domingo, 29 de julho de 2012

NOTICIAS



Personagem de uma reportagem do EE, no último domingo, Gabriel ganha a oportunidade de participar do projeto de férias do clube europeu no Brasil


Mais um sonho realizado para Gabriel. A história do menino de 11 anos que nasceu com má formação nos pés e comandava o time de futebol da escola foi exibida noEsporte Espetacular no último domingo. A reportagem despertou interesse do Barcelona, que o convidou para uma semana de treinos em um projeto de férias em Saquarema, no Rio de Janeiro, para 90 crianças e adolescentes do país inteiro.
- Nas outras escolinhas do Barcelona, abrimos as portas para todos. Todo mundo tem espaço, mas nunca havíamos encontrado alguém como Gabriel. Mas isso não tem problema - comentou Joaquim Estrada, coordenador da escolinha.
E não demorou para o menino chamar atenção: tocou, pedalou, cabeceou e foi elogiado pelos companheiros. Mesmo com a deformação, Gabriel consegue fazer o mesmo que as crianças de sua idade.
A história dele é emocionante"
Deco
- Apesar de ele não ter os dois pés, tem uma coordenação motora sensacional. Ele se destaca no meio das crianças da mesma idade – explicou Maurício Soares, fisiologista do Barcelona Camp.
Gabriel chegou ao projeto nesta semana, ao lado de dois amigos, João e Romarinho. O primeiro é filho do jogador Deco, do Fluminense, e foi vítima, inclusive, de um chapéu do menino nos treinos . Através de João, o atleta passou a conhecer o garoto.
- A história dele é emocionante. Toda superação que ele demonstra, a adaptação que criou e, no fundo, o prazer de jogar. O João já tinha me falado que tinha um menino incrível que não tinha o pé, mas que jogava muito – disse Deco.
Deco no Barcelona Camp (Foto: Reprodução/TV Globo)Deco fala no Barcelona Camp para Gabriel e os outros alunos. (Foto: Reprodução/TV Globo)
No entanto, Gabriel não gosta muito de falar. Dar entrevista é tão ruim quanto tomar um gol dentro de campo. E é nos gramados que ele se comunica: corre, recupera a bola, parte para cima e não sente o peso da camisa.
- É como botar qualquer camisa – explicou.
Mas se perguntar onde prefere jogar, ele não pensa duas vezes.
- Na grama é muito mais fácil de driblar, correr. E quando cai no chão amortece. Lá na quadra, dói tudo quando cai – contou o jovem.
Gabriel é um exemplo de superação que desafia limites e foi premiado com a realização de um sonho. Apenas o começo de um sonho, que ainda é grande.
- Vamos transmitir o caso dele ao Barcelona e tenho certeza de que, se todos os meninos têm condições de passar nas provas, o Gabriel também tem, por que não? – acredita o coordenador.
Gabriel no Barcelona Camp (Foto: Reprodução/TV Globo)Gabriel participa e brilha na escolinha do Barcelona no Brasil (Foto: Reprodução/TV Globo
)

LONDRES 2012



Craque faz golaço de falta e dá duas assistências para Pato e Oscar no 3 a 1 sobre a Bielorrússia, de virada. Seleção garante uma vaga do Grupo C

Mano Menezes admitiu a má fase. A imprensa cobrou um pouco mais nos Jogos Olímpicos. E Neymar mostrou neste domingo que pode ser decisivo para a Seleção. Com um gol e duas assistências (um cruzamento para Alexandre Pato e um passe de calcanhar para Oscar), o atacante foi fundamental na vitória do Brasil por 3 a 1, de virada, sobre a Bielorrússia, no Estádio Old Trafford, que recebeu 66.212 torcedores em Manchester. O resultado garantiu de forma antecipada a classificação da equipe às quartas de final do torneio masculino de futebol. Na comemoração do craque do Santos, homenagem ao jamaicano Usain Bolt, um dos ídolos que o camisa 11 sonha conhecer nas Olimpíadas.
O brasileiro naturalizado Renan Bressan abriu o placar para a Bielorrússia aos 7 do primeiro tempo, mas Pato, que foi titular no lugar de Leandro Damião, empatou aos 14. Neymar fez um golaço de falta aos 19 da etapa final (o 100º do Brasil na história do futebol olímpico) e Oscar completou a virada já nos acréscimos, aos 47. A vitória deixou o Brasil na liderança do Grupo C com seis pontos, enquanto o rival segue com três. Egito e Nova Zelândia, que empataram por 1 a 1 mais cedo também no estádio do Manchester United, somam um ponto cada. Na última rodada da chave, a Seleção vai encarar a equipe da Oceania, quarta-feira, às 10h30m (de Brasília), no estádio St. James Park, em Newcastle.
Neymar e Marcelo comemora gol do Brasil contra a Bielorrússia (Foto: Reuters)Neymar e Marcelo fazem homenagem a Usain Bolt na comemoração do golaço de falta (Foto: Reuters)
A torcida em Manchester vivia a expectativa de ver de perto o meia-atacante Lucas, do São Paulo. O jovem está na mira do Manchester United e pode reforçar o time de Alex Ferguson na temporada 2012/2013. Mas o jogador começou no banco, entrou na etapa final e não teve tempo de mostrar muita coisa aos ingleses.
Se terminar em primeiro lugar, o time de Mano vai enfrentar o segundo colocado do Grupo D, dia 4 de agosto, em Newcastle. Se ficar em segundo, o rival será o líder da mesma chave, em Manchester. O Grupo D tem Japão, Marrocos, Espanha e Honduras, com jogos a partir das 13h (de Brasília) deste domingo.
Um pouco mais cedo, o México venceu o Gabão por 2 a 0, em Coventry, pelo Grupo B, e chegou aos quatro pontos. Os dois gols foram marcados pelo atacante Giovanni dos Santos (ex-Barcelona e filho de um brasileiro) no segundo tempo. Os mexicanos ficam na liderança, mas Coreia do Sul e Suíça, que somam um ponto, ainda se enfrentam neste domingo. O Gabão também tem apenas um.
Brasil leva susto logo no início, mas Pato deixa tudo igual
A etapa inicial começou dando a impressão que seria um ataque contra defesa. Enquanto a Bielorrússia entrou em campo no 5-4-1, o Brasil usou o 4-3-3 característico de suas últimas apresentações. Neymar pela esquerda, Hulk pela direita, e Alexandre Pato como o homem de área. Leandro Damião, que atuou na estreia contra o Egito, acabou ficando como opção no banco de reservas.
Neymar e  Renan Bressan na partida do Brasil contra a Bielorrússia (Foto: Reuters)Brasileiro naturalizado, Renan Bressan abriu o
placar para a Bielorrússia (Foto: Reuters)
Mas, nos primeiros dez minutos, a "retranca" da Bielorrússia ficou só no desenho tático. A seleção europeia  iniciou melhor e fez um gol logo aos 7. Kozlov cruzou da direita e o brasileiro naturalizado Renan Bressan testou sem chance de defesa para Neto. O lateral Rafael foi quem deixou o jogador livre na grande área para completar para as redes.
Após o gol, o Brasil até permitiu os rivais se aproximarem do gol, mas a qualidade técnica superior do time canarinho passou a aparecer a partir dos 14 minutos. Neymar, que atuou praticamente toda etapa inicial como um meia-esquerda, cruzou na cabeça de Alexandre Pato: 1 a 1. Na comemoração, desabafo e dedos apontados para o céu.
O Brasil se encontrou na partida, mas sentia falta de uma boa participação de Oscar, que não conseguia repetir as atuações das últimas partidas. O apoiador, recém-contratado pelo Chelsea, errava passes e parecia perdido em campo. Hulk era um dos destaques, criando lances principalmente pelo lado direito.
O problema é que o último passe, na maioria das vezes, sempre era um cruzamento para área. E tirando o gol de Pato, as outras tentativas foram em vão. Até por conta da diferença de média de altura das duas seleções: 1,86m dos bielorrussos contra 1,81m dos brasileiros.
E até por conta no exagero nas bolas levantadas na área, o goleiro Gutor, que atua no BATE Borisov, foi pouco acionado. Na maioria das vezes, apenas para cortar cruzamentos dos jogadores brasileiros.
Gritos por Lucas e golaço de Neymar
Logo no início da etapa final, Mano colocou Lucas, Paulo Henrique Ganso e Leandro Damião no aquecimento. Não demorou para os torcedores começarem a gritar pelo nome do apoiador do São Paulo, que está cotado para reforçar o clube da casa (Manchester United). No jogo, o time canarinho seguiu pressionando em busca da virada. Oscar voltou mais aceso, acertando mais os lances.
A primeira chance clara aconteceu aos 5. Marcelo recebeu de Oscar na entrada da área e finalizou para ótima defesa de Gutor, que espalmou para escanteio. Com a subida de produção do apoiador do Chelsea, o Brasil passou a apostar mais nos avanços pelo lado esquerdo, principalmente com Neymar.
Diferentemente do primeiro, quando abusou dos chuveirinhos, o Brasil preferiu tocar mais a bola. E desta maneira chegou com mais perigo ao gol dos bielorrussos. Aos 13, Oscar fez ótima jogada pelo meio, cortou um adversário e arriscou de fora da área. O goleiro Gutor voltou a defender e evitou a virada.
Aos 18, Mano colocou o time ainda mais ofensivo. O treinador sacou o volante Sandro e apostou na entrada de Paulo Henrique Ganso. No minuto seguinte, a virada do Brasil. Em cobrança de falta, Neymar bateu com perfeição no mesmo canto do goleiro, mas no ângulo, para colocar a Seleção na frente: golaço, 2 a 1.
Empolgado com o gol, Neymar enlouqueceu a defesa da Bielorrússia aos 34, quando arrancou pela direita, passou por três rivais, entrou na área e foi derrubado após dar um belo drible. Porém, o árbitro japonês não marcou pênalti.
sandro brasil Aleksievich e kuzmenov bielorrússia futebol londres 2012 (Foto: Agência Reuters)Sandro encara a marcação de três jogadores da Bielorrússia no Old Trafford (Foto: Agência Reuters)
Aos 39, Mano tirou Alexandre Pato para a entrada de Lucas, o "xodó" dos torcedores locais por causa do interesse do United. Logo em seguida, Hulk saiu e deu lugar a Danilo, seu companheiro de Porto. Maioria absoluta das 66.212 pessoas presentes no Old Trafford, a torcida brasileira aplaudiu os dois substituídos.
Aos 42, em posição semelhante à falta do gol de Neymar, Oscar cobrou com muito perigo do ângulo esquerdo de Gutor, mas o goleiro da Bielorrússia fez grande defesa e evitou o terceiro da Seleção.
O golpe final veio aos 47. Neymar arrancou pela esquerda, passou por dois rivais e tocou de calcanhar para Oscar, com um chute por cima do goleiro, fechar o placar: 3 a 1 para a Seleção, já garantida das quartas de final das Olimpíadas.
BRASIL 3 X 1 BIELORRÚSSIA
Neto, Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro (Ganso), Romulo e Oscar; Neymar, Hulk (Danilo) e Alexandre Pato (Lucas)Gutor, Kuzmenok, Politevich, Kozlov e Polyakov; Dragun (Gavrilovich), Baga, Renan Bressan, Aleksievich (Voronkov) e Gordeichuk; Kornilenko (Zubovich)
Técnico: Mano MenezesTécnico: Georgy Kondratyev
Gols: Renan Bressan, aos 7 do primeiro tempo; Alexandre Pato, aos 14 do primeiro tempo; Neymar, aos 19 do segundo tempo; Oscar aos 47 do segundo tempo
Cartões amarelos: Koslov, Dragun (Bielorrússia)
Estádio: Old Trafford, em Manchester. Público: 66.212 torcedores Data: 29/7/2012. Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP). Auxiliares: Toru Sagara (JAP) e Toshiyuki Nagi (JAP)

CORINTHIANS



Atacante está com problema no tornozelo esquerdo. Peruano e garoto foram testados no time titular, mas só um vai a campo em Salvador


Emerson Sheik atrasado no treino (Foto: Anderson Rodrigues / Globoesporte.com)Emerson Sheik está fora do jogo deste domingo
(Foto: Anderson Rodrigues / Globoesporte.com)
O técnico Tite ganhou mais um problema de última hora para o duelo deste domingo, contra o Bahia, em Salvador, pelas 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com um problema no tornozelo esquerdo, o atacante Emerson Sheik está fora da partida.
Assim, Guerrero e Romarinho disputam a vaga. Ambos treinaram como titular na manhã deste sábado, no CT Joaquim Grava, em São Paulo, já que Jorge Henrique, com dores na coxa esquerda, foi poupado. O atacante, porém, está confirmado no duelo em Salvador. Portanto, Tite mantém o mistério sobre quem substituirá Sheik: o peruano ou o garoto.

Romarinho foi um dos heróis da conquista da Libertadores, ao marcar o gol de empate com o Boca Juniors, na Bombonera, na Argentina. Já Guerrero foi contratado logo depois da conquista e chegou com moral. Atuou por sete minutos diante do Cruzeiro e agradou à comissão técnica.
 
Além de Sheik, quem também está fora por lesão é o zagueiro Chicão, com um problema muscular na coxa esquerda. A provável escalação, então, fica assim: Cássio; Alessandro, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Douglas; Jorge Henrique e Guerrero (Romarinho).

Com 15 pontos em 12 jogos, o Timão aparece na 11ª colocação do Campeonato Brasileiro. A equipe de Tite tem quatro vitórias, três empates e cinco derrotas
.

BRASILEIRAO 2012



Sempre que os dois times se encontram em Salvador, há grande presença de público. Neste domingo, a tradição deve se confirmar


Virou uma tradição. Sempre que Bahia e Corinthians se encontram em Salvador, há muita procura por ingressos. Neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no estádio Pituaçu, pela 12ª rodada do Brasileirão, a tendência deverá se confirmar. A torcida do Timão acampou durante a semana na porta do estádio para garantir entradas e esgotou a carga de 3.127 bilhetes para visitantes. Para os tricolores, restam poucas entradas. Até a noite deste sábado, haviam sido vendidas 22 mil entradas, de uma carga de 32.157.
pituaçu (Foto: Divulgação/agecom)Pituaçu deverá estar lotado neste domingo (Foto: Divulgação/agecom)
Normalmente é assim. Em 1985, mais de 67 mil pessoas assistiram à vitória do Bahia sobre o Corinthians por 2 a 0. Em 90, foram 65 mil. Em 82, 63 mil pagantes. Todos na Fonte Nova. No ano passado, o Pituaçu recebeu 32 mil pessoas. O Timão é o clube com maior média de público deste Brasileirão: 23.312 pagantes por jogo. O Bahia está em quinto, com 14.813.
Os dois times precisam mesmo de apoio. Ambos buscam a consolidação de uma reação. A situação do Timão, na verdade, é mais sólida. Há cinco jogos sem perder no Brasileirão, a equipe estava na 19ª colocação na oitava rodada. Desde então cresce gradativamente na tabela - está atualmente na 11ª posição.
Já o Bahia, que até a última rodada estava na zona de rebaixamento, saiu dela com uma boa vitória sobre o Palmeiras, fora de casa. O desafio agora é voltar a ganhar em casa para dar continuidade à ascensão no torneio. Até aqui, em seis jogos em Pituaçu, o Tricolor venceu apenas uma vez.
A TV Globo exibe a partida ao vivo para os estados de São Paulo, Bahia (menos Salvador), Ceará e Sergipe. Os demais locais podem acompanhar pelo Premiere, no sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
header as escalações 2
Bahia: sem tempo para fazer mudanças e com rendimento da equipe aprovado na última partida, o técnico Caio Júnior deve repetir o grupo que venceu o Palmeiras, na última quinta-feira. O ataque, no entanto, vai sofrer modificações, com as suspensões de Souza e Ciro. O time provável: Marcelo Lomba; Gil, Danny Morais, Titi e Ávine; Fahel, Fabinho, Hélder e Zé Roberto; Vander e Júnior.
Corinthians: para o duelo com o Bahia, o técnico Tite poderá contar com o retorno de Douglas, suspenso na rodada anterior. Por outro lado, perdeu Chicão, com um problema na coxa esquerda, e não poderá contar com Emerson Sheik, com dores no tornozelo. A provável escalação, então, é: Cássio; Alessandro, Paulo André, Wallace e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas e Danilo; Jorge Henrique e Romarinho (Paolo Guerrero).


quem esta fora (Foto: arte esporte)
Bahia: Ciro levou o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão neste domingo; Souza foi punido com quatro jogos de gancho pelo STJD e começa a cumprir a punição nesta rodada. O meia Lulinha não poderá entrar em campo por questões contratuais. Já o atacante Elias e o meia Jéferson estão em trabalho de recondicionamento físico. No departamento médico, os laterais Madson, Coelho e o meia Gabriel se recuperam de lesões. Além deles, outros dois não podem jogar por determinação dos médicos: Mancini e Kleberson.
Corinthians: com um problema muscular na coxa esquerda, o zagueiro Chicão está fora da partida deste domingo, assim como o atacante Emerson Sheik, baixa de última hora, por causa de dores no tornozelo esquerdo. Outro que está fora é Edenilson, com uma fratura no nariz. Já o volante Gomes e o atacante Zizao seguem em recuperação.
 
header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Bahia:
 Hélder, Jones, Kleberson, Mancini e Souza.
Corinthians: Ramírez e Romarinho.
 
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Pablo dos Santos Alves (ES) apita a partida, auxiliado por Marcio Eustaquio Santiago (Fifa-MG) e Fabiano da Silva Ramires (ES). Pablo Alves arbitrou três jogos no Brasileirão, marcou 116 faltas (média de 38,6 por jogo), aplicou 20 amarelos (média de 6,7 por jogo), nenhum vermelho e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,6 amarelos, 0,2 vermelho, 37,1 faltas e 0,3 pênalti.


header fique de olho 2

Bahia:
 o lateral-esquerdo Ávine está em busca de reencontrar o bom futebol no Bahia. Após uma sequência de lesões, o jogador não conseguiu voltar a jogar bem e tem ficado fora do time constantemente. Recuperado, ele pode ser uma alternativa ofensiva pela esquerda.
Corinthians: depois de cumprir suspensão no meio de semana, Douglas está de volta ao time titular. Autor de três gols em dois jogos (dois contra o Flamengo e um diante da Portuguesa), o meia pretende dar sequência à boa fase vivida.


header o que eles disseram

Caio Júnior, técnico do Bahia: "Peço que a torcida lote Pituaçu, porque vamos enfrentar o melhor time das Américas, e talvez do mundo, já que vai disputar o Mundial e tem grandes chances. O Tite faz um grande trabalho e merece isso. Vai ser um jogo muito difícil".
Tite, técnico do Corinthians: "Começamos a parar de perder, de tomar gol em casa, fora... Colocando pequenas metas, eu consigo incendiar e cutucar o orgulho próprio dos jogadores, para que a equipe cresça na competição. Temos de recuperar o início que tivemos, estamos em um processo de recuperação atrasado. Subindo na tabela, vamos criar o tesão para chegar lá na frente. É uma fase de crescimento".
header números e curiosidades
* Essa é apenas a quinta vez que Bahia e Corinthians se enfrentam pelo Campeonato Brasileiro desde que a competição passou a ser disputada no sistema de pontos corridos, na temporada de 2003. Até aqui, são duas vitórias do Timão, um empate e um triunfo da equipe de Salvador.
* Bahia e Corinthians já duelaram 21 vezes em Salvador. O retrospecto do confronto na capital baiana é equilibrado. São oito vitórias do Timão, sete do Tricolor e seis empates. Os baianos fizeram 21 gols, e os paulistas, 20.
* A maior goleada no duelo na história do Campeonato Brasileiro foi do Corinthians. No dia 12 de outubro de 1993, no Pacaembu, o Timão venceu por 5 a 1, com dois gols de Viola, dois de Rivaldo e um de Válber. Marcelo descontou.
* Essa é a sétima partida do Bahia como mandante neste Campeonato Brasileiro. Até aqui, venceu uma, empatou três e perdeu duas. O Corinthians fez cinco jogos como visitante, perdendo três vezes, empatando uma e ganhando outra.
 
header último confronto v2
No dia 25 de setembro do ano passado, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro, Corinthians e Bahia se enfrentaram no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Com um gol de Emerson Sheik, o Timão venceu por 1 a 0 e continuou sua caminhada até o pentacampeonato nacional
.

NOTICIAS



Coritiba e Botafogo vencem. Inter e Vasco empatam sem gols. Quissamã é o campeão da Série B do Carioca, e Esportivo vence a Série B do Gaúcho


Campeonato Brasileiro 2012 (13ª rodada)


Coritiba 2 x 1 Grêmio
Internacional 0 x 0 Vasco
Botafogo 1 x 0 Figueirense

Campeonato Brasileiro Série B 2012 (13ª rodada)

Guarani 2 x 1 Atlético-PR
Vitória 1 x 0 CRB
Paraná 1 x 0 Ceará
ABC 3 x 0 Guaratinguetá
Ipatinga 1 x 2 São Caetano

Campeonato Brasileiro Série C 2012 (Primeira Fase - 5ª rodada)

Santo André 1 x 1 Oeste
Macaé 2 x 2 Brasiliense
Duque de Caxias 0 x 1 Chapecoense
Vila Nova 0 x 0 Tupi

Campeonato Brasileiro Série D 2012 (Primeira Fase - 6ª rodada)

Guarani-MG 0 x 1 Nacional-MG
Sobradinho 2 x 3 Ceilândia
Mixto 1 x 1 Araguaína

Campeonato Amapaense 2012 (Segundo Turno - 5ª rodada)

Santana 0 x 1 Oratório

Com a vitória, o Oratório está classificado para a final do Segundo Turno e jogará pelo empate.

Campeonato Paulista Segunda Divisão 2012 (Segundo Fase - 4ª rodada)

Cotia 2 x 2 José Bonifácio
Atlético Mogi 1 x 2 Osasco
Primavera 1 x 2 Guariba
Nacional-SP 1 x 0 Desportivo Brasil
Sumaré 2 x 1 Jabaquara
Tupã 2 x 0 Mauaense
Joseense 0 x 0 SC Barueri

Copa Paulista 2012 (Primeira Fase - 4ª rodada)

Palmeiras B 3 x 2 Juventus
Paulista 0 x 1 Capivariano
São Bernardo 1 x 2 Sorocoba
Noroeste 0 x 0 América
Rio Branco 2 x 1 Guaçuano
Botafogo-SP 1 x 0 Francana
São Bento 1 x 3 Audax
XV Piracicaba 1 x 0 Ituano
Velo Clube 0 x 1 Rio Claro
Barretos 1 x 1 Ferroviária

Campeonato Carioca Série B 2012 (Segunda Fase - 22ª e última rodada)

Quissamã 2 x 0 Barra Mansa
Goytacaz 3 x 2 Tigres
São João da Barra 1 x 4 Audax
Sampaio Corrêa 1 x 2 Portuguesa
Ceres 3 x 0 Rio Branco (vitória por W.O.)

Quissamã é o campeão da Série B do Carioca. Audax também sobe para a elite.

Campeonato Gaúcho Segunda Divisão 2012 (Final - jogo de volta)

Esportivo 1 x 1 Passo Fundo

Com o resultado, o Esportivo foi o campeão, já que ganhou a primeira partida por 2 a 1.

Campeonato Catarinense Segunda Divisão 2012 (Primeiro Turno - 5ª rodada)

Guaraní 1 x 1 XV de Outubro
Juventus 3 x 0 Hercílio Luz

Campeonato Paraibano Segunda Divisão 2012 (Primeira fase - 5ª rodada)

Santa Cruz-PB 2 x 1 Sport Campina

Campeonato Sul-Mato-Grossense Série B 2012 (Primeira Fase - 3ª rodada)

Campo Grande 0 x 3 Sidrolândia

Copa Governador do Estado de Sergipe 2012 (Segundo Turno - 1ª rodada)

Confiança 0 x 0 Sergipe
River 0 x 0 Socorrens
e

BRASILEIRAO 2012



Camisa 10 vibra muito com gol de Andrezinho no Engenhão. Glorioso vence após quatro jogos de jejum. Figueirense chega a 12 sem ganhar

  • estatística
    desarmes
    O zagueiro Fred, do Figueira, foi o grande destaque neste quesito na partida. Foram nada menos do que 20 desarmes ao longo do jogo. No lado do Bota, o melhor foi o zagueiro Brinner, com 11.
  • deu errado
    novo esquema
    Oswaldo mudou o sistema de jogo do Botafogo e lançou Rafael Marques como companheiro de Elkeson no ataque. Não deu certo e, no intervalo, o meia Vitor Júnior voltou ao time carioca.
  • a decepção
    Aloísio
    O atacante teve, no início e no fim do jogo, duas chances claras de gol para o Figueirense. Em ambas, não conseguiu passar pelo goleiro Jefferson e viu seu time amargar a derrota.
Seedorf fez na noite deste sábado seu terceiro jogo pelo Botafogo, o terceiro no Engenhão. Depois de derrotas para Grêmio e Vasco, a torcida não prestigiou o time e compareceu em pequeno número: 3.401 pagantes. Os que foram ao estádio não viram um grande jogo, mas puderam assistir à primeira vitória do Glorioso com o novo camisa 10. Andrezinho marcou o gol do triunfo por 1 a 0 sobre o Figueirense e foi muito festejado pelo companheiro holandês.
Com o resultado, o Botafogo chegou a 20 pontos e assumiu, provisoriamente, a sexta colocação no Campeonato Brasileiro. O time encerrou um jejum de quatro jogos sem vitória na competição.
- Estou muito feliz, a gente merece. É um time que trabalha muito, tem muita dedicação. Era um jogo importante para vencer. Vamos procurar vencer os próximos jogos - disse Seedorf.
O Figueira, por sua vez, já acumula 12 partidas sem ganhar. O time, que venceu apenas na primeira rodada, segue na lanterna, com oito pontos.
-  A gente não fez uma partida maravilhosa, mas dentro das nossas limitações procuramos marcar forte e conseguimos sair no contra-ataque. Só que não marcamos quando tivemos chance. Estamos com uma nuvem negra sobre as nossas cabeças - disse o volante Túlio.
O próximo compromisso da equipe alvinegra carioca é nesta quarta-feira, contra o Palmeiras, em Barueri, pela Copa Sul-Americana. Os catarinenses jogam no mesmo dia, também pela competição continental, contra o Atlético-GO, em Goiânia. Pelo Brasileiro, o Figueira volta a campo no próximo sábado, contra a Portuguesa, no Canindé. O Glorioso pega no mesmo dia o Atlético-GO, no Serra Dourada.
Figueira assusta no início
O Botafogo entrou em campo com um time modificado em relação ao da derrota diante do Vasco, na última quarta-feira (1 a 0). Na zaga, Brinner tomou o lugar do suspenso Antônio Carlos. No meio, Oswaldo escalou Renato como volante, Fellype Gabriel e Seedorf, como meias pela direita e pela esquerda, e Andrezinho fazendo a ligação com os dois homens de frente, Rafael Marques e Elkeson. Vitor Júnior ficou como opção no banco.
Seedorf e Andrezinho gol Botafogo (Foto: Wagner Meier / Ag. Estado)Seedorf agarra Andrezinho ao comemorar o gol da vitória (Foto: Wagner Meier / Ag. Estado)
No lado do Figueirense, a dificuldade maior do técnico Hélio dos Anjos foi o desfalque de três homens de frente. Júlio César cumpriu suspensão, enquanto Loco Abreu e Caio, que estão emprestados pelo Botafogo, não puderam ir a campo por questões contratuais. Ronny e Aloísio formaram a dupla de frente.
O jogo começou com o time da casa tentando buscar o ataque, e os visitantes procurando sair na boa. E Figueirense criou as melhores chances nos minutos iniciais. Aloísio, aos 4, entrou na área e obrigou Jefferson a trabalhar. Depois, aos 11, o atacante do Figueirense deixou Fábio Ferreira para trás e entrou livre na área. Aloísio bateu rasteiro, na saída de Jefferson, e obrigou o goleiro a fazer um milagre com o pé.
Torcida do Bota pede Loco Abreu
A torcida do Botafogo mostrava irritação na arquibancada. Aos poucos, o time adiantou a marcação e conseguiu aparecer melhor no ataque. Aos 26, Brinner chegou a cabecear para a rede uma bola levantada na área, mas a arbitragem já havia paralisado o lance, anotando uma falta de ataque.
Rafael Marques, Botafogo x Figueirense (Foto: Wagner Meier / AGIF)Rafael Marques tenta levar Bota ao ataque. Jogador saiu no intervalo (Foto: Wagner Meier / AGIF)
Seedorf começou a chamar a responsabilidade e fez algumas boas jogadas. Aos 41, o camisa 10 deu bela arrancada pela ponta esquerda e cruzou para Rafael Marques, que não aproveitou dentro da área. A torcida do Botafogo não perdoou e começou a gritar o nome de Loco Abreu.
Pouco depois, Seedorf apareceu bem e deu passe açucarado para Elkeson. O atacante limpou a marcação e bateu rasteiro, cruzado. A bola caprichosamente carimbou a trave e voltou para as mãos do goleiro Ricardo.
Andrezinho leva sorte e marca
Na volta para o segundo tempo, o técnico Oswaldo de Oliveira abriu mão de sua inovação tática e voltou ao esquema que vinha usando costumeiramente, com cinco homens no meio. Rafael Marques deixou a equipe para a entrada de Vitor Júnior. No Figueira, Hélio dos Anjos não mudou.
A exemplo do que se viu no fim do primeiro tempo, o Botafogo manteve-se buscando mais o ataque, embora sem grande contundência. O Figueirense foi ficando cada vez mais encolhido e já não ia à frente nem mesmo em contragolpes.
Seedorf, uma vez mais, lutou e tentou chamar a responsabilidade. Ainda com o placar em branco, pediu apoio aos torcedores. Num lance rente à linha de fundo, o holandês tentou um calcanhar e furou bisonhamente. Nada que o abatesse.
Embora o futebol do Glorioso não fosse dos melhores, o esforço e o ímpeto da equipe acabaram sendo premiados aos 14 minutos. Andrezinho recebeu passe de Fellype Gabriel na intermediária e avançou livre. O camisa 17 bateu fraco, rasteiro, mas contou com um desvio no zagueiro Anderson Conceição para abrir o placar. Na comemoração, Andrezinho foi abraçado por Seedorf, que foi quem mais vibrou com o gol.
Em desvantagem, o Figueirense tratou de promover suas primeiras alterações. O volante Doriva deu  lugar a Pittoni. O meia Almir, machucado, saiu para a entrada do também meia Guilherme Lazaroni. Pouco adiantou. O Figueira continuou travado, sem conseguir atacar.
No lado do Botafogo, Seedorf ainda tinha fome de bola. Aos 24, o meia se esforçou para evitar a saída de bola na linha de fundo, recolheu e deu um passe primoroso para Márcio Azevedo dentro da grande área. O lateral cruzou na boca do gol, mas ninguém conseguiu empurrar a bola para a rede.
Uma expulsão de cada lado
Hélio dos Anjos fez sua última tentativa de modificar o andamento do jogo ao lançar Jean Deretti na vaga de Ronny, mas a partida não virou a favor dos catarinenses. Aos 32, em lances seguidos, cada time perdeu um jogador. O lateral Pablo, do Figueirense, fez falta dura em Elkeson e recebeu o segundo cartão amarelo. Segundos depois, Vitor Júnior, que também já tinha sido advertido anteriormente, colocou a mão na bola e ganhou o vermelho.
Daí em diante, pouco aconteceu no jogo. Oswaldo tratou de fechar seu meio-campo, trocando o meia Fellype Gabriel pelo meia Jadson. O Botafogo recuou e chegou a chamar o Figueira para um gás final na partida. Numa bobeada da defesa, Aloísio chegou a sair na cara de Jefferson, mas desperdiçou mais uma chance clara.
Seedorf saiu de campo aos 47, muito aplaudido, para a entrada de Rodrigo Dantas. O Glorioso conseguiu carregar o jogo até seu apito final sem ser vazado e reencontrou o prazer de vencer no Brasileirão
.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...