quarta-feira, 14 de outubro de 2015

NOTICIAS

PARA AGRADAR PATROCINADORES, GLOBO E CBF ALTERAM HORÁRIO DE JOGO DO CORINTHIANS

Timão teve horário de jogo alterado contra o Atlético-PR no domingo
Timão teve horário de jogo alterado contra o Atlético-PR no domingo | Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians
Por causa de questões contratuais da Rede Globo, o Corinthians teve o horário do seu jogo de domingo alterado e, por isso, pode sofrer com a previsão do tempo. A equipe será a única que atuará mais cedo, descumprindo a mudança do horário determinada pra evitar o calor.
Inicialmente, a partida contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, estava marcada para domingo, às 17h. A partir dessa rodada, a 31ª, os jogos de domingo serão realizados mais tarde, por causa do início do horário de verão.
No entanto, por causa da Globo, uma alteração foi feita na tabela e Corinthians e Atlético-PR será realizado às 16h, horário tradicional de quando o país não está no horário de verão. Todos os outros jogos da rodada serão realizados às 17h.
No site, a CBF justifica a alteração: "Questões contratuais/comerciais da emissora, que inviabiliza o ajuste ao Horário de Verão ainda no mês de outubro".
Além do horário diferente, o Corinthians ainda pode enfrentar outro problema. Por jogar uma hora antes, o time pode sofrer mais com o calor. Até por isso, a CBF já deixa claro que "se necessário, dentro dos parâmetros médicos estabelecidos pela CNMF, a parada médica para hidratação poderá ser realizada".

Confira a alteração no site da CBF

Alteração do horário da partida entre Atlético-PR e Corinthians

NOTICIAS


Corinthians paga direitos de imagem e luvas atrasados para todo elenco

Dassler Marques
Do UOL, em São Paulo
  • Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
    Acerto de contas pendentes com o elenco é vitória do presidente Roberto de Andrade
    Acerto de contas pendentes com o elenco é vitória do presidente Roberto de Andrade
O Corinthians praticamente quitou dívidas que possuía com todos os seus jogadores. Os pagamentos de direitos de imagem e luvas, além dos salários referentes ao mês de outubro, foram realizados na terça-feira. 
A direção corintiana aguardava pela TV Globo para o pagamento de direitos de transmissão do Campeonato Paulista de 2016, o que ocorreu na sequência do feriado de segunda-feira. Os jogadores com atrasos eram Danilo, Renato Augusto, Elias, Ralf e Jadson. 
Resta, ainda, o pagamento de algumas premiações atrasadas para o elenco corintiano e o treinador Tite. Ao grupo, a direção assumiu o compromisso de também saldar essa pendência na próxima semana. 
Heranças da administração Mário Gobbi, os atrasados em direitos de imagem seguiram em aberto durante os primeiros oito meses da gestão do atual presidente Roberto de Andrade. Ele e toda a direção, entretanto, controlaram a situação em conversas frequentes com o elenco. 
Inicialmente, o plano do Corinthians era realizar um grande empréstimo para acertar pendências com jogadores, o que foi deixado de lado por conta dos juros praticados no mercado. Mesmo assim, na véspera da eliminação na Copa Libertadores, contra o Guaraní-PAR, cerca de 40% da dívida então existente chegou a ser saldada por um empréstimo bancário abaixo do inicialmente previsto.

NOTICIAS

Quadra principal do Centro Olímpico de Tênis ganha pintura verde: confira

Complexo terá ao todo 16 quadras e receberá evento-teste do esporte em dezembro

Por Rio de Janeiro
Primeira arena do Parque Olímpico a receber um evento-teste dos Jogos de 2016, o Centro Olímpico de Tênis já está com a quadra principal pronta para receber os principais nomes do esporte. Nesta quarta-feira, a prefeitura do Rio de Janeiro informou que a pintura da área de competição foi finalizada. O piso rápido, palco dos principais jogos durante o evento, é da cor verde.
Centro de tênis 2016 quadra pintada (Foto: Renato Sette Camara/Prefeitura do Rio)Quadra principal do Centro de Tênis é verde (Foto: Renato Sette Camara/Prefeitura do Rio)
A quadra principal do Centro de Tênis terá capacidade para 10 mil pessoas e será permanente; a segunda maior do complexo, com 5 mil lugares, será desmontada logo após o evento; a terceira, capaz de receber 3 mil torcedores, será mantida ao fim do evento, mas sem as arquibancadas. 
Centro de tênis 2016 quadra pintada (Foto: Renato Sette Camara/Prefeitura do Rio)Complexo de tênis conta ainda com quadras menores, 13 delas descobertas (Foto: Renato Sette Camara/Prefeitura do Rio)
O Centro conta ainda com outras 13 quadras descobertas. Sete delas comportarão 250 torcedores e serão utilizadas durante a competição. As seis restantes ficarão à disposição dos atletas para treinos e aquecimentos. Dentre todas as quadras descobertas, nove serão mantidas após o fim dos Jogos. 
Além do Centro de Tênis, o Parque Olímpico tem outras oito instalações esportivas, onde serão disputadas 16 modalidades olímpicas e nove paraolímpicas. O complexo localizado na Barra da Tijuca conta ainda com o Centro Internacional de Transmissão (IBC, na sigla em inglês) e o Centro Principal de Imprensa (MPC) e um hotel.
Centro de tênis 2016 quadra pintada (Foto: Renato Sette Camara/Prefeitura do Rio)Local será palco de evento-teste em dezembro (Foto: Renato Sette Camara/Prefeitura do Rio)

NOTICIAS

CBF confirma jogo contra Argentina no dia 12 de novembro, em Buenos Aires

Entidade divulga data, horário e local do confronto diante dos Hermanos. Outro rival na rodada será o Peru, em Salvador, no dia 17/11. Dunga convoca no próximo dia 22

Por Rio de Janeiro
Dunga Brasil x Venezuela eliminatorias (Foto: EFE)Dunga convoca no dia 22 de outubro (Foto: EFE)
A CBF confirmou nesta quarta-feira que o confronto contra a Argentina, pelas eliminatórias da Copa de 2018, será no dia 12 de novembro (quinta-feira), às 22h (de Brasília), em Buenos Aires. A partida vai acontecer no Monumental de Nuñez, de propriedade do River Plate. 
Quatro dias depois, o Brasil vai enfrentar o Peru, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O confronto também será às 22h (de Brasília). Nos dois primeiros jogos das eliminatórias, a Seleção foi derrotado pelo Chile, em Santiago (2 a 0), e venceu a Venezuela, em Fortaleza (3 a 1). 
A convocação para os próximos compromissos da seleção brasileira acontecerá no dia 22 de outubro (quinta-feira), às 11h (de Brasília), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. 
O GloboEsporte.com vai transmitir ao vivo a divulgação da lista. 

NOTICIAS

Surfe de concreto: como o tédio por falta de ondas ajudou a criar o skate

Com o mar em condições ruins na Califórnia, surfistas não tinham o que fazer e desenvolveram pranchas adaptadas com rodinhas para tentar "surfar" nas calçadas

Por Vista, Califórnia



Conhecido inicialmente como "sidewalk surf" (surfe no asfalto), o skate nasceu na Califórnia na década de 50 quando surfistas entediados pela falta de boas ondas resolveram pegar pranchas de madeira, colocar rodinhas de patins embaixo e sair "surfando" pelas calçadas.
- Na verdade, o skate e o surfe estão eternamente ligados porque os surfistas, quando não tinha onda, disseram "vamos andar ali no asfalto?". Então, montaram uma prancha com rodinhas e, de repente, estavam surfando na rua. O skate era um surfe no concreto. Então, a partir dali, muitos skatistas que tinham nome naquela época, Jay Adams, Tony Alva, essa galera, eram muito bons surfistas que andavam de skate. Eram surfistas skatistas - relembra Bob Burnquist.
Jay Adams Dogtown Z-Boys (Foto: Reprodução)Considerado pai do skate, Jay Adams em ação no filme Dogtown Z-Boys (Foto: Reprodução)


- Era muito divertido antes de ficar sério demais. A época amadora era ótima. Quando virou profissão, ficou muito sério. Parecia que o pessoal não estava se divertindo mais. Era um emprego - explicou Jay Adams, um dos Z-Boys, no documentário "Dogtown and Z Boyz". Em agosto de 2014, a lenda do skate mundial, Jay Adams,
 morreu de ataque cardíaco aos 53 anos. A primeira competição da modalidade aconteceu apenas em 1963, em Hermosa Beach, na Califórnia. Ali, começava o boom do skate nos Estados Unidos e no mundo todo. Mas é impossível falar da criação do skate sem falar dos Z-Boys, lendário grupo de skatistas da Califórnia que revolucionou o esporte, em Venice Beach. Os amigos Stacy Peralta, Tony Alva e Jay Adams transformaram o passatempo em esporte e foram o primeiro grupo a criar a sub cultura do skate.


O skate ficou ainda mais radical durante a década de 70, quando uma grande seca atingiu a Califórnia. Os skatistas passaram a fazer manobras em piscinas que estavam sem água. 

- No início, eu andava de skate por causa apenas do surfe. Mas, depois, eu vi que poderia viver disso. Poderia trabalhar com isso, porque era super acessível para as crianças, era barato e ainda havia muitas pistas para andar perto da minha casa - disse Tony Alva, outro dos Z-Boys.

Com o passar dos anos, os skatistas também criaram o street com o desenvolvimento de rampas de madeiras utilizadas em locais públicos. Além desses obstáculos, corrimões, paredes e escadas viraram novos desafios para os atletas.

Hoje, existem quase 200 pistas de skate espalhadas pelo estado americano. Uma delas é a MegaRampa de Bob Burnquist, a maior pista da modalidade do mundo, e local do MegaRampa 2015. O Esporte Espetacular mostra nesse domingo a competição entre dez dos melhores skatistas do mundo no quintal da casa do brasileiro.
Venice Park, complexo de skate na Califórnia (Foto: Divulgação)Venice Park, complexo de skate localizo na famosa Venice Beach, na Califórnia (Foto: Divulgação)

NOTICIAS

Do drible à presença do "9", cinco evoluções do Brasil em primeira vitória

Seleção brasileira coloca ousadia em campo, amplia participação de seus volantes e se movimenta para conseguir primeira vitória nas eliminatórias da Copa de 2018

Por Fortaleza
O Brasil não foi exuberante, mas apresentou melhoras em relação ao futebol da semana passada, quando foi derrotado por 2 a 0 pelo Chile. É verdade, e é preciso levar em conta, que a Venezuela é um rival muito inferior tecnicamente. Certamente, não foram meras coincidências os aspectos de evolução da Seleção. Da ousadia à presença de um centroavante de origem, passando pela maior participação dos volantes na articulação ofensiva, confira cinco coisas que a equipe de Dunga não fez em Santiago, mas conseguiu melhorar em Fortaleza na vitória por 3 a 1 sobre os venezuelanos, a primeira das eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, de 2018.
MARCAÇÃO PRESSÃO

O gol de Willian antes que se completasse o primeiro minuto do jogo se deve a um desarme de Luiz Gustavo no campo de ataque (veja no vídeo acima). O Brasil não conseguiu fazer isso o tempo todo, mas na maior parte dos 90 minutos pressionou a saída de bola venezuelana. Ao roubar a bola na metade ofensiva do gramado, esteve mais próximo do gol defendido por Baroja. Sufocar o adversário foi uma missão dada por Dunga durante os treinos realizados em Fortaleza.
VOLANTES NO JOGO

Elias se alinhou com os três meias assim que a bola rolou no Castelão. Luiz Gustavo apareceu duas vezes na área da Venezuela para finalizar (veja no vídeo acima um dos lances de perigo do camisa 17). O corintiano também tentou de longe. Muito ao contrário do que havia acontecido contra o Chile, esses dois jogadores se livraram da inglória e chata missão de serem apenas marcadores, e tornaram-se peças importantes da articulação do sistema ofensivo. Com movimentação, confundiram a marcação quase sempre sem serem acompanhados pelos meio-campistas venezuelanos. Importante frisar que Luiz Gustavo, pendurado, não levou cartão amarelo e assim poderá enfrentar a Argentina, em novembro.
O CAMISA 9

No Chile, a bola cruzou a área brasileira algumas vezes, mas faltava um jogador que tenha noção de posicionamento ideal naquele território para aproveitar as oportunidades. Ricardo Oliveira fez um gol (assista no vídeo), corretamente postado atrás do zagueiro que falhou, e poderia ter feito outro no primeiro tempo, quando recebeu passe de Filipe Luís na hora certa e no lugar certo. Hulk não é do ofício. Até incomodou na primeira rodada, mas quase sempre com tentativas infrutíferas de chutes de longa distância. O santista, mesmo longe de ter uma atuação brilhante, mostrou que ainda pode ser importante ter um centroavante.
MOVIMENTAÇÃO
Willian gol Brasil x Venezuela eliminatórias (Foto: Reuters)Willian comemora gol marcado contra a Venezuela em jogo pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 18 (Foto: Reuters)
Willian começou o jogo pelo lado direito, como sempre, com Douglas Costa pela esquerda. Mas logo na metade do primeiro tempo, eles inverteram. Antes ainda do fim da etapa inicial, voltaram às suas posições de origem. O meia do Chelsea, principalmente, povoou todos os setores do campo. Sua movimentação proporcionou ao Brasil jogadas mais rápidas, com toques de primeira. Isso também se intensificou com a entrada de Lucas Lima, no segundo tempo. Ao contrário do que aconteceu no Chile, quando a seleção brasileira aceitou estática a imposição de jogo do Chile, dessa vez se mexeu para criar oportunidades.
OUSADIA
Filipe Luis Brasil x Venezuela eliminatorias (Foto: Reuters)Até Filipe Luís usou o drible como recurso na vitória do Brasil por 3 a 1 sobre a Venezuela (Foto: Reuters)
Filipe Luís é mais conhecido pelo bom posicionamento defensivo do que por jogadas agudas de linha de fundo. Mas até ele driblou. Luiz Gustavo, volante mais recuado da Seleção, colocou a bola por debaixo das pernas do marcador. Willian deitou e rolou, foi ao fundo sempre que possível. Também não houve medo de finalizar, com exceção a um lance em que Douglas Costa despertou a ira de Dunga por tentar o passe para Oscar em vez de finalizar. De qualquer modo, a equipe sentiu-se mais à vontade para arriscar jogadas de efeito. Contra o Chile, havia sido muito burocrática, e facilitado as coisas para os donos da casa.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...