domingo, 19 de agosto de 2012

NOTICIAS



Fluminense, São Paulo e Náutico vencem na rodada. Criciúma perde para o Atlético-PR e sai da liderança na Segundona. Na Terceira, Águia goleia o Treze

Copa Paulista 2012 (Primeira fase - 8ª rodada)
Campeonato Paulista Segunda Divisão 2012 (Terceira fase - 3ª rodada)
Copa Espírito Santo 2012 (Primeira fase - 3ª rodada)
Copa Governador SE (Segundo turno - 6ª rodada)
- Com o resultado, o Sergipe é campeão do segundo turno e enfrentará o Confiança na decisão da Copa Governador SE
.

BRASILEIRAO 2012


DESTAQUES DO JOGO
  • momento decisivo
    38 min
    Gol da vitória
    Bruno Rodrigo sobe muito em cobrança de escanteio e coloca no canto esquerdo de Cássio, que nem se mexe. Delírio na Vila com a vitória do Peixe.
  • nome do jogo
    André
    Artilheiro
    Em sua segunda partida no retorno ao Santos, não teve atuação brilhante, mas fez os dois gols da virada e reativou as danças com o parceiro Neymar.
  • arbitragem
    Três erros
    Emerson Augusto de Carvalho
    Assistente conseguiu errar três vezes no segundo gol do Santos. Bruno Rodrigo, Durval e André estavam impedidos, mas ele não levantou a bandeira nenhuma vez.
A CRÔNICA
Mais de 12 mil pessoas saíram de suas casas num início de tarde ensolarado com destino à Vila Belmiro e uma dúvida na cabeça: ver o clássico entre os úlitimos ganhadores da Libertadores, do atual tricampeão paulista contra o atual campeão nacional, ou de equipes que lutam para ficar entre os dez primeiros colocados do Campeonato Brasileiro? Sorte de quem arriscou! Santos e Corinthians fizeram um ótimo clássico. Não faltou nenhum ingrediente na vitória santista por 3 a 2.
Gols, viradas, dribles, discussões, sangue... Uma pena que a palavra "justiça" será sempre questionada graças ao bizarro erro do assistente Emerson Augusto de Carvalho, que ignorou impedimento triplo, de Bruno Rodrigo, Durval e André, no segundo gol do Santos, marcado pelo centroavante.
Em realidades distorcidas graças aos inúmeros desfalques do Santos durante o primeiro turno e o foco do Corinthians no Mundial, já que tem vaga na Libertadores de 2013 garantida e está longe do líder Atlético-MG, as equipes deixaram a sensação de que estão muito aquém do que poderiam na tabela. O time de Tite, como de costume, se destacou pela parte coletiva, foi melhor no primeiro tempo, mas sentiu os desfalques e caiu de rendimento.
Os comandados de Muricy voltaram a fazer diferença no lado individual, principalmente Neymar e Arouca, e, mais adiantados, foram melhores no segundo tempo. Os gols devolveram ao Peixe aquilo que vinha faltando nos últimos tempos: a alegria, a leveza, uma certa irresponsabilidade traduzida em danças de Neymar e André.
Embalado pelas duas vitórias consecutivas após a volta de Neymar, o Santos terá uma semana importante. Na quarta-feira, pega a Universidad do Chile, em Santiago, na primeira partida da decisão da Recopa. No sábado, terá pela frente o Palmeiras, em outro clássico fundamental para quem ainda busca uma vaga na Libertadores do ano que vem. Já o Corinthians descansa até o próximo domingo, quando receberá o São Paulo no Pacaembu, na tentativa de manter a supremacia dos últimos anos sobre o rival.
Paulinho corinthians Arouca santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Paulinho sofre com a marcação dupla de Arouca e Bruno Peres (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Início melhor para o Timão...
Gols anulados, grandes defesas, discussões e até sangue no rosto. Os ingredientes da primeira etapa foram dignos, sim, de dois times campeões da Libertadores. Alternância de poder em campo. O Peixe tinha de volta o quarteto que encantou o país há dois anos: Arouca, Ganso, Neymar e André. Com eles, tentou sufocar logo no início e o centroavante, em sua segunda partida após o retorno ao clube, quase abriu o placar ao desviar chute de fora da área. Sorte de Cássio que a bola se arrastou, fraquinha, até suas mãos.
A diferença do Santos de 2012 para o de 2010 é que em vez do veterano Robinho, que era quase um coadjuvante de luxo, agora quem complementa o setor de ataque é o jovem argentino Patito Rodriguez. Pela direita, ele mais escorregou do que conseguiu criar lances de perigo. E o Timão foi se tornando dono da casa.
rafael cabral santos corinthians brasileirão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Rafael se chocou com Bruno Rodrigo e levou a pior
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Em poucos minutos, o Corinthians fez com que todos se lembrassem do domínio absoluto que teve na semifinal da Libertadores, quando venceu por 1 a 0. Mas também havia uma diferença. Sheik, autor daquele golaço, não esteve em campo. Em seu lugar, Romarinho teve espaço para deitar, rolar e chutar. Sorte dos Brunos, Peres e Rodrigo, que Rafael impediu dois gols do herói da Bombonera.
O goleiro do Peixe deu sangue, literalmente, pelo time. Um corte no supercílio fez sua cara ficar vermelha - resultado de um choque com o zagueiro Bruno Rodrigo. E vermelho de raiva ele ficou quando Douglas, em ótima tarde, cobrou falta na cabeça de Danilo. Sempre Danilo... Ele, que também havia feito gol na semifinal, fez de novo. Artilheiro do Timão na temporada, com 12 gols.
Neymar, até então, tinha atuação sem grande destaque. Mas craque é aquele que aproveita os momentos mais raros. E como é raro o sistema defensivo conritiano dar moleza a alguém. O atacante carregou, caminhou, acelerou e entrou na área, só observado por quatro adversários. Livre, rolou para André completar para o gol e dar ainda mais molho ao duelo.
douglas corinthians durval santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Douglas tenta passar pela marcação de Durval e Bruno Peres (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Melhor para o Peixe...
Neymar, Paulinho, Arouca, Danilo, Ganso, Douglas, Rafael, Cássio... Eram tantos grandes jogadores em campo, que talvez o assistente Emerson Augusto de Carvalho tenha ficado receoso de ser esquecido. Decidiu, então, cometer erro grosseiro e inédito: não marcou três impedimentos no mesmo lance, definido pelo blogueiro Márvio dos Anjos, do GLOBOESPORTE.COM, como "impedimento triplamente qualificado": Bruno Rodrigo cabeceou, Durval desviou e André completou para o gol, colocando o Peixe à frente e deixou os corintianos indignados. O Tira-Teima, da TV Globo, mostrou que havia impedimento nos três lances.
Não é comum o Timão atuar em desvantagem e tudo que o Peixe espera, com seus jovens velozes, é ter espaço. Logo em seguida, em contra-ataque, Arouca voltou a surpreender a defesa e exigiu boa defesa de Cássio.
Patito melhorou. Ajudou na marcação, driblou e segurou a bola no campo de ataque. Mas foi outro argentino quem brilhou. Martínez entrou no lugar de Danilo e reacendeu o jogo em seu único momento de leve marasmo. A impressão era de que o Santos cozinharia o triunfo até o apito final de Flávio Rodrigues Guerra, mas o hermano, pela esquerda, justificou sua contratação. Entrou na área, cortou para o meio e bateu com consciência, no cantinho.
Martínez acendeu Tite, acendeu a torcida visitante na arquibancada e acendeu até o Santos. Ainda havia forças para nova reação? A resposta veio da cabeça de Bruno Rodrigo, que acertou o canto esquerdo e conseguiu o feito de deixar o gigante Cássio com os pés pregados no chão.
As tentativas de novo empate vieram das bolas paradas de Douglas, que não surtiram o mesmo efeito. Os corintianos vão reclamar do bandeirinha e os santistas vão enaltecer a vitória. Para a história, fica mas um grande confronto entre os alvinegros.
andré santos gol corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)André, em posição irregular, marca para o Santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

BRASILEIRAO 2012


A CRÔNICA
Numa tarde em que Ronaldinho e Seedorf brilhavam, quem acabou decidindo a partida neste domingo, no Independência, em Belo Horizonte, foram dois reservas do Atlético-MG que entraram em campo no segundo tempo. Neto Berola, que não jogava há 107 dias, fez linda tabela com Carlos César, e marcou aos 43 minutos da etapa final o gol da vitória de 3 a 2 do líder do Campeonato Brasileiro - e antecipadamente campeão simbólico do primeiro turno - sobre o Botafogo. Os outros gols do time mineiro, que soma 42 pontos, foram marcados por Escudero e Jô, com Andrezinho fazendo os da equipe carioca, que está em sétimo lugar, com 27 pontos.
Com o estádio lotado, incendiado pela empolgação dos atleticanos, a partida começou a cem por hora, mas surpreendentemente com o time visitante mais presente no campo do ataque, rondando a área adversária. Com marcação adiantada e forte no meio do campo, o Botafogo tomava a bola e procurava sair com velocidade para o ataque, enquanto o time mineiro insistia em lançamentos altos para Jô. No espaço de dois minutos, o uruguaio Lodeiro, pela primeira vez titular na equipe do Rio, teve duas chances de marcar. No lado oposto, apenas um chute de fora da área, desferido por Leandro Donizete, nos primeiros dez minutos, levou algum perigo.Esta foi a segunda vez que o Galo levou dois gols num mesmo jogo no Brasileiro (a outra foi na nona rodada, na vitória de 4 a 3 sobre o Figueirense), a primeira em casa. Na próxima rodada, o Botafogo enfrentará o Flamengo, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão. O Atlético-MG faz o clássico com o Cruzeiro, no mesmo dia, às 18h30m, no Independência.
Jô ronaldinho gaucho atlético-mg gol botafogo (Foto: Pedro Vilela / Agência Estado)Ronaldinho abraça Jô (Bernard atrás), após o segundo gol do Atlético-MG (Foto: Pedro Vilela / Ag. Estado)
Quando Ronaldinho saiu da ponta-esquerda e buscou espaço pelo meio, o Galo criou sua primeira chance clara, aos 13, mas Bernard despediçou, porém com méritos para a boa saída de gol do goleiro adversário. O time mineiro já havia controlado o ímpeto inicial do Botafogo, mas a equipe carioca ainda possuía boas opções ofensivas, especialmente com Elkeson, que fazia boa partida. A questão era acertar a marcação na defesa.
O Galo então passou a ter presença mais constante no ataque e despediçou ótimas chances com  Escudero e Junior Cesar. E num momento em que a partida estava mais presa às duas intermediárias, Jadson tirou o pão da boca de Leandro Donizete na saída de bola do Atlético-MG e deu a Andrezinho, que passou para Elkeson na direita. O camisa 9 cruzou rasteiro, de dentro da área, buscando Jadson na pequena área, Lèo Silva chegou a tirar, mas Andrezinho ficou de frente para Victor e colocou por cima do goleiro do Atlético-MG para abrir o marcador.
O time da casa sentiu e o visitante passou a dominar até que numa bobeada no lado esquerdo de sua defesa cedeu o empate. A bola parou na meia-esquerda nos pés de Ronaldinho, que lançou Jô, absolutamente livre na área, o atacante dominou no peito, tentou tocar por baixo de Jefferson, mas o goleiro conseguiu impedir, porém a bola sobrou para Escudero, que tinha o gol aberto e para lá chutou: 1 a 1.
Galo começa melhor, cede o empate, mas chega a mais uma vitória no fim
O líder do Brasileiro iniciou a etapa final como se esperava que começasse o jogo: pressionando o Botafogo. E depois de criar algumas boas oportunidades, virou o jogo, aos 8, quando Ronaldinho recebeu livre na área pelo lado esquerdo, esperou a saída de Jefferson e deu de bandeja o gol para Jô. A bola ainda tocou no travessão antes de entrar. O Botafogo parecia não ter voltado do vestiário e poucas vezes ia ao ataque com a mesma força da primeira etapa. Certamente pensando nisso, Oswaldo de Oliveira tirou o meia Lodeiro e pôs o centroavante Rafael Marques aos 16 minutos.
O Atlético-MG já não tinha mais o mesmo fôlego do início, passou a jogar mais nos contra-ataques e cometeu o erro de deixar Seedorf praticamente sem marcação no meio. Por outro lado, o Botafogo também deixava Ronaldinho, que se deslocava constantemente para puxar os contra-golpes, muito livre. Apesar de mais presente no setor ofensivo, a equipe carioca encontrava muitas dificuldades de criar boas chances, não só pela postura mais defensiva do adversário, mas porque Rafael Marques não conseguia se encontrar.
Porém, o craque o encontrou. Seedorf fez ótimo lançamento para Rafael Marques na área, o centroavante matou no peito e, quando ia finalizar, foi derrubado por Rever, aos 33. Pênalti que Andrezinho cobrou muito bem, dois minutos depois, no canto esquerdo de Victor, para empatar. Após levar o gol, o Galo adiantou a marcação, mas foi num contra-golpe que chegou à vitória. Aos 43, depois de nova bobeada de Rafael Marques no ataque, o time mineiro tomou a bola e partiu para frente, onde Neto Berola, que havia substituído Escudero, e Carlos César, que entrara no lugar de Serginho, tabelaram. Berola recebeu passe perfeito de calcanhar do companheiro e tocou com calma e categoria por cima de Jefferson e sair para comemorar. Delírio no Independência: o Galo vingador continua mandando no Campeonato Brasileiro.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...