quarta-feira, 14 de agosto de 2013

SERIE B

'

Ao bater o Joinville por 1 a 0 na noite desta terça-feira, o Verdão completou cinco vitórias consecutivas e agora lidera com folga a Série B


A vitória em Joinville, na noite desta terça-feira, foi a quinta consecutiva do Palmeiras na Série B do Brasileirão. A equipe de Gilson Kleina já está invicta há dez jogos e lidera com folga a competição. O bom momento, entretanto, faz os jogadores ligarem o sinal de alerta para evitarem um eventual relaxamento do time na sequência do campeonato.
- Ganhamos de 4 a 0 do Boa (na verdade foi do Icasa, há quatro rodadas) e nos perguntaram se já estávamos tranquilos. Não estamos. Se relaxarmos, vamos tropeçar. Temos de estar sempre desconfiados - declarou o goleiro Fernando Prass.
Animado com a boa fase do Palmeiras, Wesley mandou recado aos torcedores, lembrando-os que nem sempre a equipe vai conseguir vencer no campeonato.

O Palmeiras volta a campo no sábado, no Pacaembu, para duelar com o Paysandu, pela 16ª rodada da competição. O time alviverde é o líder do torneio, com 37 pontos, cinco a mais que a Chapecoense, que, por outro lado, soma dois jogos a menos.
- Enquanto pudermos fazer o resultado, temos de fazer. A gente nunca quer perder, mas pode acontecer de às vezes a equipe não estar em um dia bom. Mas hoje, graças a Deus, tudo deu certo - disse, sobre a vitória de 1 a 0, fora de casa. O gol foi marcado por Mendieta, logo aos cinco minutos de jogo.
Wellington Bruno Joinville (Foto: Agif/Folhapress)Palmeiras somou mais três pontos em Joinville (Foto: Agif/Folhapress
)

CLASSICOS


Tricolor entra em campo no Maracanã repleto de desfalques e pressionado. Timão aposta em time quase completo para se aproximar da liderança


O torcedor se acostumou a ver Fluminense e Corinthians protagonizando o Campeonato Brasileiro nos últimos anos. Não à toa, os três últimos títulos nacionais foram para as salas de troféus dos clubes. O Tricolor ficou com a taça em 2010 e 2012, enquanto o Timão faturou em 2011. No entanto, apesar de as bases das equipes terem sido mantidas, na atual edição apenas o time paulista faz jus à recente tradição e já finca o pé no G-4. A agremiação carioca, próxima ao Z-4, precisa vencer o confronto desta quarta-feira, às 21h50m, no Maracanã, para encontrar um pouco de paz no Brasileirão e, quem sabe, repetir o início do nacional, quando brigou na parte de cima da tabela.
A derrota por 3 a 2 no Fla-Flu da última rodada e a péssima exibição deixaram o clima ainda mais tenso nas Laranjeiras. Com apenas 14 pontos em 13 jogos, o Tricolor sofre com as cobranças da torcida, preocupada com a 14ª colocação. Na terça-feira, houve protesto no treino da equipe, que chegou a flertar com a liderança antes da pausa do Brasileiro para a Copa das Confederações. Contudo, perdeu seis dos últimos nove jogos e está a apenas dois pontos da zona do rebaixamento.

A Rede Globo transmite a partida para SP, Porto Alegre (RS), PR, SC, MT, MS, Goiânia (GO), PE, SE e MA (menos Balsas). O jogo será exibido para todo o país pelo PremiereFC, em sistema pay-per-view, e acompanhado em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM com vídeos exclusivos.
Alheio aos problemas tricolores, o Corinthians, que patinou no começo do Brasileiro, engrenou e venceu três dos últimos quatro jogos. O elenco pensa alto e quer encerrar o fim de semana na liderança. Para isso, vencer o Tricolor, mesmo fora de casa, é obrigação dentro do planejamento, que também inclui triunfo no próximo domingo contra o Coritiba, no Pacaembu. Com 21 pontos, a equipe dirigida por Tite está apenas a quatro do líder Cruzeiro, na quarta posição. Com praticamente todo o elenco à disposição, com exceção de Guerrero, na seleção peruana, Tite deve se dar ao luxo de poupar Danilo e promover a entrada de Renato Augusto.
header as escalações 2
Fluminense: o técnico Vanderlei Luxemburgo preferiu manter o mistério. Além da extensa lista de lesionados, o comandante ainda terá outros três desfalques em relação ao Fla-Flu: o lateral-esquerdo Carlinhos, suspenso, além do volante Jean e do atacante Fred, ambos a serviço da Seleção. Ronan, Diguinho e Samuel são os favoritos para ficarem com as vagas. O Fluminense deve ir a campo com: Diego Cavalieri, Igor Julião, Gum, Leandro Euzébio e Ronan; Edinho, Diguinho, Felipe e Eduardo; Rafael Sobis e Samuel (Kenedy).
Corinthians: a formação será praticamente a mesma que bateu o Vitória por 2 a 0, domingo, no Pacaembu. A diferença é que desta vez Danilo será poupado. Renato Augusto, preservado no jogo passado, entra em seu lugar. Na defesa, Paulo André retorna de suspensão. O time: Cássio, Edenílson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Guilherme; Romarinho, Renato Augusto e Emerson; Alexandre Pato.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Fluminense: suspenso pelo terceiro amarelo, Carlinhos não joga. Bruno, Deco, Marcos Junior, Rhayner, Valencia e Wellington Silva estão no departamento médico, enquanto Jean e Fred estão a serviço da Seleção. Já Michael segue suspenso preventivamente por doping.
CorinthiansDanilo, preservado pela comissão técnica, Guerrero, convocado para a seleção peruana, e Guilherme Andrade, em recuperação de grave lesão no joelho direito.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Fluminense: Edinho, Fred e Rafael Sobis.
Corinthians: Danilo, Douglas, Guilherme e Paulo André.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
André Luiz de Freitas Castro (GO) apita a partida, auxiliado por Altemir Hausmann (RS) e José Antônio Chaves Franco Filho (RS). O árbitro já trabalhou em cinco duelos da Série A deste ano: Atlético-PR 2 x 2 Cruzeiro, Atlético-MG 2 x 0 Grêmio, Flamengo 0 x 1 Náutico, Vitória 1 x 1 Fluminense e São Paulo 0 x 1 Internacional. Ele tem média de 4,2 cartões amarelos e 0,2 cartão vermelho. Além disso, tem média de 26,4 faltas assinaladas por jogo e 0,2 pênalti. O Brasileirão de 2013 tem média de 4,2 cartões amarelos e 0,2 cartão vermelho. São 33,5 faltas por confronto e média de dois pênaltis por rodada.
header_estatisticas (Foto: arte esporte)
Fluminense: é a terceira equipe que mais finalizações fez (181 ou 14 por partida), mas o aproveitamento dessas conclusões é apenas o oitavo melhor (cinco certas por partida). Sexta pior marca em finalizações que viraram gol (9,4%) seguido do adversário (9,6%). Enfrentará um grande desafio, porque o Corinthians tem a defesa com o mais baixo índice de finalizações sofridas que viraram gols: apenas 6,3% das conclusões entraram em seu gol. E ainda por baixo é o time que menos finalizações sofreu (96). O Flu é a quarta equipe que menos faltas cometeu (179). Joga e deixa jogar.
Corinthians: dois clubes que se especializaram em conquistar campeonatos vencendo seus jogos por um gol de diferença. O Timão da melhor linha de impedimento do Brasil (59 conquistados) vai enfrentar o ataque menos vezes flagrado em impedimentos (19). O goleiro corintiano é o segundo que menos defesas difíceis fez (18). São duas das quatro equipes menos punidas com cartões amarelos, 20. Mais três vermelhos para o Fluminense e dois para o Corinthians, que continua sendo o que o Fluminense já foi, a defesa menos vazada, com apenas seis gols sofridos. O Tricolor já levou 20.
header_na_historia (Foto: arte esporte)
 Em 2003 o Fluminense não fez um bom Campeonato Brasileiro e brigou até a última rodada contra o rebaixamento. A seu favor tinha o atacante Romário, que decidiu o confronto contra o Corinthians no segundo turno daquela competição. Em uma noite de quarta-feira chuvosa no Rio de Janeiro, o Baixinho marcou, aos 41 minutos do segundo tempo, o gol do triunfo por 1 a 0. Antes, o Timão havia tido gol mal anulado de Gil
.

CORINTHIANS


Ainda em busca de melhor sequência pelo Timão, atacante é ‘abraçado’ por colegas. Fábio Santos diz que ele sentiu pressão no início

Pato no instagram corinthians (Foto: Instagram)Alexandre Pato ganha apoio dos companheiros
no Corinthians (Foto: Instagram)
Se há uma coisa da qual Alexandre Patonão pode reclamar, é do carinho que recebe de funcionários, comissão técnica e jogadores do Corinthians. Titular no jogo desta quarta-feira contra o Fluminense, às 21h50 (horário de Brasília), no Maracanã, o atacante conta com apoio dos companheiros de time para ter a sequência de jogos desejada e melhorar seus números com a camisa alvinegra.
Até esta quarta, são 35 jogos e 11 gols com a camisa do Timão. Se marcar contra o Flu, já atinge sua maior artilharia em uma temporada desde 2009. Quem o acompanha no dia a dia detecta uma adaptação maior ao clube, ao esquema de jogo e, principalmente, à cobrança da torcida corintiana.
O lateral-esquerdo Fábio Santos reconhece que Pato sentiu um pouco a pressão no início, mas hoje já lida melhor com eventuais vaias e cobranças que recebe.
– O Pato é muito novo. Parece que tem 30, mas só tem 23 anos. É claro que o cara sente, acho que ele nunca foi vaiado ou cobrado assim na vida, e aqui a cobrança é grande. Então é importante darmos essa tranquilidade a ele – explicou o lateral.
Ele (Pato) saiu jovem, voltou como astro e sabe que a cobrança sempre vai ser maior do que nos outros. Mas aqui, todo mundo está junto"
Edenilson
– Aos poucos, ele vai buscando esse estilo de competir, de marcar, e já tem feito bastante. Com paciência, tenho certeza de que ele vai ser titular, fazer muitos gols e virar ídolo – completou.
Até os titulares mais recentes do Corinthians reconhecem uma evolução em Pato. O lateral-direito Edenílson destacou que o atacante entendeu o espírito pregado por Tite: não há uma estrela maior do que a outra na equipe.
– O Pato está entendendo que aqui é diferente. Ele saiu jovem, voltou como astro e sabe que a cobrança sempre vai ser maior do que nos outros. Mas aqui, todo mundo está junto. Se perder, perde todo mundo. Ele está começando a entender que todos lutam pelo objetivo da equipe – analisou Edenílson.
Pato precisa de um bom jogo nesta quarta para tentar disputar posição com o peruano Paolo Guerrero, desfalque da partida contra o Flu por estar servindo à seleção de seu país. Os dois concorrem pela artilharia do Corinthians na temporada. O peruano é o líder no quesito, com 14 gols, contra 11 do companheiro de posição.

BRASILEIRAO 2013


Diferença entre o quarto colocado, Corinthians, e o décimo, Vasco, é de apenas três pontos. Briga pelas primeiras colocações esquenta a rodada


A luta pelo G-4 costuma ser o maior atrativo do Campeonato Brasileiro. Se a briga pelo título geralmente se restringe a poucos times, uma vaga na área que garante lugar na Taça Libertadores da América se tornou acessível como há muito tempo não acontecia. Nesta edição do torneio, o grupo varia entre 21 e 25 pontos, e pode ser atingido por até seis times que estão logo abaixo - fato que só ocorreu em 2007 na "era dos pontos corridos", cujo início se deu há exatos dez anos. Uma disputa acirrada, que será alimentada por confrontos diretos nesta 14ª rodada. Dividindo a liderança, Cruzeiro e Botafogo enfrentam Grêmio e Internacional, respectivamente, que também são concorrentes ao G-4.
A missão da Raposa é complicada: vai à Arena do Grêmio em busca dos três pontos, que não vieram no Mineirão, no último domingo, quando a equipe teve a chance de se isolar na liderança do Brasileirão, mas apenas empatou sem gols com o Santos. Já o Botafogo, que não fez valer o mando de campo no Mané Garrincha e também ficou só no empate com o Goiás na última rodada, volta ao Maracanã para encarar o Internacional e também buscar a ponta de maneira exclusiva.
Dois duelos de times em situações opostas marcam a 14ª rodada. Na quarta-feira, o Corinthians tenta manter seu embalo e segurar a vaga no G-4 contra o Fluminense no estádio do Maracanã. A equipe carioca briga para não se aproximar ainda mais da zona de rebaixamento - da qual se encontra a apenas dois pontos. Na quinta, o São Paulo, que não vence pelo Brasileirão desde o fim de maio, recebe o Atlético-PR, que está a apenas um ponto da "área de elite" da competição nacional.
O único confronto entre dois times que vivem péssima situação na tabela de classificação é um dos que abrem a rodada: Criciúma e Náutico se enfrentam no Heriberto Hulse, quarta, às 19h30m. Quem perder pode terminar a rodada na lanterna e agravar ainda mais a má fase na luta contra o rebaixamento. 

CRICIÚMA X NÁUTICO
confronto guia da rodada bolinha Criciúma e Náutico (Foto: Editoria de arte)QUARTA, 19H30M - HERIBERTO HULSE
A força do Criciúma em casa no início do Campeonato Brasileiro não foi suficiente para segurar a equipe ao menos fora da zona de rebaixamento. Após derrotas consecutivas para Corinthians e Cruzeiro no seu caldeirão, o Tigre sofreu a terceira derrota seguida contra a Ponte Preta, em Campinas, e ligou de uma vez por todas o sinal de alerta. Do outro lado do confronto, o Náutico vive situação semelhante: com oito pontos, os pernambucanos ainda lutam para deixar a lanterna da competição nacional. Uma derrota nesta partida, independentemente do lado, agravará a crise da equipe de maneira preocupante no torneio. Qualquer um dos dois times pode terminar a rodada na última colocação.
Cartola FC: Lins (C$ 19,18) começou bem o Brasileirão, desfalcou o Criciúma por lesão na coxa direita durante o mês de julho e, aos poucos, vem recuperando a velha forma. Apesar da derrota na última rodada, ele já se destacou e é a dica para a recuperação do Tigre neste meio de semana. Se não confiar no artilheiro, aposte na defesa. O zagueiro Matheus Ferraz (C$ 6,96) pode ajudar o time da casa a deixar o placar em branco ou até ajudar na frente, pois marcou três gols na competição até o momento.
Na TV: PremiereFC 3: André Lino e Paulinho Criciúma.
Arbitragem: Diego Almeida Real (RS) apita a partida, auxiliado por Bruno Salgado Rizo (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP).
Você sabia que... esta é a primeira vez que Criciúma e Náutico se encontram na 1ª divisão na "era dos pontos corridos", iniciada em 2003? Este é apenas o quarto confronto entre as duas equipes na Série A do Brasileirão.
ATLÉTICO-MG X BAHIA
confronto guia da rodada bolinha Atlético-mg e Bahia (Foto: Editoria de arte)QUARTA, 19H30M - INDEPENDÊNCIA
O Atlético-MG fez história ao conquistar de forma inédita a Taça Libertadores da América neste ano. Porém, no Campeonato Brasileiro, as coisas seguem mal para o Galo. A última vitória foi no dia 14 de julho, 1 a 0 sobre o Corinthians, no estádio do Pacaembu. De lá para cá, a equipe vem brigando para se afastar da zona de rebaixamento. Nesta quarta-feira, a missão no Independência é clara: acabar com o jejum de um mês sem triunfos e liquidar, de uma vez por todas, a má fase na competição nacional. Para impedir isso, o instável Bahia, que vinha de boa sequência, mas acabou derrotado por 3 a 0 pelo Grêmio em casa, viaja a Minas Gerais em busca de nova ascensão na tabela.

Cartola FC: o ataque do Galo precisa funcionar para o campeão da América se afastar do Z-4. Se tiver com cartoletas de sobra, vale a aposta em Ronaldinho Gaúcho (C$ 17,95). Para economizar um pouco, Luan (C$ 12,82) também é boa opção. Mas pode ser que o Tricolor segure o ímpeto dos mineiros contando principalmente com a boa fase do goleiro Marcelo Lomba (C$ 14,53). O camisa 1 foi mal na última rodada, desvalorizou um pouco e precisa se recuperar.
Na TV: SporTV (menos MG) e PremiereFC 2: Júlio Oliveira e Léo Figueiredo.
Arbitragem: Pericles Bassols Pegado Cortez (RJ) apita a partida, auxiliado por José Javel Silveira (RS) e Daniel Paulo Ziolli (SP).
Você sabia que... o Atlético-MG não perde para o Bahia pela Série A do Campeonato Brasileiro há 11 anos (ou seis jogos)? A última vitória do Tricolor baiano sobre o Galo na primeira divisão aconteceu no dia 13 de outubro de 2002.

SANTOS X VASCO
confronto guia da rodada bolinha Santos e Vasco (Foto: Editoria de arte)QUARTA-FEIRA, 19H30M - VILA BELMIRO
Um duelo por objetivos diferentes. Enquanto uma vitória afastaria o Peixe da zona de rebaixamento, rondada pela equipe há algumas rodadas, para o time carioca significaria se aproximar do G-4 do Campeonato Brasileiro. Nesse contexto, mesmo diante de motivações distintas, os três pontos são fundamentais para ambos os lados. Na última rodada, os cruz-maltinos deixaram a capital paranaense com um importante triunfo sobre o Coritiba, que vem brigando pela liderança do torneio. Já o time da Baixada ainda não se firmou após a goleada por 8 a 0 sofrida para o Barcelona na Espanha: de volta à realidade do torneio com dois jogos a menos que a maioria dos outros times, o Santos empatou com Corinthians e Cruzeiro e segue lutando para voltar a vencer.
Cartola FC: experiente, a zaga do Peixe se conhece bem. Edu Dracena (C$ 15,74) e Durval (C$ 13,40) podem fazer a diferença para impedir gols do time cruz-maltino e ainda ajudar o ataque na jogada aérea. No entanto, André (C$ 16,67) cumpriu suspensão e volta com tudo ao ataque vascaíno para mostrar ao ex-clube que ainda tem muito valor. E atenção: Juninho Pernambucano recebeu o terceiro cartão amarelo e não joga.
Na TV: PremiereFC 1: Jota Júnior e Beletti.
Arbitragem: Edivaldo Elias da Silva (PR) apita a partida, auxiliado por Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Nadine Schramm Camara Bastos (SC).
Você sabia que... jogar em casa este clássico tem sido garantia de vitória nos últimos anos? Nos últimos dez confrontos entre as duas equipes em Brasileiros, o dono da casa saiu com os três pontos.

VITÓRIA X PONTE PRETA
confronto guia da rodada bolinha Vitória e Ponte Preta (Foto: Editoria de arte)QUARTA-FEIRA, 21H - BARRADÃO
Dos 19 pontos que o Vitória conquistou no Campeonato Brasileiro, 15 foram em jogos realizados no estádio do Barradão. Confiante na força de sua casa, o Leão recebe a Ponte Preta confiante em se aproximar do G-4. Derrotado pelo Corinthians na última rodada, o time baiano precisa voltar a vencer para não sair do "pelotão de frente" da tabela de classificação. Já a Macaca, que não perde há três jogos, segue na zona intermediária da competição. Embora não esteja próxima do Z-4, a equipe de Campinas também segue afastada da área de classificação à Taça Libertadores da América. Um triunfo pode significar o estímulo que a Ponte necessita para sonhar com os primeiros lugares.

Cartola FC: Maxi Biancucchi (C$ 20,40) tem mantido uma média de boas atuações, especialmente quando o Leão joga no Barradão. Como ainda se desvalorizou na rodada passada, essa é uma boa hora para apostar no argentino. A Macaca vai tentar se segurar na defesa. Se achar que é possível, a dica é o zagueiro Diego Sacoman (C$ 8,07) ou o lateral Arthur (C$ 6,96), que ganhou moral na vitória sobre o Criciúma.
Na TV: PremiereFC 6: Pedro Canísio e Jorge Allan.
Arbitragem: Felipe Gomes da Silva (PR) apita a partida, auxliado por Marcio Eustáquio Santiago (MG) e Neuza Inês Back (SC).
Você sabia que... o Vitória ainda luta por seu primeiro triunfo diante da Ponte Preta na história da Série A do Campeonato Brasileiro? Em 12 partidas disputadas, foram oito vitórias da Macaca e mais quatro empates.

CORITIBA X PORTUGUESA
confronto guia da rodada bolinha Coritiba e Portuguesa (Foto: Editoria de arte)QUARTA-FEIRA, 21H - COUTO PEREIRA
Instável nas últimas rodadas, o Coxa, que é uma das sensações desse Campeonato Brasileiro, não pode vacilar no Couto Pereira para impedir que Cruzeiro e Botafogo se distanciem na liderança. A dois pontos tanto dos mineiros quanto dos cariocas, o time alviverde recebe a Portuguesa, um dos piores visitantes da competição. Após 13 rodadas disputadas, a equipe comandada por Guto Ferreira ainda não sabe o que é vencer longe de seus domínios. Por outro lado, a Lusa vem embalada por um empate heroico contra o Flamengo - conquistado no último minuto, com gol do goleiro Lauro, de cabeça - e uma vitória sobre o São Paulo na última rodada, com objetivo claro: afastar o fantasma do rebaixamento, que ronda os rubro-verdes desde o início do Brasileirão.

Cartola FC: sem Alex e Lincoln, a responsabilidade de armar vai ficar principalmente com Robinho (C$ 10,41) e Bottinelli (C$ 3,24). Se confiar que eles vão mandar bem, aposte neles. No entanto, a Lusa vem crescendo de produção e o goleiro Lauro (C$ 7,70) e o lateral Luis Ricardo (C$ 9,24) têm mantido boa média de pontuação.
Na TV: PremiereFC 5: Felipe Lestar e Dida.
Arbitragem: Arilson Bispo da Anunciação (BA) apita a partida, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Edilson Frasão Pereira (TO).
Você sabia que... apenas em três oportunidades Coritiba e Portuguesa terminaram uma partida sem abertura de placar? Todas pela primeira divisão (duas no Couto Pereira  em 1998 e 1999; uma no Canindé em 2008).
FLUMINENSE X CORINTHIANS
confronto guia da rodada bolinha Fluminense e Corinthians (Foto: Editoria de arte)QUARTA-FEIRA, 21H50M - MARACANÃ
A derrota para o Flamengo no clássico do último domingo mandou o Fluminense para a parte de baixo da tabela. Sem vencer há três rodadas, o Tricolor confia na superação no estádio do Maracanã para estabilizar sua situação no Campeonato Brasileiro. Já a motivação do Corinthians é completamente diferente: pela primeira vez no G-4 desde o início da competição, a equipe não perde desde o dia 14 de julho, e luta para se manter assim e incomodar os líderes. O técnico Tite confia na sequência de Alexandre Pato, titular na ausência de Paolo Guerrero e vice-artilheiro do Corinthians nesta temporada.

Cartola FC: O jovem lateral Igor Julião (C$ 2,70) tem se soltado cada vez mais desde que ganhou a posição. É uma aposta do tipo "bom e barato". Mas, no próprio Tricolor, a dica mais segura em 2013 é o atacante Rafael Sobis (C$ 24,89). Se desconfiar da moral baixa após derrota no Fla-Flu, quem sabe um ex-rubro-negro não é a resposta para surpreender os donos da casa: vá de Renato Augusto (C$ 12,71), do Timão.
Na TV: Globo para SP, Porto Alegre (RS), PR, SC, MT, MS, Goiânia (GO), PE, SE, MA (menos Balsas): Cléber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba. PremiereFC 1: Jáder Rocha e Edinho.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO) apita a partida, auxiliado por Altemir Hausmann (RS) e José Antônio Chaves Franco Filho (RS).
Você sabia que... há 25 anos (ou 31 jogos), um jogo entre Corinthians e Fluminense pelo Campeonato Brasileiro não termina empatado em 0 a 0? O último empate sem gols aconteceu no dia 07/09/1988, no Morumbi.

GRÊMIO X CRUZEIRO
confronto guia da rodada bolinha Grêmio e Cruzeiro (Foto: Editoria de arte)QUARTA, 21H50M - ARENA DO GRÊMIO
Um dos confrontos mais interessantes da rodada. O resultado poderá mudar o G-4 do Campeonato Brasileiro de maneira significativa: enquanto a Raposa luta para se manter na liderança e evitar que o Botafogo (que recebe o Internacional na quinta) se isole na ponta da tabela, o time gaúcho aposta na força de sua torcida e no embalo com a vitória por 3 a 0 fora de casa sobre o Bahia para voltar ao G-4, local onde só esteve na primeira rodada. No último domingo, o Cruzeiro teve a chance de ser o único líder, já que o Botafogo havia empatado no dia anterior, mas vacilou. A missão, dessa vez, é beliscar uma equipe dura de se enfrentar em seus domínios. Promessa de um jogão.

Cartola FC: na Arena, o Tricolor tem que atacar e, para isso, conta com a eficiência de Elano (C$ 18,11) no meio de campo e Barcos (C$ 19,36) na frente. Mas o seu adversário é o líder que tem no goleiro Fábio (C$ 21,66) uma de suas principais armas. Quem sabe num contra-ataque, o garoto Vinícius Araújo (C$ 4,46) não decide a partida em Porto Alegre? Esse é bom e barato.
Na TV: Globo para MG e RS (menos Porto Alegre): Rogério Corrêa, Bob Faria e Márcio Resende de Freitas. PremiereFC 3: Linhares Júnior e Batista.
Arbitragem: Paulo Cesar de Oliveira (SP) apita a partida, auxiliado por Kleber Lucio Gil (SC) e Vicente Romano Neto (SP).
Você sabia que... a última vitória do Cruzeiro sobre o Grêmio em Porto Alegre foi pelo Brasileirão 2007, quando venceu por 2 a 0, gols de Charles e Leandro Dominguez?
GOIÁS X FLAMENGO
confronto guia da rodada bolinha Goiás e Flamengo (Foto: Editoria de arte)QUARTA, 21H50M - SERRA DOURADA
O retrospecto de Goiás e Flamengo no Campeonato Brasileiro, até aqui, é idêntico: em 13 rodadas, foram 17 pontos conquistados, com quatro vitórias, cinco empates e quatro derrotas. São os mesmos 43,6% de aproveitamento. Os rubro-negros só estão à frente dos esmeraldinos por conta do saldo de gols favorável. Depois de levar a melhor no Fla-Flu, o Rubro-Negro tenta, pela primeira vez neste Brasileiro, conseguir duas vitórias seguidas. O jogo é no Serra Dourada, reduto onde o Goiás ainda não perdeu neste Brasileirão. 

Cartola FC: muito se fala sobre o peso de Walter (C$ 5,96), mas a sua importância para a equipe esmeraldina é inegável. Ele tem a melhor média de pontos dos titulares e o Flamengo tradicionalmente tem problemas no Serra Dourada. Mas a vitória no Fla-Flu pode mudar o ânimo do grupo e, se confiar nos visitantes, o meia Elias (C$ 17,32) e o atacante Hernane (C$ 17,59) se animaram com suas performances excelentes. Se quiser apostar num garoto, a dica é Nixon (C$ 3,76), que é rápido e mostrou personalidade desde que ganhou oportunidade de começar jogando.
Na TV: Globo para RJ, ES, GO (menos Goiânia), BA, CE, RN, AL, PB, PI, Balsas (MA) e Região Norte: Luís Roberto, Roger Flores e Renato Marsiglia. PremiereFC 4: Victor Roriz e Cláudio Rabelo.
Arbitragem: Jailson Macedo Freitas (BA) apita a partida, auxiliado por Thiago Gomes Brígido (CE) e Adson Marcio Lopes Leal (BA).
Você sabia que... Nas últimas seis vezes que Goiás e Flamengo se enfrentaram, a equipe carioca não conseguiu vencer? Foram três vitórias do Goiás e três empates.
SÃO PAULO X ATLÉTICO-PR
confronto guia da rodada bolinha São Paulo e Atlético-pr (Foto: Editoria de arte)QUINTA-FEIRA, 19H30M - MORUMBI
A crise do São Paulo no Campeonato Brasileiro parece não ter fim. Após excursão pelo exterior, onde conquistou a Copa Eusébio, ao vencer o Benfica, mas acabou derrotado tanto por Bayern de Munique e Milan, pela Copa Audi, como pelo Kashima Antlers, na Copa Suruga, o Tricolor deverá encontrar um ambiente hostil no estádio do Morumbi para o confronto desta quinta-feira. O retorno à competição nacional não foi nada bom: derrotado pela Portuguesa no "duelo dos desesperados", o time de Paulo Autuori precisa da vitória a todo custo. Uma derrota não só pode mandar a equipe para a lanterna do Brasileirão como ampliará a série de protestos da torcida. Em boa fase, o Furacão, invicto há seis jogos, tenta manter seu retrospecto de visitante incômodo: dos 20 pontos conquistados no Brasileirão, metade saiu em jogos fora de casa.

Cartola FC: é hora de recuperação para o Tricolor, e isso passa por atuações seguras de jogadores importantes como o goleiro Rogério Ceni (C$ 13,09) e o atacante Luis Fabiano (C$ 18,43). Por outro lado, o Furacão caminha a passos largos rumo ao G-4 e vai precisar que o zagueiro Manoel (C$ 17,66) e o atacante Dellatorre (C$ 6,06) mantenham as boas médias.
Na TV: PremiereFC 1: Linhares Júnior e Wagner Vilaron.
Arbitragem: Anderson Daronco (RS) apita a partida, auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Fábio Pereira (TO).
Você sabia que... a última vitória do Atlético-PR sobre o São Paulo no Morumbi, pelo Brasileirão, foi em 1983? Há trinta anos, o Furacão bateu o Tricolor por 1 a 0 pelas quartas de final da competição nacional daquela temporada.

BOTAFOGO X INTERNACIONAL
confronto guia da rodada bolinha Botafogo e Internacional (Foto: Editoria de arte)QUINTA-FEIRA, 21H - MARACANÃ
O confronto que fecha a 14ª rodada do Campeonato Brasileiro promete ser equilibrado. Dividindo a liderança com o Cruzeiro (fica em segundo pelos critérios de desempate), o Botafogo volta ao Maracanã para superar o tropeço da última rodada - quando apenas empatou com o Goiás em Brasília - e se manter na ponta de cima da tabela de classificação. Com Seedorf na liderança da equipe mais uma vez, o Fogão defende uma invencibilidade de seis partidas. Reforçado para o Brasileirão e com um jogo a menos que todos os dez primeiros colocados, o Internacional busca provar mais uma vez a força de seu elenco e, ao mesmo tempo, evitar que um dos concorrentes diretos se distancie. Os três pontos são absolutamente fundamentais para ambos os lados.

Cartola FC: Seedorf (C$ 17,78) voltou de lesão e, no fim de semana, caiu de produção e isso se refletiu no Cartola. Mas ele não costuma ir mal em duas rodadas seguidas e é uma dica de segurança. Se achar que o Colorado pode surpreender, as coisas vão depender do meia D'Alessandro (C$ 18,03). O argentino pode deixar os companheiros na cara do gol ou decidir por conta própria. No campo das apostas, o atacante Scocco (C$ 11,82) ainda não marcou pelo Inter. Será que isso pode acontecer no Maracanã?
Na TV: SporTV (menos RJ) e PremiereFC 2: Jáder Rocha e Lédio Carmona.
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO) apita a partida, auxiliado por Rogério Pablos Zanardo (SP) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA).
Você sabia que... Botafogo e Internacional não se enfrentam no Maracanã há seis anos? O último confronto entre as duas equipes neste estádio aconteceu no dia 19 de agosto de 2007. Na  oportunidade, a partida terminou empatada em 1 a 1
.

SELEÇAO BRASILEIRA


Com a conquista da Copa das Confederações, Seleção sai da 22ª para a nona colocação na lista mensal da Fifa; elenco comemora retomada


luiz felipe scolari felipão carlos alberto parreira brasil treino (Foto: Bruno Domingos / Mowa Press)Felipão volta a comandar a Seleção após o título
da Copa das Confederações, em junho
(Foto: Bruno Domingos / Mowa Press)
A conquista da Copa das Confederações mudou o status da seleção brasileira. Na teoria e na prática. O tetra da competição fez o Brasil recuperar o prestígio perdido após um longo período de altos e baixos e, oficialmente, possibilitou ao país um salto no ranking da Fifa, de 22º para nono. A prova da ascensão é o clima para o amistoso desta quarta-feira, às 15h45m (de Brasília), contra a Suíça, na Basileia, a 301 dias da Copa. O GLOBOESPORTE.COM transmite ao vivo o duelo entre brasileiros e suíços.
Logo no primeiro desafio depois do título das Confederações, jogadores e comissão técnica encontraram um ambiente de confiança, externa e interna, que havia tempos não ocorria com a seleção brasileira. Os próprios campeões comentaram a respeito na chegada à Basileia.
- Nós ganhamos e ficamos mais visados. Buscamos tanto esse respeito e agora vamos ver os adversários com mais vontade de ganhar do Brasil. Mas também vamos estar mais motivados – comentou o atacante Fred, artilheiro da nova era Felipão, com nove gols marcados.
Muita coisa mudou desde a reunião do grupo para a Copa das Confederações.  Felipão definiu um time base, a Seleção voltou a vencer um campeão do mundo (no caso, a França) depois de quatro anos, Neymar desencantou e vitórias importantes, contra rivais de peso, foram conquistadas ao longo do torneio.

As vitórias sobre Japão, México, Itália, Uruguai e Espanha, na excelente campanha de campeão, elevaram a seleção brasileira ao nono lugar no ranking da Fifa. Antes, o Brasil tinha alcançado seu pior posicionamento na história: a 22ª colocação. Era algo que incomodava - e muito - os jogadores.
- Estamos bem melhor. Há um pouco mais de confiança na Seleção. Mas vamos ter de nos desenvolver mais durante os noves meses que faltam para nos reunirmos para a Copa do Mundo. Só assim vamos ter condições de enfrentar outras grandes seleções no Mundial – declarou o técnico pentacampeão do mundo.
A retomada do respeito no cenário mundial tem sido combustível motivador para muitos no atual elenco de Luiz Felipe Scolari. Como Thiago Silva, por exemplo.
- Nossa confiança aumentou com a conquista, mas temos de saber também que agora nossa responsabilidade é maior para os próximos jogos. Não podemos perder o foco para a Copa do Mundo, que é nosso maior objetivo – completou o zagueiro do Paris Saint-Germain, titular para o amistoso diante da Suíça.
neymar seleção brasileira suiça (Foto: Reuters)Neymar participa normalmente de treino da seleção brasileira na Suíça (Foto: Reuters)
David Luiz é dúvida no Brasil
Tem um problema de recuperação. Era bom não treinar para
ver se tem condições de jogo depois"
Felipão, sobre o problema de
David Luiz
Poupado do treinamento da última terça-feira, na Basileia, o zagueiro do Chelsea é a principal dúvida do técnico Luiz Felipe Scolari para o confronto desta quarta-feira. Com um problema no joelho, o jogador ficou no hotel em tratamento com o fisioterapeuta Luiz Rosan. No campo, Dante entrou em seu lugar.
Na coletiva depois da atividade, o técnico da seleção brasileira admitiu que há uma preocupação em relação ao zagueiro, destaque na Copa das Confederações.
- Tem um problema de recuperação. Era bom não treinar para ver se tem condições de jogo depois – disse o comandante verde e amarelo.
Felipão deixou no ar ainda que pode fazer mais umas três mudanças no time titular por conta da condição física dos atletas. Mas durante a atividade comandada no St. Jakobstadium, na última terça-feira, ele iniciou os trabalhos com a base campeã da Copa das Confederações, no último mês de junho.
SUÍÇA X BRASIL
Benaglio; Lichsteiner, Senderos, Von Bergen e Rodriguez; Dzemalli, Behrami, Shaqiri e Xhaka; Stocker e Gavranovic.Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz (Dante) e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred.
Técnico: Ottmar HitzfeldTécnico: Luiz Felipe Scolari
Árbitro: Aytekin Deniz (Alemanha)
Data: 14/08/2013. Horário: 15h45m (de Brasília). Local: St. Jakobstadium
Transmissão: TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM transmitem ao vivo. O site também acompanha os lances em Tempo Real.

NOTICIAS


Após dar show e conquistar título mundial, saltadora se retira das pistas para ser mãe, mas promete tentar retorno para as Olimpíadas do Rio

s
Yelena Isinbayeva explode em euforia, quebra o protocolo e faz de tudo em suacelebração pelo seu terceiro título mundial. Ela pode dar pirueta, abraçar a mascote, ir à arquibancada. Tem carta branca, afinal, está em casa no estádio Luzhniki, em Moscou. A multidão abraça sua rainha, a Rússia a saúda, e o mundo a aplaude. Um ato digno da grandeza de Isinbayeva, talvez o último, já que ela se retirará das competições para ser mãe e tentará voltar às pistas, mas não garante apresentações brilhantes. O futuro e misterioso pai? A radiante Yelena prefere manter no anonimato o namorado, mas o coloca contra a parede e já fala sobre a vida de casada antes mesmo do pedido para levá-la ao altar.
- Eu não estou me aposentando, estou tirando uma folga para ter um bebê. Meu namorado falou: “Yelena, não diga a ninguém que queremos ter um filho”. Mas claro que, como sou, falei para todo mundo (risos). Não sei quando vou casar, talvez logo, mas ninguém me pediu em casamento ainda! Estou sempre à frente, estou me antecipando como sempre (risos). Mas eu vou avisar quando for me casar, não vou esconder - disse Yelena.
mosaico Isinbayeva medalha de ouro salto com vara atletismo moscou (Foto: Editoria de Arte)
Além dos três títulos mundiais, a russa tem três medalhas olímpicas (dois ouros e um bronze) e 28 recordes mundiais entre marcas indoor e outdoor. Feitos conquistados com muito sacrifício nos treinos e abdicações. Isinbayeva abriu mão de ter uma vida pessoal, algo que sempre desejou. Em 2010, a lenda tirou quase um ano inteiro de férias para recarregar energias e experimentar a rotina dos mortais.
 - Não acho que a minha vida depois do esporte será tão brilhante. Tenho 31 anos, mas nunca casei. Não tenho experiência para dizer como vai ser, tenho deaprender a ser uma mulher, uma esposa. Como será viver uma vida simples? Eu não sei. Sempre estive ocupada trabalhando, ganhando medalhas, batendo recordes. Talvez eu fique fazendo bolos, doces e cozinhando batatas (risos). Agora esse sonho está chegando. Ai, meu Deus, eu não sei como vai ser (risos). Mas não vou mudar minha decisão, vou ter uma vida de esposa - disse a campeã mundial.
Isinbayeva ainda terá mais duas competições antes de tentar engravidar. Ela disputará as etapas da Diamond League de Estocolmo e de Zurique, ambas no fim deste mês. Depois disso, ela deve ficar fora das competições por dois anos, tempo suficiente para carregar um filho no ventre e amamentá-lo. Ela ficará feliz tanto com um garoto como com uma garota, mas diz que a preferência geral é por uma princesa como ela, que a acompanhará nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiros, em 2016.
- Eu não me importo ser será menino ou menina. Mas todos querem uma menina linda, com belos olhos, cabelos negros, como eu. Mas se for um garoto, também vou gostar. Em 2016, eu terei 34 anos, jovem o suficiente para competir. Por que não? Eu vou ao Rio de Janeiro para pegar meu ouro de volta (ela foi bronze nos Jogos de Londres, em 2012). Eu queria parar com uma atuação dourada, com minha cabeça erguida, o que não aconteceu em Londres. Se alguma coisa não acontecesse bem aqui no Mundial de Moscou, eu sairia com sentimento ruim. Agora vou para esse momento pessoal com total satisfação, dei tudo o que eu pude ao esporte.
Isinbayeva medalha de ouro salto com vara atletismo moscou (Foto: EFE)Yelena Isinbayeva oferece seu coração ao público no Luzhniki (Foto: EFE)

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...