quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CORINTHIANS



Construtora do estádio optou por qualificar funcionários em vez de demitir e contratar especialistas. Cobertura está prestes a ser colocada em Itaquera


Acabamento Arena Corinthians (Foto: Leandro Canônico/GLOBOESPORTE.COM)Banheiros já estão em fase de acabamento
(Foto: Leandro Canônico/GLOBOESPORTE.COM)
Perto de atingir 50% do projeto, a Arena Corinthians já está em fase de acabamento em diversos pontos da obra. Ao caminhar pelo canteiro em Itaquera, na zona leste de São Paulo, é possível observar que há muitos operários dedicados aos detalhes. E outros passando por especialização para ajudar nessa fase.
Como o serviço para algumas áreas já terminou, a Odebrecht, construtora responsável pela construção do estádio do Corinthians, optou por dar qualificar alguns funcionários em vez de demiti-los e contratar especialistas em acabamento. O responsável pela instrução é Jonadarque Santos Oliveira, do Senai.
- A construtora selecionou alguns pedreiros para que nós, do Senai, pudéssemos qualificar. É uma opção interessante, porque em vez da demissão há a preparação desses operários. Ainda mais para uma função que não temos muitos profissionais disponíveis, que é a de acabamento – falou o instrutor.
O objetivo da Odebrecht é formar mais 200 pedreiros de acabamento para auxiliarem na fase final da obra, com entrega prevista para dezembro de 2013. Como incentivo aos escolhidos, a empresa dá 4% de aumento no começo do curso e mais 4% depois de três meses, caso eles sejam aprovados e sigam na obra.
- Já estamos com 95% dos pré-moldados de concreto fabricados e 75% deles instalados. Até o final do ano vamos estar com tudo nessa área pronto. Aí vamos a todo vapor na parte do acabamento, mas já estamos tendo finalizações importantes nesse sentido – falou Frederico Barbosa, gerente de operações da construtora.
Acabamento Arena Corinthians 2 (Foto: Leandro Canônico/GLOBOESPORTE.COM)Área dos camarotes também passa por acabamento (Foto: Leandro Canônico/GLOBOESPORTE.COM)
Atualmente, alguns pilares de sustentação das arquibancadas já estão em fase de acabamento, assim como banheiros, paredes e a área dos camarotes. Dentre os próximos objetivos no planejamento da obra estão o início da colocação da cobertura do estádio. A estrutura pré-moldada já está em andamento em solo.
A partir do momento que a construtora receber a autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e do Corpo de Bombeiros para levantar o guindaste de 140 metros na obra, a estrutura da cobertura começará a ser colocada. A meta é terminar até dezembro essa etapa.
Arena Corinthians Vista geral (Foto: Leandro Canônico/GLOBOESPORTE.COM)Arena Corinthians está perto de 50% do projeto (Foto: Leandro Canônico/GLOBOESPORTE.COM)

 

NOTICIAS



'Soube imediatamente que essa era a equipe perfeita', lembra novo goleiro 
do Queens Park Rangers. Presidente diz que clube sempre será sua casa

Julio César despedida Inter de Milão (Foto: Reprodução / Twitter)Julio César não conteve o choro (Foto: Twitter)
Foi com muita emoção que o goleiro Julio César se despediu da torcida do Internazionale de Milão. Nesta quinta-feira, antes do apito inicial da partida contra o Vaslui, pela Liga Europa, o reforço do inglês Queens Park Rangers se reuniu com o time, acenou para a torcida e teceu algumas palavras de dentro do gramado do Giuseppe Meazza. Ao lado dos filhos, ele não conseguiu conter o choro ao ouvir os gritos das arquibancadas.
- Quero agradecer aos fãs e ao presidente Moratti por esses sete anos maravilhosos. Quando eu cheguei era um cara simples, e ele me acolheu com grande entusiasmo. O Roberto Mancini (ex-técnico) confiou em mim. Eu soube imediatamente que essa era a equipe perfeita. Trabalhei duro, e ganhamos muito juntos a partir do scudetto (Campeonato Italiano) de 2006 - disse, seguido de uma pequena homenagem do mandatário Massimo Moratti.
- É triste para nós, mas também irá motivá-los a ter um bom desempenho. Nós gostamos muito deles, e o Inter sempre será suas casas - afirmou Moratti, também referindo-se ao lateral brasileiro Maiconde saída para o Manchester City.
Julio César despedida Inter de Milão (Foto: Agência AP)Julio César andou pelo gramado do Giuseppe Meazza com os filhos (Foto: Agência AP)
Julio César foi anunciado na última quarta-feira pelo Queens Park Rangers. Aos 32 anos, ele assinou contrato até junho de 2016 com o clube londrino e tem estreia prevista contra o poderoso Chelsea, no dia 15 de setembro, pela 4ª rodada do Campeonato Inglês.
Na mesma quarta, o Internazionale de Milão emitiu um comunicado destacando o brasileiro como "um dos melhores goleiros da história do clube". Ele atuou em 300 jogos por sete temporadas e conquistou 14 títulos pelo clube, com destaque para o Mundial de Clubes de 2010, a Liga dos Campeões do mesmo ano e os cinco títulos italianos, sendo o último em 2009/10. Foi no futebol italiano que Júlio garantiu o posto de um dos melhores goleiros do mundo e ganhou a vaga de titular da seleção brasileira.
- Obrigado, Julio, por lutar ao nosso lado pela Itália, Europa e pelo mundo. Por gritar com alegria, seu gesto inconfundível após o apito final em uma partida sem sofrer gols. Obrigado por nos proteger em campo e fora dele também - disse o clube.
Julio César despedida Inter de Milão (Foto: Agência AP)Julio César manda beijos para a torcida do Inter de Milão (Foto: Agência AP)

LONDRES 2012



Paulista bate o próprio recorde e, com folga, leva a primeira medalha de ouro do Brasil nas Paralimpíadas de Londres

Depois de ter avançado com folga nas eliminatórias dos 50m livre da categoria S5, o brasileiroDaniel Dias confirmou o favoritismo e nadou sem dificuldade rumo à medalha de ouro na final disputada nesta quinta-feira no Centro Aquático de Londres. Com 32s05, Daniel ainda alcançou o novo recorde mundial e aposentou a marca anterior (32s27), que ele havia registrado em 2010. A vitória inédita nos 50m livre, categoria em que levou a prata em Pequim-2008, é o primeiro passo da campanha que pode transformá-lo no maior campeão paralímpico do Brasil.
- Eu estou muito feliz, mas quero continuar nadando bem, ainda tenho muitos dias de competição pela frente. Mas é emocionante conquistar a primeira do Brasil, estou realmente muito empolgado - disse, em entrevista ao SporTV.
Daniel Dias vibra ao conquistar o primeiro ouro do Brasil em Londres (Foto: Buda Mendes / CPB)Daniel Dias vibra ao conquistar o primeiro ouro do Brasil em Londres (Foto: Buda Mendes / CPB)
Atual detentor do título de maior campeão paralímpico brasileiro, Clodoaldo Silva manteve a quinta posição das eliminatórias desta manhã, mas melhorou o tempo e cumpriu a prova em 34s99. Principal adversário dos brasileiros, o espanhol Sebastian Rodriguez conquistou a medalha de prata (33s44) e deixou o bronze para o americano Roy Perkins (33s69).
Com os nove pódios na China, a vitória nesta quinta-feira e mais sete chances de medalha em Londres, Daniel pode se consolidar como maior atleta paralímpico da história do Brasil, caso consiga superar as 13 medalhas do colega Clodoaldo Silva e da ex-velocista Ádria Santos.
No Parapan de Guadalajara, no ano passado, Daniel Dias teve 100% de aproveitamento e fechou sua participação com 11 ouros em 11 provas. Em Pequim-2008, na estreia em Jogos Paralímpicos, o atleta de Campinas, no interior de São Paulo, conquistou nove medalhas - quatro de ouro. O paulista subiu ao lugar mais alto do pódio nas modalidades 100m e 200m livre, e 50m costas, na categoria S5, e 200m medley SM5.
 Clodoaldo conquistou o ouro nos 50m livre em Atenas-2004, mas na categoria S4. O nadador de 33 anos teve sua funcionalidade reavaliada para Pequim-2008 e foi reclassificado para a categoria S5. A mudança de classe, que foi contestada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro sem sucesso, refletiu no desempenho do atleta durante a competição: apenas uma prata e um bronze em provas de revezamento, pouco para quem havia conquistado seis ouros e uma prata quatro anos antes.
- Quando competi em Atenas, as pessoas não sabiam o que era esporte paralímpico. Então, fico muito feliz por ter contribuído para mudar essa realidade, por ter aberto portas para os novos atletas brasileiros. Com o resultado de hoje, fico ainda mais incentivado a lutar para melhorar meu tempo - disse Clodoaldo, em entrevista ao SporTV.
De acordo com a defesa de Clodoaldo, a paralisia cerebral que o nadador possui não é progressiva, nem regressiva. Por isso, mesmo que o nadador melhore sua performance técnica, a deficiência permanece no mesmo nível. Apesar do argumento não ter sido aceito, o “Tubarão das Piscinas” decidiu competir em Pequim e, além dos 50m livre, disputa mais três provas em Londres pela S5: 100m e 200m livre, e 50m borboleta. Cinco recordes mundiais estabelecidos por Clodoaldo na classe S4 ainda não foram quebrados: 50m, 100m e 200m livre, 50m borboleta e 150m medley.
Confira os resultados da final dos 50m livre S5 masculino:
1) Daniel Dias (BRA): 32s05 (recorde mundial)
2) Sebastian Rodriguez (ESP): 33s44
3) Roy Perkins (EUA): 33s69
4) Dmytro Kryzhanovskyy (UCR): 34s97
5) Clodoaldo Silva (BRA): 34s99
6) Anthony Stephens (GRA): 35s74
7) Thanh Tung Vo (VIE): 36s05
8) Andrew Mullen (GRA): 38s08
 Joana Neves fica em quarto na final feminina
 Estreante em Paralimpíadas, a brasileira Joana Neves ficou em quarto lugar na final feminina dos 50m livre S5. A nadadora potiguar, que alcançou o terceiro melhor tempo geral (38s73) nas eliminatórias, melhorou o tempo e cumpriu a prova em 38s11, batendo sua melhor marca (38s68) e estabelecendo o novo recorde americano da categoria. Apesar disso, não conseguiu superar as favoritas.
A ucraniana Nataliia Prologaieva manteve a dianteira e conquistou o ouro, com 35s88, e foi seguida de perto pela espanhola Teresa Perales, detentora do recorde mundial e paralímpico, que levou a prata ao cravar 36s50. O bronze foi para a israelense Inbal Pezaro (37s89).
Além dos 50m livre, Joana Neves competirá mais quatro vezes em Londres, nas modalidades de 100m e 200m livre, 50m borboleta e 200m medley. A potiguar foi diagnosticada com acondroplasia, uma das formas mais comuns de forma mais comum de nanismo, com apenas 1 ano e seis meses de vida.
A prática da natação começou por recomendação médica, aos 10 anos, e Joana passou a competir apenas três anos depois. Nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, no ano passado, a brasileira conquistou quatro medalhas de ouro, nos 50m, 100m e 200m livre, e 50m borboleta.
Confira os resultados da final dos 50m livre S5 feminino:
1) Nataliia Prologaieva: 35s88
2) Teresa Perales (ESP): 36s50
3) Inbal Pezaro (ISR): 37s89
4) Joana Neves (BRA): 38s11
5) Viktoriia Savtsova (UCR): 38s50
6) Katalin Engelhardt (HUN): 44s06
7) Simone Fragoso (POR): 44s78
8) Lisette Teunissen (HOL): 44s8
2

CORINTHIANS


DESTAQUES DO JOGO
  • deu certo
    ousadia
    Perdendo o jogo, Abel trocou na etapa final o zagueiro Gum pelo atacante Rafael Sobis. O Flu foi para cima e conseguiu buscar o empate, já perto do fim.
  • deu errado
    Edenílson
    Tite substituiu, aos 27 do 2º tempo, Emerson pelo volante Edenílson. Foi justamente ele que deu condição de jogo a Fred no lance do gol de empate.
  • estatística
    finalizações
    O Flu concluiu a gol quase o triplo que o Timão: 14 a 5. O Corinthians adotou a postura de esperar para contragolpear e teve só 41% da posse de bola.
A CRÔNICA
O duelo entre os dois últimos campeões brasileiros terminou empatado em 1 a 1, nesta quarta-feira, no Engenhão, graças a dois atacantes que se transformaram em desafetos no ano passado, quando eram companheiros de clube. Fred, agora artilheiro do Campeonato Brasileiro, com dez gols, e Emerson marcaram para Fluminense e Corinthians, respectivamente, em confronto quente, cercado de lances mais pesados, cartões e discussões entre os jogadores em campo.
Sábado, contra o Figueirense, lanterna do Brasileiro, em Florianópolis, o Fluminense segue sua perseguição ao Atlético-MG, líder, um ponto à frente (44 a 43) e com um jogo a menos .
- Não foi o resultado que queríamos, mas o Corinthians acabou encaixando um contra-ataque e fez o gol. Importante é que a equipe produziu bem. Estamos no caminho certo - disse o goleiro Diego Cavalieri, em entrevista à Rádio Globo.
Já o Corinthians, depois do empate com o vice-líder, agora terá a missão de enfrentar o Atlético-MG, no Pacaembu, domingo. O Timão soma 25 pontos e aparece em 12º lugar.
- Deixamos a desejar na etapa final e sofremos o gol de empate. Esse ponto está de bom tamanho, mas queríamos a vitória - disse Ralf.
Flu começa melhor, mas Timão é que sai na frente
O Fluminense mostrou um bom futebol contra o Corinthians, principalmente nos primeiros 30 minutos de jogo. Com um toque de bola envolvente e a velocidade de Wellington Nem, o time conseguia abrir espaços na defesa. A primeira grande chance da partida, inclusive, saiu dos pés do atacante, que recebeu ótimo passe de cabeça de Wagner dentro da área, mas parou em grande defesa de Cássio, aos 17.
Mas o resultado no primeiro tempo acabou sendo construído no melhor estilo Corinthians de vencer seus jogos. Com uma defesa forte, desde o meio do campo, procurava neutralizar as principais armas do Fluminense, estabelecidas na criatividade do trio formado por Thiago Neves, Wagner e Wellington Nem. Apesar do bom começo, aos poucos eles foram sendo dominados por seus marcadores.
Fred, Fluminense x Corinthians (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Fred disputa jogada pelo alto com Danilo (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)
Em um jogo quente, com entradas fortes, na maioria das vezes protagonizadas por Emerson, tanto a favor quanto contra, a dificuldade em se aproximar da área adversária e criar jogadas de ataque aumentava a cada minuto. Um erro nesse caso poderia custar caro. E foi o que aconteceu. Aos 36, Wagner perdeu a bola para Ralf no campo de defesa, e o volante tocou para Emerson chutar de esquerda e contar com o desvio em Gum para abrir o placar no Engenhão.
Pivô de uma saída conturbada do clube em 2011, Emerson não provocou com gestos ou declarações o Fluminense depois de fazer o gol. Colocou as mãos no rosto, como costuma fazer. Depois de abrir o placar, até ele diminuiu o nível de adrenalina nos minutos finais do primeiro tempo para amenizar o combate em campo, ficando vítima apenas das vaias dos torcedores do Fluminense.
Abel arrisca na etapa final e consegue o empate
No campo, o Corinthians continuou com seu trabalho de sempre no segundo tempo, e o Fluminense viveu o mesmo sofrimento para conseguir criar jogadas de ataque. Numa boa troca de passes, Jean lançou Bruno, que cruzou para Wellington Nem cabecear com perigo, aos 15 minutos, por cima do gol defendido por Cássio.
Com a clara dificuldade para atacar, o técnico Abel fez uma mudança drástica no time do Fluminense. Ele colocou Rafael Sobis no lugar do zagueiro Gum, que já havia sido advertido com cartão amarelo, e abriu o time, recuando Edinho para a zaga central. A mudança não teve o impacto esperado, mas ainda assim ajudou a criar a primeira oportunidade de Fred no jogo, em ótima cabeçada, que Cássio espalmou, aos 26.
A resposta de Tite para a ousadia de Abel foi a entrada de mais um volante para segurar o resultado. Ele colocou Edenílson no lugar de Emerson para reforçar ainda mais a defesa do Corinthians. Mas não foi suficiente. Em lance de posicionamento de goleador nato, Fred salvou o Fluminense aos 37, empatando o jogo e assumindo a artilharia isolada da competição, com dez gols, impedindo seu desafeto Emerson de sair de campo festejando.

SANTOS



Meia se aborrece após ser chamado de ‘mercenário’ pela torcida, mas pessoas ligadas ao atleta garantem que ele está com ‘cabeça boa’


Mercenário. Esta foi uma das palavras usadas por parte da torcida do Santos para protestar contra Paulo Henrique Ganso após a derrota do time por 3 a 1 diante do Bahia, nesta última quarta-feira, na Vila Belmiro (veja vídeo ao lado). O protesto continuou nesta quinta-feira, quando os muros do CT Rei Pelé amanheceram pichados com a frase "Ganso Fora" seguida de um cifrão, indicando o aumento de salário desejado pelo meia. O clube já pintou os muros e retirou a manifestação.
O GLOBOESPORTE.COM conversou com fontes do Peixe e outras ligadas ao próprio camisa 10 para saber se o novo episódio traria algum efeito prático no futuro do jogador. No lado do clube, a postura segue, ao menos publicamente, sendo a de exigir a multa nacional de R$ 53 milhões para liberá-lo - o Alvinegro tem direito a 45% dos direitos econômicos, enquanto a DIS é dona dos outros 55%. Enquanto isso, pessoas próximas ao atleta relatam muito aborrecimento com os xingamentos (na saída do gramado, o jogador havia dito que era “triste ouvir isso” - assista ao vídeo).
De acordo com uma importante pessoa da direção alvinegra, o Santos não será passado para trás no caso Ganso. Assim como o presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro já deixou claro, nos bastidores, o clube promete não abrir mão do dinheiro a que tem direito. Ainda é lembrada no Alvinegro a declaração de Delcyr Sonda, dono da DIS, de que o jogador não vestiria mais a camisa do Peixe.
- Temos a consciência tranquila. Para o Ganso sair, tem de depositar o dinheiro. O Sonda não falou que ele não jogava mais pelo Santos? Está jogando. Se ele é tão macho, deposita o dinheiro. É simples - define uma fonte, que prefere não se identificar.
Muro Pichado Ganso (Foto: Nirley Sena / Jornal Atribuna de Santos)Muro do CT é pichado: 'Ganso Fora'
(Foto: Nirley Sena / Jornal Atribuna de Santos)
Apesar de ter deixado claro o fim das negociações com o São Paulo em nota oficial, o Peixe já designou Eduardo Vassimon e Alvaro de Souza, integrantes do Comitê de Gestão, para cuidarem do assunto - ou seja, há quem defenda no clube que se o São Paulo aumentar a proposta de R$ 10,7 milhões pelos 45% dos direitos que pertencem ao Santos, as negociações serão reabertas. Dentro do próprio Peixe, aliás, as palavras usadas no comunicado em relação a Ganso não foram unanimidade. 
Nos bastidores, o combinado foi de dar uma trégua na imprensa com o caso Ganso. Tudo porque a declaração do técnico Ney Franco, do Tricolor, de que já rabiscava o time com o meia pegou muito mal na Vila Belmiro - o próprio treinador já se desculpou pelas palavras.
Enquanto isso, Ganso segue com cabeça boa, como o próprio atleta já declarou, mas muito chateado com os novos episódios, segundo fontes que preferem não ser reveladas.
Apesar de não tomar nenhuma decisão com base nestes protestos, o clima criado após a derrota para o Bahia ajuda a fortalecer o pensamento do atleta de que o melhor para o seu futuro é deixar o Santos. Segundo estas mesmas pessoas, as chances de ele sair são de 50%.
Ganso quer definir o mais rápido possível seu futuro para novamente ter tranquilidade e poder voltar a render seu futebol. Hoje, o meia tem cinco jogos pelo Santos no Brasileirão e pode fazer mais uma partida antes de estourar o limite, que o impediria de atuar por outro clube da Série A. No passado recente, o atleta até ficou inclinado a renovar com o Peixe, mas o vazamento de informações na imprensa sobre a negociação voltou a minar tal possibilidade.
Com contrato até fevereiro de 2015, o futuro do jogador ainda é obscuro, mas está próximo de uma definição. A esperança é de que até a próxima semana, quando o Peixe já terá enfrentado o Sport, domingo, na Ilha do Retiro, a novela ganhe um ponto final
.

PALMEIRAS



Técnico diz que não há muito o que fazer dentro de campo, e que recuperação terá de ser na base da conversa


A queda de rendimento do Palmeiras após o título da Copa do Brasil é notória. No Campeonato Brasileiro, a zona de rebaixamento é uma realidade cada vez mais presente, e o técnico Luiz Felipe Scolari busca explicações para as recentes derrotas na competição.
Após o revés por 3 a 0 diante da Portuguesa, no Canindé, Felipãoidentificou vários detalhes que resultaram em um jogo considerado desastroso – não só pelo número de gols sofridos, mas também pela falta de confiança demonstrada em alguns momentos.
Por isso, o treinador tenta fazer um trabalho mais psicológico do que técnico, até pela falta de tempo hábil no cotidiano alviverde. A equipe já volta a jogar no sábado, contra o Grêmio, no Pacaembu. São apenas 16 pontos somados em 20 rodadas.
– Na parte técnica não tem muito o que fazer, eles estão preparados há tempos. Isso tudo passa mais por pequenas correções de posicionamento e pelo aspecto de confiança, de fazer o resultado acontecer. É não ter medo de fazer algo. Já estamos embaralhados mesmo, então se não tentarmos arriscar, mudar, nada vai acontecer – alertou Felipão.
O técnico diz ter identificado alguns problemas que podem ser corrigidos a curto prazo. Ele detectou uma queda geral depois do título, mas não conseguiu dizer o motivo exato para isso.
Não vamos nos esconder atrás das lesões. São dificuldades normais"
Felipão
– Isso ou aquilo está errado. Não tem explicação lógica, a mais normal é que não jogamos de acordo com nossas condições. Criamos e chutamos menos do que antes. A bola bate em um e sobra para o atacante, tem escorregão na zaga... Coisas mínimas. Mas não é só isso. Não estamos bem e pronto. Vamos trabalhar e ter um pouco mais de coração na ponta do pé – pediu Luiz Felipe Scolari.
Os desfalques também deixaram de ser justificativa. O time chegou a ter 11 baixas e nem conseguiu completar o banco de reservas em duelo com o Botafogo, pela Copa Sul-Americana. Aos poucos, os jogadores se recuperam de lesões. Nesta quarta, Felipão já teve Maikon Leite, Márcio Araújo e Artur à disposição.
– Não vamos nos esconder atrás das lesões. São dificuldades normais. Hoje tivemos 18 jogadores à disposição, mais um ou dois que ficaram fora da lista de relacionados, está ótimo para montar o time. Vamos ver se conseguimos mudar esse espírito – desejou o técnico.
Para sábado, Felipão pode ter mais um ou dois reforços vindos do departamento médico. O atacante Luan é presença quase certa, já que vem treinando com bola. A baixa será o meia Valdivia, suspenso. Maurício Ramos, que cumpriu suspensão contra a Portuguesa, volta à equipe.
Felipão Scolari Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Para Felipão, momento é para trabalhar o psicológico do time (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com
)

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...