quinta-feira, 23 de maio de 2013

CORINTHIANS



Líderes em média de público nos últimos três Campeonatos Brasileiros, corintianos vencem pesquisa com jogadores pelo segundo ano consecutivo


Quando o assunto é torcida, tamanho ainda é documento. Flamengo e Corinthians, clubes com o maior número de torcedores do país, têm seus aficcionados como os mais respeitados pelos boleiros nos estádios. Mas os alvinegros levam vantagem no quesito "jogar junto". Líder em média de público dos últimos três Campeonatos Brasileiros, a Fiel foi eleita pelo segundo ano consecutivo a torcida que mais faz pressão nos adversários em pesquisa feita pelo GLOBOESPORTE.COM e pela revista “Monet” com 343 atletas de 23 clubes das Séries A e B do Brasileirão. E a vantagem sobre os concorrentes foi ainda maior este ano.
A torcida do Corinthians é destacada por 53,9% dos entrevistados, equivalente a 185 jogadores - 43 a mais do que no ano passado. O Flamengo novamente ficou em segundo lugar, agora com apenas 10,5%, ao receber 36 votos - seis a menos do que na temporada passada. Atlético-MG e Grêmio dividem o terceiro lugar, com 15 votos (4,4%). A dupla é seguida por Atlético-PR (nove votos, 2,6%), Palmeiras (sete votos, 2%), Bahia e Santos (seis votos, 1,7%), São Paulo (cinco votos, 1,5%), Ponte Preta e Sport (três votos, 0,9%), além de Internacional, Vasco, Náutico e São Caetano (dois votos, 0,6%). Ao todo, 26 clubes foram citados na pesquisa, sendo 25 brasileiros e um argentino: o Boca Juniors. Trinta e quatro atletas, 9,9% dos participantes, não responderam a essa pergunta do questionário.
Torcidas_Censo-3 (Foto: Infoesporte)
Jogador que veste essa camisa sempre vai entrar em campo a 200km/h. O próprio atleta vê
que a equipe adversária fica temerosa, começa a errar passes,
a não arriscar jogadas... É algo inacreditável, nunca vi isso em time nenhum do Brasil."
Marcelinho Carioca, ex-jogador de
futebol, sobre a torcida do Corinthians
Revelado pelo Flamengo e com três passagens pelo Corinthians, Marcelinho Carioca viveu 14 anos nos dois clubes no total e conquistou títulos importantes por ambas equipes, como o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e os estaduais do Rio de Janeiro e de São Paulo. O ex-meia concorda com a opinião geral dos jogadores ao apontar as duas maiores torcidas do país como as que têm mais força. Porém, na visão do craque, a Fiel leva vantagem num quesito determinante: a paciência.
- Quando a torcida (do Corinthians) vê que o time está mal em campo, aí que ela grita mais ainda. Às vezes, se o jogador está cansado ou não teve sequência, ele sabe que vai ter que correr muito mais. Jogador que veste essa camisa sempre vai entrar em campo a 200km/h. E o torcedor, vendo essa postura, vai em cima mesmo. O próprio atleta vê que a equipe adversária fica temerosa, começa a errar passes, a não arriscar jogadas... É algo inacreditável, nunca vi isso em time nenhum do Brasil. A torcida do Flamengo está junto, tem muita força, mas é menos paciente - constatou.
O Flamengo é o recordista em média de público ao levar mais torcedores aos estádios em 13 das 42 edições do Campeonato Brasileiro. Mas o Corinthians já ameaça os números rubro-negros. Com o melhor público dos últimos três anos, a Fiel soma a maior média de dez campeonatos nacionais ao todo. No clube desde 2011, o lateral-esquerdo Fábio Santos vê o apoio como um elemento determinante para o sucesso do time. E destaca a reação dos alvinegros em momentos negativos - caso de um gol sofrido.
Info_PUBLICOS_CORINTHIANS (Foto: Infoesporte)
- Acredito que o mais marcante e o que mais me chamou atenção é o momento em que tomamos gol. Os torcedores gritam e incentivam ainda mais o time. Isso dá muita força aos jogadores. Sempre foi complicado enfrentar o Corinthians. Mas acredito que atualmente eles (torcedores) estão ainda mais participativos. É só ver a média de público da gente em todos os campeonatos. Sempre é a maior ou uma das maiores. Dificilmente jogamos para menos de 25 mil torcedores, o que no Brasil é excelente.
Mudança de perfil
Duas eliminações, dois finais distintos. Nas oitavas de final da Libertadores de 2006, ao cair para o River Plate, da Argentina, torcedores se revoltaram, invadiram o campo e entraram em confronto com a polícia. Sete anos depois, na mesma fase do torneio sul-americano, o time foi eliminado pelo também argentino Boca Juniors, mas saiu de campo aplaudido e ovacionado pelos alvinegros, que pareciam comemorar a classificação no Pacaembu (veja no vídeo ao lado). O episódio é usado como exemplo por jogadores e treinador para comprovar a forte ligação entre o time e a Fiel.
- O carinho, o incentivo que o torcedor corintiano dá aos atletas durante o jogo todo é emocionante para nós e pressiona os adversários. E quando o reconhecimento vem pelo desempenho, como por exemplo no jogo contra o Boca Juniors, independentemente do resultado, é algo extraordinário. Talvez revolucionário e exemplar - exaltou o técnico Tite.
Marcelinho Carioca não vê diferença no incentivo dos corintianos atualmente em comparação com 1993, ano em que foi contratado pela primeira vez pelo clube paulista. Mas o ex-jogador percebe uma mudança de comportamento e cita uma história de 1994 como exemplo.
- Lembro que em 1994 os caras invadiram o hotel na hora do almoço. Estavam sentados na mesa o Luisinho, o Boiadeiro, o Paulo Roberto e o Branco. A torcida estava livrando só a cabeça do Branco. Falou que se não ganhássemos, os outros três poderiam voltar para casa. Agora o comportamento melhorou. Invasão não tem mais.
Torcidas de Coritiba, Goiás e Vitória fora; Sport despenca
Dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, três não foram lembrados na pesquisa: o Coritiba e os recém-promovidos à Primeira Divisão Goiás e Vitória. O trio se junta a Santa Cruz, CRB, Brasiliense, Desportiva-ES, Cuiabá-MT, Parnahyba-PI, Potiguar de Mossoró-RN e Cene-MS como os campeões regionais do país este ano que não receberam votos. Os estaduais do Acre, Amazonas, Maranhão, Paraíba, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins ainda estão em andamento.
Já a lista dos citados inclui torcidas de oito equipes da Série B. Além de Palmeiras, que figurou entre os mais votados, a relação tem Avaí, Ceará, Guaratinguetá, Paraná, Paysandu, São Caetano e Sport. O Rubro-Negro pernambucano, por sua vez, teve uma queda vertiginosa se comparado à pesquisa do ano passado. Na Série A em 2012, o clube foi o terceiro mais lembrado pelos boleiros, com 6% dos votos.

BRASILEIRAO



Comandante do Corinthians tem mais do que o triplo de votos de Muricy Ramalho, e Leão é o mais citado entre 80 'treinadores ruins' por jogadores


Toda unanimidade é burra, diria Nelson Rodrigues. Tite, então, é uma quase unanimidade do futebol brasileiro. É quase impossível encontrar quem fale mal do técnico do Corinthians. A fama de correto, justo e boa gente já é antiga, e, nos últimos anos, ele ainda juntou às boas referências pessoais um currículo invejável. Ganhou a Copa Sul-Americana pelo Internacional e, no Timão, conquistou o Brasileirão, a Libertadores, o Mundial e o Paulista. O último título foi o de melhor técnico do país, eleito em pesquisa realizada pelo GLOBOESPORTE.COM em parceria com a revista "Monet" com 343 jogadores das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
Prêmio resumido pelo professor com uma palavra: reconhecimento.
- Ser escolhido pelos atletas como melhor técnico do Brasil é, para mim, motivo de orgulho. Além de um incentivo à minha "inquietude" em busca de conhecimento e crescimento pessoal e profissional.
técnicos_Censo (Foto: Infoesporte)
Ele teve mais do que o triplo dos votos de Muricy Ramalho, tetracampeão nacional: 150 a 49. Foram 24 treinadores citados, e 33 atletas preferiram não responder. Mas a pesquisa não é só feita de elogios. Os jogadores também foram questionados sobre o pior técnico com quem já trabalharam. Apesar da garantia do anonimato, 175 boleiros ficaram em cima do muro e não responderam, ou disseram "nenhum": a grande maioria. Entre os citados, Emerson Leão ganhou (ou perdeu) também com larga vantagem: 29 votos.

Tite: corrente de confiança
Tite chegou ao Corinthians em 2010, quando o clube demitiu Adilson Batista, e ainda tentava se reencontrar após a saída de Mano Menezes para a seleção brasileira. Apesar de não ter conquistado o título brasileiro, pelo qual lutou até a última rodada, e da trágica eliminação diante do Tolima, na primeira fase da Libertadores, ele foi mantido pela diretoria. Decisão acertada. De lá para cá, são quatro troféus levantados e quase nenhum atrito com jogadores.
O que mais se ressalta no Timão é o ambiente de respeito às decisões de Tite. Mesmo aqueles que não jogam se enquadram em seu lema de "merecimento". Quem ameaça roer a corrente é isolado pelo grupo. Foi o que ocorreu com o argentino Martínez, que, no ano passado, ameaçou deixar o clube se não se tornasse titular. A pressão não deu certo, e ele se transferiu para o Boca Juniors. Após a eliminação para o mesmo Boca na atual edição da Libertadores, Alexandre Pato esboçou a reclamação por sua condição de reserva, mas logo recuou.
Tite, Corinthians x Boca Juniors (Foto: Marcos Ribolli)Tite tem a preferência de 43,7% dos jogadores que
disputam as Séries A e B (Foto: Marcos Ribolli)
- Não fico surpreso por ele ter sido eleito. Sei da capacidade dele, tivemos um rápido contato quando eu tinha 12 anos, e agora nos reencontramos. Ele tem trabalhado muito bem, torna um grupo muito forte e vai buscar muitos títulos - afirmou Pato.
Além dos resultados, as frases e expressões do treinador alvinegro o marcaram como um dos grandes personagens recentes do futebol. Nas entrevistas coletivas após os jogos, ele fala como se tivesse entrado em campo. Semblante cansado, intenso, chega a suar. Bate nas teclas do profissionalismo e da justiça. Após o empate diante do Boca, em que o trio de arbitragem prejudicou o Corinthians no Pacaembu, o gaúcho revelou que foi cínico ao cumprimentar juiz e assistentes:
- Botei meu lado podre pra fora.
A última dor de cabeça do comandante foi Jorge Henrique. A comissão técnica alegou problemas de indisciplina após o atacante ter chegado atrasado ao treino e o afastou do grupo. Tite não aceita que quebrem a corrente de confiança.
- Em cinco meses no Corinthians, e pelo que já havia ouvido, o Tite é um cara super profissional, trabalhador, honesto, e tem o grupo inteiro nas mãos. É um cara sensacional, que consegue conduzir 30 jogadores e todos ficam felizes - elogiou o zagueiro Gil.
Leão: o outro lado
As respostas sobre o pior técnico que cada um teve em sua carreira reservaram curiosidades: 80 profissionais foram citados. Entre eles, nomes como o holandês Frank de Boer, o turco Yilmaz Vural e brasileiros menos conhecidos como Bezerra, Bagé, Eugênio, Mauro Ovelha, Ney da Matta... Até José Mourinho foi vítima, votado por dois atletas.
Emerson Leão reclama contra Lusa (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Emerson Leão não teve boa votação dos atletas
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Em meio a quase 200 abstenções, Leão foi o líder de votos: 29, também mais do que o triplo dos que vieram a seguir. Joel Santana foi lembrado por oito jogadores, e Vágner Mancini por sete. Os preferidos dos boleiros, Tite e Muricy Ramalho, não receberam votos, mas nem Luiz Felipe Scolari escapou da ira dos atletas. O comandante da seleção brasileira teve uma indicação para pior técnico - e 11 para melhor.
Campeão brasileiro em 2002 no comando do Santos, Emerson Leão está desempregado desde o ano passado, fato que, segundo ele, facilita para que jogadores o indiquem. Ele trabalhou no São Caetano em 2012, após ser demitido do São Paulo em razão das eliminações nas semifinais do Paulistão e da Copa do Brasil. A saída do Morumbi, assim como em 2005, em sua primeira passagem pelo clube, gerou uma série de críticas de jogadores e dirigentes. Os mesmos que haviam trabalhado com ele sete anos antes.
- Futebol é muito simples. Quem está entre os 11, gosta; quem não está, reclama. E eu não tenho acordo com jogador, não tenho acordo com empresário. Por isso, não gostam. Acho que está na hora de os jogadores de futebol fazerem um pouco pelo Brasil, porque eles estão jogando muito pouco - defendeu-se o treinador.
Acho que está na hora de os jogadores de futebol fazerem um pouco pelo Brasil, porque eles estão jogando muito pouco"
Emerson Leão
Incomodado com o resultado, mas de bom humor, Leão disse que os jogadores se esconderam atrás de seu nome, já que não precisam ter seus votos revelados, e citou a boa relação com Diego Tardelli, atacante que foi destaque do São Paulo sob seu comando, entre 2004 e 2005, mas deixou o clube depois que o treinador também saiu.
- Vai perguntar pro Tardelli se ele me acha bom. É que só gostam do lado negativo.
Leão, no entanto, não recebeu nenhum voto para melhor técnico do país.

NOTICIAS



Ivan pede camisa de craque após o empate sem gols e relata frase do santista em tom de despedida. 'Pedi para ele ficar, mas disse que não vai'

Fim de jogo na Vila Belmiro. Santos e Joinville empatam sem gols, nesta quarta-feira, na Copa do Brasil, classificando a equipe paulista. Neymar caminha em direção ao vestiário alvinegro, mas é abordado pelo goleiro Ivan, do time catarinense. Após algum tempo de conversa, o craque lhe dá sua camisa. Na saída do gramado, foge sobre perguntas relacionadas ao seu futuro. Do outro lado, o arqueiro do JEC revela um desabafo do camisa 11.
- Eu disse que sou muito fã dele e pedi para que ficasse, mas ele falou que não dá mais. Não vai ficar. É complicado. Para nós, brasileiros, será uma alegria imensa vê-lo atuando no futebol europeu. Ele é o melhor jogador do Brasil disparado e um dos melhores do mundo. Vai evoluir taticamente e tecnicamente, para ajudar a nossa Seleção - disse Ivan.

A multa rescisória do craque é de 65 milhões de euros (R$ 170,4 milhões), mas o clube almeja 50 milhões de euros (R$ 131 milhões) para vendê-lo agora. O Peixe é dono de 55% dos direitos, a DIS tem 40% e a Terceira Estrela Investimentos S/A possui os 5% restantes.
A declaração chega logo após o Comitê de Gestão do Santos recusar uma oferta de 20 milhões de euros (R$ 52,5 milhões) do Barcelona, em reunião realizada nesta quarta-feira, na casa do presidente Luis Alvaro Ribeiro. O clube catalão barganha para pagar o mínimo possível, já que o contrato do santista vai até julho de 2014. Ou seja, com mais seis meses poderá assinar um pré-acordo e sair de graça.
Até o técnico Muricy Ramalho já disse que o destino de Neymar deve mesmo ser o Barcelona. O treinador aproveitou para pedir, em entrevista coletiva, que Robinho seja o substituto do camisa 11.
Neymar jogo Santos goleiro Joinville (Foto: Marcelo Machado de Melo / Fotoarena)Neymar dá a camisa para o goleiro Ivan, do Joinville (Foto: Marcelo Machado de Melo / Fotoarena)

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...