terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

CORINTHIANS




Desembargador, ex-juiz da Vara da Infância e Juventude no Rio, afirma que medida ainda deixa a impressão de que, sendo menor, sanção é branda


Esta última segunda-feira, dia 25, contou com um importante capítulo no chamado "caso Kevin", em que um torcedor boliviano de 14 anos foi morto por um sinalizador vindo da torcida doCorinthians durante jogo contra o San José, na cidade de Oruro. O menor H. A. M., de 17 anos, prestou depoimento por mais de duas horas na Vara da Infância e da Juventude de Guarulhos, na Grande São Paulo, e teria confessado ser o autor do disparo, segundo o advogado Ricardo Amaral, que representa a Gaviões da Fiel. A expectativa é de que isso possa isentar os 12 corintianos presos na Bolívia. O desembargador Siro Darlan, ex-juiz da Vara da Infância e da Juventude no Rio de Janeiro, critica os desdobramentos do caso.
- Foi uma estratégia infeliz colocar a culpa num adolescente que, em tese, não responderá a esse processo pelo fato de estar no Brasil e não na Bolívia, e com o objetivo de tornar impune aqueles verdadeiros autores desse crime bárbaro que é levar um sinalizador mortal para um estádio. O crime em si já é o próprio porte dessa arma. E com as consequências que houve, com a morte de um jovem torcedor boliviano - ressalta Siro Darlan.
Menor chega acompanhado do advogado (Foto: Leandro Canônico / GLOBOESPORTE.COM)Menor chega acompanhado do advogado a Guarulhos (Foto: Leandro Canônico / GLOBOESPORTE.COM)
O promotor Gabriel Rodrigues Alves, que ouviu o menor, terá que abrir uma investigação para saber se houve ato infracional ou não de H. A. M.. Siro Darlan destacou ainda a impossibilidade de que o adolescente responda no Brasil por um crime ocorrido no exterior.
- Diante das circunstâncias de o crime ter ocorrido na Bolívia, a autoridade judiciária brasileira nada poderá fazer, porque só tem competência para julgar crimes cometidos em território nacional. Por outro lado, o Brasil não extradita seus cidadãos. Se o crime ocorreu na Bolívia, muito provavelmente o governo brasileiro não vai extraditar esse adolescente para lá.
Siro Darlan ainda chamou a atenção para o fato de que a confissão do adolescente impõe a impressão de que, sendo ele menor de idade, a sanção será branda.
- Do ponto de vista ético e moral, isso é bastante lamentável, porque passa para o público uma impressão de impunidade dos adolescentes. Se esse fato tivesse acontecido no Brasil, certamente esse jovem sofreria uma sanção sócio-educativa, e poderia ficar privado da liberdade pelo prazo de até três anos
.

NOTICIAS



Ex-boxeador de 54 anos tem demência pugilística, fruto de seguidos golpes na cabeça. Em casa, ele passa bem, mas segue recebendo tratamento


Adilson Maguila foi referência brasileira nos ringues. Foi lá dentro que brilhou 85 vezes, conquistando 77 vitórias. Mas o esporte que lhe proporcionou tantas alegrias foi também o responsável por uma dura notícia. Diagnosticado com Mal de Alzheimer há três anos, eledescobriu recentemente que sofre com demência (ou dementia) pugilística, comum em pessoas que levam traumas repetidos na cabeça.
Segundo especialistas, a doença tem relação direta com o tempo de carreira do boxeador e o número de lutas. Alguns ex-atletas tem menos propensão a desenvolvê-la, já que a mesma envolve uma predisposição individual.
Maguila vence luta de boxe contra  Antônio Musladino em 1984 (Foto: Claudine Petroli / Ag. Estado)Maguila vence luta de boxe contra Antonio Musladino em 1984 (Claudine Petroli / Ag. Estado)
O diagnóstico foi passado ao ex-atleta recentemente. Depois de ficar três semanas internado no Hospital das Clínicas de São Paulo, ele sofreu ao ser informado do seu estado de saúde.
- O médico conversou com ele, e realmente é isso. Ele lamentou, falou que nunca imaginou que o boxe poderia trazer isso para ele. Agora está mais tranquilo, tomando medicamento para conseguir dormir. Não está mais agressivo, fica bem em casa. Mas ele não esperava essa relação com a luta – disse a esposa de Maguila, Irany Pinheiro.
Em janeiro, os motivos que levaram o ex-boxeador a ser internado foram a recusa em tomar medicamentos e alguns sinais de agressividade. Segundo Irany, esta questão já está controlada, mas Maguila mantém as visitas semanais aos médicos. 
Adilson Maguila Rodrigues está com 54 anos e deixou os ringues em 2000. Depois de se aposentar, ele gravou um CD de samba e tentou se eleger, sem sucesso, deputado federal. Ele e a esposa são responsáveis por uma organização não governamental.
Entenda o que é demência pugilistica 
A demência pugilistica é comum em pacientes que sofrem traumas repetidos na cabeça e, por isso, atinge boxeadores, amadores ou profissionais, com trajetórias longas nos ringues. Os sintomas podem se desenvolver progressivamente no tempo médio de cerca de 12 a 16 anos após o início carreira de um atleta. Não existe uma regra, já que alguns ex-atletas têm menos propensão a desenvolver o mal. Os principais sintomas são tremores, falta de coordenação e problemas com a fala. Pacientes diagnosticados com demência pugilistica também estão propensos a um comportamento marcado pela irritação
.

LIBERTADORES



Galo faz primeira partida fora de casa e encara os argentinos, pela 
segunda rodada da Libertadores. Atleticanos prometem fazer a diferença


Ronaldinho cercado no treino do Atlético-MG na Argentina (Foto: Fernando Martins)Ronaldinho Gaúcho recebe o carinho dos fãs
(Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)
Para sacramentar a liderança. É com esse pensamento que o Atlético-MG encara o Arsenal, da Argentina, em Sarandí, às 21h45m (de Brasília), no estádio Julio Grondona, na região metropolitana de Buenos Aires. Enquanto os mineiros esperam manter o bom início na Taça Libertadores, os argentinos lutam para se recuperar em casa e contam com a pressão sobre o adversário, vinda das arquibancadas do acanhado estádio ‘El Viaducto’.
O time alvinegro lidera o Grupo 3 da competição internacional, ao lado do Strongest, da Bolívia, que venceu o Arsenal, na primeira rodada, por 2 a 1. Nesta quinta-feira, os bolivianos encaram o São Paulo, no Morumbi. Uma vitória do Galo diante do Arsenal, combinada com um provável tropeço do Strongest, dará uma vantagem confortável ao time mineiro já na segunda rodada.
Para este objetivo, o Galo conta com o futebol de Ronaldinho Gaúcho e também com a manutenção da equipe que venceu o São Paulo, por 2 a 1, no Independência, na estreia da equipe mineira. Depois de um começo de temporada preocupante, quando perdeu o clássico para o maior rival, na reinauguração do Mineirão, o Atlético-MG recuperou o bom futebol e a concentração e venceu as últimas três partidas que realizou, pela Libertadores e pelo Estadual. Em Buenos Aires, o craque do Galo é a grande atração desde que o elenco alvinegro desembarcou. Sempre muito assediado, R10 espera retribuir o carinho.
Além de Ronaldinho, o time conta também com a recuperação física do atacante Diego Tardelli, que chegou do futebol árabe muito aquém dos companheiros. A estreia do Galo, fora de casa, promete ter boa presença da torcida atleticana, que deverá dividir o barulho no estádio com os torcedores do Arsenal. A expectativa é que cerca de dois mil torcedores brasileiros estejam no estádio, que tem capacidade para 18 mil expectadores.
O trio de árbitros será do Uruguai. Apitará a partida Martin Vazquez, que será auxiliado por Miguel Nievas e Carlos Changalas. O GLOBOESPORTE.COM, em Tempo Real, acompanha todas as emoções do confronto, a partir das 21h15m.
header as escalações 2
Arsenal: o técnico Gustavo Alfaro tem algumas dúvidas com relação ao time que vai encarar o Galo. Sem poder contar com Zelaya, lesionado e expulso diante do The Strongest, o treinador dos “celestes y rojos”, como são conhecidos, deverá escalar o experiente Benedetto no ataque. O Arsenal deverá entrar em campo com Campestrini; Nervos, Lizandro Lopez, Cuesta e Braghieri; Ortíz, Marcone, Carbonero e Aguirre; Benedetto e Furch.
Atlético-MG: Com a força máxima, o Galo deverá ir a campo com Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Junior Cesar; Pierre, Leandro Donizete, Ronaldinho Gaúcho, Bernard e Diego Tardelli; Jô.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Arsenal: Além de Zelaya, expulso no primeiro jogo, o lateral Damián Perez, que também levou cartão vermelho diante do The Strongest, cumprirá suspensão.
Atlético-MG: todos os jogadores do elenco estão à disposição de Cuca.
header fique de olho 2
Arsenal: o experiente Benedetto entrou no decorrer da partida contra o Argentinos Juniors, na última rodada do Campeonato Argentino, e mudou o ímpeto da equipe de Gustavo Alfaro. Após a entrada, o time de Sarandí passou a criar mais jogadas, e ele é a esperança de gols da torcida.
Atlético-MG: Ronaldinho Gaúcho, mesmo sem brilhar tanto como quando joga no Independência, é a grande estrela e esperança do Galo para conseguir os três pontos no ‘El Viaducto’. Experiente, o jogador é o toque de classe e o cérebro do time. R10 tem sido muito bem recepcionado pelos argentinos, desde que desembarcou em Buenos Aires, e espera retribuir o carinho à altura.
header o que eles disseram
Bernard, atacante do Atlético-MG: “Espero me desvencilhar da forte marcação deles. Sei das dificuldades, mas vim aqui para ganhar”.
Diego Tardelli, atacante do Atlético-MG: “Já estou há quase um mês e meio sem marcar. Espero que esse meu primeiro gol, após o retorno ao Galo, possa sair contra o Arsenal. Mesmo se não sair, meu objetivo é ajudar o time a sair com a vitória, que será muito importante para nós”.
header números e curiosidades
* Esta é a primeira vez que Arsenal e Atlético-MG se enfrentarão. O Galo volta a disputar a Taça Libertadores após 13 anos e participa apenas pela quinta vez da competição internacional.
* Esta é apenas a terceira vez que o Arsenal disputa uma edição da Taça Libertadores. Em suas duas primeiras participações, em 2008 e em 2012, a equipe argentina não passou da primeira fase.
* Nas duas primeiras vezes em que disputou a competição, o Arsenal enfrentou o Fluminense. Agora, o time argentino terá outro brasileiro pela frente.
* O Arsenal disputou apenas oito partidas como mandante na história da Taça Libertadores e obteve cinco vitórias e três derrotas, com 13 gols marcados e cinco sofridos.
* O Atlético-MG disputou 17 partidas como visitante na história da Taça Libertadores. Ao todo, foram três vitórias, seis empates e oito derrotas, com 16 gols marcados e 25 sofridos
.

NOTICIAS



Arquirrivais se enfrentam no Camp Nou pelas semifinais da Copa do Rei. Craque argentino pode ultrapassar marca do lendário Di Stéfano


Pouco menos de um mês depois de empatarem no Santiago Bernabéu por 1 a 1 no jogo de ida das semifinais da Copa do Rei, Barcelona e Real Madrid voltam a se enfrentar nesta terça-feira pelo torneio mata-mata. Apesar de ter a vantagem de jogar pelo 0 a 0 no Camp Nou para se garantir na decisão, o clube catalão promete partir para cima do arquirrival no clássico que será transmitido em tempo real pelo GLOBOESPORTE.COM a partir das 17h (de Brasília). Pelo lado merengue, o discurso é o mesmo, uma vez que o time precisa da vitória (ou empate com dois ou mais gols – novo 1 a 1 leva o duelo para os pênaltis) para avançar. Uma partida para os astros  Cristiano Ronaldo e Messi brilharem. Sendo que esse último tem uma motivação extra.

Além disso, Messi não escondeu que o revés da semana passada diante do Milan pela Liga dos Campeões (2 a 0, no San Siro) “machucou” o Barça. E nada melhor que um triunfo sobre o rival da capital para ajudar a curar dor.
Com 17 gols em 23 oportunidades em que disputou 'El Clasico', o camisa 10 argentino está a apenas um de igualar a marca do lendário atacante Di Stéfano, ex-jogador do Real e maior artilheiro do confronto.
- Eu me sinto bem, gosto de jogar. Agora temos de voltar a jogar como sempre fazemos na Copa do Rei contra o Real. Não poderemos contar com um empate por 0 a 0 – avisou Messi, que será comandado pelo auxiliar Jordi Roura, uma vez que o técnico Tito Vilanova segue nos EUA se tratando de um tumor.
lionel Messi barcelona treino (Foto: Agência AP)Messi pode alcançar mais uma marca preciosa na carreira (Foto: Agência AP)
CR7 e o fator Kaká
Jordi Roura, por sinal, reclamou da escalação do árbitro Alberto Undiano Mallenco, que, segundo ele, não vai bem quando apita partidas do Barcelona. O técnico do Real Marid, José Mourinho, aproveitou a declaração e provocou o rival, já colocando um pouco de tempero no clássico desta terça-feira, que terá repeteco no sábado, quando os dois gigantes se enfrentam pela 26ª rodada do Campeonato Espanhol.
Kaká comemora gol do Real Madrid sobre o Deportivo La Coruna (Foto: EFE)Kaká comemora gol do Real Madrid sobre o
Deportivo La Coruna: jogador está em alta (EFE)
Sobre a equipe que levará a campo, Mourinho não deu muitas pistas. As dúvidas são duas. Primeiro, decidir quem jogará no ataque ao lado de Cristiano Ronaldo: Higuaín e Benzema brigam pela vaga. A outra é se Kaká, que foi fundamental no último fim de semana, na vitória de virada sobre o La Coruña pelo Espanhol (fez um gol e foi titular), começa a partida no lugar do argentino Di María.
- Não sei se serei titular no Camp Nou. Só posso seguir fazendo o meu trabalho. Foi um gol importante para mim e para a equipe. Fico contente cada vez que posso ajudar – disse Kaká.
Números a favor do Real
O clássico desta terça-feira no Camp Nou será o 224º encontro entre Barcelona e Real Madrid na história. Apesar de nos últimos tempos levar sempre a melhor, os culés, nos números gerais, têm um triunfo a menos que o rival. Ao todo, o time da capital venceu 88 jogos e marcou 374 gols, enquanto a equipe catalã balançou as redes em 362 oportunidades. Em 48 vezes, o confronto terminou empatado.
Messi e Cristiano Ronaldo na partida do Real Madrid contra o Barcelona (Foto: EFE)Messi e Cristiano Ronaldo no jogo de ida (1 a 1) entre Real Madrid e Barcelona (Foto: EFE
)

UFC COMBATE




Ex-top 1, veterano lutador americano cai para terceiro nos meio-pesados,
com Gustafsson em segundo, e dá lugar a Edgar no ranking peso por peso


Lyoto Machida x Dan Henderson  ufc mma (Foto: Getty Images)Lyoto Machida aplica chute alto para cima de Dan
Henderson no UFC 157 (Foto: Getty Images)
Com a vitória sobre o americano Dan Henderson por decisão dividida dos jurados no UFC 157, o brasileiro Lyoto Machidasubiu para a primeira posição do ranking meio-pesado do Ultimate. Antes, o brasileiro era o segundo colocado, posição agora ocupada pelo sueco Alexander Gustafsson. Hendo, por sua vez, caiu do primeiro para o terceiro lugar. Vale lembrar que o campeão de cada categoria, neste caso Jon Jones, fica acima do top 10 e não entra na lista. Outra mudança no ranking até 93kg foi a subida deMaurício Shogun da sétima para a sexta posição, agora empatado com Rashad Evans.
A derrota de Henderson também o fez perder a décima posição do ranking peso por peso para Frankie Edgar. E o longo tempo inativo de Dominick Cruz foi a brecha paraDemetrious Johnson ultrapassá-lo, ocupando agora o sétimo lugar.
Nos meio-médios, Jon Fitch deixou o ranking por conta de sua demissão na semana passada, e Josh Koscheck caiu da oitava para a nona colocação com o nocaute técnico que levou de Robbie Lawler, que por sua vez agora é o décimo. Ex-campeão do Strikeforce, Tarec Saffiedine subiu dois degraus e é o oitavo.
Nos galos, Scott Jorgensen ganhou o sétimo lugar de Brian Bowles. Nos penas, Frankie Edgar ultrapassou Chan Sung Jung e é o terceiro; e Erik Koch desceu de oitavo para décimo, deixando Nik Lentz e Clay Guida à sua frente. Nos médios, Ronaldo Jacaré tirou Alan Belchere passou a figurar no top 10 pela primeira vez; Chael Sonnen subiu de décimo para nono; eLuke Rockhold ganhou a sexta posição de Mark Muñoz, outro que está inativo há algum tempo. Por fim, Roy Nelson tomou o sétimo lugar de Rodrigo Minotauronos pesados.
O ranking do UFC é feito por jornalistas de todo o mundo. Mais profissionais da área entraram na relação nesta terceira edição, totalizando agora 53. Abaixo, veja o ranking geral do Ultimate:

RAnking UFC - 26/02/2013 (Foto: REprodução / Site Oficial do UFC)

CORINTHIANS



Diretoria também pede que torcedores evitem ir à região do Pacaembu nos dias de jogos pelo torneio durante período em que a punição estiver valendo


CorinthiansxSantos pacaembu (Foto: marcos Ribolli / Globoesporte.com)Corinthians não contará com sua torcida já nesta
quarta, contra o Millonarios (Foto: Marcos Ribolli)
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) recusou a apelação enviada pelo Corinthians na última sexta-feira e, assim, o time jogará com portões fechados seus próximos compromissos pela Taça Libertadores. O primeiro deles será diante do Millonarios, da Colômbia, às 22h desta quarta-feira, no Pacaembu. O clube informou que irá ressarcir os torcedores que compraram ingressos para as partidas em casa e pediu que os corintianos evitem a região do Pacaembu enquanto a punição estiver valendo.
A medida cautelar imposta ao clube pela morte do torcedor Kevin Espada, na última quarta, durante o jogo contra o San José, da Bolívia, determina que o Corinthians atuará em casa com os portões fechados e sem sua torcida nos jogos como visitante pelo prazo de 60 dias e até que o caso da morte do garoto boliviano seja resolvido. A Polícia Militar já tem um planejamento para a partida sem torcedores.

Além do duelo com o Millonarios, o Corinthians também enfrenta em casa pela fase de grupos da Libertadores o Tijuana, do México, no dia 13 de março, e o San José, da Bolívia, no dia 10 de abril.
A diretoria do Timão aguarda o julgamento definitivo por parte da Comissão Disciplinar da Conmebol, o que deve ocorrer nos próximos 60 dias. Se uma decisão favorável ao Corinthians acontecer nos próximos dias, a equipe pode contar com o apoio da torcida ainda na fase de grupos.
Mais de 85 mil ingressos foram vendidos antecipadamente pelo Corinthians para essas três partidas. O clube, agora, promete ressarcir os torcedores ou oferecer os valores gastos como crédito para partidas futuras.
Há uma movimentação de torcidas organizadas prometendo comparecer à Praça Charles Miller, em frente ao Pacaembu, para apoiar a equipe contra o Millonarios do lado de fora do estádio. O Corinthians, porém, pede que os torcedores evitem a região.
Confira a nota oficial do Corinthians:
"A diretoria do Sport Club Corinthians Paulista, no intuito de defender os direitos dos torcedores, principalmente aqueles que já adquiriram os ingressos de forma antecipada, tentou todos os recursos jurídicos para reformar a medida cautelar imposta ao clube pela Conmebol na última quinta-feira.
Como o pedido de reforma foi negado, o Corinthians acata a decisão da entidade sul-americana e mandará as partidas da Copa Libertadores com os portões fechados até o julgamento, que deverá ocorrer no prazo de 60 dias.
Os torcedores que adquiriram ingressos poderão usar os valores como crédito no programa Fiel Torcedor ou pedir o ressarcimento do dinheiro. No entanto, como o volume de recursos e número de torcedores afetados é muito grande, nem todos poderão ser atendidos nas primeiras horas. Por isso contamos com a paciência dos afetados pelos cancelamentos.
Por fim, pedimos ao torcedor que evite ir às imediações do estádio do Pacaembu durante o período em que a punição valer. Tenha certeza que a camisa corinthiana será, como sempre, honrada, com muito suor e determinação.
"

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...