quinta-feira, 18 de abril de 2013

CORINTHIANS



Além do duelo entre Atlético-MG e São Paulo, Libertadores pode ver um dérbi paulista entre Timão e Verdão, além do repeteco entre Grêmio e Flu


Pato no jogo do Palmeiras contra o Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Alexandre Pato e Charles disputam lance no dérbi
válido pelo Paulistão (Foto: Marcos Ribolli)
A quinta-feira vai definir os confrontos das oitavas de final da Taça Libertadores da América. Com quatro partidas a serem disputadas, o torneio chega ao seu último dia da fase de grupos com a possibilidade de colocar os rivais Corinthians e Palmeiras frente a frente já na próxima fase da competição continental, assim como um repeteco entre Fluminense e Grêmio, que ainda tentam a classificação no Grupo 8 - jogam contra Caracas e Huachipato, respectivamente. O único confronto já definido é entre Atlético-MG (melhor primeiro colocado) e São Paulo (pior segundo classificado).
Ou seja: por mais remota que seja, há, sim, a possibilidade de haver três clássicos brasileiros na próxima fase da Libertadores.
A combinação de resultados é bem complexa, e colocaria necessariamente o Palmeiras com a 13ª melhor campanha diante do Corinthians, quarto no geral, além do Fluminense, como sétimo, encarando o Grêmio, décimo. Tudo vai depender dos jogos desta quinta-feira pelos Grupos 2 e 8.
Michael jogo Grêmio Fluminense (Foto: Tarlis Shneider / Photocamera)Grêmio e Fluminense decidem sorte no Grupo 8
(Foto: Tarlis Shneider / Photocamera)
Líder do Grupo 2 com nove pontos, o Verdão teria de empatar sem gols com o Sporting Cristal e ser ultrapassado pelo Libertad - o que só aconteceria em caso de triunfo dos paraguaios diante do Tigre, da Argentina.
Além disso, os brasileiros do Grupo 8 - Fluminense e Grêmio - precisariam vencer seus jogos por placares simples (contra Caracas e Huachipato, respectivamente). Desta forma, o Palmeiras fecharia a fase de grupos da Libertadores com a 13ª melhor campanha, o que colocaria o time de Gilson Kleina diante do Corinthians, quarto melhor colocado após seis rodadas.
Qualquer outro resultado, incluindo vitórias de Flu e Grêmio por uma diferença superior a um gol, eliminaria a possibilidade de Palmeiras e Corinthians se enfrentarem já na próxima fase. Um simples gol do Verdão diante do Sporting Cristal, seja qual for o resultado, também elimina a possibilidade de três clássicos brasileiros já na próxima fase.Palmeirenses e corintianos já se encontraram em fases eliminatórias da competição continental em outras duas oportunidades. Em 1999, após duas vitórias por 2 a 0 para cada lado, nas quartas de final, o Verdão levou a melhor nas cobranças de pênaltis. No ano seguinte, pelas semifinais, a estrela do goleiro Marcos brilhou mais uma vez e colocou o Alviverde na decisão, depois de mais um triunfo contra os rivais nas penalidades.
Às 19h45m (horário de Brasília), o Verdão vai encarar o já eliminado Sporting Cristal, no Peru, pelo Grupo 2. No mesmo horário, Libertad e Tigre duelam pela outra vaga da chave, no Paraguai. Mais tarde, às 22h, o Fluminense recebe o Caracas, em São Januário, enquanto o Grêmio pega o Huachipato, no Chile.
Ganso Ronaldinho Gaúcho jogo São Paulo Atlético-MG (Foto: Reuters)Ganso e Ronaldinho Gaúcho, em lance de São Paulo x Atlético-MG (Foto: Reuters
)

SERIE B



Quatro jogos abrem o campeonato na sexta-feira, dia 24 de maio


A Confederação Brasileira de Futebol divulgou na tarde desta quinta-feira a tabela detalhada das dez primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro da Série B. O torneio terá início na sexta-feira, dia 24 de maio, com quatro partidas: às 19h30 (horário de Brasília), Oeste encara o Avaí, no interior paulista, e o São Caetano recebe o Ceará, no Anacleto Campanella; às 21h50, o Boa Esporte duela com o Chapecoense, em Minas, e o Icasa pega o Sport, no Ceará.
No sábado, seis partidas fecham a primeira rodada da Segundona. Às 16h20, Figueirense e América-RN, Joinville e Bragantino, Palmeiras x Atlético-GO e Paysandu x ASA. Às 21h, mais dois duelos: ABC x Paraná Clube e Guaratinguetá x América-MG.
O que chama atenção é que quatro clubes terão de cumprir pena de mando de campo nas primeiras rodadas da Série B e, por isso, alguns jogos não têm local confirmado pela CBF até o momento. Palmeiras (quatro jogos), Paysandu (dois jogos), ABC e Chapecoense (um jogo cada) são os clubes que receberam punição do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
A primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B:
24/5 - sexta-feira
19h30 - Oeste x Avaí, em Itápolis (SP)
19h30 - São Caetano x Ceará, em São Caetano do Sul (SP)
21h - Boa Esporte x Chapecoense, em Varginha (MG)
21h50 - Icasa x Sport, em Juazeiro do Norte (CE)
25/5 - sábado
16h20 - Figueirense x América-RN, em Florianópolis (SC)
16h20 - Joinville x Bragantino, em Joinville (SC)
16h20 - Palmeiras x Atlético-GO, *em local a definir
16h20 - Paysandu x ASA, *em local a definir
21h - ABC x Paraná Clube, *em local a definir
21h - Guaratinguetá x América-MG, em Guaratinguetá (SP)

ESTADUAIS 2013



Presidente do TJD/RJ considera paralisação do Carioca improvável e avisa que, se pedido do Fla tiver fundamento, pode até conceder pontos do jogo


O gol anulado de Hernane no segundo tempo da partida entre Flamengo e Duque de Caxias, que terminou 1 a 1, no dia 6 de abril, pela quinta rodada da Taça Rio, pode gerar a impugnação da partida e até mudar o rumo das semifinais do Carioca. É o que admite o presidente do TJD/RJ, José Fernandes Teixeira, diante dos fatos que se apresentaram. Na quarta-feira, ele concedeu uma liminar ao Rubro-Negro, que se sentiu prejudicado pela decisão polêmica de Pathrice Maia e solicitou um inquérito, alegando que o árbitro recebeu auxílio de agentes externos para assinalar o impedimento na jogada.
O placar do jogo não foi homologado, e a Ferj já retirou um ponto de cada equipe na tabela da Taça Rio. Perguntado se as datas das semifinais (dias 27 e 28) seriam mantidas, o dirigente do TJD/RJ não deu garantias, mas espera que nada seja alterado.
- Provavelmente, sim. Temos que ver como vai transcorrer essa decisão. Não é nossa intenção prejudicar o calendário dos clubes - afirmou José Teixeira, em contato por telefone com o GLOBOESPORTE.COM.
tabela carioca grupo b (Foto: Reprodução)Tabela da Federação do Rio já mostra Flamengo e Duque de Caxias com um jogo a menos (Reprodução)
O juiz Pathrice Maia e os assistentes da partida, afastados a mando do presidente da Ferj, Rubens Lopes, foram chamados a depor sobre o lance já na próxima quinta-feira. A intenção do tribunal é agilizar a resolução do problema, independentemente de o veredicto beneficiar o Flamengo.

- A gente não pode suspender o julgamento. Não estamos julgando um futuro benefício, e sim um fato. E esse fato tem que ser julgado - disse Teixeira.
Caso o pedido seja procedente, a partida será disputada novamente ou o Rubro-Negro levará os três pontos.
Se no próximo sábado, o Flamengo derrotar o Macaé, e o Fluminense perder para o Bangu, o clube da Gávea ainda teria chances de classificação - no caso de ganhar os pontos da partida contra o Duque de Caxias. Mas esse panorama depende do saldo de gols. Hoje, o time de Jorginho tem saldo positivo de um, contra cinco do Tricolor
.

LIBERTADORES


A CRÔNICA
Sabem o tão falado clima de Libertadores? Jogos tensos, pressão da torcida, ambiente hostil e muita raça? Esqueçam tudo quando falarem de Sporting Cristal x Palmeiras, disputado nesta quinta-feira, em Lima, no Peru. Um dos jogos de Libertadores com menos cara de Libertadores que já se viu. Nem a cara do Palmeiras foi a mesma das últimas cinco vitórias. Longe do time aguerrido que os empolgados torcedores apoiaram, da organização e do bom futebol, a equipe foi derrotada por 1 a 0. O resultado, porém, não alterou a situação do Verdão, que avança às oitavas de final na liderança grupo 2. Até os 45 minutos do segundo tempo, o Tigre vencia o Libertad por 5 a 2, e garantia a ponta no saldo. Só que o terceiro tento paraguaio, já nos acrescimos, recolocou o time alviverde na primeira colocação.

Sem clima
Verdão e Tigre terminam a primeira fase com nove pontos. O time brasileiro tem saldo zero. Os argentinos ficaram com menos um. Essa é a diferença que fez o gol do Libertad.
A vinte minutos dos times entrarem no gramado do estádio Miguel Grau, nenhum torcedor estava na arquibancada. Nenhum! Só funcionários, convidados e loiras estonteantes com pequenas blusinhas dos patrocinadores da competição. Os portões foram abertos, e cerca de 300 pessoas entraram. E nem para ficarem juntos... Um bloco de peruanos no centro da arquibancada, outro atrás do gol, e palmeirenses do outro lado.
No camarote reservado para o Sporting Cristal, apenas uma mulher. Ninguém do clube. Já a comitiva palmeirense, inclusive o presidente Paulo Nobre, sentou-se nas cadeiras numeradas, logo abaixo das câmeras de televisão. De uma cabine de imprensa confortável, mas sem luz, os jornalistas brasileiros relataram a partida.
Em campo, muitos erros de finalizações, posicionamento, marcação... Erros que o Verdão terá de corrigir para as oitavas de final, ainda sem datas confirmadas. Antes disso, domingo, pegará o Ituano para tentar melhorar sua posição na última rodada da primeira fase do Paulistão - atualmente é quinto, com 34 pontos.
Charles jogo Sporting Palmeiras (Foto: AFP)Charles disputa lance com Lobatón no jogo disputado no Peru nesta quinta-feira  (Foto: AFP)

Primeiro tempo muito fraco
Com o desfalque de Ronny, vetado em razão de uma amigdalite, o Palmeiras teve Caio e Emerson adiantados, e a falta de entrosamento prejudicou demais o setor ofensivo. Os lances de perigo dependiam do apoio dos jogadores de meio e do lateral Ayrton, que, por exemplo, recebeu bom lançamento em profundidade, mas teve de finalizar sem ângulo porque não havia ninguém na área.
Já no eliminado Sporting, nada tinha muita qualidade, mas tudo parecia ser mais bem pensado. A começar pelos volantes Lobatón (e que time peruano não tem um Lobatón?) e Cazulo, e pela visão de jogo de Calcaterra. Ele achou Ávila livre na área após vacilo de Vilson, mas Fernando Prass impediu o gol. A outra grande chance foi de Rengifo. A bola caiu em seus pés no chute de Cazulo. Sozinho, girou por cima do gol palmeirense.
Já agasalhadas porque a temperatura baixa bastante quando cai a noite no Peru, as loiras seguiam passando por trás da diretoria, dos torcedores, e sendo fotografadas. Poucos queriam saber do jogo. Até no time do Palmeiras. Havia um buraco no meio, e Maurício Ramos atuava pelo lado esquerdo da zaga, algo que não está acostumado. O Verdão foi para o intervalo, e os resultados até então apontavam o Tijuana, do México, como adversário alviverde nas oitavas.
Ayrton jogo Sporting Palmeiras (Foto: AFP)Ayrton teve atuação apenas regular na partida em que o Verdão perdeu para o Sporting por 1 a 0  (Foto: AFP)
Pouca luz, pouco futebol
Na precária iluminação do estádio, escolhido porque o Nacional, primeira opção, recebeu um show de rock na véspera, e o Alberto Gallardo, casa do Sporting, nem refletores possui, o Palmeiras também foi opaco. Escuro. E a substituição do técnico Roberto Mosquera ainda melhorou sua equipe. Chiroque substituiu Ross, e a marcação palmeirense teve mais um para se preocupar. Ele abriu espaço para Ávila, de longe, acertar belo chute de esquerda e acertar o ângulo esquerdo alto de Prass.
Golaço que parte da torcida festejou com os instrumentos de bandinha de colégio, outra aplaudiu com um ar blasé, como se fosse um winner de Novak Djokovic. O narrador local, estranhamente, só gritou um minuto depois. O Tigre logo fez 4 a 2, e a liderança do Palmeiras ficou no fio da navalha. Mais um gol dos argentinos ou do Sporting jogaria o Verdão para baixo.
Mas os comandados de Kleina seguiram passivos, e os anfitriões marcando com todos os jogadores no campo de defesa, à espera de um contra-ataque que não veio. O técnico, então, resolveu mostrar que queria a vitória. Tirou dois jogadores defensivos, Marcelo Oliveira e Charles, para a entrada do meia Tiago Real e do atacante Maikon Leite. Saiu dos pés deles a melhor chance brasileira. Tiago, pela esquerda, invadiu a área e cruzou para Maikon bater por cima.
Gol! Do Tigre... E lá se foi o Palmeiras para a segunda colocação. Talvez por isso os atletas passaram a ocupar o campo ofensivo com mais intensidade, mas não foram felizes na armação e nas conclusões. Mesmo sem conseguir fazer sua parte, o Verdão ganhou um presente inesperado nos acréscimos, com o terceiro gol do Libertad em Assunção, fato que recolocou o alviverde na primeira colocação do grupo 2.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...