terça-feira, 15 de dezembro de 2015

CORINTHIANS

"Grande contrato", brasileiros e família pesam em ida de Jadson à China

Meia aceita proposta do Tianjin Quanjian, clube de Vanderlei Luxemburgo, após ser seduzido por valores fora do padrão. Transferência será confirmada nesta semana

Por São Paulo
Jadson Corinthians Bem, Amigos! (Foto: Marcos Ribolli)Jadson com a mulher na premiação oficial do Campeonato Brasileiro (Foto: Marcos Ribolli)
Com 13 gols e 12 assistências no Campeonato Brasileiro, Jadson deve deixar o Corinthians pela porta da frente. O fim de temporada espetacular no clube paulista não impediu o meia de aceitar a proposta do Tianjin Quanjian, da China, naquele que o jogador considera o último grande contrato de sua carreira.
Jadson deve assinar contrato válido por dois anos e ganhar até três vezes mais do que recebe mensalmente no Brasil.
Aos 32 anos, Jadson consultou a família antes de tomar sua decisão. Em fevereiro, ele recusou oferta do Jiangsu Sainty, também da China, porque ainda não tinha conquistado um título pelo Corinthians e buscava ter um ano regular – algo que alcançou com a ajuda do técnico Tite. Agora, ele entende que o atual momento é ideal para se aventurar na Ásia.
O acerto com os chineses está sacramentado desde terça-feira, quando Jadson não foi a uma premiação do Campeonato Brasileiro para se reunir com dirigentes do Tianjin Quanjian, treinado por Vanderlei Luxemburgo e que também terá Luis Fabiano. A dupla de brasileiros, aliás, também deixou o meia à vontade para aceitar a proposta.
Nem os apelos de Tite foram suficientes para manter o jogador. A disputa da Taça Libertadores e uma possível convocação para a seleção brasileira seriam os atrativos, mas Jadson não teve chances desde que Dunga assumiu o comando da equipe nacional.
Com contrato até agosto de 2016, Jadson era um dos alvos da diretoria do Corinthians para a renovação de contrato, em reuniões que deveriam acontecer em janeiro. O meia, inclusive, disse que tinha interesse em continuar no clube.
Pensando na provável perda, o Timão já tem um substituto definido: o clube está perto de anunciar a contratação do meia-atacante Marlone, que disputou o Brasileirão pelo Sport.

NOTICIAS

"Salvadores da pátria" disputam título final de 2015 no Prêmio Brasil Olímpico

Em ano preocupante para o país em modalidades estratégicas para 2016, duplas da praia, Ana Marcela, Murer, Isaquias e Marcelo Melo brilham e concorrem a troféus

Por Rio de Janeiro
Se alguns dos medalhões do esporte brasileiro não corresponderam às expectativas em 2015, um grupo seleto conseguiu transformar o suor em medalhas e títulos históricos. Em um ano com desempenho aquém do esperado em esportes considerados cruciais para o cumprimento da meta de chegar ao top 10 nos Jogos de 2016, uma temporada fantástica para o país no vôlei de praia e brilhos individuais no atletismo, na canoagem, na maratona aquática e no tênis definiram os indicados ao troféu de melhor atleta do ano. Nesta terça-feira, os "salvadores da pátria" Ana Marcela CunhaÁgathaBárbara SeixasFabiana MurerAlison/Bruno Schmidt, Isaquias Queiroz e Marcelo Melo concorrem por mais uma consagração na 17ª edição do Prêmio Brasil Olímpico. Como de hábito, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) distribuirá dois prêmios, um para cada gênero.
A cerimônia será realizada em um teatro na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e terá transmissão do canal SporTV a partir das 19h30 (horário de Brasília). Assinantes também podem assistir à festa através do SporTV Play.
Montagem Prêmio Brasil Olimpico (Foto: Editoria de arte)Ana Marcela, Bárbara/Ágatha, Murer, Alison/Bruno, Isaquias e Marcelo Melo concorrem (Foto: Editoria de arte)
Única modalidade com atletas indicados nos dois naipes, o vôlei de praia brasileiro teve um ano espetacular em 2015, levando cinco das seis medalhas em disputa no Campeonato Mundial da Holanda – campeões em Haia, Ágatha/Bárbara e Alison/Bruno Schimidt também conquistaram o Circuito Mundial no feminino e no masculino, respectivamente, e garantiram-se entre os convocados pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) na lista para as Olimpíadas.
Entre as mulheres, competem com a dupla das areias Ana Marcela Cunha e Fabiana Murer. A nadadora de 23 anos conquistou uma medalha de cada metal em Kazan e tornou-se a mulher brasileira com mais medalhas em campeonatos mundiais de esportes olímpicos: foi bicampeã nos 25km, prata na equipe mista de 5km e bronze no individual de 10km, prova que integra o programa dos Jogos. 
- Estou muito feliz por ter sido lembrada novamente. Já bati na trave duas vezes, vamos ver se agora consigo ganhar este prêmio - disse Ana Marcela, derrotada por Murer em 2010 e por Martine Grael e Kahena Kunze no ano passado.
Considerada uma das veteranas da elite internacional do salto com vara, Murer superou o trauma dos Jogos de Pequim 2008 para voltar ao Ninho do Pássaro, igualar a melhor marca da carreira (4,85m) e conquistar a medalha de prata, única do Brasil na competição. 
Entre os homens, Alison e Bruno terão como concorrentes Isaquias e Marcelo. Em 2015, o canoísta baiano faturou três medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto e garantiu classificação em duas provas nos Jogos de 2016 ao sagrar-se campeão mundial no C2 1000 e levar o bronze no C1 200. O tenista mineiro, por sua vez, tornou-se o primeiro brasileiro a alcançar o posto de número 1 do mundo no ranking de duplas da ATP. Tal feito foi possível devido a uma série de títulos, dos quais se destacam o Grand Slam de Roland Garros e uma sequência de quatro vitórias em cinco torneios disputados entre outubro e novembro deste ano. 
PREFERIDOS DO PÚBLICO E HOMENAGEADOS
Atleta da Torcida Prêmio Brasil Olímpico 2015 (Foto: Montagem COB / www.cob.org.br)Oito atletas concorrem na preferência popular (Foto: Montagem COB / www.cob.org.br)
Se os melhores do ano serão eleitos pelo colegiado do Comitê Olímpico do Brasil, o público pode fazer valer sua preferência no prêmio Atleta da Torcida. Criado em 2014, quando a ginasta Flávia Saraiva foi agraciada, o prêmio tem oito esportistas, quatro de cada gênero, concorrendo. Dos seis atletas que concorrem ao título de melhor, cinco estão também neste páreo: Alison/Bruno, Marcelo Melo, Isaquias, Ana Marcela e Fabiana Murer. A eles juntam-se Yane Marques, do pentatlo moderno, Érika Miranda, do judô, e Thiago Pereira, da natação.
Gustavo Kuerten, Maria Esther Bueno e Eduardo Paes evento-teste tênis (Foto: Cristiano Andújar / CBT)Gustavo Kuerten receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva (Foto: Cristiano Andújar / CBT)
A noite desta terça-feira homenageará ainda os medalhistas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, assim como o tenista Gustavo Kuerten, que receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva.O prêmio tem como objetivo homenagear atletas e ex-atletas que representem os valores que marcaram a carreira e a vida de Adhemar, bicampeão olímpico no salto triplo, tais como ética, eficiência técnica e física, esportividade, respeito ao próximo, companheirismo e espírito coletivo. Em 2015, Guga comemora o aniversário de 15 anos da vitória que o levou ao posto de número 1 do mundo no tênis.
Ao longo da festa também serão premiados os melhores atletas nos Jogos Escolares da Juventude, além dos melhores treinadores. O croata Ratko Rudic, técnico mais vitorioso da história do polo aquático mundial e desde 2013 no comando da seleção brasileira masculina, venceu entre os esportes coletivos, enquanto Leandro "Brachola" Andreão, que orienta Alison e Bruno Schimidt no vôlei de praia, levou o prêmio na categoria individual/duplas.
Serão entregues ainda troféus para os melhores do ano em 49 modalidades. Confira abaixo a lista completa.
Atletismo – Fabiana Murer
Badminton – Lohaynny Vicente
Basquete - Leandro Barbosa
Boliche - Marcelo Suartz
Boxe - Robson Conceição
Canoagem Slalom - Ana Satila Vargas
Canoagem Velocidade - Isaquias Queiroz
Ciclismo BMX - Renato Rezende
Ciclismo Estrada - Flavia Paparella
Ciclismo Mountain Bike - Henrique Avancini
Ciclismo Pista - Kacio Freitas
Desportos na Neve - Michel Macedo
Desportos no Gelo - Edson Bindilatti
Esgrima - Renzo Agresta
Esqui Aquático - Marcelo Giardi
Futebol - Lucas Lima
Ginástica Artística - Arthur Zanetti
Ginástica de Trampolim - Camilla Gomes  
Ginástica Rítmica - Natália Gáudio
Golfe - Lucas Yu Shin Lee
Handebol - Ana Paula Rodrigues
Hipismo Adestramento - João Victor Oliva
Hipismo CCE - Ruy Leme
Hipismo Saltos - Pedro Veniss
Hóquei sobre Grama - André Luiz Couto
Judô - Érika Miranda
Karatê - Valéria Kumizaki
Levantamento de Peso - Fernando Reis
Lutas - Aline Ferreira da Silva
Maratona Aquática - Ana Marcela Cunha
Natação - Thiago Pereira
Nado Sincronizado - Luisa Nunes Borges e Maria Eduarda Miccuci
Patinação Artística - Marcel Stürmer
Pentatlo Moderno - Yane Marques
Polo Aquático - Felipe Perrone
Remo - Fabiana Beltrame
Rugby - Paula Ishibashi
Saltos Ornamentais - Giovanna Pedroso e Ingrid de Oliveira
Softbol - Martha Murazawa
Squash - Giovanna Veiga de Almeida
Taekwondo - Iris Silva Tang Sing
Tênis - Marcelo Melo
Tênis de Mesa - Hugo Calderano
Tiro com Arco - Marcus Vinicius D’Almeida
Tiro Esportivo - Cassio Rippel
Triatlo - Manoel Messias
Vela - Martine Grael e Kahena Kunze
Vôlei de Praia - Alison Cerutti e Bruno Schmidt
Vôlei - Sérgio Dutra dos Santos
OS MELHORES EM CADA ANO
1999 – Maurren Maggi (atletismo) e Gustavo Kuerten (tênis)
2000 – Leila Barros (vôlei) e Gustavo Kuerten (tênis)
2001 – Daniele Hypolito (ginástica artística) e Robert Scheidt (vela)
2002 - Daniele Hypolito (ginástica artística) e Nalbert (vôlei)
2003 – Daiane dos Santos (ginástica artística) e Fernando Meligeni (tênis)
2004 - Daiane dos Santos (ginástica artística) e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo)
2005 – Natália Falavigna (taekwondo) e João Derly (judô)
2006 – Laís Souza (ginástica artística) e Giba (vôlei)
2007 – Jade Barbosa (ginástica artística) e Thiago Pereira (natação)
2008 – Maurren Maggi (atletismo) e Cesar Cielo (natação)
2009 – Sarah Menezes (judô) e Cesar Cielo (natação)
2010 – Fabiana Murer (atletismo) e Murilo Endres (vôlei)
2011 - Fabiana Murer (atletismo) e Cesar Cielo (natação)
2012 – Sheilla Castro (vôlei) e Arthur Zanetti (ginástica)
2013 – Poliana Okimoto (maratona aquática) e Jorge Zarif (vela)
2014 - Martine Grael e Kahena Kunze (vela) e Arthur Zanetti (ginástica artística)

NOTICIAS

Central do Mercado: China pode levar Lucas Lima; Cruzeiro busca Giovinco

Empresário do meia do Santos confirma proposta milionária pelo jogador e saída é provável. Raposa tenta contratação de atacante italiano. Arão fecha com o Flamengo

Por Rio de Janeiro
Lucas Lima Santos (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)Lucas Lima foi destaque do Santos em 2015 (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)
O sonho de brilhar na Europa pode dar lugar à oportunidade da independência financeira a Lucas Lima. O meia do Santos tem proposta considera irrecusável do futebol chinês, segundo Wagner Ribeiro, empresário do jogador. O agente revelou que o atleta receberia o equivalente a R$ 1 milhão mensais no novo contrato. De fato, uma chance tentadora para alguém com 25 anos. A possível transferência um mercado pouco badalado, no entanto, pode afastar Lucas da seleção brasileira. Lembrando que ele esteve nas últimas convocações do técnico Dunga.
O Cruzeiro quer se valer de suas raízes de Palestra Itália e ambiciona uma contratação ousada para a temporada de 2016. A Raposa está de olho no italiano Giovinco, destaque do Toronto na Major League Soccer (MLS) e já apresentou proposta, com o auxílio de empresários. A ideia é bancar salários e o custo de vida do atacante na capital mineira. O jogador completará 29 anos em janeiro e já teve passagens por Juventus, Empoli e Parma, além da seleção italiana, por quem foi vice-campeão europeu em 2012.
FIM DA NOVELA
Willan Arão Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo)Willan Arão Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo)
Flamengo anunciou nesta segunda-feira a contratação de Willian Arão, destaque do Botafogo nesta temporada. Depois de muita negociação e de o atleta forçar o seu desligamento do Alvinegro, inclusive com a devolução de um dinheiro que a diretoria do Glorioso havia depositado, o Rubro-Negro acertou um contrato de três temporadas com o volante. O investimento tem o aval de Muricy Ramalho, treinador recém-chegado à Gávea.

A apresentação do jogador está marcada para o dia 6 de janeiro, quando todos os jogos se reapresentarão e darão início à pré-temporada. A tendência é de que o Botafogo ainda recorra e tente recuperar os seus direitos sobre o jogador na Justiça.
LUZ VERDE
Jean, Fluminense, Estados Unidos (Foto: BRUNO HADDAD/FLUMINENSE F.C.)Jean deve reforçar o Palmeiras em 2016 (Foto: BRUNO HADDAD/FLUMINENSE F.C.)
A negociação entre Fluminense e Palmeiras, que prevê a ida do volante Jean para o clube paulista, está perto do fim. O jogador é desejo antigo do Verdão, e o Tricolor carioca tem a intenção de aliviar a sua folha salarial. Depois de um mês de conversas, a transação evoluiu e deve ser concretizada nos próximos dias.

Jean tem 29 anos e seu contrato com o Fluminense vai até o fim de 2017. Ele foi um dos poucos medalhões que permaneceram após a saída da Unimed, antiga patrocinadora. O vínculo deve ser desfeito e possivelmente o volante será o quarto jogador a ser anunciado pelo Verdão para o ano que vem. 
Quem também está nos planos ambiciosos do Palmeiras é Bruno Henrique. O atacante do Goiás, que tem o Internacional como possível destino, requer uma negociação mais complicada. Assim sendo, o clube paulista ainda não fez esforço integral para contar com o atleta. O São Paulo também já manifestou interesse no jogador, destaque do Esmeraldino no último Brasileiro, apesar da queda do clube goiano para a Série B.
COBIÇADOS
A dispensa de Josué feita pelo Atlético-MG despertou o interesse de vários clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. O primeiro a se manifestar foi o Santa Cruz. A Chapecoense também viu com bons olhos a possibilidade de ter o jogador. No entanto, como um bom filho, a tendência é de que o volante acerte a sua transferência para o Goiás, clube que defendeu na última década e que disputará a Série B. O Coritiba surge como principal concorrente, mas tudo indica que o Esmeraldino ficará com o veterano de 36 anos.

volante Anderson despertou o interesse do mercado que vem assombrando o futebol brasileiro, o chinês. A sondagem foi feita por um empresário brasileiro que vive no país oriental. Apesar da tentação que tem sido o milionário mercado chinês, tudo indica que o jogador permanecerá no Beira-Rio. O Colorado tenta agilizar a manutenção do atacante Vitinho, artilheiro do clube no Brasileirão com 11 gols.

O atacante Michael, que tinha pedido licença do Fluminense e parecia que encerraria a carreira precocemente, acertou a sua ida para o Estoril, de Portugal. O Tricolor anunciou a contratação do meia-atacante Felipe Amorim, com quem já negociava há um bom tempo. O atleta estava no América-MG e tem passagens por Goiás e Ceará.

SÃO PAULO

Mito, exemplo, ambicioso... Técnicos definem Rogério Ceni em uma palavra

Desafiados pelo GloboEsporte.com, 18 treinadores que comandaram o goleiro no São Paulo escolhem palavras para falaram sobre ele: de Muricy e Autuori a Ney Franco...

Por São Paulo
Header Ceni Mito (Foto: Globoesporte.com)



Rogério Ceni (Foto: site oficial / saopaulofc.net)Rogério Ceni chega para treinar no CT: cena que se repetiu por 25 anos (Foto: site oficial/saopaulofc.net)
Titular do São Paulo de 1997 a 2015, Rogério Ceni foi comandado por 18 técnicos. Com personalidade forte, desenvoltura para comentar de esquemas táticos a alternativas de jogo e fama de participar de decisões, o goleiro-artilheiro teve, com a maioria dos "professores", uma relação harmoniosa.
O GloboEsporte.com conversou com os treinadores de Ceni e fez um desafio: “Defina Rogério em uma palavra, e explique o por quê”.
As respostas revelaram uma enxurrada de elogios: vencedor, diferenciado, honesto, excepcional... Até mesmo técnicos que nem se deram tão bem assim com o goleiro o enalteceram. Ney FrancoCuca e Emerson Leão saíram do Morumbi com atritos – maiores ou menores – com o ídolo. Com Ney foi pior.
Em 2012, eles discutiram publicamente durante um jogo da Copa Sul-Americana, quando Ceni sugeriu a entrada de Cícero, e o treinador optou por Willian José. Ney criticou a intromissão e a relação se deteriorou. Após ser demitido, o comandante disse em entrevista ao jornal "O Globo" que seu capitão não o ajudou, tinha muito poder no clube e minou a evolução de Ganso.
Em resposta, Ceni afirmou que, se tivesse tanta influência, Ney estaria há mais tempo na rua. Depois, ambos amenizaram o tom.
Vários técnicos se tornaram amigos e fãs declarados. São os casos de Paulo Autuori e Muricy Ramalho, os maiores vencedores da era Ceni, e de outros menos exitosos, como Nelsinho Batista, Paulo César Carpegiani, Levir Culpi e Oswaldo de Oliveira.
Até Mário Sérgio, que o proibiu de bater faltas, e Adilson Batista, que passou apenas três meses sob fortes críticas, deixaram o clube presenteados pelo goleiro.
Quando lesionou o ombro, no início de 2011, Rogério Ceni amadureceu a ideia de ser técnico. Chegou a viajar para a Espanha e acompanhar treinos de Barcelona e Real Madrid ao lado de Pep Guardiola e Jose Mourinho. Caso escolha o caminho do banco de reservas, não lhe faltarão conselhos. Entre eles, Milton Cruz, amigo há tantos anos, interino por tantas vezes e técnico do São Paulo no fim desta temporada – embora o último jogo oficial do agora ex-goleiro, uma derrota para o Santos por 3 a 1 na Vila Belmiro, tenha sido disputada sob o comando de Doriva.
Veja abaixo como os técnicos definiram Rogério Ceni:
MURICY RAMALHO
Muricy Ramalho, Botafogo-SP X São Paulo (Foto: Rogério Moroti / Futura Press)(Foto: Rogério Moroti/Futura Press)
EXEMPLO
"Cada um escolhe o que quer para a vida, ele escolheu ser diferente. Treina mais, se cobra como ninguém, sofre com o fracasso. Sempre foi assim. Quando um cara chegava, via o maior ídolo do clube treinar muito, queria se sentar ao lado dele no almoço. É um exemplo"
Muricy e Ceni: era técnico quando o goleiro virou titular, entre fim de 1996 e início de 97, depois ficou entre janeiro de 2006 e junho de 2009, e setembro de 2013 e abril de 2015. Juntos, foram tricampeões brasileiros (2006, 07 e 08). Em 1994, com o Expressinho, haviam conquistado a Conmebol. Um dos personagens mais relevantes na carreira de Ceni.
DARÍO PEREYRA
Darío Pereyra, técnico do Vila Nova (Foto: Daniel Mundim/GLOBOESPORTE.COM)(Foto: Daniel Mundim/GloboEsporte.com)
PROFISSIONAL
"Ele é excelente profissional, em todos os sentidos. Não é fácil ser titular de um clube grande por 17 anos. Ele levou a profissão dele muito a sério, não vacilou em momento algum, e teve muita competência"
Darío e Ceni: juntos, estiveram perto de conquistar títulos, mas ficaram no quase. Foram vice-campeões tanto do Campeonato Paulista quanto da Supercopa de 1997. O uruguaio deixou o cargo no início de 98.
NELSINHO BATISTA
Nelsinho Baptista Sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
INTELIGENTE
"Ele se preparou para vencer. Sempre se preocupou com o time, passou boas influências aos atletas, mas acima de tudo se preocupou com sua forma, sua qualidade. Foi um grande profissional que planejou e cumpriu metas na carreira"
Nelsinho e Ceni: trabalharam em 1998, com um título paulista, e entre 2001 e 2002, quando a equipe não levantou taças, mas a relação se estreitou, já que Nelsinho ficou ao lado de Ceni no período em que ele foi afastado presidente da época, Paulo Amaral.
MÁRIO SÉRGIO
Mário Sérgio no 'Arena' (Foto: Wagner Bordin/SporTV.com)(Foto: Wagner Bordin/SporTV.com)
HONESTO
"Ele buscou sempre o melhor para ele, e principalmente para o São Paulo. Na atual conjuntura, quando se é muito honesto, desperta criticas, inveja, sentimentos negativos. Ele aprendeu a administrar isso muito bem durante 25 anos"
Mário Sérgio e Ceni: foram menos de três meses, no fim de 1998, e o técnico foi o único a proibir Rogério de bater faltas. Ruídos? Nenhum. O goleiro o presenteou com uma camisa autografada em sua saída, e, até hoje, ambos mantêm excelente relação.
PAULO CÉSAR CARPEGIANI
Paulo César Carpegiani, novo técnico da Ponte Preta (Foto: Carlos Velardi/ EPTV)(Foto: Carlos Velardi/EPTV)
CARÁTER
"O Rogério Ceni é um dos maiores ídolos da história do futebol brasileiro, e o maior do São Paulo. Um cara formidável, ganhador, extremamente competente e muito responsável. É uma perda para o futebol porque não há mais ídolos como ele"
Carpegiani e Ceni: mais um que teve duas oportunidades de treinar Rogério, mas não ganhou títulos nem em 1999 nem quando voltou, entre o fim de 2010 e o início de 2011. Resultados à parte, também criaram um ótimo relacionamento.
LEVIR CULPI
Levir Culpi; Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/CAM)(Foto: Bruno Cantini/CAM)
PERSONALIDADE
"Ele tem os princípios básicos de honestidade e disciplina que aprendeu com a família, e não tem medo de tomar decisões"
Levir e Ceni: com direito a gol do goleiro na final, conquistaram o Paulistão de 2000. A sintonia foi tamanha que, num duelo da Copa do Brasil contra o Sinop, clube da cidade onde a família de Rogério ainda mora, ele levou o técnico para jantar com os parentes.
OSWALDO ALVAREZ
Vadão técnico Criciúma (Foto: João Lucas Cardoso)(Foto: João Lucas Cardoso)
COMPLETO
"Teve competência inquestionável como goleiro. Além de bom com as mãos, foi goleador. Um exemplo de profissional: comprometido, solidário, vencedor e, acima de tudo, com ótimo caráter"
Vadão e Ceni: sem o titular em campo na final, já que estava na Seleção, o treinador ganhou o único Rio-São Paulo da história do clube, em 2001. Mas durou pouco. Meses depois, o trabalho foi interrompido. Ficou a admiração mútua.
OSWALDO DE OLIVEIRA
Oswaldo de Oliveira Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)(Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
DIFERENCIADO
"Rogério Ceni é um exemplo para todos no mundo do futebol. Um dos goleiros mais diferenciados do futebol brasileiro. Fez história com a camisa do São Paulo não apenas por sua liderança, mas pelos títulos e grandes defesas nos momentos mais importantes"
Oswaldo e Ceni: o boa-praça carioca comandou o São Paulo entre 2002 e 2003, e foi outro a se tornar amigo de Rogério. Falavam sobre futebol, música, vida... Só não ganharam o Brasileirão de 2002, mesmo depois de um domínio absoluto na primeira fase.
CUCA
Cuca São Paulo e Atlético-mg (Foto: Reprodução)(Foto: Reprodução)
ÍDOLO
"É impossível pensar no São Paulo sem se lembrar do Rogério Ceni e de tudo que ele representa na história do clube"
Cuca e Ceni: em 2004, um desentendimento do goleiro com um membro de sua comissão técnica azedou a relação. A dificuldade do técnico de se relacionar com o grupo na época, apontada por vários jogadores, também. Anos depois, numa entrevista no Atlético-MG, ele daria razão a Rogério.
EMERSON LEÃO
Emerson Leão, no Maracanã, falou sobre a situação atual do Palmeiras (Foto: Daniel Cardoso)(Foto: Daniel Cardoso)
AMBICIOSO
"A ambição tem de fazer parte de um bom profissional. O Rogério foi um atleta de uma só paixão. Fissurado pelos números, por caminhar mais, jogar mais, vencer mais, faturar mais, fazer mais gols. Isso marcou a origem do seu sucesso"
Leão e Ceni: em 2005, eles foram campeões paulistas. Entre 2011 e 2012, os resultados foram piores. As personalidades se chocaram em diversos momentos. O ápice dos atritos foi uma lesão no ombro de Rogério, em 2012. Leão debochou, o goleiro culpou o excesso de treinos durante a pré-temporada.
PAULO AUTUORI
Paulo Autuori, técnico do Galo (Foto: Bruno Cantini\ Flick do Atlético-MG)(Foto: Bruno Cantini/Flick Atlético-MG)
VENCEDOR
"Muito mais do que no futebol, ele é um vencedor na vida. Além de quebrar recordes, é fortíssimo mentalmente. Ele não precisa ser obsessivo por isso, as coisas acontecem naturalmente. Não existe, no Brasil, alguém ligado por tanto tempo a um clube. Ele conseguiu com muita disciplina"
Autuori e Ceni: é o técnico com quem Rogério mais gostou de trabalhar em toda a carreira. Deram-se maravilhosamente bem tanto em 2005, nos títulos da Libertadores e do Mundial, quanto em 2013, nos poucos e caóticos meses em que o técnico esteve de volta.
RICARDO GOMES
Ricardo Gomes  - Botafogo x Bragantino (Foto: Vitor Silva / SSPress)(Foto: Vitor Silva/SSPress)
RESPONSÁVEL
"Ele tem várias marcas impressionantes. São 131 gols como goleiro, 25 anos no São Paulo, 22 como profissional. Isso é um cara, no mínimo, muito responsável. Além de todas as suas qualidades, o que ele fez é e sempre será brilhante"
Ricardo e Ceni: dividiram derrotas dolorosas, como as do Brasileirão-2009, na penúltima rodada, e da Libertadores-2010, na semifinal, mas conviveram em total harmonia durante um ano inteiro.
SÉRGIO BARESI
Sérgio Baresi (Foto: Wagner Carmo / VIPCOMM)(Foto: Wagner Carmo/Vipcomm)
PREDESTINADO
"O Rogério é mais do que um modelo de atleta. Ele é a personificação da posição de goleiro, e de líder no São Paulo e no futebol mundial"
Baresi e Ceni: ganharam juntos a Copa São Paulo de Juniores, em 1993, e quando o São Paulo resolveu priorizar a base, lançou o técnico de Cotia ao time profissional, em 2010. Parceria durou pouco.
ADILSON BATISTA
Adilson Batista Vasco x Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli)(Foto: Marcos Ribolli)
EXCEPCIONAL
"Mesmo com todos os títulos e respeitado no clube, eu via brilho nos seus olhos. Cheguei a ver lágrimas, pois queria vencer sempre, e cobrava de todos os atletas que se entregassem no jogo. Era muito profissional"
Adilson e Ceni: resultados frustrantes e pouquíssimo tempo em 2011, mas suficiente para criar admiração recíproca. O goleiro, favorável à metodologia de treinos do técnico, deu a ele duas camisas com longos autógrafos em sua saída.
NEY FRANCO
Ney Franco Coritiba (Foto: Giuliano Gomes/PR PRESS)(Foto: Giuliano Gomes/PR Press)
EFICIENTE
"O Rogério é um goleiro que construiu uma carreira muito sólida no São Paulo ao longo de todos esses anos, e que teve sua eficiência mais do que comprovada"
Ney e Ceni: a mais espinhosa das relações. Um entrevero na Sul-Americana desencadeou uma série de ações e reações hostis, de ambos os lados. Ainda assim, o título do torneio sul-americano foi conquistado em 2012, o último da carreira de Rogério.
JUAN CARLOS OSORIO
Osorio São Paulo x Coritiba (Foto: Marcos Ribolli)(Foto: Marcos Ribolli)
GRANDE
"A característica mais impressionante do Rogério é seu amor pelo jogo de futebol. Ele treina como se fosse um amador e vive como um grande profissional"
Osorio e Ceni: o colombiano foi contratado no primeiro semestre de 2015, mas saiu pouco depois por uma proposta do México e desentendimentos traumáticos com o ex-presidente Carlos Miguel Aidar. O goleiro se cansou de rasgar elogios públicos aos treinos do Profe.
DORIVA
Doriva São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)(Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)
DEDICAÇÃO
"Ele é muito dedicado no que faz. O Rogério se transformou num personagem do São Paulo, construiu uma história maravilhosa no clube"
Doriva e Ceni: foram apenas sete jogos com o técnico que chegou pelas mãos do presidente Aidar que, logo em seguida, renunciou.
MILTON CRUZ
Milton Cruz São Paulo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)(Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)
MITO
"O Rogério é um mito porque atende a todos os requisitos que se esperam de um atleta, no que diz respeito à capacidade, comprometimento, orgulho. Ele é completo, inigualável, não existe outro Rogério Ceni"
Milton e Ceni: amicíssimos, estão juntos no São Paulo há 21 anos. O auxiliar foi interino por diversas vezes, inclusive neste fim de 2015. Houve momentos marcantes, como a Libertadores deste ano. Ambos costumam ter opiniões parecidas. 

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...