quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

GUARATUBA

                        PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATUBA
               SECRETARIA MUNICIPAL DO ESPORTE E LAZER
CAMPEONATO PARANAENSE DE SPRINT TRIATHLON-ETAPA GUARATUBA



NO PRÓXIMO DOMINGO, ACONTECERÁ EM GUARATUBA O CAMPEONATO PARANAENSE DE SPRINT TRIATHLON,COM A PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS DE VÁRIOS ESTADOS E ENTRE OS MESMOS ALGUNS EXPOENTES NO ESPORTE. A PROVA SERÁ REALIZADA NAS SEGUINTES DISTÃNCIAS: NATAÇAO 750 METROS, CICLISMO 20 KM E 5 KM DE CORRIDA. A CONCENTRAÇAO SERA AS 7 HORAS NA PRAIA CENTRAL,E A LARGADA SERA AS 7H 20 . O CAMPEONATO PARANAENSE DE TRIATHLON E UMA REALIZAÇÃO DA FEDERAÇÃO PARANAENSE DE TRIATHLON COM APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATUBA ATRAVÉS DAS SECRETARIAS DO ESPORTE E LAZER, SECRETARIA DA SAUDE E SECRETARIA DA SEGURANÇA. A POLICIA MILITAR DO PARANÁ ESTARÁ FAZENDO A SEGURANÇA NAS RUAS QUE SERÃO USADAS PARA CORRIDA E A PROVA DE CICLISMO.

CORINTHIANS


Mano Menezes quer usar armador no clássico de domingo contra Palmeiras, mas terá de aguardar acerto financeiro. Sem pressa, Tricolor aguarda o desfecho do caso

Por São Paulo
Treino São paulo Alexandre Pato (Foto: Marcos Ribolli)Treino São paulo Alexandre Pato (Foto: Marcos Ribolli)
O Corinthians terá de apressar o acordo financeiro com Alexandre Pato se quiser escalar Jadson no clássico contra o Palmeiras, domingo, às 16h, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista. A diretoria do São Paulo descarta liberar a documentação do meio-campista sem poder inscrever o atacante.

- Não posso abrir mão de um jogador sem receber outro. Precisamos zelar pelo patrimônio do clube – afirmou o vice-presidente de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes. 

Por um acordo entre as partes, os jogadores foram autorizados a treinar em seus novos clubes, mas ainda dependem do acordo para assinarem contrato e serem regularizados. Na área de registros do site da Federação Paulista de Futebol, Jadson permanece sendo atleta são-paulino. Pato é do Timão. 

As conversas se arrastam em virtude de uma dívida do Corinthians com Pato pelo não pagamento de alguns meses dos direitos de imagem. O jogador quer garantias de que receberá o montante. O Alvinegro ainda pagará metade dos vencimentos no período em que permanecer no São Paulo, cerca de R$ 350 mil.

A pressa para resolver o problema é toda do Corinthians. O técnico Mano Menezes deixou claro que pretende usar o armador o mais rápido possível, já que tem poucas opções para o setor após a saída de Douglas para o Vasco. A ideia dele é colocá-lo em campo no dérbi do fim de semana, o que dificilmente acontecerá.

Como fez mais de três partidas pelo Timão, Pato não poderá atuar pelo São Paulo no estadual. A estreia dele só acontecerá no dia 12 de março, contra o CSA, em Maceió, pela primeira fase da Copa do Brasil.
- Isso (demora) não nos traz prejuízo pelo fato de o Pato não poder jogar o Paulista. Mas queremos finalizar o assunto – disse Jesus Lopes.
Jadson no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Jadson aguarda para saber se poderá estrear pelo Timão no domingo (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

CORINTHIANS


Técnico mostra esboço da equipe que enfrentará o Palmeiras, no próximo domingo. Jadson e Bruno Henrique são opções no meio-campo

Por São Paulo
Felipe Corinthians Renato Augusto (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Felipe e Renato Augusto, em treino no CT
(Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
O técnico Mano Menezes fez o primeiro ensaio do Corinthians para o clássico contra o Palmeiras, no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), no estádio do Pacaembu. Em treino no CT Joaquim Grava na manhã desta quarta-feira, o comandante escalou 14 titulares: aos poucos, foi sacando jogadores da equipe, até chegar a 12. A principal novidade foi a entrada do zagueiro Felipe no lugar de Paulo André, negociado com o Shangai Shenhua, da China.
O Timão começou a atividade com a seguinte escalação “ampliada”: Walter; Fagner, Gil, Felipe e Uendel; Ralf e Guilherme; Bruno Henrique, Renato Augusto, Ramírez, Danilo e Jadson; Guerrero e Romarinho. Depois, saíram Ramírez e Fagner – que chegou a ser substituído por Diego Macedo em parte da atividade. O técnico não deu maiores pistas sobre a formação que pretende usar no clássico.
Titular na derrota por 2 a 0 para o Bragantino, pela quinta rodada do Paulistão, Felipe teve uma atuação desastrosa: marcou um gol contra e falhou na outra vez em que o visitante balançou a rede. Na oportunidade, ele atuou ao lado de Cléber, já que Gil e Paulo André estavam suspensos.
Quem também trabalhou normalmente e chegou a revezar com Walter em alguns momentos foi o goleiro Cássio. Recuperado de uma cirurgia no quinto dedo da mão esquerda, ele ainda aguarda para voltar a ser relacionado. No momento, Júlio César e Danilo Fernandes vêm revezando na reserva.
Quinto e último colocado do Grupo B, o Corinthians não venceu cinco dos sete jogos disputados no Campeonato Paulista. Após duas vitórias nas primeiras rodadas, o Timão engatou uma série negativa de quatro derrotas consecutivas e ficou no empate por 1 a 1 com o Mogi Mirim, no último domingo. Com os mesmos sete pontos do XV de Piracicaba, a equipe de Mano Menezes é lanterna por ter um saldo de gols pior. 

CORINTHIANS


Diretoria do Corinthians busca possíveis nomes para reforçar o elenco. Luciano,
que acaba de rescindir com o clube catarinense, pode ser anunciado em breve

Por São Paulo
A debandada no elenco do Corinthians fez a diretoria do clube mudar a postura em relação às contratações para o primeiro semestre de 2014. Inicialmente, o volante Bruno Henrique, recém-apresentado pelo Timão, seria a última contratação para a metade inicial do ano. Porém, com a saída de alguns jogadores nos últimos dias, novos nomes vêm sendo observados. São os casos do meia Luciano, ex-Avaí, e do volante Rithely, do Sport.
montagem Corinthians Luciano e Rithely (Foto: Editoria de arte)Luciano, ex-Avaí, e Rithely, do Sport: ambos na mira do Corinthians (montagem globoesporte.com)
O meia de 20 anos tem situação mais livre para chegar ao Parque São Jorge. Após rescindir contrato com o Avaí na última terça-feira, Luciano já deixou Florianópolis e deve acertar com outro clube até o fim desta semana. Pessoas do Corinthians ouvidas pelo GloboEsporte.com desconversaram sobre o interesse, mas o Timão chegou a enviar um representante à partida contra o Criciúma, no último domingo, pelo Campeonato Catarinense, para observar o atleta.
Um reforço para o setor pode ser interessante para o Corinthians. Apesar da chegada de Jadson e da recuperação de Renato Augusto, o Timão deve precisar de novas peças para o meio-campo. Danilo, com compromisso até o meio do ano, pode assinar um pré-contrato com outro clube a qualquer momento. Por enquanto, a diretoria do alvinegra se nega a discutir uma renovação do vínculo, sob o argumento de que ainda é cedo para isso.
Já o caso de Rithely está em estágio menos avançado. Com contrato até agosto, o volante segue em ação no Sport, mas também com a possibilidade de acertar a saída prévia para qualquer outro clube, uma vez que está a seis meses do fim do compromisso. Os pernambucanos têm interesse em renovar com o atleta, mas o empresário Roberto Faustim admitiu ao GloboEsporte.com que vem recebendo sondagens.
No mesmo setor, recentemente, o Corinthians perdeu Ibson, negociado com o Bologna. A chegada de Bruno Henrique, contratado da Londrina, pode fazer com que o interesse no jogador do Sport fique para um momento posterior. 
O ataque segue no foco de Mano Menezes para possíveis contratações. Com a saída de Alexandre Pato e a má fase vivida pelos outros componentes do setor, como Paolo Guerrero, Romarinho e Emerson Sheik, o Corinthians se mobiliza nos bastidores para um reforço ofensivo. A economia com a saída de atletas de alto salário, como Douglas e Ibson, pode auxiliar o clube financeiramente a apostar em nomes de potencial. 

NOTICIAS


Pouco entrosado com novos companheiros, atacante até pede bolas na área, mas não consegue se destacar no segundo trabalho como jogador do São Paulo


O segundo treino de Alexandre Pato no São Paulo, o primeiro com a presença da imprensa, ainda teve a cara que irritou a torcida do Corinthians nos últimos meses. Em mais de uma hora de atividade, nesta quarta-feira pela manhã, no CT da Barra Funda, o atacante mostrou que está pouco entrosado com os novos companheiros e não conseguiu exibir um desempenho técnico que empolgasse. Longe disso. 
Na primeira parte do trabalho, Muricy dividiu o grupo em três times com três gols posicionados em apenas metade do gramado. Pato se movimentou pouco e tentou se posicionar quase como um centroavante. Por três vezes, tentou chamar a atenção de sua equipe, com pedidos tímidos de “na área”, solicitando cruzamentos. Não foi atendido.
CLIQUE AQUI E VEJA A GALERIA DE FOTOS DO TREINO DO SÃO PAULO

Sem a mesma mobilidade de Rodrigo Caio e Alvaro Pereira, os mais dispostos do time, Pato quase não tocou na bola. Quando apareceu, parou em uma boa defesa de Renan Ribeiro em chute da entrada da área. Já perto do fim, aplicou dois bons dribles em Cañete e Denilson, arrancando um “boa, Pato!”, de Souza. 
Alexandre Pato São Paulo treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Pato acerta poucos passes no treino desta quarta no São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)


Na segunda parte, Muricy montou dois times para trabalho tático e técnico. O treinador posicionou duas fitas nas intermediárias, impedindo o avanço dos meio-campistas e o recuo dos atacantes. Pato formou o trio ao lado de Osvaldo e Ademilson. Não agradou também. Em alguns momentos, mostrou estar desligado, não dando opções de tabelas para seus parceiros.
Em um contra-ataque, o jogador aguardava a bola pelo lado esquerdo sem se movimentar e ouviu um “aparece, Pato!” do garoto Lucas Evangelista, que partia em velocidade com a bola. Minutos depois, o lance se repetiu. Desta vez, o volante Fabrício apenas gesticulou para que ele buscasse o espaço nas costas de Antônio Carlos. 
Alexandre Pato São Paulo treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Pato pede a bola durante atividade 
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Com Pato acertando poucos passes e não tentando dribles, o trio de frente foi facilmente dominado. Um dos lances mais bruscos do trabalho aconteceu com o atacante, quando se chocou com Paulo Miranda fora da área. Ele colocou a mão no pescoço, mas seguiu treinando sem necessitar de atendimento médico.
O técnico Muricy Ramalho nenhuma vez se manifestou para cobrar ou elogiar o novo reforço. No entanto, fez questão de exaltar o desempenho do trio do outro time, formado por Ewandro, Pabón e Luis Fabiano. O treinador frequentemente gritou “boa!” para destacar as tabelas feitas por ele diante da zaga.
Pato terá de se habituar com a rotina de treinos e sem jogos. Como estourou o limite de três partidas do Paulistão, só poderá atuar na Copa do Brasil. O Tricolor estreia no torneio contra o CSA, em Maceió, dia 12 de março. 

Até lá, o jogador precisa se acertar financeiramente com o Corinthians. O clube deve alguns meses de direito de imagem ao atacante, que não abre mão do acordo antes de ser registrado pelo Tricolor. A dívida também impede que o Timão inscreva o meio-campista Jadson para atuar no estadual
.

LIBERTADORES 2014


Pressão por 13 anos sem títulos relevantes é alvo de preocupação de Enderson, que começa a disputa do Grupo 6 com desafio de encarar uruguaios no Parque Central


A estreia do Grêmio em sua 15ª Libertadores está carregada de história. A começar pela tradição do próprio tricolor. Há também os embates clássicos com os uruguaios e o glamour de se jogar no palco da primeira Copa do Mundo, em 1930. Mas a história também pode ser um peso e até atuar contra o time de Enderson Moreira. Embora alijado de responsabilidade, o novo técnico carrega sobre os ombros a sina do clube, de não conquistar um título de nível ao menos nacional há quase 13 anos. E é escancarada a preferência em encerrar esse indigesto hiato com o tricampeonato da Libertadores, o qual se tentará pela décima vez, a partir das 22h15m (de Brasília), nesta quinta-feira, no Parque Central em Montevidéu, diante do Nacional-URU - o Grupo 6 ainda tem Newell's Old Boys e Atlético Nacional de Medellín.

- A gente não estava nesses anos. Mas a pressão vem passando de jogador a jogador. Nós estamos unidos e temos que passar isso para dentro de campo. Tem que mostrar raça, vontade, a torcida não merece ficar tanto tempo sem títulos - esclarece o zagueiro Rhodolfo.
Desde que vencera o torneio pela segunda vez em 1995, o Grêmio já desfilara outras nove vezes o manto tricolor pelos campos sul-americanos. Chegou a três semifinais e a uma decisão, vencida pelo Boca Juniors, em 2007. Seriam campanhas honrosas se não faltassem tantos títulos no acumulado de uma década. A última taça, à exceção de Gauchão, fora erguida por Zinho, a Copa do Brasil de 2001. Essa pressão retroativa não é tese. Existe e foi tema de conversa de Enderson com os jogadores na terça, após o desembarque da delegação em Montevidéu, sob forte chuva.
gremio nacional-uru montevidéu uruguai parque central libertadores (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)Grêmio tenta começar sua 15ª Libertadores com vitória fora de casa (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)
Para fazer da décima tentativa a realização do sonho do tri, o Grêmio mudou o foco. Vem de queda precoce em 2013, nas oitavas, e agora aposta em mais jovens, menos medalhões e, por fim, uma equipe mais "competitiva", termo consagrado como mantra, de Enderson ao capitão Barcos.
- Temos que saber que camisa não ganha jogo - recomenda o centroavante.
Tem que mostrar raça, vontade, a torcida não merece ficar tanto tempo sem títulos
Rhodolfo
Após 12 dias em Bento Gonçalves e atuando quatro vezes no Gaúcho (com duas vitórias e dois empates), o time principal chega com o que tem de melhor para encarar o Nacional. A exceção é Kleber, lesionado no joelho. A tendência é de repetição de time do Gre-Nal que ficara no 1 a 1, no último domingo. Assim, seguirão os três volantes e Luan mais à frente, perto de Barcos.
Não bastasse a pressão histórico por títulos, haverá a pressão física a incomodar os gremistas. Quase 30 mil uruguaios irão lotar o Parque Central, que, acanhado, torna-se propício para o bastante perigoso "efeito caldeirão". Aos gremistas, cabem 600 entradas, todas esgotadas. Que verão um Nacional sem muitas novidades em relação ao que sofreu para bater o Oriente Petrolero e avançar na Pré-Libertadores, há uma semana. Apesar da semana de mistérios do técnico Gerardo Pelusso, não é segredo que a arma charrua é Iván Alonso, artilheiro do time com 13 gols em 14 jogos na temporada 2014/2015.
Antonio Arias apita a partida, auxiliado por Dario Gona e Eduardo Cardozo, trio paraguaio. O GloboEsporte.com acompanha os lances em Tempo Real às 22h15m.
HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)
Nacional-URU: Pelusso não tem dúvidas, apesar do mistério. Deve ir a campo com o mesmo time que bateu o Rentistas, no fim de semana, pelo campeonato local: Munúa; Pablo Álvarez, Scotti, Curbelo e Juan M. Díaz; Prieto, Calzada e Cruzado; Pereiro, De Pena, Alonso

Grêmio: Enderson até chegou a esboçar mistério entre Edinho e Maxi Rodríguez no único treino que comandara em Montevidéu. Mas é praticamente certo que irá manter a escalação do Gre-Nal: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros, Zé Roberto e Luan; Barcos.
HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)
Nacional-URU: Richard Porta está fora por opção técnica, entrando o jovem Pereiro em seu lugar. Já Ismael Benegas está cumprindo suspensão por confusão quando ainda atuava pelo Libertad. Tem mais uma partida a cumprir de seu gancho de três jogos.

Grêmio: Kleber, com lesão no joelho, é o único desfalque do time de Enderson Moreira.
header na historia 690 (Foto: arte esporte)
Os números estão ao lado do Grêmio. O clube gaúcho nunca perdeu para o Nacional-URU em confrontos válidos pela Libertadores. Foram quatro partidas, com dois empates e duas vitórias. Em 1998, os jogos se deram ainda na fase de grupos, como agora. Igualdade em 1 a 1 em Montevidéu e, em Porto Alegre, um irreparável 4 a 0. Já em 2002, as equipes se enfrentaram nas quartas. Triunfo magro no Olímpico, 1 a 0. Na volta, no Centenário, um duelo com contornos dramáticos e que teve o goleiro Eduardo Martini como herói. No final, 1 a 1 e vaga na mão
.

LIBERTADORES 2014


Técnico atleticano diz que vitória sobre time boliviano encaminharia a classificação. Com a camisa 30 que era de Paulo Baier, Imperador pode fazer sua estreia

Por Curitiba
O torcedor do Atlético-PR terá as atenções divididas durante o jogo contra o The Strongest, marcado para 20h (horário de Brasília) desta quinta-feira, na Vila Capanema. Enquanto o time titular disputa o primeiro jogo na fase de grupos da Libertadores, o atacante Adriano deverá estar no banco de reservas rubro-negro. Anunciado e regularizado na terça-feira, o Imperador vai ser, nas palavras do técnico Miguel Ángel Portugal, colocado "pouco a pouco" no time. Ou seja, a tendência é que ele entre no segundo tempo.
O jogador de 31 anos não disputa uma partida oficial desde março de 2012. Com a camisa 30, que era usada pelo meia Paulo Baier no ano passado, Adriano vai tentar, além de recuperar o bom futebol, ajudar um grupo recheado de jovens a ir longe no torneio continental. O jogo é considerado chave. Miguel Ángel avalia que uma vitória será decisiva para uma classificação futura.
Adriano Atlético-PR Pablo Escobar The Strongest (Foto: Divulgação/MCaTrês e Marcelo Hazan)Furacão de Adriano recebe o The Strongest de Pablo Escobar  (Fotos: Divulgação/MCaTrês e Marcelo Hazan)
Com Adriano provavelmente no banco, o Furacão deverá ter três mudanças, com as entradas de João Paulo, Fran Mérida e Bruno Mendes. A expectativa para a partida é de casa cheia, já que os sócios do Furacão esgotaram os lugares em poucas horas, ainda na terça-feira. Para ter uma noite inesquecível, o time paranaense precisa superar o perigoso, mas desfalcado The Strongest. O atacante Pablo Escobar, com passagem por Santo André e Ponte Preta, é o artilheiro do time e está confirmado. Por outro lado, quatro jogadores terão de cumprir suspensão.
No outro jogo do Grupo 1, o Vélez Sarsfield venceu o Universitario por 1 a 0 na noite de terça-feira, no Monumental Coloso de Ate, em Lima, no Peru. Com isso, os argentinos lideram com três pontos.
O duelo terá trio de arbitragem uruguaio. Daniel Fedorczuk apita, com Mauricio Esponoza e Gabriel Popovits nas bandeiras. O GloboEsporte.com transmite em Tempo Real a partir de 19h30m desta quinta-feira.
HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)
Atlético-PR: Miguel Ángel Portugal promove duas mudanças por necessidade. O volante João Paulo é o favorito para ocupar a vaga do suspenso Zezinho, e o atacante Bruno Mendes deve substituir o machucado Marcelo. O técnico também faz uma troca por opção: o meia Fran Mérida ganha vaga do atacante Douglas Coutinho - alteração já promovida durante duelo com o Sporting Cristal, pela pré-Libertadores. A escalação: Weverton; Sueliton, Manoel, Cleberson e Natanael; Deivid, Paulinho Dias, João Paulo e Fran Mérida; Bruno Mendes e Ederson.
The Strongest: Eduardo Villegas sofre com desfalques para montar o time. Sem jogadores como Bejarano e Veizaga, que cumprem suspensão, o técnico promove três mudanças em relação ao último jogo (empate com o Bolívar, pelo Campeonato Boliviano). Bejarano, Torrico e Veizaga deixam o time; Parada, Cristaldo e Solíz entram. A escalação: Jemio; Parada, Lopes, Barrera e Cristaldo; Ríos, Melgar, Velzaga e Castro; Pablo Escobar e Boris Alfaro.
HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)

Atlético-PR: o meia Zezinho cumpre suspensão por ter sido expulso durante o jogo contra o Sporting Cristal, pela pré-Libertadores. O atacante Marcelo fica mais três semanas no departamento médico em tratamento de lesão no tornozelo.
The Strongest: Daniel Vaca, Abrahan Cabrera, Diego Bejarano e Wálter Veizaga ficam fora por terem sido expulsos no jogo contra o Nacional-PAR, pela Sul-Americana de 2013.

LIBERTADORES 2014

DESTAQUES DO JOGO
  • bom jogo
    Cáceres
    O volante se desdobrou após a expulsão de Amaral e foi destaque em roubadas de bola (quatro). Fez um gol e ainda acertou uma bola na trave.
  • mico
    cavadinha
    O atacante Boselli abriu o placar em cobrança de pênalti. Na etapa final, teve nova penalidade para bater e arriscou uma cavadinha. Parou em Felipe.
  • homenagem
    Tita
    Revelado pelo Fla e campeão mundial pelo clube, Tita é ídolo no León. O ex-jogador foi homenageado pelas duas agremiações no intervalo.
A CRÔNICA
por GloboEsporte.com
Não, Libertadores não é uma guerra. Mas alguns clubes brasileiros insistem em confundir raça com violência. Aconteceu com o Flamengo nesta quarta-feira. O volante Amaral, estreante na competição, fez seu time jogar mais de 80 minutos com um a menos ao ser expulso logo aos 12, após chutar uma bola e largar o pé nas partes baixas de Montes. O Rubro-Negro lutou muito, ficou perto de seu segundo gol, mas não conseguiu. Deu León no Estádio Nou Camp: 2 a 1. Boselli e Arizala fizeram os gols do time mexicano, com Cáceres anotando para o Fla.

- Isso é Libertadores. De maneira alguma pode perder um jogador no início. Sabemos que é dificil correr atrás na Libertadores. Pressão, bola alçada, e realmente sofremos bastante. Lutamos, mas não foi o necessário - disse André Santos após o jogo.
Além de Amaral, André Santos, outro que correu o risco de ser expulso no segundo tempo, e Lucas Mugni foram os outros destaques negativos. O Rubro-Negro segue sua sina de não vencer quando estreia fora do Rio na Libertadores. Com três pontos, o León lidera o Grupo 7. Emelec e Bolívar, demais integrantes da chave, se enfrentam nesta quinta, no Equador.
O Flamengo volta a campo pela Libertadores no próximo dia 26, contra o Emelec, no Maracanã. O León já joga na próxima quarta-feira, em La Paz, onde terá o Bolívar como adversário. O próximo compromisso rubro-negro pelo Carioca é o Clássico dos Milhões, contra o Vasco, no domingo, às 16h, no Maracanã.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...