quinta-feira, 28 de março de 2013

CORINTHIANS



Presidente do Corinthians terá conversa com Antônio Patriota, ministro das Relações Exteriores, na quarta. Parlamentar mostra preocupação


sorteio libertadores Mario Gobbi, presidente do Corinthians (Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com)Gobbi agenda reunião com ministro
(Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com)
O presidente Mário Gobbi "abraçou" a causa dos 12 torcedores do Corinthians presos em Oruro, na Bolívia, há mais de um mês. O Itamaraty confirmou uma reunião do mandatário corintiano com Antônio Patriota, ministro das Relações Exteriores, na próxima quarta-feira, em Brasília. A intenção é pedir uma maior participação do Governo Federal na tentativa de libertar os presos, acusados de homicídio na morte do garoto Kevin Beltrán, no jogo entre San José e Corinthians.

De acordo com o Itamaraty, a iniciativa do encontro partiu do Corinthians. O órgão ainda informou que seus representantes na Bolívia estão fazendo o máximo para dar suporte aos presos e também fiscalizar a atuação da Justiça boliviana nas investigações da morte do garoto.
Nesta semana, o senador Ricardo Ferraço esteve em Oruro para conferir de perto as condições da Penitenciária de San Pedro, onde os torcedores estão presos. Na condição de presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Ferraço voltou "chocado" com o que encontrou, conforme relato de um integrante da Embaixada do Brasil na Bolívia.

- Ele ficou realmente chocado com o que viu em San Pedro. Nós aqui na Bolívia estamos acostumados, então o choque não é tão grande. O Ferraço pediu uma participação maior do Governo Federal no caso, e voltou ao Brasil com a promessa de fazer essa cobrança – afirmou o diplomata.

Em declarações reproduzidas pela Agência Senado, Ricardo Ferraço afirmou que os presos estão sendo usados como "objetos de barganha política" pelo presidente boliviano Evo Morales. Isso porque a Embaixada do Brasil na Bolívia concedeu asilo político ao senador boliviano Roger Pinto Molina, crítico ferrenho do governo de Morales.

Com o impasse, os corintianos continuam presos em Oruro por tempo indeterminado. A investigação deve durar mais cinco meses, no mínimo, e o primeiro pedido de apelação da prisão preventiva foi negado pela Corte Superior de Justiça da cidade. Agora, a defesa prepara um pedido de reconsideração do caso
.

ESTADUAIS 2013


DESTAQUES DO JOGO
  • nome do jogo
    Cícero
    O meia fez o primeiro gol do Santos e ainda deu uma assistência para Giva. A boa atuação, porém, não foi suficiente para dar a vitória ao Peixe.
  • lance capital
    34 do 2º tempo
    Wagninho sai do banco, substitui Roni e faz o gol de empate do Mogi Mirim, que define o placar na Vila Belmiro. Garoto natural de Cubatão teve noite especial..
  • pé na forma
    Bruno Peres
    Lateral-direito chegou inúmeras vezes ao fundo, mas não acertou quase nenhum cruzamento. Jogador foi bastante criticado pelos torcedores santistas.
Neymar e Montillo voltaram ao Santos após defenderem suas respectivas seleções, mas nenhum dos dois decidiu o jogo. O camisa 11, aliás, agora soma seis partidas em jejum de gols (dois pela Seleção e quatro pelo Peixe). Sem nada a ver com isso, o bom time do Mogi Mirim deu muito trabalho. E saiu da Vila Belmiro com um empate por 2 a 2, na noite desta quinta-feira, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Paulista.
O astro da Vila bem que tentou de todas as formas marcar, chegando até a acertar a trave. Mas o grande destaque santista foi Cícero, com um gol e uma assistência para Giva. Henrique e Wagninho, cria do São Vicente e que passou pelo futsal do Peixe, saiu do banco para dar números finais ao placar. O garoto, inclusive, tinha até torcida especial na arquibancada.Com o empate, o Santos chega aos 29 pontos, na terceira colocação, enquanto o Sapão vai aos 27, logo atrás, na quarta posição.
Agora, o Peixe vai a Bauru enfrentar o Oeste, neste domingo, às 18h30m, no Estádio Alfredo de Castilho. O Mogi Mirim, por sua vez, enfrenta o São Caetano, no mesmo dia e horário, no Estádio Anacleto Campanella. As duas partidas são válidas pela 16ª rodada do Paulistão.
Neymar jogo Santos Mogi Mirim  (Foto: Lucas Baptista / Futura Press)De volta da Seleção, Neymar foi titular do Santos nesta quinta-feira (Foto: Lucas Baptista / Futura Press)
‘Lateral’ Arouca faz a diferença
Na volta de Neymar e Montillo, o que se esperava do Santos era uma pressão em cima do Mogi Mirim desde o início. E ela aconteceu, principalmente com marcação forte no campo de ataque. O resultado da tática adotada deu mais poder de desarme e criação ao meio, mas mas todos os lances acabaram mal concluídos por Giva e Arouca.
A partir dos 15 minutos, o Mogi Mirim começou a dar suas respostas, ainda que de forma tímida. Sem penetração pelas laterais, o jeito foi arriscar de fora da área. Em três oportunidades o Sapão tentou. Na mais perigosa delas, Val obrigou Rafael a pular para conferir a bola passando perto, mas para fora.
O Santos tentava criar pelas duas laterais, mas as melhores oportunidades saíram pela esquerda, com Léo e Neymar. O time até fez boas jogadas de linha de fundo pela direita, mas Bruno Peres, em péssima noite, errou todos os cruzamentos que tentou, irritando os torcedores santistas.
Justamente quando Arouca caiu pelo setor, o Peixe abriu o placar. Em bom lance de Giva, o garoto abriu para Montillo na direita, que passou para o volante. Consciente, ele cruzou na medida para Neymar ajeitar e Cícero, chegando de trás, fuzilar o goleiro Daniel, aos 42 minutos. Sem a confiança de Bruno Peres, coube a Arouca fazer a diferença.
Chuva e empate
Enquanto os dois times estavam no intervalo, uma forte chuva caiu na Vila Belmiro. A água não provocou poças no gramado, mas mudou o jogo. Logo aos seis minutos, o Sapão conseguiu o empate. E em uma falta desnecessária de Durval, na lateral esquerda da defesa. João Paulo cruzou com perigo para Lucas Fonseca desviar e Henrique, completamente livre, completar para o gol de Rafael. Falha geral da defesa santista.
O gol acendeu os dois times, que partiram em busca da vitória. Mas foi o Santos que novamente ficou à frente. O sonho de Giva virou realidade. O garoto de 20 anos, que atuou pela primeira vez como titular ao lado de Neymar, aproveitou a jogada do ídolo, passando pelos pés de Cícero, para marcar, aos 22 minutos.
Mesmo vencendo, o Santos seguiu martelando em busca do terceiro, principalmente com Neymar. Em três finalizações o astro levou perigo ao gol de Daniel, sendo a mais perigosa delas em uma falta que explodiu no travessão.
Quando tudo já parecia definido, mas o Sapão buscou o empate. Wagninho, cria do São Vicente, time da Série A-3 do Paulistão, substituiu Roni e aproveitou bobeira pelas costas de Guilherme Santos, que entrou no lugar de Léo. Sem dó, o garoto de Cubatão fuzilou Rafael, aos 34 minutos. Na arquibancada de visitante, três faixas o desejavam sorte. Deu certo.
A pressão seguiu intensa dos dois lados, mas o placar não saiu do 2 a 2.

ESTADUAIS 2013



Com gols de Jô e Reinaldo, time de Porto Alegre é o primeiro brasileiro a ganhar na Arena. Welliton descontou ao Tricolor pela Taça Farroupilha


Era um jogo para ganhar, manter o 100% de aproveitamento na Taça Farroupilha e encaminhar a classificação à fase eliminatória do segundo turno do Gauchão. Era um jogo para testar a formação com três atacantes, confirmar a recuperação de Kleber. Pois foi um jogo de surpresa. O Cruzeiro-RS foi melhor do que o Grêmio, ganhou por 2 a 1 e somou pontos importantes na luta contra o rebaixamento. Uma noite de quarta-feira histórica na Arena.
No ano do centenário, o Estrelado voltou a vencer após três derrotas. Ainda é o lanterna do Grupo A, mas deixou a zona do rebaixamento – conta a classificação geral, incluindo o primeiro turno. A primeira derrota no novo estádio para um clube brasileiro fez o Grêmio cair para segundo. Com nove pontos, está atrás do Passo Fundo, com um a mais. Os quatro primeiros passam de fase.
As duas equipes voltam a campo no final de semana. Às 16h de domingo, no Vermelhão da Serra, o Grêmio desafia o Passo Fundo. Um pouco mais tarde, às 19h, o Cruzeiro-RS visita o Pelotas, na Boca do Lobo.
Fernando atuou no Grêmio após defender Seleção (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Fernando atuou após defender Seleção, mas não impediu derrota tricolor (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Deu sono
O Grêmio começou com uma surpresa – Fernando foi escalado embora tenha admitido cansaço por servir a Seleção por uma semana – e a confirmação do esquema 4-3-3. Porém, a ideia de testar a formação para o confronto com o Fluminense, em 10 de abril, pela Libertadores (Elano está suspenso), curiosamente, criou dificuldades. Bem postado, o Cruzeiro-RS não só anulou os principais destaques tricolores como ameaçou nos contragolpes. Basta ver que teve as melhores oportunidades de abrir o placar.

Mas qual razão para tamanha disparidade se o Tricolor ostentava 100% de aproveitamento no Grupo A, cujo lanterna era o Estrelado? Zé Roberto esteve isolado na armação, Barcos recuou de mais e Kleber e Welliton sucumbiram à marcação além de, ao demorar a recompor o meio-campo, deixaram a defesa exposta. Sem falar nos excessivos erros de passes. Até Fernando e Zé Roberto, que costumam acertar, estavam em noite sem inspiração.
Em ataques rápidos, especialmente pelos lados, ameaçou o gol de Dida. Primeiro, Marcelo Santos cruzou e Jô chutou para fora. Reinaldo, pela direita, serviu o mesmo Jô. Porém, o atacante demorou dando tempo a Cris se recuperar e impedir a finalização. O Grêmio, entretanto, só ameaçou em jogada de bola para, ainda no início da partida, aos oito minutos, após Fernando cobrar falta e Cris cabecear para fora.
Beste contexto, o Cruzeiro-RS marcou bem. Embora tenha abusado de faltas para impedir os ataques. Numa delas, em Kleber, Luxa reclamou da postura ao colega Benhur Pereira.
Marcelo Grohe e Werley não se entedem
Na volta ao segundo tempo, o Grêmio mudou por questão médica. Dida, com dores na coxa esquerda, deu lugar a Marcelo Grohe. O que continuou igual foi a dinâmica do jogo. O Cruzeiro manteve a marcação em duas linhas de quatro. O dono da casa só melhorou na postura: passou a propor o jogo.
Até que... uma lambança aos 14 minutos daria emoção à partida. Grohe segurou a bola, mas esbarrou em Werley e a soltou. A bola se ofereceu a Jô, que livre só completou ao gol: 1 a 0. O Grêmio, então, passou a pressionar. Mesmo que apostando mais em jogadas individuais do que em coletivas.
Kleber, um minuto depois, chutou cruzado e quase empatou. Cris, de cabeça, mandou para fora. Até que, após dois escanteios em sequencia, o Tricolor empatou. Aos 22, Fernando cobrou, Souza desviou na primeira trave e Welliton completou para igualar o placar em 1 a 1.
Quando parecia que iria virar a partida, então, o Cruzeiro-RS voltou a surpreender. Em cobrança de escanteio, aos 28 minutos, Reinaldo aproveitou desatenção de Welliton na marcação, e, de cabeça, colocou o Estrelado na frente: 2 a 1.
O Grêmio não teve forças para buscar o empate. Pior. Quase levou o terceiro após boa tabela entre Jean e Jô. Viu ainda Barcos sair após uma pancada nas costelas e preocupar os torcedores. Definitivamente, não era a noite do Tricolor
.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...