segunda-feira, 13 de agosto de 2012

BRASILEIRAO 2012


Após decidir contra o Figueirense, Artilheiro do Amor repete a dose diante do Náutico. Grohe faz seis defesas difíceis e Romarinho marca golaço de letra


 A boa fase do Artilheiro do Amor está de volta. Contra o Figueirense, Vagner Love já havia sido decisivo, marcando os dois gols da vitória e encerrando o jejum de oito partidas sem balançar as redes. Diante do Náutico ele foi além: marcou outros dois gols, chutou bola na trave e deu muito trabalho à defesa do Timbu. Com isso, recebeu nota 8,5 no Troféu Armando Nogueira e receberá o Armandinho como melhor jogador da 16ª rodada. Uma atuação de gala para espantar de vez a má fase e se igualar a Alecsandro e Fred entre os artilheiros do Brasileirão, com oito.
Quem também brilhou foi Romarinho, do Corinthians. O atacante marcou um golaço de letra após jogada de Paulinho e foi coroado com uma das maiores notas da rodada (8,0), garantindo a virada do Timão sobre o Coritiba. E se os atacantes estavam em alta com os gols marcados, Marcelo Grohe brilhou debaixo das balizas. O goleiro do Grêmio salvou a equipe em ao menos seis oportunidades e ajudou o time a sair com a vitória de virada sobre o São Paulo em pleno Morumbi.
Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 1/3 do Brasileirão - 13 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com o Cartola FC.
Seleção da 16ª rodada brasileiro 2012 (Foto: Globoesporte.com)

GOLEIRO:
Um dos grandes responsáveis pela vitória do Grêmio sobre o São Paulo no Morumbi foi o goleiro Marcelo Grohe. O arqueiro fez nada menos do que seis defesas difíceis e garantiu o triunfo gremista por 2 a 1 e a manutenção da equipe no G-4 do Brasileiro. Em uma delas (veja o vídeo ao lado), defendeu uma cabeçada de Maicon com o pé direito, em jogada de puro reflexo. A atuação lhe rendeu nota 8,0. Quem também ajudou sua equipe a sair com a vitória foi Diego Cavalieri. Foram cinco bolas salvas pelo arqueiro que tinham como destino certo as redes do Fluminense e nota 7,5. Destaques também para as atuações de Jefferson, do Botafogo, e Wilson, do Figueirense. Ambos foram avaliados com média 7,0.
LATERAL-DIREITO:
Wallace, Fluminense x Bahia (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Wallace, do Flu, foi o melhor da rodada em sua
posição (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)
A posição foi uma das mais concorridas da rodada, já que não houve grandes destaques individuais. No entanto, Wallace, do Fluminense, ganhou a vaga na seleção graças ao equilíbrio de sua participação no confronto contra o Palmeiras, no Engenhão. Com Juninho e Fernandinho caindo pelo seu lado, o lateral-direito se desdobrou na marcação e ainda apareceu como boa opção ofensiva. Com isso, foi avaliado com 6,5 e prova seu crescimento dentro da competição, suprindo com autoridade a ausência do titular Bruno Vieira. Outros que tiveram nota semelhante na rodada: Marcos Rocha (Atlético-MG), Douglas (São Paulo), Luis Ricardo (Portuguesa), Ceará (Cruzeiro) e Bruno Peres (Santos).
ZAGUEIRO:
A reação do Grêmio para a virada sobre o São Paulo começou com um gol de zagueiro. Em cabeçada, Werley empatou a partida aos 21 minutos do segundo tempo (veja no vídeo ao lado). A partir daí, o time de Vanderlei Luxemburgo teve a tranquilidade para conseguir o triunfo. Além do gol, Werley se destacou também na sua função de origem: foram três roubadas de bola e soberania nas jogadas áereas. Nota 7,0 para o xerife gremista. Outro que teve boa participação na rodada foi Gum, do Fluminense (6,5). Destaque no setor defensivo com quatro roubadas de bola, o zagueiro manteve a média de boas atuações e ajudou sua equipe a sair de campo com a vitória e sem sofrer gols do perigoso ataque palmeirense. Merecem destaque também Thiago Carvalho (Cruzeiro), Marcos González (Flamengo), Fred (Figueirense) e Réver (Atlético-MG).
LATERAL-ESQUERDO:
Na vitória do Figueirense sobre o Sport na Ilha do Retiro, as melhores jogadas de ataque do time catarinense saíram pelo lado esquerdo. Isso porque Guilherme Santos demonstrou ser uma das melhores opções ofensivas da equipe. O gol da vitória saiu de um belíssimo lançamento do lateral-esquerdo, que deixou o atacante Aloísio em condições de estufar as redes adversárias. O jogador, que recebeu nota 7,0, ainda poderia sair de campo com duas assistências na conta, já que deixou Caio na cara do gol em outro lance. No entanto, o atacante errou a bola na hora do chute para decepção do lateral alvinegro. Kleber, do Internacional, e Fábio Santos, do Corinthians, foram outros jogadores bem avaliados na posição.
VOLANTE:
 Mais uma vez Paulinho foi decisivo para a vitória do Corinthians. Além da habitual segurança defensiva e ser o responsável pela ligação entre defesa e ataque de sua equipe, o volante costuma aparecer bem para finalizar e marcar seus gols. Foi assim na última rodada, no empate contra o Atlético-GO, e se repetiu desta vez, dando início a reação diante do Coritiba. Após cruzamento de Jorge Henrique pela esquerda, Paulinho surgiu livre do lado direito e, como um verdadeiro atacante, testou para o fundo das redes. Depois, fez o cruzamento preciso para Romarinho fazer o dele e sacramentar a virada. Nota 7,5 para o jogador, fundamental na vitória por 2 a 1. Se destacaram também Marino (Atlético-GO), Somália (Ponte Preta) e Leandro Donizete (Atlético-MG), todos com nota 7,0.
MEIAS:
Ronaldinho parece ter reencontrado seu bom futebol em Minas Gerais. Após a bela partida diante do Vasco, foi ovacionado pela torcida do Atlético-MG e vive uma lua-de-mel com os atleticanos. Além de ter participado da jogada do gol vitória, ainda foi o principal articulador das jogadas durante o confronto e deu muito trabalho ao goleiro Fernando Prass, seja nas cobranças de falta ou de escanteio. Ao todo, foram quatro finalizações. Nota 7,5 para o meia do Galo. Com avaliação semelhante, Cicinho, da Ponte Preta, integra a seleção da rodada. O jogador, que é lateral-direito de origem, tem feito boas exibições no meio-campo e, desta vez, foi coroado com um gol diante do Internacional. A Macaca não saiu com a vitória, mas a atuação de Cicinho merece destaque. Outros que foram bem na rodada: Lucas Silva e Montillo (Cruzeiro), Cícero (São Paulo), Renato Abreu (Flamengo), Felipe Anderson (Santos) e Éverton Ribeiro (Coritiba).
ATACANTES:
Com um golaço de letra e movimentação intensa na partida, Romarinho foi o grande destaque do Corinthians na vitória sobre o Coritiba e recebeu nota 8,0 dos avaliadores. Vale a pena ver e rever o desvio do atacante após cruzamento de Paulinho (veja no vídeo ao lado). Após ter reencontrado as redes diante do Figueirense, Vagner Love repetiu a dose e marcou outros dois gols, desta vez contra o Náutico, garantindo triunfo do Flamengo por 2 a 0. Além de ter sido providencial ao balançar as redes adversárias, Love ainda demonstrou muita entrega em campo, com três roubadas de bola e um chute na trave. Uma atuação de gala do camisa 99 rubro-negro, que recebeu nota 8,5, a maior da rodada. Outro que brilhou foi Aloísio, do Figueirense. Com ótimas jogadas durante toda a partida, ele foi coroado com o gol da vitória sobre o Sport, encerrando o jejum de 14 rodadas sem vencer do time catarinense e recebeu nota 7,5. Destaque também para Patrício Rodríguez (Santos), Negueba (Flamengo) e Mike (Internacional)
.

BRASILEIRAO 2012



E mais: técnico invade campo e quer ir ao Ministério Público. Confira o que de mais inusitado aconteceu neste fim de semana pelo futebol brasileiro


O futebol brasileiro, como todos os fins de semana, proporcionou alguns fatos curiosos, que nem todo mundo teve a oportunidade de prestar a atenção. A seção "Teve Isso!" sempre resgata lances inusitados que aconteceram pelo Brasil. Como o caso da coruja caçadora... Confira!
River Plate 1x2 Sergipe (Foto: João Áquila / GLOBOESPORTE.COM)Ribeiro Neto invade campo para reclamar do árbitro
(Foto: João Áquila / GLOBOESPORTE.COM)
Técnico quer Justiça
Já virou rotina um técnico entrar em campo para reclamar da arbitragem. E neste sábado, em Carmópolis (SE), quem ficou uma fera foi Ribeiro Neto, treinador do River Plate-SE, que perdeu para o Sergipe por 2 a 1 pela Copa Governador. Possesso, ele invadiu o campo para reclamar do pênalti marcado pelo árbitro Rogério Lima, que o expulsou.
Mas a irritação de Ribeiro Neto não deve se limitar à invasão. O técnico disse que pretende ir ao Ministério Público, mas não entrou em detalhes nas acusações.
- A gente conhece o que passa nos bastidores do futebol sergipano. É caso de Ministério Público. Aliás, penso em entrar com uma ação neste órgão. Estão jogando fora da lisura. Eu tenho que defender o suor dos meus jogadores - disse.
Ribeiro Neto no River Plate-SE (Foto: João Áquila / GLOBOESPORTE.COM)Ribeiro Neto quer ir ao MInistério Público contra a arbitragem (Foto: João Áquila / GLOBOESPORTE.COM)
Campanha bonita, adesivo frágil
O Corinthians conseguiu uma importante virada fora de casa por 2 a 1 sobre o Coritiba, no Couto Pereira. E fez bonito também antes de a bola rolar. Os jogadores do Timão entraram em campo e jogaram com a inscrição da campanha "Criança Esperança" na camisa número dois, preta (saiba como será a campanha este ano).
Mas um fato inusitado, também sobre o uniforme corintiano, chamou a atenção na partida. Durante a comemoração do gol de empate, o volante Paulinho vibrou com tanta emoção que, ao beijar a camisa, o escudo não resistiu, descolou e caiu.
Romarinho, do Corinthians, em lance com Ayrton do Coritiba (Foto: Geraldo Bubniak / Agência Estado)Romarinho com a camisa alusiva à campanha 'Criança Esperança' (Foto: Geraldo Bubniak / Agência Estado)
Sampaio: quatro gols em 14 minutos
Sem esforço, o Sampaio Corrêa massacrou o Santos-AP neste domingo, no estádio Nhozinho, fazendo 6 a 0 e garantindo vaga nas oitavas de final da Série D do Brasileirão 2012. O jogo foi tão fácil que aos 14 minutos o time maranhense já vencia por 4 a 0, sendo que o primeiro gol saiu antes de o ponteiro dos segundos dar uma volta inteira no relógio.
VIsual 'olímpico'...
O zagueiro Leonardo Silva atuou na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, no Independência, com proteção especial na cabeça, uma espécie de touca. Ele chegou a ser dúvida para o confronto, já que recebeu dez pontos no supercílio após uma cotovelada no triunfo sobre o Coritiba, na última quinta-feira. No estádio, quem via de longe, poderia até se lembrar dos nadadores que competiram na piscina olímpica de Londres.
Leonardo Silva joga com uma proteção especial (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)Leonardo Silva jogou com uma touca que lembra às usadas na natação (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)
Nonato arrasa time atrasado
Em um dia inspirado do atacante Nonato, ex-Bahia, o Mixto venceu o Comercial-PI por 4 a 0, pela Série D do Campeonato Brasileiro, domingo, no estádio Presidente Dutra, em Cuiabá. Ele marcou todos os gols do Alvinegro e foi ovacionado pela torcida aos gritos de "Ão ão ão, o Nonato é Seleção".
Mas este não foi o fato que chamou mais atenção na partida. O trio de arbitragem entrou em campo, a equipe alvinegra também e... Nada do time visitante. Depois de dez minutos de espera, o Comercial-PI chegou em cima da hora do jogo. Segundo explicação do goleiro Neto, o carro que levava a delegação de Campo Maior até Teresina quebrou, o time chegou atrasado na capital piauiense e acabou perdendo o voo para Cuiabá. A equipe pegou um outro avião e precisou fazer conexão em Fortaleza, Natal e São Paulo até, enfim, chegar na capital mato-grossense. Aí, o cansaço prejudicou o desempenho piauiense.
Fahel é 'desexpulso'
O árbitro Wilton Sampaio evitou uma injustiça em campo durante a vitória do Cruzeiro por 1 a 0 no Bahia, sábado, no Pituaçu. O volante Fahel levou cartão amarelo e, logo em seguida, o vermelho. Só que um pequeno detalhe: o jogador tricolor não tinha sido advertido até então. Avisado de que o atleta ainda não recebera cartão, o homem de preto imediatamente anulou o que seria o segundo amarelo.
Fred, Fluminense x Palmeiras (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Fred usa a camisa #brazuca
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Batismo e faixas
A vitória do Fluminense por 1 a 0 sobre o Palmeiras, domingo, no Engenhão, teve demonstração de coleguismo e campanha para batismo. Patrocinados pela mesma fornecedora de material esportivo, as duas equipes promoveram a votação da bola da Copa do Mundo Fifa no Brasil 2014. Cada jogador entrou em campo com uma das opções de nome da bola gravada nas costas da camisa. O baiano Obina, por exemplo, atacante do Alviverde, virou “Carnavalesca”. Fred, camisa 9 do Flu, virou "Brazuca" (saiba como participar).
Antes do início da partida, os capitães Fred e Marcos Assunção trocaram faixas no gramado referentes às conquistas da Copa Rio de 1951, pelos paulistas, e de 52, pelos cariocas. Ambos os clubes consideram a competição como Mundiais e tentam o reconhecimento oficial na Fifa. Em 51, o Palmeiras bateu o Juventus, da Itália, na final, enquanto os tricolores venceram o Corinthians na decisão no ano seguinte.
Fred e Marcos Assunção, Fluminense x Palmeiras (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Fred e Marcos Assunção usam as faixas dos títulos internacionais (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
A coruja caçadora de Volta Redonda
A partida do Flamengo em Volta Redonda teve um momento "Mundo Animal". Antes do jogo, uma coruja pousou na gramado do estádio Raulino de Oliveira, fato raro, já que essas aves costumam habitar o travessão, o que originou a conhecida expressão "lá onde a coruja dorme", para se referir ao ângulo do gol. Mas esta em especial não estava dormindo. Estava tentando se alimentar de uma pobre mariposa, dessas que se aproveitam da forte luz dos refletores dos estádios. Filmada pelas câmeras do canal Premiere, a ave não só não se importou com o flagrante, como voltou o olhar ameaçador para os telespectadores (assista ao vídeo acima)
.

Gauchão 2021

Grêmio vence Inter e leva vantagem na final do Gaúcho Para conquistar o título Estadual, o Internacional terá que vencer o confronto por doi...