sexta-feira, 13 de junho de 2014

COPA 2014

SporTV na Copa (AFP)


Técnico precisou gritar alto para jogador poder ouvi-lo. Meia do Chelsea
ganhou a bola de dois adversários e passou para Neymar balançar a rede

Por São Paulo
O primeiro gol do Brasil na Copa do Mundo, na vitória por 3 a 1 sobre a Croácia, foi de Neymar, mas Oscar mostrou determinação na jogada. O camisa 11 disputou a bola com dois adversários, levou a melhor e passou para o atacante, que abriu o placar. A garra do meia do Chelsea foi reconhecida por Luiz Felipe Scolari ainda na comemoração, aos 28 minutos do primeiro tempo
(assista ao vídeo).
Depois do gol, os jogadores correram para o banco de reservas para celebrar com todo o grupo. Quando Oscar começava a retornar para o campo do Brasil, Felipão precisou gritar alto para o jogador ouvir o elogio.
- Ei! Ei! Oscar! Oscar! Muito bom!
O Brasil saiu atrás no placar, aos 10 minutos do primeiro tempo, com gol contra de Marcelo. A Seleção empatou com Neymar aos 28. O camisa 10, de pênalti, virou o placar aos 25 da etapa final. Oscar ainda marcou o terceiro, aos 45 minutos da etapa final.
Felipão grita para Oscar, no primeiro gol (Foto: Reprodução SporTV)Felipão grita para Oscar, no primeiro gol, para conseguir elogiar o meia (Foto: Reprodução SporTV)
A seleção brasileira volta a campo na próxima terça-feira, para enfrentar o México, em Fortaleza. No dia 23, encerrando a participação na primeira fase, encara Camarões, em Brasília.

COPA 2014


Atriz critica "excessos" da brasileira na apresentação na cerimônia de
abertura da Copa e afirma que toda a festa foi "de dar vergonha"


A Copa do Mundo começou nesta quinta-feira com o triunfo do Brasil sobre a Croácia por 3 a 1. Apesar da vitória nem tudo foi bem para os Extra Ordinários. Os integrantes do programa criticaram duramente a cerimônia de abertura organizada pela Fifa. Maitê Proença desaprovou a atuação de Claudia Leitte durante a performance com Jennifer Lopez e Pitbull (assista ao vídeo).
– Eu achei aquilo horrível, de quinta. A mulher (Jennifer) está lá, fazendo o melhor dela, já não saiu da pizza dela que não levantou, aí vem a outra (Claudia Leitte), no último momento, e abaixa até o chão tipo assim: “Quero ver agora se você faz isso”. Ela (Jennifer) ficou olhando assim e falando: “Sua canalha! Como é que você faz isso?” – disparou a atriz.
Além de criticar a cantora, Maitê não gostou da festa como um todo. Para atriz, o evento deveria ter sido organizado pelo Brasil, que tem conhecimento de como fazer belos festivais, e não pela Fifa.
– Aqui tem Parintins, tem carnaval, a gente sabe fazer esse negócio direito, e eles me apresentam aquela coisa amorfa, chinfrim e de dar vergonha. Num país que tem Paulo Barros e Rosa Magalhães, colocar uma mulher belga para fazer... Ela tem um olhar exótico sobre o Brasil, acha tudo aquilo muito bonito. Foi um negócio amorfo. Eu fiquei olhando e esperando um momento apoteótico, uma coisa incrível e não aconteceu.

– Como é que a Fifa passa a vida inteira exigindo do Brasil um grande espetáculo e faz essa desgraça comandada por dois belgas?
Já o jornalista Xico Sá questionou a Fifa, uma vez que a entidade máxima do futebol costuma obrigar os países-sedes da Copa a seguir uma série de padrões.
O escritor Eduardo Bueno preferiu evitar comparações com a abertura das Olimpíadas, que costumam ser um evento à parte aos esportes. A cerimônia que inicia os Jogos é organizada e realizada pela cidade que vai receber o evento, e não é responsabilidade do COI (Comitê Olímpico Internacional).
– A abertura de Copa não é que nem abertura de Olimpíada. Abertura de Olimpíada é maravilhosa, e abertura de Copa, geralmente, tem esse padrão Fifa aí. E foi de dia, não tem um jogo de luz –  completou Peninha.
  •  
Abertura copa do mundo Claudia Leitte, Jennifer Lopez e Pitbull (Foto: Vipcomm)"Extra Ordinários" desaprovam abertura da Copa e "competição" entre Claudia Leitte e J-Lo (Foto: Vipcomm
)

COPA 2014


Publicação do "Corriere dello Sport" noticiou também os conflitos nas manifestações que causaram ferimentos em duas jornalistas nas proximidades da Arena Corinthians


Corriere Capa (Foto: Reprodução/Corriere dello Sport)Capa do Corriere dello Sport destaca vitória do Brasil (Foto: Reprodução/Corriere dello Sport)
As manchetes dos jornais italianos repercutiram nesta sexta-feira a vitória de 3 a 1 do Brasil sobre a Croácia, na abertura da Copa do Mundo, quinta, na Arena Corinthians, em São Paulo. Como não poderia ser diferente, o pênalti sobre Fred, marcado pelo árbitro Yuichi Nishimura aos 23 do segundo tempo, quando a partida ainda estava empatada em 1 a 1, foi o grande destaque das reportagens.
O "Corriere dello Sport" destacou que, apesar da boa atuação de Neymar, a seleção brasileira só saiu vencedora da partida por conta do lance polêmico. Com uma chamada de capa afirmando "Caos em São Paulo", a publicação noticiou ainda que, por conta de confrontos entre manifestantes e policiais fora do estádio, dois jornalistas americanos ficaram feridos. 

O "La Gazzetta dello Sport", por sua vez, também ressaltou a penalidade máxima assinalada pelo árbitro japonês e afirmou que "Neymar salvou a equipe de Scolari de uma estreia decepcionante".
 

COPA 2014

 - Atualizado em 

Para variar: Neymar mantém rotina
de gols em estreias pela Seleção

Protegido pelo treinador Luiz Felipe Scolari e jogadores, atacante balança a rede
pela nona vez em seis partidas desde a primeira na equipe e diz que "agora vai fluir"

Por São Paulo
97 comentários
 
Neymar fez de novo: comeu a bola num jogo de estreia pela seleção brasileira. Foi assim na Copa das Confederações, foi assim na Olimpíada, foi assim na primeira vez que vestiu a camisa amarela. Nem tinha como ser diferente na Copa do Mundo. Na vitória por 3 a 1 sobre a Croácia, na Arena Corinthians, o camisa 10 fez dois gols e ganhou o prêmio de melhor em campo.
- Tiramos bastante peso das costas. Estreia é sempre muito complicada, por causa da ansiedade. Agora vai fluir - disse Neymar ao passar pela área de entrevistas após o jogo.

- A gente quer o Neymar feliz jogando bola, do resto nós cuidamos. O senhor passe a ele que nós vamos jogar para ele, que ele fique tranquilo, que a gente vai ajudá-lo.O técnico Luiz Felipe Scolari revelou que, na véspera da partida, teve uma reunião com "os três capitães" - que são Thiago Silva, David Luiz e Fred - e ouviu deles o seguinte pedido:
Felipão deu o recado dos companheiros mais velhos. E acrescentou um conselho ao prodígio da seleção: deixar de lado essa obsessão (não dele, que fique claro) por ganhar o prêmio de melhor jogador do mundo, que nos últimos seis anos foi de Messi ou Cristiano Ronaldo.
- Ele não precisa que vocês [jornalistas] cobrem dele que seja o melhor do mundo. Ele tem que jogar pelo Brasil, foi o que fez. Quando conversei com ele, falei: pensa no Brasil, isso de ser melhor do mundo é consequência, é para daqui a um ano, dois anos. E ele deixou isso de lado.
Pelo discurso ao receber o prêmio de melhor jogador da partida contra a Croácia, Neymar assimilou bem o recado do chefe. Disse estar feliz pelo troféu, "mais até do que imaginava", mas que "o mérito é de toda a equipe" e que "não é um jogador só que vai resolver a partida".

COPA 2014


Estádio da abertura da Copa do Mundo é alvo de reclamações por falta de comida 
nas lanchonetes e sujeira nos toaletes. Do lado de fora, operação funciona bem


 

Dia de festa para a seleção brasileira, nem tanto para os 62. 103 torcedores que lotaram a Arena Corinthians para a abertura da Copa do Mundo. A vitória por 3 a 1 sobre a Croácia, nesta quinta-feira, teve pontos positivos e negativos para quem viveu o início da maior festa do futebol mundial. Em resumo, o antes e o depois foram mais tranquilos, apesar de a saída ter sido mais tumultuada. Já o durante... Problemas nas lanchonetes e banheiros foram as principais reclamações dos brasileiros na Arena. Um apagão em parte dos refletores também tirou pontos do estádio.
A reportagem rodou por todos os setores do estádio, em seu entorno e também testou o transporte antes e depois do jogo. A uma hora do início de Brasil x Croácia, apenas uma lanchonete dos setores Leste e Sul vendia algo diferente de chocolates e pipoca. Lanches quentes acabaram, como hambúrgueres. Pelo menos três bares fecharam antes mesmo do intervalo do jogo.

- Não tem nada para comer. Meu filho quis um lanche, tive de comprar pipoca. É a única coisa disponível. É ridículo – lamentou a empresária Marcela Soares, de 28 anos.
torcida Braisl x Croácia na Arena Corinthians (Foto: AP)Arena Corinthians: aprovada por fora, mas com diversas restrições na parte interna (Foto: AP)

Problemas na estrutura do estádio também foram relatados. Os dois principais: o apagão em parte dos refletores, que só tiveram iluminação total restabelecida no início do segundo tempo, e as arquibancadas provisórias que aumentaram a capacidade da Arena. Quem viu o jogo lá do alto teve medo.

- Sei que houve todos os testes, de bombeiros, de impacto, mas está muito ruim. Estou na fileira ZZ, no lugar mais alto do estádio, e senti muito medo de cair. Não me senti seguro – afirmou Lucas de Paula, 26 anos.
Na acomodação do público também houve outro problema grave. Com ingressos para um dos setores mais caros da arquibancada, torcedores encontraram uma fileira sem assentos, e algumas pessoas chegaram a sentar no chão. De acordo com a Fifa, esses lugares não deveriam ser vendidos, e a organização conseguiu realocar os torcedores em outras cadeiras da mesma categoria antes do início do jogo. A fileira N do setor 423, a que não tinha assentos, é da categoria 1, com preços a R$ 990. 
As horas antes do início do jogo foram as mais positivas. Com barreiras de controle instaladas a cerca de um quilômetro do estádio, a área de fãs com ingressos foi bastante festiva. A chegada teve ordem, e os voluntários souberam orientar bem os torcedores. A Polícia Militar também ficou satisfeita com a operação, apesar de ter registrado muitos casos de perda e furto – de ingressos.
A reportagem encontrou ingressos perdidos no chão, no caminho entre o metrô e o estádio. Um deles era de propriedade de um torcedor chamado Rahat Kukreja, conforme impresso na entrada. Outros também ficaram do lado de fora do estádio, com bilhetes perdidos.

- Tive alguns casos isolados de furtos, provocados por torcedores que vieram para cá sem ingresso e estavam dispostos a aprontar. Desde a saída do metrô, orientamos que todos andassem com bolsas e mochilas na frente. Não houve problemas na saída, o problema é que, dos mais de 60 mil, 50 mil saíram logo depois do jogo e causaram problemas de escoamento. Se você for à Disney, também encontra problemas dessa natureza – afirmou o coronel Tardelli, um dos responsáveis pela operação policial.
O Comitê Organizador Local e a Fifa não se pronunciaram sobre os problemas. Só vão fazê-lo em um briefing diário realizado pelas entidades, nesta sexta-feira, no Maracanã. 
Header DEU CERTO (Foto: Infoesporte)


POLICIAMENTO
3.500 policiais militares trabalharam dentro e fora da Arena, reforçados por Exército e Guarda Civil Metropolitana. Nenhum incidente grave foi registrado. Na chegada à estação de metrô Corinthians Itaquera, ocorreram alguns roubos de celulares, apontados como fato isolado pelo coronel Tardelli, da PM, um dos responsáveis pela operação.
VOLUNTÁRIOS
Voluntária Brasil x Croácia Copa do Mundo (Foto: Marcelo Prado)Voluntária orienta torcedores (Foto: Marcelo Prado)
Torcedores ouvidos pela reportagem elogiaram a disposição dos voluntários em ajudar dentro e fora do estádio. Todos tinham um mapa com os setores, e a maioria falava inglês.
CHEGADA
brasil x croacia torcida arena corinthians (Foto: Marcos Ribolli)Chegada à Arena fluiu bem (Foto: Marcos Ribolli)
Os portões foram abertos por volta das 11h, e a entrada foi tranquila. O clima foi de paz, mesmo quando brasileiros e croatas se encontraram. Por volta das 15h30, a maioria já estava dentro do estádio, o que evitou incidentes.
TRANSPORTES
Metrô e o trem foram as opções mais usadas. O Expresso Copa, que seguia diretamente da região central até o estádio, começou a funcionar às 12h e foi muito elogiado. Na saída, as viagens tinham intervalo de quatro minutos.
ACESSIBILIDADE
Cadeirante Brasil x Croácia Copa do Mundo (Foto: Marcelo Prado)Cadeirante acompanhou a partida (Foto: Marcelo Prado)
A reportagem ouviu quatro cadeirantes e todos elogiaram a assistência prestada por policiais, voluntários e torcedores. Na saída, como a calçada estava lotada na direção da estação de trem e metrô, eles puderam andar pela rua, sempre protegidos.


Header DEU ERRADO 1 (Foto: Infoesporte)


BANHEIROS
Fila Banheiro Brasil x Croácia Copa do Mundo (Foto: Marcelo Prado)Banheiros tinham longas filas  (Foto: Marcelo Prado)
Em diversos deles, não havia papel higiênico, pias estavam entupidas, e torneiras, quebradas. Na banheiro da arquibancada provisória leste, não havia água. Muitos torcedores reclamaram do cheiro forte e desagradável. No intervalo, longas filas se formaram no setor leste e houve discussão por causa dos furões.
ALIMENTAÇÃO
Bares localizados em vários pontos do estádio não estavam preparados para atender tanta gente. No intervalo, vários já estavam sem comida. Um jornalista brasileiro chegou a comprar um hambúrguer congelado. Antes do jogo, as garrafas de água acabaram, e muitos reclamaram de cerveja quente. Outra queixa era de que a máquina de cartão de crédito não funcionava.
ARQUIBANCADAS PROVISÓRIAS
Nas filas mais altas, a vibração foi considerada acima do normal, e segurança não foi exatamente o sentimento de quem esteve por lá. O acabamento mais simples dos banheiros foi outro alvo de reclamação. Muitos ficaram sujos já no intervalo.
LOCAIS SEM CADEIRAS
cadeiras fantasmas abertura copa do mundo brasil x croacia (Foto: Marcia Menezes)Arquibancada sem cadeiras (Foto: Marcia Menezes)
Um dos setores mais caros das arquibancadas (com ingressos a R$ 990) estava sem cadeiras, e alguns torcedores chegaram a sentar no chão. Segundo a Fifa, esses lugares não deveriam ser vendidos, no entanto, foi possível realocar as pessoas em outras posições do mesmo setor.
PREÇOS
Principal alvo de reclamações. Um refrigerante custava R$ 8. Um saco de pipoca, R$ 10. Sanduíches, entre R$ 10 e R$ 13. Na loja oficial da Fifa, um chaveiro com o mascote da Copa era comercializado a R$ 20. Um bicho de pelúcia, a R$ 80.
Preços Altos Cardápio Brasil x Croácia Copa do Mundo (Foto: Marcelo Prado)Preços nos bares desagradaram aos torcedores na Arena Corinthians (Foto: Marcelo Prado)







FLUXO NA SAÍDA
Como o trânsito nas ruas não foi interrompido, a multidão que saiu após o jogo ficou presa na calçada que dá acesso ao metrô e ao trem. Crianças choraram, e muitos pais reclamavam da presença de ambulantes, dificultando ainda mais o deslocamento de cerca de um quilômetro.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...