sexta-feira, 10 de agosto de 2012

BRASILEIRAO 2012


DESTAQUES DO JOGO
  • deu certo
    Réver
    O zagueiro atleticano chegou a ser dúvida para a partida. Com dores na costela, foi escalado no vestiário. O grandalhão marcou o gol da vitória, de cabeça.
  • nome do jogo
    Ronaldinho
    O meia, até o fim do 1º tempo, rivalizou com Vanderlei como destaque. Mas com boa cobrança de escanteio, pôs a bola na cabeça de Réver, que estufou.
  • arbitragem
    Ouviu demais
    Pablo dos Santos pecou por ouvir demais. Nas faltas que marcava, era questionado pelos dois times, perdendo o controle em algumas situações.
     
A CRÔNICA

Foi no sufoco, apesar do domínio maciço durante toda a partida. Mas o Atlético-MG fez valer o mando de campo e o melhor futebol e se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro. Com um gol de cabeça de Réver, no segundo tempo, após cobrança de escanteio de Ronaldinho Gaúcho, o Galo venceu o Coritiba na noite desta quinta-feira, no Estádio Independência. Festa dos mais de 19 mil atleticanos na arena.
O gol solitário do zagueiro fez com que o Galo chegasse aos 35 pontos, um ponto a mais e um jogo a menos que o vice-líder, o Vasco. Apesar de Réver ter sido o autor do tento do triunfo atleticano, Ronaldinho Gaúcho, ao exibir toda a sua qualidade, foi decisivo para mais uma vitória do Atlético-MG e acabou como destaque da partida.
Ronaldinho e Rever, Atlético-MG x Coritiba (Foto: Carlos Roberto / Agência Estado)

BRASILEIRAO 2012


DESTAQUES DO JOGO
  • sem querer
    Fred
    O atacante fez, em cabeçada que matou Rogério Ceni, o gol da vitória do Flu. Após o jogo, sincero, admitiu: foi tentar o passe para Wagner no lance.
  • estatística
    finalizações
    O São Paulo foi a campo com só um atacante: Ademilson. Ele não finalizou uma vez sequer. Jadson e Cícero, por sua vez, concluíram quatro cada.
  • arbitragem
    luto
    Antes do jogo, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem à mãe de Heber Roberto Lopes, juiz da partida. Ela faleceu recentemente.
A CRÔNICA
A maior arma do Fluminense, todos já sabem, é a bola alta na área adversária. O clube, antes de iniciar a 15ª rodada do Brasileirão, era quem mais havia marcado em cabeçadas: seis vezes. E foi com essa receita que o time carioca derrotou o São Paulo, por 2 a 1, nesta quinta-feira, em São Januário. Os gols foram feitos de cabeça por Leandro Euzébio e Fred, agora artilheiro da competição junto com Alecsandro, do Vasco, com oito gols. Cícero, que também marcou numa testada, descontou para o São Paulo.
O resultado colocou o Flu, agora com oito gols em cabeçadas na competição, na terceira colocação do Campeonato Brasileiro, com 32 pontos.
- A gente chegou a passar dificuldade dentro do jogo, pela qualidade do São Paulo. Conseguimos melhorar no segundo tempo, fazer o gol que nos deu a vantagem, e seguramos bravamente esta vitória - avaliou o zagueiro Gum.
O São Paulo, por sua vez, está em sexto lugar, com 25 pontos, e perdeu a chance até de terminar a rodada dentro do G-4.
- Desconcentramos por 15, 20 minutos no segundo tempo. Na primeira etapa, mesmo tomando o gol, nós estávamos bem, com mais posse de bola até. Mas nos perdemos no começo do segundo tempo - disse o capitão são-paulino, Rogério Ceni.
A renda somou R$ 61.604,00 para um público pagante de 3.938 pessoas (5.799 presentes). O Fluminense volta ao campo no domingo para enfrentar o Palmeiras, no Engenhão, às 18h30m (de Brasília). No mesmo dia, às 16h, o São Paulo receberá o Grêmio, no Morumbi.
Jogo estudado no início
As duas equipes começaram a partida muito presas, especialmente o Fluminense, que pouco saía de seu campo. O São Paulo, mais bem postado, com marcação mais avançada e procurando atacar na base do toque de bola, pelo menos conseguia alguns arremates a gol e entrar na área adversária, apesar de ter sido escalado pelo técnico Ney Franco com apenas Ademílson na frente.
Leandro Euzébio gol Fluminense (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Leandro Euzébio comemora o primeiro gol do  Fluminense no jogo (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)
Nos contra-ataques, ambas as equipes achavam algum espaço para ameaçar, mesmo que de leve, o oponente. Se o time paulista teve uma boa chance desperdiçada por Douglas com um chute para fora, aos 11 minutos, o Flu respondeu seis minutos depois, em finalização de Rafael Sobis de fora da área que passou à direita de Rogério Ceni. Aliás, foi com o seu goleiro que o São Paulo teve uma ótima chance, em cobrança de falta rente ao ângulo esquerdo de Cavalieri, aos 28. A infração foi feita por Gum em Ademílson perto da meia-lua, após se enrolar sozinho com uma bola alta.
Logo depois, a equipe paulista por pouco não abriu o marcador, em nova falha da defesa do time carioca. Wallace tentou passar dentro da área para Gum, mas acabou dando a bola para Jadson. Do bico da pequena área, ele bateu colocado e obrigou Diego Cavalieri a fazer sua primeira grande defesa na partida. O São Paulo era um pouco melhor, mas com sua principal arma o Fluminense chegou ao seu sétimo gol de cabeça no Brasileirão: Thiago Neves cobrou falta, Leandro Euzébio se antecipou a Rogério Ceni, que saiu mal, e pôs o time carioca na frente: 1 a 0, aos 35 minutos.
O placar contou melhor a verdade do jogo quando, aos 43, o time paulista respondeu na mesma moeda e empatou a partida. Jadson cobrou falta na área, e Cícero, ex-jogador do Flu, desviou de cabeça para mandar a bola no canto direito de Cavalieri. O jogador do São Paulo estava na mesma linha do último defensor adversário e fez um gol legítimo. Cortez ainda teve uma chance no fim do primeiro tempo, em penetração pela esquerda, mas a bola foi à linha de fundo e logo depois Heber Roberto Lopes apitou o fim do primeiro tempo.
Fred faz bonito gol, põe Flu à frente e logo depois pede para sair
O São Paulo voltou para a segunda etapa mais ofensivo. Mas o Fluminense voltou à frente no placar logo aos 4 minutos. Foi num contra-ataque, novamente de cabeça, dessa vez com Fred. O atacante colocou a bola por cima de Ceni aproveitando um belo lançamento de Jean da direita. A equipe paulista sentiu o golpe e por pouco não levou o terceiro, um minuto depois: Fred recebeu livre na área, mas, em vez de chutar, tentou o passe para Wagner. Ceni se atrapalhou com Tolói, que afastou mal, mas na sobra Sobis deu um chute horroroso da meia-lua, isolando a bola.
Wagner, Fluminense x São Paulo (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Wagner (Flu) e Denilson se esforçam na disputa de bola (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)
Quando a equipe carioca começava a tomar conta do jogo, perdeu seu artilheiro, que disse ter sentido cansaço e pediu para sair. Fred foi substituído por Rafael Moura, aos 13. O São Paulo se reequilibrou, e a partida passou a ter mais lances de área em ambos os lados do campo. Aos 21, o time visitante quase faz um gol de placa, com Willian José - que havia substituído Maicon - completando de letra passe de Douglas, da direita. A bola passou à direita de Cavalieri, que ficou torcendo para a bola ir pela linha de fundo. Deu certo.
O Flu respondeu aos 27 em chute forte de Sobis de fora da área, que passou à esquerda de Ceni. Um minuto antes, Abel Braga havia promovido o retorno do volante Diguinho, que não jogava há mais de três meses, no lugar de Wagner, tornando o time da casa mais cauteloso. O último jogo de Diguinho havia sido no dia 25 de abril, na primeira partida contra o Inter, pelas oitavas de final da Libertadores.
O São Paulo passou a ter muitas dificuldades de penetrar na defesa adversária. Mesmo assim, procurou pressionar e teve boa chance em chute forte de Jadson que Cavalieri salvou com boa defesa no seu canto direito, jogando a bola a escanteio, aos 42. Dois minutos depois, Rhodolfo recebeu livre na pequena área, mas cabeceou mal, por cima do gol. Aos 47, o mesmo zagueiro teve a bola quicando à sua frente dentro da área, mas chutou para longe a última chance que a equipe paulista teve para empatar.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...