sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

NOTICIAS

Público 2015: Corinthians tem maior média, Palmeiras, as melhores rendas

Timão fecha o ano com 33.480 pagantes por jogo. Em duas decisões contra o Santos, Verdão registra rendas mais altas da temporada. Fla x Coritiba leva mais torcedores

Por Rio de Janeiro
Carrossel Torcida Corinthians X Palmeiras 524X567 (Foto: Infoesporte)Corinthians e Palmeiras foram os times que levaram mais torcedores no ano (Foto: Infoesporte)
O Corinthians conquistou com sobras o sexto título brasileiro neste ano e tem mais um motivo para festejar. Graças ao apoio incondicional de seu torcedor, a equipe do Parque São Jorge obteve a maior média de público na temporada: 33.480 pagantes por jogo.
A partida com maior número de torcedores na Arena Corinthians foi registrada na goleada por 6 a 1, no clássico contra o São Paulo, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 44.976 pagantes, a Fiel quebrou o recorde de público no estádio e ajudou a alavancar a média de público do time.Veja o ranking de público de 2015 envolvendo os 60 clubes das Séries A, B e C do Brasileirão
A torcida do rival Palmeiras também fez bonito em 2015 e aparece em segundo no ranking. Nos jogos do Verdão em casa, a média foi de 29.454 pagantes por partida. Flamengo, com 27.016 pagantes por jogo, Grêmio, com 23.164, e Cruzeiro, com 22.943, completam o Top 5.
Dentre os times da Série B, Ceará, Bahia e Santa Cruz foram os que levaram mais torcedores na temporada. O Vovô registrou a nona melhor média de público, com 16.557 pagantes por jogo, o Esquadrão de Aço vem logo atrás, com 15.295, e o Tricolor pernambucano figura na 11ª posição. As três equipes estão à frente, por exemplo, de Fluminense, Vasco, Botafogo e Santos, que fechou o ano apenas na 22ª colocação na lista. 
torcida, Ceará, bandeira (Foto: Thaís Jorge)A torcida do Ceará lotou o Castelão na última partida do ano contra o Macaé: 45.539 pagantes (Foto: Thaís Jorge)

Das equipes da Série C, Vila Nova e Fortaleza são os destaques. Campeão da Terceirona, o time goiano ficou em 12º lugar no ranking, com média de 14.658 pagantes por jogo. Muito por conta dos 39.000 torcedores que pagaram ingresso para assistir à goleada por 4 a 1 sobre o Londrina, no Serra Dourada, na decisão da Série C. O Fortaleza aparece na 13ª posição, com média de 14.192 torcedores por partida.
Confira abaixo o Top 20 das maiores médias de pagantes no ano
Tabela ranking média de público - 20 primeiros (Foto: Globoesporte.com)


TOP 5 - MAIORES PÚBLICOS E RENDAS EM 2015
Torcida Flamengo Mané Garrincha (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)Torcida do Fla compareceu em massa contra o Coxa no Mané Garrincha (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Embalado por seis vitórias seguidas no Brasileirão, a diretoria do Flamengo resolveu marcar a partida contra o Coritiba no Mané Garrincha, em Brasília, com o objetivo de obter lucro com a venda dos ingressos. Conseguiu não só a maior renda da equipe no ano - terceira melhor no geral - como também bateu o recorde de público na temporada: 67.011 torcedores pagaram ingresso. Entretanto, se os cofres do clube carioca ficaram cheios, a derrota por 2 a 0 para o Coxa impediu que o Rubro-Negro permanecesse no G-4 do Brasileirão, e depois foi ladeira abaixo.
Por falar em grana, o Palmeiras obteve as duas maiores rendas na temporada. Com preços dos ingressos elevados, o Verdão faturou R$ 5.336.631 na decisão da Copa do Brasil contra o Santos, a maior da temporada. Diante do mesmo adversário, o Palmeiras registrou a segunda melhor renda no ano no primeiro jogo da final do Paulistão. Foram mais de quatro milhões de reais para a conta do clube. 
Tabela ranking 5 maiores públicos do ano (Foto: Globoesporte.com)
Tabela ranking 5 maiores rendas do ano (Foto: Globoesporte.com)


NOTICIAS

Jornal diz que Neymar ficará fora do Barça até a final do Mundial de Clubes

Segundo o "AS", atacante só jogará nos próximos 10 dias se o Barcelona for à final

Por Barcelona, Espanha
Neymar lesão Barcelona (Foto: Reprodução / Site Oficial)Neymar sentiu lesão em treino do Barcelona nesta terça-feira (Foto: Reprodução / Site Oficial)
Barcelona preferiu não dar previsão, mas a imprensa espanhola já tem uma data para o retorno de Neymar. Segundo o jornal “As” publica nesta sexta-feira, o craque só voltará a jogar nos próximos 10 dias se a equipe de Luis Enrique for até a final do Mundial de Clubes da Fifa. As presenças contra o La Coruña, neste sábado pelo Espanhol, e contra América-MEX ou Guangzhou, na semana que vem pelo Mundial de Clubes, estão descartadas.
Para o duelo de semana que vem no Japão, haveria até uma possibilidade de deixá-lo no banco, segundo o jornal espanhol, mas é pouco provável que o técnico Luis Enrique vá utilizá-lo. Até mesmo no caso de uma eventual zebra, em que o Barça seja surpreendido por chineses ou mexicanos na semifinal, Neymar não seria aproveitado na disputa de terceiro lugar do Mundial.
O comunicado médico divulgado pelo Barça nesta quinta diz apenas que o camisa 11 tem uma "pequena lesão fibrilar na coxa esquerda" e que "depende de evolução para atuar nos próximos jogos". Neymar lesionou o músculo adutor da perna esquerda na última terça, durante o treino em Leverkusen, na véspera do confronto final pela fase de grupos da Liga dos Campeões. 
- É uma lesão de grau dois, mas vai tirar o Neymar durante uma semana pelo menos. Não no primeiro jogo, mas na última partida ele estará. É o grande momento que eles esperam e vai ser trabalhado para que ele possa se recuperar o mais rápido possível - disse o pai de Neymar, em entrevista na última quarta-feira ao programa “Bate Bola”, da “ESPN Brasil”.

NOTICIAS

BASTIDORES FC

por Martín Fernandez

Marco Polo Del Nero, Dunga, Neymar, a CBF, a seleção brasileira, as (não) saudades de jogar futebol. Ronaldo Fenômeno concedeu a seguinte entrevista ao blog na manhã de quinta-feira, em São Paulo.

O que acha da situação atual da CBF?
Acho que [a eleição do Coronel Nunes] é mais uma manobra para manter o sistema corrupto atual. Me perguntaram se eu tenho nomes. Não tenho. É o momento de criar novas regras, permitir uma votação mais democrática, dar voz aos jogadores. Hoje eles [dirigentes atuais] comandam, colocam quem querem para continuar mandando. Querem manter a todo custo o poder.

Você quer assumir?
Meus negócios estão tomando todo o meu tempo. Eu até poderia administrar melhor o meu tempo e assumir algo. Mas o que me afasta é que o sistema é falho, é corrupto, a gente ouve falar em compra de votos, em fraudes, tudo para manter [o poder] entre eles. Justamente por isso eu não me atrevo a entrar nesse circuito. Muita coisa ainda vai acontecer, as investigações estão andando, os EUA estão interessados em desmontar o sistema. Ainda tem muita sujeira para aparecer. Quem sabe, depois disso tudo, quando novas regras forem criadas, aí sim passa a ser um objetivo. A CBF é o carro chefe, e aí você pode fazer coisas boas, melhorar a parte social, investir mais na formação de jogadores.

Você sentava à mesa com Marin e Marco Polo no COL. 
As reuniões eram de acompanhamento das obras, passar relatórios da organização da Copa. Eles estavam sempre presentes, mas o empenho deles não foi nem 5% do empenho que eu tive. Sabendo onde eu estava, eu me protegi, abrindo mão de qualquer benefício que eles pudessem te oferecer.

Nunca te incomodou trabalhar com eles? 
Eu estava ali com o objetivo de fazer algo pelo meu país. Todo mundo sonhava em ver a Copa no Brasil. De repente a gente consegue. E de repente vira um problema. Eu queria que fosse uma grande festa para o povo brasileiro, um marco histórico para o esporte. Gostaria que o legado fosse muito maior do que foi. Acho que a gente desperdiçou uma oportunidade de deixar um legado incrível. Mas não me arrependo de ter participado. O que fiz foi para meu país, sem nenhum benefício.

E o legado dentro de campo?
Os resultados ruins que a seleção brasileira teve nas duas últimas competições oficiais estão ligados à administração corrupta. Está longe do que a seleção brasileira pode apresentar ao mundo. Uma vez que o comando não inspira, a seleção vive um momento delicado. Acho que os jogadores tem que tentar jogar sem pensar nisso. A seleção não está entre as melhores do mundo e hoje e isso dói, porque sempre fomos os melhores.

O que acha da tese de que a geração é fraca?
Já tivemos gerações mais prósperas. Temos bons jogadores e um acima da média que é o Neymar. Sempre houve concorrência em todos os setores. Hoje a gente tem o Neymar e vive meio que na dependência dele.

Neymar está entre os três melhores do mundo. Pode ganhar?
Ele é o futuro. Acredito até que este ano não vai ganhar, mas é uma vitótira marvilhosa estar entre os três melhores. E o futuro dele é maravilhoso.

Dunga é o técnico ideal para a seleção?
Acho que não. Não é o ideal, mas também não vejo como tirá-lo agora. Tiveram oportunidade, inclusive, mas agora seria um outro erro tirar o Dunga. O treinador precisa de um tempo longo de trabalho para confiança dos jogadores. Perderam a oportunidade.

Que nome te agrada?
Eu gostaria de ver o Leonardo. O Tite também está merecendo muito o cargo. 

Você fez campanha para Aécio Neves. Defende o impeachment da presidente Dilma?
Eu apoio a mudança, o Brasil. A gente vê o noticiíario, todo dia um absurdo novo, um caso novo de corrupção. Apoio o Aécio sempre, meu amigo de muitos anos. Não conheço em detalhes a legislação sobre o impeachment, nem no Congresso parece estar muito clara a situação. Estamos vendo brigas no Congresso, discussões, até tapas. O retrato do Brasil é muito ruim.

Tem alguma saudade de jogar futebol?
Não. Eu não jogo mais. Assisto muito, mas jogar não. Só jogo tênis, quase todos os dias. Toda vez que jogo uma pelada me machuco. Para jogar tem que estar treinado, em forma. Já joguei muitos anos também, vai [risos]. 

Alguém te procurou para pedir apoio na eleição para presidente da Fifa?
Acho que no mundo todo só estão buscando advogados.

SURF

Após apreensão na areia, namorada festeja vitória com Medina aos beijos

Inspiração do atual campeão mundial, modelo sofre ao torcer na beira do mar de Pipe, comemora relação com o cobiçado surfista e espera bicampeonato de presente

Por Direto de Oahu, Havaí
Gabriel Medina namorada Tayná Hanada Pipeline surfe (Foto: Marcio Fernandes/Estadão)Gabriel Medina namorada Tayná Hanada Pipeline surfe (Foto: Marcio Fernandes/Estadão)
A mulher que faz palpitar o coração de um dos jovens partidos mais cobiçados do Brasil não esconde a apreensão na areia de Pipeline, no Havaí. Ao ver o namorado Gabriel Medina surfar os pesados tubos da última etapa do Circuito Mundial de 2015, a modelo e estudante Tayná Hanada sofre, fica roendo as unhas e torce para que o atual campeão do mundo saia triunfante após atravessar o cilindro de água.  A bela garota de 19 anos obteve êxito e, após Gabriel vencer na quarta-feira a sua bateria da primeira fase, avançar diretamente para o round 3 e seguir firme na luta pelo bicampeonato mundial, ela fez questão de sair correndo em direção ao amado, festejar bastante no caminho e lhe presentear com um gostoso beijo. E tem sido mais ou menos assim há seis meses, desde que os dois decidiram virar um casal. A novidade foi ótima para o jovem astro, que entrou na linha ao deixar de lado uma intensa vida noturna e conseguiu se recuperar de um péssimo início de temporada. Gabriel já fez questão publicamente de exaltar a importância de Tayná na vida dele. A tímida moça fica feliz com o reconhecimento do parceiro e enche a bola de Medina.
- É muito bom eu perceber que ajudei bastante o Gabriel.  A gente se gosta bastante e se dá muito bem em tudo. Ele é um ótimo namorado e a vida com ele é muito boa. Eu sofro um pouco na torcida e como as unhas, mas depois fico muito feliz com ele ganhando - disse Tayná.
Gabriel Medina namorada Tayná Hanada Pipeline surfe (Foto: David Abramvezt)Tayná demonstra apreensão na torcida por Gabriel, na areia de Pipe (Foto: David Abramvezt)"
Depois de ser paparicado pela namorada, Medina relaxou e não escondeu que estava ansioso para começar bem a disputa da etapa decisiva da temporada da elite do surfe. As ações em Pipeline devem voltar nesta sexta-feira, às 16h (de Brasília), com a disputa da segunda fase, a repescagem. Medina já está na terceira fase, mas os brasileiros Filipe Toledo e Adriano de Souza, os outros do país na briga pelo título mundial, precisam ver seus duelos para seguirem lutando. O GloboEsporte.com acompanha tudo em Tempo Real.
- Eu estava ansioso, por ser estreia, mas agora que passei bem estou mais tranquilo. Confio no título mundial, vou fazer de tudo até o final, mas vai sair naturalmente, sem pressão - afirmou Gabriel, que para levantar o caneco precisa chegar no mínimo até a semi e torcer para Filipinho, Mineirinho e Mick Fanning caírem precocemente.
Por conta da preparação de Gabriel para tentar ser bicampeão mundial, ele tem passado mais tempo na casa alugada por um patrocinador para reunir os surfistas da sua equipe, em Pipeline, do que com a namorada e a família Medina, que estão hospedados em um resort de outra praia do North Shore de Oahu. Tayná sente falta, mas sabe da importância de deixar o surfista mais concentrado neste momento.
- Esses dias ele está se concentrando, então eu não fico muito com ele. É concentração total, mas às vezes ele passa onde estamos para dar um oi e a gente se ver um pouquinho. Sabemos esperar.
Gabriel Medina namorada Tayná Hanada Simone Medina Pipeline surfe (Foto: David Abramvezt)Tayná conversa com a sogra, Simone Medina, durante a bateria de Gabriel (Foto: David Abramvezt)
Gabriel já declarou que vai oferecer um eventual segundo título mundial para a mulher que domou seu coração. Tayná adorou saber da promessa e espera ser premiada o quanto antes com tamanha honraria.
- Se Deus quiser, ele vai ser bicampeão mundial. Eu vou ficar muito feliz com ele me dedicando o título, seria ótimo. Ele é muito bonzinho, humilde e trabalha bastante. Ele merece tudo.
Como avançou diretamente para a terceira fase ao vencer a sua bateria na primeira fase em Pipe, Gabriel poderá descansar ao longo das 12 baterias da segunda fase e, eventualmente, até por no mínimo um dia. Deve sobrar um tempo para ele se jogar nos braços de Tayná.
RESULTADOS DA 1ª FASE
1. Italo Ferreira (BRA) 14,26 X Adrian Buchan (AUS) 9,33 X Glenn Hall (IRL) 1,70
2. Mason Ho (HAV) 6,17 X Jadson André (BRA) 5,70 X Dusty Payne (HAV) 1,70
3. Gabriel Medina (BRA) 12,60 X Keanu Asing (HAV) 7,84 X Wade Carmichael (AUS) 3,73
4. Adriano de Souza (BRA) 7,23 X Michel Bourez (TAI) 9,33 X Jack Robinson (AUS) 5,06
5. Filipe Toledo (BRA) 7,84 X Kolohe Andino (EUA) 6,50 X Jamie O'Brien (HAV) 8,06
6. Mick Fanning (AUS) 14,60 X Sebastian Zietz (HAV) 4,37 X Bruce Irons (HAV) 14,33
7. Julian Wilson (AUS) 3.84 X Kai Otton (AUS) 12.40 X Ricardo Christie (NZL) 3.10
8. Jeremy Flores (FRA) 11.27 X Matt Wilkinson (AUS) 3.94 X Jordy Smith (AFS) 7.17
9. Kelly Slater (EUA) 9.80 X Taj Burrow (AUS) 11.26 X CJ Hobgood (EUA) 14.97
10. Nat Young (EUA) 6.67 X John John Florence (HAV) 13.33 X Brett Simpson (EUA) 1.50
11. Bede Durbidge (AUS) 2.84 X Wiggolly Dantas (BRA) 1.10 X Adam Melling (AUS) 1.14
12. Josh Kerr (AUS) 13.06 X Joel Parkinson (AUS) 8.17 X Miguel Pupo (BRA) 3.44
BATERIAS DA REPESCAGEM (2ª FASE)
1: Filipe Toledo (BRA) x Bruce Irons (HAV)
2: Taj Burrow (AUS) x Brett Simpson (EUA)
3: Adriano de Souza (BRA) x Jack Robinson (AUS)
4: Matt Wilkinson (AUS) x Adam Melling (AUS)
5: Julian Wilson (AUS) x Wade Carmichael (AUS)
6: Adrian Buchan (AUS) x Miguel Pupo (BRA)
7: Kelly Slater (EUA) x Dusty Payne (HAV)
8: Jadson André (BRA) x Sebastian Zietz (HAV)
9: Nat Young (EUA) x Glenn Hall (IRL)
10: Keanu Asing (HAV) x Kolohe Andino (EUA)
11: Joel Parkinson (AUS) x Ricardo Christie (NZL)
12: Wiggolly Dantas (BRA) X Jordy Smith (AFS)
AS CHANCES DE TÍTULO
Mick Fanning é campeão mundial se:
- vencer a etapa
- chegar em 2º e Toledo e Mineirinho não vencerem
- chegar até a semifinal, Toledo não passar das quartas e Mineirinho da semifinal
- chegar até as quartas, Toledo não passar da 5ª fase e Mineirinho das quartas
- chegar até a 5ª fase, Toledo não passar da 3ª fase, Mineirinho da 5ª fase, e Medina não vencer
- chegar até a 3ª fase, Toledo não passar da 2ª fase, Mineirinho da 3ª fase e Medina das quartas
- parar na 2ª fase, Toledo não passar da 2ª fase, Mineirinho da 3ª fase e Medina das quartas
Filipe Toledo é campeão mundial se:
- vencer a etapa
- chegar em 2º e Fanning e Mineirinho não vencerem
- chegar até a semifinal e Fanning e Mineirinho não passarem da semifinal (caso Mineirinho seja 2º haverá bateria de desempate)
- chegar até as quartas, Fanning não passar das quartas e Mineirinho da semifinal
- chegar até a 5ª fase, Fanning não passar da 5ª fase, Mineirinho das quartas e Medina não vencer a etapa
- chegar até a 3ª fase, Fanning e Mineirinho não passarem da 3ª fase, Medina das semifinais e Julian não vencer a etapa (se Julian vencer a etapa, haverá bateria desempate)

Adriano de Souza é campeão mundial se:
- vencer a etapa
​​- chegar em 2º, Toledo não passar das quartas e Fanning da semifinal (caso Toledo pare na semifinal, haverá bateria de desempate)
- chegar até a semifinal, Toledo não passar da 5ª fase e Fanning das quartas
- chegar até as quartas, Toledo não passar da 3ª fase, Fanning da 5ª fase e Medina não vencer a etapa
- chegar até a 5ª fase, Toledo e Fanning não passarem da 3ª fase e Medina não vencer a etapa

Gabriel Medina é campeão mundial se:
- vencer a etapa, Toledo não passar da 5ª fase e Fanning e Mineirinho não passarem das quartas
- chegar em 2º, Toledo, Fanning e Mineirinho não passarem da 3ª fase
- chegar até a semifinal, Toledo não passar da 2ª fase, Fanning e Mineirinho não passarem da 3ª fase, e Julian não vencer a etapa

Julian Wilson é campeão mundial se:
- vencer a etapa, Toledo não passar da 2ª fase, Fanning e Mineirinho da 3ª fase, e Medina da semifinal (caso Toledo pare na 3ª fase haverá bateria de desempate)

FLAMENGO

Sheik por mais um ano: Fla e atacante chegam a acordo para renovação

Novo contrato, até o fim de 2016, será assinado na próxima segunda-feira, de acordo com o empresário do jogador, Reinaldo Pitta. Emerson receberá aumento salarial

Por Rio de Janeiro
Emerson Sheik Flamengo x São Paulo (Foto: André Durão)Emerson Sheik está a uma assinatura de renovar com o Flamengo (Foto: André Durão)
Após algumas semanas de conversas, Flamengo e Emerson Sheik chegaram a um acordo para a renovação contratual do atacante por mais um ano. O compromisso atual termina no próximo dia 31, e o novo terá duração até o fim de 2016. De acordo com o empresário do jogador, Reinaldo Pitta, o contrato será assinado na segunda-feira.
Emerson manifestou várias vezes o desejo de permanecer no Fla, mas chegou a ficar balançado com uma proposta para jogar no futebol chinês, muito vantajosa financeiramente. Sheik, por outro lado, ficou muito feliz com o esforço feito pelo Rubro-Negro, que aceitou lhe dar aumento salarial, e tem sido só elogios ao diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano, que conduziu a negociação. Ele recebe R$ 250 mil por mês e passará a ganhar mais a partir de janeiro.
Apesar de não ter sido brilhante, o jogador de 37 anos marcou alguns gols, foi participativo e teve bom rendimento desde que chegou no meio da temporada, vindo do Corinthians. Acima de tudo, mostrou garra e comprometimento no dia a dia. Por isso, ganhou a confiança da diretoria. Ele também conta com a admiração do novo treinador, Muricy Ramalho, que o comandou na campanha do título brasileiro do Fluminense em 2010.

NOTICIAS

Central do Mercado: Jadson pode ir para China; Deivid assume o Cruzeiro

Meia do Corinthians tem proposta do Tianjin Songjiang, time treinado por Luxa; ex-centroavante tem oportunidade como treinador na Raposa, a primeira na nova função

Por Rio de Janeiro
Jadson, Vasco X Corinthians (Foto: Alexandre Loureiro / Getty)Jadson foi um dos grandes destaques do Brasileiro (Foto: Alexandre Loureiro / Getty)
Um dos principais destaques da campanha do campeão brasileiro deste ano, Jadson pode estar de saída do Corinthians. O Tianjin Songjiang, time da segunda divisão chinesa que é treinado por Vanderlei Luxemburgo, fez uma proposta alta pelo jogador, que teria ficado seduzido com as vantagens da transferência. O meia fez 13 gols e deu 12 assistências no Brasileirão que terminou no último domingo. Seu contrato com o Timão vai até metade de 2016. Uma mudança de ares agora daria 30% do valor da venda ao clube. O restante seria dividido pelo próprio jogador e seu empresário. 

Deivid pendurou as chuteiras em 2014, pelo Coritiba. Vanderlei Luxemburgo aproveitou a confiança que tem no profissional e convidou o ex-jogador para ser seu auxiliar técnico. Esteve nesse cargo no Flamengo e no Cruzeiro. Terminada a temporada de 2015 com a saída de Mano Menezes do comando, a Raposa resolveu dar a primeira oportunidade a Deivid para ser treinador. A chance, portanto, vem logo em um grande clube. Um desafio e tanto para alguém que foi ídolo quando vestia essa camisa nos gramados. Pelo time celeste, Deivid conquistou a tríplice coroa em 2003. Faturou o Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileiro.
DANÇA DAS CADEIRAS
Gilson Kleina Avaí (Foto: Diego Madruga)Gilson Kleina volta ao Coxa depois de 16 anos (Foto: Diego Madruga)
Gilson Kleina já tem tudo acertado para ser o novo técnico do Coritiba. Falta apenas definir quando será o anúncio oficial. Depois de comandar o Avaí em grande parte do Campeonato Brasileiro - clube que caiu para a Série B -, o treinador terá mais uma oportunidade de comandar um clube da Série A. Kleina voltará a trabalhar no Coxa depois de longo período. Em 1999, ele foi auxiliar de Abel Braga no Alviverde paranaense.
A Ponte Preta também tem novidade para o comando técnico de sua equipe. Vinícius Eutrópio acertou por um ano com a Macaca e vai assinar contrato quando voltar dos Estados Unidos, onde passa férias. Ele trabalhou na Chapecoense durante boa parte do Brasileirão deste ano, sendo dispensado após a 25ª rodada.  Em seu currículo, Eutrópio também tem passagens por Fluminense, América-MG e Figueirense.

O Goiás anunciou a saúda de Harlei como diretor de futebol do clube. A mudança pode viabilizar o retorno do técnico Enderson Moreira ao clube. Felipe Ximenes, que teve passagens por Flamengo e Coritiba, deve passar a comandar a direção de futebol do Esmeraldino.
INESGOTÁVEIS
Marcelinho Paraíba Joinville (Foto: João Lucas Cardoso)Marcelinho Paraíba vai disputar o Paulistão (Foto: João Lucas Cardoso)
Recém-dispensado pelo Cruzeiro, Ceará foi anunciado nesta quinta-feira pelo Coritiba. O lateral-direito de 35 anos retorna ao Coxa depois de 12 temporadas longe do Alto da Glória. O jogador participou do bicampeonato cruzeirense nos Brasileiros de 2013 e 2014. A tendência é de que ele seja treinado por Gilson Kleina.

Outro veterano que teve a sua mudança de ares confirmada foi Marcelinho Paraíba. Depois de disputar a Série A pelo último colocado Joinville, o meia de 40 anos está confirmado como reforço do Oeste, que vai disputar o Paulistão e a Série B do Campeonato Brasileiro. O clube paulista será o 19º da carreira do jogador. Ele tem passagens por São Paulo, Grêmio, Flamengo e futebol alemão. Também defendeu a seleção brasileira nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2002.

Prestes a completar 34 anos, Bruno Rangel ainda não tem concretizada a sua situação. As conversas com a Chapecoense para dar sequência ao trabalho no clube ainda não animaram o atacante. Ele aguarda um novo contato do Verdão do Oeste para acertar sua permanência. O time catarinense anunciou uma barca com oito jogadores nesta quinta-feira. Richarlyson, Elicarlos e William Barbio estão entre os que não ficam na Arena Condá.
LIVRES PARA VOAR
Willan Arão Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo)Willan Arão deve trocar o Bota pelo Fla (Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo)
Leandro Damião conseguiu na Justiça ficar livre do Santos, clube que detinha seus direitos. Por conta de atrasos salariais, o centroavante obteve a sua liberação do clube paulista. Depois de disputar o Brasileiro pelo Cruzeiro, ele espera definir o seu futuro o quanto antes, agora que tem liberdade de escolha. Uma das possibilidades é o retorno ao Internacional, clube que deu projeção nacional ao atleta, principalmente por ter feito gol na final da Libertadores de 2010 contra o Chivas Guadalajara-MEX.

Quem também conseguiu se desvencilhar de um problema jurídico foi Willian Arão. A Justiça do Trabalho concedeu tutela antecipada ao jogador, que não pertence mais ao Botafogo. Assim sendo, o volante tem o direito de assinar contrato com outro clube. Apalavrado com o Flamengo, a tendência é de que ele acerte o quanto antes com o Rubro-Negro. O meia Alan Patrick recebeu proposta com um pequeno aumento salarial para ficar mais um ano na Gávea. O acerto depende do Shakhtar Donetsk-UCR, clube com o jogador tem contrato até o meio de 2017. O atacante Hernane, atualmente no Sport, recebeu sondagem do Flu e do Bota.

Ainda sobre o Botafogo, o uruguaio Álvaro Navarro de despediu do clube nesta quinta. O empresário do jogador desmarcou a reunião em seria discutida a renovação. Assim sendo, o Alvinegro desistiu de tentar prolongar o vínculo com o atacante. Em contrapartida, Neilton pode dar continuidade a sua história em General Severiano. O Cruzeiro já não vê com maus olhos um novo período de empréstimo do jogador com o time carioca. Ainda no Rio, o Fluminense acertou a renovação de contrato com o goleiro Julio Cesar até 2018. O Tricolor demonstrou no meia Osman. Ele foi destaque do Luverdense-MT na Série B deste ano.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...