segunda-feira, 5 de novembro de 2012

CORINTHIANS


05/11/2012 18h29 - Atualizado e

Cartilha de comportamento do Consulado-geral orienta corintianos a não batucar nos metrôs e a não dormir nas ruas durante o Mundial


Capa do manual que será distribuído aos torcedores do Corinthians no Japão (Foto: reprodução)Manual que será distribuído à Fiel no Japão tem
araras e Cristo Redentor na capa(Foto: reprodução)
Os torcedores do Corinthians que forem ao Japão para o Mundial de Clubes precisarão se adaptar à cultura local para não ter problemas. O consulado-geral do Brasil em Tóquio disponibilizou em seu site um guia contendo diversas informações – várias delas bem curiosas – de como se comportar no Oriente durante a competição. 
A primeira orientação é bastante clara: Não existe o “jeitinho brasileiro” no Japão. O texto diz que “o japonês é avesso a mal-entendidos, não tem atitudes violentas e não lança mão de artifícios para resolver problemas”. É proibido fumar nas ruas. Quem descumprir a lei pode ser multado.
Como poucos japoneses falam inglês, o consulado fez também uma lista de palavras e expressões que podem ser usadas no dia a dia.
Para pedir uma cerveja, basta dizer "bíru". Cuidado na maneira de pronunciar ou então você pode pedir um edifício (biru, em japonês). Se o desejo for por comprar algo, basta dizer "Ikúra desuká?" (quanto custa?). Se a situação apertar, recorra ao "Tsuyáku hoshíi" (quero um tradutor). 
Outro ponto de destaque é sobre a pontualidade e a maneira de se comportar no transporte público. A Fiel, aliás, pode ter dificuldade para conter a euforia antes ou depois das partidas. O guia pede para que seja evitado falar alto, batucar ou tocar qualquer instrumento dentro do metrô sob o risco de ser retirado. 
Como os trens trafegam lotados, os homens devem viajar segurando as argolas para evitar algum mal-entendido. É recomendado não falar ao celular. Há dicas até para a escada rolante: as pessoas devem se posicionar do lado esquerdo dela. A direita fica livre para a passagem de quem está com pressa. Se for ao banheiro, não procure o cesto de lixo. O papel deve ser jogado no vaso.
Manual que será distribuído aos torcedores do Corinthians no Japão (Foto: reprodução)Manual que será distribuído aos torcedores no Japão (reprodução)
Os torcedores que viajarem ao Japão sem um roteiro determinado também poderão ter problemas. As reservas precisam ser feitas com 24h de antecedência.
Para quem não tem muitodinheiro a gastar, há internet-cafés que alugam cadeiras reclináveis para passar a noite. Dormir na rua é proibido e pode render um outro "abrigo", a cadeia, por até dez dias.
Para quem está acostumado ao clima do Pacaembu, os estádios japoneses podem parecer bucólicos. O consulado fez uma lista de atitudes proibidas nesses locais, como sentar fora ou pular sobre as cadeiras, pendurar-se ou pular alambrados e sentar em muretas. As faixas das torcidas só serão permitidas atrás dos gols. Mesmo assim, elas não poderão ser colocadas nas cadeiras.
Algumas instruções são vetadas lá e no mundo todo, como brigar ou incentivar brigas e invadir o campo. O mesmo acontece com o que pode ou não entrar no estádio com o torcedor. Até rolos de papel e apitos serão barrados, assim como armas, drogas, objetos cortantes, fogos de artifício, bandeiras ofensivas e escadas.
As dicas não são apenas para evitar confusões no país. Há orientações também para quem pretende fazer compras, sobretudo de eletrônicos, ou conhecer lugares históricos. A cartilha apresenta também uma relação de churrascarias brasileiras disponíveis em algumas cidades por onde o Corinthians passará.
Você pode baixar o guia clicando aqui
Manual que será distribuído aos torcedores do Corinthians no Japão (Foto: reprodução)Manual que será distribuído aos torcedores do Corinthians no Japão (Foto: reprodução
)

BRASILEIRAO 2012



Na disputa pela Taça Libertadores, outros dois times tricolores estão praticamente certos: Grêmio, com 99,99%, e São Paulo, com 98%


A quatro rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Fluminense está a um ponto percentual de se sagrar campeão brasileiro pela quarta vez. Após o empate por 1 a 1 com o São Paulo, domingo, no Morumbi, o Tricolor contou com a derrota do Atlético-MG para o Coritiba por 1 a 0, em Curitiba, para abrir nove pontos de vantagem e ver suas chances de título pularem de 97% para 99%, segundo cálculos do matemático Oswald de Souza. O Galo agora tem apenas 0,7% de chances de impedir a consagração tricolor. O Grêmio ainda aparece com possibilidades mínimas de 0,3%.
Ainda de acordo com Oswald de Souza, há 89% de chances de o campeão brasileiro de 2012 ser conhecido nas duas próximas rodadas, quando o time de Abel Braga encara, respectivamente, o Palmeiras, em Presidente Prudente, e o Cruzeiro, no Rio. Assim, se o Flu vencer o Alviverde neste domingo, no Prudentão, e o Atlético-MG não ganhar do Vasco em São Januário, o Tricolor conquistará o Brasileirão com três rodadas de antecedência. Mesmo em caso de empate, o time carioca poderá levantar a taça. Mas, neste caso, precisa também que o Grêmio não vença o São Paulo no Olímpico.
Independentemente de o título sair ou não na 35ª rodada, o Fluminense já igualou a melhor campanha de uma equipe na era dos pontos corridos. Assim como o São Paulo em 2007, o time chegou a 73 pontos após a 34ª rodada, com os mesmos 71,6% de aproveitamento. E o time das Laranjeiras tem a chance de superar esta marca, uma vez que naquele ano o Tricolor paulista conquistou apenas quatro pontos (uma vitória e um empate) nas últimas quatro partidas.
classificacao_2012_G4-34-2 (Foto: infoesporte)
Libertadores: só uma vaga em disputa
E por falar em São Paulo, o time paulista ficou bem perto de confirmar a classificação para a Libertadores do ano que vem. Após o empate com o líder, o Tricolor paulista chegou a 59 pontos, ganhou um ponto percentual e agora aparece com 98% de chances, de acordo com Oswald de Souza.
Com a vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta no Olímpico, o Grêmio, que já tinha 98% de chances, agora tem nada menos do que 99,99% - a probabilidade de ficar sem a vaga é de uma em 10.000. Ou seja, a Libertadores já é um fato na vida dos gremistas, que somam 63 pontos na classificação. Vale lembrar que Fluminense e Atlético-MG já estão matematicamente classificados.
Assim, com os quatro primeiros praticamente garantidos na América, resta a Botafogo, Internacional e Vasco chances ínfimas de classificação. O time alvinegro segue aparecendo com 1%. O Internacional - cujos pontos conquistados na 33ª rodada com a vitória sobre o Palmeiras encontram-se sub judice - tem 0,96% de chances, e o Vasco, somente 0,05%.
- É de apenas uma em 2.000 a chance de o Vasco se classificar para a Libertadores - ressalta o matemático.
De acordo com Oswald de Souza, apenas a última vaga na Libertadores ainda está em aberto. Para ele, o time que alcançar os 63 pontos atuais do Grêmio estará 84% garantido. Já com os 59 pontos do São Paulo ao fim do Brasileirão, a probabilidade de ir à competição internacional em 2013 seria de apenas 2%
.

CORINTHIANS


DESTAQUES DO JOGO
  • finalizações
    Romarinho
    Ele tentou de várias formas marcar o seu gol e, ao lado de Douglas, foi o jogador do Corinthians que mais finalizou, com seis tentativas. Nenhuma entrou.
  • nome do jogo
    Martinez
    O argentino estava atrás de uma vaga no time e correspondeu. Correu, criou e fez um dos gols da vitória, no começo do segundo tempo, após passe de Paulinho. 
  • decepção
    Atlético-GO
    O único representante de Goiás na Série A nos últimos dois anos fez uma péssima campanha em 2013. Restando quatro rodadas para o fim, já está rebaixado.
A CRÔNICA
O Corinthians definiu, neste domingo, o primeiro time rebaixado para a Série B de 2013. A vitória alvinegra por 2 a 0, neste domingo, no estádio Boca do Jacaré, em Taguatinga, no Distrito Federal, definiu a queda do Atlético-GO, que foi degolado quatro rodadas antes do fim do Campeonato Brasileiro. Martinez e Guilherme marcaram os gols que definiram o placar. O jogo foi disputado em Taguatinga porque a equipe de Goiânia perdeu um mando de campo por rojões atirados no Serra Dourada durante duelo contra o Flamengo, na 26ª rodada.
Lanterna com 23 pontos e 12 ainda em disputa, o Dragão não alcança mais os times fora da zona de rebaixamento. Em 16º lugar, o Bahia venceu a Portuguesa por 1 a 0 no complemento da rodada e chegou aos 40 pontos.
Já o Corinthians soma 50 na classificação, na oitava colocação, e segue em sua preparação para o Mundial de Clubes, daqui a um mês, no Japão. A vitória serviu para o técnico Tite poder observar o comportamento do trio Jorge Henrique, Romarinho e Martinez no ataque, já que Emerson e Danilo não jogaram.
O Timão tem mais quatro jogos para fazer os últimos ajustes: contra Coritiba, no próximo sábado, às 21h (de Brasília), Inter, Santos e São Paulo. Já o Dragão vai cumprir tabela diante de Santos, também no sábado que vem, às 19h30m (de Brasília), Atlético-MG, Palmeiras e Bahia.
45 minutos de estudo
Os dois times começaram o jogo cautelosos, devido ao calor de Taguatinga e ao gramado irregular. Destaque para a velocidade e a vontade do corintiano Martinez. O argentino corre contra o tempo para mostrar que pode, ao menos, tornar-se o "12º jogador" do time no Mundial. Foi dos pés dele, inclusive, que saiu a primeira chance clara do Timão.  Após passe de Douglas, o argentino chutou rasteiro, a zaga do Atlético cortou e Paulinho, na sobra, arrematou em cima de Márcio, que defendeu bem.
Martinez comemora gol do Corinthians sobre o Atlético-GO (Foto: Ueslei Marcelino / Reuters)Martinez correspondeu com gol seu pedido para ser titular (Foto: Ueslei Marcelino / Reuters)
A chance corintiana foi uma resposta ao chute de Felipe, minutos antes na trave de Cássio, após corte em Alessandro. Foi o único lance de perigo do time goiano na primeira metade do jogo. Já o Alvinegro ainda assustou com Paulinho, em chute por cima.
O camisa 8 foi um dos destaques do time, ao lado de Douglas. Com um ataque de pouca estatura (Martinez, 1,77m; Jorge Henrique, 1,69m e Romarinho, 1,74m) a chegada dos jogadores de trás voltou a ser o ponto forte do Corinthians.
O primeiro rebaixado
O Atlético-GO sabia que sua missão contra o rebaixamento era muito difícil. E ficou impossível no começo da segunda etapa, depois de Paulinho passar para Martinez na entrada da área. Aos oito minutos, o argentino avançou e tocou no alto na saída de Márcio. Bonito gol, o segundo dele no Brasileirão.
Com a vantagem, o Corinthians passou quase 40 minutos controlando o jogo, defendendo-se bem e buscando o ataque com Martinez e Romarinho. O autor do gol na final da Libertadores foi o jogador, ao lado de Douglas, que mais finalizou as jogadas: seis tentativas, nenhuma na rede.
O Atlético-GO ainda marcou, com Reniê, mas Patric desviou o chute no meio do caminho em posição irregular, e o árbitro anulou o lance, de forma correta, dando impedimento. Tite ainda mudou três vezes o time, colocando Edenílson, Giovanni e Guilherme. O último confirmou a vitória fora de casa aproveitando rebote em jogada de Paulinho. Aos 45 minutos do segundo tempo, bateu rasteiro com o pé direito e garantiu o 2 a 0.

NOTICIAS



Luso faz coro com o argentino e 'lamenta' não poder trabalhar na imprensa para mudar cenário: 'Não somos amigos porque não dividimos o vestiário'

Cristiano Ronaldo e Lionel Messi já são notícias pelo gols que costumam fazer semanalmente, mas agora também falam a mesma língua. Se na última terça-feira o craque argentino se disse "cansado" por ser apontado sempre como rival do português, o jogador merengue fez coro com o depoimento em entrevista ao canal "beIN Sport". Se tivesse o poder, o luso acabaria com as comparações.
- Não é apenas agora, e sim nos últimos cinco anos. É sempre a mesma coisa. O que eu posso fazer? Não posso mudar. Não trabalho na imprensa, não trabalho na televisão, não posso controlar. Eu adoraria mudar isso - afirmou.
Lionel Messi Barcelona Cristiano Ronaldo Real Madrid (Foto: AFP)Messi, do Barcelona, e Cristiano Ronaldo, do Real, são os maiores nomes do futebol na atualidade (AFP)
Cristiano Ronaldo, porém, não deixou de brincar com Messi quando surgiu a oportunidade. Será que em algum dia os dois jogariam juntos?
- Se ele vier aqui (Real Madrid) eu posso jogar com ele. Seria muito difícil isso acontecer (risos) - admitiu, sem esquecer de reforçar o contexto atual.
Não sou seu amigo porque não dividimos o  vestiário, nós não saímos juntos para comer"
CR7 sobre Messi
- Só tenho que fazer o meu trabalho, continuar treinando e dar ao meu time o melhor de mim. E não me preocupar com o que dizem de Messi. Ele é um grande jogador, só compartilho com ele uma relação profissional como a que tenho com todos os demais atletas. Não sou seu amigo porque não dividimos o mesmo vestiário, nós não saímos juntos para comer. Eu o respeito como profissional, mas não somos amigos. Somos companheiros de profissão, nada mais - encerrou.
Messi já havia dito algo parecido no início da semana.
- Quando acontece algo, a imprensa busca nos comparar. Somos rivais no gramado, não há nada mais. Ele faz o seu trabalho para o seu time e eu pelo meu. A imprensa quer nos colocar competindo em tudo. Isso me cansa um pouco - disse Messi, em entrevista à revista "France Football"
.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...