quinta-feira, 11 de abril de 2013

CORINTHIANS


A CRÔNICA
O Corinthians tinha dois objetivos para o duelo desta quarta-feira contra o San José, no Pacaembu. E cumpriu ambos. A vitória tranquila por 3 a 0 assegurou a primeira posição do Grupo 5 da Taça Libertadores e garantiu uma melhor classificação na tabela geral que vai definir os confrontos das oitavas de final. A intenção era fazer saldo e ultrapassar o Vélez Sarsfield. A vitória por três gols era exatamente o que o Timão precisava.
Os gols foram marcados por Romarinho, melhor jogador em campo, Guerrero, que deixou o gramado com dores no tornozelo direito, e Edenilson, nos acréscimos. Com 13 pontos, o Timão ficou à frente do Tijuana (que venceu o Millonarios por 1 a 0 e ficou em segundo, também com 13 pontos, mas saldo de gols inferior). O Atlético-MG, porém, está em posição melhor que o Corinthians - já tem 15 e ainda um jogo a menos. Até o fim da primeira fase, a equipe de Tite pode ser ultrapassada nos outros grupos por Libertad, Santa Fé e Nacional.

Antes de pensar nas oitavas da Libertadores, o Corinthians volta a campo pelo Campeonato Paulista. O próximo jogo é domingo, contra o Linense, às 16h (horário de Brasília), no interior paulista.
O fraco San José termina sua participação com cinco pontos na tabela, todos somados na altitude de Oruro. O time, aliás, levou a campo uma homenagem ao torcedor Kevin Beltrán Espada, morto por um sinalizador no jogo de ida entre as equipes, dia 20 de fevereiro. A equipe boliviana foi aplaudida pela torcida da casa.
  •  
Romarinho comemora, Corinthians x San José (Foto: Marcos Ribolli)Romarinho comemora com Paolo Guerrero (Foto: Marcos Ribolli)
Baixinho invade a área
Antes do jogo, as homenagens ao garoto Kevin Beltrán Espada aproximaram as torcidas de Corinthians e San José. Aplaudido, o clube boliviano entrou em campo com uma faixa alusiva ao torcedor morto em Oruro. Um clima bem mais ameno do que o visto naquele fatídico 20 de fevereiro.
Em campo, o Timão mostrou logo de cara que é infinitamente superior ao San José. No empate por 1 a 1 em Oruro, a altitude fez a diferença para os bolivianos. Em condições normais, só deu Corinthians, capitaneado pelo surpreendente Romarinho. Novo titular de Tite, o atacante se mostra cada vez mais adaptado à função de armador, como costumava jogar nos tempos de Bragantino.
Emerson Sheik, Corinthians x San José (Foto: Marcos Ribolli)Sheik, diante do San José (Foto: Marcos Ribolli)
Arisco, instintivo, driblador. Isso tudo ele já era desde a Taça Libertadores do ano passado. Agora, Romarinho também se destaca como passador, deixando os companheiros em condições de marcar. Inclusive em cobranças de falta. O San José deu um punhado de oportunidadesao Corinthians nas bolas paradas, já que só conseguia parar o ataque adversário com faltas – o zagueiro Tordoya foi expulso antes do fim do primeiro tempo
Bem na partida, Romarinho tomou conta das faltas e escanteios, mas estava difícil acertar um cruzamento. Aos 23 minutos, ele se rendeu e deu a bola a Emerson Sheik em uma cobrança pelo lado esquerdo do ataque. Sorrateiro, correu para a área e recebeu um cruzamento perfeito do companheiro. Baixinho, Romarinho nem precisou tirar os pés do chão para fazer 1 a 0.
Em desvantagem no placar e no número de jogadores, o San José se contentou em tentar perder de pouco. Até teve algumas investidas no ataque, a principal delas num chute de Cabrera que chegou a assustar Julio Cesar. O Corinthians quase fez o segundo com Guerrero, após passe perfeito de Romarinho, melhor em campo. Importante para o Timão era ter o jogo sob controle, algo que conseguiu sem maiores problemas.
Guerrero gol Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Guerrero recebe o abraço dos colegas de time (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Dois gols marcados, vários perdidos
Com um jogador a mais em campo, Tite mandou o time para o ataque. O saldo de gols, afinal, poderia dar uma melhor posição ao Corinthians na classificação geral da primeira fase. Disposição não faltou, e até os zagueiros tentaram ajudar. Gil mandou uma cabeçada no travessão e acendeu a torcida no Pacaembu, que começava a ficar sonolenta.
Emerson Sheik parece ter ouvido os gritos mais fortes da arquibancada. Apagado até então, ele tratou de justificar sua condição de titular com uma jogadaça que tirou três bolivianos da área e deixou Guerrero na cara do goleiro Lampe. Em posição legal, o peruano teve tempo de matar no peito e finalizar de pé esquerdo: 2 a 0, 10 gols do atacante na temporada – artilheiro disparado do Corinthians no ano.
O gol era a senha para uma possível goleada no Pacaembu. Com Alexandre Pato na vaga de Danilo, o Corinthians forçou o ritmo e aumentou o placar. Nos acréscimos, Edenilson marcou o terceiro, para alegria da Fiel. 

NOTICIAS



Nova lista mantém Espanha, Alemanha e Argentina nas três primeiras colocações, porém mostra evolução da Croácia, que sobe para o 4º lugar


seleção brasileira amistoso Brasil x Itália (Foto: Mowa Press)Sem disputar as Eliminatórias, a seleção segue em
queda no ranking da Fifa (Foto: Mowa Press)
A Fifa divulgou, nesta quinta-feira, seu ranking mensal de seleções, e o Brasil caiu mais uma posição. Em 19º (909 pontos), a seleção, agora comandada por Luis Felipe Scolari, foi ultrapassada pela França (914) e ocupa a pior colocação desde a criação da lista, feita em agosto de 1993. Não houve alterações nos três primeiros lugares. A Espanha (1.538) segue no topo, seguida por Alemanha (1.428) e Argentina (1.292).
A principal novidade no Top 10 foi a ascensão da Croácia (1.191), que ganhou cinco posições e agora assumiu a quarta colocação, logo à frente de Portugal (1.163), que subiu dois degraus. A Colômbia (1.154) se manteve em sexto lugar, enquanto Inglaterra (7ª, com 1.135), Itália (8ª, 1.117) e Holanda (9ª, 1.093) perderam posições. O surpreendente Equador (1.056) ultrapassou a Rússia (11ª, 1.052) e fecha a lista dos dez melhores.

Em 12º lugar, a Costa do Marfim (1.008) subiu um posto e permanece como a melhor seleção africana. Atrás de Argentina, Colômbia e Equador, o Uruguai (932) caiu uma colocação, mas segue como o quarto entre os sul-americanos, à frente do Brasil, que tem sua "performance" no ranking prejudicada pelo fato de não disputar as Eliminatórias para a Copa do Mundo. As partidas oficiais contam mais pontos para a elaboração da lista
.

LIBERTADORES



Verdão precisa vencer a equipe paraguaia para avançar às oitavas, dar resposta aos críticos e proporcionar tranquilidade à nova diretoria


Pouco antes da Libertadores ter seu início, os clubes brasileiros eram colocados entre os favoritos ao título da competição. Menos um: o Palmeiras. Havia dúvidas sérias até em torno da classificação da equipe para o mata-mata. Pois isso pode acontecer nesta quinta-feira. Bastavencer o Libertad no Pacaembu lotado de verde e branco, em jogo que começa às 19h15m (horário de Brasília). Não que seja tarefa fácil, mas era uma situação quase inimaginável há pouco tempo. Há duas semanas, mais precisamente, depois que o Verdão perdeu por 6 a 2 para o Mirassol, pelo Campeonato Paulista.
Gilson kleina treino Palmeiras (Foto: Cesar Greco / Ag. Estado)Gilson Kleina (à dir.), em momento de confraternização no Palmeiras (Foto: Cesar Greco / Ag. Estado)
Além da vaga nas oitavas de final, um triunfo também daria tranquilidade à diretoria comandada pelo presidente Paulo Nobre e o diretor executivo José Carlos Brunoro. Com o compromisso de equilibrar a situação financeira do clube, eles negociaram Barcos, principal ídolo desde o ano passado, numa transferência que despertou muitas críticas, e têm descartado grandes contratações. A classificação seria um respaldo importante ao trabalho. Principalmente quando o rival São Paulo vive situação complicada em sua chave, e Grêmio e Fluminense, no mesmo grupo, também não têm vaga assegurada.

Já o Libertad está invicto na Libertadores. Se empatar, praticamente assegura seu lugar no mata-mata. Por isso, o técnico palmeirense tem alertado que o time não vai encontrar um rival tão frágil como foi o Tigre. O uruguaio Daniel Fedorzuck vai apitar a partida, auxiliado pelos compatriotas Carlos Pastorino e Carlos Changala. O GLOBOESPORTE.COM vai acompanhar todos os lances em Tempo Real, a partir das 18h45m (horário de Brasília).
Em campo, o técnico Gilson Kleina tem poucas opções no ataque, mas aposta no bom momento de seus jogadores. Vinicius entrou diante do Tigre e participou dos lances dos gols da vitória de forma decisiva. O garoto Caio também vem agradando. Ele, inclusive, abriu o placar na semana passada, mas ainda é dúvida para esta quinta-feira.
header as escalações 2
Palmeiras: a formação inicial do Palmeiras depende da melhora de Caio, com dores na coxa esquerda, e Ronny, que estava com febre. Se ambos estiverem recuperados, têm boas chances de serem titulares. Gilson Kleina mandará a campo Fernando Prass, Ayrton, Maurício Ramos, Henrique e Marcelo Oliveira; Marcio Araújo, Charles, Souza, Juninho (Caio) e Wesley (Ronny); Vinícius.

Libertad: o técnico Ever Hugo Almeida viajou para o Brasil com uma baixa importante. O atacante Velázquez, suspenso, não encara o Verdão. Por outro lado, o Libertad poderá contar com o retorno do Núñez, recuperado de lesão. A tendência é que os paraguaios entrem em campo com: Rodrigo Muñoz; Jorge Moreira, Pedro Benítez, Ismael Benegas, Gustavo Mencia; William Mendieta, Sergio Aquino, Pablo Guiñazú, Miguel Samudio; José Ariel Núñez e Mauro Guevgeozián.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Palmeiras: além de Leandro Amaro, Valdivia, Kleber, Maikon Leite e Edilson, lesionados, o Verdão não terá Vilson, suspenso. Vale lembrar que Leandro, Léo Gago, Rondinelly, Fernandinho e André Luiz não estão inscritos na Libertadores.

Libertad: Pablo Velázquez, suspenso, é o único desfalque.
header fique de olho 2Palmeiras: Vinícius entrou ainda no primeiro tempo da vitória sobre o Tigre, e deu assistências para os dois gols do Palmeiras. Nesta quinta será titular, só não se sabe se isolado no ataque, ou ao lado de Caio.

Libertad: recuperado de lesão, Núñez retorna como principal esperança do sistema ofensivo alvinegro. Na partida do Paraguai, o jogador envolveu a defesa palmeirense pelo lado direito e foi o grande destaque dos donos da casa na vitória por 2 a 0 contra o Verdão.
header o que eles disseram
Gilson Kleina, técnico do Palmeiras: “Fizemos uma boa partida contra o Tigre, com muita entrega, mas o Libertad é uma equipe que joga. Temos de ter esse entedimento, e manter esse nível de atuação e dedicação”.

Guiñazu, volante do Libertad: "O jogo será muito disputado, já que os dois times são bem competitivos. Temos que ter uma postura boa atuando fora de casa, sendo inteligentes na hora de marcar e sabendo o que fazer com a bola quando tivermos ela nos pés."
header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Além do confronto do último dia 28 de fevereiro, no Paraguai, vencido pelo Libertad, por 2 a 0,  as equipes têm outras três partidas registradas. Foram amistosos disputados no Brasil, com uma vitória do Palmeiras e dois empates: no dia 6 de fevereiro de 1938, no Palestra Itália, 2 a 2; em 16 de novembro de 1942, no Pacaembu, vitória verde por 4 a 2. Em 23 de dezembro de 1945, também no Pacaembu, 3 a 3.
* Campeão em 1999, o Palmeiras participa da Taça Libertadores pela 15ª vez. O Verdão é a segunda equipe brasileira com maior número de participações na competição, atrás apenas do São Paulo, com 16.
* O Libertad participa pela 14ª vez, a 11ª de forma consecutiva. Nunca passou das semifinais.header último confronto v2
No último dia 28 de fevereiro, em Assunção, no Paraguai, o Libertad venceu por 2 a 0, gols de Velásquez e Benítez
.

COPA DO BRASIL 2013



Lateral-esquerdo destaca boa atuação na primeira etapa, mas lamenta erros e lances de bola parada, que culminaram nos gols do Flamengo-PI


O lateral-esquerdo Léo não se conformou com o empate do Santos com o Flamengo-PI, no Albertão, pela primeira fase da Copa do Brasil. O camisa 3 avaliou que o Peixe criou boas chances, mas errou muito ao longo da partida e acabou punido com a igualdade no segundo tempo.
- É inadmissível errarmos assim. Mas agora é arrumar. Tivemos bastante posse de bola. Criamos e fizemos 2 a 0, estávamos muito melhores. Mas tivemos uma saída de bola errada e tomamos o gol na bola parada - analisou Léo, que elogiou o adversário.
- O Flamengo é uma boa equipe. Tem qualidade. Não é que deixamos a desejar, mas em dois erros, eles fizeram dois gols - emendou o camisa 3, que deixou o gramado do Albertão com dores na perna esquerda.
O Santos volta a campo neste sábado, às 18h30m (de Brasília), diante do União Barbarense, em Santa Bárbara d'Oeste, pela 18ª rodada do Campeonato Paulista. Na competição, o Peixe é o quarto colocado com 33 pontos, e busca assegurar uma vaga no G-4 do Estadual.
No próximo dia 17, às 21h50m (de Brasília), o Alvinegro reencontra o Flamengo-PI, na Vila Belmiro, pela Copa do Brasil. Um empate sem gols ou em 1 a 1 basta para o Peixe chegar a segunda fase. Uma nova igualdade em 2 a 2 leva a decisão do confronto aos pênaltis. Empates a partir de 3 a 3, por sua vez, dão a vaga à Raposa de Teresina.
Léo Santos Teresina (Foto: Lincoln Chaves)Léo não aprovou desempenho do Santos com o Flamengo-PI (Foto: Lincoln Chaves
)

NOTICIAS



Em campo apenas no terço final do empate com o PSG, argentino é exaltado por armar lance decisivo


Não fez o gol, tampouco deu a assistência, mas Messi foi de novo o protagonista de outro triunfo do Barcelona. Relegado ao banco de reservas durante dois terços da partida por causa da lesão no bíceps femoral, o melhor do mundo precisou de apenas dez minutos no gramado do Camp Nou para armar a jogada do empate por 1 a 1 com o Paris Saint-Germain, na quarta-feira. A sua entrada empolgou a torcida e transformou o irreconhecível Barça da primeira hora de partida num time mais inspirado, o que garantiu a classificação catalã para as semifinais da Liga dos Campeões pela sexta vez consecutiva. A influência foi tamanha que até os próprios adversários reconheceram a diferença que o argentino fez no resultado.
Messi entra, Fabregas sai, Barcelona x PSG (Foto: AP)Poupado, Messi entrou logo após o gol do PSG e levou o Barça ao empate (Foto: AP)
- O Messi quando entra revoluciona. A torcida muda, os jogadores deles mudam, e ele chama essa responsabilidade, mesmo não estando a 100% hoje. É sempre um jogador que procura criar ocasiões e tem uma qualidade única - afirmou o lateral-esquerdo brasileiro Maxwell, do PSG, ex-companheiro de Messi no Barça, entre 2009 e 2012.
Mais um que acabou sofrendo com quem já trocou passes foi o brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta. O volante do PSG, jogador do Barça entre 2001 e 2007, tentou explicar o peso que o craque argentino teve para a classificação da equipe catalã. O que dizer do drible em dois marcadores e o passe milimétrico para Villa pelo meio da área, furando a defesa francesa na jogada que deu origem ao gol de empate?

Até Nasser al-Khelaifi, dono do PSG, teve que se conformar e mostrar sua frustração por, mesmo com milhões de euros à disposição para gastar com reforços, não poder ter o craque no seu time, tal a simbiose que o argentino tem com o Barcelona e sua torcida.
- Com a mudança de ritmo de jogo e de condução de bola que ele tem, não é nada fácil controlá-lo. Hoje, mais uma vez, ele foi decisivo - disse Thiago Motta.
- Mesmo que quisesse, sei que é quase impossível ter o Messi no PSG. Sinceramente, não acredito que exista qualquer possibilidade real de comprar este jogador. Ele é o melhor do mundo, com ele tudo mudou - afirmou Nasser.
Messidependência?
Outro que entrou no Barcelona durante o segundo tempo, mas que não fez tanta diferença assim, o volante camaronês Song rebateu quem voltou a citar a expressão "Messidependência" para definir a influência do craque argentino no time.
Messi banco de reservas Barcelona PSG (Foto: AFP)Enquanto esteve no banco, o melhor jogador do mundo não escondeu a angústia (Foto: AFP)
- Não se trata de "Messidependência". Ele é o melhor jogador do mundo, na melhor equipe do mundo. Sem ele, o Barcelona não é o mesmo. Ele é determinante para a nossa equipe sempre. Hoje, Messi provou isso uma vez mais aqui - afirmou o volante.
David Bernabéu, jornalista de uma das mais importantes redes espanholas de televisão, a Cuatro, que segue o Barcelona há mais de 12 anos, garante que o que aconteceu no Camp Nou foi inédito na história do clube.
- Eu acompanho o Barcelona há 30 anos como torcedor e há 12 como réporter. Neste estádio, vi jogar os melhores da história do futebol: Maradona, Cruyff, Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho e Messi. Nunca vi o Camp Nou ter esta reação com a entrada de um jogador. Messi é o melhor de todos - afirmo
u

LIBERTADORES


A CRÔNICA
O zero no placar frustrou as duas torcidas, mas o empate deixou Grêmio e Fluminense a um ponto de garantir as duas vagas do Grupo 8 para as oitavas de final da Taça Libertadores. Em um jogo tenso na Arena, na noite desta quarta-feira, o Tricolor carioca sentiu os oito desfalques, e o gaúcho, a ausência de Elano e a expulsão de Cris - ainda no primeiro tempo. O gol não deu o ar da graça para um público de 38.533 pessoas (35.067 pagantes), mas a bola até estufou as redes no fim, com Rhayner, mas a arbitragem anulou equivocadamente e manteve o 0 a 0 no placar. A renda da partida foi de R$ 2.046.957.

- Fizemos o certo, tocamos a bola. Poderia ter sido melhor, mas foi bom o resultado - comemorou Edinho.
O resultado levou o Flu de volta à liderança da chave, com oito pontos. O Imortal aparece logo atrás, com sete, ao lado do Huachipato, do Chile. Mas foi melhor para os cariocas, que agora só dependem das próprias forças para garantirem a primeira colocação de um grupo onde todos os quatro clubes ainda estão no páreo.
Pelo lado gaúcho, os jogadores minimizaram o resultado lembrando que a classificação, independentemente do placar do jogo na Arena, ficaria para o duelo no Chile. Mas a atuação do árbitro Ricardo Marques Ribeiro foi muito criticada pelos atletas, principalmente pela expulsão de Cris.
- Não sou cara de reclamar de arbitragem, mas tinha que ser para os dois lados - reclamou Marco Antônio.
cris marco antonio grêmio fluminense arena libertadores (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Cris recebe a marcação de Michael. Gremista foi expulso mais tarde (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Na última rodada, as duas equipes voltam a campo na próxima quinta-feira, às 22h (de Brasília). O Fluminense recebe o Caracas, da Venezuela, no Engenhão, e o Grêmio visita o Huachipato no Estádio CAP, no Chile.
Sem emoção, primeiro tempo é marcado por expulsão
Barcos marcado por Gum, Vargas e Zé Roberto vigiados por Leandro Euzébio e Edinho, Rafael Sobis e Rhayner fechando as laterais do campo de Pará e André Santos. O Fluminense começou bloqueando os caminhos do Grêmio com 11 atrás da linha da bola. A proposta funcionou e conteve os gaúchos. Mas também evitou as investidas dos cariocas. Foram 21 minutos de partida e nenhuma finalização. Até que Sobis arriscou um chute de fora da área, longe do gol, só mesmo para mudar a estatística. Era preciso mudar a postura para dar emoção ao jogo.
O arremate de Sobis foi a senha para levar o Flu mais vezes ao ataque. Mas com o substituto de Fred apagado, o time parava nos arredores da grande área. Por outro lado, cedeu mais campo ao Grêmio. A equipe, que ganhava mais objetividade quando Fernando aparecia à frente, teve o único contra-ataque do primeiro tempo. Mas não aproveitou. Diante das circunstâncias, era de se esperar que as melhores chances saíssem na bola parada. Na cobrança de falta de Fernando, Werley desviou de cabeça, e Cavalieri mostrou reflexo. E na infração cobrada por Sobis, Gum testou e colocou Dida para trabalhar. No rebote, o peixinho de Carlinhos foi na rede pelo lado de fora.
A torcida do Grêmio, que em muitos momentos demonstrou irritação com as marcações da arbitragem, ficou em desespero ao ver Cris ser expulso. Aos 45 minutos, o zagueiro foi até o meio de campo dar combate em Sobis, chegou forte na marcação por três vezes, fez a falta e recebeu o vermelho direto. Jogadores e torcedores do Imortal reclamaram, e a primeira etapa terminou com vaias para o juiz, para Cris e para o jogo.
Juiz anula gol de Rhayner; Kleber e Felipe estreiam na Libertadores
Com um homem a menos, Luxemburgo foi obrigado a mudar e repôs a defesa com Bressan no lugar de Marco Antônio. Além da substituição por necessidade, ele também mexeu por opção. Tirou um apagado Vargas para promover a estreia de Kleber na Libertadores. Mas o Gladiador pouco pegou na bola. O Fluminense cresceu com a vantagem numérica e perdeu uma oportunidade de ouro logo aos dez minutos. Após jogada de Carlinhos com Rhayner, Dida falhou ao tentar o corte, e Sobis chutou para fora com o gol aberto.
Kleber jogo Grêmio Fluminense (Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)Bruno, do Fluminense, e Kleber, do Grêmio, disputam jogada (Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)
A pressão aumentou, e a bola estufou a rede nove minutos depois. Rhayner foi lançado na área em posição legal, chegou primeiro que Dida e empurrou para a rede. O gol, porém, foi anulado equivocadamente pelo arbitragem, que assinalou impedimento. O goleiro do Grêmio se redimiu das falhas depois. Cara a cara com Rhayner, ele fez uma defesa milagrosa e buscou um chute no cantinho, aos 31. Luxemburgo se viu obrigado a mexer pela última vez no time, sacou Barcos para fechar o meio de campo com Adriano. A alteração enfraqueceu ainda mais o setor ofensivo, que ainda tinha as subidas de Fernando como válvula de escape, mas ninguém na área para ajudar. Dos pés do volante saíram as únicas finalizações da equipe na etapa final. E que finalizações. Em cobrança de falta, ele quase mandou no ângulo, mas acertou a rede pelo lado de fora. E em arremate de longe, tirou tinta da trave direita de Cavalieri.
O Fluminense, que trocou Michael por Samuel e Sobis por Felipe - meia que também fez sua estreia no torneio continental -, também teve a chance de deixar a Arena com a vitória e a classificação. E foi nos pés de Wagner. O meia recebeu na área e bateu na saída errada de Dida. Mas Souza evitou quase sobre a linha do gol. Abel Braga ainda sacou um exausto Rhayner para colocar Monzón, mais para ganhar tempo. Afinal, o empate acabou não sendo de todo ruim para ninguém, mas foi melhor para os cariocas que jogam por uma vitória para terminarem na liderança da chave.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...