terça-feira, 11 de dezembro de 2012

MUNDIAL



Após fim dos 15 minutos abertos para imprensa, atividade prioriza redução de espaços e velocidade rumo ao ataque. Goleiro e auxiliar jogam na linha


Chelsea tentou tornar secreto seu primeiro treinamento para valer em território japonês. A tática, porém, não deu muito certo. A atividade teve apenas os primeiros 15 minutos – parte do aquecimento – abertos para imprensa, uma vez que Rafa Benítez começaria a realizar trabalhos táticos visando a semifinal do Mundial de Clubes, na quinta-feira, às 8h30m (de Brasília), diante dos mexicanos do Monterrey. O que o espanhol não contava era que prédios ao redor do Centro de Treinamento do Yokohama F. Marinos permitissem que torcida e jornalistas acompanhassem toda atividade.
O desejo de privacidade, entretanto, não se justificou no que diz respeito ao time que estreará na competição. Durante todo o trabalho de cerca de uma hora e meia, Benítez sequer esboçou a formação titular, ao ponto de o goleiro Hilário e o auxiliar-técnico Zenden serem escalados em equipes diferentes. O treinamento, porém, deixou evidente a preocupação inglesa em reduzir os espaços e aumentar o ritmo da partida.
Torcedor vê treino do Chelsea na sacada (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Torcedor acompanha treino do Chelsea na sacada do prédio vizinho (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
Se a vitória por 3 a 1 do Monterrey sobre o Ulsan, da Coreia do Sul, ficou marcada pela lentidão e frouxidão na marcação, os mexicanos podem ter certeza que na quinta-feira será bem diferente. A velocidade nas saídas para o ataque e, principalmente, a forte marcação desde o campo ofensivo chamaram a atenção no trabalho do Chelsea.
Com apenas 21 jogadores à disposição, Rafa Benítez dividiu o elenco em dois times com a seguintes formações. De colete: Turnbull, Paulo Ferreira, Ivanovic, David Luiz e Bertrand; Saville e Ramires; Hazard, Zenden (auxiliar técnico) e Mata; Fernando Torres. Sem colete: Cech, Azpilicueta, Hilário, Cahill, e Ashley Cole; Obi Mikel e Lampard; Marin, Oscar e Moses; Lucas Piazon.
Oscar Rafa Benítez treino Chelsea (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Rafa Benítez conversa com Oscar no fim do treino
(Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
Os primeiros 30 minutos do treinamento foram de saída de bola rápida da defesa até que cada time alcançasse o gol adversário. Em seguida, o treinador reuniu o grupo no meio-campo para um papo antes de reiniciar com uma atividade que priorizava a redução de espaços e marcação forte no campo ofensivo. Sempre que via alguma coisa fora do previsto, Benítez não se privava de parar o trabalho para correção de posicionamento.
Na parte final, as equipes trabalharam em campo reduzido, obrigando a troca de passes rápida diante da falta de espaços, e, por fim, concluíram o dia com um coletivo de cerca de 15 minutos. Após o treinamento, um fato chamou a atenção: enquanto todos os jogadores se hidratavam e seguiam para o ônibus, Benítez conversou individualmente com Oscar por poucos minutos no centro do campo.
Todo trabalho foi acompanhado por cerca de 50 torcedores nas sacadas dos prédios em volta da Marinos Town, mas sem nenhum alvoroço. Na quarta-feira, o Chelsea fará a última atividade antes da estreia no Mundial. Um treinamento de reconhecimento do Estádio Internacional de Yokohama está previsto, com apenas os 15 primeiros minutos abertos para imprensa. Desta vez, com a certeza de não existir vizinhança que impeça a privacidade.
Chelsea treino (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Jogadores trocam passes no treino desta terça-feira (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com
)

CORINTHIANS



Técnico comanda atividade tática no reconhecimento do gramado do Toyota Stadium e banca o zagueiro adversário. Até fez falta em Guerrero


Ídolo da torcida e peça-chave nas últimas conquistas, o técnico Tite foi inimigo do Corinthians nesta terça-feira. No último treino antes da estreia no Mundial, o treinador se transformou em um jogador do Al Ahly, do Egito, adversário do Timão, quarta-feira, às 8h30m (de Brasília), no Toyota Stadium, no Japão.
tite paolo guerrero corinthians (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Tite banca o zagueiro e puxa Guerrero durante treino (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
Como de costume desde que voltou ao clube no fim de 2010, o técnico usa a véspera dos jogos para comandar uma atividade de posicionamento colocando somente os titulares em campo. Entre eles, o goleiro Cássio, preservado na quinta em virtude de dores no ombro esquerdo.
Nos 15 minutos em que a imprensa teve acesso ao gramado, Tite falou bastante durante todo o trabalho, cobrando precisão e empenho em todos os movimentos. Primeiro, exercitou a defesa, dominando a bola na intermediária e partindo para cima da marcação. Paulinho e Ralf foram os primeiros a dar combate, tendo Chicão e Paulo André na sobra.
Em seguida, posicionou-se como um defensor adversário para atrapalhar a construção de jogadas e marcar principalmente Paolo Guerrero. O peruano atuará como um típico centroavante, de costas para o gol e com a missão de segurar a bola para a chegada dos companheiros. Tite não deu folga na marcação e até puxou a camisa dele para impedir que girasse.
Paulinho no treino do Corinthians Mundial (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Paulinho terá liberdade para chegar ao ataque (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O trabalho ofensivo mostrou que o volante Paulinho terá muita liberdade para chegar ao ataque, função que o colocou como o artilheiro corintiano no ano, com 13 gols. Ele aparecerá mais vezes pelo lado direito, mesmo setor do meia Danilo e do lateral Alessandro. Douglas estará centralizado, com Emerson aberto pela esquerda.
Tite cobrou também precisão nas finalizações. Mesmo sem marcação, os jogadores desperdiçaram alguns chutes cara a cara com o goleiro Cássio. Em um deles, ordenou que Paulinho repetisse o cruzamento para Guerrero se redimisse do erro no lance anterior.
- Acerta o gol, Guerrero! – gritou o técnico.

O Corinthians estreia no Mundial com a seguinte formação: Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas e Danilo; Emerson e Guerrero
.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...