terça-feira, 8 de dezembro de 2015

CORINTHIANS

Clube de Ronaldo quer Romero, e Corinthians oferece novato

Fort Lauderdale Strikers, que tem Ronaldo Fenômeno como um de seus acionistas, quer o empréstimo do paraguaio, mas pode acertar com o jovem Gabriel Vasconcelos

Por São Paulo
Angel Romero no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Romero está na mira do Strikers, mas não deve sair (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)
Destaque do Corinthians na goleada por 6 a 1 sobre o São Paulo, na reta final do Brasileirão, Ángel Romero chamou a atenção do Fort Lauderdale Strikers, time dos Estados Unidos que tem Ronaldo Fenômeno como um de seus acionistas. Em conversas preliminares, os dirigentes do clube norte-americano pediram o empréstimo do paraguaio, mas podem acabar levando outro atleta.
Artilheiro do Timão no Campeonato Paulista Sub-20, Gabriel Vasconcelos, de 19 anos, foi oferecido e pode ser emprestado pelo Timão.
Com contrato até 2018, Gabriel tem 70% dos seus direitos econômicos ligados ao Timão. Do restante, 15% pertencem à própria família e empresário, e o restante ao Fluminense, seu ex-clube. 
Quem já está certo no Strikers é o zagueiro André Vinícius, filho do vice-presidente corintiano André Luiz de Oliveira, o André Negão. Aos 24 anos, ele tem contrato até 31 de dezembro e, após o nono empréstimo (para o Grêmio Osasco), já tem onde jogar na próxima temporada.
As negociações são conduzidas por Caio Zanardi, que assumiu recentemente a função de diretor de futebol do clube norte-americano. Ex-técnico da seleção brasileira sub-17, ele busca ainda um novo gestor de futebol. Fábio Barrozo, gerente da base corintiana, foi sondado para a função.

CORINTHIANS

Patrocinadora do Corinthians faz proposta por naming rights da arena

Anunciada há uma semana, Klar pode entrar na briga por nome do estádio de Itaquera. Presidente da empresa diz que as duas favoritas são do setor financeiro

Por São Paulo
Corinthians apresenta novo patrocinador para sua camisa (Foto: Diego Ribeiro)Marcelo Prado (à esquerda) coloca marca na briga por naming rights (Foto: Diego Ribeiro)
Anunciada na semana passada comopatrocinadora do Corinthians pelos próximos dois anos, a empresa Klar, especializada em produtos de limpeza, diz ter também uma proposta para garantir os naming rights da nova arena do clube paulista. Em entrevista à Rádio Transamérica, o presidente da Klar no Brasil, Marcelo Prado, afirmou que há uma oferta da empresa nas mãos da diretoria alvinegra.
– Na verdade, há, hoje, na mesa do Corinthians, três propostas. Dois gigantes financeiros do mercado nacional, que possuem uma prioridade. Tem a primeira proposta, que tem um tempo para ser analisada, aí tem a segunda, de outro grande agente financeiro, e a terceira proposta é a da Klar – afirmou Marcelo Prado.
O presidente da patrocinadora avisou, porém, que não está entrando em uma concorrência para batizar o estádio do Corinthians.
Caso não haja acordo com os dois primeiros (candidatos aos naming rights), a arena vai ficar com Klar
Marcelo Prado, presidente da patrocinadora
– Quem chegou primeiro tem a prioridade. É um grande agente financeiro, não posso citar o nome. Eles tem a prioridade, estão com negociação. O segundo também é outro grande agente financeiro. O terceiro é a Klar. Não é uma negociação simples. Caso não haja acordo com os dois primeiros, a arena vai ficar com Klar – disse o dirigente da empresa.
A proposta está dentro do esperado pelo Corinthians para a administração do nome do estádio: cerca de R$ 400 milhões por 20 anos. O clube, porém, diz não ter nada acertado e espera novidades para o início de 2016.
A Klar estreou na camisa alvinegra neste domingo, no empate por 1 a 1 com o Avaí. A ideia é de que nos próximos dois anos a parceria gere dividendos para os dois lados. Caso as vendas da marca cresçam, o Corinthians terá participação em uma porcentagem do lucro.

CORINTHIANS

Tite recebe prêmio de melhor técnico do Brasileiro, o segundo da carreira

Comandante do Corinthians campeão brasileiro cita duelo com o Bayern Leverkusen, na pré-temporada, como momento crucial para definir a forma de jogar em 2015

Por São Paulo

A temporada 2015 foi de coroação para o técnico Tite, que na noite desta segunda-feira foi premiado como o melhor técnico do Campeonato Brasileiro. Pelo mesmo Corinthians, que ele levou ao título nacional neste ano, o treinador já havia garantido o mesmo prêmio em 2011. No “Bem, Amigos!”, Tite ressaltou o ponto de partida para um ano inesquecível para o clube paulista, lembrando ainda da pré-temporada.
- A forma da equipe jogar, o embrião dela foi no jogo contra o Bayern (Leverkusen), na nossa pré-temporada. Nós mudamos nossa forma de jogar jogando só com um meio-campista mais fixo e dois articuladores, com uma equipe um pouco mais agressiva, compactando mais. Ela encontrou uma forma. E os atletas têm uma linguagem corporal que a gente tem que saber interpretar e eles gostaram da forma de jogar. A equipe se identificou dessa forma, e a partir daí começou a evoluir. Teve insucesso de resultado no Paulista, não de desempenho. Momento mais difícil foi quando teve também um grande momento na Libertadores, mas fez o jogo errado, perdeu, e ficou muito pressionado no jogo da volta, e a falta de maturidade interferiu em não reverter o placar. Amadureceu, saíram jogadores e aí foi o momento crucial da direção, de dar tranquilidade - disse.
Tite Corinthians prêmio Brasileiro Melhor técnico (Foto: Marcos Ribolli)Tite recebe o prêmio de melhor técnico do Campeonato Brasileiro de 2015 (Foto: Marcos Ribolli)

Ex-jogador nos anos 70 e 80, Tite começou a carreira de técnico no Guarany-RS em 1990, e desde então colecionou bons trabalhos e títulos. O primeiro grande destaque foi no Caxias, onde foi campeão gaúcho em 2000. Depois, no Grêmio, também conquistou o estatual do ano seguinte e ainda levou a Copa do Brasil.
Em sua primeira passagem pelo Corinthians, em 2004, não conquistou títulos, mas já semeava ali sua formava de trabalhar. Depois, Tite ainda passou por grandes clubes como Atlético-MG, Palmeiras e Internacional, e nesse último foi campeão gaúcho em 2009 e da Sul-Americana no ano anterior. Em 2010, desembarca então para começar a somar troféus pelo Corinthians. No ano seguinte, campeão brasileiro. Em 2012, título da Libertadores e Mundial. Antes de sua segunda despedida, o título paulista em 2013. Após um ano sabático em 2014, Tite retornou ao Parque São Jorge para em 2015 colocar mais um título do Campeonato Brasileiro na estante.
Adenor Leonardo Bacchi, o Tite, ainda tem mais dois anos de contrato com o Corinthians e já avisou que pretender cumprir o acordo até o fim.

SURF

Nomes de peso do surfe brasileiro apontam Mineirinho campeão mundial

Bolão: Teco Padaratz, Victor Ribas, Carlos Burle e Maya Gabeira, entre outras feras, apostam em título de Adriano de Souza na etapa final, em Pipeline, no Havaí

Por Rio de Janeiro e São Paulo
O GloboEsporte.com promoveu um bolão para descobrir em quem alguns dos mais importantes nomes do surfe brasileiro estão apostando para ser o campeão mundial desta temporada. Oito surfistas e ex-surfistas de renome tiveram de depositar suas fichas em um dos postulantes ao título mundial: Mick Fanning, Filipe Toledo, Adriano de Souza, o MineirinhoGabriel Medina, Owen Wright ou Julian Wilson. Quem mereceu a preferência do seleto grupo foi Mineirinho, com cinco votos, contra dois de Medina e apenas um de Filipinho – Mick Fanning, atual líder do ranking, não foi votado. Apesar de estar em terceiro do ranking depois de 10 de 11 etapas em 2015, Adriano só depende de si para levantar o caneco em Pipeline, no Havaí. A janela para a decisão do Circuito Mundial abre nesta terça-feira, às 16h (de Brasília), e o GloboEsporte.com acompanhará tudo em Tempo Real.
- Ele está, há muitos anos, atrás do título mundial e vai fazer tudo para conseguir levantar o troféu desta vez - resumiu Victor Ribas, terceiro colocado no Circuito Mundial de 1999, a melhor posição de um brasileiro até o título de Gabriel Medina no ano passado.
Adriano de Souza Mineirinho Peniche surfe (Foto: Divulgação/WSL)Adriano de Souza tem a preferência dos especialistas ouvidos pelo GloboEsporte.com (Foto: Divulgação/WSL)
Confira as escolhas e explicações de Teco Padaratz, Victor Ribas, Fábio Gouveia, Bruno Santos, Carlos Burle, Pedro Scooby, Maya Gabeira e Rodrigo Dornelles.
TECO PADARATZ - MINEIRINHO
Teco Padaratz divide o tempo entre a família, a música e as flores (Foto: divulgação)Teco Padaratz escolhe Adriano "pelo coração" (Foto: Divulgação)
"Vou escolher pelo coração. O Adriano merece esse titulo, porque ele está aí há tantos anos e é um excelente profissional. Os outros são jovens e vão ter muitas chances de garantir o título. Mas o que mais tem mais chances é o Toledo. O Gabriel depende dos outros, não depende tanto dele, não adianta só ele ganhar. Para mim, ele vai ganhar o campeonato, mas não sei se vai ser suficiente, nunca podemos desconsiderar o Mick Fanning, ele é um cara muito bom e experiente". 
"O Adriano já vem liderando essa geração há um tempo, esteve perto algumas vezes, liderou o ranking por boa parte do tempo e teve um início de ano maravilhoso. Acho que está perto de ser um supercampeão, torço por ele porque mora aqui no Sul, conversamos e tenho um gosto especial por ele".
VICTOR RIBAS - MINEIRINHO
"Apesar do Mick Fanning estar na frente, eu aposto no Mineirinho. Ele é o mais maduro dos brasileiros. Eu aposto nele pelas últimas atuações que ele teve. Se o Gabriel estivesse na mesma posição que ele, eu apostaria no Gabriel. O esporte está tão nivelado que eu posso escolher e outro totalmente diferente vencer, mas confio no Adriano. Ele está há muitos anos atrás do título mundial e vai fazer tudo para conseguir levantar o troféu desta vez".
FÁBIO GOUVEIA - FILIPE TOLEDO
"Estou torcendo para o Mineirinho ganhar, mas eu acho que o Filipinho vai ser campeão. É difícil. Eu não tenho o palpite de quem vai ganhar. Parecia estar mais fácil para o Mineirinho, mas alguns resultados escaparam no meio do ano. Se ele não tivesse cometido alguns deslizes e tal, mas ele é guerreiro. Ali em Pipeline é meio loteria, o mar pode mudar também. Cada ano que passa é uma evolução. Também tem o Gabriel, que está muito à vontade. Mas acredito que o Filipinho vai ser o campeão, pelo ótimo ano que ele teve e por também saber entubar".
BRUNO SANTOS - MINEIRINHO
Bruno Santos venceu torneio em Portugal (Foto: Divulgação)Bruninho bota fé em Mineirinho como campeão (Foto: Divulgação)
"Rapaz, esse ano a briga vai ser muito boa. Bem difícil até dizer. Difícil para caramba. Eu acho difícil não dar um brasileiro. Eu acho que vai dar o Mineirinho. Ele ficou na liderança do ranking boa parte do ano e o fato de não chegar com a lycra amarela lá na última etapa pode até tirar um pouco da pressão de cima dele. O Mineiro foi finalista em Pipe no QS, não no CT, já chegou mais cedo, está focado. Não que os outros não estejam também, mas acho que ele tem boas chances".
"O Filipinho é o mais novo, mas foi muito bem no ano passado em Pipe (quinto lugar), o Gabriel já é campeão mundial, o Mick Fanning é tricampeão, o Mineiro é super experiente. Além disso os três primeiros têm pontuação parecida. Apesar do Mick chegar com a lycra amarela (de líder), a pontuação dele está muito próxima. O Gabriel que está um pouquinho mais abaixo, mas também teve um segundo semestre alucinante e por pouco não chegou mais à frente". 
CARLOS BURLE - MINEIRINHO
"Com relação ao título mundial, eu acho que tem alguns pontos de vistas que a gente deve colocar na balança. Todo mundo que não é brasileiro vai dar uma força para o Mick Fanning. Eles não querem ver outro brasileiro campeão. Se no meio do caminho, o Fanning encontrar barreiras, o caminho ficará aberto para o Adriano e para o Filipe, que estão muito perto no ranking". 
"Mas a minha vontade é que o Adriano de Souza seja campeão, porque ele está há anos dizendo que vai ser campeão, tem maturidade e está correndo atrás. Ele evoluiu bastante, sei que não vai ser fácil e que ele está competindo contra os melhores do mundo, mas ele tem surfe para isso. Se não for ele, eu torço para que seja outro brasileiro. O Filipinho sabe pegar ondas em Pipe. O Gabriel está abaixo no ranking, mas ele vai sem pressão. Então se os que estão em cima dele perderem nas oitavas ou nas quartas e o Gabriel vencer, ele vai dar a volta por cima e surpreender todo mundo. Ele, de todos, é o cara mais completo. Vai ser muito emocionante, estou muito feliz por poder ver tudo isso de perto. Eu já comprei minha passagem".
Maya Gabeira e Carlos Burle em Nazaré (Foto: Divulgação)Maya Gabeira e Carlos Burle apostam em Adriano de Souza como campeão (Foto: Divulgação)
PEDRO SCOOBY - MEDINA
"É difícil você escolher assim, mas como é um bolão, quem eu acho que vai ganhar, eu botaria no bolão o Gabriel. Ele é quem lida melhor com pressão. Tem o Mick Fanning e o Mineirinho que são muito experientes, e o Filipinho está mostrando que também está surfando Backdoor bem, mas eu botaria meu dinheiro no Gabriel, porque do meio do ano para cá, ele voltou com tudo. Ele tem chance de ganhar esse campeonato, e no ano passado ele foi segundo. Eu botaria minhas fichas no Gabriel".
MAYA GABEIRA - MINEIRINHO
 "A minha aposta é no Adriano. Acho que ele merece o título! Pelo surfe, pelo profissionalismo e pela dedicação por tantos anos!"
RODRIGO DORNELLES - MEDINA
"Estou apostando no bi do Medina. De todos os brasileiros, estou torcendo mais pelo Medina. Se tiver um mar maior e mais com esquerdas (Pipeline). Eu boto mais fé no Medina. Se tiver uma condição um pouco menor, o Filipe pode ir melhor.Ele é um excelente surfista, foi só um pouco de falta de sorte. O Mineirinho tem chances ainda. Ele é um cara esforçado, vem treinando bastante e está na batalha há bastante tempo, já era da minha época (em 2007, Rodrigo, o Pedra, ficou em 19º do ranking do WCT e foi o melhor brasileiro da temporada). Vai ser no detalhe. Quem tiver mais inspirado vai ser campeão, mas aposto no Medina".
AS CHANCES DE TÍTULO MUNDIAL
Mick Fanning é campeão mundial se:
- vencer a etapa
- chegar em 2º e Toledo e Mineirinho não vencerem
- chegar até a semifinal, Toledo não passar das quartas e Mineirinho da semifinal
- chegar até as quartas, Toledo não passar do round 5 e Mineirinho das quartas
- chegar até o round 5, Toledo não passar do round 3, Mineirinho do round 5, e Medina não vencer
- chegar até o round 3, Toledo não passar do round 2, Mineirinho do round 3, Medina das quartas, e Owen não vencer a etapa
- parar no round 2, Toledo não passar do round 2, Mineirinho do round 3, Medina das quartas, e Owen não vencer a etapa

Filipe Toledo é campeão mundial se:
- vencer a etapa
- chegar em 2º e Fanning e Mineirinho não vencerem
- chegar até a semifinal e Fanning e Mineirinho não passarem da semifinal
(caso Mineirinho seja 2º haverá bateria de desempate)
- chegar até as quartas, Fanning não passar das quartas e Mineirinho da semifinal
- chegar até o round 5, Fanning não passar do round 5, Mineirinho das quartas, e Medina não vencer a etapa
- chegar até o round 3, Fanning e Mineirinho não passarem do round 3, Medina das semifinais e Owen e Julian não vencerem a etapa (se Julian vencer a etapa, haverá bateria desempate)

Adriano de Souza é campeão mundial se:
- vencer a etapa
​​- chegar em 2º, Toledo não passar das quartas e Fanning da semifinal (caso Toledo pare na semifinal, haverá bateria de desempate)
- chegar até a semifinal, Toledo não passar do round 5 e Fanning das quartas
- chegar até as quartas, Toledo não passar do round 3, Fanning do round 5 e Medina não vencer a etapa
- chegar até o round 5, Toledo e Fanning não passarem do round 3 e Medina e Owen não vencerem a etapa

Gabriel Medina é campeão mundial se:
- vencer a etapa, Toledo não passar do round 5 e Fanning e Mineirinho não passarem das quartas
- chegar em 2º, Toledo, Fanning e Mineirinho não passarem do round 3 e Owen não vencer a etapa
- chegar até a semifinal, Toledo não passar do round 2, Fanning e Mineirinho não passarem do round 3, e Owen e Julian não vencerem a etapa

Owen Wright é campeão mundial se:
- vencer a etapa, Toledo e Fanning não passarem do round 3, e Adriano do round 5

Julian Wilson é campeão mundial se:
- vencer a etapa, Toledo não passar do round 2, Fanning e Adriano do round 3, e Medina da semifinal (caso Toledo pare no round 3 haverá bateria de desempate)

OBS.: Em caso de empate em pontos de dois ou mais surfistas na classificação final do Mundial, haverá o "surf off". Trata-se de uma ou mais baterias extras, homem a homem, que decide um único vencedor. Fica a cargo da comissão de prova decidir o número de baterias.

FLAMENGO

Bandeira confirma Muricy e arrisca: "Acho que se encantou com o Fla"

Segundo pronunciamento feito pelo presidente rubro-negro, reeleito para o triênio 2016/2017/2018, treinador deve ser apresentado nesta terça-feira, na Gávea.

Por Rio de Janeiro
O acerto já estava feito, mas faltava a confirmação do novo presidente para que Muricy Ramalhofosse efetivado com o treinador do Flamengo para 2016. Não falta mais. Após o fim da eleição realizada na Gávea durante esta segunda-feira, a Chapa Azul de Eduardo Bandeira de Mello comemorou a vitória com o anúncio de Muricy. Ainda adiantou que muito provavelmente o técnico será apresentado nesta terça-feira, na Gávea.

- Vamos apresentar o Muricy provavelmente amanhã (terça-feira). É superar obstáculos e montar o futebol que o Flamengo merece. Trabalhamos para fazer um time mais forte. Estamos trabalhando nisso. Muricy é um excelente profissional. Acho que o Muricy se encantou pelo Flamengo. Estamos trabalhando por reforços de peso. Ficamos devendo no futebol, porque antes tínhamos que recuperar a credibilidade - afirmou Eduardo Bandeira de Mello.
Horas antes de a vitória azul ser consolidada, Muricy Ramalho falou pela primeira vez como treinador do Flamengo, durante a premiação Bola de Prata. O técnico destacou a política de austeridade financeira da atual diretoria e, mesmo ciente das condições do Ninho do Urubu, prontificou-se a ajudar na melhoria do centro de treinamentos.
Muricy Ramalho, Unefut, Itu (Foto: Guilherme Giavoni)Muricy Ramalho comandará o Flamengo em 2016 (Foto: Guilherme Giavoni)

- O Flamengo não atrasou salário nenhum dia esse ano. A parte administrativa está estruturada, a parte da dívida está estruturada. O clube está pronto para crescer. Me falaram que a estrutura do CT não é boa, mas nós vamos melhorar isso. Com certeza o Flamengo em pouco tempo será fortíssimo em termos de estrutura e títulos. O Flamengo é grande, quem não quer dirigir o Flamengo? Por isso que aceitei esse desafio. É um gigante do futebol mundial, tem uma gestão profissional e muito séria. Um time forte em títulos e também na sua estrutura, que chamou a minha atenção. É também um lugar para o qual vou poder colaborar.
Eduardo Bandeira de Mello Flamengo (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)Eduardo Bandeira de Mello Flamengo festeja a vitória (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)
O ex-são-paulino ainda garantiu ter recebido ofertas mais vantajosas financeiramente, porém o fato de encarar Flamengo como um objetivo profissional o fez colocar o dinheiro em segundo plano.
- O meu pensamento é o mesmo da gestão, é o de melhorar, é o de unificar as categorias da base ao profissional. A distância para o time de cima não pode continuar como está. Tinha outros convites melhores financeiros, mas estou numa fase que quero desafios. As pessoas que estão lá me convenceram que era a melhor alternativa

Muricy Ramalho tem 60 anos e é tetracampeão brasileiro (três com o São Paulo e uma com o Fluminense) e campeão da Libertadores com o Santos. Deixou o São Paulo no início deste ano, devido a um problema de saúde e aproveitou o período para estudar, inclusive na Espanha.
*Participaram da cobertura Fred Gomes, Ivan Raupp, Janir Júnior, João da Mata e Vicente Seda.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...