quarta-feira, 11 de novembro de 2015

NOTICIAS

Primeiro técnico de Neymar no Barça, Tata reconhece "nível acima do resto"

Treinador da Argentina diz que brasileiro volta à Seleção em grande momento, afirma que Pastore segue correndo contra o tempo para jogar e nega "Messidependência"

Por Buenos Aires
Tata Martino técnico Argentina (Foto: EFE)Tata Martino vê Neymar "acima do resto" (EFE)
Tata Martino conhece bem o que lhe espera na quinta-feira. Foi ele o primeiro técnico de Neymarno Barcelona, ainda que por uma temporada considerada de adaptação ao brasileiro (2013/14), com 15 gols em 41 jogos. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, véspera do clássico pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, o treinador argentino elogiou o momento do atacante, que reforça o time de Dunga após cumprir suspensão - ele marcou 10 gols nos últimos dez jogos.

- Todo jogador precisa de um tempo de adaptação. Coube a mim comandar um Neymar muito bom no Barcelona, mas hoje está no nível de jogadores que consideramos acima do resto – disse Tata, em referência a Messi e Cristiano Ronaldo.

A Argentina vai para a partida repleta de desfalques. Messi, Tevez e Agüero estão lesionados, assim como Zabaleta e Garay. Todos foram substituídos, exceção ao atacante do Boca Juniors – a dúvida de última hora é sobre o aproveitamento de Pastore, que corre contra o tempo para enfrentar o Brasil.

- Pastore está se esforçando bastante para estar em campo. O acompanhamos dia a dia - afirmou o treinador, que deu voto de confiança a Higuaín:
- Consideramos que não é necessário substituir Tevez. A Higuaín a convocação veio num bom momento seu na liga italiana (pelo Napoli) e esperamos que prolongue essa fase na seleção. Com sua experiência, não acho que seja algo especial para ele.
Tata Martino Neymar Barcelona (Foto: AP)Tata Martino com Neymar durante treino do Barcelona (Foto: AP)

TATA ALIVIA PRESSÃO

Tata ainda negou que sua seleção sofra de “Messidependência”. O craque desfalcou a Argentina nos dois primeiros jogos das eliminatórias, e apenas um ponto foi conquistado após empate com Paraguai e derrota para Equador.

- Quando perdemos há “Messidependência”, mas quando se ganha não se fala disso. A verdade é que a seleção chegou a duas finais em dez meses, mas as pessoas viram de outra forma.
Os resultados pouco convincentes iniciaram rumores sobre o futuro de Tata à frente da seleção. Ele foi perguntado se sente-se ameaçado no cargo caso não consiga vitórias frente ao Brasil e Colômbia, terça-feira, em Barranquilla.
- Falariam da minha continuidade de qualquer maneira, não tem a ver com o ano político na AFA. Aconteceu com muitos treinadores e principalmente nos times mais privilegiados, como a seleção, Boca, River. Sempre há interesses com respeito a esses lugares. As críticas não me parecem estranhas. Através dos anos você vai entendendo como é esse jogo. É um lugar privilegiado que você ocupa. Gostaria que isso não acontecesse, mas sei que a única maneira que isso ocorra é ganhando todos os jogos.
Higuaín treino Argentina (Foto: AFP)Higuaín será titular da Argentina diante das ausências de Messi, Agüero e Tevez (Foto: AFP)

BRASILEIRÃO


por Igor Gonçalves

 
Com apenas Tite e Levir Culpi do início ao fim, campeonato iguala número de 2005. Recorde positivo nos pontos corridos é de nove remanescentes
 
Por Thiago Benevenutte
 
Tite CorinthiansCom a saída de Gilson Kleina do Avaí, o Campeonato Brasileiro de 2015 igualou um recorde negativo na era dos pontos corridos. Assim como em 2005, a competição só contou com dois treinadores que permaneceram na mesma equipe da primeira até a última rodada. Na atual edição, apenas Tite, no Corinthians, e Levir Culpi, no Atlético-MG  - os dois primeiros colocados - "sobreviveram" às demissões. 
 
Há dez anos, Muricy Ramalho, vice com o Internacional, e Abel Braga, quinto com o Fluminense, foram os remanescentes. O Corinthians, campeão da edição, contou com três técnicos: Daniel Passarella, Márcio Bittencourt e Antônio Lopes. O número máximo atingido foi de nove treinadores, nos anos de 2008 e 2012 (veja detalhamento abaixo). 
 
2015 - 2 - Tite (Corinthians) e Levir Culpi (Atlético-MG)
 
2014 - 8  - Vagner Mancini (Botafogo), Mano Menezes (Corinthians), Marcelo Oliveira (Cruzeiro), Cristóvão Borges (Fluminense), Ricardo Drubscky (Goiás), Abel Braga (Internacional), Muricy Ramalho (São Paulo) e Eduardo Baptista (Sport)
 
2013 - 6 - Cuca (Atlético-MG), Oswaldo de Oliveira (Botafogo) Cristóvão Borges (Bahia), Tite (Corinthians), Marcelo Oliveira (Cruzeiro) e Enderson Moreira (Goiás)
 
2012 - 9 - Cuca (Atlético-MG), Oswaldo de Oliveira (Botafogo), Tite (Corinthians), / Celso Roth (Cruzeiro), Abel Braga (Fluminense), Vanderlei Luxemburgo (Grêmio), Alexandre Gallo (Náutico), Geninho (Portuguesa) e Muricy Ramalho (Santos)
 
2011 - 6 - Tite (Corinthians), Marcelo Oliveira (Coritiba), Jorginho (Figueirense), Vanderlei Luxemburgo (Flamengo), Felipão (Palmeiras) e Muricy Ramalho (Santos)
 
2010 - 3 - Joel Santana (Botafogo), Muricy Ramalho (Fluminense) e Vagner Mancini (Guarani)
 
2009 - 4 - Celso Roth (Atlético-MG), Silas (Avaí), Mano Menezes (Corinthians) e Adilson Batista (Cruzeiro)
 
2008 - 9 - Dorival Júnior (Coritiba), Adilson Batista (Cruzeiro), Caio Júnior (Flamengo), Celso Roth (Grêmio), Roberto Fernandes (Náutico), Vanderlei Luxemburgo (Palmeiras), Muricy Ramalho (São Paulo), Nelsinho Baptista (Sport) e Vagner Mancini (Vitória)
 
2007 - 7 - Cuca (Botafogo), Dorival Júnior (Cruzeiro), / Renato Gaúcho (Fluminense), Mano Menezes (Grêmio), Caio Júnior (Palmeiras), Vanderlei Luxemburgo (Santos) e Muricy Ramalho (São Paulo)
 
2006 - 6 - Geninho (Goiás), Mano Menezes (Grêmio), Caio Júnior (Paraná), Vanderlei Luxemburgo (Santos), Muricy Ramalho (São Paulo) e Renato Gaúcho (Vasco)
 
2005 - 2 - Muricy Ramalho (Internacional) e Abel Braga (Fluminense)
 
2004 - 3 - Antônio Lopes (Coritiba), Celso Roth (Goiás) e Ivo Wortmann (Juventude)
 
2003 - 5 - Paulo Bonamigo (Coritiba), Vanderlei Luxemburgo (Cruzeiro), Muricy Ramalho (Internacional), Abel Braga (Ponte Preta) e Leão (Santos)
 
Manutenção de técnicos no BrasileirãoEm apenas três temporadas, os campeões tiveram trocas no comando. Além de 2005, o Santos em 2004 e o Flamengo em 2009 optaram por mudanças e se deram bem. O time que mais vezes manteve o treinador no atual formato é o Cruzeiro, em sete ocasiões (Vanderlei Luxemburgo em 2003, Dorival Júnior em 2007, Adilson Batista em 2008 e 2009, Celso Roth em 2012 e Marcelo Oliveira em 2013 e 2014).
 
Já o técnico recordista de manutenções ao longo do campeonato tem um número impressionante: Muricy Ramalho foi mantido em nove temporadas. Duas no Internacional (2003 e 2005), quatro no São Paulo (2006, 2007, 2008 e 2014), uma no Fluminense (2010) e duas no Santos (2011 e 2012). Luxemburgo vem logo atrás, com seis vezes: uma no Cruzeiro (2003), duas no Santos (2006 e 2007), uma no Palmeiras (2008), uma no Flamengo (2011) e uma no Grêmio (2012).
 
Fonte: Futpédia

NOTICIAS

Ronaldinho: "Lembro com carinho da assistência para o primeiro gol de Messi"

LUCAS DUARTE
 
11/11/2015 14:00
O craque brasileiro fala sobre a atualidade esportiva do FC Barcelona e comenta sobre alguns nomes do atual elenco do Barça. Imperdível! 

Sobre Neymar Jr, afirmou: "É um fenômeno e é um orgulho ver outro brasileiro fazer história"

Ronaldo de Assis Moreira, o popular Ronaldinho Gaúcho, segue de perto a atualidade esportiva do FC Barcelona. Um dos maiores ‘camisa 10’ da história do Barça atendeu os meios de comunicação do clube para uma entrevista exclusiva e, nessa primeira parte, fez uma avaliação sobre a equipe e alguns nomes que compõem a o atual elenco azul-grená.
Especialmente o de Leo Messi. “É muito legal ver o crescimento dele como atleta”, afirmou Ronaldinho, que foi um dos ‘padrinhos’ do início da carreira do argentino, que começou a virar uma lenda do futebol mundial com a ajuda do gênio brasileiro. “Lembro com carinho da assistência que dei para o primeiro gol dele”, revelou.
Ronaldinho também falou sobre o seu compatriota Neymar Jr. “Pode chegar a ser o melhor do mundo. É um fenômeno e é uma alegria ver outro brasileiro fazer história”. 

Outros companheiros

O craque brasileiro vestiu a camisa do FC Barcelona entre 2003 e 2008. Cinco anos nos quais teve a oportunidade de coincidir com diversos nomes que de um modo ou outro ainda estão no elenco do Barça. O primeiro deles, Luis Enrique, atual técnico do clube, que disse adeus ao futebol jogando ao lado do brasileiro. “Será um dos melhores técnicos do mundo”, afirmou.
Também destacou o talento do meia Andrés Iniesta. “Hoje vejo ele jogar e me lembra muito o Xavi. Sempre teve muita qualidade. Começou muito jovem conosco e agora é um orgulho ver como faz história”, concluiu. No próximo sábado, você verá a entrevista completa com o craque brasileiro. Aguarde!

PALMEIRAS

Palmeiras autorizou camisa que causa briga entre Adidas e WTorre

Pedro Lopes
Do UOL, em São Paulo
  • Divulgação
    Símbolo retratando o Allianz Parque causou briga entre Adidas e WTorre
    Símbolo retratando o Allianz Parque causou briga entre Adidas e WTorre
A Adidas, patrocinadora do Palmeiras, protocolou na última semana sua defesa em ação da WTorre que a proíbe de comercializar uma camiseta utilizando imagem do Allianz Parque. A empresa está proibida por uma liminar da 20ª Vara Cível de São Paulo de explorar a marca do estádio, e alega, dentre outros argumentos, que obteve aprovação do alviverde para a camiseta que causou a briga.
Em uma troca de e-mails no dia 10 de junho de 2014, o então diretor de marketing do alviverde Marcelo Giannubilo comunica representante da Adidas que o desenho a ser impresso na peça de roupas foi aprovado pelo presidente Paulo Nobre – o design, que mostra um desenho estilizado do Allianz e as palavras "La Nostra Casa" está anexo à correspondência.
Para proibir a veiculação a WTorre alegou que a Adidas está explorando o estádio sem autorização, pagamento dos royalties e que, principalmente. danifica a imagem do estádio ao não utilizar o logotipo e o nome oficial, escolhido após um acordo de naming rights de R$ 300 milhões.
UOL Esporte teve acesso ao contrato de naming rights – nele, a WTorre se obriga a lutar, inclusive judicialmente, para que a nomenclatura "Allianz Parque" seja utilizada em todos os produtos e mídias que se refiram ao estádio. O Palmeiras, por sua vez, sequer é parte no acordo, que é firmado entre a construtora, a seguradora Allianz e a administradora AEG.
Ao não incluir o Palmeiras, o acordo não gera a mesma obrigação de zelo para o clube. A WTorre, entretanto, anexou no processo uma carta, datada de 26 de abril de 2013, assinada pelo presidente Paulo Nobre, na qual o alviverde se compromete a "solicitar que terceiros, inclusive patrocinadores, identifiquem o Complexo da Arena pela nomenclatura oficial", mas não se responsabiliza por omissões destes terceiros.
O artigo 4.1 da escritura de cessão de uso de superfície - acordo firmado entre Palmeiras e WTorre sobre o estádio -  diz que o "direito de exploração do nome e imagem da Arena, inclusive com a utilização do símbolo da Proprietária (Palmeiras), desde que em conjunto com o nome ou imagem da Arena, serão de exclusividade da Superficiária (WTorre)". Em outras palavras, a Adidas precisava ter pedido autorização à WTorre.
Procurados pela reportagem através de suas assessorias de imprensa, nem a WTorre nem o Palmeiras quiseram comentar o assunto. A Adidas não respondeu até a publicação da matéria.
Mal estar
Divergências antigas dominam as relações entre Palmeiras e WTorre: o clube e a construtora discutem em um processo de arbitragem o número de cadeiras às quais cada um tem direito, contratualmente. O alviverde quer ceder 10 mil, enquanto construtora quer ter controle de 100% dos assentos. Os shows de música no local, que as vezes danificam o gramado, também já foram alvo de discussões.
Além disso, a empresa colocou na discussão o fato dos descontos que são dados pelo Avanti, argumentando que a prática dificulta a venda por um valor maior. O Palmeiras, no entanto, entende ter o direito de ter relacionamento com seu sócio-torcedor. O Avanti é sucesso absoluto, foi destaque em uma arrancada em 2015 e está entre os três maiores programas do país.
A Real Arenas enfrenta um pedido de falência na Justiça, mas descarta abrir mão do direito de exploração do estádio. No final de agosto a empresa disse ao UOL Esporte que não recebeu propostas e não pretende vender sua participação.

GUARATUBA

Guaratuba deverá sediar um grande Evento de Paraquedismo. Almir Troyner estará nos próximos dias se reunindo com Pilotos e Paraquedistas.
Guaratuba tem sido escolhido para os grandes eventos devido o Crescimento da cidade, apoio da Prefeitura municipal e pela posição Geográfica.
Quem ganha com esses eventos sem duvida são os nosso empresários e também o comercio em geral, que sofrem muito na baixa temporada e sem duvida uma atração a mais ao nosso Povo.

CORINTHIANS

EXCLUSIVO: Confira quem pode chegar e sair do Timão em 2016 - Por Raony Coronado


A diretoria do Timão começou o planejamento para 2016. A cúpula alvinegra sabe que encontrará dificuldades na próxima temporada, visto que o calendário do futebol será prejudicado por conta das Eliminatórias para a Copa do Mundo, amistosos da Seleção, Copa América, que terá uma edição especial, e Olimpíadas.

De olho na conquista da Libertadores, o Corinthians pensa em reforçar o elenco. No entanto, alguns jogadores também podem deixar o Parque São Jorge, em caso de grandes oportunidades para o exterior, ou que tragam um retorno financeiro interessante ao clube.

Confira a lista de quem pode chegar e quem deve deixar o Corinthians:

QUEM PODE CHEGAR:

Alguns atletas já foram especulados para vestir a camisa do Timão na próxima temporada: 

- ANDRÉ (Sport)
- CAMILO (Chapecoense)
- RODNEI (Ponte Preta)
- FERNANDO BOB (Ponte Preta)
- CLAYTON (Figueirense),
- TEVEZ (Boca Juniors), 
- ALAN MINEIRO (Bragantino) 
- BRUNO (Bragantino).

QUEM DEVE SAIR: 

- EDU DRACENA (Palmeiras)
- ROMERO (Deve ser negociado)
- MALCOM (Clubes ingleses já procuraram o jogador)
- FELIPE (Proposta de clubes da Itália e Alemanha)
- RALF (Não renovou até o momento)

Raony Coronado 

LUTO

Filho de dois anos do atacante Keirrison morre em hospital de Curitiba

Morte do menino de dois anos foi nesta quarta-feira e teria ocorrido em decorrência de problemas respiratórios. Velório e sepultamento serão nesta quarta, em Curitiba

Por Curitiba
O filho do atacante Keirrison, do Coritiba, morreu na madrugada desta quarta-feira, em Curitiba. Segundo informações da assessoria do Hospital Vita, Henri Lucca Buss Carneiro, de dois anos, foi internado na madrugada desta quarta-feira em estado grave e levado direto para o atendimento de urgência. A família do menino não autorizou a divulgação do boletim médico, mas a causa da morte seria em decorrência de problemas respiratórios. O corpo está sendo velado no Cemitério Jardim da Saudade e será sepultado às 17h, no mesmo local.
Henri Lucca é o segundo filho de Keirrison. O ex-empresário do jogador, Marcos Malaquias, comunicou em seu perfil no Facebook sobre a morte. 
 - É com muita tristeza que comunico o falecimento do filho de Keirrison. Deus conforte sua família. 
O Coritiba também publicou uma nota de pesar pela morte do menino em seu site oficial. 
- A diretoria coxa-branca, em nome de atletas, comissão técnica e corpo funcional, transmite suas condolências à família de Keirrison e do pequeno Henri.
Vários jogadores que atuaram com Keirrison postaram mensagens de solidariedade ao jogador e sua família. 
Keirrison Coritiba (Foto: Giuliano Gomes / PR Press)Keirrison está afastado do grupo principal do Coritiba há duas semanas (Foto: Giuliano Gomes / PR Press)
Keirrison está afastado do grupo principal do Coritiba desde que pediu para não ser relacionado para o jogo com o Figueirense, na 33ª rodada do Brasileiro. Ele reclama dos atrasos salariais e promessas não cumpridas pela diretoria. 

SELEÇÃ0 BRASILEIRA

Careca "substitui" Oliveira na Seleção, e torcida faz histeria por Neymar

Auxiliar pontual participa de rachão no lugar do centroavante, que treina só com portas fechadas; cerca de 200 torcedores fazem coro incansável por craque do Barça

Por São Paulo
Neymar treino Brasil Arena Corinthians (Foto: André Mourão / MoWA Press)Neymar faz malabarismo com a bola para alegria da torcida (Foto: André Mourão / MoWA Press)
Todos os olhares (e gritos) no treinamento da Seleção tinham um alvo: Neymar. O craque do Barcelona voltou após cumprir suspensão imposta na Copa América nos dois primeiros jogos das eliminatórias (Chile e Venezuela). Disparado o jogador mais assediado pelos aproximadamente 200 torcedores, na parte aberta da atividade desta quarta-feira, na Arena Corinthians, o camisa 10 ignorou os fãs na maior parte do tempo. 
Foi o último treino do Brasil, na véspera do clássico com a Argentina, nesta quinta-feira, às 22h (de Brasília), no Monumental de Nuñez. A delegação viaja nesta tarde para Buenos Aires.
Em campo, Dunga dividiu dois times apenas figurativos para o rachão. Ricardo Oliveira fez alongamento e não participou dessa atividade. Na segunda-feira, o centroavante do Santos havia ficado na academia. 
Por isso, ele foi "substituído" por Careca, ex-jogador e auxiliar pontual, no trabalho descontraído. O goleiro Alisson, titular na vitória por 3 a 1 sobre a Venezuela, também ficou fora do rachão e treinou separado com o preparador Taffarel.
Careca kaká treino Seleção Brasil Arena Corinthians (Foto: André Mourão / MoWA Press)Ídolos do São Paulo juntos: Kaká e Careca conversam durante o treino do Brasil (Foto: André Mourão / MoWA Press)
Durante o treinamento, corintianos fizeram coro de "Timão" e vibraram com lances de Elias, Renato Augusto e Cássio. Também houve gritos tímidos de "fora" durante a saída de Dunga do gramado. O técnico trata uma suposta ameaça ao cargo como especulação.
Na parte final da atividade, Neymar, David Luiz e Luiz Gustavo aprimoraram penalidades. O camisa 10 adotou estilo parecido ao demonstrado em jogos do Barça: um passo de distância para efetuar as cobranças. Lucas Lima, David Luiz, Willian e Douglas Costa também treinaram faltas em Cássio e Jefferson.
Sem dar pistas sobre o time titular, Dunga tem a equipe definida na cabeça. Há três dúvidas: no gol, Alisson é o favorito na disputa com Jefferson e Cássio. Na lateral direita, Danilo (Real Madrid) e Daniel Alves (Barcelona) são as opções. Na frente, Willian e Douglas Costa devem continuar. Assim, Oscar ou Ricardo Oliveira podem perder a vaga para Neymar.
Um possível time para encarar a Argentina é o seguinte: Alisson (Jefferson e Cássio); Daniel Alves (Danilo), Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias, Willian e Douglas Costa; Neymar e Ricardo Oliveira (Oscar ou Lucas Lima).
Depois do clássico com a Argentina, o Brasil enfrentará a seleção do Peru, na próxima terça-feira (17), às 22h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Os ingressos para o jogo estão esgotados. O time de Dunga é o quinto colocado, com três pontos, na tabela das eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.
Treino Seleção Brasil Arena Corinthians (Foto: André Mourão / MoWA Press)Time de colete venceu rachão no treinamento da Seleção, na Arena Corinthians (Foto: André Mourão / MoWA Press)

SELEÇÃO BRASILEIRA

Dunga brinca com golaço de Neymar no Barça: "Por que não faz comigo?"

Técnico usa bom humor, ao ser perguntado sobre obra prima do craque contra o Villarreal, e vê camisa 10 da Seleção acima de Messi e Cristiano Ronaldo em 2015

Por São Paulo
Dunga coletiva brasil são Paulo (Foto: André Mourão / Mowa Press)Dunga fez brincadeira sobre golaço de Neymar (Foto: André Mourão / Mowa Press)
Neymar está acima de Messi e Cristiano Ronaldo em 2015, na visão do técnico Dunga. O craque voltará para a Seleção com moral, por conta dogolaço marcado na vitória do Barcelona, por 3 a 0, sobre o Villarreal – ele marcou duas vezes no jogo. Antes, cumpriu suspensão recebida ainda na Copa América.
O golaço do craque do Barça gerou uma pergunta em tom de brincadeira por parte do treinador da Seleção, na véspera do clássico com a Argentina, nesta quinta-feira, às 22h (de Brasília), no Monumental de Nuñez, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
– Pensei: por que ele não faz comigo ? (risos). Essas coisas tornam o futebol bonito. Foi um gol plástico. Mas como diria o Dadá: gol é gol. Isso é o mais importante. Se for bonito, melhor ainda – afirmou, na última resposta da entrevista coletiva desta quarta-feira, na Arena Corinthians.
Dunga explicou a preferência por Neymar a Messi e Cristiano Ronaldo na temporada fazendocomparação aos números dos três na temporada
– Por números e estatísticas, o Neymar está demonstrando um aproveitamento superior. O Messi se machucou recentemente, o Cristiano Ronaldo tem cobrança para repetir agora o que fez no ano passado, e o Neymar vem em crescimento constante no Barcelona. Ele tem correspondido à expectativa sem o Messi no Barcelona e vive um bom momento – disse Dunga.
O técnico tratou como "especulação" uma pergunta sobre ter seu cargo ameaçado. Também nesta sexta-feira, Tite disse que não trocaria o Corinthians pela Seleção.
– Tem que ter assunto. É normal. Iniciamos um trabalho na Seleção, com dois jogos de eliminatórias, agora mais dois. Sobre divisor de águas, falamos em trabalho de longo prazo. E aí em dois jogos queremos resolver todos problemas anteriores. Ninguém é mágico. Tem de ter repetição, trabalho e treino. Alguns jogadores chegaram segunda, treinamos terça, quarta e vamos jogar. A dificuldade aumenta e é um desafio enorme superar tudo isso – disse Dunga.
Dunga durante coletiva da seleção brasileira (Foto: André Mourão / MoWA Press)Dunga vê Neymar acima de Messi e Cristiano Ronaldo em 2015, e faz brincadeira sobre golaço do brasileiro (Foto: André Mourão / MoWA Press)
O treinador descartou favoritismo brasileiro por conta dos desfalques do próprio Messi, além de Tevez e Aguero na Argentina, e projetou mais dificuldade ao Brasil justamente por isso. 
– É clássico. Não tem favorito. O time se supera nas dificuldades. Na teoria, sim, estamos em um bom momento, crescendo, e eles caindo de produção. Mas é clássico e tudo pode acontecer – disse.
Como esperado, o comandante da Seleção não confirmou o time titular, apesar de ter a definição na cabeça. Alisson, titular na vitória por 3 a 1 sobre a Venezuela, e Jefferson, que atuou na derrota por 2 a 0 para o Chile, são os favoritos no gol. Cássio é a outra opção. Na frente, a dúvida é sobre quem perde a vaga para a volta de Neymar. Douglas Costa e Willian, inicialmente, são favoritos para continuar, enquanto Oscar ou Ricardo Oliveira podem perder lugar.
Depois do clássico com a Argentina, o Brasil enfrentará a seleção do Peru, na próxima terça-feira (17), às 22h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Os ingressos para o jogo estão esgotados. O time de Dunga é o quinto colocado, com três pontos, na tabela das eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.
Neymar treino seleção brasileira São Paulo (Foto: André Mourão / MoWA Press)Neymar com moral na Seleção de Dunga, após golaço pelo Barça  (Foto: André Mourão / MoWA Press)
Confira os principais trechos da entrevista coletiva de Dunga:
PRESSÃO NO CLÁSSICO
A pressão é a mesma. Começamos com uma vitória e uma derrota. Nunca foi fácil eliminatória para o Brasil e para outros times. A tendência é ter mais dificuldade, pela experiência dos jogadores que estão na Europa. Pressão sempre vai existir. Qualquer coisa que acontece, vem a pressão. Não falamos em trabalho. E aí você vê o quanto é importante resultado na Seleção.
DESFALQUES ARGENTINA TORNAM SELEÇÃO FAVORITA
Joga em casa, foi vice-campeã Mundial e tem vários grandes jogadores, com um trabalho de 10 anos. Isso demonstra a dificuldade. Não tivemos Neymar nos dois primeiros jogos e nem por isso falaram que o adversário teria vantagem. Não há favoritismo. Toda seleção tem jogador de reposição.
BOM RETROSPECTO PESSOAL CONTRA ARGENTINA
Não é minha superioridade, mas dentro de campo os jogadores atuaram bem e venceram. Cada jogo é uma história. É um jogo especial por essa rivalidade. Cada jogo tem a sua história.
CRISTIANO RONALDO, MESSI E NEYMAR NO ANO
Por números e estatísticas, o Neymar está demonstrando um aproveitamento superior. Messi machucou recentemente, o Cristiano Ronaldo tem cobrança para repetir o que fez no ano passado,, e o Neymar vem em crescimento constante no Barcelona. Ele tem correspondido à expectativa sem o Messi no Barcelona e vive um bom momento.
TIME TITULAR
Tivemos um dia de treino (risos). Na cabeça tenho uma ideia do que vou fazer e o treino confirma o que você pode usar. Os jogadores precisam fazer o que fazem nos clubes, para me dar segurança e eu ter erro mínimo. Se chegar e jogar de forma diferente, atrapalha um pouco. Meu pai não está aqui mais, mas falava que era para jogar diferente na Seleção, e eu dizia: “Pai, eu não posso mudar característica. Se o treinador me escolheu, tenho de fazer o que vinha fazendo no clube”.
ESPECULAÇÃO DE CARGO AMEAÇADO / CLÁSSICO DIVISOR DE ÁGUAS
Você mesmo respondeu a tua pergunta: especulação. Especulação não tem o que falar. Tem que ter assunto. É normal. Iniciamos um trabalho na Seleção, com dois jogos de eliminatórias, agora mais dois. Sobre divisor de águas, falamos em trabalho de longo prazo. E aí em dois jogos queremos resolver todos problemas anteriores. Ninguém é mágico. Tem de ter repetição, trabalho e treino. Alguns jogadores chegaram segunda, treinamos terça, quarta e vamos jogar. A dificuldade aumenta e é um desafio enorme superar tudo isso.
TORCEDOR INCRÉDULO COM A SELEÇÃO
Não acredito em torcida contra a seleção brasileira. Há desconfiança normal com tudo que acontece no Brasil, e no mundo também. Há expectativa e cobrança acima do normal. Tem de saber trabalhar. Duvido e aposto que o torcedor não torce contra a seleção. Pode estar insatisfeito. A Seleção é igual a um filho: você pode dar bronca, mas jamais vai deixar de amar seu filho.
TIME DEFINIDO OU AGUARDA ATÉ ÚLTIMO MOMENTO
O time está na minha cabeça definido. Quem está aqui tem de estar concentrado na Seleção. Alto rendimento. É bom falar a vocês: não sou pai de ninguém, sou profissional. Todos precisam ser assim: pensar em fazer o melhor e jogar assim. Falamos de mudanças no futebol e vejo comentários que treinador tem de ser pai. Não, tem de ser profissional, com orientação.
O QUE ESPERA DO AMBIENTE DO CLÁSSICO
Temos conversado que tem essa rivalidade, mas o jogador brasileiro sabe fazer uma coisa: jogar futebol. Tem de se concentrar nisso. Sabemos que terá pressão da torcida, porque vivem momento delicado, mas há grandes jogadores do outro lado. Futebol tem evoluído e há respeito profissional. Antes era uma guerra, agora é jogo profissional. Tem respeito mútuo. Eles levam o relacionamento dos clubes com respeito para os jogos. Vão jogar firme e duro, querem ganhar do Brasil, assim como nós queremos vencer a Argentina. Temos de estar preparados para superá-los. Vai depender do que apresentarmos em campo.
ALISSON PREPARADO PARA PEGAR ARGENTINA
Todos que estão aqui têm condição de jogar. Se achar que com 23 ou 20 anos não pode jogar, não convocaria. Todos estão prontos. Taffarel jogou muito novo e está aí. Há tantos outros. Não cito Pelé porque é mito e não se faz comparação.
ELIAS MUDANÇA DE ATUAÇÃO ENTRE CORINTHIANS E SELEÇÃO
Tem a mesma liberdade do Corinthians. Não muda nada. Para relembrar, o Elias estava na reserva quando ele foi convocado. É característica do jogador. Se ele faz essa infiltração, não dá para fazer ele mudar. Se o jogador é individualista, se joga com dois toques, não se muda a característica. Apenas se aproveita.
ARGENTINA EM DIFICULDADE É PIOR 

Na teoria, melhor pegar o time em dificuldade. Mas se tratando de uma grande seleção, eles tiram algo de dentro de si, porque entram mais concentrados para jogar coletivamente. Vai tirar o orgulho de dentro e tudo complica.
SELEÇÃO É NEYMAR E MAIS 10
É Neymar e mais 22. Do contrário, como ficaríamos nos primeiros jogos? Tem de criar uma forma de superar desfalque.
OPÇÃO DE PREPARAÇÃO EM SÃO PAULO 
Por logística, pela facilidade que todos jogadores têm de chegar a São Paulo e do aeroporto ficar perto do CT (Joaquim Grava). A programação tem uma série de fatores. O futebol está profissionalizado. Quando você é autêntico, as vezes não é compreendido. Há muitos aspectos no futebol. O primeir é a técnica: a facilidade dos jogadores de chegarem a São Paulo.
MARCAÇÃO ESPECIAL NO NEYMAR
Os treinadores conhecem os jogadores. Ele (Tata Martino) teve convívio com Neymar, mas você nunca sabe o que vai fazer... ou melhor, até sabe, mas tem de saber o momento da jogada. Depende do raciocínio rápido para fazer a marcação. Tem uma criatividade fantástica. Muito difícil de marcar. Sempre acredito que um só para marcar jogadores de talento é pouco. A equipe tem de marcar coletivamente.
GOLAÇO DO NEYMAR 
Pensei: por que não faz comigo (risos). Essas coisas fazem o futebol bonito. Um gol plástico. Mas como diria o Dadá: gol é gol. É o importante. Se for bonito, melhor ainda. 

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...