sexta-feira, 13 de setembro de 2013

CORINTHIANS


Técnico muda discurso e admite que derrota para o Botafogo deixa o Corinthians com chances praticamente nulas de conquistar o título


Está muito encaminhado para Cruzeiro e Botafogo. Não quero vender falsa ilusão"
Tite
Tite foi direto em sua entrevista coletiva nesta sexta-feira, após o treino no CT Joaquim Grava. Na opinião do técnico, as chances de o Corinthians conquistar seu sexto título brasileiro neste ano são praticamente nulas. Pressionado pela diretoria por uma vaga na Taça Libertadores da América de 2014, o comandante disse que a derrota para o Botafogo, na última quarta-feira, foi um “divisor de águas” para a equipe na competição nacional.
Antes do confronto no Rio de Janeiro, a postura de Tite era outra. Um dia antes do jogo, quando questionado sobre a chance de apenas 1% do Corinthians levantar a taça – projeção feita pelo matemático Tristão Garcia – o técnico afirmou que “matemática não joga bola” e mostrou esperança em relação ao hexa alvinegro. Dessa vez, o discurso foi pessimista neste sentido. O técnico chamou a responsabilidade para si, e admitiu que a briga do Timão será por G-4.
– O jogo contra o Botafogo era emblemático. A derrota nos trouxe abaixo, deixando uma diferença significativa de pontos. Tenho a responsabilidade maior, sabendo a grandeza do Corinthians. A grande verdade é que não tivemos uma sequência da equipe. Na minha opinião, agora está muito encaminhado para Cruzeiro e Botafogo. Não quero vender falsa ilusão. Para nós, a luta é retornar ao bloco de cima e manter a equipe – afirmou.
Tite Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Tite, em treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
Logo após essa resposta, Tite foi questionado por um jornalista se estava "pedindo desculpas" à torcida. Tite respondeu:
– Sim, reitero o pedido de desculpas.
Assim como já havia feito anteriormente, o técnico destacou as dificuldades em manter o Corinthians na briga sem uma sequência na equipe titular. Desfalques importantes, como os do volante Guilherme e do meia Renato Augusto, prejudicaram a equipe, que agora vê no “pelotão da frente” do Brasileiro e no título da Copa do Brasil a esperança de disputar mais uma vez a Libertadores.
O objetivo central do técnico agora é dar novamente um padrão tático ao Timão, que não vence há três jogos no Campeonato Brasileiro e tem contra o Goiás, no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), no estádio do Pacaembu, a oportunidade de encerrar o jejum de vitórias e de gols, que vêm incomodando a Fiel. No empate contra o Náutico, há uma semana, a equipe saiu de campo vaiada.
– Eu estou assumindo a responsabilidade de ficar em uma pontuação com a qual é muito difícil brigar pelo título. Estatisticamente a chance existe, mas é muito difícil. Precisamos retomar o padrão tático para disputar a Libertadores. O G-4 e a Copa do Brasil são situações reais, visíveis e palpáveis para nós – completou.
Sexto colocado do Campeonato Brasileiro, com 30 pontos, o Corinthians está a 13 do líder Cruzeiro, a 18 rodadas do encerramento da competição nacional. A distância para o Atlético-PR, primeiro time na zona que dá uma vaga na Libertadores, é de cinco pontos. Pela Copa do Brasil, o próximo compromisso será o jogo de ida das quartas de final, contra o Grêmio, no dia 25 deste mês
.

NOTICIAS


PSG assume liderança na França



Meia balança as redes pela primeira vez com a camisa da equipe parisiense,
que derrota o Bordeaux por 2 a 0 fora de casa e chega ao topo da Ligue 1

Por Bordeaux, França
Depois de 21 jogos, Lucas, enfim, desencantou com a camisa do Paris Saint-Germain. O meia brasileiro marcou seu primeiro gol pelo clube nesta sexta-feira, na vitória por 2 a 0 sobre o Bordeaux, fora de casa, na abertura da quinta rodada do Campeonato Francês. Matuidi completou o placar para o PSG, que assumiu provisoriamente a liderança da competição.

Com a vitória, o PSG chegou à primeira colocação da Ligue 1, com 11 pontos, contra 10 do Monaco, que joga no domingo, em casa, contra o Lorient. Olympique de Marselha e Saint-Étienne, ambos com nove pontos, também podem ultrapassar os parisienses na rodada.
O gol veio em ótima hora para Lucas. Em baixa na seleção brasileira e questionado na França, o jogador vinha fazendo uma partida discreta até balançar as redes. Depois, mostrou mais desenvoltura e fez boas jogadas com Ibrahimovic. Vale lembrar que o brasileiro chegou a marcar em fevereiro, contra o Olympique de Marselha, mas o árbitro creditou como gol contra do zagueiro Nkoulou, que desviou o chute do meia.
Lucas comemora gol do PSG contra o Bordeaux (Foto: Agência AFP)Lucas comemora seu primeiro gol com a camisa do PSG (Foto: Agência AFP)
Em jogo morno, Ibra resolve
Pouco efetivo no ataque, o Bordeaux tentava atrapalhar os visitantes pressionando a saída de bola. Mas logo o PSG arranjou espaços para jogar, principalmente com a movimentação dos volantes Thiago Motta e Matuidi, que abriam opções para Ibrahimovic na intermediária.
O primeiro gol parisiense saiu em uma dessas jogadas, aos 29 minutos: contra-ataque rápido, belo passe infiltrado do camisa 10 sueco e chute forte de Matuidi, em cima de Carrasso, que não conseguiu parar a bola.
Do outro lado, o goleiro Sirigu só foi acionado na primeira etapa foi em um chute forte de Obraniak, de fora da área. O arqueiro defendeu bem, sem dar o rebote. Lucas também não apareceu muito. O brasileiro chegou a tentar algumas jogadas pela direita, mas não foi perigoso.
henrique ibrahimovic bordeaux x paris saint germain (Foto: Reuters)Zagueiro brasileiro Henrique, do Bordeaux,
disputa a bola com Ibrahimovic (Foto: Reuters)
Lucas desencanta e se destaca
O segundo tempo continuou sem muitas emoções. Apesar da desvantagem, o Bordeaux foi incapaz de ameaçar o gol de Sirigu, apesar das tentativas desajeitadas do atacante Diabaté. O PSG, por sua vez, tratava de manter a posse de bola, procurando matar o jogo no contra-ataque.
O lance desejado pelos visitantes aconteceu aos 18 minutos. Verratti deu ótimo passe para Lucas, que invadiu a área livre e tocou na saída de Carrasso, que caiu antes do tempo, esperando um cruzamento para Ibrahimovic.
A partir do gol, foi possível observar uma postura diferente de Lucas em campo. Confiante, o meia participou de mais jogadas e, em consequência, melhorou a atuação do próprio PSG. Em duas ocasiões, o brasileiro deixou Ibrahimovic na cara do gol com ótimos passes, mas o sueco falhou na hora de finalizar.
No fim, o treinador Blanc resolveu tirar seus principais jogadores. Aos 35 minutos, Ibra deu lugar a Cavani, enquanto Coman substituiu Lucas, que foi bastante festejado pelos companheiros e membros da comissão técnica.
Comemoração Paris Saint Germain contra o Bordeaux (Foto: Agência AFP)Jogadores do PSG se abraçam após o gol de Matuidi (Foto: Agência AFP

BRASILEIRAO 2013


Ponte Preta é a equipe que mais comete a infração máxima no Brasileirão. Cobranças normalmente têm sido efetuadas em chutes rasteiros

Por Rio de Janeiro
header espião estatístico (Foto: arte esporte)
O número de pênaltis perdidos neste Campeonato Brasileiro é algo que salta aos olhos de quem acompanha a competição. Afinal, de 45 cobranças, 12 foram perdidas, ou seja, mais de 25%. E mais, os goleiros foram responsáveis por dez defesas (veja a defesa de Dida contra o Cruzeiro no vídeo ao lado). Estariam eles mais preparados, estudando os adversários, ou é mais uma questão de má pontaria dos atacantes? O Espião Estatístico foi atrás de todos os pênaltis cobrados no primeiro turno do Brasileirão 2013 e traçou um verdadeiro Raio-X das cobranças.
Uma coisa é certa: as batidas rasteiras são as preferidas dos cobradores. Em 62% das vezes, as bolas foram nas zonas baixas do gol. E é também onde os goleiros mais se sobressaem. Das 28 cobranças, foram sete defesas, ou seja, 25% de aproveitamento dos arqueiros. Pode-se verificar também que 15 cobranças - o maior índice - foram do lado esquerdo do goleiro, como a de Dida no chute de Éverton Ribeiro. Dessas, que dez foram convertidas e cinco defendidas. Outras nove, com apenas uma defesa, foram feitas no canto direito do goleiro.
Ou seja, faz sentido que o goleiro escolha um lado no momento da cobrança, já que poucas são feitas no centro do gol - apenas 20% das vezes. Além disso, poucas cobranças vão no alto. Porém, essa é uma escolha praticamente sem defesa para o arqueiro, apesar do maior risco. Das oito penalidades arrematadas no alto, seis resultaram em gol, uma foi no travessão e apenas uma para fora. Veja abaixo o gráfico com todas as cobranças de pênaltis no primeiro turno do Brasileirão:
info pênaltis 1º turno (Foto: arte esporte)
Durante o primeiro turno, nenhuma equipe teve mais chances de aproveitar as penalidade para garantir um bom resultado em campo do que o Fluminense. O Tricolor teve quatro pênaltis marcados a seu favor (diante de Atlético-PR, Cruzeiro, Criciúma e Ponte Preta) e nenhum assinalado contra. Porém, Fred desperdiçou as duas oportunidades que teve. O São Paulo também teve quatro pênaltis marcados a seu favor, porém três foram assinalados contra a sua equipe. Enquanto desperdiçou três cobranças e só marcou uma, viu duas bolas entrarem sua rede e uma ir para fora.
Paolo Guerrero Corinthians x Coritiba (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Guerrero tem 100% de aproveitamento nos pênaltis
cobrados (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Já o Corinthians é o campeão no aproveitamento das penalidades. Foram quatro pênaltis marcados a seu favor e todos convertidos (três de Guerrero e um de Alexandre Pato). Por outro lado, a Ponte Preta foi a que mais sofreu com as faltas na marca da cal. Ao todo, cometeu seis pênaltis (sofreu três gols, Roberto defendeu duas e uma foi no travessão), além de ter tido três a seu favor (William cobrou todas, com duas bolas defendidas e um gol marcado).
Entre os jogadores, os atacantes Guerrero, do Corinthians, e Gilberto, da Portuguesa, são os que têm melhor aproveitamento. Ambos tiveram três oportunidades e marcaram em todas. Porém, de forma diferente. O camisa 9 da Lusa cobrou todas rasteiras, uma no lado esquerdo, uma no meio, e uma no lado direito. Já o peruano chutou todas no canto direito do goleiro, sendo uma bola no alto e duas baixas. Ainda assim, 100% de acerto. Já Rogério Ceni, do São Paulo, e Fred, do Fluminense, garantiram o pior desempenho: tiveram duas oportunidades cada um e viram suas cobranças serem defendidas pelos goleiros adversários.
Confira os pênaltis sofridos e cometidos por equipe até a 19ª rodada:
INFO - Pênaltis por equipes (Foto: Editoria de Arte)

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...