quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

PAULISTÃO

FPF divulga tabela do Paulista 2016 e marca primeiro clássico na 4ª rodada

Atual campeão, Santos estreia em casa contra o São Bernardo, enquanto Corinthians, Palmeiras e São Paulo encaram XV de Piracicaba, Botafogo e RB Brasil, pela ordem

Por São Paulo
Robinho santos campeão paulista (Foto: Alex Silva/Agência Estado)Santos é o atual campeão paulista (Foto: Alex Silva/Agência Estado)
Atual campeão, o Santos estreia no Paulistão de 2016 como mandante diante do São Bernardo. Foi isso que definiu a tabela do Estadual, divulgada no início da noite desta terça-feira pela Federação Paulista de Futebol. Vice-campeão neste ano, o Palmeiras visita o Botafogo, em Ribeirão Preto, enquanto que o Corinthians tem duelo diante do XV de Piracicaba na primeira rodada e o São Paulo vai até Campinas para enfrentar o RB Brasil.

O primeiro clássico acontece na quarta rodada, quando Corinthians e São Paulo se enfrentam, no dia 14 de fevereiro, na Arena Corinthians. Recentemente, os dois times duelaram neste mesmo local pelo Brasileirão e o Timão levou a melhor goleando o rival por 6 a 1, maior placar na história do confronto. Uma rodada mais tarde, Palmeiras e Santos reeditam a final do Estadual deste ano e também da Copa do Brasil. Esta partida está marcada para o dia 21 de fevereiro, na arena palmeirense.


O formato de disputa está mantido com relação às edições anteriores, com os 20 times divididos em quatro grupos de cinco equipes. O sorteio ocorreu no início do mês, na sede da FPF. As equipes, porém, se enfrentam fora do grupo. Os dois melhores de cada chave avançam de fase e se enfrentam em duelo único nas quartas de final e também na semifinal. A final será em duas partidas. 

O Paulistão terá início no dia 31 de janeiro, enquanto o segundo jogo da final está marcado para o dia 8 de maio. A principal novidade é a queda de seis equipes para a Série A2 de 2017, além da participação inédita do Água Santa e o retorno do tradicional Novorizontino. Junto da dupla também conquistaram acessos Ferroviária e Oeste. Eles ocupam os lugares de Bragantino, Portuguesa, Penapolense e Marília.

Veja os jogos da primeira rodada do Paulistão 2016:

Botafogo x Palmeiras
Santos x São Bernardo
São Bento x Ituano
Linense x Novorizontino
Oeste x Ponte Preta
Corinthians x XV de Piracicaba
RB Brasil x São Paulo
Mogi Mirim x Audax
Água Santa x Ferroviária
Rio Claro x Capivariano

COPA DO BRASIL

Déjà vu: 5 fatos que fazem a Copa do Brasil lembrar final do Paulista

Triunfo do Santos sobre o Palmeiras, no jogo de ida da decisão da Copa do Brasil, foi bem parecido com a vitória do Palmeiras sobre o Santos, na primeira final estadual

Por São Paulo
Santos x Palmeiras mudança árbitro (Foto: Marcos Ribolli)No jogo de ida da Copa do Brasil, Santos levou a melhor (Foto: Marcos Ribolli)
Assim que o árbitro apitou pela última vez na primeira final do Campeonato Paulista, entre Palmeiras e Santos, dia 26 de abril, na arena do Verdão, os donos da casa não gritavam mais alto do que os visitantes. Uma penalidade desperdiçada por Dudu manteve o Peixe no páreo - a vitória alviverde por 1 a 0 seria insuficiente (na Vila Belmiro, o time santista fez 2 a 1 no tempo normal, 4 a 2 nos pênaltis, e ficou com o titulo).
Aconteceu o mesmo depois da primeira final da Copa do Brasil, na semana passada. Na Vila Belmiro, mesmo após vitória santista por 1 a 0, os torcedores do Palmeiras demonstravam maior empolgação. Afinal, o Peixe perdeu o segundo gol de forma incrível, com Nilson, já nos acréscimos, além de ter desperdiçado uma penalidade no primeiro tempo. Como será o desfecho dessa história? Será que o 1 a 0 a favor do Alvinegro também será pouco?
Há outros fatos que fazem as duas finais se parecerem. Nesta quarta-feira, às 22h, na arena do Verdão, o time da casa se apega às coincidências para ter um final feliz. Os visitantes, por sua vez, tentam provar que cada jogo, cada final, tem uma história diferente. A cobertura em Tempo Real do GloboEsporte.com começa às 18h. A partir das 20h, programa especial para esquentar a decisão. 
Confira as coincidências:
01
PÊNALTI! NA TRAVE...


Na primeira final do Paulista, o Palmeiras teve um pênalti marcado a seu favor. E o desperdiçou, em cobrança de Dudu que acertou o travessão. No jogo de ida da Copa do Brasil, o Santos teve um pênalti. E Gabriel errou, chutando a bola na trave esquerda.
02
EXPULSÃO

O Palmeiras terminou a primeira final da Copa do Brasil com um jogador a menos: o lateral-direito Lucas foi expulso ao chutar a bola em um adversário. No jogo de ida do Paulista, o santista Paulo Ricardo recebeu o cartão vermelho, justamente pelo pênalti cometido (e perdido por Dudu).
03
SUPERIORIDADE


Nas duas ocasiões, os mandantes foram superiores. No primeiro jogo da final do Paulistão, o Palmeiras teve 53% de posse de bola e quatro boas chances de gol contra uma do rival. No jogo de ida da Copa do Brasil, na Vila, o Santos controlou a bola em 60% do tempo e criou sete boas oportunidades de marcar, contra uma do adversário.
04
PLACAR FINAL


Apesar das chances, o placar dos dois jogos foi apenas 1 a 0. O Palmeiras venceu a primeira final paulista com gol de Leandro Pereira, mas perdeu por 2 a 1 na volta. Nos pênaltis, 4 a 2 para o Peixe. Na Copa do Brasil, o time alvinegro largou na frente, também por 1 a 0, gol de Gabriel. Será que o Verdão repete o que fez o rival e vira em casa?
05
FESTA DA TORCIDA VISITANTE

Fim de jogo. Mesmo com a vitória, a torcida do time da casa não faz mais barulho do que os visitantes. Aos santistas, ficou o sentimento de que o time poderia ter matado a final logo na ida. Foi assim na arena, em abril, quando os palmeirenses deixaram o gramado lamentando o pênalti perdido por Dudu. No fim, a vitória por 1 a 0 na ida acabou sendo insuficiente.

NOTICIAS

Jornal diz que Cristiano Ronaldo já se comprometeu com diretoria do PSG

Em mais um capítulo de novela, jornal inglês "The Sun" afirma que luso disse "sim" à proposta para jogar no clube francês, empolgado com a chance de viver em Paris

Por Paris
Nacho Cristiano Ronaldo Real Madrid (Foto: Reuters)CR7 segue envolvido em rumores com o PSG (Foto: Reuters)
A novela envolvendo Cristiano Ronaldo e o Paris Saint-Germain dá sinais de que vai se estender por muito tempo, mas a diretoria do clube já teria conhecimento da resposta do jogador a uma proposta: "sim!". De acordo com o jornal inglês "The Sun", o craque luso já se comprometeu com os mandatários do clube francês a deixar o Real Madrid e se juntar à equipe comandada por Laurent Blanc.
A publicação usa como fontes "amigos próximos" ao astro merengue. Cristiano já teria dito aos mais íntimos que já tomou sua decisão, mesmo sem ter negociado com outros clube. Sua intenção inicial seria seguir no Real Madrid, mas teria se empolgado com a possibilidade de rumar para o PSG.
- Já tem decisão tomada e não precisa falar com outros clubes". A ideia de viver na França o agrada, ele gosta de Laurent Blanc, tem uma excelente relação com o presidente Nasser Al-Khelaifi e sabe que a vida em Paris seria simplesmente sensacional para ele - disse a fonte ouvida pelo "The Sun".
Os rumores envolvendo Cristiano Ronaldo e o PSG já existem há algumas janelas de transferências, mas ganharam força no começo do mês passado, quando o luso deixou em aberto a chance de sair do Real Madrid, em entrevista à revista alemã "Kicker". Dias depois, ao enfrentar os parisienses no Santiago Bernabéu, mostrou-se muito amigável com o técnico Laurent Blanc - com quem conversou ao pé do ouvido em pleno gramado - e com o xeque Khelaifi.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...