segunda-feira, 23 de setembro de 2013

UFC COMBATE


Campeão havia deixado o octógono sem apoiar o pé esquerdo no chão
após batalha de cinco rounds contra Gustafsson, que também fez exames

As suspeitas não se confirmaram, e Jon Jones não sofreu qualquer tipo de fratura ou lesão mais grave na batalha contra Alexander Gustafsson no UFC 165, em Toronto (Canadá), na madrugada deste domingo. A notícia foi divulgada pelo site americano "MMA Junkie" após contato com o Ultimate. O campeão dos meio-pesados havia deixado o octógono sem conseguir apoiar o pé esquerdo no chão e precisou de ajuda. Ele foi encaminhado diretamente para o hospital para realizar exames e não participou da coletiva de imprensa pós-evento, assim como o sueco. Horas depois, ambos foram liberados sem maiores problemas.
- Obrigado a todos pela torcida. Me senti um pouco fora do meu jogo hoje, mas aprendi muito sobre mim mesmo e prometo voltar ainda melhor - escreveu Jones no Twitter.
O duelo contra Gustafsson, que manteve Jon Jones como campeão e o fez bater o recorde de defesas do cinturão meio-pesado do UFC, levou os fãs presentes no Air Canada Center à loucura. O sueco ofereceu muito perigo e quebrou mitos. Pela primeira vez alguém foi capaz de quedar Jones, assim como fazê-lo sangrar durante o combate.
Jon Jones MMA UFC (Foto: Reprodução/ Instagram)Jon Jones se apoia na equipe para deixar o octógono após o UFC 165 (Foto: Reprodução / Instagram)
Veja todos os resultados do UFC 165:

CARD PRINCIPAL
Jon Jones venceu Alexander Gustafsson por decisão unânime dos jurados
Renan Barão venceu Eddie Wineland por nocaute técnico no segundo round
Brendan Schaub venceu Matt Mitrione por finalização no primeiro round
Francis Carmont venceu Costa Philippou por decisão unânime dos jurados
Khabib Nurmagomedov venceu Pat Healy por decisão unânime dos jurados

CARD PRELIMINAR
Myles Jury venceu Mike Ricci por decisão dividida dos jurados
Wilson Reis venceu Ivan Menjivar por decisão unânime dos jurados

Stephen Thompson venceu Chris Clements por nocaute no segundo round
Mitch Gagnon venceu Dustin Kimura por finalização no primeiro round
John Makdessi venceu Renée Forte por nocaute no primeiro round

Michel Trator venceu Jesse Ronson por decisão dividida dos jurados
Alex Caceres venceu Roland Delorme por decisão dividida dos jurados
Daniel Omielanczuk venceu Nandor Guelmino por nocaute no terceiro round

UFC COMBATE


Dana White lembra cartel de brasileiro no MMA e cita atleta mais bem pago do mundo para dar importância à invencibilidade de oito anos no esporte

Renan Barão definitivamente está com moral no UFC. Não apenas por ter sido o primeiro da categoria galo (até 61,2kg) a ter defendido e vencido o cinturão interino por duas vezes seguidas, contra Michael McDonald e Eddie Wineland, ou por conta de Dana White ter dito que se Dominick Cruz não se recuperar de suas lesões até início de 2014, o brasileiro será efetivado como campeão linear da divisão. O prestígio do atleta da Nova União foi reafirmado na coletiva de imprensa após o UFC 165, em Toronto (Canadá), quando o presidente do Ultimate comparou Renan Barão ao campeão de boxe Floyd Mayweather.
- O mais perto de Mayweather é este garoto aqui do meu lado. Ele está invicto por oito anos, enquanto o Floyd (Mayweather) está por 17 anos. Você sabe como é difícil permanecer oito anos invicto? Ele não recebe os créditos que merece e pelo que é capaz de fazer. Veja, ele não ganha em decisão unânime ou dividia, mas ele destrói de verdade - elogiou Dana White.
UFC  Eddie Wineland e Renan Barao (Foto: Agência Getty Images)Renan Barão permanece invicto por 8 anos e está com moral no UFC (Foto: Agência Getty Images)

Apesar da comparação, Renan Barão e Floyd Mayweather não estão próximos ainda no que se refere as premiações pelas lutas, já que estima-se, por exemplo, que o americano recebeu quase US$ 42 milhões (aproximadamente R$ 92 milhões) para enfrentar Saúl Alvarez em Las Vegas, no último dia 14 de setembro. Mesmo com a diferença na conta bancária, Renan Barão está feliz com o que tem conquistado no UFC, já que venceu suas seis lutas na organização, e com a eminente "oficialização" do seu título entre os galos.
- Eu não estou no MMA para ser reconhecido ou pela fama. Esse é o meu trabalho e sou um lutador profissional. Eu gosto do que eu estou fazendo na minha categoria, pois já me sinto campeão, só falta o UFC oficializar. Deixo esse reconhecimento externo nas mãos de Deus - disse Renan Barão.

UFC COMBATE


Americano evitou 95,8% das tentativas dos rivais. Aproveitamento era de 100% antes do UFC 165, mas ele não tinha número suficiente para entrar em lista

Entre as muitas marcas que Jon Jonesostenta no Ultimate, uma delas chamava a atenção dos fãs mais ligados ao wrestling. O campeão meio-pesado jamais havia sido derrubado por um adversário em uma luta na organização. E se para tudo há uma primeira vez, a do americano foi no último sábado, durante o UFC 165.Alexander Gustafsson, em noite inspirada, conseguiu colocar Jones de costas para o chão no primeiro round. O sueco proporcionou ao dono do cinturão a luta mais difícil de sua carreira, mas ainda assim o título foi mantido após decisão unânime dos jurados.
De acordo com a estatística oficial, Alexander Gustafsson tentou derrubar Jon Jones ao todo oito vezes na luta. Com isso, o americano enfim passou a fazer parte do ranking de melhor aproveitamento de defesas de queda da organização. Explica-se: para entrar na lista, um lutador precisa ter ao menos cinco lutas no Ultimate e ter evitado ao menos 20 ataques dos adversários. Curiosamente, Jones não tinha alcançado esse número de defesas de queda nas 13 lutas que fez anteriormente.
ufc Jon Jones e Alexander Gustafsson (Foto: Agência Getty Images)Gustafsson surpreende Jones com tentativa de queda no UFC 165 (Foto: Agência Getty Images)
Ao entrar no ranking, Jon Jones, mesmo sofrendo a queda na luta contra Gustafsson, assume a liderança logo de cara. Ele tem 95,8% de aproveitamento nas defesas de queda, deixando o brasileiro Gleison Tibau, então o número 1 desta lista, em segundo com 91,9%.
Quando o assunto é derrubar os adversários, Jon Jones fica longe de ter o mesmo sucesso. Com 51% de aproveitamento, ele não está nem entre os dez melhores. Contra Gustafsson, o americano tentou derrubar o sueco em 11 oportunidades e só conseguiu uma vez. O líder deste quesito é Georges St-Pierre, com 75%.
Ranking dos dez melhores aproveitamentos em defesas de queda da história do UFC:
1º - Jon Jones: 95,8%
2º - Gleison Tibau: 91,9%
3º - Eddie Wineland: 90,9%
4º - José Aldo: 89,7%
5º - Andrei Arlovski: 89,5%
6º - Matt Riddle: 89,3%
7º - Georges St-Pierre: 88%
8º - Alexander Gustafsson: 86,7%
9º - Gray Maynard: 86,4%
10º - Diego Brandão, Francis Carmont e Rory MacDonald: 85,7%

UFC COMBATE


Russo chegou a 21 vitórias em 21 lutas ao bater Pat Healy no UFC 165



Khabib Nurmagomedov tem na figura do presidente do Ultimate, Dana White, um grande fã. O russo foi uma dos destaques do card principal do UFC 165 ao vencer Pat Healy por pontos. O dirigente fez questão de elogiá-lo na entrevista coletiva após o evento e disse que o futuro reserva boas novidades para o lutador.
- Ele (Khabib) pode usar o wrestling, pode socar, tem bom poder nos golpes. (...) Nós provavelmente vamos fazer grandes coisas com esse garoto. Eu o adoro, eu amo o jeito que ele luta - disse o presidente.
Um dos momentos destacados por Dana White foi quando Khabib Nurmagomedov levantou Pat Healy, atravessou o octógono e foi jogá-lo no chão do outro lado da área de luta, empolgando o público de Toronto com um slam espetacular.
- Aquele slam, quando ele tirou Pat Healy do chão e o jogou com força no chão, foi ao melhor estilo Matt Hughes (ex-campeão meio-médio do UFC). Isso me lembrou o velho Matt Hughes, quando ele corria com um cara para o outro lado do octógono e o jogava no chão. O garoto é excitante, é talentoso, e hoje à noite mostrou a todos o que tem para dar - elogiou Dana.
UFC Khabib Nurmagomedov e Pat Healy  (Foto: Agência Getty Images)Khabib Nurmagomedov (dir.) tente acertar soco em Pat Healy (Foto: Agência Getty Images)

Agora fica a expectativa para saber se enfim Khabib Nurmagomedov vai entrar no top 10 do ranking do peso-leve do Ultimate. Pat Healy, derrotado por ele neste sábado, era o décimo colocado. A próxima atualização sairá nesta segunda-feira.

NOTICIAS

Tata Martino não se importa com a falta de gols do atacante e exalta o passe para Pedro na goleada por 4 a 0 sobre o Rayo Vallecano, no sábado

Nenhum gol, mas uma visão de garçom. A atuação de Neymar na goleada do Barcelona sobre o Rayo Vallecano, neste sábado, agradou ao técnico do Barcelona, Tata Martino. Após o jogo, o treinador argentino não parecia nem um pouco preocupado com o  fato de o brasileiro ainda não ter balançado as redes no Campeonato Espanhol. Em vez disso, o comandante exaltou a inteligência do novo camisa 11 do Barça.
- Neymar é muito inteligente, sabe reconhecer todas as situações. Na assistência para Pedro, ele podia marcar, mas teve a visão necessária para dar a bola ao companheiro – disse Martino, elogiando o ex-santista.
neymar barcelona Rayo Valecano (Foto: Agência EFE)Neymar tenta a finalização contra o Rayo: atacante passou em branco (Foto: Agência EFE)
O passe para Pedro, aliás, foi a terceira assistência de Neymar no Campeonato Espanhol. As outras duas foram para Messi - uma no jogo contra o Valencia, e a outra diante do Sevilla. Na Liga dos Campeões, o jogador também virou garçom para Piqué marcar de cabeça na vitória sobre o Ajax, no meio da semana.
Se as assistências estão saindo naturalmente, Neymar marcou apenas um gol em jogos oficiais desde que trocou o Santos pelo Barcelona. Foi no jogo de ida da final da Supercopa da Espanha, contra o Atlético de Madri.
No sábado, apesar do placar dilatado, o Barça não teve tanta facilidade para vencer na casa do Rayo. A equipe catalã recebeu muitas vaias da torcida adversária e não conseguiu dar o show de sempre na posse de bola. Com 49%, contra 51 do rival, foi a primeira vez desde maio de 2008 que o Barcelona teve menos posse durante um jogo.
Ainda assim, a vitória com placar dilatado mantém o time com 100% de aproveitamento no Campeonato Espanhol, com cinco vitórias em cinco partidas.

BRASILEIRAO 2013


Colorado tem largada inferior ao início do Nacional e mantém tropeços para times em má fase. Direção ainda vê clube perto de vaga à Libertadores


O Inter não avança. Fica no mesmo lugar ou ainda piora. Esse é o cenário no início do returno do Brasileirão. Quadro agravado com a derrota em casa deste domingo para a Portuguesa (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado). O time de Dunga registra queda no seu desempenho em relação ao mesmo período do primeiro turno, ratifica a fama de perder pontos para clubes em fase ruim no campeonato e ainda se mostra estacionado na quinta colocação - e com o quarto colocado mais distante. Situações que, ao menos publicamente, são relativizadas pela direção.
No primeiro turno, o Inter conquistou cinco pontos nos primeiros quatro jogos. É uma campanha semelhante (empate com Vitória, triunfo sobre o Criciúma e derrota para o Bahia). A diferença está no confronto contra a Portuguesa. Antes, empatara fora de casa. Agora, conseguiu perder em seus domínios para uma equipe que estava à beira do Z-4 - havia saído na rodada passada após 15 partidas.
Primeiras 4 rodadas
TurnoReturno
5 pontos4 pontos
Há quatro rodadas no 5º lugar,
maior sequência numa posição
Tropeçar para a parte inferior da tabela se tornou uma sina. Contra o já citado Bahia, o Inter perdeu seis pontos nos dois turnos. Ainda no início do campeonato, Rafael Moura chegou a classificar o recorrente problema como síndrome de "Robin Hood", roubando pontos de equipes de maior qualidade e os cedendo aos necessitados.

Tanto que o último triunfo colorado como mandante ajuda no raciocínio, no distante 4 de setembro. Deu-se contra o poderoso campeão do mundo Corinthians. Depois, em casa, só um empate e duas derrotas, sempre para equipes que, à epoca do confronto, passavam por mau momento (Santos, Vitória e, por último, a Lusa).
Dunga, técnico do Inter (Foto: Alexandre Lops / Inter, DVG)Dunga revive fantasmas e piora desempenho (Foto: Alexandre Lops / Inter, DVG)
Se no ano passado, com Fernandão, o Inter se notabilizou por parar no sétimo lugar por vários jogos, desta vez, com Dunga, o carma é a quinta colocação. São quatro rodadas consecutivas nessa posição - a maior série antes era na oitava, em três rodadas.

Embora às portas do G-4, a diferença para o quarto colocado, o Grêmio, aumentou em um ponto, de quatro a cinco, ao fim do domingo, e o sexto, o Goiás, agora está a um ponto. Mesmo que o time precise de, no mínimo, mais duas rodadas para saltar uma posição, o presidente Giovanni Luigi não encara a estatística como um retrocesso.
- Mesmo com duas derrotas, seguimos em quinto lugar - avalia, em entrevista na qual garantiu Dunga até o fim do ano, embora a direção já tenha entrado em contato com Tite.
D'Alessandro evita comparar os apuros deste ano com 2012. O argentino considera que agora há um vestiário preparado para encarar as dificuldades. E promete brigar até a última rodada pelo G-4:
- Temos que puxar, esse ano não é pior que no ano passado, que tinha problema em tudo que é lugar, hoje não. Hoje, a gente fica irritado, fica com raiva, não podemos reclamar da diretoria, do treinador, só do nosso trabalho. Vamos chegar com chance de Libertadores.
O Inter dá um tempo no Brasileiro e pensa na Copa do Brasil. Às 21h de quinta, recebe o Atlético-PR pela abertura das quartas da Copa do Brasil. O Nacional volta no domingo, contra o líder Cruzeiro, e sem D'Ale, suspenso pelo terceiro cartão amarelo
.

BRASILEIRAO 2013

Goleiro do Corinthians evita a vitória do Cruzeiro em pleno Pacaembu com grandes defesas; fim de semana fica marcado por várias notas 8,0


Até o início da 22ª rodada, o ataque do Cruzeiro só havia passado em branco em duas oportunidades: diante de Fluminense e Santos. É até difícil ver o melhor ataque da competição, com 48 gols, não balançar a rede. E não fosse o goleiro Cássio, do Corinthians, mais uma vez veríamos gols da Raposa. Guardadas as proporções, o paredão fez lembrar sua atuação contra o Chelsea na final do Mundial de Clubes em 2012 e salvou o Timão em ao menos três oportunidades, segurando o resultado em mais uma atuação apática de sua equipe no Campeonato Brasileiro, mas desta vez contra o líder da competição. Coincidentemente, também contra um time que veste azul. A participação de Cássio foi tão emblemática e decisiva para o resultado do jogo que o fez desbancar outros cinco jogadores que receberam nota 8,0, inclusive Gideão, do Náutico, que foi destaque contra o Flamengo e merece menção honrosa. O goleiro do Timão receberá o prêmio Armandinho por ter sido o melhor da 23ª rodada.
Além do supracitado Gideão, Paulo Baier (Atlético-PR), Ronaldinho (Atlético-MG), Wallyson(Bahia) e Rodrigo (Goiás) fizeram grandes partidas e ajudaram suas equipes a vencer. O veterano meia do Furacão marcou o único gol na difícil partida contra a Ponte Preta e conseguiu se destacar apesar da forte chuva e o gramado pesado. O camisa 10 do Galo deu passe espetacular para Fernandinho e cobrou a falta que originou o segundo gol de seu time contra o Vasco. O atacante do Tricolor baiano entrou na segunda etapa e fez cruzamentos precisos para Fernandão e Obina virarem o jogo contra o Botafogo, no Maracanã. E o zagueiro do Esmeraldino ganhou todas contra o ataque do São Paulo além de decidir o jogo em cobrança de falta.
A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.
Seleção da 23ª rodada do brasileirão (Foto: Editoria de arte)
GOLEIRO
Gideão, do Náutico, mereceria aparecer como melhor da rodada por ter impedido o ataque do Flamengo de fazer gols. E até teve nota para isso: 8,0. Porém, Cássio estava inspirado e fez três defesas incríveis contra o poderoso ataque do Cruzeiro, garantindo o 0 a 0 no placar. Na melhor delas (veja no vídeo ao lado), salvou com a perna direita uma cabeçada de Nilton no contrapé, em um lance de puro reflexo. Ainda fez outras duas grandes defesas em chutes de Willian e Egídio. No fim do jogo, saiu bem e evitou o gol de Júlio Baptista em mais uma boa intervenção. Com isso, a nota 8,0 e sua atuação geral o levaram a ser não ser o melhor goleiro, mas o craque da 23ª rodada.
LATERAL-DIREITO
O Criciúma fez uma partida muito abaixo da média diante do Santos na derrota por 2 a 1. Ainda assim, se teve algum destaque, este foi o lateral Tony. Com mais liberdade devido ao esquema com três zagueiros, ele arriscou finalizações, conseguiu alguns bons desarmes, errou apenas um passe e levou a melhor diante de Mena, do Peixe. Para completar sua participação, conseguiu marcar um gol em um lance de sorte. Seu cruzamento foi preciso para Leonardo, que errou a cabeçada e a bola enganou Aranha, morrendo no fundo da rede (veja no vídeo ao lado). Nota 7,0 para o jogador do Tigre.
ZAGUEIROS
Rodrigo nem precisaria ter feito um gol para estar na seleção da rodada. O zagueiro do Goiás fazia uma partida impecável, anulando completamente os centroavantes do São Paulo - primeiro Luis Fabiano, depois Aloísio. No entanto, ele ainda acertou um petardo em cobrança de falta próximo do fim do jogo e contou com a sorte - já que a bola bateu nas costas de Rogério Ceni - para ser decisivo e marcar o gol da vitória de sua equipe(veja no vídeo ao lado). Pelo conjunto da obra, recebeu nota 8,0. Valdomiro teve a ingrata missão de marcar o poderoso ataque do Internacional, em partida fora de casa. E levou a melhor, principalmente sobre Leandro Damião, que não conseguiu uma finalização sequer. O zagueiro ainda conseguiu duas roubadas de bola e cometeu apenas uma falta no jogo. Sua atuação lhe rendeu 7,0 na opinião dos avaliadores.
LATERAL-ESQUERDO
Bruno Collaço fez uma partida correta. Se não foi brilhante na frente, deu poucos espaços atrás e ganhou a maioria das disputas com Luiz Antônio, aparecendo em certos momentos para finalizar a gol(veja uma delas no vídeo ao lado). Com isso, recebeu nota 6,5, já que fazia parte do sistema defensivo do Timbu que não sofreu gols do Flamengo. Vale menção para outros jogadores que estiveram bem em suas partidas e receberam a mesma nota de Collaço: Ronan (Fluminense), Igor (Corinthians), Juan (Vitória) e Reinaldo (São Paulo).
VOLANTES
Diante do Fluminense, no empate em 1 a 1 Maracanã, o volante Gil deu uma aula de como um jogador da sua posição deve atuar. Com muita disposição e vontade, ele conseguiu quatro roubadas de bola para sua equipe, cometeu apenas duas faltas na partida e não errou um passe sequer no confronto, ajudando o Coxa a chegar à frente em muitas oportunidades. No fim, ainda teve a chance de marcar o gol da vitória, mas acabou acertando a trave de Cavalieri (veja no vídeo ao lado). Uma atuação que lhe rendeu nota 7,0. Rodrigo Caio, do São Paulo, também foi muito bem no fim de semana.
MEIAS
Paulo Baier pode até não ser o camisa 10 do Atlético-PR - ele atua com o número 30. Mas suas exibições com tamanha classe fazem o torcedor do Furacão não ter dúvidas de que ele mereceria tal honraria. Dessa vez, mesmo com um gramado encharcado devido à forte chuva, o veterano marcou um belo gol (veja no vídeo ao lado) ao pegar um chute de primeira, e ainda conseguiu distribuir bem o jogo, levando perigo constante à defesa da Ponte na vitória por 1 a 0. Tal atuação lhe rendeu nota 8,0 na opinião dos avaliadores, a mesma de Ronaldinho, do Atlético-MG. O meia do Galo teve um primeiro tempo brilhante contra o Vasco, dando um passe espetacular de calcanhar para o gol de Fernandinho e ainda cobrando a falta que originou o gol contra de Rafael Vaz. Se não tivesse tido uma queda de produção na segunda etapa, poderia facilmente ter se sagrado o craque da rodada.

ATACANTES
O trio ofensivo da seleção da rodada começa por Thiago Ribeiro, do Santos. Ele buscou o jogo a todo momento, sofreu faltas e procurou finalizar a gol sempre que possível. Ainda mostrou oportunismo ao marcar o primeiro gol do Santos ao se posicionar bem dentro da área (veja no vídeo ao lado). Com isso, recebeu nota 7,5. A avaliação foi a mesma para Diogo, da Portuguesa, que fez uma ótima partida na vitória da Lusa sobre o Internacional: obrigou Muriel a fazer duas defesas, acertou uma bola na trave e deu passe para o gol de Wanderson. Wallyson, do Bahia, foi ainda melhor. Entrou na segunda etapa e colocou duas bolas precisas nas cabeças de Fernandão e Obina ajudando o Bahia a virar o jogo e sair com a vitória sobre o Botafogo no Maracanã por 2 a 1. Com isso, foi avaliado com nota 8,0, a melhor entre os jogadores de sua posição
.

CORINTHIANS


Há seis jogos sem vencer, Corinthians precisa ganhar do Grêmio, na Copa do Brasil, para evitar repetição de pior momento após título da Série B


O discurso dos jogadores ainda é otimista. Mas a realidade é outra. Há seis jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, o Corinthians inicia a semana pressionado pelos números negativos. Se não ganhar do Grêmio, quarta-feira, no Pacaembu, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, o Timão igualará sua pior sequência desde a volta à elite nacional. O empate por 0 a 0 com o Cruzeiro neste domingo, no Pacaembu (veja ao lado), foi o sexto jogo sem vitória.
Campeão da Série B em 2008, o Corinthians retomou sua história na primeira divisão em 2009, quando conquistou os títulos paulista e da Copa do Brasil. Foi em 2010, quando disputou a liderança do Brasileirão até a última rodada, que o Alvinegro atingiu sua pior sequência: sete partidas sem vencer. Em nenhum outro momento isso ocorreu.
Foram quatro derrotas e três empates. Nesse período, Adilson Batista foi demitido, Fábio Carille assumiu como interino para apenas uma partida e Tite, atual técnico, estreou no último jogo dessa série, o empate por 0 a 0 com o Guarani. De lá para cá, sob seu comando, o Corinthians jamais passou por uma fase tão ruim.
A eliminação para o então desconhecido Tolima, da Colômbia, na Libertadores de 2011, é um caso pontual na trajetória do treinador. Algo que passa até batido quando o torcedor lembra as conquistas recentes: Brasileirão de 2011, Libertadores e Mundial de Clubes de 2012, Campeonato Paulista e Recopa Sul-America de 2013.
Emerson Sheik Corinthians Cruzeiro Brasileiro Série A (Foto: Marcos Ribolli)Emerson Sheik, durate o jogo entre Corinthians e Cruzeiro no Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli)
Após vencer praticamente tudo que disputou, o Corinthians de Tite entrou em crise. Antes brigando ponto a ponto por uma vaga no G-4 do Campeonato Brasileiro, o clube amargou quatro derrotas e dois empates nas últimas seis rodadas e despencou na tabela de classificação. É agora o 11º colocado, com 31 pontos e aproveitamento de 44,9% (veja o gráfico abaixo).
Gráfico de desempenho: Corinthians chegou a ter 56,9% de aproveitamento; hoje tem 44,9% (Foto: globoesporte.com)Gráfico de desempenho no Brasileio: Timão chegou a ter 56,9% de aproveitamento; hoje tem 44,9%
A redenção pode vir em outro torneio: a Copa do Brasil. Em situação complicada no Brasileirão, o Corinthians vê na competição, da qual é tricampeão, um atalho para voltar à Libertadores.
A vaga no certame sul-americano na próxima temporada, que marca a inauguração da Arena Corinthians, é o principal objetivo do Corinthians. Distante do título brasileiro (o Cruzeiro lidera com 50 pontos), o Alvinegro quer atingir seu objetivo pela Copa do Brasil ou pelo Brasileirão. A todo custo.
De 2010 para cá, o Corinthians não ficou fora da Taça Libertadores da América. Foi eliminado nas oitavas de final em 2010 e na fase qualificatória em 2011, acabou campeão em 2012, mas caiu de novo nas oitavas nesta temporada. A permanência de Tite no comando, aliás, depende muito dessa missão.
Pelo Campeonato Brasileiro, o Timão volta a campo no próximo domingo, às 16h, para duelo com a Portuguesa, em Campo Grande, pela 24ª rodada. Caso não tenha sucesso contra o Grêmio, na Copa do Brasil, a pressão será grande, já que um novo tropeço significaria um novo recorde de jogos sem vencer desde o retorno à elite.
tite corinthians e cruzeiro no Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Tite não tem conseguido boa comunicação com os jogadores (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com
)

BRASILEIRAO 2013


Atacante é 'odiado' pelos botafoguenses desde 2008, quando marcou três vezes nos jogos da final do Carioca. Torcida se divide em vaias e aplausos


Após marcar o gol que sacramentou avirada do Bahia em cima do Botafogopor 2 a 1, na noite do último domingo,Obina saiu de campo dizendo ter muita sorte no Maracanã. Mas a verdade é que, além do estádio, enfrentar o Glorioso também traz boas recordações ao atacante. Com a camisa do Flamengo, ele encarou o rival em 12 oportunidades, marcando quatro gols. Destes, três aconteceram nos dois jogos da final do Carioca de 2008, quando o Rubro-Negro saiu vitorioso deixando o Bota como vice(veja dois destes gols no vídeo abaixo). Em números gerais, também há vantagem. Foram quatro vitórias, seis empates e duas derrotas pelo Fla.
Obina bahia gol botafogo série A (Foto: Satiro Sodré / Agência Estado)Obina festeja o gol da vitória do Bahia sobre o Botafogo no domingo (Foto: Satiro Sodré / Agência Estado)
O resquício destes jogos e gols foi visto assim que Cristóvão Borges chamou o atacante para entrar em campo no decorrer do segundo tempo. Ele escutou muitas vaias e xingamentos por parte dos mais de 25 mil torcedores presentes. Sereno, não se importou e, após a virada, adicionou mais um gol contra o rival para aumentar ainda mais a decepção dos alvinegros com o folclórico jogador.
- É inexplicável a sorte que tenho nesse lugar. É maravilhoso voltar ao Maracanã - disse um sorridente Obina, que comemorou o gol pulando bastante e mostrando o número 27 na camisa para os torcedores.
Após a partida, os jogadores do Botafogo foram em direção aos torcedores presentes no Maracanã agradecer ao apoio. Acabaram ouvindo uma vaia grande da maioria. Uma minoria aplaudiu mostrando confiança em recuperação. Para Oswaldo de Oliveira, esse comportamento é perfeitamente compreensível.
- É natural que a torcida se mostre triste e contrariada. Mas a nossa trajetória até agora tem inspirado confiança e temos encontrado uma resposta positiva. Nós da equipe vamos procurar nos reencontrarmos com a vitória para que a torcida se torne unânime novamente - explicou.
Após a derrota, o Botafogo segue com 42 pontos conquistados e continua na vice-liderança do Campeonato Brasileiro. O time volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, diante do Flamengo, às 21h50m (de Brasília), pelas quartas de final da Copa do Brasil. Pelo Brasileiro, o próximo compromisso acontece sábado, às 21h (de Brasília), contra a Ponte Preta, novamente no Maraca
.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...