quinta-feira, 19 de julho de 2012

CORINTHIANS


Jogador de 29 anos também pode ser escalado como lateral-esquerdo, posição carente no elenco corintiano. Acordo tem de sair até esta quinta

O Corinthians está negociando a contratação do zagueiro chileno Manuel Rojas, de 29 anos, do Universidad de Chile. Capitão da equipe, o jogador foi um dos destaques de La U na última Taça Libertadores - a equipe chilena ficou em quarto lugar, acabou eliminada pelo Boca Juniors, que disputou a final com o Timão.
Jose Rojas com a taça de campeão da La U Chile (Foto: EFE)Rojas com a taça de campeão chileno conquistada pelo Universidad de Chile (Foto: EFE)
Rojas é canhoto e pode atuar também como lateral-esquerdo. Essa característica faz com que o jogador tenha sido aprovado pelo técnico Tite, que tem apenas Fabio Santos para a posição, já que Ramón foi negociado com o Flamengo.

O Timão quer comprar os direitos sobre o jogador, enviou proposta e aguarda um retorno do clube chileno. O prazo para a inscrição de jogadores que vêm do exterior se encerra nesta sexta-feira, por isso os dirigentes alvinegros têm pressa - acordo precisa ser fechado ainda nesta quinta.
José Manuel Rojas é chileno e começou na Universidad de Chile, em 2001. Teve uma rápida passagem pelo Independiente, da Argentina, em 2005, e retornou a La U. Ele também tem passagens pela seleção chilena.
No começo do ano, Rojas chegou a acertar com o Botafogo por três anos. No entanto, os exames médicos realizados no Rio detectaram uma arritmia cardíaca e os médicos do clube carioca não deram aval para a contratação. Ele não se abateu, continuou jogando normalmente e, seis meses mais tarde, levantou o tricampeonato chileno.
Gil é difícil

O Timão também vinha tentando a contratação do zagueiro Gil, ex-Cruzeiro e atualmente vinculado ao Valenciennes, da França. O presidente do clube francês, Jean-Raymond Legrand, admitiu que a permanência do jogador é complicada, pois ele não vive uma grande fase e quer ficar perto da família. Segundo Legrand, a proposta corintiana ainda não agrada, mas não está longe do que ele deseja.

- Se a oferta agradar a todos, talvez Gil saia. Tivemos contatos, inclusive do Corinthians. A proposta ainda não nos convém, mas não está longe. Ainda estamos negociando. Queremos, entre três e quatro milhões (de euros) no mínimo – afirmou o dirigente, em entrevista ao site Le Sport 10.

No entanto, o Alvinegro não deverá ter tempo suficiente para fechar a negociação, já que está priorizando Rojas
.

CORINTHIANS



Meia do Corinthians consegue exercer papel importante na marcação e faz dois gols na vitória sobre o Flamengo por 3 a 0, no Engenhão


Os questionamentos sobre a adaptação de Douglas ao atual estilo de jogo do Corinthians foram grandes antes do confronto contra o Flamengo, o primeiro depois da saída de Alex, negociado com o Al Gharafa, do Qatar. Mas o técnico Tite confiou no jogador que fez questão de manter no grupo, apesar de uma série de clubes terem demonstrado interesse em sua contratação. O desempenho nos treinamentos fez com que acreditasse nessa possibilidade e os dois gols na vitória por 3 a 0 quarta-feira foram a recompensa (veja os melhores momentos do jogo no vídeo ao lado).
Tite fez questão de exaltar a dedicação de Douglas em campo, assumindo um papel na marcação para o qual o próprio jogador não acreditava ser possível. O treinador lembrou as conversas que teve com ele antes e depois da vitória sobre o Flamengo para mostrar a importância de sua participação numa situação em que não estava acostumado, inclusive, para o seu bem individual.
- Não fiz qualquer orientação a ele especificamente para esse jogo. É uma norma minha de treinamento. Serve para ele e para todo mundo. Quem estiver fora precisa estar preparado para a oportunidade que receberá. Quero sempre a participação de todos, não porque é bonito ou solidário, mas porque ajuda a ganhar e para ter um bom desempenho - disse Tite, sobre a jogada do primeiro gol, na qual rouba a bola de Bottinelli e carrega até a área para concluir.
Douglas gol Corinthians (Foto: Wagner Meier / Ag. Estado)Douglas comemora um de seus gols
(Foto: Wagner Meier / Ag. Estado)

Tite também elogiou sua comissão, dizendo que o trabalho feito com os reservas os colocam sempre prontos para a hora em que precisam jogar.
- Isso facilita pelo tempo em que estou aqui. Há um trabalho feito na intensidade de um jogo com quem não é relacionado justamente para não haver desculpa de que não foi bem por estar sem ritmo. Se for para treinar mais ou menos, é melhor não fazer. No treinamento, é para ter intensidade.
O trabalho de Tite mereceu elogios de Maradona, principalmente depois da vitória do Corinthians sobre o Boca Juniors na final da Taça Libertadores. O ídolo argentino traçou um paralelo com o sistema de jogo utilizado pelos times italianos, principalmente pelas duas linhas de quatro bem definidas que utiliza.
- Estamos numa fase de retomada de patamar. Mas o Maradona observou bem. Temos uma linha de quatro que não libera os laterais, diferente da nossa cultura. Eu seria burro se quisesse que o Alessandro jogasse como o Léo Moura. Se eu tivesse o Léo Moura, jogaria diferente - explicou Tite
.

BRASILEIRAO 2012



Após marcar dois gols contra Sport, atacante é alternativa para suspensão de Kleber ou impossibilidade de reforços

Leandro comemora segundo gol contra Sport (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Leandro comemora segundo gol contra Sport
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Leandro surgiu em 2011 e, com gols, dribles desconcertantes e corte de cabelo moicano, ganhou o apelido de ‘Neymar do Olímpico’. A irregularidade no nível das atuações, algo típico na carreira de todo jovem jogador, o fez cair no esquecimento. Um ano e meio depois, nome da virada sobre o Sport, o atacante ressurgiu após amargar a reserva no Grêmio. Até ganhou novo batizo, agora, por Vanderlei Luxemburgo: Mirandinha.
A fama repentina, convocação para seleção de base, renovação de contrato com pompa e circunstância foram manchadas por recente prisão por uso de carteira de habilitação falsa. A proteção de Luxa aliada a um programa de treinos técnicos e físicos o devolveram ao grupo. O que mudou?
- Estava precisando que as pessoas entendessem que o garoto só tem 19 anos. Se comete um erro no Brasil, imprensa e alguns técnicos cobram os jovens como se fossem Cruyff, Maradona ou Pelé. A base dele (Leandro) foi muito precoce. Tem muito a aprender ainda. Como jogador e como homem. O peguei na época do problema (da prisão) e dei carinho, como um pai ou avô. Expliquei o erro. Ele se dedicou mais nos treinos e agora está aí. É claro que não está pronto, mas é o único atacante de velocidade que temos. Como o Mirandinha, meu jogador no Corinthians (década de 1990). Tecnicamente era ruim, mas corria de um lado para outro e desgastava os defensores. O Leandro faz isso: é um ‘cansa-zagueiro’. Estou contente por ele. As pessoas agora o olham de forma diferente - explicou Luxa.
Para entender a dimensão da análise do comandante é preciso relembrar os fatos. No Gauchão do ano passado, ainda com Renato Gaúcho, Leandro surgiu como promessa aos 17 anos. Marcou seis gols em sete jogos e passou a ser tratado como joia pelo ex-treinador. A queda na Liberadores, a perda do Estadual para o Inter e o começo irregular no Brasileirão determinaram a saída do ídolo do comando.

Leandro, então, ficou à mercê da troca de técnicos - viriam ainda Julinho Camargo e Celso Roth. Marcaria só um gol no Nacional, contra o Atlético-MG - que seria seu último até a noite desta quarta. O que não impediu a convocação para a seleção sub-17 para os Jogos Pan-Americanos. Ainda houve uma renovação, com convocação de imprensa e multa rescisória aumentada para R$ 100 milhões.
Leandro e Paulo Odone (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)Renovação de Leandro, ao lado de Odone, foi grande evento (Foto:Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)
O panorama não mudou em 2012. Teve poucas chances com Caio Júnior, o que se repetiu com Luxa. No entanto, começou treinos técnicos com os auxiliares Roger Marques e Emerson Rosa. Aprendeu basicamente a ficar menos com a bola e a explorar a velocidade. Os trabalhos físicos, com Paulo Paixão e Antonio Mello, lhe deram 4kg de massa muscular. Parou de cair a cada trombada de zagueiro.

A meta é evitar precipitações. O que não impedirá de ser uma solução caseira. Tanto para a impossibilidade de trazer reforços ou para substituir o suspenso Kleber, domingo, contra o Botafogo.
- Pode acontecer, mas ele ainda precisa correr atrás. Trabalhar. Vou ver o que fazer - completou Luxa.
Mas não duvide. Leandro, com os dois gols depois de uma seca de 11 meses e 15 dias, ressurgiu e está com gosto de quero mais:
- Só tenho a agradecer ao técnico. O Luxa me deu a chance. Aproveitei da melhor maneira possível. Se pintar a oportunidade, estou à disposição
.

BRASILEIRAO 2012



Atacante marca pela segunda vez seguida após se recuperar de problema muscular que o afastou do time desde a final do Campeonato Mineiro


O atacante Guilherme chegou ao Atlético-MG como a contratação mais cara da história do clube em 2011. De lá para cá, passou mais tempo no departamento médico do que em campo. Quando jogou, mostrou qualidade, não só com gols, mas principalmente com passes.
Recuperado de um problema muscular que o tirou dos gramados desde a final do Mineiro, Guilherme teve participação decisiva nos dois últimos jogos do time, com dois gols - na rodada anterior marcou o último gol da vitória por 4 a 3 sobre o Figueirense, em Florianópolis. Após a vitória de 3 a 1 em cima do Internacional, falou da alegria pelo momento.
- Penso nos dois meses que fiquei parado. Fiz o último gol contra o Figueirense, agora fiz o primeiro (contra o Inter), que pela circunstância do jogo foi importante, então é só felicidade - disse.
Com relação à função desempenhada diante do Colorado, já que ficou com a vaga de Jô, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Guilherme explicou qual foi a postura adotada.
- Fiz o máximo que eu pude nessa função (centroavante), apesar de não ter jogado tão enfiado, já que entramos com outra proposta de jogo. Mas há algum tempo venho fazendo um pouquinho de tudo e fui coroado com um gol.
Pelo tempo inativo, Guilherme reconhece que ainda não está com sua condição física ideal, mas que pretende chegar lá rapidamente.
- Hoje (quarta) não foi como eu gostaria que fosse nessa questão, mas fiquei dois meses parado e isso é natural, com cansaço no fim. Talvez daqui a quatro ou cinco jogos, mas tem que diminuir essa situação porque o campeonato não permite isso - finalizou.
Com mais um gol, zagueiro Léo Silva se junta aos artilheiros do time
 A função dele é defender, já que atua como companheiro de Réver na zaga do Atlético-MG. Porém, pelo terceiro jogo seguido, Leonardo Silva, o camisa 3 do Alvinegro deu uma de atacante e marcou, chegando a três gols no Brasileirão e se tornando o artilheiro da equipe ao lado de Jô, Danilinho e Escudero.
- Minha função é impedir os gols, mas quando estou na frente e a oportunidade aparece, tenho que estar preparado. Felizmente eu pude aproveitar a oportunidade mais uma vez, e enquanto elas estiverem aparecendo, vou tentar concluir.
Além desse gol, o zagueiro havia marcado na vitória sobre a Portuguesa por 2 a 0, também no Independência, após aproveitar rebote na cobrança de falta de Ronaldinho Gaúcho. O outro gol também teve participação de R49, que bateu a falta para o desvio de cabeça do jogador na vitória de 4 a 3 sobre o Figueirense
.

SOA PAULO



Criticado por parte da torcida, atacante coloca permanência em xeque: 'Vou analisar com a cabeça o que é bom para mim e bom para o São Paulo'


A torcida do São Paulo não perdoou mais um tropeço da equipe no Campeonato Brasileiro e voltou a abrir fogo contra os jogadores. Na derrota por 1 a 0 para o Vasco, o único atleta poupado pela torcida foi o goleiro Denis que, apesar de ter falhado no gol marcado por Fagner, fez grandes defesas e evitou que a equipe carioca tivesse aplicado uma goleada. O mais criticado pela torcida organizada foi o atacante e capitão Luis Fabiano, que acusou o golpe.
Chamado de pipoqueiro durante alguns minutos do segundo tempo, o camisa 9 se irritou e vai procurar a diretoria para discutir a questão.
- A torcida não poupou ninguém e alguns ainda me criticaram. Vamos pensar agora e, durante esses dias, repensar. Vamos com a cabeça fria analisar o que é bom para mim e bom para o São Paulo. Vamos ver o que vai acontecer - afirmou o jogador, em entrevista à rádio Transamérica após a partida realizada na última quarta-feira, no estádio do Morumbi.
O curioso dessa questão é que, se foi criticado pela torcida organizada, Luis Fabiano foi defendido pelos torcedores comuns. A cada vez que os manifestantes gritavam “Luis pipoqueiro”, todo o restante do estádio começava a gritar o nome do camisa 9 para minimizar ao máximo o protesto.
No início do ano, o atacante de 31 anos esteve na mira do Fenernahçe (TUR), que chegou a oferecer € 10 milhões (R$ 26 milhões), mas o clube do Morumbi nem cogitou a possibilidade de perder um dos seus principais jogadores. Desde então, ele já recebeu outras ofertas, mas não quis discutir o assunto.
Luis Fabiano, São Paulo x Vasco (Foto: Idário Café / Vipcomm)Luis Fabiano foi criticado pela organizada e defendido por outros torcedores (Foto: Idário Café / Vipcomm
)

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...