terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

CORINTHIANS



Com estudo detalhado, médicos 




asseguram evolução de Pato


Alimentação, exercícios, suplementos... Especialistas traçam perfil do atacante e veem desenvolvimento em breve: 'O Pato vai voar', projetam


Alexandre Pato faz exame cardiológico no Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Alexandre Pato foi submetido a vários exames
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)
– O Pato vai voar. É isso o que o torcedor do Corinthians quer saber.
– Eu posso dizer que o Alexandre Pato tem todo potencial para render cada vez mais.
As frases acima foram ditas, respectivamente, pelos médicos Beny Schmidt, chefe do laboratório de patologia muscular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Roberto de Araújo, especialista em medicina genética. Um trabalho em conjunto desenvolvido pelos dois profissionais, com o apoio do médico Joaquim Grava e do fisioterapeuta Bruno Mazziotti, chegou à conclusão de que o torcedor corintiano não precisa se preocupar com a “sina” de lesões do atacante: sob respaldo de um conjunto de fatores, como alimentação e atividades físicas personalizadas, ele se manterá em alto nível e com risco consideravelmente mais baixo de se machucar.
A análise feita por Schmidt e Araújo mapeou 523 genes de Alexandre Pato. Os resultados encontrados pelos médicos não só comprovam que o atacante é dono de um físico privilegiado, como também permitem traçar um plano de trabalho personalizado para o jogador - um perfil nutricional e psicológico, levando em conta cada costume e cada necessidade do corpo dele. Após desvendar o mistério sobre os recorrentes problemas enfrentados por Pato, os profissionais vão direcionar os hábitos no dia a dia do atleta.
Tudo indica que os treinos aos quais ele foi submetido nos outros times não foram os melhores para o corpo dele. A queda de rendimento era inevitável. Agora vamos conseguir direcionar o tratamento de acordo com o que ele precisa"
Roberto de Araújo, especialista em genética
– Todo aquele tratamento e aquela suplementação que ele teve na Itália foram feitos antes de ele atingir um grau de maturidade óssea. Isso prejudicou demais a carreira do jogador e foi o que originou as frequentes lesões – explicou Beny Schmidt.
– Pelo perfil genético, tudo indica que os treinos aos quais ele foi submetido nos outros times não foram os melhores para o corpo dele. A queda de rendimento era inevitável. Agora vamos conseguir direcionar o tratamento de acordo com o que ele precisa – complementou Roberto de Araújo.
Desde a saída do Internacional, em 2007, Alexandre Pato ganhou massa muscular e acabou prejudicado por treinamentos inadequados ao seu biotipo, como atividades de explosão e potência em excesso. Foram quinze lesões nos últimos três anos, que atrapalharam a carreira do atacante não somente no Milan, mas também na seleção brasileira. Submetido a exames detalhados, que foram da biópsia ao check-up sanguíneo completo, em sua chegada ao Corinthians, o jogador agora passará à segunda etapa do processo: adequar a própria rotina às necessidades e carências do seu corpo.
Como o diagnóstico dos médicos foi finalizado na última sexta-feira, Pato ainda receberá as orientações específicas. Roberto de Araújo antecipou que a análise dos genes o permitiu descobrir até mesmo hábitos corriqueiros do jogador, como o fato de ele ingerir mais salgados ou doces, por exemplo. A partir desse perfil, o atleta será direcionado quanto à alimentação e suplementação – com quais tipos de comida ele deve maior atenção, qual vitamina é menos abundante em seu organismo, como ele deve se controlar nos exercícios físicos, entre outras dicas.
– Tudo está combinado ao meio no qual ele vive. Não podemos comparar a realidade na Itália com a do Brasil. Na Europa, a rotina do jogador era outra, não tinha essa orientação. Agora podemos dizer que o comportamento do Pato, no dia a dia, refletirá diretamente no seu desempenho. Ele não tem nenhum impedimento para crescer como atleta – assegurou Araújo.
Desde que chegou ao Corinthians, Alexandre Pato se “internou” no CT Joaquim Grava, em busca de condições físicas ideais para a estreia. Sequer foi em busca de um local para morar em São Paulo. Todo o trabalho acabou recompensado na goleada por 5 a 0 sobre o Oeste, primeiro jogo dele pelo Timão. Ovacionado pela torcida, o atacante balançou as redes após apenas três minutos em campo.
Na próxima quarta-feira, o camisa 7 começará a partida contra o Botafogo, em Ribeirão Preto, como titular. Pato substituirá Paolo Guerrero, que disputa amistoso pela seleção peruana. Independentemente de voltar ou não a marcar, o jogador está liberado para atuar durante os 90 minutos. Sem impedimentos ou medo de lesões. E com a tendência de desempenho cada vez melhor.
Pato exames no Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Pato faz exames no Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
)

SELEÇAO BRASILEIRA



Felipão confirma equipe titular com 




Ronaldinho, Luis Fabiano e Dante


Seleção brasileira faz único treino antes da partida diante da Inglaterra na tarde desta quarta-feira, em Londres


Treinador da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari confirmou a equipe para o amistoso diante da Inglaterra na tarde de quarta-feira, no estádio de Wembley, Londres. Durante o único treino no Hive Football Centre, que foi realizado na manhã  desta terça, ele trabalhou comRonaldinho Gaúcho e Luis Fabiano entre os titulares. A outra novidade foi a presença do zagueiro Dante.
O treino começou com trabalhos de bola parada. Depois, Felipão reuniu a equipe titular para mostrar algumas questões técnicas. Assim, o Brasil entrará em campo com a seguinte formação: Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Dante e Adriano; Ramires, Paulinho, Ronaldinho Gaúcho e Oscar; Neymar e Luis Fabiano.
jogadores brasil treino (Foto: Agência AFP)Jogadores da seleção brasileira treinam no Hive Football Centre (Foto: Agência AFP)
A movimentação também serviu para mostrar David Luiz sem nenhum problema aparente. O jogador chegou a ser colocado como dúvida para a partida durante a apresentação do grupo na última segunda-feira por conta de um incômodo na panturrilha.
dante ramires brasil treino (Foto: Leandro Canônico)Murtosa, Dante e Ramires no treino da Seleção (Foto: Leandro Canônico)
Após o treino, funcionários e frequentadores do clube tiraram fotos e pegaram autógrafos dos jogadores brasileiros.
A partida desta quarta-feira, contra a Inglaterra, em Londres, às 17h30 (de Brasília), será transmitida ao vivo pela TV Globo, SporTV e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha os lances em Tempo Real.
ronaldinho gaucho Luiz felipe scolari brasil treino (Foto: Agência EFE)Ronaldinho Gaúcho e Felipão durante treino da Seleção (Foto: Agência EFE)

SERIE B


'

Desde que o porco foi adotado como mascote do Palmeiras, na década de 80, dirigente iniciou o acervo que hoje toma conta de uma ala de sua casa


O porco é um animal sagrado na Alemanha. Simboliza a riqueza, a fertilidade e a sorte. Tanto que, na Copa de 2006, um leitão batizado com o nome de Finale e que possuía as cores preta e branca, da seleção germânica, fez parte do "elenco" do técnico Jurgen Klismann - o time fez bela campanha e só parou na fase semifinal diante da campeã Itália. No Brasil, embora não tenha o mesmo significado, o animal foi adotado como segundo mascote pela torcida do Palmeiras. E tem no presidente Paulo Nobre o seu principal admirador.
Paulo Nobre porco palmeiras (Foto: Marcelo Prado)Paulo Nobre mostra coleção de porcos em xícaras, gravatas, panelas... (Foto: Marcelo Prado)
O mandatário alviverde assumiu o posto que sempre sonhou desde criança no dia 21 de janeiro. E, entre os jogos da equipe no Campeonato Paulista e inúmeras reuniões que faz para começar a arrumar a casa que está muito bagunçada, recebeu as equipes do GLOBOESPORTE.COM e do SporTV para mostrar sua coleção de porquinhos (assista à matéria completa no programa Tá na Área, às 18h30m, no SporTV).
– O porco era o mascote pejorativo do Palmeiras na década de 80. Dentro da rivalidade que é sadia no futebol, era usado para que os adversários tirassem sarro da nossa equipe. Em 1986, o animal foi adotado como segundo mascote, enquanto o periquito seguiu como o oficial. No ano seguinte, iniciei (a coleção) e hoje tenho perto de mil artigos dos mais variados. Não sei se é a maior que existe. Mas, sem dúvida, tenho muito carinho por ela – afirmou o dirigente.
Paulo Nobre porco palmeiras (Foto: Marcelo Prado)Paulo Nobre tem até rádio em forma de porco
(Foto: Marcelo Prado)
Nobre levou para o seu escritório, localizado no bairro Jardim Europa, em São Paulo, cerca de 100 objetos do seu valioso acervo. Tem de tudo: cofrinhos, chaveiros, pantufas, jarras, canecas, sabonetes, xícaras, pequenas frigideiras, cartões portais. Cada um com uma história. O dirigente conta que, além de estar sempre investindo em novas aquisições, tem o apoio dos amigos para aumentar sua coleção.
– Muita gente ajuda. No início, comprava muita coisa. Hoje, sempre que alguém viaja, ganho algo. Quando faço aniversário, chego a ganhar 80 artigos. Tenho amigos que cederam suas coleções para mim. É algo realmente interessante, tenho de tudo. Ficou tão grande que precisei criar uma ala na minha casa para acomodar tudo – disse.
Não sei se é a maior coleção que existe. Mas, sem dúvida, tenho muito carinho por ela"
Paulo Nobre, presidente do Palmeiras
Uma parte que tem fica guardada. As gravatas, por exemplo, fazem parte do cotidiano do presidente. São mais de 30, todas adquiridas em suas viagens pelo Exterior.
– Na Alemanha, na Áustria e na parte alemã da Suíça, o porco é o elemento de sorte. Por isso, você encontra muita coisa. As gravatas são todas de lá e uso. De lá, também vieram as canecas da Oktoberfest de Munique – disse.
O primeiro objeto da coleção é o mais importante e só sai de casa em momentos especiais. E foi até batizado com o nome de um atacante que fez história com a camisa do maior rival.
– Em 1987, ganhei um porquinho de metal de uma namorada. O Palmeiras vivia um momento difícil, não ganhava títulos. Seis anos depois, disputamos o título do Paulistão contra o Corinthians e perdemos o primeiro jogo por 1 a 0. No segundo jogo, levei o amuleto comigo e ganhamos por 4 a 0. Acabei batizando-o de Viola. O tabu acabou e, desde então, o objeto me acompanha em todas as decisões. Esteve comigo na conquista da Copa do Brasil do ano passado – lembrou, rindo bastante.
Paulo Nobre jornal porco palmeiras (Foto: Reprodução A Gazeta Esportiva)Aos seis anos, Nobre deu entrevista dizendo que,
um dia, seria presidente do Palmeiras 
(Foto: Reprodução A Gazeta Esportiva)
O acervo que tem serviu para aumentar ainda mais o amor que sente pelo Palmeiras. Relação que ele diz ter começado no primeiro dia de sua vida. No seu escritório, existe um quadro com uma página de jornal contando uma entrevista que deu aos seis anos.
– Naquela entrevista, falei que se fosse o presidente, contrataria o Paulo Isidoro e tentaria o Batista. Desde aquela época, pensava em ajudar o Palmeiras. Tentei ser jogador, mas logo vi que era muito ruim. Em 1997, entrei na vida política do clube como conselheiro e não saí mais. Agora, como presidente, tenho muito trabalho pela frente para recolocar o Palmeiras no lugar onde ele merece – disse Nobre.
– Desde o dia 21 de janeiro, o torcedor apaixonado que existe dentro de mim foi deixado de lado. Hoje sou um dirigente, que precisa saber o que dizer, como fazer e defender o interesse de uma grande torcida. Confesso que é muito mais difícil, principalmente porque não tenho mais o direito de errar – emendou
.

FORMULA 1



McLaren supera problemas e Button 




lidera 1º dia de testes; Massa é o 6º


Único a andar na casa de 1m18s, britânico supera RBR de Webber em Jerez, na primeira exibição dos novos carros de 2013. Grosjean é o terceiro


Atual tricampeã mundial de pilotos e construtores, a RBR começou 2013 disposta a mostrar seu favoritismo na disputa pelo tetra. Porém, o primeiro dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1, em Jerez de La Frontera, mostrou que a tarefa não será fácil. Após ver a Force India cravar o melhor tempo pela manhã, o time austríaco liderou boa parte do treino da tarde, com Mark Webber ao volante do novo RB9. Contudo, o austríaco foi surpreendido por uma volta voadora da McLaren de Jenson Button a cerca de dez minutos para o fim das atividades no circuito espanhol.  Único brasileiro na pista, Felipe Massa foi o sexto com aFerrari, entre os 11 que treinaram.
Jenson Button mclaren testes Jerez de la frontera (Foto: Agência EFE)Jenson Button fez a melhor volta com a McLaren nos testes em Jerez de la Frontera (Foto: Agência EFE)
Depois de ter problemas hidráulicos no período da manhã, quando deu apenas três voltas, a McLaren passou algumas horas trabalhando duro no novo modelo, o MP4-28. Mas conseguiu devolver o inglês à pista em boas condições, tanto que Button conquistou rapidamente o terceiro tempo, atrás de Webber e de Romain Grosjean – que foi o responsável por experimentar a Lotus E21. Afiado, o campeão de 2009 surpreendeu os rivais no fim da sessão, baixando sua marca em cerca de um segundo e meio, de 1m20s372 para 1m18s861. Mais do que suficiente para cortar as asas da RBR e deixar os concorrentes para trás.
Quem mais andou ao longo do dia foi Paul di Resta, único confirmado pela Force India até o momento. Foram 89 voltas no total. Com o tempo marcado durante a manhã, o melhor desta parte do treino, o escocês deixou o modeloVJM06 da Force India em quarto lugar. Logo à frente de Daniel Ricciardo, também garantido com sua melhor marca do período matutino a bordo do STR8. Quem melhorou à tarde foi Felipe Massa, que testou diversos componentes e levou a F138 à sexta posição no geral com o tempo de 1m20s536. O brasileiro ficou à frente do alemão Nico Hulkenberg, primeiro a testar a Sauber C32.
mark webber rbr testes jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Com a RBR roxa, Webber liderou boa parte da sessão, mas ficou em segundo (Foto: Agência Getty Images)
Mesmo com os problemas elétricos que provocaram um princípio de incêndio e abortaram o primeiro teste da Mercedes W04 após apenas 11 voltas, Nico Rosberg ficou com a sétima marca, a pouco menos de dois segundos do tempo de Button. Uma prova do potencial do novo modelo do time alemão, que superou a Williams de 2012, vencedora de uma corrida na temporada passada. Com Pastor Maldonado ao volante, a equipe acumulou quilometragem nesta terça-feira. O venezuelano deu 84 voltas pelo traçado de Jerez, circuito onde o time conquistou seu último título mundial, em 1997.
Equipes com menor orçamento e estrutura de todo o grid, Caterham e Marussia fizeram seus lançamentos no próprio autódromo e foram direto para a pista. No duelo particular das “nanicas”, ambas com estreantes ao volante, a Caterham levou vantagem. Foram 64 voltas, com o holandês Giedo van der Garde colocando o modelo CT03 do time verde em vantagem, na décima posição geral. A lanterna ficou com o MR02, da Marussia, que sofreu uma quebra de suspensão e deu apenas 29 voltas com o companheiro do brasileiro Luiz Razia, Max Chilton. O defeito mecânico causou uma rodada do britânico, que parou na caixa de brita após encontrar a barreira de pneus.
felipe massa ferrari testes jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Felipe Massa levou a Ferrari ao sexto melhor tempo nos primeiros testes (Foto: Agência Getty Images)
Confira os melhores tempos do 1º dia de testes de pré-temporada:
1 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m18s861 (37 voltas)
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m19s709 - a 0s848 (73)
3 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m19s796 - a 0s935 (54)
4 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m20s343 - a 1s482 (89)
5 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m20s401 - a 1s540 (70)
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m20s536 - a 1s675 (64)
7 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) - 1m20s699 - a 1s838 (79)
8 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m20s846 - a 1s985 (11)
9 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m20s864 - a 2s003 (84)
10 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) - 1m21s915 - a 3s054 (64)
11 - Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) - 1m24s176 - a 5s315 (29)
Nesta quarta-feira, o segundo dia dos testes coletivos da Fórmula 1 em Jerez de la Frontera marcará também algumas estreias bastante esperadas pelos fãs: a de Lewis Hamilton na Mercedes, no lugar do aposentado Michael Schumacher, e a de Sergio Pérez, que entrou no lugar de Hamilton na McLaren. A composição das demais equipes permanece a mesma, exceto no caso da Force India, onde o escocês Paul di Resta seguirá testando, mas dividirá o carro com o inglês James Rossiter, piloto de testes do time. Veja as escalações dos testes para os próximos três dias:
QUARTA, 6 DE FEVEREIRO
RBR - Mark Webber (AUS)
Ferrari - Felipe Massa (BRA)
McLaren - Sergio Pérez (MEX)
Lotus - Romain Grosjean (FRA)
Mercedes - Lewis Hamilton (ING)
Sauber - Nico Hulkenberg (ALE)
Force India - Paul di Resta (ESC) e James Rossiter (ING)
Williams - Pastor Maldonado (VEN)
STR - Daniel Ricciardo (AUS)
Caterham - Giedo van der Garde (HOL)
Marussia - Max Chilton (ING)
QUINTA, 7 DE FEVEREIRO
RBR - Sebastian Vettel (ALE)
Ferrari - Felipe Massa (BRA)
McLaren - Jenson Button (ING)
Lotus - Kimi Raikkonen (FIN)
Mercedes - Nico Rosberg (ALE)
Sauber - Esteban Gutierrez (MEX)
Force India - James Rossiter (ING) e Paul di Resta (ESC)
Williams - Valtteri Bottas (FIN)
STR - Jean-Eric Vergne (FRA)
Caterham - Charles Pic (FRA)
Marussia - a ser anunciado
SEXTA, 8 DE FEVEREIRO
RBR - Sebastian Vettel (ALE)
Ferrari - Pedro de la Rosa (ESP)
McLaren - Sergio Pérez (MEX)
Lotus - Kimi Raikkonen (FIN)
Mercedes - Lewis Hamilton (ING)
Sauber - Esteban Gutierrez (MEX)
Force India - Jules Bianchi (FRA)
Williams - Valtteri Bottas (FIN)
STR - Jean-Eric Vergne (FRA)
Caterham - Charles Pic (FRA)
Marussia - a ser anunciado
Apesar de não ter anunciado o piloto que fará os testes pela equipe nos dois últimos dias, a Marussia já tem contrato assinado com o brasileiro Luiz Razia, que deverá assumir o cockpit de Max Chilton na quinta e na sexta. A Williams será a única equipe que não testará com o modelo da temporada 2013, indo à pista com o carro do ano passado
.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...