quinta-feira, 2 de maio de 2013

LIBERTADORES



Tricolor encara equatorianos no caldeirão do George Capwell e aposta na boa fase de seu camisa 23, autor de cinco gols nos últimos quatro jogos


Dois times, muitos desfalques e o início da briga por uma vaga nas quartas de final. Nesta quinta-feira, Emelec e Fluminense se enfrentam pelas oitavas da Libertadores no Estádio George Capwell, em Guayaquil, às 22h30m (de Brasília). Entre os tricolores, a grande aposta para sair do caldeirão equatoriano com um bom resultado é a boa fase do atacante Rafael Sobis. O camisa 23, agora atuando como referência na frente e com cinco gols nos últimos quatro jogos, não tem deixado a torcida sentir saudades do capitão Fred.
Depois da longa viagem do Rio a Guayaquil, o técnico Abel Braga comandou um treino leve na quarta. A equipe já está praticamente escalada e deve ser a mesma que goleou o Volta Redonda por 4 a 1 na semifinal da Taça Rio, com apenas uma mudança: o retorno de Gum na vaga de Digão. Ainda longe da melhor forma física, Thiago Neves continua no banco de reservas.

O colombiano Wilmar Roldán apita o jogo, auxiliado pelos compatriotas Eduardo Diaz e Wilson Ribeiro. O SporTV transmite ao vivo a partida, que será acompanhada pelo GLOBOESPORTE.COM em Tempo Real. 
Assim como o Flu, o Emelec também tem desfalques. E problemas até maiores que o Tricolor. O técnico Gustavo Quinteros não poderá contar com seus três principais zagueiros: os titulares Achilier e Nasuti, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo, e o primeiro reserva, José Luiz Quiñonez, lesionado. Seria o mesmo que Abel não tivesse à sua disposição Gum, Leandro Euzébio e Digão. A tendência é que os equatorianos tenham uma zaga inexperiente e que nunca atuou junta.


header as escalações 2
Emelec: a defesa é a principal preocupação do técnico Gustavo Quinteros. Sem Achillier e Nasuti, suspensos, uma lesão tirou também de combate o reserva José Luiz Quiñonez. Certo é que Narváez, de 21 anos, está confirmado e fará sua estreia na Libertadores. Mas o seu companheiro de zaga ainda não foi escolhido - o mais provável é Morante, de 22 anos. O volante Polo Wila, também titular, é outro que ainda busca se recondicionar fisicamente após uma lesão e não deve jogar. Com um esquema bem parecido com o do Fluminense, o Emelec deve ir a campo com: Dreer, Vera, Narvaez, Morante (Baguí) e Baguí (Giménez); Pedro Quiñonez, Giménez (Garbor) e Mondaini; Valencia, Caicedo e De Jesus.
Fluminense: o técnico Abel Braga não fez mistério com os jogadores que escalará. A única mudança em relação ao time que venceu por 4 a 1 o Volta Redonda é a entrada da Gum, recuperado de lesão, no lugar de Digão. A escalação do Fluminense será: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean e Wagner; Rhayner, Rafael Sobis e Wellington Nem.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Emelec: suspensos pelo terceiro cartão amarelo, os zagueiros titulares Achillier e Nasuti estão fora. Substituto direto da defesa, José Luiz Quiñonez machucou o joelho na semana passada e só deve voltar ao time em cerca de 20 dias.
Fluminense: a principal ausência é o atacante e capitão Fred, que já voltou a treinar após sofrer um estiramento na panturrilha direita, mas ainda não tem condições físicas de atuar. Deco, pego no exame antidoping no jogo contra o Boavista, também ficou no Rio. Segundo a comissão técnica, a decisão foi meramente por causa da questão física, já que o camisa 20 também vem de lesão. Além deles, Marcos Junior, Wellington Silva e Valencia são outros que estão machucados e vetados para a partida.

header fique de olho 2
Emelec: Pedro Quiñonez, de 27 anos, atuou nos oito jogos da campanha do Emelec no ano passado, quando foi eliminado nas oitavas de final pelo Corinthians. Neste ano, o volante só não jogou contra o Deportes Iquique, pela terceira rodada, e pode ser uma pedra no sapato dos meias tricolores.
Fluminense: com cinco gols nos últimos quatro jogos, Rafael Sobis segue como o centroavante do time, na vaga do lesionado Fred. Em boa fase, ele voltou à posição de origem e é a principal esperança de gols do técnico Abel Braga.
 
header o que eles disseram
Gustavo Quinteros, técnico do Emelec: O Fluminense é favorito, sim. E não apenas para esse confronto, como também para ganhar a Libertadores, ao lado de outros times como Atlético-MG e Corinthians. Estes três têm o melhor futebol. Mas ainda há outras equipes um pouco abaixo, como Independiente Santa Fé, Vélez Sarsfield... O Fluminense tem um futebol que lhe permite sonhar com o título. Mas esperamos ser uma pedra grande neste caminho e, quem sabe, não consigamos fazê-lo tropeçar e cair”.
Jean, volante do Fluminense: Vai ser um clima bem forte, pesado, tumultuado. O campo pequeno facilita para eles. Temos que estar muito atentos. Será um clima de decisão, como sempre é na Libertadores, especialmente no mata-mata. Vai ser algo a mais de uma decisão. Temos que entrar acima de 100%”.

 
header números e curiosidades
* Esta é a primeira vez que Emelec e Fluminense se enfrentam na Taça Libertadores.  Antes, os times disputaram um amistoso, em 1950, que terminou 2 a 2. O jogo foi realizado no mesmo estádio da partida desta quinta-feira.
* Em 22 participações na Libertadores, o Emelec jogou 83 vezes como mandante. Conseguiu 40 vitórias, 18 empates e 25 derrotas, com 116 gols marcados e 94 sofridos. O último revés foi na primeira fase da edição do ano passado, no George Capwell, que terminou 2 a 0 para o Lanús. De lá para cá, foram quatro triunfos (Flamengo, Vélez, Deportes Iquique e Peñarol) e um empate com o Corinthians.
* Nas suas seis participações na Libertadores, o Fluminense tem o seguinte retrospecto como visitante: 11 vitórias, cinco empates e nove derrotas, com 31 gols marcados e 26 sofridos. Na fase de grupos da edição atual, foram duas vitórias (Caracas e Huachipato) e um empate (Grêmio).
* Dos cinco gols marcados pelo Emelec em seis jogos na edição de 2013, um foi contra (na vitória por 1 a 0, na estreia, contra o Vélez) e os outros quatro dividios entre Gaibor, De Jesús Pavón, Nesuti e Angulo Pata.
 

NOTICIAS



Grêmio vence no sufoco, e Corinthians cai diante do Boca na Argentina. Flamengo e Cruzeiro vencem fora, mas não eliminam jogo de volta


Taça Libertadores da América 2013
 (Oitavas de final - jogos de ida)
Copa do Brasil 2013 (Segunda fase - jogos de ida)
*O Atlético-GO está classificado para terceira fase.
(Primeira fase - jogo de ida)
*O Coritiba está classificado para segunda fase
Campeonato Paulista Segunda Divisão 2013 (Primeira fase - 1ª rodada)
Campeonato Carioca Série B 2013 (Taça Corcovado - 1ª rodada)
Campeonato Gaúcho Segunda Divisão 2013 (Primeiro turno - 3ª rodada)
Internacional SM 1 x 2 Riograndense
Campeonato Baiano 2013 (Semifinal - jogos de ida)
Campeonato Pernambucano 2013 (Octogonal do rebaixamento - 4ª rodada)
Petrolina 1 x 6 Pesqueira
Serra Talhada 2 x 0 Porto
Salgueiro 3 x 1 Central
Belo Jardim 1 x 2 Chã Grande
Campeonato Cearense Série B 2013 (Primeira fase - 9ª rodada)
Quixadá 1 x 0 Uniclinic
Iguatu 2 x 1 Maranguape
Nova Russas 3 x 2 Arsenal de Caridade
Pacatuba 1 x 2 Trairiense
Itapipoca 2 x 0 Crateús
Campeonato Paraibano 2013 (Segundo turno - 12ª rodada)
Campeonato Potiguar 2013 (Copa Cidade de Natal - 7ª e última rodada)
*Potiguar de Mossoró e América-RN fazem a decisão da Copa Cidade de Natal.
Campeonato Sergipano 2013 (Segunda fase - 17ª rodada)
*Sergipe e Confiança estão classificados para às semifinais; América-SE está rebaixado.
Campeonato Brasiliense 2013 (Taça Mané Garrincha - Final - jogo de ida)
Campeonato Capixaba 2013 (Semifinal - jogos de ida)
Campeonato Capixaba Série B 2013 (Primeira fase - 7ª rodada)
Campeonato Paraense 2013 (Taça Estado do Pará - Final - jogo de ida)
Campeonato Amazonense 2013 (Taça Cidade de Manaus - Semifinal - jogos de ida)
Fast 1 x 2 Princesa do Solimões
Nacional-AM 3 x 0 Penarol
Campeonato Acreano 2013 (Primeira fase - 19ª rodada)
Alto Acre 0 x 3 Plácido de Castro
Atlético-AC 2 x 1 Juventus-AC
Campeonato Tocantinense 2013 (Segundo turno - 4ª rodada)
Guaraí 1 x 0 Interporto
Colinas 1 x 0 Gurupi
Araguaína 3 x 1 Tocantins
Palmas 2 x 0 Tocantinópolis
Campeonato Rondoniense 2013 (Primeira fase - 13ª rodada)
*O Ji-Paraná está rebaixado
.

CORINTHIANS



Técnico do Corinthians admite que atuação na derrota para o Boca não foi boa. Jogo de volta será no dia 15 de maio, no Pacaembu


O Corinthians pode mais. É com essa sensação que o técnico Tite deixou La Bombonera, em Buenos Aires, nesta quarta-feira. Derrota por 1 a 0 pelo Boca Juniors, o Timão esteve longe de apresentar o futebol que o consagrou em 2012.
– Nós podemos jogar mais. Nós temos condições de apresentar um futebol melhor. As duas equipes, na verdade, têm condições de dar um espetáculo melhor – comentou o técnico, que ano passado foi campeão invicto da Libertadores.
Segundo o treinador alvinegro, o jogo como um todo foi fraco na Argentina. O mérito do Boca Junior, de acordo com ele, de aproveitar rara chance.

Ao final de sua coletiva, Tite comentou sobre a situação de Danilo. O meia corintiano, um dos destaques da equipe alvinegra, deixou o campo com dores nas duas panturrilhas.
– Foi um jogo competitivo, de poucas oportunidades de gol. Foi mais disputado do que jogado. Os setores de marcação foram superiores aos de criação. O Boca retirou qualidade técnica, colocou intensidade e aproveitou a chance – avaliou.
– Não sei o que foi. Tentou voltar, mas tinha de substituir. Tem de ser equipe. Não pode baixar o nível por uma mudança – finalizou o treinador.
Agora, na partida do próximo dia 15, no estádio do Pacaembu, o Corinthians precisa vencer por dois gols de diferença para avançar às quartas de final da Libertadores. Empate é do Boca. Vitória por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis.
Tite jogo Corinthians Boca Juniors (Foto: AFP)Tite, no jogo do Corinthians contra o Boca Juniors (Foto: AFP
)

LIBERTADORES



Jadson e Ronaldinho, concorrentes por um lugar na Seleção, são as estrelas de um duelo de rivalidade crescente na Libertadores


Não por acaso, Jadson e Ronaldinho Gaúcho usam o número eternizado por Pelé e característico dos jogadores mais talentosos de um time. A partir desta quinta-feira, às 20h15m, no Morumbi, passa pelos pés deles o futuro de São Paulo e Atlético-MG na Libertadores. Depois de campanhas bem diferentes na primeira fase, o Tricolor aposta em seu histórico na competição e na reação na reta final diante de um Galo até agora arrasador.
Montagem Jadson Ronaldinho São Paulo x Atlético-MG (Foto: Editoria de Arte)Jadson e Ronaldinho, estrelas de São Paulo e Atlético-MG (Montagem: Editoria de Arte)
Mais do que liderar seus times, os meio-campistas lutam também por espaço na seleção brasileira que disputará a Copa das Confederações no mês que vem. Ronaldinho é nome praticamente certo na lista de Felipão, enquanto Jadson precisa de boas atuações em um confronto de peso como este para convencer o treinador de que pode fazer parte do grupo.
Para isso, o jogador conta com a melhora do São Paulo. A vitória por 2 a 0 sobre o próprio Atlético-MG, na última rodada da fase de grupos, não só classificou o Tricolor como também afastou a crise que o rondava. Apesar de suas últimas cinco eliminações terem sido para brasileiros, o São Paulo se agarra ao retrospecto positivo de ter conquistado três títulos, além de chegar a outras três finais do torneio mais importante da América do Sul.
Dono da melhor campanha nos grupos, o Atlético-MG volta a levar o torneio a sério para seguir no caminho do título inédito. Depois de cinco vitórias seguidas, foi batido pelos paulistas no jogo em que Ronaldinho deu a polêmica declaração de que se tratava de um “treino” para as oitavas. A frase irritou os são-paulinos e fez crescer a rivalidade entre as equipes. A expectativa em Belo Horizonte é enorme para que o Galo consiga, enfim, o primeiro título na Libertadores.
A Conmebol designou um trio de arbitragem paraguaio para a partida. Antônio Arias apita, tendo Carlos Cáceres e Darío Gaona como assistentes. Você acompanha o jogo, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.
header as escalações 2
São Paulo: o técnico Ney Franco faz mistério para divulgar a escalação, mas o São Paulo terá apenas uma mudança em relação ao time que derrotou o Penapolense, no domingo. Luis Fabiano cumpre a última partida da suspensão imposta pela Conmebol e dá lugar a Aloísio novamente. Jadson, que estava suspenso no último jogo da fase de grupos, volta na vaga de Douglas. A formação é a seguinte: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Lúcio, Rafael Toloi e Carleto; Wellington, Denilson, Jadson e Ganso; Osvaldo e Aloísio.
Atlético-MG: Cuca tem apenas um titular fora da partida: o zagueiro Leonardo Silva. Contra o próprio São Paulo, na fase de grupos, ele recebeu o terceiro amarelo e desfalca a equipe. Em seu lugar entra Gilberto Silva. O Galo vai a campo com Victor; Marcos Rocha, Gilberto Silva, Réver e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Tardelli, Ronaldinho Gaúcho e Bernard; Jô.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
São Paulo: Luis Fabiano, suspenso, e Fabrício, com uma torção no tornozelo direito, não atuam.
Atlético-MG: Leonardo Silva está suspenso. Além dele, Serginho nem viajou com o grupo por causa de problemas musculares.
header fique de olho 2São Paulo: sem o Fabuloso em campo, cabe a Jadson a missão de levar o Tricolor à vitória e aproximá-lo da classificação às quartas de final. Além de ser fundamental na criação das jogadas, ele é o vice-artilheiro da equipe na temporada, com oito gols, quatro abaixo do camisa 9.
Atlético-MG: Bernard desfalcou o time por quase um mês e retornou no último sábado, em jogo válido pela semifinal do Campeonato Mineiro. O meia-atacante teve atuação discreta, reconheceu que ainda tinha receio por causa do problema no ombro, mas garante que vai manter o estilo driblador diante do São Paulo.
header o que eles disseram
Ney Franco, técnico do São Paulo: Estávamos quase eliminados e agora temos mais uma chance de chegar à final. Não queremos perder essa chance. Temos um caminho difícil pela frente contra um time que tem os melhores números da competição”.
Cuca, técnico do Atlético-MG: São dois jogos decisivos, começa aqui e termina lá (em Belo Horizonte). Vimos situações no futebol mundial, na Champions (League) que o primeiro jogo definiu. No Estadual, o Goiás inverteu o mando e acabou dando errado, então você tira isso como exemplo. Pode ser que a definição saia aqui, se fizer quatro ou tomar quatro, mas sabemos que São Paulo e Atlético-MG se equivalem e vai ser um jogo muito equilibrado”.
header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Terminar a primeira fase com a melhor campanha garante a vantagem de decidir em casa até o fim da Libertadores, mas não significa título. De 2005 para cá, nenhuma equipe que teve a melhor campanha na fase de grupos foi campeã. Quem mais se aproximou disso foi o Fluminense, em 2008, derrotado na decisão pelo LDU, do Equador.
* São Paulo e Atlético-MG têm histórias muito diferentes na Taça Libertadores. O Tricolor paulista é tricampeão e recordista brasileiro de participações (16 vezes). Já o Galo disputa a Libertadores depois de 13 anos de ausência e participa apenas pela quinta vez desta competição internacional.
* Atlético-MG e São Paulo já se enfrentaram seis vezes dentro da Taça Libertadores, e o time paulista venceu apenas uma vez. Os mineiros contabilizam dois triunfos, além de três empates.
* Apesar de ter sido eliminado por adversários brasileiros em suas últimas cinco Libertadores, o São Paulo leva vantagem nos duelos contra equipes brasileiras na competição. O Tricolor disputou 38 jogos contra times brasileiros, obtendo 16 vitórias, 12 empates e dez derrotas, marcando 51 gols e sofrendo 39.
* O Atlético-MG tem o seguinte retrospecto enfrentando outros times brasileiros em Libertadores: 13 jogos, três vitórias, sete empates e três derrotas.
* Ao longo de toda a história, São Paulo e Atlético-MG já se enfrentaram 39 vezes em São Paulo, com pequena vantagem do Tricolor paulista. O São Paulo venceu 15 vezes, contra 12 vitórias atleticanas e 12 empates, 61 gols marcados pelo São Paulo e 46 pelo Galo.
header último confronto v2
Tricolor e Galo tiveram um duelo recente pela Libertadores. No dia 17 de abril de 2013, o São Paulo bateu o Atlético-MG por 2 a 0, no Morumbi, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Rogério Ceni, de pênalti, e Ademilson fizeram os gols. Aliado à derrota do Strongest para o Arsenal, na Argentina, o triunfo levou os paulistas ao mata-mata. Os mineiros, mesmo perdendo, terminaram com a melhor campanha da fase de grupos
.

COPA DO BRASIL 2013



Estádio baiano surge como favorito caso Maracanã seja negado. Confirmação, no entanto, depende do aval da Federação do Rio


A Fonte Nova pode ser a casa do Flamengo na partida de volta contra o Campinense, pela segunda fase da Copa do Brasil. Com a interdição do Engenhão, o clube trabalha para que o confronto, previsto para o dia 15 de maio, seja realizado no Maracanã. Caso não tenha êxito nas tratativas, o estádio baiano, que também será palco da Copa das Confederações, já está à disposição para utilização sem custos. A prefeitura de Macaé foi outra a demonstrar interesse em receber a partida. Neste caso, o palco seria o estádio Moacyrzão.
estádio Fonte Nova Copa (Foto: AFP)Fonte Nova já recebeu dois clássicos Ba-Vi desde a reabertura (Foto: AFP)
Até a paralisação do Brasileirão para a Copa das Confederações, na quinta rodada, o Flamengo tem mais três partidas como mandante – além do compromisso com os paraibanos, pela Copa do Brasil, enfrenta Náutico e Ponte Preta. Entretanto, o Bahia também joga em casa nas rodadas dois e quatro, e a utilização da Arena Fonte Nova para os compromissos dependeria de adaptações na tabela da competição.
Pesquisa realizada pela Pluri Stochos neste ano apontou o Flamengo como dono da maior torcida do Nordeste, com a preferência de 22,4% da população, contra 8,6% do Corinthians. A previsão da realização de um novo evento-teste no Maracanã exatamente no dia 15 de maio, entretanto, pode pesar a favor do retorno do clube àquela que é considerada sua casa. Recentemente, o Rubro-Negro recebeu o convite para mandar a partida contra o Remo, também pela Copa do Brasil, em Juiz de Fora, mas recusou, alegando o veto da Ferj. Quando a federação divulgou oficialmente o liberação, não havia mais tempo hábil para organização do confronto.
Na noite desta quarta-feira, o Flamengo venceu o Campinense por 2 a 1, na Paraíba (assista aos melhores momentos no vídeo). Com isso, o time carioca pode até perder por 1 a 0 o jogo de volta, dia 15, que avança à terceira fase da Copa do Brasil. Para ficar sem a vaga, o Fla tem de perder por dois gols de diferença, ou por um, desde que o Campinense marque ao menos três vezes. Em caso de triunfo por 2 a 1 a favor dos paraibanos, a decisão vai para os pênaltis.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...