domingo, 17 de junho de 2012

CORINTHIANS

Timão bate Junior de Barranquilla (COL), por 2 a 0, em torneio que está sendo disputado no Peru. Próximo duelo é com o Atlético de Madrid (ESP)

Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo
4 comentários
Narciso durante entrevista (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Narciso comanda o Timão Sub-20 na Libertadores
(Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
O Corinthians estreou com vitória na Taça Libertadores da América Sub-20, que está sendo disputada na cidade de Lima, n Peru. O Timão venceu o Junior de Barranquilla (COL) por 2 a 0 e larga na frente no grupo D da competição.
O time alvinegro, comandado pelo técnico Narciso, construiu a vitória com gols de Michael e Jean Natal, ambos anotados no segundo tempo. No outro jogo do grupo, o River Plate (ARG) fez 2 a 1 no Atlético de Madrid, time espanhol convidado pela Conmebol.
O próximo compromisso do Corinthians será justamente contra a equipe espanhola, na terça-feira à noite. O outro representante brasileiro no torneio, o América-MG, também estreou com vitória: 3 a 2 no Boca Juniors.

CORINTHIANS

Artilheiro do Corinthians na campanha vitoriosa do Brasileirão de 2011, 
o Levezinho está em baixa com o técnico Tite nesta temporada

Por Murilo BorgesCampinas, SP
29 comentários
Liedson está tão em baixa no Corinthians que até mesmo quando jogam os reservas ele está no banco. Foi assim na derrota deste domingo, para a Ponte Preta, em Campinas, pelo Campeonato Brasileiro. O atacante entrou apenas no decorrer do segundo tempo e na saída de campo reclamou dessa situação.
- Não estou irritado, sou profissional e sei que é opção do treinador. Embora eu não concorde, vou respeitar. Eu treino todos os dias com esperança de jogar. Tenho prazer em atuar e não estou satisfeito com essa decisão – falou o Levezinho.
Artilheiro da equipe na temporada passada, quando o Timão conquistou o Campeonato Brasileiro, Liedson está bem perto de deixar o clube. O atacante tem contrato até o final de julho e não deve chegar a um acordo para renovação. Ele quer mais dois ou três anos, e a diretoria caminha para outro lado.
Tenho prazer em atuar e não estou satisfeito com essa decisão"
Liedson
Questionado sobre suas condições para ser titular, Liedson afirmou neste domingo que está pronto para começar jogando, seja na Libertadores ou no Brasileirão.
- Não tenho dúvida (que posso ser titular). Mas não dá para jogar 15, 20 minutos e mostrar isso. Mas vou respeitar sempre a decisão do treinador. Não tenho problema físico, técnico ou psicológico. Estou pronto para sempre que ele precisar, seja por 90, 45 ou 10 minutos - finalizou o camisa 9.
No vestiário, Tite respondeu, mas não quis polemizar.
- Liedson poderia ser titular no entendimento dele. Quando eu era jogador também não entendia como não jogava às vezes. Vejo duas coisas aí: desempenho no jogo e no treinamento. Não gosto ou desgosto mais de um do que de outro. Vale para ele o que vale para os demais.
Na próxima quarta-feira, o Corinthians encara o Santos, no Pacaembu, pela segunda partida da semifinal da Libertadores da América. Sem Sheik, expulso na Vila Belmiro, a tendência é que Tite escale Willian. Romarinho corre por fora. E Liedson, ao que parece, não tem chance alguma de ser titular.
 

BRASILEIRAO 2012

Com titulares, Tricolor testa esquema para 'decisão' na Copa do Brasil,
e Timbu, com um a mais em campo, acaba premiado pela insistência

Por GLOBOESPORTE.COMRecife
98 comentários
  • deu errado
    Três atacantes
    Com Kleber, Miralles e Marcelo Moreno, Vanderlei Luxemburgo  testou escalação para enfrentar o Palmeiras na Copa do Brasil. Esquema não surtiu efeito
  • nome do jogo
    Ronaldo Alves
    O zagueiro decidiu a partida. Teve segurança defensiva, anulando os avantes tricolores, e desequilibrou na frente: fez o gol da vitória aos 46 minutos
  • decepção
    Douglas Grolli
    Sem atuar desde 18 de fevereiro, o zagueiro entrou no lugar do lesionado Werley. Decepcionou no primeiro jogo com Luxa. Foi expulso no segundo tempo
De um lado, o Grêmio fazendo ajustes no time para o jogo de ida pelas semifinais da Copa do Brasil. Do outro, o Náutico tentando se afastar da zona de rebaixamento. Em campo, dois times apresentando futebol abaixo da média, com muitos erros e raras chances de gol. E o insosso empate sem gols no estádio dos Aflitos, na noite deste domingo, só não persistiu graças ao zagueiro Ronaldo Alves, que nos acréscimos decretou a vitória do Timbu por 1 a 0, no fechamento da quinta rodada do Brasileirão.
Com o resultado, a equipe pernambucana pulou para a décima colocação, com sete pontos, quatro acima do Z-4. O Tricolor, por sua vez, estacionou nos nove pontos, perdeu a chance de assumir a vice-liderança e ainda perdeu o lugar no G-4 para o Botafogo.
- O Grêmio recuou bastante na metade do segundo tempo, com o intuito de empatar. Os times vêm para cá jogar fechados, mas não desistimos e vencemos - disse Breitner, do Náutico.
No Grêmio, a promessa é que a derrota não vai abalar o time para a semifinal da Copa do Brasil.
- Não vai ter nenhum prejuízo. É outra competição. A equipe não perdeu por falta de foco. Todo mundo se aplicou bem - garantiu o tricolor Gilberto Silva.
O Grêmio volta a campo na próxima quinta-feira, quando enfrenta o Palmeiras, às 21h (de Brasília), na Arena Barueri, na luta por uma vaga na final da Copa do Brasil. Com a derrota por 2 a 0 no estádio Olímpico, o time de Vanderlei Luxemburgo precisa vencer por três ou mais gols de diferença para ir à decisão - placar de 2 a 0 para os gaúchos leva a disputa para os pênaltis.
Com a semana livre, o Náutico se prepara para encarar o Atlético-MG no próximo sábado, às 21h (de Brasília), no estádio Independência.
Muita disputa, pouco futebol
Um primeiro tempo de muita transpiração e pouca inspiração. As chances de gol se resumiram a chutes de longe, cobranças de falta ou cruzamentos para a área. Nem a surpreendente escalação de Vanderlei Luxemburgo surtiu efeito. Sem o suspenso Fernando e o lesionado Souza, o treinador apostou em Vilson no meio de campo, além de um ataque formado por Kleber, Miralles e Marcelo Moreno.
Embalado pela torcida, o Náutico até pressionou nos minutos iniciais. Martinez, aos sete, arriscou da meia-lua, sem sucesso. Ficou nisso. Com o Gladiador um pouco mais recuado, por vezes variando o 4-3-3 para o 4-4-2, o Tricolor parecia nervoso, se preocupando demais com a arbitragem de Manoel Nunes Lopo.
Chances de perigo do Tricolor? Poucas, e só em jogadas de bola parada. Da intermediária, Edilson, opção técnica de Luxemburgo para o lugar de Gabriel, acertou o travessão em cobrança de falta. Marco Antonio quase surpreendeu Felipe num escanteio. Por pouco não fez gol olímpico.
- A bola tranca no gramado. Está difícil – reclamou Kleber no intervalo.
Insistência foi premiada no fim
O panorama não mudou na etapa complementar. Com mais disposição, o Grêmio tentou ser ofensivo. Moreno, aos trancos e barrancos, ganhou de dois defensores e chutou na trave de Felipe, aos quatro minutos. Também ficou nisso, e o equilíbrio voltou a imperar. O Náutico respondeu com Araújo, aos 17, mas Gilberto Silva salvou os visitantes.
Náutico x Grêmio (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Autor do gol, Ronaldo Alves comemora com o mascote do Náutico (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Com Ramirez e Breitner em campo, Alexandre Gallo melhorou o rendimento do time pernambucano, e o Grêmio passou a ficar encurralado na defesa. Os anfitriões esbarravam na má pontaria. Mas a expulsão acabou sendo decisiva. Aos 34, Douglas Grolli, que já tinha amarelo, fez falta dura em Cleverson e levou o vermelho.
O Timbu e a sua torcida inflamaram, e a insistência acabou sendo premiada, mesmo que as trancos e barrancos nos minutos finais. Aos 46, em um ataque pela esquerda, Ronaldo Alves subiu mais do que Gilberto Silva e Vilson para fazer de cabeça: 1 a 0.

BRASILEIRAO 2012

DESTAQUES DO JOGO
  • deu errado
    recuo
    Quando o Atlético-GO mostrava reação, a zaga bobeou e recuou para o goleiro, provocando falta indireta na área, que resultou no segundo gol Coxa
  • nome do jogo
    Rafinha
    Depois de um longo período afastado por uma lesão no tornozelo, voltou bem, deu passe para gol e mostrou que está pronto para jogar
  • deu certo
    reservas
    Oliveira resolveu poupar os titulares para a semifinal de quarta e escalou os reservas. Quem entrou mostrou serviço para ganhar mais chances
A CRÔNICA
por Gabriel Hamilko
6 comentários
Um Coritiba diferente teve uma boa atuação e venceu o Atlético-GO por 3 a 0, no Couto Pereira, neste domingo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, gols do zagueiro Pereira, do atacante Marcel e do meia Tcheco. Contra um Dragão pressionado por bons resultados, o Alviverde entrou em campo somente com o goleiro Vanderlei como titular.
Com a vitória, o Coritiba ocupa a décima posição, com seis pontos. O Atlético-GO continua sem vencer no Brasileirão, com dois pontos, e amarga a penúltima colocação, só na frente do Corinthians.
O Coxa volta todas as atenções para a semifinal da Copa do Brasil. O segundo jogo contra o Tricolor será na quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), e o clube paranaense precisa vencer por dois gols de diferença, sem ser vazado, já que perdeu por 1 a 0 no Morumbi. A próxima partida pelo Brasileirão será no domingo, contra o Santos, na Vila Belmiro, às 18h30m (de Brasília). O Atlético-GO joga no mesmo dia e horário, contra o Fluminense, no Serra Dourada.
Marcel e Paulo Henrique, Coritiba x Atlético-GO (Foto: Geraldo Bubniak / Agência Estado)Após quase dois meses sem jogar, Marcel volta ao Coxa e marca (Foto: Geraldo Bubniak / Agência Estado)
Reservas do Coxa dominam, mas não empolgam
O time do Coritiba estava diferente, mas a disposição dentro de casa era a mesma.  O treinador Marcelo Oliveira utillizou um esquema diferente do habitual e montou a equipe no 4-5-1, com apenas um atacante. No Atlético-GO, a única supresa foi a manutenção do volante Marino, no 4-4-2.
Apesar de dominar grande parte do primeiro tempo, a escolha de usar muitos jogadores reservas deixou o Coritiba sem entrosamento. Já o Dragão estava armado pelo técnico Hélio dos Anjos para jogar nos contra-ataques e aproveitar a velocidade do lateral-esquedo Eron.
Sem conseguir pelo chão, o Coxa utilizou, mais uma vez, a jogada aérea, conseguindo abrir o placar. Aos 23 minutos, o meia Tcheco cobrou falta pela direita, o atacante Marcel escorou de cabeça, e Pereira chutou forte para o gol. Quase no fim do primeiro tempo, o lateral-esquerdo Eltinho sentiu o tornozelo canhoto e foi substituído pelo volante França. Chico assumiu a função na esquerda.
Dragão corre atrás do resultado, mas Coxa amplia
Após o intervalo, quem voltou com força renovada foi o Atlético-GO. O Dragão pressionou o Coritiba nos quinze minutos iniciais. O caminho para o ataque continou sendo pela esquerda com Eron. Em um lance, o lateral cruzou para Pituca, que chutou, mas Vanderlei fez uma bela defesa.
Porém, uma bobeira da zaga atleticana, aos 25 minutos, colocou tudo a perder. Em bola recuada, o goleiro Márcio segurou com a mão. Marcel cobrou com força e no ângulo direito, para ampliar o placar. Dois minutos mais tarde, o meia Rafinha lançou, e Tcheco só teve o trabalho de encobrir Márcio. Dois gols coxa-branca seguidos para delírio da pequena torcida que compareceu no Estádio Couto Pereira (7.392 pagantes, para uma renda de R$ 81.237).
Com a folga no placar, Oliveira fez as duas substituições restantes. Trocou Lincoln e Marcel por Rafael Silva e Renan Oliveira. No Atlético-GO, o lateral Joílson foi substituído por Marcos.
Antes do fim, o Dragão ainda assustou, com o atacante Marcão, que saiu cara a cara com o goleiro Vanderlei, mas chutou em cima do camisa 1. Boa vitória para o Coritiba, que vai empolgado para enfrentar o São Paulo, em busca de uma vaga na final da Copa do Brasil.

BRASILEIRAO 2012

DESTAQUES DO JOGO
  • arbitragem
    primeiro gol
    O primeiro gol do Bahia foi validado, apesar de o atacante Elias estar impedido. O erro do bandeirinha no início do jogo abalou o Sport.
  • deu certo
    Elias
    O atacante prometeu fazer gol na estreia e não desapontou. Com frieza na hora do chute e boa movimentação, foi o destaque do ataque tricolor.
  • lance capital
    28 do 2º tempo
    Willians Santana poderia ter feito a diferença. Felipe Azevedo cruzou, e o atacante perdeu um gol incrível, que parou nas mãos de Marcelo Lomba.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
33 comentários
Em um clássico muito esperado por soteropolitanos e recifenses, afinal, há mais de dez anos os rivais nordestinos não se enfrentavam na Série A do Campeonato Brasileiro, o Bahia levou a melhor sobre o Sport, ganhando por 2 a 1, no estádio de Pituaçu, em Salvador, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O estreante Elias abriu o placar em posição de impedimento. Bruno Aguiar igualou o placar no segundo tempo, mas Fahel garantiu quase no fim a primeira vitória tricolor na competição.
- Vencemos pela garra, pela vontade. No meu modo de ver, entramos errado no segundo tempo, recuados. O Falcão tinha pedido para continuarmos pressionando. Mas todo mundo está de parabéns pela garra e pela vontade. Graças a Deus, fui presenteado com um gol. Esse gol é para minha esposa. Hoje é nosso aniversário de casamento - afirmou Fahel.
Comemoração Bahia x Sport (Foto: Erik Salles / Futura Press)Ávine cumprimenta o estreante Elias, abraçado por Júnior, após o gol (Foto: Erik Salles / Futura Press)
Com a vitória, o Bahia saiu da zona de rebaixamento, chegando a cinco pontos, com campanha idêntica ao Sport. No próximo domingo, o Tricolor vai a Florianópolis enfrentar o Figueirense, a partir de 16h (de Brasília). O Leão recebe o Internacional, na Ilha do Retiro, às 18h30m (de Brasília).
- A gente precisava do resultado. A gente tentou, mas infelizmente não deu. Agora é pensar no Internacional. Foi no detalhe. Demos um vacilo e tomamos o gol. Agora é esquecer e já pensar no Internacional - lamentou Marquinhos Gabriel, do Sport.
Leão sente o gol em impedimento
Fabinho do Bahia x Sport (Foto: Erik Salles / Futura Press)Fabinho acompanha de perto na marcação
(Foto: Erik Salles / Futura Press)
Quem assistiu aos primeiros dez minutos da partida teve a impressão de que o Sport mandaria no confronto. Com uma boa marcação, o Leão da Ilha foi ao ataque e assustou logo aos quatro minutos, com uma bomba de Rithelly. Apesar de cauteloso, o time pernambucano mantinha o meio-campo bem povoado, saindo para o jogo com inteligência.
Mas não demorou para que o Bahia mostrasse que estava disposto a brigar por sua primeira vitória nesta Série A. Aproveitando-se dos erros do adversário na saída de bola, o Tricolor dominou grande parte da etapa inicial. Aos 14 minutos, o estreante Elias recebeu lançamento em impedimento e invadiu a área rubro-negra. O jogador ignorou os protestos da equipe adversária e, com tranquilidade, mandou para o fundo da rede.
O Sport se encolheu. Com dificuldades para trocar passes, o time conseguiu poucas finalizações. Marquinhos Gabriel ainda tentou o empate com um belo chute, aos 29, que parou nas mãos do goleiro Marcelo Lomba.
A atuação apagada do Leão da Ilha, no entanto, não durou até o fim da primeira etapa. Nos últimos minutos, o Sport reencontrou a força para atacar e pressionou o Bahia pelo empate. Com presença frequente na área adversária, o time pernambucano perdeu chances de deixar tudo igual, principalmente em lances de bola parada. E foi a cobrança de um escanteio que tirou o fôlego do torcedor rubro-negro pouco antes do intervalo. Bruno Aguiar cabeceou, e a bola passou raspando pela trave de Marcelo Lomba.
Sport se reestrutura, corre atrás, mas Fahel sela o placar
As equipes voltaram do vestiário para fazer um segundo tempo de jogo franco. No típico ‘toma lá, dá cá’, Bahia e Sport equilibraram forças nos últimos 45 minutos do confronto. Se o Tricolor tinha Elias e Júnior para tentar manter o placar favorável, o Rubro-Negro contava com Marquinhos Gabriel para correr atrás do prejuízo. Elias ainda tentou deixar seu segundo gol, de fora da área. Mas a bola foi para fora por muito pouco.
Do outro lado, parecia que o Sport havia aproveitado o intervalo para se organizar. Com o time mais arrumado, o Leão da Ilha conseguiu chegar ao empate momentos depois do susto dado pelo atacante tricolor, aos 24 minutos. Após cruzamento de Rivaldo, o zagueiro Bruno Aguiar apareceu na área do Bahia e, como um atacante, foi oportunista para se esticar e completar para as redes com um belo salto no ar.
Willians Santana quase fez o segundo rubro-negro, desperdiçando a chance na defesa de Marcelo Lomba. Magrão não teve a mesma sorte quando, aos 41 minutos, Fabinho levantou na área, e Fahel mandou de cabeça para o fundo da rede. O Bahia decidiu no fim e garantiu seus três pontos em casa.

BRASILEIRAO 2012

DESTAQUES DO JOGO
  • momento decisivo
    41 do 1º tempo
    Gol de cabeça
    André Luiz aproveitou bom lance de Cicinho e desvio de Roger para anotar o gol da Ponte Preta. Melhor em campo, a Macaca foi premiada com essa jogada.
  • estatística
    Só números
    Maior posse de bola
    Com 53%, o Corinthians ficou mais tempo com a bola do que a Ponte Preta. Mas o time de Campinas foi mais eficiente na partida e acabou com os três pontos.
  • deu errado
    Teste?
    Willian
    Provável substituto de Sheik na Libertadores, o atacante teve chance de pegar ritmo neste domingo. Pouco apareceu e finalizou apenas uma vez.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
81 comentários
A Ponte Preta conquistou neste domingo sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. E a vítima foi justamente o Corinthians, que havia sido eliminado pelo time do técnico Gilson Kleina nas quartas de final do último Paulistão. O gol de André Luiz no primeiro tempo assegurou o triunfo, por 1 a 0, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O time da capital atuou com os reservas.
Com essa vitória, a Macaca chegou a seis pontos, se afastou da zona de rebaixamento e saltou para a 13ª posição. Já o Corinthians, totalmente focado na Libertadores da América, amarga a lanterna da competição nacional, com apenas um ponto em cinco rodadas.
Pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians volta a campo no próximo domingo, às 16h, contra o Palmeiras, no estádio do Pacaembu. Antes disso, porém, no mesmo local, o Timão recebe o Santos, na quarta-feira, pela segunda partida da semifinal da Libertadores da América. O time de Tite venceu o primeiro jogo por 1 a 0, na Vila Belmiro, e agora joga por um empate.
Já eliminada da Copa do Brasil, a Ponte Preta descansa durante a semana. No domingo, às 18h30m, encara o Botafogo. O duelo está marcado para o Engenhão, no Rio.
Douglas, Ponte Preta x Corinthians (Foto: Celio Messias / Agência Estado)Douglas, do Corinthians, recebe a marcação de dois adversários (Foto: Celio Messias / Agência Estado)
Macaca domina Timão

Adversários nas quartas de final do Campeonato Paulista, Ponte Preta e Corinthians se reencontraram em situação bem diferente. Pelo menos no Brasileirão. Com três empates e uma derrota nas quatro primeiras rodadas, a Macaca recebeu um Timão fragilizado na competição, com um empate e três derrotas.
Com a cabeça nas semifinais da Libertadores da América, o Corinthians tem usado time reserva no campeonato nacional. Mas não tem se encontrado. Melhor para a Ponte Preta, que ousou mais no primeiro tempo e foi para cima do rival da capital. Chegou com perigo em pelo menos quatro oportunidades. E como recompensa, abriu o placar.
No entanto, demorou para que a superioridade da Macaca na etapa inicial se transformasse em gol. Antes tarde do que nunca, porém. Aos 41 minutos, Cicinho fez boa jogada pela direita e cruzou. Roger desviou, e André Luiz completou de cabeça, sem chance para Julio Cesar, que voltava a ser titular após 55 dias.
- O jogo está difícil, mas a vantagem está de bom tamanho. Agora é voltar concentrado para mantê-la. Hoje é dia de vencer - declarou o atacante Roger, ainda no intervalo
Atual campeão brasileiro, o Corinthians não conseguia criar chances. Um time amarrado, sem criatividade, só chegou em duas oportunidades. Uma com Willian, e outra com Elton, sem muito perigo. Desentrosado, o Timão dependia de alguns lampejos do meia Douglas, mas estava complicado para o armador se encontrar em campo.
- Está difícil - resumiu o meia, na saída para o intervalo.
Vantagem mantida
Mesmo depois de um primeiro tempo ruim e em desvantagem no placar, o Corinthians voltou para a etapa final com a mesma formação. Mas Tite não resistiu por muito tempo. Antes mesmo de dez minutos, o comandante efetuou a primeira alteração no Timão: Romarinho entrou no lugar de Willian.
Porém, nada mudou. A Ponte Preta seguia melhor em campo, apesar de o Corinthians mostrar mais ímpeto ofensivo. O time de Campinas só não ampliou aos 13 minutos, porque Roger, sozinho na grande área e sem marcação, pegou mal na bola e mandou por cima do gol de Julio Cesar.
Sem conseguir chegar com perigo ao gol da Macaca, Tite colocou o time ainda mais à frente. Sacou Ramírez e mandou a campo o atacante Adilson. Para quem já estava na lanterna da competição, arriscar não era loucura. Era obrigação. Mas a Ponte, além de marcar bem, contava com a falta de organização do adversário.
A última alteração de Tite na partida também foi no ataque. Aos 24 minutos, o treinador do Corinthians colocou Liedson no lugar de Elton. Com três atacantes, em campo faltava ao Timão qualidade na armação. Douglas, apagado e pouco inspirado, só tentava com bolas alçadas na área.

Empurrada por sua torcida, a Ponte Preta não se intimidou com o início de pressão do adversário e respondeu com contra-ataque. Faltou, no entanto, melhor pontaria. De qualquer maneira, a equipe do técnico Gilson Kleina conseguiu manter a vantagem e conquistar sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...