terça-feira, 6 de agosto de 2013

SERIE B


Flamengo mostra interesse em ter Valdivia como novo

 camisa 10

Nome do chileno é aprovado por Mano Menezes. Vice de futebol rubro-negro conversa com diretor palmeirense sobre o chileno

Por Fred SoaresRio de Janeiro
O Flamengo busca um camisa 10. E um nome em particular interessa à diretoria rubro-negra para preencher a lacuna de um armador para o time: Valdivia.
Nesta terça-feira, após o sorteio dos confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Wallim Vasconcelos, e o diretor executivo do Palmeiras, José Carlos Brunoro, foram almoçar juntos e a possibilidade de transferência de Valdivia seria um dos assuntos da conversa.
O nome do chileno passou a ser comentando na Gávea há aproximadamente três semanas e foi aprovado pelo treinador Mano Menezes.
Valdivia, Palmeiras x Bragantino (Foto: Léo Pinheiro/Agência Estado)Valdivia vive um bom momento no Palmeiras
(Foto: Léo Pinheiro/Agência Estado)
Após sofrer uma série de lesões, Valdivia vive um bom momento no Palmeiras, após disputar os últimos seis jogos do Alviverde na Série B. Depois da sequência de partidas, o meia será poupado pelo treinador Gilson Kleina no duelo contra o São Caetano, nesta terça-feira.
Outro nome comentado no Flamengo para o meio-campo foi o de Douglas, atualmente na reserva do Corinthians. Apesar do interesse no jogador, que trabalhou com o atual técnico rubro-negro no clube paulista, as conversar não seguiram pois o jogador já atuou em mais de sete partidas pelo Timão no Brasileirão.

COPA DO BRASIL 2013


Luverdense, Inter, Santos, Palmeiras, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro e Nacional-AM jogam primeira partida em casa, para depois visitar adversários


É melhor jogar primeiro dentro ou fora de casa? A pergunta nunca teve uma resposta definitiva. E vai perdurar. Mas, nesta terça-feira, ela entrará ainda mais em pauta entre os torcedores. Em um hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, os mandos de campo das oitavas da Copa do Brasil foram definidos. No início da tarde os confrontos haviam sido divulgados após sorteio. Agora os clubes já sabem onde jogarão primeiro.
O Corinthians vai atuar inicialmente fora de casa, no Mato Grosso, depois em São Paulo diante do Luverdense; o Santos abre o desafio com o Grêmio como mandante, depois vai a Porto Alegre; o Inter joga contra o Salgueiro no Rio Grande do Sul, depois vai a Pernambuco; o Palmeiras joga primeiro em São Paulo, depois vai ao Paraná contra o Atlético-PR; oFluminense pega o Goiás no Rio de Janeiro, para depois ir a Goiânia; o Vasco inicia a longa viagem fora de casa, em Manaus, em seguida volta ao Rio; enquanto isso o Botafogo encara o Atlético-MG em casa, no Rio, para depois ir a Minas Gerais; por outro lado, o Cruzeiro joga a primeira em Minas, depois vai ao Rio pegar o Flamengo.

As datas exatas das partidas ainda não foram definidas. O certo é que as partidas de ida acontecerão nos dias 21 e 22 de agosto, com as de volta entre 28 e 29 do mesmo mês.

Entenda como funcionou o sorteio

Mais cedo ocorreu a definição dos confrontos. No pote A do sorteio estavam os clubes que disputaram a Taça Libertadores - Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras, mais o Vasco, quinto do Brasileiro 2012 e que substituiu o São Paulo. O Tricolor paulista disputará a Sul-Americana por ser o atual campeão e não entrará na Copa do Brasil. Completaram o primeiro pote Flamengo e Internacional, melhores ranqueados na CBF e desde a primeira fase participando do torneio.

No pote B estavam clubes em piores colocações no ranking da entidade e que também disputam a Copa do Brasil desde o início. São eles Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Goiás, Luverdense, Nacional-AM, Salgueiro e Santos.

Cada confronto das oitavas necessariamente tinha de ser formado por um time do bloco A e um do bloco B. Primeiro, foram sorteados todos os times do bloco A, e só depois foram conhecidos seus adversários.

O sorteio do bloco A foi dividido em quatro duplas, com base mais uma vez no ranking da CBF. A primeira dupla foi formada por Fluminense (1º do ranking) e Corinthians (2º); a segunda, por Vasco (3º) e Grêmio (5º); a terceira, por Inter (6º) e Flamengo (7º); a quarta, por por Palmeiras (8º) e Atlético-MG (12º). Para cada time da dupla, foi sorteado um lado do diagrama (esquerdo ou direito) e qual jogo daquele lado ele fará (jogo 1, 2, 3 ou 4). Na sequência, obedecendo o ranking, foram sorteados os times do pote B e o jogo de cada equipe. 

Confira os confrontos dos jogos de ida das oitavas de final da Copa do Brasil:

Luverdense x Corinthians
Santos x Grêmio
Internacional x Salgueiro
Palmeiras x Atlético-PR
Fluminense x Goiás
Nacional-AM x Vasco
Botafogo x Atlético-MG
Cruzeiro x Flameng
o

MMA


Brasileiro é ultrapassado por Alexander Gustafsson. Davis sobe para quarto

A derrota para Phil Davis no UFC 163, realizado no último sábado, no Rio de Janeiro, custou a Lyoto Machida a primeira posição no ranking meio-pesado do Ultimate. O brasileiro foi ultrapassado por Alexander Gustafsson, adversário do campeão Jon Jones no UFC 165, no dia 21 de setembro. Davis, por sua vez, saiu do sétimo lugar e agora é o quarto.
Apenas mais um lutador que se apresentou no UFC 163 teve sua colocação alterada. O peso-mosca John Lineker agora é o sexto. No último ranking, ele estava em sétimo e trocou de posição com Louis Gaudinot depois de vencer José Maria "No Chance" no Rio.
José Aldo, que manteve o seu título do peso-pena com vitória sobre Chan Sung Jung, não avançou no ranking peso por peso, se mantendo em quarto. Nessa lista, somente uma mudança: Dominick Cruz ganhou a posição de Cris Weidman e é o nono.
O ranking oficial do UFC é elaborado a partir de votações de jornalistas do mundo inteiro. Nesta última edição, 77 profissionais votaram. Veja como ficou:
ranking mma ufc 06/08/2013 print (Foto: Reprodução)

NOTICIAS


Luis Fabiano, machucado, e Lúcio, afastado, são dois dos quatro atletas do Tricolor que aparecem em destaque na foto de divulgação


Copa Suruga, cartaz (Foto: Carlos Ferrari)Copa Suruga, cartaz (Foto: Carlos Ferrari)
As mudanças feitas no São Paulo antes da excursão internacional pegaram de surpresa os organizadores da Copa Suruga. O pôster oficial do torneio foi confeccionado com dois jogadores do Tricolor que sequer embarcaram com a delegação para a Europa e depois ao Japão.
Ao lado de Paulo Henrique Ganso eRogério Ceni aparecem o zagueiro Lúcio e o atacante Luis Fabiano. O defensor entrou em atrito com o técnico Paulo Autuori depois da derrota para o Internacional e está fora dos planos. Já o centroavante, com uma lesão muscular, também não viajou.
O São Paulo, aliás, seguiu para o Oriente bastante desfalcado. Depois dos duelos contra Bayern e Milan, pela Copa Audi, e Benfica, pela Copa Eusébio, a comissão técnica achou melhor mandar de volta ao Brasil o zagueiro Rafael Toloi, o volanteFabrício, o meia Jadson e o atacante Osvaldo.
Kashima Antlers e São Paulo se enfrentam, nesta quarta-feira, às 7h (de Brasília), no Kashima Soccer Stadium. A competição reúne o campeão da Copa Sul-americana e da Copa da Liga Japonesa do ano anterior.

COPA DO BRASIL 2013


Oitavas de final também não terá clássico entre times do mesmo estado. Duelos Galo x Bota, Grêmio x Santos e Fla x Cruzeiro chamam atenção


As oitavas de final da Copa do Brasil já têm seus confrontos conhecidos. No início da tarde desta terça-feira, em um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a CBF promoveu o sorteio dos duelos, que teve uma curiosidade: não será possível uma final entre times do mesmo estado.

Os aguardados clássicos regionais também não ocorrerão nas oitavas de final. A fase terá, como principais atrações, os confrontos Flamengo x Cruzeiro, Grêmio x Santos e Atlético-MG x Botafogo. A data, horário e ordem dos jogos serão definidas apenas após novo sorteio, que será às 16h desta terça-feira e terá acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM. A previsão é que os jogos de ida ocorram nos dias 21 e 22 de agosto e, os de volta, 28 e 29.
Os quatro cariocas - Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco - ficaram do mesmo lado da chave, ao lado dos mineiros Atlético-MG e Cruzeiro. Do outro, estão os três times paulistas (Corinthians, Palmeiras e Santos) juntos aos gaúchos Grêmio e Internacional.
Diagrama da Copa do Brasil (Foto: Reprodução)
Do primeiro lado, teremos o confronto entre Corinthians x Luverdense-MT, com o vencedor enfrentando, nas quartas de final, quem passar de Grêmio x Santos. Na mesma chave, o Internacional encara o Salgueiro-PE, e quem triunfar fará duelo nas quartas com o vencedor de Palmeiras x Atlético-PR.
Do outro lado do emparelhamento, o Fluminense enfrentará o Goiás, e o Vasco, o Nacional-AM. Os vencedores se cruzam nas quartas. Abaixo, Atlético-MG x Botafogo e Flamengo x Cruzeiro, com quem passar de cada fase se enfrentando.

Entenda como funcionou o sorteio

No pote A do sorteio estavam os clubes que disputaram a Taça Libertadores - Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras, mais o Vasco, quinto do Brasileiro 2012 e que substituiu o São Paulo. O Tricolor paulista que disputará a Sul-Americana por ser o atual campeão e não entrará na Copa do Brasil. Completaram o primeiro pote Flamengo e Internacional, melhores ranqueados na CBF e desde a primeira fase participando do torneio.
No pote B estavam clubes em piores colocações no ranking da entidade e que também disputam a Copa do Brasil desde o início. São eles Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Goiás, Luverdense, Nacional-AM, Salgueiro e Santos.
Cada confronto das oitavas necessariamente tinha de ser formado por um time do bloco A e um do bloco B. Primeiro, foram sorteados todos os times do bloco A, e só depois foram conhecidos seus adversários.
O sorteio do bloco A foi dividido em quatro duplas, com base mais uma vez no ranking da CBF. A primeira dupla foi formada por Fluminense (1º do ranking) e Corinthians (2º); a segunda, por Vasco (3º) e Grêmio (5º); a terceira, por Inter (6º) e Flamengo (7º); a quarta, por por Palmeiras (8º) e Atlético-MG (12º). Para cada time da dupla, foi sorteado um lado do diagrama (esquerdo ou direito) e qual jogo daquele lado ele fará (jogo 1, 2, 3 ou 4). Na squência, obedecendo o ranking, foram sorteados os times do pote B e o jogo de cada equipe
.

CORINTHIANS


Contra o Santos, meia terá nova chance para provar a Tite que merece voltar a ser titular da equipe, como no início da temporada


Renato Augusto
 está em alta no Corinthians. Apesar de ser reserva da equipe de Tite, o meia tem correspondido nos momentos em que está em campo. Foi assim no último domingo, quando acabou ganhando a chance de começar entre os titulares por causa da lesão de Alexandre Pato e marcou o gol que abriu a vitória do Timão diante do Criciúma. Mas ele quer mais.
Renato Augusto Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Renato Augusto, com Tite ao fundo, em treino do Timão  (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
Mesmo ressaltando que respeita a vontade do técnico, Renato Augusto busca retomar a vaga no meio-campo alvinegro, que era sua no início da temporada, antes de lesionar a coxa direita durante o Campeonato Paulista. Ele ficou quase três meses afastado e acabou perdendo espaço.
– Achei que fui bem contra o Criciúma. No início, pequei um pouco por tentar tocar de primeira, poderia ter segurado mais. O importante foi que eu joguei os 90 minutos, estou me sentindo bem e sei que posso melhorar bastante ainda. Estou evoluindo degrau por degrau.  Mas não adianta se contentar com isso, tem de buscar mais. Cheguei há seis meses e não joguei quase nada aqui. Vou buscar meu espaço e vai acontecer naturalmente. Sempre que entrar, vou tentar mostrar meu futebol até permanecer de vez na equipe – disse o jogador.

– No Corinthians é difícil você falar quem é titular ou reserva, principalmente na frente, onde o rodízio é grande – analisou Renato Augusto, que ganhará mais uma chance entre os 11 iniciais nesta quarta-feira, no clássico com o Santos. Sem poder contar com o lesionado Pato e com Sheik, que está suspenso, Tite repetirá a formação do jogo com o Criciúma.
Contratado no início do ano, junto com Alexandre Pato, Renato Augusto, que custou quatro vezes menos do que o companheiro, já é um dos queridinhos da torcida. Mas Tite mantém, por enquanto, o esquema adotado após a lesão do meia, com Danilo comandando o meio-campo e Emerson Sheik, Romarinho e Guerrero mais à frente.
– Precisamos da vitória para ficar bem próximo do G-4 ou até mesmo entrar. Temos tudo para buscar o título: elenco qualificado, grande treinador e um ambiente muito bom – completou o camisa 8
.

MMA


Brasileiro prefere não entrar em conflito com o chefe, que disse não conseguir lidar com ele, e rejeita qualquer chance de encarar Rashad: 'Isso não existe'

Vitor Belfort e Dana White UFC 133 (Foto: Reprodução/Twitter)Vitor e Dana em foto antiga, após o primeiro vencer
Akiyama no UFC 133 (Foto: Reprodução / Twitter)
Após dizer que Vitor Belfort estava "fora de si" por recusar Tim Kennedy e querer uma disputa de cinturão imediata nos médios (até 84kg), Dana White voltou a atacar o brasileiro, desta vez quando soube que ele agora está pedindo uma luta contra Chael Sonnen nos meio-pesados (até 93kg) enquanto aguarda sua chance de título na categoria de baixo. De forma irônica, o presidente do UFC sugeriu que Vitor enfrente seu companheiro de treinos na Blackzilians Rashad Evans e contou que só quem lida diretamente com o carioca é o dono da organização, Lorenzo Fertitta.
- Vitor não quer a luta (contra Tim Kennedy). Então eu disse que está bem. Vamos fazer ele contra o Rashad. Ele quer lutar numa categoria mais pesada, vamos fazer ele contra o Rashad. Ainda não ouvi a resposta. O Vitor me deixa louco, cara. Lorenzo pode lidar com o Vitor, mas eu não - disse, durante o UFC World Tour, em Los Angeles (EUA).
Respeito muito o Dana White e o UFC. Cada um tem uma visão. Mas acho que você tem que saber que está debaixo de uma autoridade e tem que respeitar isso. Então, quem sou eu para julgar alguém?"
Vitor Belfort
Combate.com repercutiu as declarações de Dana com Belfort, que preferiu manter sua conduta respeitosa em relação ao chefe por estar "debaixo de uma autoridade":
- O melhor é o silêncio. Não tenho nada a falar em relação a isso. Eu vejo tudo de bom, só vejo coisa boa. Estou debaixo de uma autoridade. A minha primeira autoridade é Deus, e a segunda é honrar o meu trabalho, os meus fãs e a minha família. Sempre estive lá para ajudar  e lutei pela organização. Fui um dos grandes pilares do meu esporte aqui no Brasil. Respeito muito o Dana White e o UFC. Cada um tem uma visão. Mas acho que você tem que saber que está debaixo de uma autoridade e tem que respeitar isso. Então, quem sou eu para julgar alguém? Eu tenho que fazer o meu trabalho, que é treinar e me preparar para vencer. Os fãs sabem tudo o que acontece. Respeito ambas as partes. Tenho que fazer meu trabalho. Sou um funcionário.
A possibilidade de enfrentar o amigo Rashad Evans neste momento não existe na cabeça de Vitor. A única maneira de isso passar a ser considerado é se for por algum cinturão no futuro:
Vitor Belfort mma ufc (Foto: Nathalya Calil / Divulgação)Vitor Belfort (Foto: Nathalya Calil / Divulgação)
- Isso não existe. Já falei isso com o Rashad. Não tem nexo nenhum eu lutar com alguém da nossa equipe, a não ser se for por um cinturão. Não tem nexo nenhum. Eu não lutaria contra ninguém da minha equipe, de jeito nenhum.
Em conversa com a reportagem na semana passada, a esposa e empresária de Belfort, Joana Prado, disse que dois nomes interessavam: Dan Henderson e, principalmente, Chael Sonnen. Para Vitor, o duelo contra o falastrão americano venderia muito pay per view:
- A gente queria fazer uma luta que fizesse sentido. Acho que ele (Sonnen) vende bastante. Mas sou um empregado. Estou aí para aquilo que o UFC e minha equipe decidirem. Meu dever é treinar. O nosso foco principal é o cinturão.
Se quiser enfrentar Sonnen, Belfort terá de aguardar o dia 17 de agosto, quando o falastrão encara outro brasileiro, Maurício Shogun, na luta principal em Boston (EUA). Sonnen também já disse mais de uma vez que tem interesse em uma luta contra o Fenômeno.

BOMBA!!!


Ney Franco rompe silêncio e acusa




 Rogério Ceni de minar Ganso e Lúcio


Treinador diz ter sido vítima do goleiro e afirma que é difícil trabalhar no São Paulo sem o aval do ídolo, que fritaria quem não o agradasse


Ney Franco jogo São Paulo Corinthians Recopa (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ney Franco foi demitido no dia 5 de julho
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Um mês após ser demitido do São Paulo,Ney Franco resolveu falar. Ouviu, calado, várias críticas feitas por Rogério Ceni, ídolo da torcida, logo após a sua demissão. Em uma delas, o goleiro diz que o legado deixado pelo treinador foi “zero”. O arqueiro foi o principal alvo do comandante, que o acusa de ter extrapolado os limites fora de campo e minado contratações que não o agradem, como as de Paulo Henrique Ganso e Lúcio.
Em entrevista ao jornal O Globo, Ney Franco afirmou que Ceni não teve a postura de capitão que esperava. A relação entre eles começou a ficar ruim durante um jogo pela Copa Sul-Americana entre São Paulo e LDU de Loja, do Equador, em outubro de 2012. Na partida, o goleiro reprovou uma substituição feita pelo treinador, que colocou Willian José, enquanto o arqueiro pedia insistentemente pela entrada de Cícero. Após o jogo, Ney foi firme e reprovou a atitude. O fato, segundo o comandante, ainda deve incomodar o camisa 1.
- Talvez pelo problema que tivemos. Não sei se ele leva isso até hoje. O tempo dirá quem está certo. Fechamos bem o ano (2012), ele na dele, e eu fazendo o meu trabalho com respeito. Só que, a cada turbulência, esse assunto voltava. Não sei se ainda mexia com ele – disse o treinador.
Se está bom para o Rogério, este profissional vai bem. Se não, se chega um profissional que ele não concorda, a tendência é ser minado"
Ney Franco
De acordo com Ney Franco, o goleiro é procurado pelas correntes políticas dentro do São Paulo e tem apoio valioso no quadro eleitoral. A importância do atleta ultrapassaria os limites do campo, onde é idolatrado pelos torcedores. Ciente de sua força, Rogério Ceni queimaria os jogadores recém-contratados que não o agradassem e criaria um clima insustentável para eles.
- Em 2013, não tive nele o capitão de que precisava. Havia a preocupação de quebrar marcas individuais. Até em contratações: se chega um nome que é do interesse dele, ele fica na dele; se não é, reclama nos corredores. E isso chega aos contratados, como Ganso, Lúcio. E eu, como técnico, ficava no meio disso. Ganso chegou num ambiente... Percebeu claramente as coisas. Chegou ao ouvido dele. Havia uma fritura por trás e pode atrapalhar. Nos corredores, era o que se escutava, que quando Ganso jogava o time tinha um jogador a menos.

Incomodado com a frase “legado zero” dita por Rogério Ceni em relação a seu trabalho, Ney Franco citou o título da copa Sul-Americana de 2012, inédito no clube, para se defender. Além disso, afirmou que alguns jogadores hoje importantes na equipe cresceram com o seu trabalho.
- Se está bom para o Rogério, este profissional vai bem. Se não, se chega um profissional que ele não concorda, a tendência é ser minado. E nos dois últimos meses de trabalho eu sabia que havia interesse de parte do grupo na minha saída. Depois, Rogério disse que meu legado no clube foi zero. Antes de trabalhar no São Paulo, vários jogadores da base do clube se valorizaram comigo na seleção. Quando cheguei, Jádson e Osvaldo cresceram. O Lucas teve um boom e foi negociado. E subi jogadores. Além de termos ganho a Copa Sul-Americana no fim de 2012.
Sem clima com Milton Cruz
Por fim, Ney Franco também revelou que jamais teve respaldo de Milton Cruz, auxiliar técnico permanente da comissão são-paulina, o que fez com que o trabalho do seu auxiliar direto, Éder Bastos, fosse queimado no Morumbi. E acrescentou que foi informado que Milton chegou a ligar para outro treinador quando ele ainda trabalhava lá.
- Ele é muito ligado ao clube. Em qualquer problema que envolva alguém que tenha poder de convencimento no São Paulo, ficará deste lado. Antes da minha queda, me foi dito que ele já tinha ligado para outro treinador. Fico à vontade para falar, porque não tive qualquer problema direto com ele. No primeiro treino, eu e meu auxiliar (Éder Bastos) o chamamos para o campo. Ele não quis. Não o afastamos. Meu auxiliar foi massacrado. Ele trabalha muito e, pela primeira vez, vi um profissional ser penalizado por trabalhar muito. Se ele tirou espaço de outro, é porque este profissional não ocupou um espaço.

Sem clube, o treinador afirmou ter sido procurado pelo Fluminense, que contratou Vanderlei Luxemburgo, e disse aguardar um telefonema de alguma equipe de ponta no Brasil para voltar a trabalhar.
- Eu tenho conquistas, não é um momento ruim que vai apagar tudo o que já fiz. Agora quero ver jogos, repensar, ver o que deu certo no São Paulo e o que não deu. E não vou ficar me culpando por tudo. Espero pegar um time de Série A que possa ganhar a Copa do Brasil ou o Brasileiro, embora, em tese, quem trocar de técnico no Brasileiro será por estar embaixo na tabela
.

BRASILEIRAO 2013

Holandês sobe sua nota média para 6,90, a mesma do argentino. Fábio, do Cruzeiro, é o novo melhor goleiro, e Dória, do Botafogo, já lidera na zaga


Não é só em quantidade que o Campeonato Brasileiro vem ganhando quando o assunto são os estrangeiros. Em qualidade também. A prova disso é a parcial do Troféu Armando Nogueira, que após onze rodadas do Brasileirão 2013 tem a dupla liderança de Seedorf, do Botafogo, e de Maxi Biancucchi, do Vitória. O meia holandês e o atacante argentino têm rigorosamente a mesma nota média: 6,90. Seedorf é, porém, a grande novidade na ponta da disputa. A exibição de gala contra o Vitória - com duas assistências - e seu primeiro gol marcado no Maracanã (assista, ao lado), durante o clássico contra o Vasco, o alçam ao topo, onde Maxi já estava há uma semana. Maxi, aliás, seguiu jogando bem de lá para cá. Inclusive deu passe para um dos gols sobre a Portuguesa no último domingo.
A disputa entre eles promete e tem outros protagonistas, que não são gringos. Os brasileiríssimos Rafael Sobis, do Fluminense, com 6,86, e Alex, do Coritiba, com 6,85 de média, estão na mesma balada. Os quatro melhores, portanto, estão separados por apenas cinco décimos. E o quinto colocado, Everton Ribeiro, do Cruzeiro, não vem longe, com seus 6,73.
Everton Ribeiro, aliás, representa um crescimento dos cruzeirenses não só no Top 5 (ranking geral), mas também na disputa posição por posição. Entre os goleiros, por exemplo, Fábiochegou aos mesmos 6,55 de média de Vanderlei, do Coxa, após duas boas atuações - pegou até pênalti contra o Fluminense (veja, abaixo) e não sofreu gol contra o Coritiba. Praticamente na cola de Fábio e Vanderlei vêm Diego Cavalieri, do Flu, com 6,50; Jefferson, do Botafogo, com 6,43; e Marcelo Lomba, do Bahia, com 6,41.
Na zaga, um novo líder assume. Dória, do Botafogo, que completou seis jogos, enfim passou a ter uma quantidade mínima de partidas para ter sua média - que já era boa - considerada para o Armandão. O defensor botafoguense ostenta uma nota média de 6,42, e supera por pouco outros dois destaques da posição: Gil, do Corinthians, e Bruno Rodrigo, do Cruzeiro, que vêm empatados com 6,32.
Elias, do Flamengo, já era o melhor cabeça de área há uma semana, mas ampliou sua vantagem ao merecer 8,5 por sua atuação com gol diante do Atlético-MG. O jogador rubro-negro subiu de 6,44 para 6,59. Mas três de seus principais concorrentes também melhoraram. Gabriel, do Botafogo, tem 6,35 (tinha 6,31); Souza, do Cruzeiro, tem 6,33 (tinha 6,21); e Ralf, do Corinthians, tem 6,30 (tinha 6,21).
Na lateral direita, Nino Paraíba, do Vitória, permanece à frente da concorrência, com 6,21 de média, mas é bom ficar esperto já que Sueliton, do Criciúma, com 6,17, e Mayke, do Cruzeiro, com 6,07, vêm em franca ascensão, respectivamente, em segundo e terceiro. Lucas, do Botafogo, está empatado com Mayke, mas sua lesão deve fazê-lo sair dos melhores em breve. Já na esquerda, Carlinhos, do Fluminense, ainda lidera, com folga: tem 6,45 contra 6,0 do trioEgídio, do Cruzeiro, Raul, do Bahia e Diogo Goiano, do Coritiba, esses dois últimos, novidades.
Parcial Armandão Troféu Armando Nogueira (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
É importante ressaltar que cada craque da rodada recebe um bônus de 0,05 somado à sua média geral. Para um jogador entrar na seleção parcial do campeonato é preciso que tenha disputado, ao menos, 40% das partidas da sua equipe no Brasileirão. A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores da Série A. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com a pontuação dos atletas no Cartola FC
.

NOTICIAS

Ex-treinador do Flamengo diz que único problema que teve com o meia foi resolvido e que contaria com ele se ficasse: 'Decidiu jogos, tinha liderança'


felipe jorginho renato abreu flamengo x duque de caxias (Foto: Carlos Moraes/O Dia)Renato e Jorginho em campo pelo Fla: problema
resolvido com papo (Foto: Carlos Moraes/O Dia)
A diretoria do Flamengo tem mais de uma versão para a polêmica demissão de RenatoAbreu. Ao técnico Mano Menezes, os dirigentes disseram que graves problemas de relacionamento com Jorginho, o treinador anterior, determinaram a decisão. O presidente Eduardo Bandeira de Mello, por sua vez, afirmou que o departamento de futeboldecidiu dispensá-lo por questões técnicas. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, Renato contestou as justificativas. Segundo ele, o único problema que teve com Jorginho foi resolvido. O meia também negou qualquer atrito com jogadores ou dirigentes. Procurado pela reportagem do GLOBOESPORTECOM, Jorginho se posicionou sobre o caso e deu explicação parecida com a do ex-camisa 11.
- Isso não vão colocar na minha conta. O problema que eu tive com ele foi por reclamação. Conversei com ele, ele pediu desculpa e acabou ali. Se foi por tirar a camisa, se foi indisciplina, aí é com quem mandou embora. Comigo, ficou zerado.
No dia 15 de maio, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, contra o Campinense, Renato não gostou de ser substituído aos 32 do segundo tempo e deixou o campo insatisfeito.  
Não foi o único episódio. Desde o início do Brasileirão, se envolveu em algumas situações polêmicas. Vaiado contra a Ponte Preta, após perder um pênalti, não reagiu bem e questionou a posição da torcida. Na partida seguinte, diante do Atlético-PR, marcou o gol do empate por 2 a 2 e tirou a camisa durante a comemoração. A atitude gerou um puxão de orelhas por parte da diretoria por conta da obrigação da exposição dos patrocinadores. Por fim, na derrota para o Náutico, em Florianópolis, foi expulso após tentar concluir uma cobrança de escanteio com a mão.
É um jogador que estava resolvendo as coisas para o grupo, decidiu jogos, tinha liderança, o respeito do grupo. O problema que houve foi tratado, cheguei para conversar com ele, foi resolvido olho no olho e zerou. O que fizeram depois não tem nada a ver comigo. Sempre foi comprometido, dedicado. Comigo foi tudo tranquilo"
Jorginho, sobre Renato Abreu
Internamente, a diretoria acredita que Renato Abreu boicotou o trabalho de Jorginho e o somatório de suas atitudes resultou na demissão. Demitido na madrugada do dia 6 de junho, 11 dias antes do jogador, Jorginho deixa claro que contaria com o meia se continuasse no clube e derruba a justificativa de deficiência técnica.
- É um jogador que estava resolvendo as coisas para o grupo, decidiu jogos, tinha liderança, o respeito do grupo. O problema que houve foi tratado, cheguei para conversar com ele, foi resolvido olho no olho e zerou. O que fizeram depois não tem nada a ver comigo. Sempre foi comprometido, dedicado. Comigo foi tudo tranquilo.
Segundo o tetracampeão, o caso de Renato também não se enquadra na política de redução de gastos, como ocorreu com Vagner Love, quando o técnico ainda não estava no clube, e com Alex Silva e Ibson. Jorginho diz que em nenhum momento o comando do futebol cogitou dispensar Renato Abreu por considerar seu salário alto.  
- Não desse jogador. 
  
De março a junho, Jorginho comandou o Flamengo em 14 jogos. Foram sete vitórias, quatro empates e três derrotas, para Audax, Ponte Preta e Náutico.
Na última sexta-feira, Renato acionou o Flamengo na Justiça. Ele cobra R$ 1,5 milhão pelos seis meses restantes do contrato que iria até 31 de dezembro deste ano e uma indenização por danos morais. O advogado do meia, Paulo Reis, calcula que ele conseguirá receber no mínimo R$ 3 milhões. A primeira audiência está prevista para novembro
.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...