet, craque é acompanhado de perto por repórter do 'Mundo Deportivo' e ganhou seis capas recentemente


Ser seguido não é novidade para Neymar. Quarto colocado no ranking dos atletas olímpicos com mais fãs nas redes sociais, o craque - que volta a campo com a seleção brasileira olímpica contra Honduras neste sábado, às 13h (horário de Brasília) - convive diariamente com pedidos de autógrafos na Seleção, sofre com a marcação dos adversários em campo e também tem de encarar a vigilância constante dos jornalistas. Os indícios de que o craque vai atuar no Barcelona quando decidir deixar o Santos despertaram também o interesse da imprensa espanhola. Especializado na cobertura do Barça, o jornal catalão “Mundo Deportivo” resolveu investir para deixar a torcida do time de Lionel Messi bem-informada sobre o possível reforço e escalou uma repórter para seguir os passos do camisa 11 nos Jogos: Cristina Cubero, que já cobriu cinco Copas do Mundo e seis Olimpíadas, foi designada para a missão e não sai da cola de Neymar.
Desde a chegada da seleção brasileira à Inglaterra, Cristina está hospedada nos mesmos hotéis do time canarinho. Acompanha o carinho do atacante com os fãs na saída para treinos ou jogos e está sempre atenta para um bate-papo mais exclusivo com a joia da Vila Belmiro em uma zona mista ou coletiva. Tudo para apresentar ao leitor um olhar diferenciado do atacante que pode vir a atuar ao lado de Messi.
Reprodução Jornal Mundo Deportivo - Neymar (Foto: Reprodução / Jornal Mundo Deportivo)Neymar na capa do 'Mundo Deportivo' durante seis dias nas Olimpíadas: (Foto: Reprodução)
Para se ter uma ideia da paixão do catalão pelo futebol brasileiro e, principalmente, por atletas que costumam se enquadrar no “perfil Barcelona”, Neymar já estampou seis capas do "Mundo Deportivo" desde  21 de julho, um dia após o triunfo da equipe de Mano Menezes por 2 a 0 sobre a Grã-Bretanha, em Middlesbrough.
- Gostamos da Seleção pela cultura do Barcelona de, nos últimos 20 anos, ter brasileiros de destaque em seu elenco. Romário, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho... E agora o Daniel Alves. Se o Brasil ganhar o ouro nas Olimpíadas, será como se a Catalunha tivesse conquistado a medalha – contou Cristina, que também já cobriu oito vezes a Copa América e acompanhou no Japão a goleada do Barça sobre o Santos de Neymar no último Mundial de Clubes da Fifa.
Mas a ligação com o futebol verde-amarelo não é apenas pelo bom desempenho dentro de campo. Segundo Cristina, apesar de ser argentino, Lionel Messi tem um quê de atleta brasileiro. Até por isso, Daniel Alves é o seu melhor amigo no clube catalão. Quando ainda não tinha estourado, Ronaldinho Gaúcho, Deco e Silvinho foram importantes na evolução do jogador até ele se tornar o melhor do mundo.
- Messi é argentino, mas tem o jeito brasileiro. Quando Ronaldinho chegou ao clube, ele quis morar próximo do brasileiro. No Brasil, muitos não gostam do estilo de vida de Ronaldinho, mas eu posso garantir que ele mudou a história do Barcelona. O time não conseguia ganhar do Real Madrid, a torcida estava triste, deprimida. Ele fez bem ao Barcelona e a Messi.
Setorista do neymar, Londres 2012 (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)Cristina Cubero durante o treinamento da Seleção em Newcastle (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)
Cristina aproveitou para atualizar as notícias sobre a vontade do Barcelona de contar com Neymar. Segundo a jornalista, o interesse era de ter o atleta já nesta temporada. Porém, a investida final deve acontecer mesmo após a Copa das Confederações de 2013, que acontecerá no Brasil.
- Ele até poderia ir antes, mas a expectativa é por junho ou julho de 2013. A intenção é que faça a pré-temporada, se adapte ao clube, conheça o estilo dos novos companheiros... – disse a “setorista”, afirmando que o Real Madrid praticamente desistiu do atacante por conta  da recusa de Neymar de ir para o Santiago Bernabéu no ano passado.
A jornalista ressaltou também o trabalho realizado pelo técnico Mano Menezes. Para Cristina, o treinador está fazendo um favor ao Barcelona por cobrar mais atitude coletiva de Neymar na seleção brasileira.
Neymar no treino da seleção brasileira (Foto: EFE)Neymar tem se acostumado à 'perseguição' de
fãs e jornalistas nos Jogos (Foto: EFE)
- Mano tem ajudado muito o Barcelona com o seu trabalho tático para a Seleção. Ele está melhorando as qualidades de Neymar, principalmente no jogo coletivo. Messi, por exemplo, não é só criatividade. Ele marca, pressiona a saída do adversário... E isso o Mano tem feito bem com o Neymar – explicou a jornalista, afirmando que vê Mano Menezes como técnico de um grande clube da Europa quando deixar o comando da Seleção.
Para finalizar, Cristina afirmou que vê Neymar ainda bem distante de Messi.
- Ainda não tem comparação. Messi chegou à Europa com 12 anos, cresceu no Barcelona. Conhece toda a mentalidade da equipe. É um jogador completo. E para Neymar seria ótimo conhecer esse estilo. Seria mais fácil para ele. Neymar atuaria ao lado de Iniesta e Xavi, que quando te passam a bola é para fazer o gol.
Destaque nas mídias sociais
Mas Neymar não é “perseguido” apenas pela imprensa. Em levantamento do site oficial das Olimpíadas, o craque do Santos é o quarto atleta que está na competição com mais seguidores nas redes sociais. Ao todo, a joia da Vila Belmiro tem mais de 10 milhões de fãs espalhados pelo mundo.
Neymar só perde para dois astros da NBA e para o tenista suíço Roger Federer, que está na terceira colocação, com 11,5 milhões de seguidores. Lebron James e Kobe Bryant, ambos da seleção americana de basquete, ocupam a primeira e a segunda posição, respectivamente, com 17,5 milhões e 13,6 milhões
.

LONDRES 2012



Bronze em Pequim, sérvio enfrenta Del Potro para repetir pódio em Londres


A torcida empurrou do começo ao fim, e Andy Murray respondeu. Jogando um tênis agressivo, corajoso e impecável nos momentos importantes, o britânico derrotou Novak Djokovic e conquistou, nesta sexta-feira, uma vaga na final das Olimpíadas de Londres 2012. As parciais da vitória do escocês foram 7/5 e 7/5, e o duelo durou exatas duas horas.
Andy Murray tênis Wimbledon Londres 2012 semi (Foto: AFP)Torcida britânica festeja a classificação de Andy Murray para a final olímpica (Foto: AFP)
O triunfo do atual número 4 do mundo fará da final olímpica uma reedição da decisão de Wimbledon, há menos de um mês. Na ocasião, na mesma Quadra Central de Wimbledon, Federer derrotou Murray e conquistou o heptacampeonato no Grand Slam britânico. Desta vez, em busca da inédita medalha de ouro, o suíço vem de uma vitória sofrida sobre Juan Martín del Potro. O jogo foi o mais longo da Era Aberta (a partir de 1968) do tênis em melhor de três sets.
Murray e Djokovic fizeram um duelo parelho desde o primeiro game, com muitos pontos bonitos e poucos erros não forçados. Depois de Nole salvar dois break points no segundo game, os dois tenistas conseguiram impor seus serviços sem grandes problemas. Murray não cedeu uma chance sequer e foi recompensado no 12º game, quando finalmente teve outro break point. Com a torcida fazendo muito barulho e gritando o nome do tenista da casa, Djokovic sucumbiu. Diante de um set point, o sérvio subiu à rede de forma precipitada e levou uma passada na cruzada. A bola levantou o público e fechou o set a favor do britânico: 7/5.
A partida seguiu emocionante, e o público fazia mais barulho a cada game. Quando Djokovic conseguiu break points no começo da segunda parcial, a torcida respondeu. E Murray, que perdeu a paciência e atirou a raquete no chão depois de um erro, se salvou com excelentes pontos. A torcida viveu outro drama no 11º game, quando o escocês mais uma vez encarou uma chance de quebra e se salvou soltando pancadas de direita e esquerda.
Se Murray foi impecável sob pressão, Djokovic não fez o mesmo. Sacando em 5/6, o número 2 do mundo novamente sucumbiu. Quando jogou uma esquerda na rede, cedeu três match points para o tenista da casa. No ponto seguinte, uma devolução fortíssima de Murray garantiu a vitória e sua vaga na final olímpica em Wimbledon
.

FLAMENGO



Atacante de 34 anos, que estava sem contrato desde que deixou o Corinthians, volta ao clube que defendeu em 2002


Liedson assina contrato com o Flamengo (Foto: Divulgação)Liedson assina contrato com o Flamengo
(Foto: Divulgação)
O Flamengo acertou nesta quinta-feira a contratação do atacante Liedson, que ficou sem contrato e deixou o Corinthians na terça, até o fim de 2013. Depois de seguidos fracassos, a diretoria rubro-negra trabalhou em sigilo e se mobilizou para sacramentar o acordo com o atleta de 34 anos, que já havia entrado na pauta do Flamengo em outras ocasiões. O diretor de futebol Zinho sequer foi ao treino no Ninho do Urubu, na tentativa de finalizar o negócio.
O Flamengo aguarda apenas a realização dos exames médicos para anunciar a contratação. O departamento médico já foi avisado sobre a chegada do jogador, mas ainda não sabe quando ele passará pela bateria de exames. O filho do médico José Luiz Runco, Guilherme Runco, é médico do Corinthians.
Liedson passou, em meados de 2011, por uma cirurgia no joelho esquerdo por causa de uma tendinite. Foi a terceira intervenção feita no mesmo joelho (passara por outras duas em Portugal). O rendimento em campo caiu e, em 2012, o jogador foi gradativamente perdendo espaço no Corinthians, que optou por não renovar seu contrato.

A Think Ball & Sports Consulting, empresa que gerencia a carreira de Liedson, confirmou via Twitter o destino do jogador, que tinha ofertas de outros clubes brasileiros. Ainda não se sabe se o Vaco estava entre os interessados, mas a torcida do clube cruz-maltino chegou a fazer uma campanha na internet a favor da contratação do jogador. Ele disputou seis jogos pelo Corinthians neste Brasileiro, número que ainda permitia uma transferência para outro clube da Série A, e não enfrentou Botafogo e Náutico para não estourar a cota.
Liedson só teve chance de começar jogando quando Tite escalou os reservas: contra Fluminense, Palmeiras e Sport. Contra Atlético-MG, Figueirense e Ponte Preta, ele entrou durante a partida. Nessas seis participações, acumulou cinco finalizações, 11 faltas cometidas, 12 faltas sofridas, três impedimentos e duas roubadas de bola. Teve índice apenas razoável de de passes certos: 76% (a média no Corinthians é de 87%). 
Antes mesmo do acerto, o lateral-direito Léo Moura já garantia a boa recepção ao novo reforço do Flamengo:
- É um jogador que tem qualidade, onde passou foi bem. Será recebido de braços abertos e terá a ajuda de todo mundo.
O jogador teve uma passagem pelo Flamengo em 2002. Na época, o time não foi bem e chegou a ficar ameaçado de rebaixamento, mas Liedson se destacou: foram 15 gols em 29 jogos - dois deles podem ser vistos no vídeo ao lado, contra o Atlético-MG, que seria o próximo adversário do Fla. No ano seguinte, teve sua primeira passagem pelo Corinthians e foi vendido ao Sporting, de Portugal, clube que defendeu até o ano passado. Chamado de Levezinho pelos portugueses, Liedson se naturalizou e defendeu a seleção lusitana na Copa do Mundo de 2010.

O retorno ao Corinthians se deu em 2011. Liedson foi peça importante na conquista do título brasileiro. Em 2012, entretanto, o jogador perdeu espaço e passou a coadjuvante no time que campeão da Libertadores. O Timão optou por não renovar o contrato do atleta, que se despediu do clube dizendo estar "de cabeça erguida". Foram 23 gols na segunda passagem pelo Corinthians.

Ficha do jogador:
Nome: Liedson da Silva Muniz
Idade: 34 anos
Local de nascimento: Cairu-BA
Principais clubes: Coritiba, Flamengo, Corinthians, Sporting Lisboa e Corinthians
Seleção: Portugal
Confira abaixo a íntegra do comunicado da Think Ball & Sports Consulting:
"O atacante Liedson, ex-Corinthians, acertou transferência ao Flamengo e irá defender o clube na sequência do Campeonato Brasileiro. O vínculo do Levezinho com o clube da Gávea será até o final da temporada 2013.

"Com o fim do contrato com o Corinthians, no último dia 31 de julho, Liedson e seus representantes da Think Ball & Sports Consulting, Bruno Paiva, Marcelo Goldfarb e Marcelo Robalinho, reuniram-se ao longo da semana para estudar propostas e definir o futuro do atleta, que optou em vestir a camisa do Rubro-Negro. Clubes do Brasil e do exterior manifestaram o interesse em contar com o futebol do jogador.

"Liedson deve viajar ao Rio de Janeiro nos próximos dias para se apresentar ao novo clube. Em 2002, em sua primeira passagem pelo time carioca, disputou 29 jogos e marcou 15 gols.
"Rafael Alvarez
Assessoria de Imprensa - Think Ball & Sports Consulting"
.

LONDRES 2012



Após sofrer apagão no quarto set, quando vencia por 24/21, Brasil ganha 
no tie-break e mantém chances de classificação para as quartas de final


Três jogos, duas derrotas e muitas dúvidas. Era essa a estrada esburacada que o vôlei feminino vinha percorrendo em Londres. A busca por uma vitória nesta sexta-feira não tinha a ver apenas com asfaltar o caminho e recuperar a confiança. A essa altura do campeonato, era preciso ser prático, e só o triunfo espantaria o risco de ver as campeãs olímpicas eliminadas na primeira fase. Do outro lado da rede estava uma China que virou presa fácil no primeiro set, mas se agigantou e foi buscar um jogo que parecia perdido. Um apagão no quarto set quase colocou tudo a perder, mas as meninas de José Roberto Guimarães respiraram aliviadas no tie-break: 3 a 2 (25/16, 20/25, 25/18 e 28/30 e 15/10).
bloqueio do Brasil na partida de vôlei contra a China (Foto: AFP)Sheilla, Fabiana e Paula no bloqueio: seleção brasileira respira com vitória sobre a China (Foto: AFP)
Com a vitória por 3 sets a 2, o Brasil soma dois pontos, chega aos quatro, e empata com a Turquia. Para avançar às quartas, tem que vencer o último jogo da primeira fase, que será contra a Sérvia, lanterna da chave, e torcer por tropeços de China, Coreia do Sul, ou Turquia. Nas Olimpíadas, a chave conta com seis equipes e as quatro primeiras se classificam.
O Brasil encerra a etapa de classificação no próximo domingo, às 18h (horário de Brasília), contra a Sérvia. A China, terceira colocada, enfrenta a Coreia do Sul, vice-líder da chave, e as americanas, líderes do grupo B, pegam a Turquia.
- É uma situação horrível. Em termos de Olimpíadas, é inédito para a gente. Isso é o que me entristece. Temos a chance de estar dentro, o importante é a Turquia não fazer três pontos. Mas houve uma recuperação. Era uma situação difícil, e eu não tinha dúvidas sobre o comportamento delas, nós precisávamos jogar da forma como jogamos hoje - afirmou Zé Roberto Guimarães.
Ouro nos Jogos de 2004 em Atenas e bronze em Pequim, a China não conseguiu arrancar resultados tão bons no último ciclo olímpico. Com sua principal atacante, Yimei Wang, vindo de uma cirurgia no tornozelo, a equipe do técnico Yu Juemin tem agora campanha idêntica à do Brasil, com dois triunfos e dois tropeços.
Paula Pequeno e Dani Lins comemoram ponto do vôlei do Brasil contra a China (Foto: AP)Dani Lins (à dir) começou como titular (Foto: AP)
Zé Roberto mexe no time
A confiança era claramente outra. Com Dani Lins levantando e Jaqueline de volta ao time titular no lugar de Fernanda Garay, o Brasil mostrou no início que estava disposto a se recuperar. Abriu 5/2 e, com o ataque bem dividido, chegou à primeira parada técnica vencendo por 8/4. Jaque e Thaisa capricharam nos ataques, a diferença pulou para seis pontos. A atacante Yimei Wang chegou a furar uma cortada de maneira constrangedora e trombou com o juiz na lateral da quadra. Àquela altura, o primeiro set já estava sob controle para a equipe de amarelo, que foi para a segunda parada vencendo por 16/8. Paula, Jaqueline e Sheilla continuaram pontuando sem dificuldade até a primeira parcial chegar ao fim: 25/16.
O segundo set começou com as chinesas dando uma resposta e abrindo 3/1. O cochilo durou pouco, e logo o placar virou para 5/3. O equilíbrio foi maior do que no set inicial, mas ainda assim o Brasil deu um jeito de segurar a vantagem na parada técnica: 8/7. Na volta, o jogo mudou de figura. A China abriu 16/12, sob o comando de Ruoqi Hui, e ganhou moral. Na bola de Jaqueline que cortou para 19/17, os gritos da capitã Fabiana puxaram a vibração do time, que foi atrás do empate com Jaque no bloqueio. A torcida acordou na Arena, mas a China não se importou. Abriu 23/20 e forçou Zé Roberto a parar o jogo. Não adiantou. Em um lance de indecisão na defesa brasileira, as orientais fecharam em 25/20 e igualaram a partida.
O tropeço ligou o alerta para a seleção. Com o novo regulamento, em que a vitória por 3 a 0 ou 3 a 1 vale três pontos, e o 3 a 2 vale apenas dois, a equipe de Zé Roberto não queria saber de entregar mais um set. E começou concentrada, com Sheilla voando. Na primeira parada, a atacante já tinha 14 pontos, e o Brasil ganhava por 8/5. Na volta, contudo, três pontos seguidos das chinesas deixaram tudo igual.
Jaqueline do Brasil na partida de vôlei contra a China (Foto: Reuters)Jaqueline teve boa atuação contra as chinesas nesta sexta-feira em Londres (Foto: Reuters)
Quando o placar chegou a 14/12 para as asiáticas, Zé Roberto lançou Garay no lugar de Paula. Mas era Sheilla que continuava virando todas. A ajudinha veio com um ponto de graça quando as chinesas erraram o rodízio na quadra. O Brasil aproveitou o embalo e abriu quatro de vantagem com um bloqueio e uma cortada certeira de Jaque, que vibrou apontando para a torcida. Thaisa também entrou no jogo, e aí não deu para a China: 25/18.
O panorama do set anterior se repetiu. O Brasil foi para a primeira parada vencendo por 8/6, a China empatou, mas a equipe verde-amarela conseguiu se manter à frente no placar. As orientais, contudo, não se entregavam, sob o comando de Chuniei Zeng. O time de Zé Roberto abriu 24/21, mas permitiu a reação. Bolas de segurança na mão de Sheilla, que virava todas. Mas Fabiana cometeu erro básico de dois toques no levantamento, e uma falha de Garay na defesa criou um cenário que parecia impossível. Apos cinco set points, China 30/28, tie-break a caminho.
O equilíbrio deu as caras no set decisivo, e o Brasil voltou a ter vantagem de dois pontos na troca de lado, com 8/6. A diferença pulou para 11/7, e aí só era preciso evitar outro apagão. O saque torto de Fabiana deixou a torcida apreensiva de novo, mas Natália explorou o bloqueio em seguida para fazer 12/8. Desta vez, sem colapso: 15/10. Ainda com a corda apertando de leve no pescoço, sem mostrar um vôlei consistente, mas ainda com o direito de sonhar com o bicampeonato olímpico
.

LONDRES 2012



Rafael Silva não resiste a Alexander Mikhaylin nas quartas de final, mas segue na disputa da medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres


Após duas vitórias por ippon, o gigante brasileiro caiu. Em decisão nas bandeiras, Rafael Silva, de 2,03m, perdeu para o tricampeão mundial Alexander Mikhaylin. Contra o russo, "Baby", como é conhecido o sul-matogrossense, foi derrotado nas quartas de final e deu adeus ao sonho do ouro nos pesos-pesados (acima de 100kg). Ele, todavia, segue em busca de uma medalha de bronze, e encara o húngaro Barna Bor na repescagem a partir de de 10h (horário de Brasília).
 
Toda a seleção brasileira se desesperava na arquibancada. "Mete a mão nele, amassa", gritava o pequenino Felipe Kitadai, bronze na categoria mais leve do judô, a ligeiro (até 60kg). "Raça, garoto!", pedia Luciano Corrêa, da meio-pesado (até 100kg).
O russo de 1,95m tentou as primeiras entradas, mas Baby mostrava boa base e se recusava a cair. O brasileiro não se intimidou e também foi para cima, mas o europeu defendia bem sua mão esquerda. Com mais de metade da luta, nenhum dos dois judocas havia pontuado ou sido punido. Rafael seguiu insistindo no ochi-gari e Mikhaylin, preocupado na defesa, sofreu um shido (advertência) com 1m19s para o fim. O russo passou a ser mais ativo, mas ninguém conseguiu pontuar no tempo regulamentar.
No golden score, o brasileiro seguia insistindo na técnica de perna, e sofreu um shido por sair da área de combate intencionalmente. Com 1m07s, o russo assustou, com uma queda defendida por pouco por Baby, e conseguiu vantagem para uma possível bandeirada.
Carlos Honorato, prata em Sydney 2000: "É o último golpe". De fato era. Nenhum dos dois fez mais nada pelo resto do tempo, e a decisão foi para os árbitros. As bandeiras foram erguidas unanimimente a favor de Mikhaylin. Um abraço no brasileiro, uma comemoração discreta
.

LONDRES 2012



Judoca brasileira perde duelo com japonesa em menos de 50s e disputa repescagem para lutar pelo bronze nas Olimpíadas de Londres 2012


Poucos segundos depois de Rafael Silva ser eliminado na chave masculina, foi a vez de Maria Suelen Altheman dar adeus ao sonho da final olímpica no peso-pesado feminino (acima de 78kg). Contra a bicampeã mundial e quarta colocada do ranking, Mika Sugimoto, do Japão, a paulista não durou nem 50s e foi derrotada por ippon, nas quartas de final das Olimpíadas de Londres, na manhã desta sexta-feira. Altheman, todavia, ainda pode conquistar a medalha de bronze, e luta pela repescagem a partir de 10h (horário de Brasília).
A japonesa entrou no tatame com muitos berros e mostrou agressividade logo no início. Altheman, porém, também não se intimidou e tentou uma queda logo nos primeiros 20s. Porém, ela não durou nem um minuto. Sugimoto encaixou um harai gochi e derrubou a paulista com um ippon.
A adversária por uma vaga na disputa do bronze será Gulzhan Issanova, do Casaquistão, derrotada por Karina Bryant, da Grã-Bretanh
a

UFC COMBATE


Lutador do UFC se arrepende de 'comentário infeliz' no Twitter, relata seu inferno astral e diz que intenção era criticar a falta de estrutura para atletas

Não há como medir o poder das redes sociais, só se sabe que é gigante. Tão grande que umadeclaração publicada no Twitter rodou o Brasil inteiro e transformou a vida de Thiago Tavares. Na última quarta-feira, o lutador catarinense do UFC postou um comentário irônico pouco depois de Thiago Camilo terminar em quarto lugar no judô: "Incrível como o Brasil está 'bem' nas Olimpíadas. Já viram o quadro de medalhas? Só o MMA brasileiro para honrar o país". Tavares virou rapidamente alvo de programas de televisão, sites e, principalmente, os internautas. Foi o suficiente para abalar a cabeça de Thiago, que até então vinha se preparando bem para lutar no UFC 151, em 1º de setembro. Ao lembrar o episódio, mostrou-se abatido e se emocionou bastante ao relatar ofensas à sua família. Ele afirmou que não conseguiu passar o que queria dizer no comentário. Segundo ele, a ideia era criticar a falta de investimento nos esportes olímpicos no país.

sam stout versus thiago tavares ufc rio (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Thiago Tavares com as bandeiras do Avaí, clube de coração e que o patrocina, e do Brasil após a vitória sobre o canadense Sam Stout no UFC Rio II, em 14 de janeiro deste ano (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
- Eu me expressei mal no que queria dizer, e as pessoas me interpretaram pior ainda. A minha intenção em hipótese alguma era ofender qualquer atleta brasileiro, até porque sei o que eles passam. Eu já lutei de graça no começo da minha carreira. Os meus pais são comerciantes, têm uma floricultura. Tudo o que eles conseguiram foi com muito suor, e as pessoas vêm me chamar de "playboy"? Sei o que passam os atletas, com pouco incentivo. O que quis dizer é que, infelizmente, o Brasil está com pouco resultado nessas Olimpíadas. As pessoas querem torcer para os atletas na época de Olimpíadas, aí dão incentivo e apoio (financeiro), mas isso é de quatro em quatro anos. No resto ninguém quer saber do atleta, para que ele consiga manter o nível de treinamento. Torcer por ele todo mundo quer depois. E foi exatamente isso que eu estava dizendo, só que me expressei mal. Não falei de nenhum esporte específico, nada de judô, como disseram. Por sinal, comecei no judô e depois fui para o jiu-jítsu e para o boxe. Eu fiz uma reivindicação ali, estou do lado dos atletas. Meu "comentário infeliz" estava querendo dizer exatamente isso. Nos países da Europa e nos Estados Unidos os atletas têm total apoio desde o colégio e na universidade - disse, por telefone, ao SPORTV.COM.
Tavares contou que várias pessoas têm mandado e-mails ofensivos a ele e à família por meio de seu site pessoal. Ao lembrar disso, chorou bastante. Ele disse ter perdido o sono por causa da situação, mas acredita que a carreira não será prejudicada por conta disso, mesmo que possa vir a perder patrocinadores:
Os comentários que foram feitos na TV e nos sites, da maneira como foram feitos, simplesmente estão acabando com a minha vida. Passei a noite em claro, não consegui dormir. Chorei o dia todo, não consegui treinar"
Thiago Tavares
- Sinceramente, pensando na minha carreira, não prejudica, porque só tenho que fazer meu trabalho no UFC. Os comentários que foram feitos na TV e nos sites, da maneira como foram feitos, simplesmente estão acabando com a minha vida. Passei a noite em claro, não consegui dormir (começa a chorar). Chorei o dia todo hoje (quinta), não consegui treinar. Então, os problemas que eu tiver por perda de patrocínio são o de menos. O circo que armaram em volta de um comentário está acabando com minha vida. Sempre me consideraram um representante de Florianópolis, do Brasil, e agora sou tachado de marginal. Tenho 22 anos de treino, me dedicando ao esporte e levantando a bandeira do Brasil mais alto. A minha mãe trabalha 12 horas por dia, e as pesoas ficam mandando e-mail para o meu site para xingá-la (chora bastante). Quiseram interpretar de um modo diferente para acabar com a minha vida.
O lutador se disse arrependido da declaração e lembrou o fato de ter levado a bandeira do Brasil ao octógono do UFC após a vitória sobre Sam Stout, em janeiro, para justificar seu patriotismo:
- Eu me arrependo da maneira como escrevi. Não consegui expressar o que eu queria, que era estar do lado dos atletas. Eles não têm ferramentas para poder representar o Brasil. É como se fossem para uma guerra com faquinha e canivete, enquanto americanos e europeus têm toda uma estrutura olímpica por trás deles. O que falaram de mim não condiz com a realidade. Só entro com música nacional nas minhas lutas. Fui comparado a um criminoso. Eu sou um atleta muito patriota! Na minha última luta chorei beijando a bandeira do Brasil, as pessoas podem ver o vídeo. Foi um comentário infeliz...
sam stout versus thiago tavares ufc rio (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Tavares (à direita) troca golpes com Sam Stout no Rio de Janeiro (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Aos 27 anos, Thiago Tavares tem 17 vitórias, quatro derrotas e um empate na carreira (7-4-1 no Ultimate). Contra o americano Dennis Hallman, no UFC 151, em Las Vegas, tentará o terceiro triunfo consecutivo. Ele chegou a tropeçar nas palavras ao falar sobre o próximo desafio, mas logo mudou o tom e ganhou confiança:
- Se eu conseguir treinar... Isso só Deus vai saber responder. No dia 1º de setembro, no UFC 151, vou dar o meu melhor lá em cima e estarei disposto a trazer mais uma vitória para o meu país e levantar a bandeira. Quando entro no octógono estou disposto a qualquer coisa. Vou representar todo mundo que eu amo. Se Deus quiser vou decepcionar essas pessoas que ofenderam tanto a mim quanto à minha família.
Quero pedir desculpas a todos os atletas que estão competindo pelo país em todas as modalidades, porque me expressei mal. Estou defendendo a mesma bandeira que eles, a do incentivo ao esporte. Peço desculpas também a todos os familiares deles"
Thiago Tavares
Por fim, o catarinense deixou uma mensagem aos que ficaram chateados:
- Quero pedir desculpas a todos os atletas que estão competindo pelo país em todas as modalidades, porque me expressei mal. Estou defendendo a mesma bandeira que eles, a do incentivo ao esporte. Peço desculpas também a todos os familiares deles. Da maneira que me puseram como criminoso, não merecia isso por tudo o que fiz e venho tentando fazer pelo esporte. Não mereço ser tachado como tal. Tenho um instituto social com quase 300 crianças, não merecia ouvir o que disseram. Liguei para familiares meus, e eles choravam por causa do que falaram sobre mim. Então, peço desculpas a todos
.

LONDRES 2012



Partida contra campeãs mundiais vale vaga na semifinal e coloca camisa 10 da Seleção frente a frente com Sawa, vencedora da última Bola de Ouro

De um lado, a dona da Bola de Ouro da Fifa por cinco anos. Do outro, a última vencedora do prêmio de melhor do mundo. O jogo entre Brasil e Japão nesta sexta-feira, às 13h (de Brasília), em Cardiff (País de Gales), vale vaga na semifinal do torneio de futebol feminino das Olimpíadas e vai colocar frente a frente os dois maiores nomes da categoria na atualidade: as camisas 10 Marta e Homare Sawa. A partida terá transmissão ao vivo no SporTV e acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM.

 Marta  Brasil Homare Sawa Japão  (Foto: Getty Images)Marta e Sawa em ação nas Olimpíadas: duas camisas 10 em busca do ouro inédito (Foto: Getty Images)
“Rainha” do futebol feminino, Marta, de 26 anos, foi soberana na premiação da Fifa entre 2006 e 2010. Mas durante o período sofreu com o “quase” pela Seleção: foi vice-campeã mundial em 2007 e ficou com a medalha de prata olímpica em 2008, somando dois segundos lugares seguidos nos Jogos (em 2004, o Brasil também perdeu para os Estados Unidos na decisão).
HORÁRIOCONFRONTOCIDADE
8:00Suécia x FrançaGlasgow
10:30EUA x Nova ZelândiaNewcastle
13:00Brasil x JapãoCardiff
15:30Grã-Bretanha x CanadáCoventry
A consagração de Sawa veio em 2011. A meio-campista de 33 anos liderou o Japão na conquista inédita do Mundial na Alemanha sobre as americanas, foi eleita a craque do torneio e fechou a temporada superando Marta na eleição da Fifa.
- Ela é uma jogadora de alto nível, já a enfrentei outras vezes jogando na liga americana. Tem que ter atenção, ela arma o jogo. O Japão interiro é assim, um conjunto bem compacto. Temos que estudar a equipe delas e tentar neutralizar o máximo de jogadas individuais e ensaiadas para seguir na competição – disse Marta.
- Claro que Marta e Cristiane são duas jogadoras-chave do Brasil, mas o time tem muitas outras boas jogadoras com quem precisamos ter cuidado. Queremos entrar concentradas e jogar bem na defesa - completou Sawa.

Treinado por Jorge Barcellos, o Brasil avançou para as quartas em segundo lugar no Grupo E com seis pontos, atrás da anfitriã (Grã-Bretanha). As duas vitórias foram conquistas no Millennium Stadium, local da partida contra as japonesas: 5 a 0 sobre Camarões e 1 a 0 na Nova Zelândia. Na última rodada, a Seleção caiu por 1 a 0 para as britânicas, no Estádio de Wembley, em Londres.
O Japão também ficou em segundo no Grupo F, empatado em cinco pontos com a Suécia, mas com saldo de gols menor (3 a 1). Na estreia, o time treinado por Norio Sasaki bateu o Canadá por 2 a 1, depois ficou no 0 a 0 com as suecas e a África do Sul. Para Marta, as japonesas merecem respeito mesmo sem terem ainda feito uma grande exibição nas Olimpíadas:
- É como pegar qualquer outro adversário. Não tem adversário fácil nas quartas de final. Se tivéssemos ficado em primeiro, pegaríamos o Canadá, um time forte também. Pegamos o Japão, que acabou empatando com a África do Sul. Alguém já ouviu falar de tradição de África do Sul?
Jorge Barcellos com Marta no treino da Seleção feminina (Foto: Reuters)Jorge Barcellos orienta Marta no treino da Seleção antes das quartas de final (Foto: Reuters)
O técnico japonês chegou a criar polêmica ao afirmar que sua equipe jogou para empatar com as sul-africanas, pois o resultado manteria as campeãs mundiais em Cardiff nas quartas, evitando viajar. Objetivo alcançado, agora Sasaki também prega respeito a Marta & cia.
- Se existe algo no mundo inteiro com o qual todos concordam é que o Brasil é uma das seleções mais talentosas do planeta. Mas nosso principal trunfo é o jogo em equipe. Sabemos o quanto teremos que trabalhar duro para encarar uma equipe como essa, mas estamos preparados para seguir na luta pelo ouro olímpico – disse o treinador.
Norio Sasaki, técnico do Japão feminino (Foto: Agência Reuters)Norio Sasaki queria empate para evitar viagem
nas quartas de final (Foto: Agência Reuters)
Companheira de Marta no ataque do Brasil, Cristiane acredita que a seleção japonesa, apesar de forte, poderá dar brechas para o estilo de jogo das brasileiras:
- O Japão é o atual campeão mundial, mas não é um bicho de sete cabeças. Tem seus erros e defeitos também. É um time que toca mais, não fica dando chutão e não é tão alto. É um time que deixa a gente jogar mais. Vamos procurar acertar os erros e procurar jogar mais com a bola no chão.
A Seleção sempre chegou às semifinais das Olimpíadas desde o primeiro torneio de futebol feminino, em 1996. Nas duas primeiras, acabou em quarto lugar, sem medalha. Nas duas seguintes, bateu na trave e ficou com a prata.
- As japonesas são as atuais campeãs do mundo, com certeza será um jogo difícil, mas estamos confiantes e vamos entrar em campo para vencer e chegarmos à semifinal – concluiu Grazielle.
Como de costume, Barcellos não revelou a escalação da Seleção com antecedência. Mas, segundo o site da CBF, o técnico terá de volta Fabiana e Formiga, poupadas na última rodada da primeira fase. Mas Maurine está fora por causa de dores na perna direita.
- Estamos enfrentando o jogo contra o Japão como uma final, precisamos vencer e acredito muito no potencial das jogadoras - afirmou o treinador
.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...