sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

LIBERTADORES



Torcidas costumam adotar os artefatos manuais, que não disparam. O projétil da tragédia é usado em navios e conta com impulso de até 300m


Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, morreu na última quarta-feira após ter sido atingido por um sinalizador no empate por 1 a 1 entre San José e Corinthians, em Oruro, pela Libertadores. O menino estava na torcida do time local e teve o rosto perfurado pelo projétil, que é usado normalmente em navios. Não é normal torcedores utilizarem em estádios este tipo de sinalizador, bem mais potente do que os manuais, que não disparam, apenas emitem luz e fumaça.
O sinalizador de navios possui um disparador, que impulsiona um cilindro parecido com o manual, mas que ganha velocidade e força por conta do próprio disparador e é dez vezes mais potente. Este modelo possui ainda um dispositivo chamado paraquedas, que serve para retardar a velocidade de queda do objeto. No caso de Kevin, o cilindro disparado tinha 20 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro e entrou pela cavidade do olho direito do garoto, atravessando o crânio e gerando a perda de massa encefálica. Kevin morreu na hora.
info sinalizador 4 (Foto: arte esporte)

 

CORINTHIANS



Torcedores não poderão aguardar em liberdade o julgamento pela morte do boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada



Algemados de dois em dois e sob forte escolta policial, os 12 torcedores corintianos indiciados pela polícia boliviana por conta da morte do garoto Kevin Douglas Beltrán Espada foram transferidos, no fim da tarde desta sexta-feira, em duas viaturas, para a penitenciária de Oruro, chamada "Cárcere San Pedro". O local fica a 200 metros do estádio Jesús Bermúdez, onde Kevin morreu ao ser atingido no olho por um sinalizador marítimo.
Os corintianos estavam detidos na Corte Superior de Justiça de Oruro, onde ouviram do juiz cautelar Julio Huarachi Pozo que ficarão presos de forma preventiva até o julgamento. Dois dos 12 foram indiciados como autores do homicídio porque portavam sinalizadores idênticos ao que mataram Kevin. Os outros 10  foram indiciados como cúmplices.
corinthians torcedores presos Penitenciária de San Pedro (Foto: Diego Ribeiro)Penitenciária San Pedro (Foto: Diego Ribeiro)
Representantes da embaixada brasileira na Bolívia preparam recurso para fazer com que o grupo responda em liberdade.
A análise será feita pelo juiz cautelar Julio Huarachi Pozo, o mesmo que decretou a prisão preventiva. A decisão sobre o recurso pode demorar horas ou dias. Na apelação feita durante a análise das medidas cautelares, o juiz se mostrou irredutível.
– Decidimos manter os 12 encarcerados nessa fase de investigação por questões de segurança. Sabemos que não há provas contundentes, mas vamos mantê-los encarcerados porque sabemos que é muito fácil sair da Bolívia – argumentou Julio Pozo.
corinthians torcedores presos Penitenciária de San Pedro (Foto: Diego Ribeiro)Da penitenciária é possível ver o estádio ao fundo (Foto: Diego Ribeiro)

Confira a lista dos presos:
Leandro Silva de Oliveira - 21 anos
Tadeu Macedo Andrade - 30 anos
Reinaldo Coelho - 35 anos
José Carlos da Silva Junior - 20 anos
Marco Aurélio Nefeire - 31 anos
Daniel Silva de Oliveira - 27 anos
Hugo Nonato - 27 anos
Clever Souza Clous - 21 anos
Cleuter Barreto Barros - 24 anos
Fábio Neves Domingos - 32 anos
Rafael Machado Castilho Araújo - 18 anos
Tiago Aurélio dos Santos Ferreira - 27 anos

LIBERTADORES



'

Diretor jurídico do clube chama decisão da entidade de 'indevida e intempestiva' e argumenta que Timão não teve direito de defesa


O Corinthians vai entrar ainda nesta sexta-feira com um recurso na Conmebol para tentar reverter a decisão que impede a presença de torcedores em seus jogos na Libertadores. O diretor jurídico do clube, Luiz Alberto Bussab, classificou a decisão da entidade que controla o futebol sul-americano como "indevida, abusiva e intempestiva".
- A questão da liminar é abusiva, no nosso entender, porque, evidentemente por ser liminar, não nos ouviu, não tivemos defesa. O inquérito policial na Bolívia ainda não terminou. As autoridades não sabem individualmente quem cometeu, como cometeu. Não se apurou a responsabilidade individual. (...) Não houve qualquer tipo de revista (na entrada do estádio) - afirmou Bussab, em entrevista ao "Arena SporTV".
Bussab considera que o Corinthians não contribuiu com a ação que resultou na morte de Kevin Espada. O jovem de 14 anos foi atingido por um sinalizador marítimo disparado do setor ocupado pela torcida alvinegra no jogo com o San José, na quarta-feira, em Oruro, no estádio Jesús Bermúdez. A polícia boliviana prendeu 12 torcedores, indiciados por homicídio.
- Não houve nenhuma ajuda financeira, nenhuma contribuição, nenhum incentivo sequer. Não existe relação econômica ou de subvenção entre torcida organizada e Corinthians. Pode existir respeito, diálogo. As instituições são independentes e devem responder por si só - afirmou o diretor jurídico.
Bussab disse que a ação violenta durante o jogo contra o San José é reprovada pela diretoria do Corinthians e que o clube deseja que o caso seja apurado e o responsável, punido.
- O comportamento é reprovado pela diretoria do Corinthians, como qualquer ato de violência. Esperamos que a pessoa seja identificada e punida. Não vamos fazer nada para que isso não ocorra - garantiu.
- O clube não concorreu de forma alguma (para o caso). E tenho certeza que isso será demonstrado - acrescentou.
A Conmebol decidiu na noite de quinta-feira que o Corinthians deve disputar sem a presença de torcedores os jogos em que tiver mando de campo na Libertadores. E que não terá direito a ingressos para seus adeptos nas partidas como visitante
.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...