terça-feira, 10 de novembro de 2015

NOTICIAS

Jornal: Messi já começa a trabalhar com bola e anima Barça para clássico

Camisa 10 teria retomado contato com a redonda na última segunda, iniciando reta final de recuperação de lesão no joelho, de olho no duelo contra o Real no dia 21

Por Barcelona, Espanha
Messi instagram (Foto: Reprodução/Instagram)Messi segue em processo de recuperação
(Foto: Reprodução/Instagram)
Por mais que Neymar e Suárez venham fazendo a diferença e garantindo as vitórias do Barcelona em campo, o clube catalão mantém a expectativa pelo retorno de Messi. A menos de duas semanas do clássico contra o Real Madrid, a presença do camisa 10 no gramado do Santiago Bernabéu ainda é incerta - mas a última segunda-feira pode ter trazido uma boa notícia. De acordo com o jornal "Mundo Deportivo", o argentino voltou a trabalhar com bola no CT do clube.
A publicação frisa que Messi fará o máximo esforço possível para enfrentar o Real, mesmo que a lesão sofrida no joelho esquerdo há um mês e meio demande grande cuidado. A recuperação estaria caminhando bem, e o trabalho com bola denotaria que o jogador já entrou na fase final do tratamento, conduzido pelos fisioterapeutas argentinos de sua confiança Luis García e Marcelo D'Andrea. 
Enquanto isso, o discurso do técnico Luis Enrique e dos companheiros de elenco é o mesmo: não é necessária pressa para o retorno. O reforço do camisa 10, porém, seria fundamental para que o Barça enfrente o rival no dia 21, uma vez que o elenco vem abalado por lesões. Por isso, todos dizem que a recuperação do craque vai bem.
Após a pausa no Campeonato Espanhol por conta dos jogos entre seleções, o Barça chegará ao clássico com motivação em alta, após tomar a liderança no último fim de semana com a vitória sobre o Villarreal e a derrota merengue para o Sevilla. Um triunfo no Santiago Bernabéu faria os catalães abrirem seis pontos para o madrilenhos na ponta da tabela.

NOTICIAS

Jadson elogia R. Augusto e lamenta falta de sucesso em dupla com Ganso

Meia do Corinthians lembra período como jogador do São Paulo, entre 2012 e 2014, 
e garante que faltou entrosamento com o ex-companheiro: "Acabou não dando liga"

Por São Paulo



Durante o período como jogador do São Paulo, entre 2012 e 2014, Jadson teve como companheiro de armação Paulo Henrique Ganso, jogador reconhecido pela qualidade técnica. No Corinthians, o camisa 10 joga ao lado de Renato Augusto. Com os dois juntos na armação, o Alvinegro tem o melhor ataque do Campeonato Brasileiro. Em entrevista ao "Bem, Amigos!" o meia comparou os dois jogadores e lamentou não ter formado uma dupla vencedora com o são-paulino.  
- Tanto Renato Augusto quanto o Ganso são jogadores de qualidade indiscutível. O Paulo Autuori também nos escalou juntos. O Ganso é mais pensador, pega mais a bola, dá assistência, eu também dou, só que o meu estilo de jogo é diferente. Foi questão mesmo de entrosamento. Nós jogamos juntos algumas vezes, ganhamos alguns jogos, mas acabou não dando liga. Já com o Renato Augusto, as coisas estão dando certo porque a equipe toda está conseguindo jogar bem.
Jadson Renato Augusto Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)Ao lado de Renato Augusto, Jadson tem sido destaque do Brasileirão (Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)

Ex-jogador do São Paulo, Caio Ribeiro criticou a postura passiva que Paulo Henrique Ganso tem adotado em sua carreira e elogiou a entrega e comprometimento de Renato Augusto. 
- A gente fala muito de treinador, de sistema tático, de dinâmica de jogo, de treinamento, mas tem uma coisa que é fundamental para que tudo isso dê certo que é o entendimento e a boa vontade do jogador. Quando a gente fala de Brasil e Argentina, possíveis convocados, e não cita o Ganso, deveria doer isso nele. Ele tem bola para ser lembrado. O momento dele é ruim, muito pela crise que passa o São Paulo. Mas também não adianta ele querer jogar só com a bola no pé e participar pouco durante os 90 minutos. Não adianta ele apontar o dedo e criticar um treinador por não ter convocado ou dizer que um determinado esquema não o favorece. Tem que partir do atleta - disse Caio Ribeiro, que completou:
- Então, deu certo o Jadson e o Renato Augusto porque o Renato está em todas as partes do campo e dá liberdade ao Jadson para ser o meia de ligação que faz gol ou deixa o companheiro na cara do goleiro. Quem dá volume ao meio-campo do Corinthians é o Renato Augusto. Por isso,  que ele, ao lado do Jadson, são os dois melhores jogadores do campeonato. Se o Renato Augusto tivesse a mentalidade que o Ganso está tendo, também não daria certo com o Jadson - concluiu.   
Paulo Autuori Jadson Ganso São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Sob comando de Autuori, Jadson e Ganso não empolgaram no São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)


NOTICIAS

Em alta na Europa, Neymar e Douglas Costa viram trunfo e pressão no Brasil

Com atacantes em fases arrebatadoras no Barcelona e no Bayern de Munique, Dunga ganha talento, mas precisa extrair mais do que dupla produziu junta até agora

Por São Paulo
Douglas Costa e Oscar treino seleção brasileira (Foto: André Mourão / MoWA Press)Douglas Costa em ação no treino da seleção brasileira (Foto: André Mourão / MoWA Press)
Sem Messi, lesionado, Neymar é o melhor jogador do Barcelona. A cada rodada, encanta por gols e jogadas mágicas, e pela forma como assumiu o posto de referência técnica e estética na ausência do gênio argentino. No impressionante Bayern de Munique de Pep Guardiola, entre muitos destaques,Douglas Costa sobra com gols, assistências e uma exuberância física de fazer inveja em suas arrancadas pelos lados, pelo meio, por toda parte.
Os dois principais brasileiros do futebol europeu, pelo menos neste momento, estarão juntos no clássico desta quinta-feira contra a Argentina, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Um trunfo e tanto para Dunga. Qualquer treinador na Europa gostaria de contar com a dupla. Por outro lado, um sinal de pressão. Espera-se de um time com os dois bem mais do que eles já produziram até agora nas oito partidas em que atuaram juntos na seleção brasileira.
Somente no amistoso contra o Chile, em março, vitória por 1 a 0, ambos foram titulares. Nos demais jogos, Douglas Costa sempre entrou no intervalo ou no segundo tempo, exceção feita à vitória sobre os Estados Unidos, quando o atacante do Bayern iniciou entre os 11, e o craque do Barcelona só entrou entre um tempo e outro.
Neymar e Douglas Costa estiveram do mesmo lado, de camisas amarelas ou azuis, por 226 minutos, mas a parceria só rendeu dois gols à Seleção. Um de pênalti, de Neymar, sobre os EUA, e a mais perfeita demonstração do que se espera deles: um passe de Neymar para Douglas Costa garantir, já nos instantes finais, a vitória sobre o Peru, na Copa América.
A presença dos destaques de Barcelona e Bayern também cria um impasse tático na Seleção. É que eles ocupam a mesma faixa de campo, o lado esquerdo, apesar de características diferentes. O movimento de Neymar costuma ser o de centralizar, procurar a área e a condição para finalizar. Não é a toa que ele já marcou 46 gols pelo Brasil.
Neymar Douglas Costa números temporada (Foto: Arte: GloboEsporte.com)Neymar e Douglas Costa em jogos oficiais por Barcelona e Bayern (Foto: Arte: GloboEsporte.com)
Douglas Costa, por outro lado, costuma procurar o fundo e cruzar para um companheiro. No Bayern, jogadores como Lewandowski e Thomas Müller estão até enjoando de fazer gols graças à velocidade do brasileiro, autor de 11 assistências em 21 jogos oficiais em sua nova equipe.
Nesses 226 minutos em que ele e Neymar estiveram juntos, normalmente Douglas atuou pela direita. Não é coincidência o fato de ele ter entrado sete vezes durante os jogos no lugar de Willian, titular daquele setor.
E agora? Se Dunga não quiser abrir mão de Douglas nem de Neymar, tampouco de Willian, um dos mais regulares de seus convocados, quem sairá? Oscar? Ou o centroavante Ricardo Oliveira, com a implantação de um time mais rápido? Seja qual for a opção do treinador brasileiro, não se imagina que ele deixe no banco os jogadores que, sob o comando dos espanhóis Luis Enrique e Guardiola, arrancam aplausos europeus a cada rodada.
Neymar, todos sabem, é titular absoluto. Resta saber onde Douglas Costa será encaixado.
Brasil e Argentina se enfrentarão na próxima quinta-feira, às 22h (de Brasília), no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. O clássico terá transmissão da TV Globo, do Sportv e do GloboEsporte.com, que também acompanhará tudo em Tempo Real.
FRame - Neymar chega são Paulo seleção brasileira (Foto: Reprodução)Neymar chega ao hotel da seleção brasileira em São Paulo: nesta terça, fará seu primeiro treinamento (Foto: Reprodução)

NOTICIAS

Jornal madrilenho se rende ao talento de Neymar no Barça: "Gênio aos 23"

Não poupando elogios, diário "Marca" ressalta que o craque brasileiro, aos 23 anos, já fez mais gols que Lionel Messi e Cristiano Ronaldo com a mesma idade

Por Madri, Espanha

Protagonista do Barcelona na ausência de Messi, Neymar vem convencendo até mesmo a imprensa de Madri, sempre pouco simpática com os astros do clube catalão. Deixando a tradicional rivalidade de lado, o diário "Marca" exalta as qualidades e reserva espaço para o craque brasileiro em sua edição desta terça-feira, destacando que o camisa 11 azulgrana vem colecionando gols e títulos de maneira meteórica. 
Neymar capa jornal (Foto: Reprodução)Neymar é destaque na edição do "Marca" (Foto: Reprodução)

O jornal madrilenho faz um comparativo de Neymar com Messi e Cristiano Ronaldo, a dupla de astros que monopoliza o prêmio de melhor jogador do mundo nos últimos nove anos. Com o título de "Gênio aos 23", o periódico exibe as números dos três craques, frisando a melhor marca do ex-santista, que marcou até o momento 183 gols, contra 150 de Messi e 118 de CR7, quando ambos também contavam com 23 anos. 
Neymar defendeu o Barcelona em 14 partidas na atual temporada, marcando 13 gols - o último deles chamou a atenção de todo o mundo, com direito a chapéu na área e um chute de primeira. O brasileiro é artilheiro do Campeonato Espanhol com 11 tentos, dois a mais que o companheiro de elenco Luis Suárez.

BRASILEIRÃO

Um a cada seis pênaltis marcados foi errado; veja os times prejudicados

Das 82 penalidades máximas até a rodada 34, pelo menos 13 foram decisões equivocadas dos árbitros. Avaí é o time mais envolvido nesse tipo de lance

Por Rio de Janeiro
Header Espião Estatístico 3 (Foto: Infoesporte)

Héber Roberto Lopes no clássico entre Cruzeiro x Atlético-MG (Foto: Reprodução/TV Globo Minas)Héber Roberto Lopes assinalou dois pênaltis inexistentes (Foto: Reprodução/TV Globo Minas)
O Brasileirão completa sua 34ª rodada com um total de 82 pênaltis marcados. E o percentual de erros nesse tipo de lance é de 15,85%. São 13 as marcações consideradas equivocadas pela equipe do Espião Estatístico* do GloboEsporte.com, já excluídas as jogadas duvidosas, com mais opiniões divergentes. Há praticamente um erro a cada seis pênaltis dados pelos árbitros. Vale ressaltar que esta análise não leva em conta lances de pênaltis que ocorreram mas não foram assinalados, apenas aqueles que foram efetivamente marcados.
Avaí, Chapecoense, Flamengo e Vasco encabeçam a lista dos prejudicados. Cada um teve dois pênaltis errados contra si. Mas os dois catarinenses também foram favorecidos por mais de uma vez: o Avaí, em três oportunidades (é o time mais envolvido nesses erros, seja contra ou a favor); e a Chape, em duas. Já o Vasco foi beneficiado em um e o Flamengo em nenhum. Quem se dá bem num saldo virtual de pênaltis mal marcados são Atlético-MG e Santos. Ambos foram "presenteados" duas vezes e não tiveram nenhum errado contra.
Dos 13 lances considerados errados pela equipe do Espião, dois foram cometidos por Heber Roberto Lopes. Mas ele está longe de estar sozinho. Outros 11 árbitros erraram na marcação de um pênalti cada. Há leve maioria de prejuízos causados aos times visitantes - são 7 erros contra quem jogava fora de casa e 5 erros contra os mandantes - considerando que uma das falhas foi cometida num clássico entre Flamengo e Fluminense, tido como campo neutro.
A equipe do Espião registrou ainda como duvidosos outros 13 lances na Série A, que geraram bastante debate e por isso não foram tratados como erros nesta análise. Estão nesta lista, por exemplo, a dividida de Victor (Atlético-MG) com Ewandro (Atlético-PR) ; a de Fernando Prass (Palmeiras) com Cícero (Fluminense), a bola cruzada por Geuvânio (Santos) que desviou na mão de Kadu (Atlético-PR) e o pênalti marcado de Carlinhos (Coritiba) sobre Edílson (Corinthians) na rodada 34.
Confira abaixo os 13 pênaltis que o Espião considerou mal marcados:
VASCO X CHAPECOENSE

Um dos erros mais recentes (rodada 30) e mais claros foi cometido por Ricardo Marques Ribeiro na partida entre Vasco e Chapecoense. O time carioca vencia por 1 a 0 no Maracanã, quando, aos 39 minutos do segundo tempo, um cruzamento foi desviado por Rodrigo. O árbitro deu toque de mão. A Chape converteu a cobrança, e a partida terminou empatada.
SANTOS X AVAÍ


Lucas Lima garantiu que alguma coisa o desequilibrou. Mas poucos telespectadores diriam que foi o zagueiro Jéci, do Avaí, como interpretou o árbitro Leandro Vuaden. Ou pelo menos que tenha havido contato dentro da área. O lance, na rodada 20, não foi decisivo para o resultado, mas, com ele, o Santos fechou o placar em 5 a 2 já nos acréscimos.
AVAÍ X INTERNACIONAL




O Avaí também já foi beneficiado. Aliás, foi logo na rodada seguinte ao jogo em que foi prejudicado na Vila Belmiro. Na Ressacada, o Leão ganhou um pênalti aos 21 minutos do segundo tempo contra o Inter, quando o jogo estava em 0 a 0, e abriu caminho para a vitória por 3 a 0 num lance em que Jean Pierre Gonçalves viu infração de Paulão sobre Léo Gamalho.
JOINVILLE X INTERNACIONAL








Outro caso que exigiu bastante do árbitro e acabou num erro de avaliação foi o do pênalti de Rafael Donato em Taiberson na rodada 13. Francisco Carlos do Nascimento não percebeu que o zagueiro do Joinville foi na bola e que, além disso, a jogada se passava fora da área. O Inter aproveitou para fazer 2 a 0 aos 43 do primeiro tempo, placar que sustentaria até o fim.
SPORT X ATLÉTICO-MG


Na Ilha do Retiro, já pela rodada 31, o Sport não se viu tão prejudicado pois já vencia o Atlético-MG por 4 a 0. Mas não há como dizer que Wilton Pereira Sampaio não errou. O atleticano Patric cavou, atirando-se contra o rubro-negro Renê, que inclusive fugiu do contato, recolhendo as pernas para evitar um choque. Na cobrança, o Galo faria seu gol de honra, já aos 38 do segundo tempo.
SANTOS X CHAPECOENSE



Jogada semelhante iludiu a visão de Bruno Arleu Araújo na partida entre Santos e Chapecoense, pela rodada 22. O Peixe já vencia, aos 28 minutos do primeiro tempo, quando Ricardo Oliveira "mergulhou" na área e conseguiu arrancar um pênalti que o zagueiro Neto não cometeu. Coube ao goleiro Danilo realizar a defesa e minimizar o equívoco. No fim, deu Santos por 3 a 1.
AVAÍ X VASCO



O técnico do Vasco, Jorginho, perdeu a paciência na rodada 29 quando o árbitro Luis Teixeira Rocha marcou um pênalti por toque de mão de Madson. O detalhe é que o jogador cruz-maltino estava fora da área. A jogada - apenas uma das polêmicas da partida -, aos 28 minutos do segundo tempo, acabou sendo determinante, pois ali o Avaí empatou o jogo em 1 a 1.
VASCO X PONTE PRETA



Em São Januário, logo no começo do Brasileirão (rodada 5), Heber Roberto Lopes cometeu o primeiro de seus dois erros, na visão do Espião Estatístico. A Ponte Preta já vencia por 1 a 0 quando ele viu Pablo derrubar o atacante Gilberto, aos 21 minutos. O lance acabou tendo peso menor pois o jogador do Vasco desperdiçaria a cobrança, e a Macaca venceria por 3 a 0.
AVAÍ X SPORT

A infração marcada por Dewson Fernando Freitas, sim, interferiu diretamente no resultado de Avaí 2 x 2 Sport. Na rodada 11, os catarinenses venciam por 2 a 1 aos 45 minutos da etapa final quando, num lance difícil de ser percebido sem auxílio de várias câmeras, o árbitro não percebeu que André se atirou sem ser tocado por Jubal. O pênalti valeu um empate aos pernambucanos.
FLAMENGO X FLUMINENSE






A polêmica também deu o tom no Fla-Flu do turno, pela rodada 4. Logo aos 5 minutos de partida, com o placar em 0 a 0, Sandro Meira Ricci enxergou pênalti de Pará em Vinícius após o cruzamento na área do Flamengo. O jogo seguiu com outros lances confusos, como a expulsão do lateral-esquerdo tricolor Giovanni, e o Fluminense acabou vencendo o clássico por 3 a 2.
AVAÍ X CHAPECOENSE


Além da jogada com Ricardo Oliveira, Neto já havia se envolvido em outro lance de pênalti mal marcado. Na rodada 13, o zagueiro da Chapecoense disputou uma bola com Pablo, do Avaí, que caiu na área. Heber Roberto Lopes apontou para a marca da cal. O Avaí, porém, não converteu em gol. O placar de 2 a 1 para os avaianos foi mantido até o final.
CORITIBA X ATLÉTICO-MG



Lucas Pratto conhece os segredos da grande área, como grande finalizador que é. Mas aos 37 do segundo tempo contra o Coritiba na rodada 29, ele nem precisou bater direto em gol. O árbitro Péricles Bassols viu um toque inexistente do goleiro Wilson no argentino. O Galo, que já vencia por 2 a 0, marcou o terceiro e praticamente sacramentou sua vitória fora de casa.
CHAPECOENSE X FLAMENGO



Ananias, da Chapecoense, também protagonizou a marcação de um pênalti errado. O time catarinense era derrotado aos 33 minutos do segundo tempo por 2 a 0 pelo Flamengo. Na disputa por espaço com Márcio Araújo, o atacante da Chape caiu na área. O árbitro Anderson Daronco entendeu que houve a infração. O pênalti foi convertido. No fim, deu Fla por 2 a 1. 
*A equipe do Espião Estatístico é formada por Bruno Marques, Davi Monteiro, Gabriela Pantaleão, Guilherme Marçal, Gustavo Pereira, Igor Gonçalves, Leandro Silva, Pedro Lopes, Roberto Teixeira, Rodrigo Breves e Valmir Storti. 

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...