quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

NOTICIAS


William Batista está em observação neurológica e ainda não tem previsão de alta


Tomografia realizada nesta quarta-feira revelou que o torcedor do Furacão William Batista, 19 anos, ainda continua com uma fratura no crânio, em decorrência das agressões sofridas na briga generalizada, ocorrida na partida entre Atlético-PR e Vasco, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. Ele segue internado em observação neurológica e sem previsão de alta, no Centro Hospitalar Unimed, para onde foi transferido a pedido da família na noite do último domingo após ser levado para o Hospital Municipal São José.
Seu quadro é estável, com as funções vitais dentro da normalidade. De acordo com a assessoria de imprensa da unidade não há risco de morte. Ele está no quarto, conversa com os familiares e lembra de tudo o que aconteceu.
Os outros três torcedores que foram hospitalizados após a briga generalizada já receberam alta. O tumulto entre torcedores do Furacão e do Vasco começou aos 17 minutos do primeiro tempo, quando o clube paranaense já vencia o jogo por 1 a 0, gol de Paulo Baier de falta. 
As imagens de violência e selvageria chocaram o país inteiro. Por conta da confusão, a partida ficou interrompida durante 1h13m. Ao ser reiniciada, o Vasco chegou a empatar, mas acabou perdendo por 5 a 1. Com o resultado, o time de São Januário foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, junto com o Fluminense. 
confusão torcida Atlético-PR e Vasco atendimento médico editado (Foto: Franklin de Freitas / Agência Estado)confusão torcida Atlético-PR e Vasco atendimento médico editado (Foto: Franklin de Freitas / Agência Estado
)

BRASILEIRAO 2013


Ricardo Marques Ribeiro diz que comoção, com invasão no campo de torcedores e imprensa, o leva a pedir reforço da PM para dar prosseguimento na Arena Joinville


 
O árbitro Ricardo Marques Ribeiro entregou à meia-noite e 45 minutos já desta segunda-feira a súmula de Atlético-PR 5 x 1 Vasco, na Arena Joinville, palco da selvageria de socos e pontapés entre facções que deixou quatro torcedores feridos e paralisou a partida aos 17 minutos do primeiro tempo, quando o Furacão vencia por 1 a 0. Em trecho da súmula, segundo Ricardo, o policiamento inicial (de 90 seguranças particulares) era suficiente para dar prosseguimento à partida, mas, diante da comoção, viu necessidade de pedir reforço.
"(...) Durante a paralisação do jogo, o campo foi invadido pela imprensa e por alguns torcedores que pularam das arquibancadas para não sofrerem agressão. Diante de tal comoção, apesar de o policiamento inicial ser suficiente para dar prosseguimento à partida, entendi que havia necessidade de um reforço tanto para separar as torcidas como para garantir ainda mais a integridade física dos demais participantes do espetáculo (jogadores, imprensa, árbitros e dirigentes), situados dentro do campo (...)", relata o árbitro.
Ainda segundo o relatório, o policiamento em campo antes do início do jogo e depois do tumulto foi composto "nos moldes do documento subscrito pelo comandante geral da PM, coronel Nazareno Marcineiro, que me foi encaminhado pelo chefe do policiamento do jogo, Cel. Adilson Moreira (...)".
Info ATLETICO-PR VASCO Briga Torcidas (Foto: Infoesporte)Infográfico indica posicionamento das brigas (Foto: Infoesporte)
O árbitro pôs na súmula também que três feridos, e não quatro (o número real), foram removidos para o hospital, e depois da selvageria houve uma peça de torneira atirada pela torcida do Atlético-PR no auxiliar Márcio Eustáquio Santiago, sem atingi-lo, o mesmo acontecendo por parte da torcida do Vasco, que atirou pedras no goleiro Weverton.
Veja aqui a observação completa no fim da súmula:
"Aos 17 minutos do 1º tempo, o jogo foi interrompido em razão de um conflito entre torcedores do Clube Atlético Paranaense e do Clube de Regatas do Vasco da Gama, nas arquibancadas, que teve início com poucos torcedores, mas que foi se avolumando e envolveu centenas deles. Não foi possível perceber quem deu início ao tumulto, uma vez que toda a equipe de arbitragem estava concentrada no jogo. A rixa foi contida pelo policiamento militar e pela segurança particular do estádio, havendo sido necessária explosão de bombas de efeito moral e uso de spray de pimenta. Houve três torcedores feridos gravemente, sendo que dois deles foram removidos por helicóptero e um pela ambulância que estava no estádio. Durante a paralisação do jogo, o campo foi invadido pela imprensa e por alguns torcedores que pularam das arquibancadas para não sofrerem agressão. 
Diante de tal comoção, apesar de o policiamento inicial ser suficiente para dar prosseguimento à partida, entendi que havia necessidade de um reforço, tanto para separar as torcidas como para garantir ainda mais a integridade física dos demais participantes do espetáculo (jogadores, imprensa, árbitros e dirigentes), situados dentro do campo. 

Em razão do tempo gasto para separar os torcedores, prestação de socorro e do deslocamento do reforço policial de seus postos de trabalho para as diversas áreas do estádio, a partida ficou paralisada por 1h13' (uma hora e treze minutos). Durante tal período, o comandante do policiamento militar, Cel. Adilson Moreira, me prestava informações sobre o deslocamento e previsão de chegada ao estádio do reforço policial, razão pela qual aguardei o indicado tempo. 

Restabelecida a ordem e distribuídos os policiais em pontos estratégicos, dei reinício ao jogo, que transcorreu até o seu final, sem qualquer outro incidente, salvo o fato de torcedores do Atlético Paranaense haverem jogado uma peça de torneira de metal próximo ao assistente 1, Márcio Eustáquio Santiago, e de torcedores do Vasco haverem atirado algumas pedras na direção do Weverton P. Silva, goleiro do Atlético Paranaense, valendo esclarecer que nem o goleiro, nem o assistente 1, foram atingidos. Estes fatos ocorreram a 25 e 30 minutos do segundo tempo, respectivamente. 

Cumpre esclarecer que a ambulância que prestou socorro ao torcedor ferido retornou ao campo antes do reinício do jogo, também valendo ser dito que havia, ademais, um outro veículo habilitado para resgate (bombeiros voluntários do município). 

De outro lado, vale pontuar que o policiamento que havia em campo, antes do início da partida e depois do tumulto relatado, foi composto nos moldes do documento subscrito pelo comandante geral da PMSC, Cel Nazareno Marcineiro, que me foi encaminhado pelo chefe do policiamento do jogo, Cel. Adilson Moreira, por email, o qual retransmiti para a comissão de arbitragem da CBF, para integrá-lo a este relatório, como o possibilita o art. 11, parágrafo primeiro do Estatuto do Torcedor, por não ser possível anexá-lo ou transcrevê-lo neste documento eletrônico. 

Ademais, vale registrar que o referido chefe do policiamento do jogo, Cel. Adilson Moreira, garantiu a mim, na presença dos demais integrantes da arbitragem e dos delegados especiais, que o contingente era suficiente para dar prosseguimento à partida com plena garantia. 

Por fim, esclareço que este relatório está sendo finalizado neste horário - 0h45m do dia 09.12.13 - porque o sinal da internet no estádio caía constantemente, obrigando-me a realizá-la no hotel, bem assim em razão da situação extraordinária narrada.
"

NOTICIAS


Em jogo interrompido, Sneijder dá vaga ao Gala e elimina o Juventus

Após adiamento por nevasca, holandês marca aos 39 do segundo tempo, e turcos vencem italianos por 1 a 0, se classificando para as oitavas de final da Champions


Nem a neve nem o atual campeão italiano foram capazes de dar fim ao sonho do Galatasaray naLiga dos Campeões. Em jogo interrompido por forte nevasca na última terça-feira e reiniciado nesta quarta, os turcos contaram com um gol de Sneijder aos 39 minutos do segundo tempo para vencer o Juventus por 1 a 0 e garantir a classificação para as oitavas de final da competição, eliminando o adversário.
A vitória levou o Galatasaray a sete pontos no grupo B da Champions, roubando a segunda colocação do Juventus, que encerra a fase em terceiro. Desta forma, os turcos vão às oitavas de final, enquanto os italianos seguirão para a Liga Europa. O Real Madrid teve a melhor campanha da chave, com 16 pontos, enquanto o Copenhague foi o lanterna, com quatro.
sneijder galatasaray x juventus (Foto: AFP)A comemoração de Sneijder, Drogba e companhia sobre a neve retirada do gramado (Foto: AFP)


Dois jogos em um
Na primeira meia hora de jogo, realizada ainda na terça-feira, o Galatasaray tomou a iniciativa e buscou o ataque, uma vez que precisava da vitória. O Juventus reagia em chances esporádicas. Aos poucos, a neve foi atrapalhando o desenvolvimento do jogo - até que que o gramado ficou totalmente coberto,  e o trio de arbitragem português comandado por Pedro Proença achou melhor parar o jogo para a limpeza das linhas de marcação da área. Depois de 30 minutos e a manutenção das condições climáticas ruins, foi decidido com o delegado da Uefa que o melhor era adiar o reinício da disputa.
Nesta quarta, o jogo foi reiniciado aos 31 minutos, novamente com neve caindo em Istambul. O gramado estava muito castigado pelas ferramentas usadas para a sua limpeza, forçando os dois times usarem muitos lançamentos longos. Os 15 minutos restantes para o fim do primeiro tempo foram de poucas emoções e nenhuma chance clara de gol.
neve jogo Galatsaray e Juventus (Foto: EFE)Funcionários retiram neve antes do jogo desta quarta (Foto: EFE)
Na etapa final, o Galatasaray voltou a ter postura ofensiva para não deixar a vaga escapar. Com os torcedores - presentes em menor número com relação à véspera (o jogo foi realizado às 14h, no horário local) - cantando forte, o time pressionou os italianos e quase conseguiu o sonhado gol em chute de Drogba, que foi defendido por Buffon, aos 12.
A pressão dos donos da casa seguiu até a metade do segundo tempo, quando o Juventus reagiu e chegou a responder à pressão. Muslera fez duas boas defesas, enquanto a defesa turca tinha dificuldade em conter as boas jogadas individuais de Tévez. E aos 39 veio o gol salvador para o Galatasaray, com a participação dos dois astros do time. Após lançamento longo, Drogba escorou de cabeça para Sneijder, que chegava pela direita. O holandês invadiu a área, chutou cruzado e acertou o canto direito de Buffon, selando a classificação emocionante.
sneijder galatasaray x juventus (Foto: Reuters)Sneijder chuta, e bola entra no canto do gol de Buffon (Foto: Reuters)

ATLETICO PARANAENSE


Imperador segue trabalho de recuperação no Furacão e posta foto fazendo exercício na manhã desta quarta-feira, em Curitiba


Adriano treino academia Atlético-PR (Foto: Reprodução / Twitter)Adriano pega pesado na academia do Atlético-PR (Foto: Reprodução / Twitter)
Como de costume, Adriano postou em seu Twitter oficial o trabalho que tem feito no Atlético-PR para tentar voltar a jogar futebol. Na manhã desta quarta-feira, o Imperador postou uma foto fazendo musculação e escreveu o seguinte post: "Começando a ficar sério". 
Nesta segunda-feira, Adriano mostrou uma sequência de treino com bicicleta. O atacante completou uma semana desde que chegou a Curitiba para iniciar sua recuperação física. 
O Imperador não tem contrato com o Atlético-PR, mas a expectativa é de que possa fazer um acordo para a temporada de 2014. Com a vaga garantida para Libertadores, o rubro-negro começa a procurar reforços.
Desde junho de 2010, Adriano disputou apenas 16 jogos – oito pelo Roma e oito pelo Corinthians – e marcou dois gols. Nesse tempo, atuou uma única vez durante 90 minutos. Foi no dia 25 de fevereiro do ano passado, na vitória do Timão por 1 a 0 sobre o Botafogo-SP, pelo Paulistão. A última partida do atacante aconteceu ainda com a camisa do Corinthians, no dia 4 de março
.

BRASILEIRAO 2013


Clube corre risco de perder pontos por ter escalado o lateral-esquerdo contra o Cruzeiro e pode até ser rebaixado


Michel Assef Filho, dir. Jurídico do Flamengo (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Michel Assef Filho fará a defesa do Flamengo no caso (Foto: Marcelo Baltar)
Os departamentos jurídico e de futebol do Flamengo estão em alerta. Diante do risco de perder quatro pontos por ter escalado o lateral-esquerdo André Santos contra o Cruzeiro, na última rodada do Brasileiro, e até ser rebaixado para a Segunda Divisão, os advogados do clube preparam a defesa do caso. André teria atuado de forma irregular. Expulso contra o Atlético-PR na segunda partida da final da Copa do Brasil, dia 27 de novembro, o jogador foi julgado na última sexta-feira e pegou um jogo de gancho, mas mesmo assim enfrentou o Cruzeiro no sábado.
André tinha ficado fora do jogo contra o Vitória, o primeiro depois da final contra o Furacão, mas não contou como suspensão. Por ser partida de outra competição, ela não é tida como caso de automática. Somente após o julgamento da última sexta ficou caracterizada a necessidade de se cumprir a punição. O advogado Michel Assef Filho foi acionado e estuda o caso.
- Se o Flamengo escalou o André Santos, entendeu que ele estava regular. Como não há denúncia, não há nada oficial por parte do STJD, ainda não há nada definido. Dependendo de qual vai ser a alegação da procuradoria, o Flamengo vai se defender com seus argumentos. Vamos aguardar, não podemos falar nada ainda, mas o clube entendia que ele tinha condições de jogo - disse Assef.
O Artigo 68 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva diz o seguinte: quando ao final de uma competição uma penalidade de suspensão por partida aplicada pelo STJD ao atleta restar pendente, tal pena deverá ser cumprida obrigatoriamente em competição subsequente de qualquer natureza, mas necessariamente dentre as competições coordenadas ela CBF.
Além de alegar que André ficou fora do jogo contra o Vitória após a expulsão, o Flamengo estuda o caso do atacante Kleber, do Grêmio. O Gladiador foi expulso no segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil, contra o Atlético-PR, quando os gaúchos foram eliminados, mas participou de todas as partidas seguintes do Brasileirão. A situação do gremista, no entanto, era diferente. Kleber recebeu apenas uma advertência no STJD pelo cartão vermelho recebido contra o Furacão.

Na situação atual, Fluminense e Vasco foram rebaixados, com 46 e 44 pontos, respectivamente, ao lado de
 Ponte Preta e Náutico. Caso Portuguesa e Flamengo percam pontos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o Fluminense seria o grande beneficiado, escapando da degola e empurrando a Lusa, que passaria a ter 44 pontos, para o seu lugar. O Rubro-Negro, atual 11º colocado, desceria para o 16º lugar, com 45 pontos, mas permaneceria na Série A. Só cairia se apenas ele perdesse os pontos, sem a companhia da Portuguesa. Nesse cenário, os 45 pontos do Flamengo o deixariam no Z-4, em 17º lugar. A Lusa manteria seus 48.Com Portuguesa e Flamengo correndo risco de perder quatro pontos cada um por terem escalado jogadores de forma irregular no último jogo, e o Vasco tentando conquistar três pontos através da impugnação da partida contra o Atlético-PR, as classificações finais de Fluminense, Vasco, Flamengo e Portuguesa podem ser trocadas por decisões extracampo. 
O Flamengo ainda poderia entrar na lista dos quatro últimos caso, além de perder seus pontos, o Vasco tenha deferido no Tribunal o recurso que anula a goleada sofrida para o Atlético-PR - paralisada por 73 minutos, 13 a mais do que o permitido pelo regulamento da CBF, devido à briga entre as torcidas. Neste caso, escapariam tanto o Vasco, que passaria a ter 47 pontos, quanto o Fluminense, com os mesmos 46. E deixariam em seus lugares o rival Flamengo, com 45 pontos, e a Portuguesa, com 44.
O STJD já está ciente dos casos de Portuguesa e Flamengo e, segundo o procurador geral Paulo Schmitt, a CBF deve enviar ao Tribunal uma notícia de infração ainda nesta quarta-feira
.

NOTICIAS


Sebastian Courcelles, do Thetford Mines Isothermic, foi atingido pelo patim de um adversário ao cair sobre o gelo e recebeu mais de 50 pontos na bochecha esquerda

a
Um corte profundo de 13 centímetros no lado esquerdo do rosto, provocado por uma lâmina de patim, após uma queda no gelo que gerou mais de 50 pontos na região. Este foi o estrago que o atleta Sebastian Courcelles, do Thetford Mines Isothermic, da liga secundária de hóquei no gelo da América do Norte teve durante o clássico da sua equipe contra o Marquis de Jonquière, no Palácio dos Esportes de Jonquière, em Quebec, no Canadá, no último sábado. 
Sebastien Courcelles acidente hoquei (Foto: Roger Gagnon / QMI Agency)Sebastien Courcelles tem o rosto cortado pela lâmina do patins do adversário (Foto: Roger Gagnon / QMI Agency)

O lance aconteceu após uma disputa de espaço com Jean-Michel Bolduc, que levou o capitão da equipe ao chão e o atingiu, sem intenção de machucar, com uma das lâminas de seus patins. O forte sangramento preocupou os outros envolvidos, incluindo seu irmão Simon, que o ajudou a ir para o vestiário, onde foi atendido por um bombeiro e, imediatamente, levado ao hospital mais próximo. De acordo com o vice-presidente de comunicações da liga, a velocidade e capacidade do profissional que aplicou os primeiros socorros foram de fundamental importância, assim como o comportamento da população.
- Este bombeiro foi um profissional. Ele disse para colocar pressão sobre a cicatriz e pediu à população que ligasse para o 911. Naquele momento, todos entenderam que a lesão era grave. Apesar da rivalidade no gelo, os acontecimentos foram simplesmente extraordinários - disse Denis Boisvert.
Sebastien Courcelles acidente hoquei (Foto: Roger Gagnon / QMI Agency)Sebastien Courcelles, após o acidente, segura um patins (Foto: Roger Gagnon / QMI Agency)

Já suturado e com mais de 50 pontos no rosto, Courcelles agradeceu o apoio que recebeu do adversário e do proprietário de sua franquia.
- Agradeço o Marquis (de Jonquière) e o seu proprietário Marc Boivin pelo que fizeram por mim. Mas, primeiro de tudo, devo agradecer ao nosso proprietário Stéphane Bourque, que foi quem pagou todos os custos. Tenho tido um suporte incrível - salientou o jogador, que preferiu ver o ocorrido pelo lado positivo.
- Eu tive sorte no meu azar. Os patins poderiam ter atingindo meu olho ou minha garganta, mas não. Tive toda a emergência necessária no local, na arena e no hospital - terminou.

GUARATUBA

HOJE GRANDE FINAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL SUB - 16, AS DUAS EQUIPES QUE ESTÃO NA FINAL SÃO, GRÊMIO CRAQUE CAMISA 10 E UGA - UGA FUTSAL. A CURIOSIDADE DA FINAL, É QUE AS DUAS EQUIPES SÃO PARTICULARES, O UGA - UGA É UMA ESCOLA DE FUTSAL E O GRÊMIO CRAQUE CAMISA 10 É UMA ESCOLA DE FUTEBOL. BOA SORTE LOGO MAIS, E QUE VENÇA O MELHOR.

CAMPANHAS DO GRÊMIO CRAQUE CAMISA 10 E DO UGA - UGA FUTSAL
GRÊMIO----- 08 - 01 - 00 - 47 - 09
UGA - UGA - 08 - 00 - 01 - 45 - 13
VITÓRIAS, EMPATES, DERROTAS, GOLS FEITOS E GOLS TOMADOS.

MUNDIAL DE CLUBES


'Os que venceram a Copa Toyota e a Copa Intercontinental são campeões', diz secretário-geral. Torneio chega à décima edição com a chancela da entidade

Corinthians Mundial 2000 (Foto: Agência Estado)Título do Corinthians em 2000 é o primeiro homologado pela Fifa (Foto: Agência Estado)
São dez edições de Mundial de Clubes organizado pela Fifa e mais de uma década de saia justa para a entidade em uma questão que envolve dezenas de equipes pelo planeta: quem são, efetivamente, os campeões mundiais de futebol. A entidade só dá reconhecimento oficial àqueles que ganharam as nove edições realizadas sob sua tutela até hoje: Corinthians (2000 e 2012), São Paulo(2005), Internacional (2006), Milan (2007), Manchester United (2008), Barcelona (2009 e 2011) e Internazionale (2010). A questão é como tratar os vencedores das edições anteriores, na época considerados campeões mundiais, mas em torneios sem o selo do órgão (Copa Toyota ou Copa Intercontinental). Após várias polêmicas, a Fifa adotou o discurso de que o primeiro vencedor de um Mundial foi o Corinthians, no Brasil, mas o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, usou um tom mais conciliador no Marrocos (sede do torneio neste ano).

Na terça-feira, Valcke foi questionado sobre o assunto pelo GloboEsporte.com, durante entrevista coletiva, em Marrakesh, uma das sedes do Mundial de 2013. Foi polido. Disse que os campeões anteriores têm o direito de se considerar campeões, porque ficaram para a eternidade como vencedores daquela disputa, mas não disse que a Fifa os considera campeões mundiais. É o caso também do Palmeiras de 1951, campeão da Copa Rio.

- Os que venceram a Copa Toyota e a Copa Intercontinental são campeões. Mudar a fórmula é normal, aconteceu muitas vezes mesmo com a Copa do Mundo. O importante é que uma competição sempre deixa um campeão, e isso fica para a história – disse ele. 
Jerome Valcke sorteio Copa do Mundo (Foto: Reuters)Jérôme Valcke é diplomático ao tratar do assunto
(Foto: Reuters)
É um discurso ameno, político, mas diferente do disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter, em 2007, no Japão, ao ser questionado sobre o Palmeiras de 51

- O campeão do primeiro Mundial de Clubes da Fifa é o Corinthians – sentenciou o dirigente. 

É uma questão de discurso. Cabe reparar que Valcke não diz que os vencedores da Copa Toyota e da Copa Intercontinental podem se considerar campeões mundiais: diz que podem se considerar campeões. E Blatter não diz que o Corinthians é o primeiro campeão mundial: diz que é o primeiro campeão mundial da Fifa. 

A entidade pisa em ovos. Em 2005, quando o atual formato do Mundial foi implementado de vez, em seu site oficial, a Fifa fez um texto louvando os campeões anteriores, contando a história daquelas competições. 

- Apresentamos os 26 clubes que foram nomeados campeões mundiais – dizia o texto. 

Mesmo o Mundial de 2000, realizado sob seu crivo, já causou constrangimentos. O torneio de 2005, no Japão, foi tratado mais de uma vez como o primeiro Mundial de Clubes – discurso que depois precisava ser corrigido, como aconteceu naquele ano com o então secretário-geral da Fifa, Urs Linsi. 
Tabela Sedes Campeões Mundiais (Foto: Editoria de Arte)
Hoje, sempre que se refere ao torneio, a Fifa inclui a competição de 2000, em que o Corinthians foi campeão ao bater o Vasco no Maracanã. Mas se arrepende da forma como ocorreu aquele torneio, com dois grupos de quatro equipes cada. Os europeus viajaram ao Brasil claramente desinteressados. O Manchester United sequer avançou para a disputa de terceiro lugar, na qual oReal Madrid perdeu para o Necaxa, do México, nos pênaltis. A final com dois brasileiros convenceu a Fifa a jamais permitir que duas equipes do mesmo país voltassem a disputar um Mundial. 
Em 2007, outro constrangimento envolveu o Palmeiras. O clube paulista chegou a ser reconhecido como campeão mundial por ter conquistado a Copa Rio de 1951 – muito parecida com o Mundial de 2000. Mas a Fifa mudou de ideia e jamais homologou o título – até por medo de abrir o precedente para que várias outras equipes fizessem o mesmo. 

Assim, quando fala em Mundial de Clubes, a Fifa não cita o Palmeiras, tampouco os títulos de Santos (1962 e 1963), Flamengo (1981), Grêmio (1983) e os dois primeiros do São Paulo, em 1992 e 1993. Em eventos oficiais em épocas de Mundiais, o material oficial da entidade parte do torneio de 2000. 
Flamengo x Liverpool Mundial 1981 (Foto: O Globo)Zico, Andrade, Leandro e Junior exibem taças do Flamengo em 1981: Fifa não considera como Mundial (Foto: O Globo)


O próprio site da Fifa tem páginas dedicadas aos principais clubes do mundo. E os textos fazem distinção entre ser campeão do Mundial de Clubes e ser campeão dos torneios anteriores. A do São Paulo, por exemplo, diz que ele tem uma Copa do Mundo de Clubes da Fifa e duas Copas Intercontinentais. 

A polêmica, claro, serve para aquecer rivalidades. O Inter, em 2006, ao ganhar o Mundial, fez questão de usar o nome da Fifa em cada frase dita sobre a conquista, tentando se diferenciar do Grêmio, campeão mais de duas décadas antes, em 1983. O Corinthians faz o mesmo. O São Paulo fica em um meio-termo, visto que ganhou a disputa nos dois formatos.
Tabela - brasileiros campeões da Copa Intercontinenal (Foto: GLOBOESPORTE.COM)


Os vencedores pré-2005 argumentam que na época não havia outra forma de disputa e que, consequentemente, o duelo entre o campeão sul-americano e o campeão europeu servia para determinar o campeão mundial – como de fato eram conhecidos. É a falta da chancela da Fifa que gera a discussão. 

Enquanto isso, o Mundial chega a sua décima edição. Nesta quarta-feira, a partir de 17h30m, Raja Casablanca, do Marrocos, e Auckland, da Nova Zelândia, decidem que enfrentará o Monterrey, do México, nas quartas de final. É daí que sairá o adversário do Atlético-MG nas semifinais. O GloboEsporte.com acompanhará a partida em Tempo Real. 
Raí são paulo koeman barcelona mundial 1992 (Foto: Agência AFP)

MUNDIAL DE CLUBES



Foto de festa do Corinthians vira painel em entradas do Stade Adrar, inaugurado às pressas em outubro. Palco receberá quatro jogos, um deles do Bayern de Munique


Estádio de Agadir (Foto: Victor Canedo)Corinthians, último campeão mundial, está representado em Agadir (Foto: Victor Canedo)
Seis quilômetros separam o Stade Adrar do centro de Agadir. A distância é suficiente para colocá-lo quase como fora do mapa, num contraste do que representa a cidade costeira mais famosa do Marrocos. Em vez da praia de águas cristalinas, uma aparência de deserto dá o tom nas cercanias, com imensa área inexplorada e a Cordilheira do Atlas ao fundo. Por ali está também uma espécie de “formigueiro gigante”, o palco de 45.480 pessoas que receberá os quatro primeiros jogos do Mundialde Clubes de 2013. E com um toque de Brasil.

Naturalmente o Atlético-MG está representado com os seus escudos por todos os cantos onde há a referência aos participantes da atual edição. Mas próximos aos portões de entrada há outro clube em destaque: o Corinthians, campeão da competição da Fifa em 2012 ao derrotar o Chelsea, no Japão. A foto do capitão Alessandro erguendo a taça com seus companheiros virou um painel - espalhado pelos arredores do estádio.

Vem da Alemanha, porém, a maior expectativa do povo local. Graças a um sorteio, o Atlético-MG teve o seu destino ligado apenas a Marrakesh, enquanto o poderoso Bayern de Munique, de Franck Ribéry e tantas outras estrelas do quilate da Liga dos Campeões, será o responsável por finalizar a participação de Agadir no Mundial. Os bávaros farão a primeira semifinal contra o vencedor de Guangzhou Evergrande, da China, e Al Ahly, do Egito, no próximo dia 17.
Mosaico Estádio de Agadir (Foto: Victor Canedo)Imagens mostram como está o Stade Adrar - por dentro e por fora (Fotos: Victor Canedo)


Antes, já nesta quarta, ocorrerá a abertura do torneio com o duelo entre os marroquinos do Raja Casablanca e os neozelandeses do Auckland City, às 17h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em Tempo Real no GloboEsporte.com. Entre a segunda e esta terça-feira, o Stade Adrar recebeu os retoques finais: placas de publicidade, testes com a tecnologia na linha do gol (pela primeira vez na África), ajustes no sistema audiovisual.
As preocupações se justificam. O estádio foi inaugurado às pressas, em outubro, dez anos depois de ter suas obras iniciadas. Na época, o Marrocos concorria à vaga de país-sede daCopa do Mundo de 2010. Como perdeu para a África do Sul, houve um período de quatro anos em que a construção foi paralisada. O Stade Adrar só voltou a ser erguido em 2007, mas dificuldades financeiras novamente adiaram os planos. Ele só ficou pronto há dois meses após um orçamento de aproximadamente R$ 200 milhões e teve o amistoso entre a seleção marroquina e a África do Sul como jogo inaugural. Ambos empataram por 1 a 1.
Depois do Mundial, o próximo grande plano do Stade Adrar será ser protagonista da Copa Africana de Nações de 2015, que terá o Marrocos como sede. O Hassania Agadir, campeão nacional duas vezes na última década, é o único clube a usufruir do "formigueiro gigante".
Estádio de Agadir (Foto: Victor Canedo)Estádio tem a aparência de um formigueiro (Foto: Victor Canedo
)

CORINTHIANS


Mano é confirmado e inicia sua segunda passagem pelo Corinthians

Contratação do técnico é oficializada pelo clube, e vínculo vai até o fim de 2014. Treinador será apresentado no dia 3 de janeiro


O acordo que estava costurado há algumas semanas foi, enfim, oficializado. Mano Menezesfoi anunciado nesta quarta-feira como novo técnico do Corinthians. A missão é difícil: substituir Tite, comandante nos últimos três anos e meio e campeão da Taça Libertadores e do Mundial de Clubes em 2012. Em sua segunda passagem pelo clube, Mano terá o desafio de manter o nível de conquistas e reformular uma equipe que caiu muito de produção no segundo semestre de 2013. Ele será apresentado no dia 3 de janeiro. O contrato vence no dia 31 de dezembro de 2014.
- É a segunda vez que vou ocupar este cargo e espero poder atender a confiança em mim depositada, mantendo o Corinthians sempre entre os primeiros. Sei que os tempos são outros, mas espero que as vitórias conquistadas nos últimos anos só tenham reforçado o espírito de união que conheci e admirei na minha primeira passagem - falou o técnico, em comunicado divulgado em seu site oficial.
Mano era nome bem visto pela diretoria do Corinthians - especialmente o presidente Mário Gobbi - desde sua saída do Flamengo, em setembro. Com a ideia de não renovar o contrato de Tite, Gobbi viu no ex-flamenguista o técnico ideal para comandar a reformulação do elenco.
- Sempre disse, porque acredito muito nisso, que os adversários devem estar do lado de fora do Parque São Jorge e que, quando todos entendemos isso, as chances de sucesso aumentam muito. O Corinthians nos últimos anos vem tornando realidade tudo que a Fiel sempre sonhou. Foram conquistados a Libertadores, o Bi-mundial e está sendo terminado o estádio próprio - acrescentou Mano Menezes na mesma nota.
De acordo com o diretor de futebol do Timão, Roberto de Andrade, o clube não entrou em contato com nenhum outro nome para substituir Tite. O dirigente admite que outros treinadores foram cogitados, mas conversas mesmo só com Mano.
- Quando você senta à mesa para conversar, logicamente surgem alguns nomes. Foram citados outros treinadores, mas não fizemos contato com ninguém. Partimos diretamente com o Mano, que prontamente aceitou o convite do Corinthians. Ele ainda não assinou contrato, mas o vínculo vai até 31 de dezembro de 2014.
Entre dezembro de 2007 e julho de 2010, Mano Menezes conquistou três títulos pelo Timão: Série B de 2008, além de Campeonato Paulista e Copa do Brasil de 2009. Ele foi contratado logo depois da queda corintiana para a segunda divisão e aceitou o convite de tentar reconduzir o clube à elite.
Mosaico Mano Menezes passagem pelo Corinthians (Foto: Editoria de Arte)

Em seu início, Mano comandou mudanças drásticas e montou um elenco mesclado por promessas das categorias de base e reforços que apareceram na Série A de 2007. Assim, chegaram o zagueiro Chicão, do Figueirense, o lateral-direito Alessandro, do Santos, e o atacante Herrera, de passagem pelo Grêmio. 
Ainda em formação, o Corinthians chegou à final da Copa do Brasil, na qual foi derrotado pelo Sport, no Recife. Depois disso, novos jogadores turbinaram a equipe: os volantes Cristian e Elias, além do meia Douglas, formaram o meio-campo titular na reta final da Série B e viraram ídolos, cada um à sua maneira. O atacante Dentinho também foi destaque.
Em 2009, Mano participou da chegada de Ronaldo Fenômeno e o tornou peça central do time. O craque teve seu último grande ano como profissional, mesmo acima do peso, sendo figura decisiva nas conquistas do Paulistão e da Copa do Brasil daquele ano. No Brasileiro, o Corinthians fez campanha razoável e, já garantido na Libertadores, terminou em décimo.
O terceiro ano de Mano teve uma decepção coletiva e uma satisfação pessoal. Com reforços do calibre do lateral Roberto Carlos, o Timão entrou como favorito na Libertadores, fez a melhor campanha da primeira fase, mas acabou eliminado pelo Flamengo nas oitavas de final, no Pacaembu. A campanha não diminuiu o prestígio do técnico, que começou a ser tratado como favorito a substituir Dunga na seleção brasileiraapós a Copa de 2010.
Em julho, logo após o Mundial, a confirmação: Mano Menezes foi chamado para dirigir o Brasil e deixou o Timão no fim daquele mês, carregado pelos jogadores e festejado pela torcida após uma vitória sobre o Guarani. Mano deixou o Corinthians na liderança do Campeonato Brasileiro – terminaria a disputa em terceiro lugar, após uma passagem frustrada de Adilson Batista e o início da era Tite.
No total, Mano tem 185 jogos pelo clube, com 103 vitórias, 49 empates e 33 derrotas. Seus times marcaram 320 gols e sofreram 165. O aproveitamento do Corinthians no período foi de 65% dos pontos.
Info MANO MENEZES - Corinthians (Foto: Infoesporte)

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...