quarta-feira, 10 de abril de 2013

CORINTHIANS



Denise Pinto garante ter informações de que membros do governo local pressionam o Brasil a entregar Roger Pinto, asilado na embaixada brasileira


Denise Pinto Oruro (Foto: Leandro Canônico)Filha de senador boliviano diz que corintianos são
moeda de troca (Foto: Leandro Canônico)
Para Denise Pinto não há dúvida: os 12 torcedores corintianos, suspeitos da morte do garoto Kevin, só serão libertados da Penitenciária San Pedro, em Oruro, depois que a embaixada brasileira em La Paz deixar de dar asilo político para o senador boliviano Roger Pinto. Ela é filha dele e esteve na prisão dos brasileiros.
Acompanhada de outras três pessoas, que produzem um documentário sobre a situação do seu pai, Denise foi categórica ao afirmar que recentemente o ministro da presidência boliviana, Juan Ramón Quintana, pressionou Antônio Patriota, ministro das relações exteriores do Brasil.
– Eu tenho informações de que o Quintana disse ao Patriota que os 12 brasileiros só seriam soltos se o Brasil entregasse meu pai – disse a filha do senador.

– Meu pai recebia ameaças de morte dos aliados do Evo Morales. Chegavam até por mensagem no celular – acrescentou a garota.
Roger Pinto está asilado na embaixada brasileira em La Paz já faz 11 meses. Ele alega ser perseguido pelo governo de Evo Morales, do qual é oposicionista. Antes de pedir asilo político, Pinto havia denunciado a ligação de um comandante da polícia boliviana, aliado de Morales, com o narcotráfico.
Dentro da cadeia, os 12 corintianos, presos há 50 dias como suspeitos da morte do boliviano Kevin Beltrán Espada, atingido por um sinalizador durante a partida do San José com o Corinthians, pela Libertadores, querem saber se isso realmente tem alguma ligação com a demora na investigação do caso deles.
Recentemente, em visita da comitiva dos seis deputados federais brasileiros, eles questionaram veementemente sobre isso. Mas os parlamentares negaram ligação.
Penitenciária San Pedro, em Oruro (Foto: Leandro Canônico)Penitenciária San Pedro, onde estão os 12 corintianos presos (Foto: Leandro Canônico
)

LIBERTADORES



Emelec empata com Vélez, avança às oitavas e Atlético-MG fica com o primeiro lugar geral. Itaporã vence e está na semifinal no Sul-Mato-Grossense


Taça Libertadores da América 2013
 (Fase de grupos - 5ª e 6ª rodadas)
- Vélez Sarsfield, Emelec e Santa Fé estão classificados para as oitavas de final.
Campeonato Paulista Série A2 2013 (Fase semifinal - 2ª rodada)
Campeonato Sul-Mato-Grossense 2013 (Quartas de final - jogo de volta)
Itaporã está classificado para a semifinal.
Campeonato Capixaba Série B 2013 (Primeira fase - 10ª rodada)

NOTICIAS



Inspirado em mensagem no próprio site oficial, time francês terá equipe 
quase completa na missão de superar o time do melhor jogador do mundo


O aviso ao entrar na página oficial do Paris Saint-Germain é gigantesco: "Faça história". A mensagem em bom inglês ("Make History") mostra a tendência internacional de um clube que se transformou nos últimos anos após a venda à Qatar Sport Investment (QSI). E que pode atingir o seu auge neste período nesta quarta-feira, contra um temido Barcelona de incertezas sobre a presença ou não de Lionel Messi. O jogão no Camp Nou, válido pela volta das quartas de final da Liga dos Campeões, começa às 15h45 (de Brasília) e terá transmissão ao vivo da TV Globo e do GLOBOESPORTE.COM. O site ainda terá um pré-jogo especial a partir 14h30.
Beckham Ibrahimovic PSG (Foto: AFP)Beckham e Ibrahimovic buscam levar o novo PSG às semifinais do principal torneio do continente (Foto: AFP)
A maior expectativa é do PSG, mas a vantagem está do lado do Barça: após empatar por 2 a 2 na última semana, no Parque dos Príncipes, a equipe catalã começará o duelo classificada às semifinais (seria a sexta consecutiva), já que empates por 0 a 0 e 1 a 1 a favorecem. A repetição do placar levará o confronto para a prorrogação. Igualdades a partir do 3 a 3 garantem os franceses na próxima fase.
Para igualar o feito da temporada 1994/1995 e carimbar o posto entre os quatro melhores do continente, o time de Zlatan Ibrahimovic, Lucas e Thiago Silva possivelmente precisará de uma façanha que só o modesto Metz foi capaz. A goleada por 4 a 1, pela Recopa de 1984, foi a única vitória de um clube francês no Camp Nou em jogos oficiais. Apoio, ao menos, não irá faltar, já que cerca de dois mil torcedores do PSG estarão nas arquibancadas do estádio - será uma das maiores deslocações da torcida dentro da Europa.
Barça sem Messi?

O auxiliar técnico do time catalão, Jordi Roura, revelou na última terça-feira, em entrevista coletiva, que a decisão final sobre a escalação ou não do argentino será tomada apenas no dia do jogo. Ele participou do treino, mas a atividade contou apenas com um aquecimento e um recreativo.
O Barcelona pretende esperar até o último momento para saber se poderá contar com o seu melhor jogador. Messi se machucou na última semana justamente no empate com o PSG, quando marcou um gol, mas teve de sair no intervalo por conta da lesão muscular sofrida na coxa direita. Cesc Fàbregas assumiu sua posição e, no último sábado, mostrou que pode ser uma boa opção caso o camisa 10 não se recupere: ele marcou três dos cinco gols na vitória sobre o Mallorca, pelo Espanhol.
- Não quero adiantar nada, se Messi será titular, se ficará no banco... Vamos ver a evolução amanhã (quarta-feira) - afirmou Roura, que não terá o volante Javier Mascherano e o zagueiro Carles Puyol, ambos lesionados.
Messi Barcelona treino (Foto: Getty Images)Messi em treino do Barcelona nesta terça-feira: escalação será anunciada perto do jogo (Foto: Getty Images)
PSG quase completo
Com a obrigação de fazer pelo menos um gol para sonhar com a vaga, o time parisiense deve voltar a ter como titular o meia Lucas, que foi poupado na vitória por 2 a 0 no campo do Rennes no último sábado, assim como o argentino Ezequiel Lavezzi. O elenco está praticamente completo: o único desfalque será o volante Blaise Matuidi, autor do tento de empate com o próprio Barça, suspenso. Ele poderá ser substituído pelo brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta, recuperado de uma lesão muscular na virilha.
Lucas PSG (Foto: Reprodução / Site Oficial)Lucas volta a ser titular depois de poupado no fim
de semana (Foto: Reprodução / Site Oficial)
O atacante sueco Zlatan Ibrahimovic, que teve passagem conturbada no Barça na temporada 2008/2009, com direito a conflitos com o então técnico Josep Guardiola, estará mais uma vez muito motivado para brilhar contra seu ex-clube. Já o setor defensivo deve voltar a ter seu toque brasileiro, já que Thiago Silva está recuperado de uma pancada que o tirou do jogo contra o Rennes, assim como Alex, seu parceiro na zaga parisiense. Maxwell deve ocupar seu lugar habitual na lateral esquerda.
- Não somos favoritos mas temos uma pequena chance de vencer a vamos tentar de tudo - avisou o técnico Carlo Ancelotti.
O PSG tem uma ótima lembrança da única vez em que enfrentou Barça nas quartas de final da Liga dos Campeões, em 1995, quando levou a melhor ao vencer por 2 a 1 na volta no Parque dos Príncipes após ter empatado em 1 a 1 no Camp Nou. Os catalães deram o troco dois anos depois, quando o derrotaram os parisienses na final da hoje extinta Recopa europeia, com um gol de pênalti marcado pelo ex-craque brasileiro Ronaldo Fenômeno.
Confira as prováveis escalações:
Barcelona: Valdes, Dani Alves, Piqué, Bartra e Jordi Alba; Busquets, Xavi e Iniesta; Alexis Sánchez (Pedro), Fàbregas (Messi) e Villa. Técnico: Tito Vilanova.
Paris Saint-Germain: Sirigu, Jallet, Thiago Silva, Alex e Maxwell; Lucas, Verratti, Thiago Motta e Pastore; Ibrahimovic e Lavezzi. Técnico: Carlo Ancelotti
.

LIBERTADORES



Para gaúchos, triunfo significa um pouco mais de tranquilidade para a última rodada. No lado carioca, vitória já assegura classificação às oitavas de final


Abel Braga e Luxemburgo, Fluminense e Grêmio (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Luxemburgo e Abel medem forças nesta quarta
(Foto: Dhavid Normando / Photocamera)
Vários craques, dois grandes times, um objetivo e situações um tanto quanto distintas. Assim é possível descrever o confronto de tricolores entre Grêmio e Fluminense, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pelo Grupo 8 da Libertadores. Para os gaúchos,  vencer a partida vai significar um grande passo rumo às oitavas de final da competição sul-americana. No caso do time carioca, a vitória garante a vaga antecipada. E até por isso a pressão sobre os dois times antes de a bola rolar é bem diferente.
Apenas um ponto. Essa é a "pequena" diferença que separa Fluminense e Grêmio na tabela de classificação do Grupo 8. Ponto que dá tranquilidade aos cariocas e pressiona os gaúchos. Em segundo lugar na chave com sete pontos, o clube das Laranjeiras precisa apenas de uma vitória para confirmar sua classificação antecipada. Se perder, ainda terá o confronto diante do Caracas, em casa, no próximo dia 18, para confirmar sua vaga. Uma vez mais, bastará vencer.
Em terceiro lugar com seis pontos, o Grêmio, por sua vez, não se pode dar o luxo de tropeçar. Se for derrotado pelo Flu, precisará vencer o atual líder Huachipato - sete pontos, um jogo a mais e vantagem sobre os cariocas no saldo de gols - fora de casa na última rodada. Em caso de empate na Arena, o clube gaúcho jogará por um novo empate no Chile para confirmar sua classificação.

Já no Grêmio, o técnico Vanderlei Luxemburgo cogitou e até testou três atacantes, mas irá enfrentar o Fluminense com apenas dois. Marco Antonio será substituto de Elano, que estava suspenso e ainda por cima rompeu o ligamento do joelho direito na última semana. A matemática endossa a decisão de Luxa de não atirar o time ao ataque e manter o 4-4-2. Apesar da pressão pela vitória em casa, ao Grêmio bastam dois empates nas próximas rodadas para garantir uma das vagas às oitavas.
Tais combinações nortearam as declarações do técnico Abel Braga antes da partida. Tranquilo apesar da extensa lista de desfalques que inclui nomes como Fred, Thiago Neves, Wellington Nem e Deco, o comandante lembrou que a partida é decisiva apenas para o Grêmio. E mostrou muita confiança em sua equipe, que apresentou um bom futebol nas últimas rodadas do Campeonato Carioca e vem de três vitórias seguidas. Caberá ao jovem Michael substituir o ídolo e capitão Fred, que sofreu um estiramento na panturrilha direita.
Mesmo que a classificação não possa ser antecipada, o discurso é de encarar o Flu como uma decisão de campeonato. A inspiração para voltar a vencer na Libertadores após a derrota para o Caracas? O próprio rival desta quarta, vencido pelo clube gaúcho com grande atuação por 3 a 0, no Engenhão. A torcida gaúcha entendeu o recado e esgotou todos os ingressos. Os cariocas também já adquiriram boa parte das 1500 entradas que têm à disposição. A direção da Arena Porto-Alegrense, empresa que gere a nova casa azul, aliás, espera 45 mil torcedores, o maior público do estádio em partidas oficiais.
Ricardo Marques Ribeiro (MG) apita a partida. Ele será auxiliado por Kléber Lucio Gil (SC) e Fábio Pereira (MG). A Rede Globo transmite o jogo para RJ, RS, Ituiutaba, Juiz de Fora e Uberlândia (MG), ES, DF, Cascavel, Foz do Iguaçu e Guarapuava (PR), SC, RN, AL, MA, PB, SE, PI, GO e Região Norte. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real.

header as escalações 2
Grêmio: embora tenha fechado o último treino na terça, Luxa não deve apresentar surpresas. Pelo menos no que diz respeito à escalação. Marco Antonio é a novidade, na vaga do suspenso Elano. O time: Dida; Pará; Werley, Cris e André Santos; Fernando, Souza, Marco Antonio e Zé Roberto; Vargas e Barcos.
Fluminense: o Fluminense vai a campo cheio de desfalques. Todo o ataque titular (Thiago Neves, Wellington Nem e Fred), por exemplo, está lesionado. Apesar dos problemas, o técnico Abel Braga abriu mão do mistério e escalou o time com Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean e Wagner; Rafael Sobis, Rhayner e Michael.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Grêmio: Elano (joelho direito e suspensão) e Saimon, Alex Telles e Jean Deretti em recuperação física após problemas de hérnia abdominal, fratura na face e muscular na coxa direita, respectivamente, não estão à disposição do treinador. Destes, apenas Elano é titular.
Fluminense: ao todo, o Fluminense terá oito desfalques importantes no Sul: o lateral Wellington Silva, os volantes Diguinho e Valencia, os meias Deco e Thiago Neves, e os atacantes Fred, Wellington Nem e Marcos Junior. Destes, apenas Wellington Silva (fratura no pé esquerdo) e Wellington Nem (entorse no joelho esquerdo) não sofreram lesões musculares.

header fique de olho 2
Grêmio: vice-artilheiro do Grêmio no ano, Barcos completou 334 minutos sem balançar a rede após jogo com Cerâmica - seu período mais longo sem gols. Contra o Flu, no Engenhão, teve grande atuação e marcou um gol. Espera que a história se repita.
Fluminense: substituto do capitão Fred, o jovem Michael, de 20 anos, vive grande momento. Em 2013, o atacante tem quatro jogos - apenas um como titular - e quatro gols marcados.

header o que eles disseram
Marco Antônio, meia do Grêmio: "O torcedor vai vir a campo com a mesma vontade que a gente tem de ganhar. O público aqui é apaixonado, algo impressionante. Espero que a gente consiga fazer eles nos abraçar".
Abel Braga, técnico do Fluminense: "Para nós não é decisão. Vamos para uma partida de superação. Quando se fala de uma equipe forte, se fala de um coletivo forte. Nossa qualidade ofensiva é indiscutível. Vamos para esse jogo privados de nosso ataque titular. Thiago Neves, Wellington Nem, Fred... Mas isso não nos abala. Sempre convivemos com isso. As dificuldades serão grandes para os dois. Estou extremamente confiante. Estamos jogando bem, sem sofrer gols, com uma equipe rápida. Isso me deixa tranquilo e confiante. Não poderia ser diferente. Trabalho em cima de um grupo e não de 11 jogadores. A confiança nesse time é plena. Temos o Wagner em um momento muito bom, o Rhayner totalmente adaptado, o Michael colocando a bola para dentro... Quero mais o quê? Vamos jogar no limite e queremos a vitória".

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* No século XXI, de 2001 para cá, Flu e Grêmio se enfrentaram 29 vezes, com histórico de bastante equilíbrio. O Grêmo venceu 11 vezes, contra 10 vitórias do Flu e oito empates.
* O histórico do Fluminense contra equipes brasileiras em Libertadores não é dos melhores: nove jogos, com três vitórias, três empates e três derrotas.
* O Grupo 8 da Libertadores apresenta uma situação bastante curiosa. Das nove partidas
já realizadas, apenas duas tiveram o time da casa como vencedor. O Grêmio goleou
o Caracas em Porto Alegre (4 a 1) e os venezuelanos venceram a equipe gaúcha por 2 a 1, em casa.header último confronto v2
Os torcedores do Fluminense não têm boas lembranças da última vez que se encontraram com o Grêmio. Em partida válida pela segunda rodada do Grupo 8 da Taça Libertadores, em 20 de fevereiro deste ano, os gaúchos conseguiram se impor dentro do Engenhão e tiveram uma atuação segura, vencendo por 3 a 0. Os gols foram marcados por André Santos, Vargas e Barcos, o grande destaque do jogo. Aquele foi o primeiro duelo entre as duas equipes na história da Libertadores
.

CORINTHIANS



Com bolivianos eliminados, Timão quer confirmar liderança do Grupo 5 nesta quarta. Fora de campo, pouco avanço após a morte do garoto Kevin


O garoto Kevin Douglas Beltrán Espada não poderá acompanhar mais um jogo do seu amado San José contra o atual campeão do mundo. Vítima de um sinalizador vindo da torcida do Corinthians naquele fatídico 20 de fevereiro, em Oruro, Kevin só queria ver seu time em ação diante de uma das potências do futebol sul-americano. Com a lembrança da vida que se foi, Corinthians e San José se reencontram nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no Pacaembu, com pouco a resolver em campo, e muito a se esclarecer fora dele.
Guerrero, San José x Corinthians (Foto: AP)Guerrero fez gol no primeiro jogo, marcado por tragédia no Estádio Jesús Bermudez (Foto: AP)
O Timão já está classificado para a segunda fase da Taça Libertadores. O San José já foi eliminado. A única definição que vale para os corintianos é a da liderança do Grupo 5, que disputa com o Tijuana, também classificado e com o mesmo número de pontos. A ponta da tabela vale a vantagem de decidir em casa nas oitavas de final. A equipe boliviana tem apenas cinco pontos e está fora da disputa.
Fora de campo, pouco avanço desde aquele 20 de fevereiro. Os 12 corintianos presos após a morte de Kevin continuam na Penitenciária de San Pedro, sem saber quando serão julgados ou libertados. A investigação caminha a passos de tartaruga, e a justiça boliviana não dá indícios de que vai conceder a prisão domiciliar aos corintianos.

A tendência é que os 12 fiquem presos até o fim das investigações, com prazo máximo de seis meses. Antes do duelo desta quarta-feira, a Gaviões da Fiel deve fazer uma manifestação pela liberdade dos torcedores. Uma homenagem ao garoto Kevin chegou a ser cogitada, mas foi logo descartada. Em Cochabamba, os pais do menino não poderão mais acompanhar a paixão do filho pelo humilde clube de Oruro.
O Corinthians procura manter distanciamento da história, mas até o presidente Mário Gobbi já tentou interceder a favor dos torcedores. A CBF entrou em cena com um amistoso contra a Bolívia, que teria parte da renda destinada à família de Kevin. Após a partida, realizada no último sábado, não houve definição a respeito do dinheiro arrecadado.
O duelo entre Corinthians e San José terá arbitragem do argentino Mauro Vigliano, auxiliado pelos compatriotas Ernesto Uziga e Julio Fernandez. A TV Globo transmite o confronto para os estados de SP e PR (menos Cascavel, Foz do Iguaçu e Guarapuava). O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real a partir das 22h.
header as escalações 2
Corinthians: a equipe teve uma baixa inesperada. Cássio teve detectada uma lesão no punho esquerdo e não poderá voltar contra o San José, como era esperado. Julio Cesar será seu substituto. Os titulares que não enfrentaram o São Bernardo estão de volta, e Pato continua como opção para o segundo tempo. A formação: Julio Cesar, Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Danilo, Romarinho e Emerson Sheik; Guerrero.
San José: mesmo eliminado da Libertadores, o técnico Marcos Ferrufino vai escalar equipe praticamente completa para o duelo desta quarta-feira. O único desfalque será o zagueiro Palacios, suspenso, que será substituído por Tordoya. O time: Carlos Lampe, Didi Torrico, Luis Torrico, Carlos Tordoya e Ignácio Garcia; Roly Sejas, Mario Ovando, Abdon Reyes e Marcelo; Diego Cabrera e Carlos Saucedo.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Corinthians: o goleiro Cássio, com lesão no punho esquerdo, o meia Renato Augusto, em tratamento de lesão na coxa direita, além do lateral-esquerdo Igor e do meia Douglas, ambos em fase de preparação física após se recuperarem de problemas médicos. O lateral-direito Guilherme Andrade fica pelo menos seis meses fora, após ter rompido o ligamento cruzado anterior do joelho direito.
San José: apenas o zagueiro Luis Palacios, suspenso.
header fique de olho 2
Corinthians: a lesão de Cássio vai fazer Julio Cesar voltar a ser protagonista no Timão. Revelado pelo clube alvinegro, mas contestado por parte da torcida, Julio terá mais uma oportunidade de mostrar se pode ou não retomar a posição de titular que teve entre 2011 e 2012. Ele jogou bem contra o São Bernardo, domingo, e disse ter retomado a alegria de jogar futebol.
San José: Carlos Saucedo é o jogador mais perigoso de uma equipe sem tantos recursos técnicos. Foi dele o gol do San José no empate por 1 a 1 do jogo de ida, em Oruro.
header o que eles disseram

Tite, técnico do CorinthiansEu participei de diversos campeonatos, e venci tendo ou não a vantagem de decidir em casa. Queremos trazer essa vantagem porque o fator torcida no Pacaembu é muito forte. Às vezes também é difícil jogar na frente do torcedor, você fica nervoso, mas, particularmente, quero isso para a minha equipe.
Marcos Ferrufino, técnico do San José: "Só quero pensar no jogo. A Justiça está encarregada do que deve ser feito. A partida vai ser complicada, difícil, e queremos nos despedir bem desta Libertadores. Fomos bem no México, na Colômbia e mesmo em Oruro, mas não soubemos concretizar nossas chances de gol".
header números e curiosidades
* O San José nunca venceu jogando em território brasileiro. Em três jogos, foram duas derrotas (3 a 0 para o Criciúma, em 1992, e 7 a 0 para o Santos, em 2008) e um empate ( 1 a 1 com o São Paulo, em 92).
* Por outro lado, o Corinthians defende a invencibilidade diante de equipes bolivianas na Taça Libertadores. Em cinco jogos, foram três vitórias e dois empates, contra Jorge Wilstermann e o próprio San José, na estreia da atual edição.
* O Corinthians defende também uma série de 14 jogos sem perder no Pacaembu pela Libertadores. A última derrota foi nas oitavas de final de 2006: 3 a 1 para o River Plate, em jogo que decretou a eliminação alvinegra naquele ano.
header último confronto v2
Em 20 de fevereiro, Corinthians e San José se encontraram pela primeira vez na história. Era a estreia do atual campeão mundial na Libertadores, mas pouca gente se lembra do empate por 1 a 1 em Oruro, gols de Guerrero, para o Timão, e Saucedo, para o San José. Após o gol do peruano, aos 5 do primeiro tempo, um sinalizador lançado por um torcedor corintiano matou o garoto Kevin Beltrán, de 14 anos. Desde então, 12 brasileiros estão presos na Bolívia
.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...