quarta-feira, 29 de agosto de 2012

CORINTHIANS



Ele ficará empatado com Del Debbio no jogo contra o Fluminense


Tite coletiva Corinthians (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Tite chegará a 117 jogos
(Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)
Contra o Fluminense, nesta quarta-feira, às 22h, o técnico Tite vai alcançar uma marca importante pelo Corinthians: ele chegará a ser o quarto técnico que mais vezes comandou o Timão, igualando a marca de 117 partidas de Del Debbio. Quando treinou o Corinthians entre 2004 e 2005, Tite trabalhou em 51 jogos, com 24 vitórias, 15 empates e 12 derrotas. Nesta segunda passagem, que começou em 2010, já foram 125 partidas, com 67 vitórias, 34 empates e 24 derrotas.
Os números foram divulgados pelo site oficial do clube, que lembra ainda que, em dois jogos realizados nesta temporada, o Timão foi comandado pelo técnico Cléber Xavier. No empate em 2 a 2 com o Flamengo, no amistoso realizado no dia 15 de janeiro em Londrina-PR; e no Campeonato Brasileiro, no empate em 1 a 1 com o Sport no dia 08 de julho, em Recife-PE.
 

SUPERCOPA



Exibição acima da média dá título aos merengues graças ao critério de gols fora de casa. Cristiano Ronaldo e Messi deixam suas marcas com golaços


Bastaram 45 minutos de grande futebol para o Real Madrid colocar um ponto final às precoces desconfianças. É como se todas as críticas recebidas em pouco mais de uma semana de temporada pelo mau início se transformassem em inspiração nesta quarta-feira. Com uma exibição muito acima da média no primeiro tempo, a equipe de Cristiano Ronaldo derrotou o Barcelona, por 2 a 1, no Santiago Bernabéu, e conquistou a Supercopa da Espanha. O título veio no critério de desempate de gols fora de casa, já que os catalães haviam vencido por 3 a 2 na última quinta, no Camp Nou.
Real Madrid, Supercopa (Foto: Agência EFE)Real Madrid e a Supercopa da Espanha: vitória por 2 a 1 no Bernabéu foi suficiente (Foto: Agência EFE)
Quem teve o privilégio de assistir ao superclássico viu uma grande exibição de Cristiano Ronaldo. O craque português marcou o segundo gol dos merengues com direito a um balão em Piqué e foi um dos destaques ao lado do volante alemão Sami Khedira e do lateral brasileiro Marcelo. O argentino Lionel Messi também deu suas caras com um golaço de falta, enquanto o compatriota Gonzalo Higuaín havia aberto o placar.
Desta forma, o Real não só dá o troco da Supercopa de 2011, como também quebra um tabu em seu próprio estádio. A última vitória merengue em clássicos no Bernabéu havia acontecido no dia 7 de maio de 2008, pelo Campeonato Espanhol. Desde então, os catalães venceram cinco vezes, com dois empates.
Cristiano e Messi também conquistaram novas marcas com mais um embate. Ao lado do chileno Iván Zamorano, o português se tornou o segundo jogador a fazer gols em cinco clássicos consecutivos. Já o argentino se igualou a Raúl González, ídolo do Real, como segundo goleador máximo de toda a história dos superclássicos, com 15 gols. O líder ainda é Di Stéfano, com 18.
Cristiano Ronaldo Real Madrid Barcelona (Foto: Reuters)Cristiano Ronaldo marcou pela quinta vez consecutiva no clássico (Foto: Reuters)
Um primeiro tempo muito real
Esqueça o Real Madrid que empatou com Valencia e perdeu para o Getafe em seus dois primeiros jogos no Campeonato Espanhol. Esqueça até mesmo o Real Madrid da última quinta-feira, quando foi derrotado com justiça pelo Barcelona no Camp Nou - e ainda encontrou um gol no fim graças a uma falha de Victor Valdés. Pois o que atuou - e atropelou - durante o primeiro tempo no Santiago Bernabéu já entrou para a história do clássico.
Xavi e Xabi Alonso, Real Madrid x Barcelona (Foto: Agência EFE)Xavi e o Barça foram engolidos no primeiro tempo
por um avassalador Real Madrid (Foto: EFE)
Você pode se assustar e achar um exagero, ainda mais ao descobrir que o placar parcial foi apenas de 2 a 1 para os donos da casa. Basta colocar o resultado na conta da imprevisibilidade do futebol. Em campo, o Real dominou do minuto inicial até o apito do árbitro Mateu Lahoz. Nesse intervalo, criou ao menos nove ótimas chances de gol. Marcou apenas dois gols, com Higuaín e Cristiano Ronaldo - e sofreu um até certo ponto injusto, quando Lionel Messi cobrou falta com perfeição para vencer Casillas.
O time de José Mourinho precisou apenas de 18 minutos para criar já uma grande vantagem. Aos seis, Higuaín recebeu de Marcelo e, em condição legal, perdeu frente a frente com Valdés. Ele não perdoaria mais um erro e abriria a contagem pouco depois, aos 11, ao aproveitar lançamento de Pepe e uma furada de Mascherano.
Já sentindo o título escapar das mãos, o Barcelona foi à frente e sofreu o segundo em um contra-ataque, talvez a sua maior fraqueza. Aos 18, Khedira colocou Cristiano Ronaldo no mano a mano com Piqué. O português tirou da cartola um lençol com o calcanhar antes de dominar e fuzilar. Valdés não conseguiu espalmar: 2 a 0.
Higuain, Real Madrid x Barcelona (Foto: Agência Getty Images)Higuaín não teve bom aproveitamento nas finalizações, mas deixou o seu (Foto: Agência Getty Images)
Adriano é expulso, mas Messi desconta
O que já era uma vitória tranquila por pouco não se tornou goleada. Aos 21, Higuaín repetiu sua primeira jogada e vacilou cara a cara com o goleiro espanhol. Dois minutos depois, Pepe marcou de cabeça, mas teve o gol anulado por falta em Adriano.
O próprio Adriano seria personagem na sequência. Cristiano Ronaldo avançou livre em mais um contra-golpe e, quando ganhava na corrida, foi puxado. O lateral brasileiro, que atuava na direita por conta da ausência inesperada de Daniel Alves, levou o cartão vermelho.
Se o futebol respeitasse a lógica, a expulsão abriria as portas para um placar histórico a favor dos merengues. Mas o Barcelona, mesmo sem mostrar segurança, conseguiu descer para o vestiário com um semblante de alívio. Primeiro porque Messi, com uma linda cobrança de falta, diminuiu aos 44 minutos. E depois porque Valdés e a má pontaria mantiveram o Real "apenas" com dois gols.
Messi, Real Madrid x Barcelona (Foto: Agência Reuters)Lionel Messi cobrou falta por fora da barreira para superar Casillas (Foto: Agência Reuters)
Barça cresce e ameaça
Era de se esperar que o ritmo fosse outro na etapa final. Mas não tão diferente. O Barcelona voltou determinado a recuperar a posse de bola que lhe faltou em boa parte do primeiro tempo e o fez com sucesso. Tocava ali, tocava acolá e esperava por centímetros para que desse o bote.
O jogo se arrastou nessas condições até os 16 minutos. Foi quando o Barça atacou pela primeira vez com perigo. Pedro recebeu ótimo lançamento nas costas da zaga, mas viu Casillas sair bem do gol para abafar. O goleiro titular da Espanha teria o seu nome gritado minutos depois, novamente quando Pedro ganhou de Sergio Ramos, dessa vez pela direita.
Messi e Xavi, Real Madrid x Barcelona (Foto: Agência AP)Messi e Xavi comemoram (Foto: Agência AP)
A primeira grande aparição do Real no ataque saiu aos 23. E surpreendentemente com Khedira. O volante alemão arrancou pela direita e passou por três marcadores até concluir para a defesa de Valdés. Apesar da vantagem do gol fora de casa, era muito pouco para quem sobrou nos 45 minutos iniciais e ainda jogava com um homem a mais.
Real se segura e leva a taça
O lance despertou o Real. Àquela altura já era frequente ver Cristiano Ronaldo, Higuaín e Di María correndo atrás da bola ainda no campo ofensivo. A cada recuperada da posse o time recebia um incentivo extra das arquibancadas repletas de madrilenhos. Em uma delas, Xabi Alonso aproveitou para deixar Higuaín livre. O centroavante argentino bateu colocado, mas acertou a trave após leve desvio de Mascherano.
Se não matou o jogo, o Real teve de sofrer nos minutos finais. Aos 46, Tello recebeu na direita, invadiu a área e chutou forte. Casillas fez a defesa. Na pressão, o Barça ainda chegou com Messi, aos 47, mas a sua conclusão de canhota foi para fora, bem perto da trave direita do espanhol. Para os Deuses do Futebol, melhor que ela tenha saído.
Cristiano Ronaldo, Real Madrid x Barcelona (Foto: Agência Getty Images)Assim como no Espanhol, Cristiano Ronaldo terminou o clássico como vencedor (Foto: Getty Images
)

CORINTHIANS



Novo modelo 3 tem tons de cinza e continua com o mapa do estado de São Paulo na frente. Compre na loja do globoesporte.com por R$ 189,90


O Corinthians entrará de roupa nova no gramado do Engenhão, na noite desta quarta-feira, para enfrentar o Fluminense pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida, que começará às 22 horas no Rio de Janeiro, marcará a estreia do uniforme número 3.
nova camisa do Corinthians (Foto: Divulgação)A nova camisa número 3 do Corinthians, que será usada nesta quarta-feira (Foto: Divulgação / Nike)
A exemplo do último lançamento, a Nike continua se inspirando em São Paulo. Os tons de cinza, segundo a empresa fornecedora de material esportivo, são por conta do concreto dos prédios da capital paulista. Além disso, o contorno do mapa do estado segue na parte da frente do uniforme corintiano. Os shorts são pretos e os meiões combinam com o cinza da camisa e trazem a inscrição “SCCP”, iniciais do nome completo do clube, na parte de trás da panturrilha.
A camisa 3 já está à venda na loja do globoesporte.com e pode ser adquirida por R$ 189,90.Clique aqui e garanta já a sua
.

BRASILEIRAO 2012



Paulistas apresentam melhor média, e mineiros têm maior taxa de ocupação. Público pagante caiu 9% em relação ao campeonato de 2011


Os espaços começaram a aparecer, e os gritos ficaram mais baixos. As estatísticas comprovam: os torcedores estão indo menos aos estádios. Em comparação com o primeiro turno do Brasileiro de 2011, o deste ano teve uma queda de 9% em média de público pagante: de 12.960 para 11.796 ou, em números brutos, de 2.462.577 para 2.229.401 pessoas - sem contabilizar o jogo Flamengo x Atlético-MG, válido pela 14ª rodada e que foi adiado para 26 de setembro. Mais de 230 mil deixaram de acompanhar seus times de perto. Da dificuldade de acesso às arenas ao alto preço dos ingressos, os clubes tentam entender o que está acontecendo para encontrar uma solução. O mais rápido possível.
Infográfico de públicos do Brasileirão (Foto: Reprodução)Infográfico mostra média geral e de cada time quanto a público pagante e taxa de ocupação
Dois deles, porém, caminharam em direção contrária à da maioria em 2012. O Corinthians, mesmo estando na 12ª posição no Brasileiro, aproveitou a empolgação do título da Libertadores e foi o primeiro do ranking de média de público pagante (24.968). Levando-se em consideração o percentual de ocupação do estádio de acordo com a capacidade, o Timão aparece em segundo, com 62%. Neste quesito, o líder Atlético-MG é o clube que mais se destaca, preenchendo 80% do Independência, nova casa dos times mineiros, depois da transferência dos jogos da Arena do Jacaré e enquanto o Mineirão está fechado para obras para a Copa do Mundo de 2014.
A mudança de local foi fundamental, segundo o secretário geral do Independência, Vitor Hugo.
Compare os públicos do primeiro turno
Rodada20112012
1ª rodada96.830100.569
2ª rodada115.68498.783
3ª rodada125.421101.548
4ª rodada123.26379.477
5ª rodada121.244102.162
6ª rodada117.583104.045
7ª rodada99.164134.113
8ª rodada118.695151.652
9ª rodada144.683136.251
10ª rodada117.20796.239
11ª rodada147.245146.414
12ª rodada151.000134.107
13ª rodada122.594142.897
14ª rodada122.519117.841
15ª rodada150.560106.348
16ª rodada153.371106.345
17ª rodada80.753106.754
18ª rodada156.261119.790
19ª rodada198.500144.066
Média12.96011.796
 - Ainda não temos um estudo oficial, mas, com certeza, os números deste ano são bem maiores em relação a 2011, até pela questão do deslocamento. O Independência é em Belo Horizonte, já a Arena do Jacaré é em Sete Lagoas (a cerca de 70km da capital), e isso desgastava as torcidas. A campanha dos times mineiros também pode ser considerada. Não conseguimos estabelecer uma correlação direta, mas certamente o torcedor do Atlético está extasiado. E o Cruzeiro também está indo muito bem. A expectativa é que essa média se mantenha até o fim do campeonato - afirmou Vitor Hugo, que descartou um aumento no valor dos ingressos, mas citou a intenção de ampliação do estádio a longo prazo.
Enquanto Minas Gerais vive um bom momento de sua relação com a torcida, o Rio de Janeiro já viu dias melhores. O primeiro carioca a aparecer no ranking de média de público é o Botafogo, em 11° lugar, com pouco menos de 10 mil pagantes. O Vasco aparece em seguida em 12°. Flamengo e Fluminense vêm atrás, em 13º e 15º, respectivamente. Em ocupação do estádio, o Vasco supera seus rivais: tem 35% contra 23% de Fla e 22% de Flu e Bota. A dupla Fla-Flu fez um jogo cada no estádio Raulino de Oliveira (em Volta Redonda), que tem capacidade para 20.100 torcedores, menos da metade do Engenhão (45.217).
Responsável pela administração do Engenhão e diretor executivo do Botafogo, Sergio Landau acredita que a evasão dos torcedores se deve principalmente aos horários dos jogos e à cultura do carioca de assistir às partidas em bares. O dirigente, porém, admite que as obras para facilitar o acesso à arena também diminuem o público.
- Os horários têm criado bastante dificuldade, não são convenientes. Quarta-feira, às 22h? Ninguém vai. Domingo, às 18h30m? Também não. É uma situação perversa. Fora o hábito de ver jogos em bares, agora tem televisão em quase todos. Com essas alternativas, fica mais difícil. Também estamos com obras para melhorar os acessos e saídas, que causam transtornos e atrapalham para trazer o público. Mas vamos fazer melhorias para o estádio, que têm que ser feitas, para o próximo ano. Agora, estamos soprando o pneu com o carro em movimento, não tem jeito - afirmou Landau.
Um viaduto que visa a melhorar o trânsito de quem vai de carro ao estádio está "80% concluído", segundo o diretor. O foco, porém, está no acesso por transporte público. Uma parceria com a Supervia, rede responsável pelos trens da cidade do Rio de Janeiro, está sendo desenvolvida para trazer melhorias na chegada e saída de torcedores ao Engenhão.
Engenhão Vazio, Botafogo x Figueirense (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Engenhão não enche para Botafogo x Figueirense
(Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Principal reforço do Botafogo para o campeonato, Seedorf chegou a fazer um apelo à torcida.
- A quem tiver condições, peço que não espere o resultado para apoiar o time e ir ao estádio. É preciso apoiar especialmente quando as situações são mais complicadas, que não é o caso do Botafogo, no momento, pois estamos lutando pelos primeiros lugares - disse o holandês.
Assim como os cariocas, os times paulistas também não estão com uma média alta, com exceção de Corinthians (1° lugar) e São Paulo (5° lugar). Dos cinco últimos colocados do ranking, quatro são de São Paulo. O Palmeiras, que priorizou a Copa do Brasil, está em 16° lugar. Já o Santos, que dividiu Neymar com a seleção brasileira, fica em 17°. A Ponte Preta está em 18°, e a Portuguesa segura a lanterna.
Preço médio dos ingressos cresce 125% em sete anos
Além de problemas de acesso ao estádio, o valor dos ingressos também é citado por torcedores na hora de justificar a ausência nos jogos. De acordo com estudo realizado pela empresa de consultoria BDO, houve uma evolução constante no preço médio nos últimos anos. Com base em números finais da edição de 2011 da Série A do Brasileirão, o aumento em relação a 2010 foi de 4%. Em comparação com 2005, houve um crescimento de 125%. No primeiro turno de 2012, os valores de ingressos para arquibancada variaram entre R$ 10 (Morumbi-SP) e R$ 95 (Couto Pereira-PR). A estatística não conta ações pontuais, como promoções.
A percepção de que menos torcedores estavam comparecendo aos jogos ligou o alerta nos clubes. A partir da 14ª rodada, o São Paulo criou um setor popular no Morumbi (assista ao vídeo acima). A arquibancada amarela, que tem capacidade para nove mil torcedores, passou a custar R$ 10, com meia-entrada a R$ 5. A promoção vale até o fim do Brasileirão.
- Queríamos atender a dois objetivos: que viessem aqueles que não poderiam vir antes, e que os que já vinham viessem mais vezes. A iniciativa foi feita para atender ao orçamento dos torcedores, dar mais visibilidade a um setor menor. Por que deixar o estádio vazio se podemos rentabilizar? O que pudermos fazer para promover mais o espetáculo, o que estiver ao nosso alcance, vamos fazer. E a resposta está sendo muito positiva, com uma ocupação média de 60% do setor - disse o vice-presidente de marketing do São Paulo, Julio Casares.
Em Pernambuco, o governo é um dos responsáveis por Náutico e Sport estarem no top 5 do ranking de ocupação de estádio, com 60% e 55%, respectivamente. O programa de incentivos fiscais compra oito mil ingressos por jogo do Timbu e do Leão na Série A, vendidos a R$ 14 cada para o estado (o Santa Cruz também faz parte do projeto na Série C). O esquema é simples e já faz sucesso há mais de uma década: o torcedor junta R$ 100 em notas fiscais e troca por um ingresso, com o cartão do "Todos com a nota".
Especialista vê evolução com novos estádios
Atualmente, 12 estádios brasileiros estão em obras para atender às exigências da CBF e da Fifa para sediar a Copa do Mundo de 2014. Além destes, no momento, há a construção da Arena do Grêmio e da Nova Arena do Palmeiras, que não participarão do evento.
O movimento no setor anima o especialista em gestão e presidente da Associação Brasileira de Operadores e Fornecedores de Arenas Multiuso (Abrarenas), João Gilberto Vaz. O dirigente tem críticas à administração atual dos estádios no país, mas visualiza melhoras com a conclusão de empreendimentos mais modernos.
- Não há um ambiente familiar e tecnologia. É difícil o acesso, tem banheiro sujo. É complicado. Uma queda constante de público é normal, o ambiente não é propício para ter um aumento. Hoje não podemos chamar de arena, é apenas um estádio de futebol. Estamos pensando em camarotes, conexão para internet e até um guia para educar os usuários das novas arenas, que será disponibilizado na internet em breve. As coisas vão mudar - concluiu Vaz.
OBS: O ranking do GLOBOESPORTE.COM foi feito com base no público pagante. Por isso, exclui as gratuidades que constam nos borderôs dos jogos realizados no Rio de Janeiro, disponibilizados no site oficial da CBF. Os torcedores que participam do programa "Todos com a Nota", em Pernambuco, são contabilizados, já que o governo do estado paga a quantia de R$ 14 por ingresso, ficando estabelecida assim a relação de venda
.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...