domingo, 26 de maio de 2013

BRASILEIRAO 2013



Holandês abre repertório de passes geniais e dita ritmo do Botafogo, que cai no 2º tempo e permite empate do Corinthians. Outra vez, gol do volante


  • estatísticas
    posse de bola
    O Corinthians dominou as ações do jogo e ficou com a bola em 72% do tempo. Em finalizações, placar equilibrado: 12 a 10 para os donos da casa.
  • torcida
    Paulinho
    Os corintianos gritaram "Fica, Paulinho" no Pacaembu. Após a partida, ele negou que esteja de saída e disse que não fez sua despedida neste sábado.
  • na bola
    Bolívar
    Eleito o mais violento do Brasileiro pelos jogadores, Bolívar cometeu uma das 26 faltas do Botafogo. Paulinho foi o recordista do jogo, com sete.
O que São Paulo e Rio de Janeiro têm de melhor? O charme, a economia, as praias, os shoppings, a natureza, a arquitetura, as mulheres, o carnaval, o Corinthians e o Botafogo. Sim, o Timão é o melhor paulista. O Fogão é o melhor carioca. Ambos receberam as faixas de campeões estaduais antes de estrearem no Campeonato Brasileiro. Uma comemoração em data e hora perfeitas, sábado à noite, mas vestidos para trabalharem novamente no Pacaembu. E entre a malemolência carioca com tempero holandês, e a seriedade paulista, o empate de 1 a 1 foi justíssimo.
Clarence Seedorf, nascido no Suriname, naturalizado holandês, e já no coração de parte da Cidade Maravilhosa, foi fundamental. Não só pela assistência. Ele imprimiu seu ritmo ao jogo. Inteligente no posicionamento, nos passes, sábio ao escolher a hora de driblar, fez a equipe jogar. E ainda teve o valioso auxílio do artilheiro Rafael Marques, em outra grande atuação.
- No segundo tempo o Corinthians foi melhor, e no primeiro tempo fomos melhores. Podíamos ter feito mais um gol, mas o resultado no final foi justo. Claro, olhando o primeiro tempo, se tivéssemos chutado melhor certas oportunidades... Mas foi uma demonstração de um grupo que quer e que pode - afirmou Seedorf.

- Numa bola parada conseguimos empatar. É claro que o objetivo é conquistar os três pontos, principalmente em casa, mas erramos muito, em especial na primeira etapa, e depois precisamos correr atrás - afirmou Paulinho, que negou estar de saída. - Não, muito pelo contrário.
O holandês foi um penetra indesejado na festa de aniversário dos 52 anos de Tite, gaúcho que também já conquistou a terra da garoa, e que tem sempre em Paulinho o seu convidado de honra. De poucos sorrisos, mas invejável eficiência, o volante consegue achar os atalhos para chegar ao gol. Dessa vez foi de cabeça.
O público foi de 29.295 pagantes e a renda, de R$ 940.359,00. As duas equipes voltam a campo pelo Brasileirão na próxima quarta-feira, com mando invertido. O Botafogo vai receber o Santos em Volta Redonda, às 19h30m. Já o Timão terá de viajar para enfrentar o Goiás, às 22h, no Serra Dourada.
Rafael Marques gol Botafogo x Corinthians (Foto: Mauro Horita / Ag. Estado)Rafael Marques comemora o gol do Botafogo contra o Corinthians (Foto: Mauro Horita / Ag. Estado)
Seedorf: um chute bizarro, um passe magistral
O frio muito mais habitual aos paulistas gelou o início de jogo. O Botafogo parecia no ritmo de Zeca Pagodinho, cadenciado, suave, enquanto o Corinthians, aos poucos, entrou num hip hop local: intenso, acuou o visitante em seu campo de defesa e trocou passes, algo que parecia impossível ao time comandado por Seedorf, em campo, e Oswaldo de Oliveira, do banco. O holandês, aliás, deu um chute bizarro, quase no Tobogã do Pacaembu. Uma malandragem tipicamente carioca de quem fez toda torcida imaginar que ele não estava naqueles dias. Mal sabiam o que estava por vir...
Edenilson, Ralf e Romarinho arriscaram, mas Jefferson, com uma segurança de se fazer inveja às duas capitais, parecia defender chutes de crianças. Abusado, Fábio Santos tentava invadir a praia do rival, mas deixou uma Linha Amarela, ou uma Avenida Paulista, às costas. Por ali, Seedorf, aquele do chute bizarro, colocou a bola com maestria na área, e Rafael Marques teve habilidade de sobra para completar o cruzamento: 1 a 0.
O Timão parecia descompassado, como um paulistano de terno que se solta nos sambas da Lapa. Errava passes fáceis, reposições do goleiro, e até cobranças de faltas ensaiadas. A boa chance veio dos pés do uruguaio Lodeiro. O botafoguense, meio perdido entre as capitais brasileiras, deu um presente para Emerson, que arrancou e bateu bem. Jefferson foi melhor ainda. Das envolventes triangulações entre Seedorf, Rafael Marques, Lodeiro e Lucas, poderiam ter saído mais dois gols. A vitória por 1 a 0 foi de bom tamanho para os dois times.
Paulinho gol Corinthians x Botafogo UFC 160 (Foto: Vanessa Carvalho / Ag. Estado)Paulinho faz gol e ouve "fica" da torcida no Pacaembu (Foto: Vanessa Carvalho / Agência Estado)
Paulinho: animador e salvador
Douglas e Alexandre Pato nos lugares de Danilo e Guerrero. O campeão paulista lembra as grandes empresas da cidade: organizada, séria, cheia de bons executivos para girarem os negócios do Timão. Mas, dessa vez, não giraram. Mudaram as peças, não o ritmo do time. E por falar em ritmo... Seedorf criou o seu próprio no segundo tempo. Encostado no lado esquerdo, pertinho de Oswaldo de Oliveira. Pretendido para ser técnico do Milan, ele formou quase uma comissão técnica. Foram três passes geniais. O primeiro, após linda jogada de Rafael Marques, para Lucas. Os outros dois para o centroavante. Nenhum resultou em gol. Cássio defendeu uma, outra foi para fora, e a zaga do Timão salvou na terceira.
Mas do outro lado havia um jogador de Seleção. Um chute do capitão Paulinho, que se apresenta a Felipão na terça-feira e é alvo frequente do futebol europeu, deixou a torcida animada novamente. Mesmo desconfiadas, as arquibancadas voltaram a gritar.
Vitinho, talvez inspirado no futevôlei, foi meio de ombro na bola. Bateu em seu braço. Lance bobo, na intermediária, que resultou na cobrança de Douglas e cabeçada de Paulinho. Quantos cariocas já não sofreram com a cabeça de Paulinho... A bola desviou em Marcelo Mattos e foi no ângulo. Sem chance para Jefferson, companheiro de seleção brasileira. Negócios à parte, como bem sabem os paulistanos. Empate justo e bom para mostrar aos 29.295 pagantes dos primeiros embalos de sábado à noite deste Brasileirão que São Paulo e Rio de Janeiro têm seus encantos e estão bem representados
.

BRASILEIRAO 2013



Após vitória sobre a Lusa, técnico se mostra inconformado com local de trabalho em São Januário: 'Se for superstição, isso tem que acabar'


Paulo Autuori destacou a importância da torcida e a atuação da equipe. Mas nem tudo foi elogio após a vitória por 1 a 0 sobre a Portuguesa, neste sábado. O treinador não escondeu sua insatisfação com o banco de reservas de São Januário. Segundo ele, é difícil a comunicação com quem está no gramado por causa do posicionamento atrás de uma das balizas, e não na parte central, como normalmente acontece nos estádios.
- É impossível trabalhar num banco ali atrás. Se for superstição, isso tem que acabar. Não aceito esse argumento porque é muito pobre. Vou sempre bater nisso, porque essas coisas têm que parar. Não posso aceitar, porque acho que é o último lugar do mundo onde existe isso. Quero ver se a Fifa vai permitir - disse o treinador, que pelo Vasco já havia trabalhado em São Januário nos jogos contra Quissamã e Friburguense, pelo Carioca.
São Januário foi cedido para treinamentos - e não jogos - durante a Copa das Confederações, portanto é pouco provável que a Fifa exija a mudança da localização dos bancos de reservas. O estádio está reservado para Espanha, México e um finalista - já que a decisão será no Rio.
Reclamações à parte, Paulo Autuori mostrou-se satisfeito com o desempenho da equipe, principalmente no primeiro tempo. O treinador elogiou a determinação, a circulação de bola e a troca de passes.
- Gostei muito do primeiro tempo, embora tenha faltado ao time ser mais contundente no último terço do campo. Conseguimos um gol no início do segundo e fomos bem. Numa estreia como essa, não deixamos o adversário criar situações. Isso é muito importante - destacou.
A Portuguesa teve três finalizações na partida, contra 12 do Vasco
.

BRASILEIRAO 2013


'

Para o treinador, cansaço foi determinante no resultado contra o Internacional, neste sábado, na Arena Fonte Nova, em Salvador


Um Vitória elétrico nos minutos iniciais, mas que sentiu o peso das pernas na segunda etapa. Os dois Vitórias vistos no empate em 2 a 2 com o Internacional, neste sábado na Arena Fonte Nova, têm explicação. Para o treinador, a maratona de três jogos nos últimos sete dias foi determinante no resultado final da partida que marcou abertura do Campeonato Brasileiro da Série A.

- O que foi decisivo foi a energia. Jogamos uma final no último domingo, em um campo pesadíssimo. E fomos campeões. Os jogadores tinham direito de comemorar o título baiano e eles foram até discretos. Nós mesmos da comissão nem comemoramos, porque tínhamos o jogo de quarta contra o Salgueiro. Hoje a equipe teve uma evolução muito grande. Agora é desumano esse desgaste. Eles precisam de pelo menos 72 horas para recuperar. O Inter teve um jogo há dez dias. Amanhã nossos jogadores estarão mortos. Só na terça-feira estarão recuperados. Tivemos uma dificuldade na quarta passada (contra o Salgueiro) por conta do jogo de domingo e hoje de novo. Eu repeti a equipe. Sabíamos que o começo seria muito importante. Mas depois que fizemos o placar, eu não pedi para recuar. Com a bola, temos que ser ofensivos. Não pedi para recuar – disse Caio, em entrevista coletiva após a partida.
O treinador também exaltou a qualidade da equipe adversária. E lamentou a falsa impressão passada por seu time nos minutos iniciais, que chegou a lembrar o ímpeto demonstrado nas duas goleadas contra o Bahia, no Campeonato Baiano deste ano (5 a 1 e 7 a 3).

- O torcedor até pensou nessas goeladas, certamente. Mas isso é algo que conquistamos. O torcedor vê 2 a 0 em 5 minutos, pensa, mas futebol não é uma ciência exata. O Inter não deu um chutão. Não deu um balão. Tentamos mudar a forma de marcar e, mesmo assim, eles nos empurravam para trás. Acho que o desgaste dos jogos de domingo e quarta pesaram. Uma pena que tomamos o 2 a 2 logo depois que o Vander entrou. Porque, com ele, eu pensava que podíamos ter segurado ou feito um 3 a 1 – disse.

Por fim, Caio explicou a substituição feita no intervalo do jogo e afirmou que o empate contra o Inter dentro de casa não deve ser considerado como um jogo de pontos perdidos e, sim, de pontos conquistados.

- Coloquei o Giancarlo no intervalo, porque Dinei vem num desgaste muito grande. Conversei com ele pela manhã, porque ele era dúvida. No intervalo, eu o poupei de voltar. Coloquei alguém com energia. A gente tenta. O importante é chegar lá no final e ver os pontos que a gente somou e com quem a gente jogou. Contra o Internacional, não importa se é em casa ou fora, é sempre um ponto a ser somado. Enfrentamos um candidato ao título, por isso considero um ponto conquistado - finalizo
u

SANTOS



Craque usa rede social para anunciar sua decisão de aceitar a proposta do Barça. Neste domingo, ele se despede do Peixe em jogo contra o Fla, no DF


Às 22h05m (horário de Brasília) do dia 25 de maio de 2013, Neymar avisou às mais de 15 milhões de pessoas que o seguem nas redes sociais - Twitter (6,7 milhões), Facebook (9,2 milhões) e Instagram (1,06 milhão) - que seu destino é o Barcelona. O craque que ganhou fama com seu futebol em campo e atingiu o status de popstar muito pela maneira como se comunica com seus fãs não poderia escolher melhor a forma de anunciar a decisão que, até o momento, é a mais importante da sua carreira.
Acabou, assim, uma novela que durava anos, e que havia se intensificado nas últimas semanas, com o assédio de seis clubes (informação fornecida pelo pai dele, Neymar Silva Santos), mas que sempre teve os gigantes espanhóis Barcelona e Real Madrid como protagonistas. Neymar escolheu o primeiro, porque "combina mais com seu estilo", como definiu o pai.
O contrato será assinado na segunda-feira. Na mensagem, Neymar agradeceu aos fãs e torcedores do Santos.
Veja na íntegra a mensagem de Neymar:
Neymar instagram Barcelona (Foto: Reprodução / Instagram)
Neymar se despede da torcida do Santos em jogo contra o Flamengo, neste domingo, no remodelado Estádio Nacional Mané Garrincha. Na terça-feira, ele se apresenta à seleção brasileira para a disputa da Copa das Confederações, que começa no dia 15 de junho. Antes da competição, porém, deve ir a Barcelona, provavelmente entre os dias 3 e 4 de junho, onde será apresentado como reforço.

Neymar compareceu ao casamento do amigo Paulo Henrique Ganso, na tarde deste sábado, em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo. Lá,
 disse que faria o anúncio "logo, logo", aumentando o suspense por mais algumas horas.Pouco antes de Neymar fazer o anúncio na rede social, o pai dele já havia indicado que o destino seria o Barcelona. Em entrevista durante o voo para Brasília, local do jogo entre Santos e Flamengo, Neymar Silva Santos procurou se esquivar, mas deu diversos indícios de que seu filho optou pelo Barça. Falou até dos jogos festivos que o time catalão fará com o Santos, como forma de pagamento ao clube paulista pela transferência. Coube ao filho, uma hora depois da entrevista do pai ao GLOBOESPORTE.COM e ao SporTV, fazer o anúncio na rede social.
Também numa rede social, o Twitter, o Barcelona deu as boas-vindas a Neymar logo depois do anúncio oficial feito pelo jogador. Em seu site, o clube comparou o craque a Pelé e o chamou de "O Rei do século 21".
Barcelona Neymar twitter (Foto: Reprodução / Twitter)Sem perder tempo, o Barça deu as boas-vindas ao craque brasileiro (Foto: Reprodução / Twitter)
Bolada
Os números ainda não confirmados da transferência seriam de aproximadamente 35 milhões de euros (R$ 92,9 milhões). Esse montante seria dividido entre Santos, dono de 55% e que ganharia cerca de 19 milhões de euros (R$ 50,4 milhões), DIS, que tem 40%, e a Terceira Estrela Investimentos S/A, que tem os 5% restantes.
Neymar receberia aproximadamente 7 milhões de euros anuais de salários (R$ 18,5 milhões) e poderá manter seus ganhos com publicidade, alavancados por 11 patrocinadores e acordos comerciais, fora o montante de luvas.
O Barcelona também acertou com o Santos a preferência pela compra de alguns jogadores da base alvinegra, a serem escolhidos pelos catalães. O acordo separado da negociação foi feito para que a DIS não recebesse por essa fatia. A informação é do Lancenet e foi confirmada pelo GLOBOESPORTE.COM.
Carrossel_NEYMAR-Barcelona (Foto: Infoesporte)No Barcelona, Neymar deve usar a camisa 11, que vinha sendo utilizada por Thiago Alcântara
Ainda de acordo com Neymar Silva Santos, havia seis propostas pelo atacante, "mas ele só quis saber de Real Madrid e Barcelona". Ele não confirmou a informação de que o Chelsea teria feito uma proposta ainda maior. O pai do jogador, aliás, não abriu nenhum número da negociação.
- A ficha não caiu ainda. A gente realmente não estava preparado, sempre se prepara para tudo... mas, quando acontece, a ficha não cai.... - disse o pai de Neymar.
A decisão veio após um "clássico espanhol" - o Real Madrid também estava forte no páreo, e, na sexta-feira, o Santos chegou a anunciar que havia aceitado duas propostas (sem revelar de quem), deixando nas mãos de Neymar a escolha. E ele preferiu o Barça.
Pai de Neymar (Foto: Fernando Prandi)Pai de Neymar, no aeroporto de Brasília
(Foto: Fernando Prandi)
'Boom' santista
Antes adepto à ideia de ficar no clube até o fim de seu contrato, Neymar aceitou a saída antecipada para recompensar o Santos, que tinha nesta janela a última oportunidade de lucrar com o astro antes de perdê-lo de graça, o que ocorreria em julho do ano que vem. O nível do time do Santos na atual temporada também pesou na sua decisão. A pessoas próximas, o craque dizia atuar com a pior equipe do Peixe desde que explodiu para o futebol, em 2010.
Além dos seis títulos conquistados (um tricampeonato paulista, uma Copa do Brasil, uma Libertadores e uma Recopa), e do dinheiro pela venda, Neymar deixa ao Santos um legado principalmente na torcida. De 2009, ano da sua estreia como profissional, até o fim de 2012, o clube saltou de 20 mil para 60 mil sócios. Atualmente, o número beira os 70 mil. Uma pesquisa do Instituto Stochos aponta o Peixe como o clube de maior percentual de crescimento de torcida de 2009 a 2012: 37,4%, superando Vasco (19%) e Flamengo (14,3%). Justamente o período da "era Neymar".
O evidente crescimento teve reflexo imediato no aumento das receitas do Santos. O 'boom' Neymar fez o clube ganhar 219% mais com a TV (de R$ 28 milhões para R$ 89,3 mi) e 182% nos patrocínios (R$ 17,9 milhões para R$ 50 mi). A consequência foi a valorização da marca: de R$ 135,1 milhões, em 2009, para R$ 377,4 mi nesta temporada.
Números e feitos do craque que virou imagem quase obrigatória ao lado do Santos, mas que pela primeira vez na vida vestirá uma camisa diferente. A partir de julho, após a Copa das Confederações, usará o azul-grená do Barça ao lado do ídolo Messi, do amigo Daniel Alves, e de craques como Xavi e Iniesta.
A reunião da última sexta-feira, que definiu a venda, começou com uma conversa entre Odílio Rodrigues, vice-presidente do Santos, e o pai de Neymar, que deixou o local e disse que não iria se opor caso a diretoria do Peixe decidisse negociar seu filho. Pouco depois das 17h, o dirigente recebeu Raul Sanllehí, diretor do Barça, André Cury, represenante do clube europeu no Brasil, e Marcos Malaquias, agente que já negociou outros dois atletas com os catalães: Henrique, hoje zagueiro do Palmeiras, e Keirrison, atacante do Coritiba. A multa rescisória estava estipulada em R$ 170,4 milhões, mas o Santos corria o risco de perder seu maior talento sem receber nada. A partir de janeiro de 2014, ele poderia assinar pré-contrato com qualquer clube.
Neymar Messi 2011 (Foto: Site Oficial)Messi e Neymar, durante o Mundial de Clubes
em 2011 (Foto: Fifa)
Neymar vai jogar contra o Flamengo, neste domingo, em Brasília, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Na sequência, ele se apresentará à seleção brasileira para a disputa da Copa das Confederações. Se não marcar contra o Fla, seu último gol pelo Santos terá sido o do dia 17 de abril, na vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo-PI. Desde então, passou sete partidas em branco.
O namoro entre Neymar e Barcelona é antigo. Nem mesmo a renovação de contrato do atacante com o Santos, em 2010, e o anúncio de que ele permaneceria na Vila Belmiro até a Copa do Mundo, esfriaram o assédio dos catalães. Durante a Copa América, por exemplo, o lateral-direito Daniel Alves aproveitou a concentração na Argentina para seduzir o amigo com as maravilhas de Barcelona. O time e a cidade.
Parecia questão de tempo para Neymar assinar com o Barça, mas, paralelamente, o arquirrival Real Madrid jamais descartou sua contratação. A relação era mais antiga ainda. Em 2005, aos 13 anos de idade, a promessa brasileira fez estágio no clube, e só não ficou porque o ex-presidente Marcelo Teixeira propôs um novo contrato, já bem vantajoso financeiramente para um adolescente. O Real voltou a procurar os empresários de Neymar dois anos depois, mas novamente não teve sucesso na negociação.
Desta vez, havia um representante merengue no Brasil para acompanhar de perto as conversas com o Barcelona, mas o Real foi coadjuvante.
Neymar Ganso casamento (Foto: Carlos Santos)Neymar esteve no casamento de Ganso neste
sábado (Foto: Carlos Santos)
- Eu não sei se o time deles é imbatível, mas hoje é a melhor equipe do mundo. Aprendemos a jogar futebol. Eles possuem jogadores fantásticos. O que vivemos aqui vai servir de lição para levar de volta ao Brasil. O Barcelona ensinou como se joga futebol - admitiu o santista.
O tempo passou, e os títulos diminuíram. Em 2012, o Peixe conquistou apenas o Campeonato Paulista (o primeiro tricampeonato desde o Santos de Pelé) e a Recopa, e não conseguiu vaga na Taça Libertadores de 2013. Este ano, foi derrotado pelo Corinthians na final do estadual, e não tem empolgado seus torcedores.
A falta de vitórias e de companheiros como Paulo Henrique Ganso, vendido ao São Paulo no ano passado, parece ter deixado Neymar menos consciente. Contestado na seleção brasileira, principalmente contra adversários de alto nível, o jogador viu crescerem os apelos para que atuasse na Europa "para evoluir".
Entre os que pediam sua transferência estavam Ronaldo, Cafu e Mano Menezes, ex-técnico da Seleção. A voz mais forte a defender sua permanência na Vila Belmiro era a de Pelé. Neymar sempre respondeu que cumpriria seu contrato, e chegou a reclamar dos jornalistas que insistiam no assunto.
O primeiro encontro entre o craque e o Barcelona ocorreu no Japão, em dezembro de 2011. Campeão da Libertadores, o Santos encarou o superpoderoso adversário em seu melhor momento, treinado por Pep Guardiola, e com Messi, Xavi, Iniesta e companhia em excelentes fases. A vitória por 4 a 0 retratou perfeitamente a partida, e ajudou a encantar Neymar.
- Isso é muito chato.
Durante o último Paulistão, a discussão chegou aos cofres do Santos, que não receberia nada se Neymar cumprisse o contrato até o fim, e depois deixasse o clube. Com uma resistência do jogador, e de seu estafe, em renovarem o contrato, a diretoria passou a cogitar a negociação. Foi então que o Barcelona se agigantou. Na última quarta-feira, o time brasileiro recusou R$ 52,5 milhões. Na sequência, por ordem do presidente Sandro Rossell, Sanllehí, diretor enviado para fechar o negócio, ficou no Brasil e fez uma oferta maior. Irrecusável. Negócio fechado.

linha do tempo Neymar - 2 (Foto: arte esporte)

UFC COMBATE



Brasileiro acha que luta foi paralisada de forma precipitada e que levou
golpes na nuca. Dirigente reclama de escolha do árbitro pelo tamanho

A interrupção do árbitro brasileiro Mario Yamasaki na luta principal do UFC 160, entre Cain Velasquez e Antônio Pezão, pelo título dos pesos pesados, gerou reclamação do desafiante. Questionado se considerava que o combate foi parado rápido demais, Pezão respondeu que sim, garantiu ter sido atingido algumas vezes na nuca e sugeriu que os juízes passem a ser punidos quando errarem durante os combates.
Antônio Pezão e Junior Cigano após o UFC 160 (Foto: Marcelo Russio)Junior Cigano consola o amigo Pezão após o UFC 160 (Foto: Marcelo Russio)
- Acho que (parou rápido demais) sim, mas meu pensamento é o seguinte. Quando o atleta faz uma coisa errada, é punido. Acho que o árbitro tem que ser punido também. Não tenho que falar nada, basta vocês verem o vídeo. Tomei várias pancadas na nuca. Ele esteve no vestiário antes e disse que a primeira (na nuca) seria uma advertência, e a segunda tiraria ponto. Eu tomei vários golpes na nuca. O Cain é um grande atleta, isso nao é desculpa. Vou me preparar e espero voltar melhor - disse o lutador.
Ao ouvir a ideia de Pezão, Dana White concordou sobre punir os árbitros e disparou contra a escolha do "baixinho" Yamasaki para arbitrar uma disputa de título da categoria até 120kg. Para ele, Herb Dean é o melhor árbitro em atividade:
- Adorei a ideia de punir árbitros. É a melhor ideia que ouvi em muito tempo. Yamasaki é o menor árbitro do planeta, e foi o juiz de uma luta entre os maiores pesos-pesados do planeta. Isso não faz sentido. Gosto de ver caras como Herb Dean lá. Ele acerta nove em dez.

NOTICIAS



Paulo Cesar de Oliveira e Heber Roberto Lopes são os mais citados em pesquisa entre jogadores como melhor e pior árbitros do país


Nem só de escalações, esquemas táticos e listas de atletas suspensos e lesionados são formadas as preocupações dos torcedores antes de cada partida. A escala de árbitros também pode atormentar muito fanático. Considerados vilões pelos fãs de futebol na maioria das vezes, os responsáveis pelo apito parecem mais pressionados a cada dia. Mas e a visão de quem está dentro do campo? Para os jogadores, quem são o melhor e o pior árbitro em atividade no país? Pesquisa feita pelo GLOBOESPORTE.COM e pela revista "Monet" com 343 atletas de 23 clubes mostra que dois nomes centralizam os sentimentos dos boleiros: Paulo Cesar de Oliveira e Heber Roberto Lopes. Para o bem e para o mal...
Eles foram os mais votados pelos jogadores tanto para melhor como para pior árbitro do país. PC, paulista de 39 anos, foi eleito o melhor nome no atual quadro de apitadores, seguido por Heber, paranaense de 40 anos, mas que pertence à Federação Catarinense. Já Heber venceu como juiz que menos agrada aos jogadores. E aí Paulo Cesar ficou em segundo.
Arbitro_Censo (Foto: Infoesporte)
Os dois se aproximam pela experiência. Ambos pertencem ao quadro da Fifa (Paulo Cesar desde 1999, Heber desde 2002) e se destacaram não só no Brasil, mas também no continente sul-americano, apitando jogos da Taça Libertadores da América. A última arbitragem do paulista foi no primeiro jogo da final do interior, entre Ponte Preta e Penapolense, enquanto Heber apitou a decisão do Catarinense, entre Chapecoense e Criciúma.
Ser protagonista, carregar o escudo da Fifa, traz visibilidade. E pode colocar holofotes sobre acertos e erros dos árbitros, como observa PC.
árbitro Paulo César Oliveira (Foto: André Chaco / Vipcomm)Paulo Cesar de Oliveira, novamente eleito o melhor
pelos atletas (Foto: André Chaco / Vipcomm)
– Estou há bastante tempo na arbitragem e sei o quanto nosso trabalho é difícil. O nível de exigência e cobrança aumenta a cada ano, e estamos muito expostos por conta de tecnologia e repetição das decisões. Hoje conseguem mostrar um detalhe ou outro que não podemos observar – afirmou Paulo Cesar.
O caso de Heber Roberto Lopes na votação é bastante curioso: ele recebeu exatamente o mesmo número de votos para melhor e pior árbitro: 6,1% do total. A reportagem tentou entrar em contato com o juiz do quadro catarinense, mas não obteve sucesso. Sandro Meira Ricci, árbitro Fifa, que deve representar o Brasil na Copa do Mundo de 2014, aparece na quarta posição em ambos os rankings.
A pesquisa feita com os jogadores assegurava o anonimato do voto. Ainda assim, 61,8% dos atletas optaram por não indicar um nome para pior árbitro. De todo o questionário desenvolvido – que incluía perguntas sobre jogadores, torcidas, estádios, técnicos, entre outros fatores –, foi o quesito mais ignorado.

A rejeição é forte. Sete jogadores, em vez de citar um nome para pior árbitro, escreveram no papel: "Todos". Paulo Cesar, porém, acredita que a arbitragem brasileira ainda está entre as melhores do mundo.
– Os árbitros brasileiros são muito respeitados. Estou lá fora todo o tempo e posso dizer isso. A cada ano tem se tornado mais difícil, as avaliações físicas e o ritmo dos jogos exigem muito do árbitro. Em tempos passados, eu corria de sete a oito quilômetros por partida. Hoje, a média é de 11, 12 – completou.
Neste ano, até aqui, o caso que envolveu mais polêmica com arbitragem no Brasil foi a eliminação do Corinthians da Taça Libertadores da América. A atuação do árbitro paraguaio Carlos Amarilla no empate por 1 a 1 entre Timão e Boca Juniors foi duramente criticada pelo técnico Tite e pela diretoria do clube do Parque São Jorge, que consideraram o juiz culpado pela queda.

UFC COMBATE



Brasileiro volta bem após derrota para Cain Velásquez e vence samoano no último round. Próxima luta será terceiro capítulo da trilogia contra americano

Junior Cigano não demorou a retomar o caminho das vitórias. Na primeira oportunidade após perder o cinturão dos pesados para Cain Velásquez, o brasileiro superou Mark Hunt com um inesperado chute rodado no UFC 160, em Las Vegas (EUA), na noite deste sábado, e terá a oportunidade de retomar seu objeto de desejo. O nocaute sobre o veterano samoano, aos 4m18s do terceiro round, não deixou dúvidas e recolocou Cigano como o principal desafiante ao título. O presidente do UFC, Dana White, confirmou que o terceiro capítulo da trilogia contra Velásquez vai acontecer, mas ainda não definiu uma data.
Esta foi a 16ª vitória do atleta que representa o Corinthians, além de apenas duas derrotas. Já Hunt sofreu seu oitavo revés e tem nove triunfos. A derrota para o brasileiro interrompeu uma sequência de quatro vitórias consecutivas do Super Samoano.
Os dois começaram a luta se estudando muito. Hunt chegou a acertar um chute baixo, enquanto Cigano controlava a distância e tentava trabalhar seu boxe da média pra longa. Com quase dois minutos de round, o brasileiro acertou um overhand de direita que derrubou o samoano. Pareceu que ia acabar em nocaute, mas Mark Hunt se levantou. Cigano continuou melhor, mas um golpe de Hunt abriu um ferimento no rosto do brasileiro. No fim do round, Junior ainda voltou a acertar um overhand de direita que explodiu na cabeça de Mark Hunt.
Junior Cigano e Mark Hunt UFC 160 (Foto: Getty Images)Junior Cigano é erguido pelos treinadores após nocautear Mark Hunt (Foto: Getty Images)
Cigano continuou controlando a distância e explorando bem o direto e o overhand de direita. Após acertar mais uma forte direita, Cigano passou a colocar mais os jabs, que entravam com facilidade. Com pouco mais de dois minutos para o fim do round, Hunt conseguiu encurtar, mas Cigano se esquivou bem. Hunt não desistiu, encurtou novamente e acertou um direto de direita no rosto do brasileiro. Se sentindo desconfortável em pé, Cigano colocou o samoano para baixo. Ele chegou a passar a guarda, mas Hunt se levantou pouco antes do cronômetro zerar.
Hunt foi para o tudo ou nada no começo do terceiro round e chegou a soltar perigosos golpes no vazio.  Cigano acertou um bom chute na metade do round, mas o samoano caçava o brasileiro pelo octógono. Hunt tinha o controle das ações e acertou um chute na linha de cintura, mas Cigano respondeu com um uppercut e depois com um jab que balançou o oponente. Parecia que a luta ia para a decisão, mas Cigano surpreendeu com um chute rodado que derrubou Hunt. O brasileiro partiu para cima e liquidou a fatura.
Junior Cigano e Mark Hunt UFC 160 (Foto: Getty Images)Junior Cigano acerta chute devastador em Mark Hunt (Foto: Getty Images)
Veja todos os resultados do UFC 160:
CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez venceu Antônio Pezão por nocaute técnico a 1m21s do primeiro round
Junior Cigano venceu Mark Hunt por nocaute aos 4m18s do terceiro round
Glover Teixeira venceu James Te Huna por finalização aos 2m38s do primeiro round
TJ Grant venceu Gray Maynard por nocaute técnico aos 2m07s do primeiro round
Donald Cerrone venceu KJ Noons por decisão unânime dos jurados
CARD PRELIMINAR
Mike Pyle venceu Rick Story por decisão dividida dos jurados
Dennis Bermudez venceu Max Holloway por decisão dividida dos jurados
Robert Whittaker venceu Colton Smith por nocaute técnico aos 41s do terceiro round
Khabib Nurmagomedov venceu Abel Trujillo por decisão unânime dos jurados
Stephen Thompson venceu Nah-Shon Burrell por decisão unânime dos jurados
George Roop venceu Brian Bowles por nocaute técnico a 1m43s do segundo round
Jeremy Stephens venceu Estevan Payan por decisão unânime dos jurados

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...