quinta-feira, 10 de março de 2016

NOTICIAS

Beckham, Ronaldo, Maldini... Adriano terá que brigar por espaço em Miami

Imperador será apresentado nesta quinta como jogador e sócio do Miami United. Nos EUA, disputará mercado com outros astros que também investem em clubes da região

Por Direto de Miami, EUA
Adriano Miami United (Foto: Divulgação)Imagem de divulgação da chegada de Adriano Imperador ao Miami United (Foto: Divulgação)
Acabaram as “férias”. Adriano está de volta. Uma decisão tomada por ele não apenas pela vontade de estar novamente em campo. Foi atraído também por um projeto ambicioso do modesto Miami United. Mais do que jogador, o brasileiro deve se tornar um dos donos do pequeno clube, que tenta expandir e se consolidar em uma das regiões dos Estados Unidos com maior potencial para o futebol. Porém, ele não é o único grande nome de olho nesse mercado:Ronaldo, Paolo Maldini e, principalmente, David Beckham são outros que buscam explorar comercialmente o futebol na “cidade mágica”.
Adriano será apresentado nesta quinta-feira pelo Miami United. O evento está marcado para começar às 21h (de Brasília) e terá acompanhamento em Tempo Real no GloboEsporte.com, direto dos Estados Unidos. Em seu contrato com o novo clube, que ainda deve ser assinado nos próximos dias, Adriano receberá parte das ações do clube (estimativa é de algo entre 40% e 50%), se tornando o principal sócio do proprietário, o italiano Roberto Sacca. O Imperador terá participação em todo o lucro, incluindo negociação de jogadores, venda de camisas e bilheteria.
- Isso é muito bom para o meu futuro – resumiu Adriano ainda antes de sair do Brasil.
Outro que, assim como Adriano, também está de olho no futuro do futebol em Miami é David Beckham. O inglês foi um dos principais responsáveis por alavancar o crescimento da Major League Soccer (MLS, considerada a primeira divisão do país) na última década. Entre idas e vindas, foram quase cinco temporadas completas com a camisa do Los Angeles Galaxy entre 2007 e 2012. Como parte do contrato, Beckham recebeu o direito de entrar com um novo clube na liga americana quando se aposentasse. Algo que vem traçando como meta desde que deixou os campos em 2013. 
Beckham Miami (Foto: Getty Images)Beckham com de representante da MLS e do governo de Miami: planos de um time na cidade (Foto: Getty Images)
Nos últimos meses, o projeto de Beckham vem ganhando forma. Miami foi a cidade escolhida pelo astro, que já conta com um grupo de investidores ao seu lado e iniciou no fim de 2015 as negociações para a construção de um novo estádio. Sempre que pode, o inglês também fala em atrair grandes nomes do futebol para sua nova franquia: Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic seriam alguns deles.
Ronaldo Fort Lauderdale Srtikers (Foto: Agência AP )Sócio, Ronaldo posa com a camisa do Fort Lauderdale Srtikers (Foto: Agência AP )
- Creio que o projeto do Beckham é o mais ambicioso. O que se fala é de trazer grandes nomes, como Cristiano Ronaldo. Dentro de mais ou menos dois anos, que é o prazo que se estima para que ele inicie seu clube, Ronaldo já vai estar com 33, 34 anos, talvez, sem muito espaço no Real Madrid. A vinda de um jogador desse nível para Miami iria causar um impacto gigantesco. É uma cidade que gosta muito de futebol – avaliou o editor de esportes do jornal "Miami Herald", Luiz Sánchez.
Além do projeto de Beckham de colocar um time de Miami na elite do futebol nos Estados Unidos, outras estrelas recém-aposentadas dos gramados também estão investindo na região, com apostas em clubes participantes de ligas menores. É o caso do brasileiro Ronaldo, que se juntou a empresários brasileiros no comando do Fort Lauderdale Strikers, em 2015. Como ação de marketing, o Fenômeno chegou até a cogitar voltar aos gramados para alguns jogos pelo clube, que disputa a North American Soccer League (NASL), espécie de segunda divisão (Fort Laudardale fica a menos de 50 quilômetros de Miami).
O GloboEsporte.com acompanhará em Tempo Real a apresentação de Adriano pelo Miami United a partir das 21h (de Brasília) nesta quinta
Um dos rivais do time de Ronaldo na NASL em 2016 será o Miami FC. Curiosamente, é o mesmo nome de fundação dos Strikers, que em seu início (2006), chegou a ter Romário e Zinho no elenco. Em 2011, o clube adotou Fort Lauderdale, resgatando a memória de uma antiga franquia que existiu na região na década de 80. 

A alcunha “Miami FC” passou pouco tempo livre no mercado. Em 2015, o ex-capitão da seleção da Itália e do Milan, Paolo Maldini, se uniu a um empresário também italiano para fundar uma nova equipe na cidade, que estreia nas competições este ano.
- Acredito fortemente no crescimento do futebol nos Estados Unidos e este projeto é perfeito para o desenvolvimento de um time de elite em uma das cidades mais importantes do mundo. Miami vem sendo minha segunda casa por 15 anos, então, estou ansioso para passar mais tempo aqui como coproprietário do Miami FC e contribuindo para seu sucesso – disse Maldini em entrevista publicada na página oficial do time.
Maldini Miami FC (Foto: Divulgação)Paolo Maldini ao lado do italiano Riccardo Silva, seu parceiro no comando do Miami FC (Foto: Divulgação)
É neste cenário concorrido que Adriano entrará em ação com seu Miami United. O clube, fundando em 2012, faz parte da National Premier Soccer League (NPSL), um campeonato semiprofissional dividido por regiões e que equivale à quarta divisão nos Estados Unidos - atrás da MLS, da NASL e também da United Soccer League (USL).
O novo time do Imperador tem como principal rival o Miami Fusion, franquia que já fez parte da MLS e que atualmente está na NPSL. No ano passado, o Fusion foi responsável por deixar o United fora dos playoffs. Segundo o jornalista Luiz Sánchez, uma das esperanças do sócio de Adriano, Roberto Sacca, é associar seu time ao de David Backham em um futuro próximo. Esse seria o grande trunfo para o Miami United deixar os concorrentes para trás e despontar como uma das forças do futebol na cidade.
- Pela ligação de Beckham com o Manchester United, uma das ideias que eles têm é tentar algo como vender o nome ou se associar de alguma forma ao novo time que entrar na MLS. Os clubes da MLS costumam manter segundas equipes na USL, que atualmente é algo referente à terceira divisão. Então, o que me parece é que, a longo prazo, esse é o projeto do Roberto Sacca com o Miami United – concluiu Sánchez.
Adriano Miami United chegada (Foto: Fabricio Marques)Adriano posa ao lado do presidente Roberto Sacca na chegada a Miami (Foto: Fabricio Marques)

LIBERTADORES

Goleiro líder, baixa na zaga e volta de ídolos: o River que desafia o São Paulo

Atual campeão, time de Marcello Gallardo, combate “trauma” continental e conta com retrospecto no Monumental de Nuñez para vencer nesta quinta

Por São Paulo
Marcelo Gallardo técnico River Plate (Foto: Reuters)Ídolo como jogador, Marcelo Gallardo transformou o atual River Plate em um time de personalidade (Foto: Reuters)
É jogo de Copa! Atual campeão da Libertadores, o River Plate entra em campo nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), não só para defender o título. Cada partida vencida na competição continental é parte da superação de um trauma, e contra o São Paulo não será diferente. Saiba quais são as peculiaridades do time argentino nesta edição.
O GloboEsporte.com conversou com o jornalista Diego Borinsky, do El Gráfico, que revelou: o fato de ter conquistado a América em 2015 não tira o peso sobre a equipe comandada por Marcelo Gallardo. Por outro lado, os quatro títulos internacionais (Sul-Americana, Recopa, Libertadores e Suruga) conquistados em dois anos transformaram o atual elenco.    
– O ponto forte é a personalidade. A equipe tem muita garra, principalmente nos jogos da Copa (Libertadores). Para o River, a competição é um trauma histórico. É a equipe argentina que mais disputou (30 participações) e ganhou apenas três vezes. Eles apostam todas as fichas – revelou o jornalista. 
TIME CAMPEÃO
Marcelo Barovero e Fernando Cavenaghi River Plate Libertadores - AP (Foto: AP)Fernando Cavenaghi (à direita) foi um dos campeões que deixaram o River Plate (Foto: AP)
O River Plate defende o título continental. A partida desta quinta, aliás, é a primeira pela Taça Libertadores desde a vitória, por 3 a 0, sobre o Tigres-MEX, na final do ano passado. Em relação ao time daquela campanha, quatro jogadores já não defendem mais os Millonarios. 
O zagueiro Ramiro Funes Mori se transferiu ao Everton, da Inglaterra. Os meio-campistas Carlos Sanchez e Matías Kranevitter defendem o Monterrey-MEX e o Atlético de Madrid-ESP, respectivamente. Já o experiente Fernando Cavenaghi está no APOEL, do Chipre. 
QUEM JOGA?
Maidana Cruzeiro River Plate (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)Maidana é desfalque do River Plate nesta quinta-feira (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Gallardo fez mistério em relação ao time que enfrenta o São Paulo nesta quinta. Após o empate sem gols no Superclássico com o Boca Juniors, no último domingo, o treinador fechou os treinamentos e não deu pistas se haverá mudanças na equipe. 
A principal dúvida é no setor defensivo. Titular absoluto, Jonathan Maidana está lesionado. Gallardo tem três opções: deslocar o lateral Mercado para o meio da zaga, recuar o experiente volante Ponzio ou apostar no jovem zagueiro Leandro Vega.  
É SELEÇÃO! 
Apesar dos problemas na escalação, a torcida do River Plate tem motivos de sobra para confiar no setor defensivo. Na última lista de convocados da seleção da Argentina, Tata Martino confirmou a presença dos laterais Gabriel Mercado e Leonel Vangioni. A dupla é apontada por Diego Borinsky como um dos pontos fortes do time. 
– Mercado e Vangione foram convocados pelo Martino para os jogos das Eliminatórias. São jogadores de alto nível. Os atacantes são muito bons, Mora e Helario. Pisculichi é bom armador, mas está fora do jogo, e o River perde muito nesse setor – explicou.  
BONS FILHOS
D'Alessandro treino River Plate (Foto: Divulgação)Lucho González e D'Alessandro deixaram a torcida do River Plate ainda mais eufórica (Foto: Divulgação)
Eufórica com o retrospecto recente do clube em competições internacionais, a torcida do River Plate também vem celebrando o retorno de ídolos. No ano passado, o volante Lucho González chegou para ajudar os Millonarios na campanha do título da Libertadores. 
No início deste ano, a aposta da equipe comandada por Marcelo Gallardo, que também teve passagem marcante como jogador, foi a volta do meia Andrés D’Alessandro, após oito temporadas no Internacional. 
O armador, aliás, teve um início conturbado, se lesionou em seu primeiro jogo no Monumental de Nuñez e só voltou a ficar à disposição nesta semana. D’Alessandro tem condições de jogar 30 minutos. Lucho González pode ser utilizado desde o início da partida. 
SINAL VERDE
Barovero, Tigres x River Plate (Foto: Agência AP)Barovero é ídolo da torcida (Foto: Agência AP)
A torcida do River Plate promete pintar o Monumental de Nuñez de verde nesta quinta. A cor não tem relação aparente com o clube de Buenos Aires, mas a ação é para evitar a saída de um dos principais ídolos do atual elenco. 
Há quatro anos vestindo a camisa número 1, Marcelo Barovero tem contrato até junho deste ano e pode optar por defender outro clube. Para agilizar a renovação com o atleta, a torcida já iniciou a mobilização nas redes sociais.  
– Barovero é fundamental, é uma das colunas da equipe – destacou Borinsky.  

LIBERTADORES

Marcelo Oliveira não resiste a derrota em casa e é demitido pelo Palmeiras

Técnico assistiu ao jogo de um camarote da arena, já que estava suspenso e foi substituído no banco por seu auxiliar, Cleocir Marcos dos Santos, o Tico

Por São Paulo


A diretoria do Palmeiras não esperou muito tempo, ao final da derrota por 2 a 1 para o Nacional, do Uruguai, nesta quarta-feira. No vestiário, Marcelo Oliveira foi comunicado de que não é mais técnico do time. A demissão foi anunciada pelo diretor de futebol, Alexandre Mattos, na saída da arena.
– O time não vinha jogando bem desde o ano passado, está claro para todo o mundo. As coisas não estão acontecendo da maneira que o Palmeiras precisa. Precisamos evoluir em uma nova etapa – disse Mattos.
Palmeiras x Rosario Central Marcelo Oliveira (Foto: Marcos Ribolli)Marcelo Oliveira não é mais técnico do Palmeiras
(Foto: Marcos Ribolli)
Até a contratação de um substituto, quem assume o trabalho interinamente é o auxiliar técnico Alberto Valentim. O nome de Cuca é o mais forte, mas Mattos não confirma. 

– Ainda não tem nome. A partir de amanhã vamos trabalhar. 
Nesta quarta, Marcelo não esteve no banco. Expulso contra o Rosario Central, quarta-feira passada, ele acompanhou a partida em um camarote. O auxiliar Cleocir Marcos dos Santos, o Tico, ficou à beira do campo. Ele também está fora do clube. Além de Marcelo e Tico, deixam o clube o preparador físico Juvenílson de Souza e o também auxiliar técnico Ageu Gonçalves de Siqueira.
Segundo Mattos, a conversa com Marcelo foi rápida e cordial. O dirigente diz que o próprio treinador concordou que a mudança era boa para os dois lados.
– Foi uma conversa tranquila porque, pelo pensamento do Marcelo, (a mudança) também (era necessária). Desde o ano passado, o time não vinha jogando bem no coletivo. Tivemos algumas partidas boas. O Palmeiras não pode viver de partidas.Nos últimos três anos, é o treinador mais vitorioso, mas as coisas não estavam acontecendo. Isso está claro para todo mundo, inclusive para o Marcelo.
Contratado em junho de 2015, Marcelo Oliveira já não era unanimidade dentro da diretoria desde o final do ano passado. Mas, com a conquista da Copa do Brasil, em dezembro, virou a temporada no comando da equipe.
Depois de uma série de maus resultados no Campeonato Paulista, ele voltou a ser pressionado e só não foi demitido já na semana passada porque venceu o Rosario Central, da Argentina, pela Taça Libertadores. Uma sobrevida que, como se vê, durou pouquíssimo tempo.
NÚMEROS
Contratado em junho do ano passado, Marcelo Oliveira dirigiu o Palmeiras em 53 partidas. No total foram 24 vitórias, 11 empates e 18 derrotas (aproveitamento de 55%). Mesmo com o título da Copa do Brasil conquistado em dezembro, o trabalho do treinador vinha sendo alvo de grande pressão desde o ano passado.

A campanha no Brasileirão de 2015, quando o Verdão, mesmo com um grande investimento, terminou na nona colocação, foi motivo de muita cobrança interna. A irregularidade da equipe, o estilo de jogo pouco criativo no ataque e as diversas falhas defensivas vinham pesando na conta do treinador, que não conseguia dar uma sequência positiva ao time.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...